• Nenhum resultado encontrado

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL PRIMEIRO CENTRO INTEGRADO DE DEFESA AÉREA E CONTROLE DE TRAFEGO AÉREO DIVISÃO DE OPERAÇSES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL PRIMEIRO CENTRO INTEGRADO DE DEFESA AÉREA E CONTROLE DE TRAFEGO AÉREO DIVISÃO DE OPERAÇSES"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

T "

CONTINUAÇÃO DO .ANEXO I I - MENSREL COpM 1 - AGO/86

S E R V I Ç O P Ú B L I C O FEDERAL

PRIMEIRO CENTRO INTEGRADO DE DEFESA AÉREA E CONTROLE DE TRAFEGO AÉREO D I V I S Ã O DE OPERAÇSES P a r t e n9 156/CCTA/86 B r a s í l i a - D F , 13 de a g o s t o de 19 86 Do C h e f e d o ACC Ao OOP A s s u n t o : T r a n s c r i ç ã o d e O c o r r ê n c i a s A n e x o : 02 ( d o i s ) P e r g u n t õ r i o s I - E n c a m i n h o - v o s a t r a n s c r i ç ã o de o c o r r ê n c i a l a n ç a d a n o LRO d o ACC B S , n o d i a 12 A g o 8 6 , t u r n o d a s 1400P/2200P: 3 OPERACIONAIS: OVNIS -" - E n t r e 2140Z e 2150Z r e c e b e m o s r e p o r t e s d a s a e r o n a v e s : SC 144 (GL/CT F 310) e TF 536 (SP/DN F L 1 6 0 ) , com r e s p e i t o a mo-v i m e n t o s a é r e o s d e s c o n h e c i d o s . A p ó s o p o u s o d a s mesmas, o s Ccmandantes e n t r a r a m em c o n t a t o com o ACC BS s e n d o e n t ã o f e i t o o " P e r g u n t ó r i o " . B r a s í l i a - D F , 12 de a g o s t o de 1 9 8 6 .

(2)

CONTINUAÇÃO ANEXO I I - MENSREL COpM 1 : Q U E S T I Q M R I O AGO/86 1 . Como e q u a n d o f o i q u e n o t o u p e l a 1- v e z o s o b j e t o s ? O C o - P i l o t o o l h o u p e l a 1 - v e z ã s 2 1 5 0 Z 2 . Q u a n t o s e r a m e em q u e p o s i ç ã o e s t a v a m ? a 3 h o r a s d a A e r o n a v e m u i t o l o n g e . ( I i i d e t e r m i n a d o o n 9 de o b j e t o s ) 3. P o d e d e s c r e v e r o o b j e t o ? M u d a n d o d e t o n a l i d a d e d e b r a n c o p a r a o p a c o . ( A c r e d i t a v a que f o i r e -% . F o r m a ? . . . . , N gQ f l e x o d a l u z s o l a r ) 5. T a m a n h o ? I n d e f i n i d o 6. C o r ? B r a n c o 7 . V e l o c i d a d e ? I n d e t e r m i n a d a '8. F o r m a ç ã o ? • V . Som? N ã o 1 0 . R a s t o ? N ã o 1 1 . T r a j e t ó r i a ? S e n t i d o v e r t i c a l 1 2 . P r o f u n d i d a d e ? I n d e t e r m i n a d o 1 3 . D u r a ç ã o d a o b s e r v a ç ã o ? 5 m i n u t o s 1 4 . 0 o b j e t o m u d o u d e a p a r ê n c i a ? d e c o r ? d e b r a n c o b r i l h a n t e p a r a o p a c o 1 5 . E s t a v a s o z i n h o o u a c o m p a n h a d o ? n o c a s o a f i r m a t i v o p o r q u a n -t a s p e s s o a s S i m o ' C o - P i l o t o 1 6 . D i s t â n c i a d e p o n t o d e o b s e r v a ç ã o a t e o O V N I ? I n d e t e r m i n a d a . M u i t o l o n g e 1 7 . E x i s t ê n c i a d e p r o v a s f í s i c a s ( f o t o g r a f i a , f i l m e , a m o s t r a s ) ? N ã o 1 8 . O b s e r v a ç ã o a o l h o nu ou com a l g u m d i s p o s i t i v o ó t i c o ? A o l h o _ n ú 1 9 . C o n d i ç õ e s d e t e m p o p r e s e n t e ( m e t e o r o l ó g i c a s ) ? B o a s . V > £ 2 0 . D a d o s p e s s o a i s d o o b s e r v a d o r : - nome - G U I L H E R M E - e n d e r e ç o '- R u a B o j a b i n 9 4 0 , S ã o P a u l o - S P '. - i d a d e - 5 1 a n o s •' - g r a u d e i n s t r u ç ã o - C o l e g i a l - o c u p a ç ã o p r i n c i p a l - P i l o t o C o m e r c i a l - p o s s u i o u n ã o c o n h e c i m e n t o s t é c n i c o s , n o c a s o a f i r m a t i v o q u a i s . N ã o O b s . : E s t e p e r g u n t õ r i o r e f e r e - s e a uma i n f o r m a ç ã o d e s o l o . Q u a n d o u m á a e r o n a v e r e p o r t a r , d e v e r a f a z e r d e m a n e i r a s y c i n t a . t

(3)

CONTINUAÇÃO ANEXO I I - MENSREL COpMU - AGO/86

•• QUESTIONÁRIO

a .

Como e quando f o i q u e notou p e l a 1- v e z os o b j e t o s ?

CMDTE o b s e r v o u a p r o x . 2140Z _

Quantos eram e em que p o s i ç ã o estavam?

D o i s : 0 19 p o s i ç ã o 12 h o r a s , 309 acima d a ^ l i n h a do h o r i z o n t e , e o 29

Pode d e s c r e v e r o o b j e t o ? . "a d i r e i t a da Aeronave.

Corro uma e s t r e l a , aurrentando de tamanho

Forma? forrrando um h a l o (cerro se q u e i

L u z e s masse) h a v i a l u z do s o l , i l u m i -Tamanho? nando o h a l o . I n d e f i n i d o Cor? •1. 2 . 3. '4 . 5 . 6. B r a n c a 7. V e l o c i d a d e ? I n d e f i r j i d a 8 . Fo rma ç a o ? N ã o .9. Som? N ã o 10. Rasto? 19 N ã o ; 29 r a s t o pequeno .11. T r a j e t ó r i a ? Sentido H o r i z o n t a l 12. Profundidade?.' I n d e f i n i d o 13. D u r a ç ã o da o b s e r v a ç ã o ? Aproximadamente 3 (três) minutos 1:4. 0 objeto mudou de a p a r ê n c i a ? de c o r ?

Sim, de e s t r e l a v i r o u uma nuvem gasosa

1.5. E s t a v a sozinho ou acompanhado? no caso a f i r m a t i v o por quan-tas p e s s o a s , sim, uma ( C o - P i l o t o )

4-16. D i s t â n c i a do pontode o b s e r v a ç ã o a t é o OVNI? N ã o

17. E x i s t ê n c i a de provas f í s i c a s ( f o t o g r a f i a , f i l m e , a m o s t r a s ) ? N ã o

I S . O b s e r v a ç ã o a olho nu ou com algum d i s p o s i t i v o ótico? Olho n ú

19. C o n d i ç õ e s de tempo p r e s e n t e ( m e t e o r o l ó g i c a s ) ? Topo F L 310, GtffiEfc

CAVOK

20. Dados p e s s o a i s do observador: r" - nome - MANOEL JORGE PAIM DIAS

- e n d e r e ç o - RUA IRINO DOS SANTOS, 490 ILHA GOV. (RJ) 393-1490 - i d a d e - 4 4 anos - grau de i n s t r u ç ã o - N í v e l T é c n i c o ( C o n t a b i l i d a d e ) - o c u p a ç ã o p r i n c i p a l - P i l o t o . - p o s s u i ou nao conhecimentos t é c n i c o s , n o c a s o a f i r m a t i v o q u a i s . •• ; 0b s . : E s t e perguntorio r e f e r e - s e a uma i n f o r m a ç ã o d e s o l o .

Quando uma aeronave r e p o r t a r , d e v e r a f a z e r d e maneira syci_n t a .

(4)

MENSREL COpM 1 - AGO/86

Brasília-DF, 18 de agosto de 1986

Do AJ CC

Ao Cap Franciscângelis

Assunto: Ocorrência

I - Transcrição de Ocorrência lançada no l i v r o do Ajudante de Chefe C o n t r o l a d o r :

"Por solicitação do o f i c i a l de serviço no ACC, Ten Mazzini , r e g i s t r o que:

"As 22:14Z a STF GL informou ao ACC BS que 02 ( d o i s ) n a v i o s , quan do nas coordenadas 1830S03850W, r e p o r t a r a m à estação c o s t e i r a da EMBRATEL terem a v i s t a d o um o b j e t o voador de grandes dimensões d i r i g i n d o - s e para NW."

(5)

-CONTINUAÇÃO ANEXO I I - MENSREL COpM 1 - AGO/86

Brasília-DF, 01 de setembro de 1986

Do AJCC

Ao Cap Franciscângelis

Assunto: Ocorrência

I - Transcrição de ocorrência lançada no l i v r o do A j u d a n t e de Chefe C o n t r o l a d o r , t u r n o das 1400hsâs 2200, do d i a

28 de agosto de 1986:

As 00:00Z, o CTA ESPINDOTA nos i n f o r m o u que o TF585 estava avis -tando o b j e t o s voadores não i d e n t i f i c a d o s próximo a sua aeronave quando' o mesmo sobrevoava Uberaba. Sendo assim s o l i c i t a m o s a gravação de vídeo de SP e BR (das 00:03 ãs 00:20hsZ ) . Entramos em c o n t a t o com São Roque às 00:04Z e o 2S BREAZ i n f o r m o u que na CABEÇA RADAR não h a v i a nenhum ' p l o t e nas proximidades de Uberaba. Não conseguimos c o n t a t o com o radar Met de São Roque. Entramos em c o n t a t o com a TWR UB e s o l i c i t a m o s ao operador, 2S AUGUSTO, que pedisse para o comandante da aeronave que após o pouso em SBRP e n t r a s s e em c o n t a t o conosco para que pudéssemos f a z e r o Questionário . O CTA ESPINDOLA a c r e s c e n t o u que p o r v o l t a das 23:00Z o PP-EFC também observou na mesma posição e s t a l u z . Segue anexo a esta par te os 02 Questionários f e i t o ao p i l o t o e c o - p i l o t o do TF 585."

(6)

CONTINUAÇÃO A^EX© I I - MENSREL COpM 1 -

AGCÍ

/r,6

QUESTIONÁRIO

1. Como e quando f o i que notou p e l a 1 — vez os o b j e t o s ? Por v o l t a das 2040hs P, antes de A r a g u a r i

2. Quantos eram e em que posição estavam? 01 o b j e t o - às 03hs - rumo 195' 3. Pode descrever o o b j e t o ? Sim - o v a l 4. Forma? Oval 5. Tamanho? Tamanho de 1 b a n d e i r a n t e 6. Cor? Branca 7. Velocidade? 400 Km/h., acompanhava a aeronave 8. Formação? N i l 9. Som? N i l 10. Rasto? N i l 11. Trajetória?

Manteve a posição de 3hs, durante + 40 min - rumo 1 9 59 e se a f a s t o u em

São Joaquim da B a r r a , saída da TMA UB. Quando o b a n d e i r a n t e l i g a v a e d e s l i g a v a as luzes o o b j e t o f a z i a o mesmo.

12. Profundidade? N i l

13. Duração da observação? 40 minutos

14. O o b j e t o mudou de aparência? de cor? Não mudou de c o r

15. Estava sozinho ou acompanhado? no caso afirmativo por quantas pessoas. Acompanhada?, c o - p i l o t o e 11 p a s s a g e i r o s que também a v i s t a r a m

(7)

CONTINUAÇÃO I I - MENSREL COpM 1 - AGO/86

16. Distância do ponto de observação até o OVNI? Mais ou menos 5 Km, contudo sem precisão

17. Existência de provas físicas ( f o t r o g r a f i a , f i l m e , amostras)? Não

18. Observação a olho nu ou com algum d i s p o s i t i v o ótico? Olho nu

19. Condições de tempo p r e s e n t e (meteorológicas)? Céu c l a r o .

20. Dados pessoas do observador: - nome: Ivan Cordeiro de Mello

- endereço: Rua Guará - n9 2 20 5 - Ribeirão Preto-SP

- idade: 36 anos

- grau de instrução: C o l e g i a l

ocupação p r i n c i p a l : Aeronauta - P i l o t o da TAM

possui ou não conhecimentos técnicos, no caso a f i r m a t i v o q u a i s . Não p o s s u i conhecimentos técnicos.

(8)

4/U. J l í ^ p j / ^

CONTINUAÇÃO ANEXO I I - MENSREL COpM 1 - AGO/86 QUESTIONÁRIO

1. Como e quando f o i que notou p e l a 1 — vez os o b j e t o s ? Antes de A r a g u a r i

2. Quantos eram e em que posição estavam? 1 o b j e t o - às 03hs da aeronave

3. Pode descrever o o b j e t o ? Sim

4. Forma?

Semelhante a um f a r o l de trem de pouso 5. Tamanho? Sem condições de p r e c i s a r 6. Cor? Branca 7. Velocidade? 400 Km 8. Formação? N i l 9. Som? N i l 10. Rasto? N i l 11. Trajetória?

Acompanhava a aeronave e v a r i a v a rapidamente de nível e p i s c a v a a l u z quando b a n d e i r a n t e p i s c a v a as l u z e s .

12. Profundidade? N i l

13. Duração da observação? 40 minutos

14. O o b j e t o mudou de aparência? de cor? Não

15. Estava sozinho ou acompanhado? no caso afirmativo por quantas pessoas. Acompanhado, p i l o t o e 11 p a s s a g e i r o s

16. Distância do ponto de observação até o OVNI?

(9)

— —

w

A f o u t a / i *

Z, CONTINUAÇÃO ANEXO I I - MENSREL COpM 1 - AGO/86

\ 17. Existência de provas físicas ( f o t o g r a f i a , f i l m e , amostras)? Não

18. Observação a olho nü ou com algum d i s p o s i t i v o ótico?

0 Olho nü

19. Condições de tempo presente (meteorológicas)? Céu c l a r o

20. Dados pessoais do observador:

- nome: Antenor L u i z M a r t i n s M e l l o

- endereço: Rua Goiás - n9 233 - Ribeirão Preto-SP

- idade: 29 anos

- grau de instrução: S u p e r i o r

- ocupação p r i n c i p a l : Aeronauta - P i l o t o da TAM

- p o s s u i ou não conhecimentos técnicos, no caso a f i r m a t i v o quais Não p o s s u i conhecimentos técnicos.

V

tf tf

(10)

CONTINUAÇÃO DO ANEXO I I \ i I -. MENSREL CQpM 1 - AGO/86 Brasília-DF, 01 de setembro de 1986 Do AJCC Ao Cap Franciscângelis Assunto: Ocorrência

I - Transcrição de ocorrência lançada no l i v r o do Ajudante de Chefe C o n t r o l a d o r , t u r n o das 22:00hs ãs 06:00hs, do d i a 29 de agosto de 1986:

"Por v o l t a das 0816Z o VP 285 na r o t a SL/GL modulando na frequên -c i a 125.2 (U2 s e t o r ) do ACC-BS, i n f o r m o u e s t a r vendo OVNIS no t r e -c h o ' B a r r e i r a s / T a i i e , não f o i v i s u a l i z a d o nenhum r e t o r n o de eco p e l o nosso equipamento, o comandante da ANV f o i i n s t r u i d o a l i g a r para o t e l e f o n e ' 248.6111 para que pudesse ser f e i t o o questionário.

(11)

• A R X . J ^ p . j j / i *

CONTINUAÇÃO ANEXO I I - MENSREL COpM 1 - AGO/86 QUESTIONÁRIO

Este questionário f o i f e i t o ao c o - p i l o t o RALPH, do vôo 285 da VASP, o q u a l nos f o r n e c e u as s e g u i n t e s informações sobre os o b j e t o s v i sualizados no d i a 30/08/86, por v o l t a das 08:16Z:

a

1. Como e quando f o i que notou p e l a 1 — vez os o b j e t o s ? ^ CyCcj[oXjL^

Antes da posição TANE, âs 08:10Z. Posição de 2 horas S L ^ ° • ^ Q ^ Y C Í CLAÍ2CÍ>

2. Quantos eram e em que posição estavam? ~ I n i c i a l m e n t e apenas 01 (um) que desapareceu no h o r i z o n t e e q u a t r o1

minutos apôs apareceu um segundo o b j e t o 3. Pode descrever o o b j e t o ?

Ambos idênticos a uma e s t r e l a 4. Forma?

Ambos idênticos a uma e s t r e l a 5. Tamanho?

Tamanho intermediário e n t r e a e s t r e l a de Vénus e as demais 6. Cor?

Semelhante ãs das e s t r e l a s 7. Velocidade?

Sem condições de p r e c i s a r . 0 p r i m e i r o o b j e t o t i n h a aproximadamente duas vezes a v e l o c i d a d e do segundo

8. Formação? I s o l a d o s 9. Som? Não 10. Rastos? Não 11. Trajetória? Rumos 1 6 09 e 180' respectivamente 12. Profundidade? Sem condições de a v a l i a r 13. Duração da observação? 0 p r i m e i r o o b j e t o f o i observado cerca de 01 m i n u t o . 0 segundo cerca de 03 a 04 minutos

(12)

— p r

4 n x . a ^

/

^ i « V f t

CONTINUAÇÃO ANEXO I I - MENSREL COpM 1 - AGO/86

14. O o b j e t o mudou de aparência? de cor? Não

15. Estava sozinho ou acompanhado? no caso a f i r m a t i v o por quantas pessoas. Durante a observação do p r i m e i r o o b j e t o , estava sozinho.

Durante a do segundo, estava acompanhado do comandante e mais dois comissários

16. Distância do ponto de observação até o OVNI? Sem condições de a v a l i a r

17. Existência de provas físicas ( f o t o g r a f i a , f i l m e , amostras)? Não

18. Observação a olho nú ou com algum d i s p o s i t i v o s õtico? Observação a olho nú

19. Condições de tempo presente (meteorológicas)? Condições v i s u a i s

20. Dados pessoais do observador:

- nome: Mario Pinho Santos. (Conhecido como co-piloto RALPH). - endereço: Avenida Lacedemonia, 874 apto 72

B a i r r o Jardim B r a s i l - São Paulo - CEP: 04634 - idade: 33 anos

- grau de instrução: 2? grau

- ocupação p r i n c i p a l : Aeronauta

- p o s s u i ou não conhecimentos técnicos, no caso a f i r m a t i v o q u a i s . Não p o s s u i conhecimentos técnicos sobre o assunto.

(13)

ANEXO I I I - MENSREL COpM 1 - AGO/8 6

1 - No d i a 1.3/08/86 a aeronave A r g e n t i n a LV-JNI (PA-23) pousou f o r cada na r o d o v i a RS-155, a noroeste de SBSM, próximo a Ijuí.

2 - No d i a 29/08/86 o VASP 374D bloqueou Anápolis sem autorização' do ACC BS alegando condições meteorológicas adversas na a e r o v i a . A aerona ve voava na r o t a BR-GO-CY.

3 - No d i a 28/09/86 o canal 25 de SP f o i u t i l i z a d o p e l a ESQDA "Y" da AFA. A ESQDA f o i a l e r t a d a para t r o c a r o canal e está sendo tentada uma compatibilização das frequências com a AFA.

4 - 0 COpM p a r t i c i p o u da Operação TROPICALEX FASE I e FASE I I , com ^ a FAT I I e o COMAT.

5 0 COpM tem experimentado uma mudança nos p e r f i s de i n t e r c e p t a -ção dos ALERTAS, com colisão pura e com curva de encaudamento. Temos a intenção de i m p l a n t a r este t i p o de t r e i n a m e n t o no Plano de Instrução para 1987. Apôs uma maior amostragem informaremos o r e s u l t a d o das i n t e r c e p t a -ções com o novo p e r f i l .

(14)

CONTINUAÇÃO ANEXO I I I - MENSREL COpM 1 - AGO/86

Brasília-DF, 01 de setembro de 1986

Do AJCC

Ao Maj P i n h e i r o

Assunto: Ocorrência

I - Transcrição de ocorrência lançada no l i v r o do Ajudante de Chefe C o n t r o l a d o r , t u r n o das 1400 às 2200, do d i a 31 de agosto de 1986:

"Por v o l t a das 1920Z o ACC CW informou-nos a r e s p e i t o do FA 036 que estava adiantado em seu vôo, estimando a entrada na posição Melo às 1952Z de 31/08 sendo que p e l a "AVO 141/86" a entrada era p r e v i s t a para' 0045Z de 01/09.

Foi tentado c o n t a t o com o Major Jordão (CODA) e logo após com o sobreaviso do COpM (Cap Donato). Como o c o n t a t o com o Major Jordão não se consumou, f o i contatado o Major Cerqueira que, c i e n t e do f a t o , d e t e r

-minou que a aeronave o r b i t a s s e sobre SBPA e que o a l e r t a passasse à 5' (SBSC) enquanto tomava as providências devidas.

Quando f o i ordenado que a aeronave o r b i t a s s e sobre PA a mesma jã se encontrava a 86 NM passadas, r e t o r n o u e i n i c i o u órbita aproximadamen-t e às 2039 no FL 330.

As 2053Z o Major C e r q a e i r a , após dar c i e n t e do f a t o ao Cel Mario José (SUBMAER), l i b e r o u a aeronave para que p r o s s e g u i s s e conforme plano' p r e v i s t o e que o a l e r t a r e t o r n a s s e à 45' (2054Z).

OBS - Os c o n t a t o s com ACC CW v i a TF2 CSL OI BR. Os c o n t a t o s com OPO SC v i a TF1 CSL B."

(15)

. Li

* A N E X O I I - MENSREL COpM 2 - AGO/86

QUESTIONÁRIO SOBRE OVNI' S (03 DE AGOSTO DE 1986)

1. Como e quando f o i que notou p e l a 1 — vez os o b j e t o s ?

Por v o l t a das 18:30hs P., quando em uma chácara no município de Vinhedo , observando o céu notou a presença de o b j e t o s estranhos que se desloca -vam com uma v e l o c i d a d e espantosa.

2. Quantos eram e em que posição estavam?

Eram aproximadamente s e i s o b j e t o s , que se deslocavam no s e n t i d o cida de de Vinhedo para a v e r t i c a l do A e r o p o r t o de Viracopos em Campinas e v i c e -versa.

3. Pode descrever o o b j e t o ?

%0 O objeto t i n h a a forma de uma grande e s t r e l a luminosa, que deslocava no

s e n t i d o acima mencionado, empregando uma v e l o c i d a d e a l t a , v a r i a n d o da cor branca ao a l a r a n j a d o ; e que o r a se deslocava s o z i n h o , o r a se deslo-cava agrupado com d o i s ou mais o b j e t o s .

4. Forma?

De uma e s t r e l a . 5. Tamanho?

Maior que uma e s t r e l a normal. 6. Cor?

Variando do branco ao a l a r a n j a d o . 7. Velocidade?

4fe Difícil de p r e c i s a r , devido a a l t a v e l o c i d a d e do o b j e t o .

8. Formação?

Aparecia às vezes sõ; o u t r a s vezes com mais de um o b j e t o . 9. Som?

Não e m i t i a som. ( dU C 10. Rasto?

Não deixava nenhum r a s t o . 11. Trajetória?

Retilínea. 12. Profundidade?

Sem condições de i n f o r m a r

(16)

CONTINUAÇÃO ANEXO I I - mENSREL COpM 1 - AGO/86 13. Duração da observação?

I n i c i o u - s e por v o l t a das 18:30hs e a t e ãs 19:10hs, momento em que l i g a v a para o CINDACTA, c o n t i n u a v a a v e r os o b j e t o s .

14. 0 o b j e t o mudou de aparência? de cor?

Não. A aparência c o n t i n u a v a a mesma, porém a sua c o r era a l t e r a d a . 15. Estava sozinho ou acompanhado? no caso afirmativo por quantas pessoas.

Estava acompanhado por mais 08 ( o i t o ) pessoas. 16. Distância do ponto de observação até o OVNI?

Não soube p r e c i s a r , mas informou que v i a p e r f e i t a m e n t e a olho nu. 17. Existência de provas físicas ( f o t o g r a f i a , f i l m e , amostras)?

Não.

18. Observação a olho nú ou com algum d i s p o s i t i v o ótico?

. ^0 A olho nú.

x 19. Condições de tempo presente (meteorológicas)?

Informou que as condições eram extremamentes visuais, com o céu todo estrelado. 20. Dados pessoais do observador:

- nome: José Joaquim P i n t o Nogueira

- endereço: Alameda Japurá, 155 - B a i r r o V i s t a A l e g r e - Vinhedo estado de São Paulo.

- idade: 32 anos

- grau de instrução: Grau S u p e r i o r ::

- ocupação p r i n c i p a l : Empresário - t e l e f o n e - (092) 763558

- p o s s u i ou não conhecimentos técnicos, no caso a f i r m a t i v o q u a i s .

Informou que não p o s s u i nenhum conhecimento a r e s p e i t o de W OVNIS, mas que ê a segunda vez que v i u t a i s o b j e t o s .

(17)

CONTINUAÇÃO ANEXO I I - MENSREL COpM 1 - AGO/86

Brasília-DF, 15 de agosto de 1986

Do AJCC

Ao Cap Franciscângelis

Assunto: Ocorrência

I - Transcrição de ocorrência lançada no l i v r o do Ajudante de Chefe C o n t r o l a d o r do d i a 12/08/86, t u r n o das 14:00 âs 22:00hs :

"O CTA ESPINDOLA ( s e t o r F8 do ACC) nos l i g o u ãs 2145Z v i a TF-1 com OI-BR que 04 aeronaves, a saber: SC 881, PT KPB, TF-365 e SC 144 reportavam, em posições d i f e r e n t e s , estarem a v i s t a n d o luzes em posições muito a l t a s . S o l i c i t a m o s que as aeronaves fossem o r i e n t a d a s a t e l e f o n a r para 248.6111 a c o b r a r , quando pousassem, e que deixassem o TEN MAZZINI

( O f i c i a l de Serviço no ACC) c i e n t e da situação.

V

4

Referências

Documentos relacionados

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se

Informou ainda quz naquzlz momznto (Aproxi madamzntz ãs 20:40?) havia przcipitação 5 vista zm Anápolis. O VASP 229, quz decolara dz Goiânia com dzstino a São Paulo,

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

• Os municípios provavelmente não utilizam a análise dos dados para orientar o planejamento de suas ações;. • Há grande potencialidade na análise dos micro dados do Sisvan

Objetivou-se comparar a capacidade de três protocolos para obtenção do PRP em humanos, de única (ANITUA et al., 1999) e de dupla centrifugação (SONNLEITNER et al., 2000; VENDRAMIN

Churchill e Paul (2000) também determinaram os tipos de custos, que pode influenciar muito o valor percebido pelos clientes, vejamos alguns tipos de custos: -

E, quando se trata de saúde, a falta de informação, a informação incompleta e, em especial, a informação falsa (fake news) pode gerar danos irreparáveis. A informação é

continua patente a ausência de uma estratégia de desenvolvimento sustentável, o que poderá ser consequência ser tão insignificante que tal preocupação ainda não se

Neste momento, as informações colhidas são enviadas para o Centro de Operações Militares (COpM) do CINDACTA (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Trafego

Para Souza (2004, p 65), os micros e pequenos empresários negligenciam as atividades de planejamento e controle dos seus negócios, considerando-as como uma

Tese apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Direito da PUC-Rio.. Aprovada pela Comissão Examinadora abaixo

Todavia, há poucos trabalhos sobre interferência de herbicidas no crescimento da cultura; portanto, visando avaliar os efeitos de amicarbazone e diuron + paraquat, estes foram

O arrematante adquire o bem(ns) no estado de conservação em que o mesmo se encontra e declara que tem pleno conhecimento de suas condições e instalações, nada tendo

[r]

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

Responsáveis por PSC afirmam que eles são mais do que meros sistemas de mudanças de comportamentos, mas sua.. ênfase está em mudanças de

Para tanto, foi identificado o seguinte problema de pesquisa: Qual é a percepção dos oficiais superiores (altas patentes) da Polícia Militar do Estado de São Paulo quanto

O presente trabalho teve por objetivo descrever as políticas de internacionalização dos cursos técnicos profissionalizantes do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula

Por isso, tenha cuidado para que as crianças não se aproximemdo forno quando este está ligado. • Não coloque panelas com pouca estabilida- de ou deformadas sobre os queimadores, a

A presente revisão bibliográfica abordará polímeros molecularmente impressos, onde aprofundamos os processos de obtenção desses materiais através dos métodos de

Pretendo, a partir de agora, me focar detalhadamente nas Investigações Filosóficas e realizar uma leitura pormenorizada das §§65-88, com o fim de apresentar e