• Nenhum resultado encontrado

Segunda-feira O que é discernimento? O bom senso o guardará, e o discernimento o protegerá. Provérbios 2:11 1)ENTENDENDO: Você sabe qual é a

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Segunda-feira O que é discernimento? O bom senso o guardará, e o discernimento o protegerá. Provérbios 2:11 1)ENTENDENDO: Você sabe qual é a"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Segunda-feira – O que é discernimento?

“O bom senso o guardará, e o discernimento o protegerá.” Provérbios 2:11

1)ENTENDENDO: Você sabe qual é a diferença entre entendimento, sabedoria e discernimento? Pesquise no dicionário e escreva o significado abaixo:

a) Sabedoria: ... ... ... b) Entendimento: ... ... ... c) Discernimento: ... ... ... ➔ A sabedoria é o conhecimento, o entendimento é a compreensão do conhecimento e o discernimento é a aplicação desse conhecimento. Esses três conceitos juntos podem ser aplicados em qualquer área da nossa vida. Espiritualmente falando, às vezes, você conhece um versículo da Palavra de Deus, mas não o compreende e nem consegue colocá-lo em prática. Isso acontece porque talvez você tenha o conhecimento, mas não tenha o discernimento para a aplicação. Ter discernimento não é somente saber o que fazer, mas é também saber como fazer, onde fazer e qual o melhor momento para fazer.

2) MEMORIZANDO: É importante começarmos a semana bem decorando a Palavra de Deus. Dê o seu melhor e não pule este passo. Está muito fácil. Memorize o verso de hoje, escreva em um papel e coloque em um lugar que você verá constantemente. ( ) Eu fiz. Faça isso ao longo da semana.

3)TIRANDO A LIÇÃO: Quantas vezes você se viu em uma situação de perigo e conseguiu fugir? Quantas vezes teve que tomar decisões que poderiam mudar drasticamente sua vida, mas mesmo assim às tomou? Quais foram os resultados? Valeu a pena? Se, assim como eu, você pediu direção do Senhor, aposto que deu tudo certo! Caso contrário, suponho que você se arrependeu e as consequências dessa decisão deixaram marcas em você. O discernimento nos guia. “A sabedoria o livrará do caminho dos maus, dos homens de palavras perversas” (Provérbios 2:12). O rei Salomão entendia a importância de ter discernimento nas decisões que tomava “Dá-me sabedoria e conhecimento, para que eu possa liderar esta nação, pois, quem pode governar este teu grande povo?” (2Crônicas 1:10).

➔ E quanto a você? Consegue perceber o quanto é importante ter sabedoria e discernimento? Tomamos decisões todos os dias de nossas vidas, e é normal sempre querer acertar. Hoje você aprendeu que o discernimento é necessário para tomar as melhores

(2)

decisões, mas você ainda deve estar se perguntando: Como consigo? Como é isso na prática? Continue fazendo a meditação desta semana e Deus te ensinará isso e muito mais! 4)DECIDINDO: Deus te convida hoje a experimentar mais dEle. Você não precisa mais andar sozinho(a), não precisa mais carregar os pesos de decisões erradas. Hoje Ele te convida a uma vida de entrega e de entendimento, se aproxime de Deus e Ele se aproximará de você. ( ) Decido fazer toda a meditação dessa semana pela manhã para que possa colocar em prática durante o dia. ( ) Decido não tomar decisões sem antes orar e pedir direção de Deus. ( ) Decido me aconselhar com alguém mais espiritual antes de tomar uma decisão muito importante. ( ) Vou orar por discernimento durante essa semana todos os dias as __horas. Outra decisão: ... ... 5) COMPARTILHANDO COM DEUS: Ore, peça a Deus o discernimento. Entregue a Ele todas suas decisões, confie naquele que tem os melhores planos para você.

Terça-feira: Discernimento X Sentimentos/Emoções

“Quem confia em si mesmo é insensato, mas quem anda segundo a sabedoria não corre perigo.” Provérbios 28:26

1)ENTENDENDO: Nosso Deus tem sentimentos! O Criador também nos deu sentimentos, pois somos à imagem de Deus. Mas, com a entrada do pecado no mundo nossos sentimentos foram afetados, pois o pecado quer distorcer tudo que Deus criou para ser bom. Por causa disso, nossos sentimentos podem nos enganar, nos prender, nos desviar do foco e causar sofrimento “O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?” (Jr 17:9). E é por saber disso que Deus nos convida a levar uma vida baseada na sabedoria e não em nossas emoções.

Agora, pegue cada parte do versículo e explique o que entendeu:

a) “Quem confia em si mesmo é insensato: ... ... ... ... b) “...quem anda segundo a sabedoria não corre perigo”: ... ... ... ... 2)MEMORIZANDO: Memorize o versículo de hoje e converse com alguém do G.A. sobre alguma situação em sua vida que esse versículo poderia ser representado. ( ) Memorizei e falei.

3)TIRANDO A LIÇÃO: Os sentimentos moldam nossa personalidade e dão significado às nossas experiências. Também nos ajudam a ser criativos e a nos conectar com outras pessoas. Deus quer que tenhamos sentimentos bons, que sejamos capazes de experimentar Sua paz, mas precisamos estar atentos e não podemos permitir que nosso coração determine nossos atos. O Espírito Santo nos guia para que tenhamos discernimento para entender quando um sentimento precisa ser deixado de lado para que a obra do Senhor continue. Nesse momento colocamos em prática o agir primeiro e sentir depois! Se aconselhar antes de grandes decisões, bem como não se levar por emoções que mais tarde possam lhe causar mal, são passos importantes! Jesus quer que sejamos sábios em nossas escolhas e que tenhamos discernimento para sabermos distinguir nossas amizades e relacionamentos. Quando lidamos bem com nossos sentimentos, eles nos ajudam a viver melhor. ➔ Analisar os sentimentos

(3)

debaixo da orientação de Deus, pode ajudar a reconhecer e resolver problemas, além de aumentar nossa intimidade com o Pai. Atualmente o medo, devido a pandemia, tem sido o sentimento que mais predomina em muitos. O medo tem impedido você de fazer a obra, de pregar o evangelho, de ir ao culto? O medo tem nos separado dos outros, nos distanciado! Suas emoções têm dirigido sua vida? Precisamos ser sábios! Tudo o que nos escraviza não provém de Deus, pois Deus nos chama para a liberdade mediante a morte de Jesus Cristo (Gálatas 5:1). Deleite-se no Senhor e peça para ter discernimento. Não confie em suas emoções, mas encontre descanso e paz andando segundo a sabedoria do Senhor.

4)DECIDINDO: Marque pelo menos 3 decisões: ( ) Decido ser uma pessoa que confia no que Deus deixou escrito para você. ( ) Decido rever minhas amizades e pedir sabedoria de Deus para escolher meus relacionamentos. ( ) Decido não deixar o medo de doença alguma me dominar, confiarei no Senhor e pedirei dEle discernimento. ( ) Decido voltar a servir ao Senhor com todo o meu coração ( ) ministério ( ) culto ( ) Senib ( ) G.A. ( ) Decido pedir de Deus a melhor forma para que eu volte aos cultos presenciais e Senib.

5) COMPARTILHANDO COM DEUS: Ore a Deus pedindo que Ele dê a você controle sobre suas emoções. Às vezes, isso é muito difícil, mas nosso Pai sabe quando queremos acertar e nos ajuda na hora da dificuldade.

Quarta-feira: Como obter discernimento?

“A explicação das tuas palavras ilumina e dá discernimento aos inexperientes.” Salmos 119:130

1)ENTENDENDO: Responda:

a) O que significa a expressão “Palavra de Deus nos ilumina”? ... ... ... ... b) O que é ser uma pessoa inexperiente? ... ... ... ... c) O que você entende por ter discernimento? ... ... ... ... ➔ A Palavra de Deus nos traz muitos benefícios, por isso Deus quer tanto que você fale, medite e pratique essa Palavra diariamente em sua vida. A habilidade de revelar o cerne das coisas é dada a todos aqueles que pedem e clamam por ela (Sl 119:125, Pv 1:20). O discernimento vem do Senhor e do exercício constante de ler e meditar em Sua Palavra (Sl 119:99, Pv 1:7), pois só assim nós conseguimos conhecer a mente do Pai, seus pensamentos e sua vontade (1Co 2:16). Deus nos mostra claramente na Sua Palavra o que devemos fazer e as consequências para as escolhas erradas. Tem coisas que são claras e outras que Deus vai apenas direcionar com os melhores conselhos.

2)MEMORIZANDO: A Palavra de Deus é lâmpada que ilumina os nossos passos e luz que clareia o nosso caminho! Decore o versículo de hoje para sempre ter o direcionamento de Deus no seu coração. Compartilhe com alguém do seu G.A. após memorizar. ( ) Fiz.

3)TIRANDO A LIÇÃO: Nosso maior exemplo de pessoa com discernimento é Jesus! Constantemente Ele era confrontado pelos mestres da lei em questões de difícil julgamento,

(4)

mas Jesus sempre sabia responder cada questão com discernimento, veja os exemplos em João 8.1-9 e Mt 22.15-17.

Agora leia os versículos abaixo e tire uma lição de cada um deles:

Versículo O que diz? Qual a lição?

Sl 119:129-130

Pv. 14:8

Pv. 15:21

Pv. 2:1-6

➔ Quando você lê, estuda e medita na Palavra de Deus você está entrando na mente do próprio Criador de todo o universo. Você tem acesso à mente mais inteligente e sábia que ciência nenhuma pode explicar, então reflita: Você está acima da média da sociedade, pois tem a mente de Cristo, “o homem espiritual tem a percepção de todas as coisas, e isso incomoda e confunde o homem do mundo, que não pode de maneira nenhuma entender o homem espiritual.” 1Co 2.15 (VIVA).

4)DECIDINDO: Você tem ficado com dúvidas em certas áreas da sua vida? Ou sempre tem dificuldades em tomar decisões? Talvez você esteja precisando mais da Palavra de Deus! Faça decisões que te levarão a ter mais discernimento.

( ) Vou fazer um estudo bíblico na próxima semana sobre ( ) sabedoria ( ) discernimento, pois ( ) preciso me aprofundar nisso, ou ( ) quero conhecer mais. ( ) Vou orar por pedindo discernimento na área ( ) profissional ( ) familiar ( ) educacional ( ) ministerial - todos os dias as __horas.

5)COMPARTILHANDO COM DEUS: Converse com Deus sobre suas dificuldades. Peça à Ele mais amor pela Sua Palavra e fale o quanto você anseia conhecê-lo mais. Separe esse momento para louvá-lo por sua infinita sabedoria.

Quinta-feira: Praticando o discernimento

“Se o sábio der ouvidos, aumentará seu conhecimento, e quem tem discernimento obterá orientação.” Provérbios 1:5

1) ENTENDENDO: Responda:

a) Cite 3 formas que você pode dar ouvidos a Deus? ... ... ... ... b) Quais são as características de quem tem discernimento? ... ... ... ...

(5)

... c) Qual a diferença entre o sábio e o tolo? ... ... ... ... ... d) Escreva com outras palavras o versículo de hoje explicando para alguém:

... ... ... ... ... ➔ Agora que você já sabe como obter o discernimento e compreende a importância dele para a sua vida, chegou o momento de analisarmos como podemos colocá-lo em prática no nosso dia a dia. Depois que você entende o âmago das coisas, que você obtém a sabedoria e entendimento, diferentes circunstâncias vão acontecer na sua vida para que você possa colocar todo o seu conhecimento em prática. Quando temos discernimento não escolhemos errado e consequentemente vivemos uma vida que agrada a Deus.

2) MEMORIZANDO: Guardar a Palavra de Deus vai aumentar o seu conhecimento, então não pule essa etapa. Para facilitar a memorização faça um desenho do versículo de hoje e depois envie para seu G.A. ( )Memorizei.

3) TIRANDO A LIÇÃO: A Bíblia fala que devemos viver pela verdade: “cingindo-se com o cinto da verdade” (Efésios 6:14) e que não devemos deixar as nossas emoções controlar a nossa vida. As consequências de vivermos por nossas emoções são inúmeras, mas os benefícios de viver uma vida com discernimento é muito maior. Análise as situações em que podemos aplicar o discernimento:

a) Pv. 17:28 ( ) Para governar/liderar as pessoas. b) Pv. 24:3 ( ) Gerenciar a família.

c) Pv. 28:16 ( ) Com a Palavra de Deus.

d) Pv. 8:8-9 ( ) Saber o momento de falar e calar.

➔ Existem muitos versículos e exemplos que poderiam ser colocados aqui sobre como agir corretamente em situações que passamos em nossas vidas, mas esses 4 exemplos acima dão uma pequena demonstração de como a Escritura é instrumento de grande valia. Portanto estude, medite, encha-se da Palavra de Deus, pois ela lhe dará sabedoria e discernimento. Dessa forma seu caminho não será nebuloso (Ec 2:14), você terá forças para enfrentar as dificuldades (Ec 7:19), saberá a hora certa de agir (Ec 8:5) e terá aversão ao mal (Ec 10:2).

(6)

4)DECIDINDO: Meditação sem decisão não vale a pena, então faça pelo menos duas decisões: ( ) Decido ler Salmos 119 e listar 10 benefícios da Palavra de Deus para minha vida. ( ) Decido estudar um capítulo de Provérbios e listar 5 atitudes boas e 5 consequências para atitudes tolas.

( ) Decido ler um capítulo de Provérbios todos os dias até o final do ano.

( ) Decido memorizar um versículo de Provérbios por dia, durante um mês. ( ) Decido ... 5)COMPARTILHANDO COM DEUS: Tire pelo menos 5 minutos hoje para conversar com Deus, entregue seu coração e sua vontade de conhecer cada vez mais a vontade de Deus para sua vida. Peça para que Ele se revele a você através da Bíblia e que você tenha o coração sensível e disposto a obedecer.

Sexta-feira: Frutos do Discernimento

“Então você entenderá o que é justo, direito e certo, e aprenderá os caminhos do bem.” Provérbios 2:9

1)ENTENDENDO: Responda:

a) Para Deus, o que é justo, direito e certo? ... ... ... ... ... b) Por quais caminhos Deus quer que a gente vá?... ... ... ... c) O que pode te atrapalhar de escolher o caminho certo? ... ... ... ... ... ➔ Agora que já sabemos o que é e como alcançar discernimento, vamos descobrir os frutos que ele gera em nossas vidas. Leia o versículo de hoje na versão viva: “Deus fará de você uma pessoa justa, equilibrada e que sabe tomar decisões certas.” Escreva o significado das palavras. d) Justo:... ... e) Equilibrado: ... ... f) Certo: ... ... ➔ Agora reescreva o versículo trocando as palavras por seu significado: ... ... ... ➔ Você sabe a diferença entre discernimento e sabedoria? Com o discernimento você compreende a verdade sobre uma questão para poder agir de forma honesta, correta e assim ter bons resultados. Portanto, sabedoria é saber aplicar o discernimento. Uma vez que você

(7)

age sabiamente, isso gera frutos bons, é claro que a falta de sabedoria também leva a frutos ruins, mas hoje vamos focar no que o discernimento traz de bom para minha vida e para a sua. 2) MEMORIZANDO: Para uma árvore crescer forte, sadia e ter bons frutos, deve ser regada, adubada e tratada com muito cuidado. A mesma importância que água e adubos têm para uma árvore, assim a Palavra de Deus é importante nossas vidas, por isso decore o versículo de hoje para que seus frutos sejam doces e agradáveis. ( ) Decorei.

3)TIRANDO A LIÇÃO: O discernimento gera sabedoria, bom senso, justiça. Leia com atenção; Pv 2:11-13, 16, 20-21 na versão Viva e escreva dentro das imagens 5 frutos que a pessoa com discernimento receberá: “O bom senso e a inteligência protegerão você de decisões erradas. Eles não deixarão que você ande pelo caminho do mal, ou viva junto do homem que só sabe criticar e ofender os outros. Eles afastarão você dos homens que preferem andar pelos escuros caminhos do pecado em vez de andar pelo caminho da justiça. A sabedoria do Senhor pode livrar você das palavras doces e mentirosas da prostituta. A sabedoria fará você andar pelo caminho certo, o caminho dos justos. Pois os justos aproveitarão todas as coisas boas que a vida tem para oferecer; a terra pertencerá a quem obedeceu a Deus de todo o seu coração.”

➔Quando temos discernimento, sabemos como lidar com todas as áreas das nossas vidas. É claro que não é uma tarefa simples, mas com uma busca diária a Palavra de Deus estará "fincada" em nosso coração. Obter mais de Deus, é como uma grande conquista. Sua Palavra é poderosa, forte e suficiente para manter puro um coração que busca o discernimento do Senhor.

4) DECIDINDO: Agora decida cultivar os bons frutos do discernimento em sua vida. Escolha 2 dos frutos acima e tome uma decisão que o ajudará a melhorar nessa área.

Fruto ... ➔Decido ... ... Fruto ... ➔Decido ... ... 5) COMPARTILHANDO COM DEUS: Ore agradecendo a Deus por Ele lhe dar a oportunidade de aprender sobre discernimento. Peça a Ele que lhe dê discernimento em seus momentos de meditação e leitura da Palavra. Assim você terá bom senso, saberá discernir entre o bem e o mal e se parecer mais com Ele.

Referências

Documentos relacionados

No presente trabalho, o etoxazol foi estu- dado nas doses de 1,1 a 5,5 g i.a./100 L de água, sendo que, na dose de 5,5 g i.a./100 L de água, dose próxima à de registro comercial

Consoante à citação acima, destaca-se mais uma vez a contraposição de Pascal em relação ao racionalismo hegemônico no século XVII, pois, enquanto os filósofos implicados

Figura 7: Execução do programa de instalação de aplicações Escola Secundária Artística de Soares dos Reis 13.. Figura 8: O programa de instalação

As principais características deste agente são: avaliação do diálogo sobre as emoções, representação do modelo de personalidade Big-Five e impacto dos valores

O presente estudo realizou uma análise descritiva, observacional e retrospectiva de pacientes atendidos no ambulatório de Hematologia do Hospital de Base de Brasília, no

ponto de acesso sem fios, você pode se conectar ao projetor sem fios através do ponto de acesso usando o software de rede da Epson.. Instalação do módulo de LAN

1º - Aprovar “ad referendum” o Projeto Pedagógico do Curso de Formação Inicial e Continuada de Língua Brasileira de Sinais Intermediário I e II do

Visto que a formulação em álgebra de Grassmann da teoria quântica de muitas partículas em temperatura finita é uma ferramenta bastante poderosa e que permite desenvolver