• Nenhum resultado encontrado

Notícias da AENDA Janeiro 2011

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Notícias da AENDA Janeiro 2011"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

1

Notícias da AENDA

Janeiro 2011

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA

01. ATOS SOBRE REGISTROS DE DEFENSIVOS AGRÍCOLAS

-- ATO No 01 – Pedidos de registro (82 pedidos)

-- ATO No 02 – Alterações diversas (20 alterações)

-- ATO No 03 – Registros concedidos_2010 (24 registros)

-- RETIFICAÇÕES:

(a) retificação no Ato 15 do DOU de 29abr10 (item 8) (b) retificação no Ato 26 do DOU de 14jun10 (itens 2 e 4) (c) retificação no Ato 31 do DOU de 14jul10 (item 42, 43 e 51) (d) retificação no Ato 47 do DOU de 07out10 (item 1)

(e) retificação no Ato 54 do DOU de 09nov10 (item 6)

(f) retificação no Ato 59 do DOU de 30nov10 (itens 26, 36, 37, 43, 49 e 50) (g) retificação no Ato 61 do DOU de 10dez10 (item 11)

02. PROGRAMA DE INCENTIVO ÀS BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS

Com a publicação da Portaria Interministerial no 36 (Ministérios da Agricultura, do Meio

Ambiente e do Trabalho) foi instituído o Programa Nacional de Fomento às Boas Práticas Agropecuárias - PRÓ-BPA, com o objetivo de desenvolver e promover a inclusão das Boas Práticas Agropecuárias nas propriedades rurais das diversas cadeias pecuárias do país.

03. REGRAS PARA IMPORTAÇÃO DE GRÃOS DE AMARANTO

Os requisitos fitossanitários para importação de grãos de Amaranto (Amaranthus caudatus),

produzidos no Peru, foram definidos na Instrução Normativa no 1. Em caso de interceptação de

praga quarentenária ou praga sem ocorrência no Brasil, a Organização Nacional de Proteção Fitossanitária do Peru será notificada e iniciada uma Análise de Risco.

04. REGRAS PARA IMPORTAÇÃO DE MUDAS DE DENDÊ

Na Instrução Normativa MAPA no 10 você encontra os requisitos fitossanitários para a

importação de mudas de Dendê (Elaeis guineensis) produzidas na Costa Rica. As mudas devem vir com uma Declaração Adicional – DA8: “O vírus African Oil Palm ringspot vírus e o viróide Coconut cadang-cadang viroid são pragas quarentenárias para a Costa Rica e constam na lista de pragas quarentenárias”.

05. ESTAÇÃO QUARENTENÁRIA PEDE DESCREDENCIAMENTO

A Estação Quarentenária do Centro de Tecnologia Canavieira – CTC, localizada em Miracatu/SP (e complexo laboratorial de Piracicaba/SP) havia sido credenciada em 2006 para os procedimentos legais exigidos na introdução de material propagativo da cultura de

(2)

2

06. DISPONIBILIZAÇÃO DE ATOS NORMATIVOS

As regras para a disponibilização de atos normativos e de coletânea da legislação brasileira de interesse do MAPA no seu site estão estabelecidas na Portaria 17/2011.

07. HABILITAÇÃO DE LABORATÓRIOS VETERINÁRIOS

Os requisitos para a habilitação de Laboratórios Analíticos para Controle de Medicamentos Veterinários e Produtos Afins, integrantes da Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários, foram estabelecidos na Portaria 577 de dez.2010. Essa Portaria apresenta ainda o Guia de Validação de Procedimentos Analíticos e Controle de Qualidade.

ANVISA

ANVISA – SETOR FITOSSANITÁRIO

01. NOVAS MONOGRAFIAS

-- ORTOSSULFAMUROM (herbicida) – inclusão da Monografia O19. Trata-se de herbicida do grupo químico sulfamoiluréia, aprovado para arroz em aplicação foliar, com LMR = 0,03 mg/kg; Intervalo de Segurança = 120 dias e IDA = 0,05 mg/kg p.c.

02. MONOGRAFIAS ALTERADAS

-- PIRACLOSTROBINA (fungicida) – inclusão de cana-de-açúcar, em aplicação foliar. -- PICOXISTROBINA (fungicida) – inclusão de feijão, em aplicação foliar.

-- PROPAMOCARBE (fungicida) – inclusão de cebola e melão, em aplicação foliar. -- EPOXICONAZOL (fungicida) – inclusão de cana-de-açúcar, em aplicação foliar.

03. RELATÓRIOS SEMESTRAIS

Tomamos conhecimento do Ofício 001 da GGTOX, que apresenta um novo sistema para recebimento via internet destes Relatórios Semestrais, em convênio com a Universidade Federal do Paraná.

04. NEGADO RECURSO DA MILÊNIA REFERENTE A MULTAS

Pelo ARESTO No 8/2011 a ANVISA negou provimento aos recursos sobre 8 multas aplicadas

contra a empresa MILENIA, no total de R$ 2.450.000,00, decorrentes de processo de fiscalização nas fábricas de Londrina e Taquari.

05. REVISADOS OS REQUERIMENTOS TOXICOLÓGICOS

A Consulta Pública no 2 da GGTOX apresenta os requerimentos para avaliação toxicológica,

conteúdo de rótulos/bulas e procedimentos de alteração pós registro. Está aberta à sugestões por 60 dias, a partir de 28jan2011. Será revogada a Portaria 3/1992 do Ministério da Saúde.

ANVISA – SETOR DOMISSANITÁRIO

01. CORREÇÃO NO TEXTO DA RDC 59

Ocorreu uma retificação no artigo 35 desta Resolução que trata de notificação e registro de produtos saneantes. As disposições neste novo regulamento entrarão em vigor após 90 dias da publicação e não de imediato como estava escrito.

(3)

3

02. ROTULAGEM GHS PARA SANEANTES

AENDA encaminhou suas sugestões para melhoria da Consulta Pública 102.

Entre as diversas sugestões, ressaltamos a importância da criação e fortalecimento do Selo ANVISA como forma de diferenciação dos SANEANTES em relação aos AGROTÓXICOS. Atualmente, diversos produtos são registrados na ANVISA e vendidos para uso em ambiente agrícola.

03. DÚVIDA SOBRE COMPONENTES DE FORMULAÇÕES

A Resolução 34/2010 dispõe que a listagem de componentes complementares de formulação é encontrada em uma determinada página do Code of Federal Regulations USEPA – 1994. Ocorre que houve modificação neste CFR e os ingredientes inertes estão dispostos em outros formatos e partes. AENDA encaminhou carta à GGSAN observando essa diferença e solicitando confirmação de cunho oficial.

MINISTÉRIO DA SAÚDE

01. NOTIFICAÇÃO DE DOENÇAS, AGRAVOS E EVENTOS

O Ministério da Saúde adotou a lista de notificação Compulsória – LNC, referente às doenças, agravos e eventos de importância para a saúde pública de abrangência nacional em toda a rede de

saúde, pública e privada, através da PORTARIA No 104.

O agrotóxico é citado nominalmente no ANEXO I (item 23 – das intoxicações exógenas) e, certamente, está incluído no ANEXO II (alínea II, item 6, sub-tem c – da exposição a contaminantes químicos) e mesmo no ANEXO III (em situações que o agrotóxico esteja correlacionado).

IBAMA/MMA

01. RELATÓRIO DE COMERCIALIZAÇÃO DE AGROTÓXICOS

Pela primeira vez um órgão governamental elabora e torna público estudo sobre a comercialização de agrotóxicos, com base nos Relatórios Semestrais encaminhados pelas empresas. Os volumes foram transformados em quantidade de ingrediente ativo, para comparação entre ativos com base no mesmo parâmetro. Os dez ingredientes ativos com maior comercialização foram analisados individualmente.

Nota da Aenda = A associação entende que o IBAMA está cumprindo o determinado no item V

do art. 94 do Decreto 4074/2002. “V - implementar, manter e disponibilizar dados e informações sobre

as quantidades totais de produtos por categoria, importados, produzidos, exportados e comercializados no país, bem como os produtos não comercializados nos termos do art. 41; (Alínea modificada pelo Decreto nº 5.981 de 2006)”.

02. GUARDA DE DOCUMENTOS

Foi constituída uma Comissão Permanente de Avaliação e Acesso de Documentos, justamente para gerenciar a guarda e o destino do acervo documental do IBAMA, seja sigilosa ou não, de forma a permitir tanto quanto possível o acesso das informações acumuladas aos públicos interno e externo.

03. PRESIDENTE DO IBAMA DEIXA O CARGO

Abelardo Bayma solicitou demissão da Presidência durante a fase de transição de governo. O Presidente Substituto é Américo Ribeiro Tunes.

(4)

4

04. RELATÓRIOS SEMESTRAIS

Recebemos o Ofício 2775 da CGASQ/DIQUA para lembrar a entrega dos Relatórios Semestrais referentes ao 2º semestre de 2010. O Ofício traz ainda algumas explicações sobre aspectos do preenchimento destes relatórios, como por exemplo, a obrigatoriedade de citar todos os produtos registrados, mesmo que não tenha havido movimentação no período, sob pena de desrespeito ao art. 41 do Decreto 4074/2002.

05. PRESERVATIVOS PARA MADEIRA

O IBAMA atualizou a listagem dos registros desses produtos. Os tipos de ingredientes ativos utilizados são: CARBENDAZIM + PROCLORAZ , CCA (Pentóxido diarsênico e Cobre cromatado), CCB (Ácido bórico e Cobre cromatado), CIFLUTRINA, CIPERMETRINA, CIPERMETRINA + IPBC, CIPERMETRINA + TRIBROMOFENOL, CARBENDAZIM + COBRE-8-QUINOLATO, DELTAMETRINA, DELTAMETRINA + IPBC, FIPRONIL, IPBC (3-iodo-2 propinil butil carbamato), OCTABORATO + FLUORETO DE SÓDIO, ÓLEO

CREOSOTO, TANINO, TEBUCONAZOLE + COBRE, TRIBROFENOL e

TRIBROMOFENOL

REAVALIAÇÕES

01. NOTA TÉCNICA FINAL DA ANVISA SOBRE ENDOSSULFAM

Está disponibilizada no site da ANVISA a Nota Técnica final da Reavaliação do ingrediente ativo ENDOSSULFAM. Até então havia sido colocada em Consulta Pública uma Nota Técnica inicial. Ainda com relação ao ENDOSSULFAM foram disponibilizadas a Lista de Manifestações à CP e o conteúdo delas.

02. CANCELAMENTO DO METAMIDOFÓS EM SUSPENSE

-- Através da Resolução-RDC 01 a ANVISA determinou a retirada programada do ingrediente ativo METAMIDOFÓS do mercado brasileiro. A retirada deve cumprir os seguintes prazos: (a) Cancelamento da comercialização em 31dez2011; (b) Proibição do uso em 30jun2012; e, (c) Cancelamento da monografia em 31dez2012.

-- A empresa FERSOL impetrou Mandado de Segurança alegando procedimentos incompletos na Reavaliação e solicitou toda a documentação inerente ao processo para que possa então preparar sua legítima defesa. A Justiça determinou que a ANVISA apresentasse toda a documentação, inclusive relatórios presumivelmente elaborados pela FIOCRUZ.

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO - MDIC

01. INPI REDUZ TEMPO DE ANÁLISE DE PATENTES

O Instituto Nacional de Propriedade Intelectual, autarquia federal vinculada ao MDIC, reduziu de 9,3 anos (2009) para 8,3 anos (2010) o tempo médio para concessão de uma patente a partir do seu pedido. Com mais informatização e contratação de pessoal (em 2005 eram 112 técnicos e em 2010 esse número já foi para 273 técnicos). A meta é chegar a 600 técnicos e em 2014 reduzir o tempo médio de análise para 4 anos. Dizendo de modo diferente: em 2014 o INPI espera estar analisando os pedidos colocados em 2010.

(5)

5

02. GT-GHS: MINUTA FINAL DE DECRETO

O Decreto que orientará a implantação das regras do GHS no Brasil já teve sua minuta final aprovada pelo GT-GHS. Agora será encaminhado à Casa Civil da Presidência da República, juntamente com uma proposta de exposição de motivo.

03. REQUISITOS DE ORIGEM DA EUROPA PARA O MERCOSUL

As negociações entre os dois blocos referentes ao Acordo de Livre Comércio estão em andamento. Com relação aos requisitos de origem propostos pela União Européia, uma consulta pública foi publicada em nov.2010, com a Circular SECEX 54. Agora, em 07jan2011 a SECEX concedeu mais 40 dias para recebimento de sugestões.

04. SISCOMEX EXPORTAÇÃO NO SISTEMA WEB

A Portaria SECEX no 4 atualizou alguns dispositivos para implementação dessa nova

sistemática. Os registros no módulo SISBACEN serão permitidos até 14mar2011 (para alguns casos esta data é 19jan2011 ou 31jan2011 ou 14fev2011). A partir daí apenas via internet com acesso no site www.mdic.gov.br.

05. TRANSPORTE DE PRODUTOS PERIGOSOS

O INMETRO publicou as Portarias 001 e 002 sobre requisitos de avaliação da conformidade para o serviço de inspeção periódica de contêiner-tanque e para os serviços de reparo, reforma, instalação e desinstalação de tanque de carga rodoviário, referentes a transporte de produtos perigosos.

PLEITOS DE PRODUTOS TÉCNICOS EQUIVALENTES - PTE

A fila para registro de Produtos Técnicos Equivalentes continua a crescer. Compare a situação de 23dez2010 com 12jan2011.

Situação dos Processos 23dez2010 12jan2011

Processos finalizados -- PTE aprovados -- PTE indeferidos 151 52 151 52 Processos em andamento -- PTE em avaliação -- PTE na fila 123 253 123 270

ANÁLISE DOS TIPOS DE PLEITOS EM 2009/2010 – BASE ANVISA

Usando como base a listagem da ANVISA disponibilizada em 20dez2010, analisamos os tipos de pleitos concluídos, em avaliação e na fila, relativos a 2009/2010. Não estão incluídos os pleitos de Produtos Técnicos Equivalentes. Algumas conclusões:

-- Há aproximadamente 30% de pleitos de produto formulado clone.

-- Em 2009 / 2010, a ANVISA analisou 10 pleitos de Produto Técnico de Ingrediente Ativo Novo. Há 16 produtos deste tipo em análise e outros 12 na fila. Mantido o ritmo de 2009/2010, a fila para estes produtos é de 5,6 anos

-- Neste mesmo período, a ANVISA analisou 71 pleitos de Produtos Formulados com base em Técnico Equivalente. Há 22 produtos deste tipo em análise e outros 198 na fila. Mantido o ritmo de 2009/2010, a fila para estes produtos é de 6,2 anos

(6)

6

ANÁLISE DOS PRODUTOS REGISTRADOS

AENDA fez uma análise sucinta de todos os produtos registrados (registros já publicados em Diário Oficial).

Nos produtos formulados, a Bayer tem mais produtos registrados (158), seguida pela Milênia (131), Syngenta (104), Basf (98) e Dow (81).

Nos produtos técnicos a Milênia lidera o Ranking com 87 produtos, seguida da Bayer (82), Syngenta (65), Dow (44) e BASF (43).

Por ingredientes ativos, o Glifosato é o produto com mais Produtos Técnicos registrados (35), seguido pelo Tebuconazol (21), 2-4-D (16), Carbendazim (16), Cipermetrina (13), Diurom (13) e Hexazinona (12). Tal número não representa o número de concorrentes, uma vez que uma empresa pode ter mais de um produto técnico registrado.

DECRETO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS

A Lei 12.305/2010 foi regulamentada pelo Decreto 7404 de 23dez2010. Para os agrotóxicos nada muda, pois o novo Decreto estabelece que os agrotóxicos, seus resíduos e embalagens devem seguir cumprindo o determinado na Lei 7.802/1989 e no Decreto 4074/2002. Já os produtos domissanitários terão que se estruturar para implantar um sistema de logística reversa.

ESTADOS

01. BAHIA

-- Taxa de cadastro foi alterada:

Através do Decreto 12.520/2010 foram ajustados os valores das taxas. No caso dos agrotóxicos o cadastro de um produto passou a custar R$ 563,00 a partir de 01jan2011.

02. GOIÁS

-- AGRODEFESA tem novo Presidente:

O economista Antenor Nogueira substituiu o

médico veterinário Maurício A. do Vale Faria. Antenor Nogueira também preside o Fórum Nacional Permanente da Pecuária de Corte da CNA e é diretor da Associação Internacional de carne.

03. MATO GROSSO

-- CERES é credenciada para testes agronômicos: A SFA/MT credenciou a empresa

CERES, de Primavera do Leste, para testes agronômicos visando o registro de produtos.

04. MATO GROSSO DO SUL

-- Taxas de cadastro para jan e fev.2011: As taxas de cadastro de produto, de

transferência de titularidade e de uso emergencial valerão cada uma R$ 690,75 a partir de 01.jan.2011.

05. PERNAMBUCO

-- Credenciamento para serviços de tratamento fitossanitário quarentenário: A empresa EBD DEDETIZAÇÕES, de Goiana, é credenciada pela Sup Fed Agric. Para executar Fumigação em Container, Fumigação em Câmara de Lona, Fumigação em Silos herméticos e Fumigação em Porões de Navio.

(7)

7

06. SANTA CATARINA

-- LAMINADOS AB obtém credenciamento definitivo para Secagem em

Estufa e Tratamento Térmico: A SFA/SC converteu em definitivo (por 5 anos) o

credenciamento dado em janeiro de 2010 à empresa LAMINADOS AB, localizada na Rodovia

SC-302, Km 0,2, no 1585, Bairro São Cristovão, no município Caçador, para realizar tratamento

fitossanitário com fins quarentenários.

07. SÃO PAULO

-- Dispensa de Licença Ambiental para alguns tipos de empreendimentos

agrícolas:

De acordo com a Resolução Conjunta no 6 de 20dez2010 das Secretarias do Meio Ambiente e da Agricultura, alguns tipos de empreendimentos ali assinalados terão apenas que apresentar um Requerimento e uma Declaração.

AENDA NA MÍDIA

1. ARTIGO: EQUIVALÊNCIA CONSTRÓI REAVALIAÇÃO DESTRÓI

Leia no site www.aenda.org.br o referido artigo, abordando como produtos de grande consumo

estão sendo proibidos pelo processo de Reavaliação. O governo age sem qualquer sensibilidade para com os problemas fitossanitários de um país tropical (diversificação de pragas muito maior que nos países de clima temperado), com desprezo pelas fábricas deste insumo agrícola implantadas no País e sem método científico sério ao trabalhar acusação versus defesa.

2. CONCORRÊNCIA

No site da AENDA mantemos uma tabela com listagem de todos os ingredientes ativos aprovados no Brasil, divididos em 5 categorias: ESPALHANTE ADESIVO/ADJUVANTE, PROTETORES, SEMIOQUÍMICOS, PRODUTOS BIOLÓGICOS e PRODUTOS QUÍMICOS. Esses ingredientes ativos são apresentados em ordem alfabética e à frente de cada um estão as marcas comerciais dos Produtos Formulados e seus registrantes. Esses Produtos Formulados estão dispostos em 3 colunas. Na 1ª estão os produtos com apenas 1 registrante; na 2ª coluna estão os produtos com 2 registrantes e na 3ª coluna estão os produtos com 3 ou mais registrantes. Nem todos esses ingredientes ativos ou produtos formulados estão à venda, mas estão registrados. Com isso temos a noção exata de quais os ingredientes ativos estão em monopólio (1ª coluna), quais estão em oligopólio (2ª coluna) e quais estão em oferta diversificada/genéricos

(3ª coluna). Essa grande tabela atualizada até 12jan2011 pode ser vista no www.aenda.org.br,

clicando no ícone CONCORRÊNCIA.

3. EQUIVALÊNCIA

Foi atualizado o quadro da evolução da equivalência, que mostra os Produtos Técnicos Equivalentes registrados, por ordem alfabética de seus ingredientes ativos, juntamente com seus respectivos Produtos Formulados registrados e em avaliação, até onde as informações disponíveis permitem. Vide no site da AENDA.

4. PRODUTOS

Foi atualizada no site da AENDA a tabela em Excel denominada PRODUTO, que apresenta 4 colunas: (1) Cultura agrícola por ordem alfabética, (2) Produtos formulados registrados (marca e

ingrediente ativo), (3) No de registro no MAPA, e, (4) Site do registrante (para pesquisa de

(8)

8

COMBATE AOS ILEGAIS: PROJETO AENDA

AENDA encaminhou cartas ao MAPA (CGAA e COAGRE),

ANVISA (GGTOX), IBAMA (CGASQ) e CTA alertando sobre a possibilidade da inclusão de ÁCIDO PERACÉTICO e de DIÓXIDO DE CLORO na listagem de substâncias permitidas para uso na Produção Orgânica.

Algumas características extraídas das Fichas de Seguranças internacionais destes produtos:

Ácido Peracético

-- Extremamente irritante e corrosivo ocular, podendo produzir danos irreversíveis à córnea;

-- DL50 oral ratos variando entre 210 – 330 mg/kg, o que levaria o

produto a ser classificado como III – Medianamente Tóxico.

-- Pode causar irritação respiratória severa, irritação das mucosas e possíveis queimaduras com inflamação, edema de laringe.

-- Redução na reprodução em ratos de testes (na dosagem de 0,2 – 1 g/kg)

-- Altamente irritante à pele.

-- Tóxico para organismos aquáticos, efeitos em organismos aquáticos em concentrações maiores que 1 mg/L.

-- Pode afetar material genético (mutagênico) -- Efeito fitotóxico 10 mg/L.

-- Necessidade de oftalmologista com urgência em todos os casos, risco de lesões graves ou permanentes do olho, risco de perda da visão.

Dióxido de Cloro

Além de não estar incluído nos protocolos internacionais sobre produção orgânica, o que criaria barreiras à exportação dos

produtos orgânicos brasileiros, o Dióxido de Cloro tem DL50 oral

média de 292 mg/kg, sendo que um dos produtos analisados tem

DL50 oral de 39-113 mg/kg (como medida de comparação – O

Endosulfan 350 EC da Nufarm tem DL50 oral de 45,6 +/- 4,8 mg/kg).

Os produtos apresentam a característica de serem irritantes ou corrosivos à pele; causam queimadura, corrosão ou irritação nos olhos; pode ser absorvido pela pele, causando danos à pele e células sanguíneas; podem causar irritação nas mucosas do sistema respiratório, asma, bronquite e edemas pulmonares; podem ser perigoso ao meio ambiente, nocivo a organismos aquáticos, flora e fauna. É agente oxidante (libera oxigênio) podendo produzir incêndios em algumas reações.

Adicionalmente, o Dióxido de cloro tem limite de exposição ocupacional de apenas 0,1 ppm de Dióxido de Cloro (1ml em 10.000 L) e pH = 1,0 a 3,0. Outra característica preocupante do Dióxido de Cloro é que o mesmo é instável mesmo em pressões baixas. Acima de 120 mm Hg (a pressão atmosférica normal é de 760 mm Hg) o produto decomporá espontaneamente e explodir.

(9)

9

IMPORTAÇÃO DE DEFENSIVOS INQUIETA A INDÚSTRIA

A enxurrada de defensivos agrícolas asiáticos que tomou conta do Brasil nos últimos dez anos começa a preocupar as indústrias do setor. O temor é que os baixos custos dos produtos, vindos especialmente da China e da Índia, desestimulem a produção no Brasil e levem a um processo de desindustrialização do setor nacional. Segundo declaração do SINDAG ao jornal VALOR ECONÔMICO, na década de 1980 a produção nacional era de 80% da necessidade nacional e a importação representava apenas 20%; e, hoje, é justamente o contrário.

FRAGILIDADE NA FRONTEIRA INCENTIVA PRODUTO ILEGAL

Ao mesmo tempo em que as importações oficiais de defensivos crescem de forma acelerada, em ritmo semelhante produtos irregulares cruzam a fronteira para o lado brasileiro. Estimativas do Sindicato Nacional da Carreira Auditoria da Receita Federal (Sindireceita) indicam que aproximadamente 30% dos defensivos usados no Brasil têm uma origem desconhecida.

O SINDIRECEITA entregou um estudo à Casa Civil mostrando que existem 596 funcionários distribuídos em 31 postos para fiscalizar 16,8 mil quilômetros de fronteira seca. Na prática, se cada um desses funcionários trabalhasse 24 horas por dia, teria que cobrir sozinho uma área de quase 30 quilometros de fronteira. O estudo mostra o que deve ser feito para modernizar e aparelhar os postos de fiscalização da Receita. Informações extraídas do jornal VALOR ECONÔMICO.

MP ISENTA ADICIONAL DE FRETE MARÍTIMO

Até 31dez2015 os empreendimentos no Norte e Nordeste que sejam considerados de interesse para o desenvolvimento dessas regiões estarão isentos do AFRMM – Adicional do Frete para a Renovação da Marinha Mercante, segundo a Medida Provisória 517 de 30dez2010. Essas alíquotas de AFRMM são de 25% na navegação de longo percurso, 10% na navegação de cabotagem (porto a porto brasileiro) e de 40% na navegação fluvial e lacustre no transporte de granéis líquidos no Norte e Nordeste.

ROYALTY DE SEMENTES TRANSGÊNICAS

E a controvérsia da cobrança de royalties sobre sementes transgênicas continua. A Associação Brasileira dos Produtores de Algodão – ABRAPA alega que a MONSANTO elevou em 37,5% (para US$ 55,00 por hectare) o valor do Royalty cobrado pelo algodão RR.

OUTRAS ATIVIDADES EM DESTAQUE

01. Fitossanitários - Atos da CGA/MAPA sobre agrotóxicos em jan.2011

-- Registros concedidos = 24 (relativo a 2010) -- Autorização para Importação = 4

-- Pedidos de registro = 79 -- Alteração de razão social = 3

-- Cancelamento de registros = 1 -- Alteração de endereço = 1

-- Inclusão de Fabricante = 2 -- Correção de endereço = 2

-- Inclusão de Formulador = 1 -- Alteração de Marca Comercial = 3

-- Inclusão de Manipulador = 1 -- Alteração de Recomendação de Uso = 2

(10)

10

02. Fitossanitários – Atos da CGA/MAPA sobre agrotóxicos_anual.2010

Pedidos de RET – 182 pleitos (diversos

produtos)

Autorização de importação – 117 pleitos (diversos produtos)

Pedidos de Registro – 301 Transferência de Titularidade – 11

Pedidos de REX – 57 Inclusão de importador – 1

Alt. De marca comercial – 72 Exclusão de importador – 2

Alt. de class. Toxicológica - 28 Alteração na recomendação de uso - 95

Alt. de class. Ambiental - 10 Aut. Uso emergencial – 1

Alt. razão social – 14 Suspensão de registro – 26

Alt. de endereço – 18 Reabilitação de registro – 2

Correção de endereço – 4 Cancelamento de registro – 32

Inclusão de formulador – 56 Cancelamento de registro a pedido -4

Exclusão de formulador – 6 Indeferimento de pedido de registro – 12

Correção de CNPJ – 9 Alteração de composição quali-quanti – 18

Inclusão de Fabricante - 35 Reativação de registro – 2

Exclusão de Fabricante – 36 Indeferimento de pleito de inclusão de alvo - 1

Inclusão de Manipulador – 3 Cancelamento de retificação - 1

OBS.: Os Atos de Registros Concedidos são compilados em outro relatório, mas o MAPA ainda não publicou todos os registros de 2010.

03. Domissanitários - Atos da GGSAN/ANVISA: dez.2010

03. Relatório Novidades em Produtos

– Notícias internacionais de anúncios em

congressos, aprovação de registros e lançamento de novos produtos pesticidas, referente a jan.2011

04. Relatório Sinais: Amarelo e Vermelho – Notícias internacionais sobre ameaças aos

pesticidas, referente a jan.2011.

05. Notícias da Aenda – Compilação resumida dos fatos e notícias do mês relacionadas com

Defensivos.

06. Relatório de Análise de Patentes

– Investigação sobre a legitimidade patentária dos pedidos de patentes depositadas no INPI, dez.2010.

07. Estudos

-- Mercado de Pesticidas Agrícolas – visão sumária preliminar – Relatório

preliminar (sem ranking das empresas e estatísticas dos produtos por cultura e estado) sobre o mercado do ano que passou. Pontos abordados: (a) Área plantada e produção de diversas culturas, (b) Mercado mundial, (c) Mercado histórico no Brasil, (d) Mercado mais recente no Brasil (venda por categoria de produto, cenários do mercado, evolução dos preços/relação de troca e alguns dados econômicos relevantes), e, (e) Outros destaques (Antidumping do Glifosato, Principais legislações publicadas, Reavaliações, Monografias, Fiscalizações e Transgênicos).

-- Análise dos Produtos Registrados no Brasil – Vide notícia mais acima nesta

resenha.

-- Análise dos tipos de pleitos concluídos, em análise e na fila em 2009/2010 –

Estudo com base em listagem da ANVISA disponibilizada em 20dez2010. Vide notícia acima.

(11)

11

08. Reunião Técnica sobre Saneantes Domissanitários:

-- Para finalizar as sugestões à Consulta Pública 102, os técnicos envolvidos com registro na área domissanitária estiveram reunidos na sede da entidade.

09. Divulgação de Eventos e Trabalhos de Terceiros

-- Critérios essenciais na escolha de um agrotóxico: eficiência e comportamento ambiental_Artigo de Rômulo Penna Scorza Junior, pesquisador da EMBRAPA Agropecuária Oeste

-- Uso de TPC – Thermal Pest Control_Sistema de combate a pragas baseado em ar quente (a cada 5 dias a partir da floração até a colheita uma máquina da Lazo TPC passará por entre as

fileiras dos vinhedos aplicando ventos de 120 km/h com temperatura de até 130oC_A cada 15

dias um tratamento com enxofre e cobre complementa o processo_Miolo Wine Group (Vinícolas Miolo, Almadén e Seival Estate no RS e Vinícola Ouro Verde na Bahia).

AENDA – Associação Brasileira dos Defensivos Genéricos

Av. Dr. Vieira de Carvalho, 172 – 3º andar – Conj. 306 – CEP: 01210-010 – São Paulo / SP PABx: (11) 3354-0053 - www.aenda.org.br - aenda@aenda.org.br

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@ Esta é uma resenha basicamente voltada para os associados da AENDA, que ao longo do mês recebem essas informações de maneira mais detalhada. Por alcançar fatos e notícias de uma ampla área do universo fitossanitário, proporcionando uma visão abrangente do setor,

a associação resolveu divulgá-la também a uma carteira selecionada do público externo. @@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

Referências

Documentos relacionados

Apenas como exemplo, um Varejista Participante pode exigir que o Participante solicite o Código de Cupom ao caixa após a compra de um Produto AMD Qualificado; o Varejista

14ª ITEM 5 Fórum de dúvidas semana , áudios de apresentação, leituras básicas, vídeos da internet e atividade 14: questionário.. 15ª ITEM 5 Fórum de dúvidas

Eles realizaram a coleta de amostras na maçaneta da porta, no rosto, nas paredes, no lixo, na terra, no chão, no banheiro, na moeda, no celular, nas axilas, no

Para que o proje- to seja exitoso, precisamos colocar os esfor- ços nas ações corretas, menciona Pizzutti, “tanto que para este evento decidimos alterar o formato para

RNA viral foi de- tectado no teste RT-PCR para BVDV nos cinco animais ne- cropsiados e os produtos de amplificação obtidos de três deles, Bovino 1, Bovino 3 e Bovino 4

Imaam: “Isso porque eles acreditam que são os únicos que per- maneceram com a verdadeira fé em Deus, e todos outros além deles são descrentes ou apostatas cuja a vida não tem nenhum

Bromeliaceae Dyckiacabrerae smith et reitz gravatá, bromélia Em perigo. Bromeliaceae Dyckiadistachya hassler gravatá, bromélia

Detectar vida remotamente em planetas extra - - solares solares Buscar vida em Marte e outros planetas e satélites do Buscar vida em Marte e outros planetas e satélites do.