• Nenhum resultado encontrado

(1,0) 02. Escolha, dentre as palavras dadas entre parênteses, a que se adapta ao sentido geral da frase.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "(1,0) 02. Escolha, dentre as palavras dadas entre parênteses, a que se adapta ao sentido geral da frase."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1

PROVA DE GRAMÁTICA – 1º TRIMESTRE DE 2014

PROFa. ANA LÍGIA

NOME __________________________________________________ Nº _______ 1º ANO _____ A compreensão do enunciado faz parte da questão. Não faça perguntas ao examinador.

A prova deve ser feita com caneta azul ou preta.

É terminantemente proibido o uso de corretor. Respostas com corretor serão anuladas. Valor da prova: 9,5 / Tarefas: 0,5

Esta prova é composta por OITO questões dissertativas dispostas em CINCO páginas. ESCREVA SEU NOME EM TODAS AS FOLHAS DA PROVA.

01. Em uma crônica do escritor Antônio de Alcântara Machado, os passageiros de um trem, revoltados com a falta de luz no interior dos vagões, quebram tudo o que havia dentro deles. Leia esta passagem da crônica: Belém vibrou com a história. Os jornais afixaram cartazes. Era assim o título de um: Os passageiros no Trem de Maguari Amotinaram-se Jogando os Assentos ao Leito da Estrada. Mas foi substituído porque se prestava a interpretações que feriam de frente o decoro das famílias.

Nesse trecho, o cronista cria uma situação de humor.

(0,5) a) Considerando que decoro significa ―honra‖, ―dignidade‖ e que assento, além do significado usual também pode se referir às nádegas, explique que interpretação da frase-título do cartaz ―feria o decoro das famílias‖. _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ (0,5) b) Qual interpretação pretendida pelo jornal? Explique.

_________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ (1,0) 02. Escolha, dentre as palavras dadas entre parênteses, a que se adapta ao sentido geral da frase. a) Um deputado oposicionista disse que o governo está mais interessado em ________ (cassar/caçar) votos para seus projetos do que em ________ (cassar/caçar) o mandato de parlamentares acusados de irregularidades.

b) O jardineiro, depois que _______ (serrou/cerrou) os galhos da árvore, deitou-se na grama para descansar e __________ (serrou/cerrou) os olhos por alguns minutos.

c) O documentário mostra uma cena chocante: monges, trancados em suas ________ (selas/celas), chicoteiam a si mesmos como forma de ________ (expiar/espiar) seus pecados.

d) Depois de algumas _________ (sessões/seções/cessões) de treino, o jovem piloto, pela sua ousadia, foi ___________ (taxado/tachado) de louco pelos seus adversários.

e) Para receber o dinheiro, você precisa ____________ (descriminar/discriminar) detalhadamente as despesas.

(2)

2

(0,5) a) Para responder de modo adequado à primeira pergunta, o homem de terno verde deve interpretá-la de uma determinada maneira. Como ela foi interpretada pelo homem de terno verde? Que termo, na fala inicial, desencadeou a segunda interpretação?

_________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ (0,5) b) O que, na tira, indica que foi dada outra interpretação à pergunta inicial?

_________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ (0,75) 04. Leia com atenção o texto abaixo e explicite as duas interpretações que ele pode ter.

HISTÓRIA

Eu tinha quatro anos quando Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil na minha cartilha.

NUNES, Max. O pescoço da girafa; pílulas de humor por Max Nunes. Explique de que modo o autor deste texto utiliza a linguagem para criar a sua ―pílula de humor‖.

_________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________

(3)

3

NOME __________________________________________________ Nº _______ 1º ANO _____ 05. Leia o texto para responder às questões.

(0,5) a) Qual é o assunto tratado no texto?

_________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ (0,5) b) O título do texto foi criado para produzir um efeito de sentido específico. A que se refere o termo ―clima‖, considerando o assunto tratado?

_________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ (0,5) c) Transcreva do texto a passagem em que esse termo é usado com os dois sentidos que contribuem para a interpretação do título.

_________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________

(4)

4

deve ser evitada. O excerto a seguir fala de algumas pessoas que tomaram parte da Inconfidência Mineira: O padre Rolim, outro dos inconfidentes, era filho de José da Silva Oliveira, caixa da Real Administração dos Diamantes. Era o dono de Chica da Silva, irmã de criação do padre Rolim que foi amante do último contratador de diamantes, João Fernandes de Oliveira, que, por sua vez, era filho do primeiro contratador, seu homônimo. ALVES, Márcio Moreira. Federação, nepotismo e outras mexidas. (0,75) a) Há uma passagem ambígua nele. Identifique-a e explique os dois sentidos possíveis.

_________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ (0,5) b) Reelabore a frase de modo a desfazer a ambiguidade apenas alterando sua ordem.

_________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ 07. (Unicamp – adaptada) Reproduzimos abaixo a chamada de capa e a notícia publicadas em um jornal brasileiro que apresenta um estilo mais informal.

Governo quer fazer a galera pendurar a chuteira mais tarde

Duro de parar Como a vovozada vive até mais tarde, a intenção, agora, é criar regra para aumentar a idade mínima exigida para a aposentadoria; objetivo é impedir que o INSS quebre de vez.

Página 12 Descanso mais longe

O brasileiro tá vivendo cada vez mais — o que é bom. Só que quanto mais ele vive, mais a situação do INSS se complica, e mais o governo trata de dificultar a aposentadoria do pessoal pelo teto (o valor integral que a pessoa teria direito de receber quando pendura as chuteiras) — o que não é tão bom.

A última novidade que já tá em discussão lá em Brasília é botar pra funcionar a regra 85/95, que diz que só se aposenta ganhando o teto quem somar 85 anos entre idade e tempo de contribuição (se for mulher) e 95 anos (se for homem).

Ou seja, uma mulher de 60 anos só levaria a grana toda se tivesse trampado registrada por 25 anos (60 + 25 = 85) e um homem da mesma idade, se tivesse contribuído por 35 (60 + 35 = 95).

Quem quiser se aposentar antes, pode — só que vai receber menos do que teria direito com a conta fechada. (notícia JÁ, Campinas, 30/06/2012, p. 1 e 12.) (0,5) a) Retire dos textos duas marcas lexicais, ou seja, de vocabulário, que caracterizam a informalidade pretendida pela publicação.

_________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ (0,5) b) Pode-se afirmar que certas expressões empregadas no texto, como ―tá‖ e ―botar‖, se diferenciam de outras, como ―galera‖ e ―grana‖, quanto ao modo como funcionam na sociedade brasileira (em relação à classe social, idade, dentre outras). Explique que diferença é essa.

_________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________

(5)

5

NOME __________________________________________________ Nº _______ 1º ANO _____ 8) Leia o texto e responda ao que se pede.

O Permanente e o Provisório

O casamento é permanente, o namoro é provisório. O amor é permanente, a paixão é provisória.

Uma profissão é permanente, um emprego é provisório. Um endereço é permanente, uma estada é provisória. A arte é permanente, a tendência é provisória. De acordo? Nem eu.

Um casamento que dura 20 anos é provisório. Não somos repetições de nós mesmos, a cada instante somos surpreendidos por novos pensamentos que nos chegam através da leitura, do cinema, da meditação. O que eu fui ontem, anteontem, já é memória. Escada vencida degrau por degrau, mas o que eu sou neste momento é o que conta, minhas decisões valem pra agora, hoje é o meu dia, nenhum outro.

Amor permanente... Como a gente se agarra nessa ilusão. Pois se nem o amor por nós mesmos resiste tanto tempo sem umas reavaliações. [...] O amor se infiltra dentro de nós, mas seguem todos em movimento: você, o amor da sua vida e o que vocês sentem. Tudo pulsando independentemente, e passíveis de se desgarrar um do outro.

Um endereço não é pra sempre, uma profissão pode ser jogada pela janela, [...] a arte passa por ciclos, e se tudo isso é soberano e tem valor supremo, é porque hoje acreditamos nisso, hoje somos superiores ao passado e ao futuro, agora é que nossa crença se estabiliza, a necessidade se manifesta, a vontade se impõe – até que o tempo vire.

MEDEIROS, Martha. Coisas da vida. Porto Alegre: L&PM, 2005. p. 39-40. (Fragmento). (0,5) a) O texto transcrito é construído com base nos elementos associados aos adjetivos permanente e provisório. O que significa cada um deles?

_________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ (0,5) b) Qual é a opinião da autora do texto sobre o que costuma ser visto como o caráter permanente do casamento e do amor?

_________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ (0,5) c) No último parágrafo, a autora prossegue na reformulação da noção de oposição que estabeleceu inicialmente no seu texto. Identifique as expressões utilizadas nesse trecho para questionar o caráter permanente das coisas.

_________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ (0,5) d) Considerando esse último parágrafo, é possível perceber a que conclusão chega a autora a respeito do que é permanente ou provisório. Qual é ela? Explique.

_________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

O desenvolvimento desta pesquisa está alicerçado ao método Dialético Crítico fundamentado no Materialismo Histórico, que segundo Triviños (1987)permite que se aproxime de

Mova a alavanca de acionamento para frente para elevação e depois para traz para descida do garfo certificando se o mesmo encontrasse normal.. Depois desta inspeção, se não

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

O candidato e seu responsável legalmente investido (no caso de candidato menor de 18 (dezoito) anos não emancipado), são os ÚNICOS responsáveis pelo correto

Desse modo, a doença somente acomete aqueles que ainda são susceptíveis (Barcellos & Sabroza, 2001). Já os anos epidêmicos são caracterizados por um grande número de casos logo

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Apothéloz (2003) também aponta concepção semelhante ao afirmar que a anáfora associativa é constituída, em geral, por sintagmas nominais definidos dotados de certa

Este texto é uma reflexão em torno da necropolítica, a partir de Achille Mbembe, e das esculturas de Niemeyer, de como estas obras artísticas representam a enunciação e