• Nenhum resultado encontrado

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL PRIMEIRO CENTRO INTEGRADO DE DEFESA AÉREA E CONTROLE DE TRAFEGO AÉREO DIVISÃO DE OPERAÇSES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL PRIMEIRO CENTRO INTEGRADO DE DEFESA AÉREA E CONTROLE DE TRAFEGO AÉREO DIVISÃO DE OPERAÇSES"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

T "

CONTINUAÇÃO DO .ANEXO I I - MENSREL COpM 1 - AGO/86

S E R V I Ç O P Ú B L I C O FEDERAL

PRIMEIRO CENTRO INTEGRADO DE DEFESA AÉREA E CONTROLE DE TRAFEGO AÉREO D I V I S Ã O DE OPERAÇSES P a r t e n9 156/CCTA/86 B r a s í l i a - D F , 13 de a g o s t o de 19 86 Do C h e f e d o ACC Ao OOP A s s u n t o : T r a n s c r i ç ã o d e O c o r r ê n c i a s A n e x o : 02 ( d o i s ) P e r g u n t õ r i o s I - E n c a m i n h o - v o s a t r a n s c r i ç ã o de o c o r r ê n c i a l a n ç a d a n o LRO d o ACC B S , n o d i a 12 A g o 8 6 , t u r n o d a s 1400P/2200P: 3 OPERACIONAIS: OVNIS -" - E n t r e 2140Z e 2150Z r e c e b e m o s r e p o r t e s d a s a e r o n a v e s : SC 144 (GL/CT F 310) e TF 536 (SP/DN F L 1 6 0 ) , com r e s p e i t o a mo-v i m e n t o s a é r e o s d e s c o n h e c i d o s . A p ó s o p o u s o d a s mesmas, o s Ccmandantes e n t r a r a m em c o n t a t o com o ACC BS s e n d o e n t ã o f e i t o o " P e r g u n t ó r i o " . B r a s í l i a - D F , 12 de a g o s t o de 1 9 8 6 .

(2)

CONTINUAÇÃO ANEXO I I - MENSREL COpM 1 : Q U E S T I Q M R I O AGO/86 1 . Como e q u a n d o f o i q u e n o t o u p e l a 1- v e z o s o b j e t o s ? O C o - P i l o t o o l h o u p e l a 1 - v e z ã s 2 1 5 0 Z 2 . Q u a n t o s e r a m e em q u e p o s i ç ã o e s t a v a m ? a 3 h o r a s d a A e r o n a v e m u i t o l o n g e . ( I i i d e t e r m i n a d o o n 9 de o b j e t o s ) 3. P o d e d e s c r e v e r o o b j e t o ? M u d a n d o d e t o n a l i d a d e d e b r a n c o p a r a o p a c o . ( A c r e d i t a v a que f o i r e -% . F o r m a ? . . . . , N gQ f l e x o d a l u z s o l a r ) 5. T a m a n h o ? I n d e f i n i d o 6. C o r ? B r a n c o 7 . V e l o c i d a d e ? I n d e t e r m i n a d a '8. F o r m a ç ã o ? • V . Som? N ã o 1 0 . R a s t o ? N ã o 1 1 . T r a j e t ó r i a ? S e n t i d o v e r t i c a l 1 2 . P r o f u n d i d a d e ? I n d e t e r m i n a d o 1 3 . D u r a ç ã o d a o b s e r v a ç ã o ? 5 m i n u t o s 1 4 . 0 o b j e t o m u d o u d e a p a r ê n c i a ? d e c o r ? d e b r a n c o b r i l h a n t e p a r a o p a c o 1 5 . E s t a v a s o z i n h o o u a c o m p a n h a d o ? n o c a s o a f i r m a t i v o p o r q u a n -t a s p e s s o a s S i m o ' C o - P i l o t o 1 6 . D i s t â n c i a d e p o n t o d e o b s e r v a ç ã o a t e o O V N I ? I n d e t e r m i n a d a . M u i t o l o n g e 1 7 . E x i s t ê n c i a d e p r o v a s f í s i c a s ( f o t o g r a f i a , f i l m e , a m o s t r a s ) ? N ã o 1 8 . O b s e r v a ç ã o a o l h o nu ou com a l g u m d i s p o s i t i v o ó t i c o ? A o l h o _ n ú 1 9 . C o n d i ç õ e s d e t e m p o p r e s e n t e ( m e t e o r o l ó g i c a s ) ? B o a s . V > £ 2 0 . D a d o s p e s s o a i s d o o b s e r v a d o r : - nome - G U I L H E R M E - e n d e r e ç o '- R u a B o j a b i n 9 4 0 , S ã o P a u l o - S P '. - i d a d e - 5 1 a n o s •' - g r a u d e i n s t r u ç ã o - C o l e g i a l - o c u p a ç ã o p r i n c i p a l - P i l o t o C o m e r c i a l - p o s s u i o u n ã o c o n h e c i m e n t o s t é c n i c o s , n o c a s o a f i r m a t i v o q u a i s . N ã o O b s . : E s t e p e r g u n t õ r i o r e f e r e - s e a uma i n f o r m a ç ã o d e s o l o . Q u a n d o u m á a e r o n a v e r e p o r t a r , d e v e r a f a z e r d e m a n e i r a s y c i n t a . t

(3)

CONTINUAÇÃO ANEXO I I - MENSREL COpMU - AGO/86

•• QUESTIONÁRIO

a .

Como e quando f o i q u e notou p e l a 1- v e z os o b j e t o s ?

CMDTE o b s e r v o u a p r o x . 2140Z _

Quantos eram e em que p o s i ç ã o estavam?

D o i s : 0 19 p o s i ç ã o 12 h o r a s , 309 acima d a ^ l i n h a do h o r i z o n t e , e o 29

Pode d e s c r e v e r o o b j e t o ? . "a d i r e i t a da Aeronave.

Corro uma e s t r e l a , aurrentando de tamanho

Forma? forrrando um h a l o (cerro se q u e i

L u z e s masse) h a v i a l u z do s o l , i l u m i -Tamanho? nando o h a l o . I n d e f i n i d o Cor? •1. 2 . 3. '4 . 5 . 6. B r a n c a 7. V e l o c i d a d e ? I n d e f i r j i d a 8 . Fo rma ç a o ? N ã o .9. Som? N ã o 10. Rasto? 19 N ã o ; 29 r a s t o pequeno .11. T r a j e t ó r i a ? Sentido H o r i z o n t a l 12. Profundidade?.' I n d e f i n i d o 13. D u r a ç ã o da o b s e r v a ç ã o ? Aproximadamente 3 (três) minutos 1:4. 0 objeto mudou de a p a r ê n c i a ? de c o r ?

Sim, de e s t r e l a v i r o u uma nuvem gasosa

1.5. E s t a v a sozinho ou acompanhado? no caso a f i r m a t i v o por quan-tas p e s s o a s , sim, uma ( C o - P i l o t o )

4-16. D i s t â n c i a do pontode o b s e r v a ç ã o a t é o OVNI? N ã o

17. E x i s t ê n c i a de provas f í s i c a s ( f o t o g r a f i a , f i l m e , a m o s t r a s ) ? N ã o

I S . O b s e r v a ç ã o a olho nu ou com algum d i s p o s i t i v o ótico? Olho n ú

19. C o n d i ç õ e s de tempo p r e s e n t e ( m e t e o r o l ó g i c a s ) ? Topo F L 310, GtffiEfc

CAVOK

20. Dados p e s s o a i s do observador: r" - nome - MANOEL JORGE PAIM DIAS

- e n d e r e ç o - RUA IRINO DOS SANTOS, 490 ILHA GOV. (RJ) 393-1490 - i d a d e - 4 4 anos - grau de i n s t r u ç ã o - N í v e l T é c n i c o ( C o n t a b i l i d a d e ) - o c u p a ç ã o p r i n c i p a l - P i l o t o . - p o s s u i ou nao conhecimentos t é c n i c o s , n o c a s o a f i r m a t i v o q u a i s . •• ; 0b s . : E s t e perguntorio r e f e r e - s e a uma i n f o r m a ç ã o d e s o l o .

Quando uma aeronave r e p o r t a r , d e v e r a f a z e r d e maneira syci_n t a .

(4)

MENSREL COpM 1 - AGO/86

Brasília-DF, 18 de agosto de 1986

Do AJ CC

Ao Cap Franciscângelis

Assunto: Ocorrência

I - Transcrição de Ocorrência lançada no l i v r o do Ajudante de Chefe C o n t r o l a d o r :

"Por solicitação do o f i c i a l de serviço no ACC, Ten Mazzini , r e g i s t r o que:

"As 22:14Z a STF GL informou ao ACC BS que 02 ( d o i s ) n a v i o s , quan do nas coordenadas 1830S03850W, r e p o r t a r a m à estação c o s t e i r a da EMBRATEL terem a v i s t a d o um o b j e t o voador de grandes dimensões d i r i g i n d o - s e para NW."

(5)

-CONTINUAÇÃO ANEXO I I - MENSREL COpM 1 - AGO/86

Brasília-DF, 01 de setembro de 1986

Do AJCC

Ao Cap Franciscângelis

Assunto: Ocorrência

I - Transcrição de ocorrência lançada no l i v r o do A j u d a n t e de Chefe C o n t r o l a d o r , t u r n o das 1400hsâs 2200, do d i a

28 de agosto de 1986:

As 00:00Z, o CTA ESPINDOTA nos i n f o r m o u que o TF585 estava avis -tando o b j e t o s voadores não i d e n t i f i c a d o s próximo a sua aeronave quando' o mesmo sobrevoava Uberaba. Sendo assim s o l i c i t a m o s a gravação de vídeo de SP e BR (das 00:03 ãs 00:20hsZ ) . Entramos em c o n t a t o com São Roque às 00:04Z e o 2S BREAZ i n f o r m o u que na CABEÇA RADAR não h a v i a nenhum ' p l o t e nas proximidades de Uberaba. Não conseguimos c o n t a t o com o radar Met de São Roque. Entramos em c o n t a t o com a TWR UB e s o l i c i t a m o s ao operador, 2S AUGUSTO, que pedisse para o comandante da aeronave que após o pouso em SBRP e n t r a s s e em c o n t a t o conosco para que pudéssemos f a z e r o Questionário . O CTA ESPINDOLA a c r e s c e n t o u que p o r v o l t a das 23:00Z o PP-EFC também observou na mesma posição e s t a l u z . Segue anexo a esta par te os 02 Questionários f e i t o ao p i l o t o e c o - p i l o t o do TF 585."

(6)

CONTINUAÇÃO A^EX© I I - MENSREL COpM 1 -

AGCÍ

/r,6

QUESTIONÁRIO

1. Como e quando f o i que notou p e l a 1 — vez os o b j e t o s ? Por v o l t a das 2040hs P, antes de A r a g u a r i

2. Quantos eram e em que posição estavam? 01 o b j e t o - às 03hs - rumo 195' 3. Pode descrever o o b j e t o ? Sim - o v a l 4. Forma? Oval 5. Tamanho? Tamanho de 1 b a n d e i r a n t e 6. Cor? Branca 7. Velocidade? 400 Km/h., acompanhava a aeronave 8. Formação? N i l 9. Som? N i l 10. Rasto? N i l 11. Trajetória?

Manteve a posição de 3hs, durante + 40 min - rumo 1 9 59 e se a f a s t o u em

São Joaquim da B a r r a , saída da TMA UB. Quando o b a n d e i r a n t e l i g a v a e d e s l i g a v a as luzes o o b j e t o f a z i a o mesmo.

12. Profundidade? N i l

13. Duração da observação? 40 minutos

14. O o b j e t o mudou de aparência? de cor? Não mudou de c o r

15. Estava sozinho ou acompanhado? no caso afirmativo por quantas pessoas. Acompanhada?, c o - p i l o t o e 11 p a s s a g e i r o s que também a v i s t a r a m

(7)

CONTINUAÇÃO I I - MENSREL COpM 1 - AGO/86

16. Distância do ponto de observação até o OVNI? Mais ou menos 5 Km, contudo sem precisão

17. Existência de provas físicas ( f o t r o g r a f i a , f i l m e , amostras)? Não

18. Observação a olho nu ou com algum d i s p o s i t i v o ótico? Olho nu

19. Condições de tempo p r e s e n t e (meteorológicas)? Céu c l a r o .

20. Dados pessoas do observador: - nome: Ivan Cordeiro de Mello

- endereço: Rua Guará - n9 2 20 5 - Ribeirão Preto-SP

- idade: 36 anos

- grau de instrução: C o l e g i a l

ocupação p r i n c i p a l : Aeronauta - P i l o t o da TAM

possui ou não conhecimentos técnicos, no caso a f i r m a t i v o q u a i s . Não p o s s u i conhecimentos técnicos.

(8)

4/U. J l í ^ p j / ^

CONTINUAÇÃO ANEXO I I - MENSREL COpM 1 - AGO/86 QUESTIONÁRIO

1. Como e quando f o i que notou p e l a 1 — vez os o b j e t o s ? Antes de A r a g u a r i

2. Quantos eram e em que posição estavam? 1 o b j e t o - às 03hs da aeronave

3. Pode descrever o o b j e t o ? Sim

4. Forma?

Semelhante a um f a r o l de trem de pouso 5. Tamanho? Sem condições de p r e c i s a r 6. Cor? Branca 7. Velocidade? 400 Km 8. Formação? N i l 9. Som? N i l 10. Rasto? N i l 11. Trajetória?

Acompanhava a aeronave e v a r i a v a rapidamente de nível e p i s c a v a a l u z quando b a n d e i r a n t e p i s c a v a as l u z e s .

12. Profundidade? N i l

13. Duração da observação? 40 minutos

14. O o b j e t o mudou de aparência? de cor? Não

15. Estava sozinho ou acompanhado? no caso afirmativo por quantas pessoas. Acompanhado, p i l o t o e 11 p a s s a g e i r o s

16. Distância do ponto de observação até o OVNI?

(9)

— —

w

A f o u t a / i *

Z, CONTINUAÇÃO ANEXO I I - MENSREL COpM 1 - AGO/86

\ 17. Existência de provas físicas ( f o t o g r a f i a , f i l m e , amostras)? Não

18. Observação a olho nü ou com algum d i s p o s i t i v o ótico?

0 Olho nü

19. Condições de tempo presente (meteorológicas)? Céu c l a r o

20. Dados pessoais do observador:

- nome: Antenor L u i z M a r t i n s M e l l o

- endereço: Rua Goiás - n9 233 - Ribeirão Preto-SP

- idade: 29 anos

- grau de instrução: S u p e r i o r

- ocupação p r i n c i p a l : Aeronauta - P i l o t o da TAM

- p o s s u i ou não conhecimentos técnicos, no caso a f i r m a t i v o quais Não p o s s u i conhecimentos técnicos.

V

tf tf

(10)

CONTINUAÇÃO DO ANEXO I I \ i I -. MENSREL CQpM 1 - AGO/86 Brasília-DF, 01 de setembro de 1986 Do AJCC Ao Cap Franciscângelis Assunto: Ocorrência

I - Transcrição de ocorrência lançada no l i v r o do Ajudante de Chefe C o n t r o l a d o r , t u r n o das 22:00hs ãs 06:00hs, do d i a 29 de agosto de 1986:

"Por v o l t a das 0816Z o VP 285 na r o t a SL/GL modulando na frequên -c i a 125.2 (U2 s e t o r ) do ACC-BS, i n f o r m o u e s t a r vendo OVNIS no t r e -c h o ' B a r r e i r a s / T a i i e , não f o i v i s u a l i z a d o nenhum r e t o r n o de eco p e l o nosso equipamento, o comandante da ANV f o i i n s t r u i d o a l i g a r para o t e l e f o n e ' 248.6111 para que pudesse ser f e i t o o questionário.

(11)

• A R X . J ^ p . j j / i *

CONTINUAÇÃO ANEXO I I - MENSREL COpM 1 - AGO/86 QUESTIONÁRIO

Este questionário f o i f e i t o ao c o - p i l o t o RALPH, do vôo 285 da VASP, o q u a l nos f o r n e c e u as s e g u i n t e s informações sobre os o b j e t o s v i sualizados no d i a 30/08/86, por v o l t a das 08:16Z:

a

1. Como e quando f o i que notou p e l a 1 — vez os o b j e t o s ? ^ CyCcj[oXjL^

Antes da posição TANE, âs 08:10Z. Posição de 2 horas S L ^ ° • ^ Q ^ Y C Í CLAÍ2CÍ>

2. Quantos eram e em que posição estavam? ~ I n i c i a l m e n t e apenas 01 (um) que desapareceu no h o r i z o n t e e q u a t r o1

minutos apôs apareceu um segundo o b j e t o 3. Pode descrever o o b j e t o ?

Ambos idênticos a uma e s t r e l a 4. Forma?

Ambos idênticos a uma e s t r e l a 5. Tamanho?

Tamanho intermediário e n t r e a e s t r e l a de Vénus e as demais 6. Cor?

Semelhante ãs das e s t r e l a s 7. Velocidade?

Sem condições de p r e c i s a r . 0 p r i m e i r o o b j e t o t i n h a aproximadamente duas vezes a v e l o c i d a d e do segundo

8. Formação? I s o l a d o s 9. Som? Não 10. Rastos? Não 11. Trajetória? Rumos 1 6 09 e 180' respectivamente 12. Profundidade? Sem condições de a v a l i a r 13. Duração da observação? 0 p r i m e i r o o b j e t o f o i observado cerca de 01 m i n u t o . 0 segundo cerca de 03 a 04 minutos

(12)

— p r

4 n x . a ^

/

^ i « V f t

CONTINUAÇÃO ANEXO I I - MENSREL COpM 1 - AGO/86

14. O o b j e t o mudou de aparência? de cor? Não

15. Estava sozinho ou acompanhado? no caso a f i r m a t i v o por quantas pessoas. Durante a observação do p r i m e i r o o b j e t o , estava sozinho.

Durante a do segundo, estava acompanhado do comandante e mais dois comissários

16. Distância do ponto de observação até o OVNI? Sem condições de a v a l i a r

17. Existência de provas físicas ( f o t o g r a f i a , f i l m e , amostras)? Não

18. Observação a olho nú ou com algum d i s p o s i t i v o s õtico? Observação a olho nú

19. Condições de tempo presente (meteorológicas)? Condições v i s u a i s

20. Dados pessoais do observador:

- nome: Mario Pinho Santos. (Conhecido como co-piloto RALPH). - endereço: Avenida Lacedemonia, 874 apto 72

B a i r r o Jardim B r a s i l - São Paulo - CEP: 04634 - idade: 33 anos

- grau de instrução: 2? grau

- ocupação p r i n c i p a l : Aeronauta

- p o s s u i ou não conhecimentos técnicos, no caso a f i r m a t i v o q u a i s . Não p o s s u i conhecimentos técnicos sobre o assunto.

(13)

ANEXO I I I - MENSREL COpM 1 - AGO/8 6

1 - No d i a 1.3/08/86 a aeronave A r g e n t i n a LV-JNI (PA-23) pousou f o r cada na r o d o v i a RS-155, a noroeste de SBSM, próximo a Ijuí.

2 - No d i a 29/08/86 o VASP 374D bloqueou Anápolis sem autorização' do ACC BS alegando condições meteorológicas adversas na a e r o v i a . A aerona ve voava na r o t a BR-GO-CY.

3 - No d i a 28/09/86 o canal 25 de SP f o i u t i l i z a d o p e l a ESQDA "Y" da AFA. A ESQDA f o i a l e r t a d a para t r o c a r o canal e está sendo tentada uma compatibilização das frequências com a AFA.

4 - 0 COpM p a r t i c i p o u da Operação TROPICALEX FASE I e FASE I I , com ^ a FAT I I e o COMAT.

5 0 COpM tem experimentado uma mudança nos p e r f i s de i n t e r c e p t a -ção dos ALERTAS, com colisão pura e com curva de encaudamento. Temos a intenção de i m p l a n t a r este t i p o de t r e i n a m e n t o no Plano de Instrução para 1987. Apôs uma maior amostragem informaremos o r e s u l t a d o das i n t e r c e p t a -ções com o novo p e r f i l .

(14)

CONTINUAÇÃO ANEXO I I I - MENSREL COpM 1 - AGO/86

Brasília-DF, 01 de setembro de 1986

Do AJCC

Ao Maj P i n h e i r o

Assunto: Ocorrência

I - Transcrição de ocorrência lançada no l i v r o do Ajudante de Chefe C o n t r o l a d o r , t u r n o das 1400 às 2200, do d i a 31 de agosto de 1986:

"Por v o l t a das 1920Z o ACC CW informou-nos a r e s p e i t o do FA 036 que estava adiantado em seu vôo, estimando a entrada na posição Melo às 1952Z de 31/08 sendo que p e l a "AVO 141/86" a entrada era p r e v i s t a para' 0045Z de 01/09.

Foi tentado c o n t a t o com o Major Jordão (CODA) e logo após com o sobreaviso do COpM (Cap Donato). Como o c o n t a t o com o Major Jordão não se consumou, f o i contatado o Major Cerqueira que, c i e n t e do f a t o , d e t e r

-minou que a aeronave o r b i t a s s e sobre SBPA e que o a l e r t a passasse à 5' (SBSC) enquanto tomava as providências devidas.

Quando f o i ordenado que a aeronave o r b i t a s s e sobre PA a mesma jã se encontrava a 86 NM passadas, r e t o r n o u e i n i c i o u órbita aproximadamen-t e às 2039 no FL 330.

As 2053Z o Major C e r q a e i r a , após dar c i e n t e do f a t o ao Cel Mario José (SUBMAER), l i b e r o u a aeronave para que p r o s s e g u i s s e conforme plano' p r e v i s t o e que o a l e r t a r e t o r n a s s e à 45' (2054Z).

OBS - Os c o n t a t o s com ACC CW v i a TF2 CSL OI BR. Os c o n t a t o s com OPO SC v i a TF1 CSL B."

(15)

. Li

* A N E X O I I - MENSREL COpM 2 - AGO/86

QUESTIONÁRIO SOBRE OVNI' S (03 DE AGOSTO DE 1986)

1. Como e quando f o i que notou p e l a 1 — vez os o b j e t o s ?

Por v o l t a das 18:30hs P., quando em uma chácara no município de Vinhedo , observando o céu notou a presença de o b j e t o s estranhos que se desloca -vam com uma v e l o c i d a d e espantosa.

2. Quantos eram e em que posição estavam?

Eram aproximadamente s e i s o b j e t o s , que se deslocavam no s e n t i d o cida de de Vinhedo para a v e r t i c a l do A e r o p o r t o de Viracopos em Campinas e v i c e -versa.

3. Pode descrever o o b j e t o ?

%0 O objeto t i n h a a forma de uma grande e s t r e l a luminosa, que deslocava no

s e n t i d o acima mencionado, empregando uma v e l o c i d a d e a l t a , v a r i a n d o da cor branca ao a l a r a n j a d o ; e que o r a se deslocava s o z i n h o , o r a se deslo-cava agrupado com d o i s ou mais o b j e t o s .

4. Forma?

De uma e s t r e l a . 5. Tamanho?

Maior que uma e s t r e l a normal. 6. Cor?

Variando do branco ao a l a r a n j a d o . 7. Velocidade?

4fe Difícil de p r e c i s a r , devido a a l t a v e l o c i d a d e do o b j e t o .

8. Formação?

Aparecia às vezes sõ; o u t r a s vezes com mais de um o b j e t o . 9. Som?

Não e m i t i a som. ( dU C 10. Rasto?

Não deixava nenhum r a s t o . 11. Trajetória?

Retilínea. 12. Profundidade?

Sem condições de i n f o r m a r

(16)

CONTINUAÇÃO ANEXO I I - mENSREL COpM 1 - AGO/86 13. Duração da observação?

I n i c i o u - s e por v o l t a das 18:30hs e a t e ãs 19:10hs, momento em que l i g a v a para o CINDACTA, c o n t i n u a v a a v e r os o b j e t o s .

14. 0 o b j e t o mudou de aparência? de cor?

Não. A aparência c o n t i n u a v a a mesma, porém a sua c o r era a l t e r a d a . 15. Estava sozinho ou acompanhado? no caso afirmativo por quantas pessoas.

Estava acompanhado por mais 08 ( o i t o ) pessoas. 16. Distância do ponto de observação até o OVNI?

Não soube p r e c i s a r , mas informou que v i a p e r f e i t a m e n t e a olho nu. 17. Existência de provas físicas ( f o t o g r a f i a , f i l m e , amostras)?

Não.

18. Observação a olho nú ou com algum d i s p o s i t i v o ótico?

. ^0 A olho nú.

x 19. Condições de tempo presente (meteorológicas)?

Informou que as condições eram extremamentes visuais, com o céu todo estrelado. 20. Dados pessoais do observador:

- nome: José Joaquim P i n t o Nogueira

- endereço: Alameda Japurá, 155 - B a i r r o V i s t a A l e g r e - Vinhedo estado de São Paulo.

- idade: 32 anos

- grau de instrução: Grau S u p e r i o r ::

- ocupação p r i n c i p a l : Empresário - t e l e f o n e - (092) 763558

- p o s s u i ou não conhecimentos técnicos, no caso a f i r m a t i v o q u a i s .

Informou que não p o s s u i nenhum conhecimento a r e s p e i t o de W OVNIS, mas que ê a segunda vez que v i u t a i s o b j e t o s .

(17)

CONTINUAÇÃO ANEXO I I - MENSREL COpM 1 - AGO/86

Brasília-DF, 15 de agosto de 1986

Do AJCC

Ao Cap Franciscângelis

Assunto: Ocorrência

I - Transcrição de ocorrência lançada no l i v r o do Ajudante de Chefe C o n t r o l a d o r do d i a 12/08/86, t u r n o das 14:00 âs 22:00hs :

"O CTA ESPINDOLA ( s e t o r F8 do ACC) nos l i g o u ãs 2145Z v i a TF-1 com OI-BR que 04 aeronaves, a saber: SC 881, PT KPB, TF-365 e SC 144 reportavam, em posições d i f e r e n t e s , estarem a v i s t a n d o luzes em posições muito a l t a s . S o l i c i t a m o s que as aeronaves fossem o r i e n t a d a s a t e l e f o n a r para 248.6111 a c o b r a r , quando pousassem, e que deixassem o TEN MAZZINI

( O f i c i a l de Serviço no ACC) c i e n t e da situação.

V

4

Referências

Documentos relacionados

Tese apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Direito da PUC-Rio.. Aprovada pela Comissão Examinadora abaixo

Todavia, há poucos trabalhos sobre interferência de herbicidas no crescimento da cultura; portanto, visando avaliar os efeitos de amicarbazone e diuron + paraquat, estes foram

O arrematante adquire o bem(ns) no estado de conservação em que o mesmo se encontra e declara que tem pleno conhecimento de suas condições e instalações, nada tendo

Churchill e Paul (2000) também determinaram os tipos de custos, que pode influenciar muito o valor percebido pelos clientes, vejamos alguns tipos de custos: -

• Os municípios provavelmente não utilizam a análise dos dados para orientar o planejamento de suas ações;. • Há grande potencialidade na análise dos micro dados do Sisvan

A presente revisão bibliográfica abordará polímeros molecularmente impressos, onde aprofundamos os processos de obtenção desses materiais através dos métodos de

Pretendo, a partir de agora, me focar detalhadamente nas Investigações Filosóficas e realizar uma leitura pormenorizada das §§65-88, com o fim de apresentar e

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se