• Nenhum resultado encontrado

Conheça boas práticas de profissionais da educação como você e se inspire em quem já está transformando a educação em sua realidade!

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Conheça boas práticas de profissionais da educação como você e se inspire em quem já está transformando a educação em sua realidade!"

Copied!
80
0
0

Texto

(1)
(2)

Conheça boas práticas de

profissionais da educação como

você e se inspire em quem já está

transformando a educação em

sua realidade!

(3)

Realização Conectando Saberes Fundação Lemann Projeto gráfico e diagramação Noctua Art Revisão Fundação Lemann

(4)

Sumário

Introdução

ao Conectando

Boas Práticas

1

Práticas de gestão escolar

4

Práticas de

sala de aula

2

Quem apoia o

Conectando Boas Práticas

5

Práticas de

formação continuada e

coordenação pedagógica

(5)

Introdução

A realização do Conectando Boas Práticas evidenciou algo que já era visto dentro da rede Conectando Saberes: a quantidade de professores, coordenadores pedagógicos e diretores escolares dispostos a impactar positivamente a aprendizagem de seus alunos onde quer que estejam. Foram mais de 6 mil projetos inscritos de todas as Unidades Federativas do país, mostrando que em cada canto do Brasil existem profissionais engajados com uma educação de qualidade.

Neste livro eletrônico, reunimos as melhores práticas do

Maranhão selecionadas pelos núcleos da Conectando Saberes para reconhecer o trabalho de cada educador e educadora que aplica uma boa prática em sua escola. Ao fazer isso, queremos evidenciar esses profissionais que transformam a educação diariamente, porque valorizar a educação é, antes de tudo, valorizar o trabalho de quem está no chão da escola.

Aos autores e autoras dos projetos selecionados, o nosso mais sincero agradecimento pela colaboração com o Conectando Boas Práticas. Podem ter certeza que o trabalho que realiza no Maranhão reverbera na educação de todo o Brasil. Ao leitor ou leitora, esperamos que as práticas sirvam de inspiração para seu trabalho, afinal somos todos peças fundamentais para promover uma educação justa e de qualidade.

(6)

Práticas de sala de aula

Esta categoria reúne boas práticas realizadas

na Educação Básica por professores e

professoras em sala de aula.

2

(7)

Sarau nas Escolas

O livro paradidático nasce de uma necessidade de literaturas

para os anos iniciais, desde a Educação Infantil.

Núcleo Conectando Saberes: São Luís

Maranhão

Autoria:

Surama Caldas Guimarães Sandes

Informações

Disciplina Linguagens

Etapa educacional

1º ano do Ensino Fundamental Competências gerais da BNCC trabalhadas:

Repertório Cultural

Descrição do projeto

Objetivo

Promover e estimular a leitura de personalidades maranhenses e suas obras, apresentando aos estudantes da pré-escola e anos iniciais do Ensino Fundamental uma proposta lúdica e muito prazerosa do livro paradidático “Sarau nas escola”.

Metodologia

Apresentação, na roda de leitura, do livro Sarau nas escolas. A professora permitirá que as crianças possam manusear o livro e perceber o que os alunos conhecem dos locais e poetas que estão na obra Sarau nas Escolas. Leitura de imagens, fotos das cidades e espaços públicos para apreciação e conhecimento dos lugares que levam o nome das personalidades maranhenses. Realização de leituras dos textos poéticos que se encontram no livro, enfatizando nome do autor e título do poema. Leitura das biografias constantes no livro permitindo que os estudantes entrem em contato com esse gênero textual.

(8)

Recursos utilizados

Livro paradidático Sarau nas Escolas, poemas e imagens de personalidades maranhenses como: Arthur Azevedo; Benedito Leite, Catarina Mina; Gonçalves Dias, Maria Firmina.

Avaliação

A avaliação será realizada de forma sistemática durante a execução do projeto. Quanto aos instrumentos utilizaremos a observação, o registro, além de uma entrevista sobre o que aprenderam a partir da situações didáticas que experienciaram.

Impacto

Que os alunos aprendam de forma significativa, sobre os poetas e personalidades maranhenses, obras e monumentos históricos da cidade de São Luís.

(9)

Sarau da Cecília Meireles

Trabalhar com o texto poético foi uma oportunidade de ir

além da decodificação de um código, a emoção tão presente

no trabalho com o texto poético despertou a imaginação

criadora dos alunos.

Núcleo Conectando Saberes: Timon

Maranhão

Autoria:

Maria Vera Sousa Rodrigues

Informações

Disciplina Linguagens

Etapa educacional

2º ano do Ensino Fundamental Competências gerais da BNCC trabalhadas:

Repertório Cultural, Comunicação

Descrição do projeto

Objetivo

Fomentar o processo alfabetização por meio do gênero poema, envolvendo alunos, escola e família em atividades de leitura e produção. Incentivar o prazer pela leitura e despertar o apreço à poesia.

Metodologia

Leitura individual e coletiva; Produção de textos verbais e não verbais.

Recursos utilizados

Livro “Ou isto ou Aquilo” de Cecília Meireles. Palco e microfone para leituras. Cenário para apresentação final dos textos lidos na turma para os pais e funcionários da escola. Música instrumental como pano de fundo para escuta inicial dos textos.

(10)

Avaliação

Os alunos desenvolvam ritmo e fluência de leitura, assim como a compreensão dos poemas chegando até a família e demais ouvintes que estiveram presentes no sarau.

Impacto

A valorização e apropriação do aspecto funcional e estético da linguagem pelas crianças.

(11)

Anjos Griots: guardiões

da memória

O projeto atende crianças na faixa etária dos 08 aos 12

anos, no contra turno escolar. Isso porque tal projeto é

desenvolvido na e pela Biblioteca Comunitária Prazer em

Ler, anexa e vinculada à instituição escolar. O diferencial

do espaço e do projeto é que, além do público escolar, o

atendimento se estende também a comunidade externa.

Assim sendo, crianças da comunidade e adjacências também

tem livre acesso a atividades, empréstimos de acervo,

mediações e projetos de leitura realizados pela biblioteca.

Núcleo Conectando Saberes: São Luís Maranhão Autoria: Meirivania Sá Correia

Informações

Disciplina Outras Etapa educacional

3º ano do Ensino Fundamental Competências gerais da BNCC trabalhadas:

Conhecimento, Comunicação

Descrição do projeto

Objetivo

O projeto objetiva a formação de pequenos mediadores de leitura, com vista ao incentivo e disseminação do livro e leitura por meio de mediação de leitura e contação de histórias a diversos públicos, e em diversos espaços, de modo a contribuir com a formação de outros leitores. Como

(12)

diria a poetisa Rosa Pinheiro dos Santos: “Nas mãos das crianças o mundo vira um conto de fadas, porque na inocência do sorriso infantil, tudo é possível, menos a maldade. De ouvidos atentos, a criança gosta de ouvir tudo como se os sons se misturassem, formando uma doce vitamina de vozes”.

Metodologia

Utiliza-se do mesmo princípio dos quatro pilares da educação intitulados, neste projeto, de “Os 4 pilares da Mediação de Leitura”, todos com exercício prático de mediação nas atividades realizadas, para que cada indivíduo descubra, reanime e fortaleça o seu potencial leitor e criativo. 1º Aprender a conhecer, 2º Aprender a fazer, 3º Aprender a ser. 4º Aprender a Conviver.

Recursos utilizados

Diversos recursos, conforme atividade planejada e realizada. No entanto, o principal recurso utilizado é o livro físico: infantis e literários, uma vez que o projeto propõe fazer essa ponte e aproximação entre as crianças e o livro, levando-as a ter essa interação com o mesmo e mediar outros públicos.

Avaliação

Desenvolvido a cerca de um ano e meio, o projeto segue com caráter lúdico, formativo e informativo, executando as seguintes propostas: 1 - Oficinas de capacitação em mediação de leitura para crianças. 2 - Abordagens temáticas diversas. 3 - Mediação de leitura em diversos espaços da comunidade. 4 - Criação de um Clube de Leitura permanente de mediadores mirins, intitulado: ANJOS GRIOTS.

Impacto

Crianças alfabetizadas, leitoras, criativas, com senso crítico e o desejo de propagar a experiência e aprendizado em diversos espaços, impacto este que em sendo construído gradativamente. “É imaginar! Se eu tiver

(13)

11 anos. “Leitura pra mim é uma forma de viajar e imaginar através das palavras. Sem a leitura não tínhamos como aprender. Com a leitura podemos aprender tudo.” Isabelle Vitória, 09 anos.

(14)

Uma Viagem Encantada

no Tapete Mágico

Uma viagem encantada no tapete mágico teve como

público alvo os alunos do 3º ano da manhã da escola Edgard

Schalcher e indiretamente os alunos do 4º e 5º ano da manhã

da mesma escola, pois visitamos as outras salas de aula,

levamos nosso tapete e livros com gêneros textuais variados

como: poesia, contos, fábulas e histórias em quadrinhos.

Finalizamos nosso projeto no pátio da escola com lindas

dramatizações, apresentação de mini livros produzidos pelas

crianças do terceiro ano e várias contrações de histórias.

Núcleo Conectando Saberes: Timon

Maranhão

Autoria:

Aldenir Moreira da Silva Lima.

Informações

Disciplina Linguagens

Etapa educacional

3º ano do Ensino Fundamental Competências gerais da BNCC trabalhadas:

Conhecimento, Comunicação

Descrição do projeto

Objetivo

Desenvolver a curiosidade e o gosto pela leitura. Ampliar o repertório de leitura. Aprimorar a leitura das crianças. Desenvolver a oralidade.

(15)

Metodologia

A professora deve organizar os alunos em círculo deixando o centro da sala livre. No centro da sala coloca um tapete com vários livros de histórias infantis com gêneros textuais variados, onde as crianças possam sentar-se ao redor do tapete e escolher alguns livros para fazer a leitura. Leitura com entonação de alguns livros feito pelo professor, com o objetivo de desenvolver nas crianças a curiosidade de saber o que está escrito nos livros. O tapete mágico fará uma visita em todas as salas de aula, contando suas histórias e convidando as demais turmas a participar dessa encantada aventura.

Recursos utilizados

Livros, tapete, gravuras, desenhos, notebook, projetor, celular, CD, som, objetos concretos para contação de histórias, etc.

Avaliação

Este projeto foi desenvolvido nesta escola no período de maio a agosto de 2018. Procuramos contemplar todas as crianças do turno manhã, na tentativa de aumentar o interesse pela leitura. As crianças gostaram muito, sempre participando com entusiasmo, interesse em manusear os livros e com vontade de aprender sempre mais.

Impacto

Este projeto teve um resultado bastante satisfatório, pois os objetivos foram alcançados. Através das características apresentadas nos textos, as crianças puderam identificar vários gêneros textuais, além de aprimorar a leitura e desenvolver a oralidade. As crianças também estão mais curiosas, animadas e com vontade de viajar no mundo encantado da imaginação, descobrindo a cada dia, novas aventuras.

(16)

Projeto 100% inclusão em

Libras: uma proposta bilíngue

das diversas linguagens

O projeto 100% Inclusão em Libras: uma proposta de

educação bilíngue Abre um leque de possibilidades como:

Utilização do conhecimento de Libras para uso social.

Possibilidade de profissionalização dos estudantes ao

final do Ensino Fundamental, com cursos técnicos de

intérprete e tradutor de Libras. Ampliar atitudes de empatia

com a comunidade surda de sua localidade, possibilitar a

comunicação e interação social.

Núcleo Conectando Saberes: São Luís

Maranhão

Autoria:

Adriana de Aguiar Garces

Informações

Disciplina Linguagens

Etapa educacional

4º ano do Ensino Fundamental Competências gerais da BNCC trabalhadas: Conhecimento, Empatia/Cooperação

Descrição do projeto

Objetivo

(17)

proporcionando um ambiente de novas experiências entre estudantes ouvintes e surdos.

Metodologia

A metodologia está baseada na prática de atividades pedagógicas que utilizem o Ensino Bilíngue. O uso da Língua Portuguesa concomitante ao ensino de Libras, as aulas de todas as áreas do conhecimento curricular eram ministradas simultaneamente nas duas línguas. A rotina em sala consistia em dar significância aos conteúdos, conhecendo os sinais em Libras que correspondessem a linguagem empregada por cada disciplina. Havia oficinas de libras para todos os alunos ouvintes e surdos. Utilização de alguns jogos didáticos, apresentação de músicas fazendo uso das Libras. exposição de trabalhos.

Recursos utilizados

Utilização de cartazes bilíngues, vídeo aulas, dicionários, jogos didáticos em Libras e com tradução para a Língua Portuguesa, revistas, papel sulfite, apostilas bilíngues, livros didáticos, data show, som, microfones e cartazes diversos.

Avaliação

A avaliação estava baseada no desempenho coletivo dos estudantes, no desenvolvimento da empatia dos ouvintes para com os surdos e vice versa, na capacidade de aprendizagem integrada em duas linguagens simultâneas, bem como nas atividades escritas e práticas propostas durante o projeto e na construção e aprendizado dos componentes curriculares do quarto ano do Ensino Fundamental.

Impacto

Os resultados foram impactantes na comunidade escolar. No primeiro plano para os dois alunos surdos da sala, que ficavam sem a devida integração com outros alunos pela dificuldade linguística, abriu-se uma nova realidade de repente todos os estudantes desejavam conviver com os surdos, para aprender mais Libras, o aprendizado das disciplinas do

(18)

currículo passaram a ser mais interessantes, houve considerável avanço no desempenho escolar de todos, e também houve um grande impacto social nas famílias, vários estudantes iniciaram os estudos de Libras.

(19)

Eu posso sonhar...

De tanto compartilhar minhas leituras, meus escritos e

meus desenhos, meus alunos se apaixonaram pelo mundo

da leitura, livros, da poesia e dos desenhos. As crianças

começaram a despertar o prazer da leitura e da escrita e, em

especial, por poemas. Começaram a se expressar por meio da

linguagem poética. Acredito que o exemplo visto na pessoa

da professora os apaixonou também. Estão escrevendo por

amor, por terem sido despertados. Agora sonhamos com a

produção de um livro com a coletânea de escritas poéticas

da nossa turma. Já estamos lutando para concretizar o sonho

do nosso livro.

Núcleo Conectando Saberes: São Luís

Maranhão

Autoria:

Rosilene de Amarante Souza

Informações

Disciplina Linguagens

Etapa educacional

5º ano do Ensino Fundamental Competências gerais da BNCC trabalhadas: Comunicação, Autoconhecimento/Autocuidado

Descrição do projeto

Objetivo

Ler poemas diversos compreendendo as características desse gênero textual. Fazer releituras de poemas de autores infantis. Conhecer poemas visuais e suas características. Produzir poemas abordando

(20)

temas variados expressando sentimentos, ideias etc. Compreender a linguagem conotativa e denotativa. Expressar seus sentimentos e ideias através da escrita.

Metodologia

Iniciamos o estudo do gênero textual poema a partir do poema: Eu quero, de Roseana Murray. Estudamos as características desse gênero. Fizemos a releitura desse poema. Discutimos sobre a linguagem poética utilizada pelos escritores e qual o objetivo desta. Lemos poesias de autores diversos destacando autores da cidade, do estado e do Brasil. Fizemos rodas de conversa sobre o modo de enxergar o mundo e de expressar próprios dos poetas. Criamos um caderno de poesias para o registro sempre que a criança se sentisse tocada a escrever. Cada escrita era compartilhada com a turma.

Recursos utilizados

Livros de poesias diversos. Caderninhos brochura para registro das oesias produzidas pelas crianças. Papel ofício. Canetinhas coloridas. Lápis de cor e de cera. Xerox de textos.

Avaliação

Através das produções de poemas.

Impacto

O que era apenas uma prática de sala de aula ganhou uma proporção tão grande que ultrapassou as paredes da sala de aula, mobilizando famílias, coordenação e gestão, chegando a Secretária de Educação que vai lançar nosso livro. As crianças ganharam na autoestima, no conhecimento, no prazer de ler e escrever e de se descobrir enquanto sujeitos ativos no processo do aprender.

(21)

I Mostra de saberes: uma

mostra, vários saberes!

Feira do Conhecimento: trabalhos que possuam um cunho

expositivo por meio de textos, imagens e explanação

do aluno ou que possua caráter científico, tais quais

experimentos, maquetes, jogos interativos, vídeos educativos

e outras formas de exposição. Show de Talentos: composta

por atividades artísticas e culturais a ser desenvolvida no

palco principal, liderada por um professor-orientador. Feira do

Empreendedor Comunitário: será disponibilizado um espaço

padrão onde poderão expor seus trabalhos (bens e serviços)

pais de alunos e outros profissionais da comunidade.

Núcleo Conectando Saberes: Timon

Maranhão

Autoria:

Luciana De Sousa Brito

Informações

Disciplina Linguagens

Etapa educacional

5º ano do Ensino Fundamental Competências gerais da BNCC trabalhadas: Conhecimento, Pensamento científico

Descrição do projeto

Objetivo

Despertar no aluno o prazer pela leitura. Aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno. Desenvolver um vocabulário amplo. Favorecer

(22)

a estabilização de formas ortográficas. Possibilitar o acesso ao amplo acervo de livros da escola. Efetivar os processos de leitura e escrita. Possibilitar produções orais, escritas e em outras linguagens. Proporcionar a oportunidade de alargamento dos horizontes pessoais e culturais. Garantir uma formação crítica e emancipatória do aluno.

Metodologia

Traz como temática a cada ano uma disciplina ou área do conhecimento norteadora. O projeto terá sua temática adequada ao Projeto Político Pedagógico da escola. Desta forma, este ano, a fim de reparar uma distorção de aprendizagem, a Língua Portuguesa foi a disciplina escolhida para ser a norteadora. Após as leituras variadas durante o ano, cada professor escolherá um livro específico, poderá escolher um autor brasileiro ou não. Dando-lhe subsídio para nortear suas atividades com os assuntos abordados em sala por sua disciplina.

Recursos utilizados

Alunos, professores, núcleo gestor, livros, stands, palco, som, iluminação, cadeiras, mesas, etc.

Avaliação

Qualitativa e processual: A avaliação será feita de forma qualitativa e processual, em que o professor poderá avaliar os seus alunos de acordo com o seu interesse com a atividade, participação, interação e socialização com os seus colegas e professores.

Impacto

A proposta é dar o “ponta pé inicial” para a construção do SALITI - Salão do Livro de Timon, pois nossa cidade não possui o salão do livro.

(23)

SARILHO: a História vira cena

Em uma comunidade remanescente de quilombos, que vive

da pesca e da produção de farinha de mandioca, os alunos

foram incentivados a estudar a história local formando

uma pequena companhia de teatro. O grupo de crianças de

diferentes idades, que participam voluntariamente, escreve

e encena suas próprias peças depois de fazer pesquisas

sobre o povoado, as casas de farinha e seus equipamentos

e entrevistas com os trabalhadores. O teatro é um recurso

valioso na medida em que a representação da realidade

possibilita o distanciamento necessário para analisá-la de

modo reflexivo.

Núcleo Conectando Saberes: São Luís

Maranhão

Autoria:

Francilda Fonseca Machado

Informações

Disciplina História

Etapa educacional

6º ano do Ensino Fundamental Competências gerais da BNCC trabalhadas: Conhecimento, Pensamento científico

Descrição do projeto

Objetivo

Desenvolver uma nova concepção sobre a História, relacionando o global ao local, através de temáticas condizentes aos conteúdos programáticos das disciplinas e/ou temas transversais, despertando

(24)

para a importância das vivências cotidianas de cada um, que faz história enquanto vive, assim desenvolvendo um sentimento de pertencimento, identidade e valorização da história e dos sujeitos locais, trazendo o conhecimento adquirido à cena no âmbito da Companhia Sarilho; Desmitificar a História como algo distante e sem nexo com a realidade vivida; Diversificar o ambiente escolar.

Metodologia

Observação das falas, histórias, comentários durante a ministração das aulas, a partir do envolvimento com as vivências dos alunos e do ambiente da escola fui identificando a necessidade de desenvolver uma atividade diferenciada e inovadora, que desse sentido às dificuldades que e, e que eles enfrentam para chegar à escola. Debrucei-me em pesquisas para buscar algo interessante que pudesse desenvolver naquele contexto. Realizamos roda de conversas no sentido de relacionar nossas aulas as vivências, dessas conversas saiu a ideia de criar uma companhia de teatro.

Recursos utilizados

Data show, notebook, impressora, câmeras digitais, material de apoio, figurinos e objetos alternativos de acordo com as pesquisas.

Avaliação

Março de 2019 marcou o encerramento de um ciclo de trabalho iniciado em 2018, mas com muitas possibilidades de continuidade. Durante esse processo a avaliação dos sujeitos envolvidos foi feita através das pesquisas realizadas junto às suas comunidades como atividades extras para serem realizadas em casa e em alguns casos. É notória a capacidade de organização que desenvolveram, ao cumprirem uma tarefa proposta na disciplina de História ou mesmo em outras, a autoestima é perceptível. A vontade de conhecer e se envolver com a história local.

(25)

Impacto

O projeto proporcionou boas situações de aprendizagens e envolvimento com a História local e global.

(26)

Aluno consciente cuida

do meio ambiente

O trabalho faz uma discussão sobre a possibilidade de

práticas ambientais nas escolas, motivado pela preocupação

em relação ao ambiente escolar e suas proximidades, e pela

necessidade de integrar comunidade e escola com ações de

cuidado ao ambiente. Com o objetivo de promover ações de

preservação do meio ambiente junto à comunidade e escola,

utilizou-se como metodologia a pesquisa-ação. Realizou-se

ações ambientais no âmbito da escola e da comunidade do

entorno. Os resultados se mostraram significativos, uma vez

que conseguimos envolver positivamente a comunidade nas

atividades propostas.

Núcleo Conectando Saberes: Timon

Maranhão

Autoria:

Marcia Danielly Santos Monteiro

Informações

Disciplina Ciências

Etapa educacional

6º ano do Ensino Fundamental Competências gerais da BNCC trabalhadas: Conhecimento, Responsabilidade/Cidadania

Descrição do projeto

Objetivo

(27)

Metodologia

Pesquisa ação. Realizam-se ações de preservação ambiental no âmbito da escola e comunidade no entorno. Ações: lixo zero (coleta de lixo na escola e no seu entorno), palestras, plantio de mudas ornamentais e frutíferas, confecção de horta, confecção de lixeiras para serem colocadas nas salas de aula e em pontos estratégicos da escola, economia de água através do recolhimento da água dos condicionadores de ar para regar as plantas.

Recursos utilizados

Mudas de plantas frutíferas, ornamentais, medicinais. Sementes de tomate, alface, coentro, cebola. Adubo. Luvas, sacolas de lixo, papelão para confecção de lixeiras, lata de tinta para confecção de lixeira.

Avaliação

Acompanhamento da participação dos alunos do 6° ao 9° ano através de uma ficha de acompanhamento das atividades desenvolvidas.

Impacto

Satisfação de toda a comunidade escolar que se mostra mais motivada e consciente do seu papel na preservação do meio ambiente.

(28)

Cabelo e Cor como Símbolo

de Identidade Negra

O âmbito escolar se configura também como um relevante

processo de construção da indenitária negra, e é nessa

perspectiva que as intervenções acerca das representações

negativas em aspecto étnico e racial e sua estética poderá

ser desconstruídas. Deste modo o cabelo crespo e a cor

emergem, como base significativa indenitária perpassando a

padronização estética. O Projeto Cabelo e Cor como Símbolo

de Identidade Negra foi executado nas turmas dos 6° aos 9°

anos na escola Projeto Educativo ‘’Mãos Dadas” em

Timon-MA, com discussões e ampliação do conhecimento sobre o

tema proposto.

Núcleo Conectando Saberes: Timon

Maranhão

Autoria:

Maria da Paz Cardoso

Informações

Disciplina História

Etapa educacional

9º ano do Ensino Fundamental Competências gerais da BNCC trabalhadas:

Conhecimento,

(29)

Descrição do projeto

Objetivo

Proporcionar reflexões pautada nas discussões e ampliação do conhecimento sobre os “padrões estéticos”, como manifestação de símbolo de resistência cultural. Valorizar os padrões estéticos e natural existentes em sala de aula, visando a construção de tolerância e respeito ao outro.

Metodologia

Como procedimentos metodológicos, serão realizados análise de música; vídeos, produções textuais, palestra referente aos padrões estéticos negros; exibição do filme (Mãos talentosas, A história de Ben Carson), desfile de penteados e utilização de turbantes.

Recursos utilizados

Aparelhos de som, CD, computador, data show, músicas, textos e outros.

Avaliação

Serão considerados como critérios avaliativos a participação dos alunos nos trabalhos e nas resoluções das atividades.

Impacto

Valorização da identidade negra, e desconstrução processual de estereótipos negativos sobre os padrões de identidade negra no âmbito escolar.

(30)

Public Budaruiche

Consiste na produção e publicação de artigos científicos

com temas relacionados à curiosidade dos alunos e

problemas presente no cotidiano escolar. Envolveu grande

pesquisa de minha parte e dos alunos sobre metodologia

científica, homossexualidade, bullying, gravidez indesejada,

obesidade e força peso e leis de Newton. Os artigos

produzidos foram publicados em um local específico para

isso na escola, que chamamos “Public Budaruiche”. Nessa

prática, tiveram a oportunidade de identificar problemas,

relacionar e comparar dados, analisar resultados, refletir

alguns temas polêmicos e corriqueiros.

Núcleo Conectando Saberes: Timon

Maranhão

Autoria:

Raul Ferreira de Miranda Mendes

Informações

Disciplina Ciência

Etapa educacional

9º ano do Ensino Fundamental Competências gerais da BNCC trabalhadas: Conhecimento, Pensamento científico

Descrição do projeto

Objetivo

(31)

sociedade contemporânea. Caracterizar ciência e reconhecer os papéis da observação, da formulação de hipóteses e da experimentação na produção do conhecimento científico. Familiarizar-se com conceitos e procedimentos empregados pelos cientistas e perceber a possibilidade de aplicá-los em situações do cotidiano. Compreender a construção do conhecimento científico. Debater alguns temas do nosso cotidiano, como a sexualidade, bullying e obesidade.

Metodologia

Definiu-se temas para realizar uma pesquisa e produzir dados para serem publicados em um mural destinado exclusivamente para esse fim. Então grupos de 5 a 6 alunos ficavam responsáveis por um tema e teriam que realizar uma pesquisa de campo para produzir dados. Esses dados foram publicados para a comunidade escolar em forma de artigo científico.

Recursos utilizados

Computador, acesso à internet, impressora, tinta de parede, balança, fita métrica e calculadora.

Avaliação

Combinamos que os artigos produzidos teriam o valor de 5,0 (cinco pontos). Para estabelecer essa nota eu utilizei os seguintes critérios: O artigo escrito. Participação dos integrantes na coleta de dados. Evolução do grupo na interpretação dos dados. Sintonia na execução das atividades entre os integrantes do grupo. Formulação de hipóteses. Discussões sobre os temas propostos.

Impacto

Os principais resultados obtidos consistem em alunos produzindo dados, resultados e conclusões e colocados em artigos científicos. Publicados para todos da comunidade escolar. Alunos que não sabiam multiplicar estavam realizando a porcentagem dos dados. Os que não tinham hábito de ler e escrever realizaram pesquisa e escreveram seus

(32)

artigos. Percebi uma evolução na interpretação, leitura e escrita dos alunos participantes. Além da compreensão do método científico.

(33)

Jovem Ensinando Jovem

O projeto Jovem Ensinando Jovem é desenvolvido na Unidade

Escolar Presidente Juscelino Kubitschek, localizado na cidade

de Pio XII, Maranhão, e a cada ano trabalha desenvolvendo

uma ação social com um tema diferente. Este trabalho surgiu

devido a minha necessidade em proporcionar aos meus

alunos uma aprendizagem que rompesse os muros da escola

e atuasse diretamente na realidade social de cada um deles.

Dessa forma, com a ajuda das minhas colegas de trabalho

Evelucia Lopes e Cleonice de Oliveira, decidimos que o tema

seria como economizar água, energia elétrica e gás.

Núcleo Conectando Saberes: PIO XII

Maranhão

Autoria:

Iracélia Naiva de Oliveira

Informações

Disciplina Ciências

Etapa educacional

9º ano do Ensino Fundamental Competências gerais da BNCC trabalhadas: Trabalho/Projeto de Vida, Responsabilidade/Cidadania

Descrição do projeto

Objetivo

1. Reconhecer que a qualidade de vida está ligada às condições de higiene e saneamento básico, à qualidade do ar e do espaço; 2. Levar alunos e comunidades de Pio XII a entender que a economia de água e energia elétrica podem contribuir não apenas na economia

(34)

doméstica, mas principalmente para preservar os recursos naturais do nosso planeta. 3. Ajudar os alunos a descobrirem que é de sua responsabilidade também em garantir o futuro do planeta, das espécies e das novas gerações.

Metodologia

1- Apresentado o tema para os alunos com base em textos informativos com o objetivo de saber os conhecimentos prévios e despertar o interesse deles no projeto. 2- Os alunos estudaram questões relativas ao meio ambiente, mal uso da água, da energia elétrica e do gás de cozinha. 3- Levantamento de dicas para economizar água, gás e energia elétrica. 4- Os alunos participaram de caminhadas ecológicas, visitaram os domicílios para orientar os moradores a economizar água, energia elétrica e gás de cozinha, no final da visita os alunos plantavam duas mudas da árvore “Moringa” na comunidade.

Recursos utilizados

Projetor e computador, textos informativos, papéis (Sulfite e A3), sites que possibilitam o aprimoramento da pesquisa, slides, prancheta, lanches, além de pesquisas impressas, revistas e panfletos.

Avaliação

Ao fim de cada visita, era feita uma reunião no campo de futebol da comunidade e era organizado um piquenique regado com uma roda de diálogo no qual eu verificava o aprendizado de cada aluno. Consegui perceber que os alunos aprendiam muito mais quando interagiam com outros alunos ou famílias, passando aquele conhecimento que já haviam desenvolvido em sala de aula, ou seja, eles aprendem mais quando ensinavam as outras pessoas. Conseguimos obter diversos relatos, associados às nossas observações, de estudantes que não tinham nenhum conhecimento sobre o tema e que eram pouco sociais.

(35)

Impacto

O impacto mais relevante foi a possibilidade dos alunos e das comunidades utilizar melhor e de forma sustentável seus recursos, diminuindo assim o desperdício de seus recursos, outrora utilizadas de forma incorreta.

(36)

PaintBall: esporte de precisão

com materiais alternativos

O projeto surgiu a partir dos comentários sobre o jogo

eletrônico Free Fire durante a aula sobre esporte de precisão.

As alternativas das armas e munições foram pensadas e

testadas pelos alunos, utilizamos a proposta aluno-aluno,

na qual o que apresentava mais habilidade com a tarefa

ensinava os demais a fazerem os materiais.

Núcleo Conectando Saberes: PIO XII

Maranhão

Autoria:

Rarielle Rodrigues Lima

Informações

Disciplina

Educação Física Etapa educacional 1ª série do Ensino Médio Competências gerais da BNCC trabalhadas: Pensamento Científico, Repertório Cultural

Descrição do projeto

Objetivo

Construir alternativas para prática de esportes de precisão. Vivenciar o paintball com a utilização de materiais alternativos.

Metodologia

(37)

papelão abertas, cortadas em formato de camisa (espaço do pescoço e braço) presas com fita e barbante. Armas: Baladeiras comuns (madeira em Y, ligas), armas de cano: Cano PVC (20mm) cortado no tamanho de 5 cm, em uma das pontas prende o balão tamanho 7(para que seja puxado e lançar o feijão). Munições: Feijão cru tingido com guache, balões tamanho zero com água e tinta guache.

Recursos utilizados

Papelão, tesoura, fita, baladeira, cano PVC (20 mm) com 5 cm, balão tamanho zero e tamanho sete, óculos de proteção, máscara/lenço, feijão, tinta guache, água e barbante.

Avaliação

A avaliação se deu de maneira processual, a partir dos debates sobre a pesquisa realizada e ao final da prática em uma roda de conversa sobre os aspectos positivos e negativos, evidenciando o que poderia ser modificado para melhorar a prática.

Impacto

O projeto proporcionou uma integração maior entre os alunos das turmas do 1º ano. A solicitação das demais turmas para executar a atividade foi de 100%, independente do turno. Após o projeto a par-ticipação e o interesse nas aulas de Educação Física foi ampliado, fa-vorecendo o bom comportamento e comunicação entre os alunos de diferentes turmas.

(38)

Oficina de Cartografia

O objetivo do projeto foi estudar diferentes representações

gráficas e cartográficas dos espaços geográficos,

identificando as diferentes paisagens e sua materialização

de aspectos históricos, geográficos e sociais, fazendo com

que os alunos aprendam a ler e interpretar mapas e gráficos.

Núcleo Conectando Saberes: PIO XII

Maranhão

Autoria:

José Aglailton dos Santos Monteiro

Informações

Disciplina Geografia

Etapa educacional 1ª série do Ensino Médio Competências gerais da BNCC trabalhadas:

Conhecimento

Descrição do projeto

Objetivo

Desenvolver a capacidade dos alunos de se orientar e localizar através de sistemas de referência e de outras convenções mundialmente aceitas. Estabelecer relações espaciais a partir de diferentes fenômenos representados. Produzir mapas simples a partir do uso de convenções e referências, como escala, orientação, legenda e fonte, entre outras. Desenvolver a capacidade de ler e interpretar mapas. Propor hipóteses

(39)

Metodologia

Dividir os alunos em grupos e direcionar o que cada uma faria. Cada grupo ficou com maquete, mapas, gráficos, rosa dos ventos, escalas cartográficas e distâncias. Os grupos utilizavam os materiais diversos já citados em recursos. No final foram expostos e apresentados.

Recursos utilizados

Isopor, cola, tesoura, cartolina, papel colorido, cola quente, papelão, tinta guache, régua, folha de EVA, papel camurça, papel vegetal, papel 40, etc.

Avaliação

Nível de interação com o grupo. Participação e resolução de problemas. Aprendizagem prática com a confecção do material.

Impacto

O impacto gerado foi positivo, pois os alunos além de aprenderem replicaram para outros alunos.

(40)

Esportes populares na escola:

Futebol, Basquete, Voleibol

e Xadrez

De acordo com análise o nosso pequeno projeto nos deu

ânimo para seguirmos em frente, pois nos trouxe vontade,

aprendizado e alegrias a todos os profissionais envolvidos

e que a prática do futebol, basquete, voleibol e xadrez

desenvolve várias habilidades como atenção, concentração,

julgamento, planejamento, imaginação, antecipação,

memória, vontade de vencer, paciência, autocontrole, espírito

de decisão e coragem, lógica matemática, raciocínio analítico

e sintético, criatividade, inteligência, organização metódica

do estudo e o interesse pelas línguas estrangeiras.

Núcleo Conectando Saberes: PIO XII

Maranhão

Autoria:

Ednan José de Souza Almeida

Informações

Disciplina

Educação Física Etapa educacional 1ª série do Ensino Médio Competências gerais da BNCC trabalhadas:

Conhecimento,

(41)

Descrição do projeto

Objetivo

Promover a difusão do conhecimento e conteúdo do futebol, basquete, voleibol e xadrez. Oferecer prática de qualidade sobre futebol, basquete, voleibol e xadrez. Despertar a consciência da prática do futebol, basquete, voleibol e xadrez como atividade necessária ao bem estar individual e coletivo. Contribuir para a formação profissional dos alunos da rede estadual do Colégio Bem Ony Gomes que desejarem a prática de futebol, basquete, voleibol e xadrez como carreira profissional.

Metodologia

O seguinte projeto tem como foco aprender o básico, as aulas práticas de futebol, basquete, voleibol e xadrez acontecerão no turno da manhã durante os horários da disciplina de Educação Física. Em algumas das modalidades poderá discorrer sobre a necessidade de concentração para a utilização de quadra ou campo de futebol. Nas aulas teóricas os rumos e assuntos serão voltados a sua importância no jogo, na disciplina e sua semelhança com as construções civis vivenciadas no cotidiano do aluno.

Recursos utilizados

Bola de futebol, bola de basquetebol, bola de voleibol, rede de voleibol e kits de xadrez com 25 peças.

Avaliação

O processo avaliativo consiste no acompanhamento do aluno dentro e fora do local destinado às aulas de futebol, basquete, voleibol e xadrez e obedecerá aos seguintes critérios: Cada aluno é avaliado na prática e na teoria pessoal e escrita. Os resultados são repassados bimestralmente para o sistema do governo do Maranhão e aparecerá no boletim como nota da disciplina de Educação Física.

(42)

Impacto

Foi um sucesso por parte do alunado, os pais ficaram satisfeitos com a alegria dos filhos, e a escola de braços abertos pela espontaneidade do projeto, mas sem condições, pois não dispõe de recursos como quadra de esporte, bolas, redes de vôlei para complemento do projeto.

(43)

Chocolate Literário

O projeto Chocolate Literário, além de ser um momento

de interação cultural, é um momento de relaxamento e

descontração, quando os alunos aprendem e repassam

o aprendizado de forma criativa e lúdica, oportunizando

uma maior intimidade com as produções literárias e seu

contexto histórico.

Núcleo Conectando Saberes: São Luís

Maranhão

Autoria:

Karla Adriana Oliveira Viana

Informações

Disciplina Linguagens

Etapa educacional 2ª série do Ensino Médio Competências gerais da BNCC trabalhadas: Pensamento Científico, Repertório Cultural

Descrição do projeto

Objetivo

Promover o hábito da leitura de diferentes gêneros literários, levando em o discente a exercitar sua competência leitora. Apresentar a literatura de forma criativa, promovendo o desenvolvimento da capacidade de se expressar através da leitura em voz alta, bem como nas apresentações de trechos de obras lidas.

Metodologia

A cada edição é apresentado aos alunos a biografia do autor, suas principais obras, relevância para a literatura nacional e estadual. Em

(44)

seguida há leitura em voz alta de trechos da obra escolhida, para apreciação e problematização do contexto histórico e enredo. Tendo terminado a leitura, todos são convidados a participarem de um debate sobre a obra. Em um outro momento, os alunos são divididos em grupos e escolhem trechos da obra para encenar de forma criativa, estimulando o senso crítico e criatividade do educando. Há também momentos de fruição textual, em que os alunos produzem textos.

Recursos utilizados

Livros paradidáticos, biografia dos autores, slides, vídeos, folha para redação, chocolate quente e chocolate em barras para distribuir aos participantes.

Avaliação

Os alunos são avaliados a partir da participação nos debates, na produção textual e na apresentação de trechos de livros. Visando seu senso crítico, criatividade e objetividade de ideias na produção textual.

Impacto

Desde de o início do projeto em 2018, os alunos têm se interessado um pouco mais pela busca de competências em relação à leitura e escrita. O número de alunos pegando livros na biblioteca aumentou consideravelmente, além de um maior interesse em relação aos temas para produções textuais.

(45)

Sistemas de Automação

e Robótica com Arduino

Este projeto baseia-se na inclusão dos estudantes em um

novo conceito de educação que chamamos de educação 4.0,

que é responsável por prepará-los para o futuro da indústria

4.0. Para isso aplicamos as metodologias STEM, que estão

sendo introduzidas em todo o mundo com a finalidade de

alavancar a produção industrial e científica, elevando os níveis

de conhecimento, do pensamento crítico e da cidadania.

Núcleo Conectando Saberes: PIO XII

Maranhão

Autoria:

Carlos Augusto Veras Lima Júnior

Informações

Disciplina Física

Etapa educacional 2ª série do Ensino Médio Competências gerais da BNCC trabalhadas: Pensamento Científico, Cultura Digital

Descrição do projeto

Objetivo

Despertar a curiosidade dos estudantes sobre máquinas, robôs e as tecnologias de de exploração espacial. Oportunizar e melhorar o conhecimento sobre Física e Matemática bem como a Eletricidade. Entender e construir protótipos de veículos espaciais. Compreender e construir próteses robóticas para deficientes físicos. Construir sistemas de automação como portas, e janelas automáticas e robôs autônomos.

(46)

Automatizar processos como hortas inteligentes. Envolver os alunos nas dinâmicas do projeto, de modo a serem eles mesmos os autores de suas próprias explicações e trabalho .

Metodologia

Convocação dos educandos para participar das etapas e oficinas do projeto. Pesquisa e seleção textos de diversas fontes sobre automação. Oficinas de construção de veículos espaciais. Oficinas de produção de maquetes. Oficinas de construção de satélites e estações espaciais. Oficinas de eletrônica básica. Oficinas para construção circuitos. Produção de robôs. Oficinas de programação. Oficinas de automação residencial e industrial. Apresentação de todas as oficinas em uma mostra.

Recursos utilizados

Kits de robótica, micro processadores arduino, sensores de distância, de temperatura, de umidade do ar, servo-motores, atuadores, protoboards, pneus, esteiras, leds, baterias, papelão, isopor, garrafas pet e material de papelaria.

Avaliação

A avaliação se processa sob a forma de relatórios, observações sistemáticas, anotações e registros a partir das produções de maquetes, protótipos, aparelhos, cartazes e aparatos técnicos voltados à produção e do domínio do conteúdo teórico por parte dos alunos.

Impacto

Com a aplicação deste projeto houve uma melhoria significativa quanto à apropriação da produção tecnológica através do desenvolvimento da pesquisa, a consolidação de conhecimentos nas várias áreas do saber através da interdisciplinaridade na escola, e também a manifestação do interesse pela qualidade das produções científicas, tanto no que se refere aos aspectos textuais, discursivos e convencionais, quanto a apresentação estética.

(47)

Aprendendo o reino vegetal

com dinâmica

Este projeto trouxe uma oportunidade de trabalhar fora da

sala de aula os assuntos da botânica como um todo. Muitas

vezes o professor não consegue trazer para o alunado a

verdadeira importância de estudar o reino vegetal, e com a

aula prática de fazer uma trilha, mostrando a eles as partes

da planta, os tipos, classificação e evolução dos vegetais, faz

com que o aluno possa se interessar mais sobre esse reino

tão lindo e importante para a nossa sobrevivência.

Núcleo Conectando Saberes: PIO XII

Maranhão

Autoria:

Ednalda Soares Chaves

Informações

Disciplina Biologia

Etapa educacional 2ª série do Ensino Médio Competências gerais da BNCC trabalhadas: Conhecimento, Responsabilidade/Cidadania

Descrição do projeto

Objetivo

Fazer com que os alunos gostem e aprendam com facilidade os conteúdos de Biologia com conteúdo de botânica e ecologia.

(48)

Metodologia

Aula prática na mata, levando os alunos para conhecer a reclassificação das plantas e a importância da preservação do meio ambiente.

Recursos utilizados

O recurso que utilizei foram as motos para chegar na mata e portfólio produzido pelos alunos.

Avaliação

Produção de um portfólio com amostras dos espécimes de plantas.

Impacto

Os alunos se interessaram mais nas aulas, e os outros que entraram na escola já perguntam que dia eles irão.

(49)

Projeto Literarte: a literatura

vivenciando a arte

Depoimentos dos alunos envolvidos Aqui, reunimos alguns

depoimentos coletados por alunos, ex. alunos, comunidade

e professores envolvidos no projeto: Felipe (2017), ex. aluno

e estudante do curso de Licenciatura em Teatro UFMA:

“Talvez não existam palavras suficientes e significativas

que me permitam lhe agradecer com justiça, com o devido

merecimento. A oportunidade que a senhora me concedeu

foi de grande valor. Além de reviver momentos preciosos,

afirmei minha vocação. O projeto é um presente para toda

comunidade escolar que provoca mudanças significativas na

vida dos que participam do mesmo.”

Núcleo Conectando Saberes: São Luís

Maranhão

Autoria:

Maria do Socorro Barros Sousa

Informações

Disciplina Linguagens

Etapa educacional 3ª série do Ensino Médio Competências gerais da BNCC trabalhadas: Pensamento Científico, Comunicação

Descrição do projeto

Objetivo

Desenvolver competências para uma leitura crítica e aplicar recursos expressivos, relacionando textos com seus contextos, mediante a

(50)

natureza, função, organização e estrutura das manifestações artístico-literárias de cada época. Analisar os recursos expressivos utilizados pelos autores nos textos selecionados. Determinar a temática comum entre os textos. Diferenciar através da forma e do conteúdo os diferentes tipos de texto, conforme o gênero literário em que cada um esteja inserido. Ter iniciativa na busca de informações, despertando a curiosidade e o gosto de aprender.

Metodologia

Socialização do Projeto Literarte com a comunidade escolar. Sorteio das Escolas Literárias por equipe de alunos e ex-alunos. Pesquisa e seleção do acervo bibliográfico e escritores. Leitura comparada das obras selecionadas. Produção por equipe do texto que será encenado. Definição do Elenco de acordo com o texto a ser encenado. Ensaios das peças, criação e produção do figurino e cenário. Divulgação das peças teatrais na comunidade através de: grafitagem em espaços externos da escola. Apresentação das peças por equipe de trabalho.

Recursos utilizados

Professores de Língua Portuguesa, Literatura, Artes, Língua Inglesa, Língua Espanhola, Educação Física, História, Filosofia, além dos diretores, coordenadores pedagógicos e estudantes. Livros, revistas, jornais e mídias. Aparelhagem de som, máquina fotográfica, filmadora e outros. Certificados, troféus, medalhas e placas.

Avaliação

A avaliação do projeto apresentou dois vieses: um pedagógico e outro técnico, para tanto, foram nomeados dez avaliadores; sendo cinco professores da escola que avaliaram obedecendo a cinco critérios (organização, criatividade, domínio do conteúdo, desempenho da atuação, participação/interesse). O outro grupo de cinco integrantes constituído de professores de artes, atores ou estudantes do curso de

(51)

Impacto

Estratégias de leituras e produções de textos verbais e não verbais adotadas para a concretização dessa atividade foram compartilhadas entre professores e alunos. Pois como bem afirma a estudiosa Solé (1998, p. 91), “Ler é muito mais do que possuir um rico cabedal de estratégias e técnicas. Ler é, sobretudo, uma atividade voluntária e prazerosa, e quando ensinamos a ler devemos levar isso em conta”. O projeto tem um cunho transformador de realidades na visão de ex-alunos que passaram apreciar a arte a partir do desta atividade.

(52)

Sala Temática

AFROCOMCIÊNCIA

O corpo discente e docente se empenhou na realização

e apreciação do referido projeto uma vez que aguça o

conhecimento por suas raízes, bem como por ser um tema

constantemente debatido em sala de aula na unidade.

Núcleo Conectando Saberes: São Luís

Maranhão

Autoria:

Maria Lindomar Carneiro Brito

Informações

Disciplina Sociologia

Etapa educacional 3ª série do Ensino Médio Competências gerais da BNCC trabalhadas: Pensamento Científico, Responsabilidade/Cidadania

Descrição do projeto

Objetivo

Sensibilizar os alunos para o conhecimento da cultura afrodescendente dentro da história do povo brasileiro e maranhense. Tornar os discentes do IEMA multiplicadores dos valores afrodescendentes.

Metodologia

A sala temática “Afrocomciência” foi desenvolvida por professores e alunos dos 2º e 3º anos do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia

(53)

Comunidades Quilombolas e Museus em Coroatá e São Luís para coleta de informações sobre as perspectivas da cultura afrodescendente no Maranhão e Brasil para posterior exposição no IEMA.

Recursos utilizados

Foram realizadas exposições mediadas pelos alunos, bem como apresentações culturais que envolveram dramatizações, músicas, danças, palestras e painéis.

Avaliação

Os alunos desenvolveram em cada turma da unidade escolar assuntos relacionados à cultura negra, de forma a explorar religiões, danças e comidas típicas, história no Brasil, e no mundo e atualidades.

Impacto

Os alunos puderam conhecer a cultura negra de forma marcante, visto que no leste maranhense, onde se encontra o município de Coroatá, tem suas raízes principalmente afrodescendentes.

(54)

A história de Timon ilustrada

O Projeto “A história de Timon ilustrada” surgiu da observação

de que os alunos não conheciam a origem do município e

não conseguiam listar elementos culturais marcantes numa

cidade cuja referência é Teresina, capital do Piauí, que fica

situada ao lado. Somado a esta inquietação, percebi que

alguns estudantes possuem altas habilidades para o desenho

livre, sem nunca ter frequentado um curso para orientá-los

quanto ao seu dom artístico. Desse modo, desenvolvemos

esta atividade interdisciplinar a fim de contribuir para uma

melhor compreensão das raízes históricas e culturais da

cidade de Timon.

Núcleo Conectando Saberes: Timon

Maranhão

Autoria:

Lílian de Sousa Sena

Informações

Disciplina Linguagens

Etapa educacional 3ª série do Ensino Médio Competências gerais da BNCC trabalhadas: Conhecimento, Responsabilidade/Cidadania

Descrição do projeto

Objetivo

(55)

Instigar o conhecimento que é fundamental para instaurar o diálogo entre as várias gerações. Resgatar a autoestima dos jovens através da valorização de seus dons artísticos, por meio de suas ilustrações. Adotar atitudes que contribuam na divulgação da história de Timon, bem como na preservação do patrimônio histórico da cidade.

Metodologia

Trabalho de campo com visitas à Biblioteca Municipal de Timon e à biblioteca escolar, investigação bibliográfica com uso de textos em livros e jornais, registro dos dados coletados. Visitas a moradores antigos que possuem registros escritos, fotográficos ou em vídeos sobre o município; revisão bibliográfica, organização da sequência temporal histórica, produção e seleção das ilustrações. Lançamento do livro e distribuição de exemplares a escolas e biblioteca municipal.

Recursos utilizados

Livros, jornais, fotografias de arquivos públicos e pessoais, leis municipais, gravador e câmera fotográfica.

Avaliação

A avaliação deu-se a partir da observância do envolvimento com a pesquisa, assiduidade, compromisso com o produto final do projeto: o lançamento do livro “Flores para Timon - um passeio pela história”.

Impacto

Os estudantes do Centro de Ensino Maria Conceição Teófilo Silva desenvolveram o gosto pela pesquisa científica e conscientizaram-se sobre a importância do conhecimento de suas raízes, tradições e manifestações culturais. É importante salientar que houve um resgate da autoestima de jovens com talento artístico para o desenho, valorizando o conhecimento na construção da cidadania.

(56)

Ano Internacional da Tabela

Periódica: Da Alquimia

à Química

“O ano internacional da tabela periódica: Da Alquimia

à Química” foi idealizado para se comemorar o ano em

que a tabela periódica dos elementos completa 150 anos

de existência. O projeto contemplou a competência que

aprimora o pensamento científico, crítico e criativo visto

que os alunos exercitaram a curiosidade intelectual e o

protagonismo para elaborar peças teatrais, paródias, além de

jogos químicos relacionados à temática, antes considerada

bem complexa. Essas metodologias ativas com intensa

participação e envolvimento dos alunos propiciou a criação

por parte deles.

Núcleo Conectando Saberes: Timon Maranhão Autoria: Aline De Sousa

Informações

Disciplina Química Etapa educacional 3ª série do Ensino Médio Competências gerais da BNCC trabalhadas:

(57)

Descrição do projeto

Objetivo

Festejar as contribuições da Tabela Periódica para avanços e pesquisas dos elementos químicos e compreender, sobretudo, os avanços para o desenvolvimento no campo do conhecimento humano.

Metodologia

Aulas expositivas sobre a tabela periódica, processos de demonstração e criação de jogos químicos virtuais e de tabuleiro, confecção de tabela periódica gigante, produção e ensaio de peças teatrais, criação de poesias e paródias e testagem e demonstração de experimentos.

Recursos utilizados

Audiovisuais como data show, trechos de livros paradidáticos, caixas de som, microfones, notebook, itens do laboratório de Química, cartolinas, pinceis, recortes de revistas e palco para a culminância.

Avaliação

Os alunos foram avaliados ao longo do processo, do desenvolvimento à culminância, por meio da produção de jogos de tabuleiro e digitais, criação de poesias e paródias bem como na dramatização e empenho nas peças teatrais.

Impacto

O impacto na comunidade escolar foi extremamente positivo, estimu-lando a participação dos alunos e um engajamento na culminância que resultou em apresentações teatrais alternadas também com poesia e muita paródia, além de salas de jogos químicos abertas para visitação.

(58)

Coroatá dos Dinossauros

à Educação Tecnológica

Muitos alunos não conhecem os fatos que marcaram a

história do município, por essa razão, faz-se necessário

um trabalho desse cunho, envolvendo a história de

aproximadamente 110 milhões de anos, fato comprovado

cientificamente - Revista FAPESP, 4) com o título

Dinossauros do Maranhão.

Núcleo Conectando Saberes: PIO XII

Maranhão

Autoria:

Arnaldo Rocha Gomes

Informações

Disciplina Linguagens

Etapa educacional 3ª série do Ensino Médio Competências gerais da BNCC trabalhadas: Conhecimento, Repertório cultural

Descrição do projeto

Objetivo

Pesquisar sobre a história do município de Coroatá desde os dinossauros, cerca de 110 milhões de anos, até os dias atuais com a educação tecnológica; Levar o aluno a conhecer a história do município de Coroatá com a realização de pesquisas nos segmentos culturais, poéticos, artísticos, religiosos, pontos turísticos, fósseis e outros.

(59)

Metodologia

Pesquisa sobre a história do município, entrevistas com personagens importantes da história do município. Será dada ênfase nas produções textuais e promoção de ações educativas voltadas à valorização do patrimônio histórico local, resgatando os valores culturais, históricos e cultura popular.

Recursos utilizados

30 cadernos para anotações, celulares para gravação, laboratório de informática para pesquisa, seis portfólios, 30 folhas de papel 40, duas resmas de papel sulfite, cinco folhas de EVA, 10 folhas de isopor de 20, 10 folhas de isopor fino e uma caixa de tinta de tecido. Total: R$ 427,00.

Avaliação

Na culminância serão exibidas todas as pesquisas realizadas através de painéis; apresentação de artistas da terra; exposição de trabalhos como livros, pinturas, composições de artistas da terra e revista eletrônica com a inserção de todos os trabalhos produzidos.

Impacto

A comunidade coroataense terá, pela primeira vez, um trabalho voltado para sua história, compreendendo desde os dinossauros, que viveram há 110 milhões de anos aqui, até os dias atuais.

(60)

3

Práticas de

formação continuada e

coordenação pedagógica

Esta categoria reúne boas práticas realizadas

por coordenadores pedagógicos.

(61)

Alimentação Saudável

Esse trabalho foi essencial para os alunos perceberem que a

promoção de saúde não se restringe só na cura de doenças.

Ela também envolve medidas para a prevenção das doenças.

Portanto, a alimentação saudável relaciona-se com diversas

outras esferas sociais como a educação, o trabalho, a

habitação e o lazer. As discussões promovidas neste tópico

são alimentação saudável. Os alunos focaram nos elementos

necessários para manter a saúde, pois apresentamos uma

relação de atitudes que favorecem a manutenção da saúde e o

intuito foi levar os alunos a refletirem acerca da própria saúde.

Núcleo Conectando Saberes: PIO XII

Maranhão

Autoria:

Ana Celia Freitas Gonzaga

Informações

Disciplina: Linguagens Aspectos Pedagógicos Trabalhados: Métodos de Aprendizagem, Participação coletiva Competências gerais da BNCC trabalhadas: Conhecimento, Responsabilidade/Cidadania Etapa Educacional: EJA

Descrição do projeto

Objetivo

Expor a importância de um cardápio equilibrado. Discutir a ocorrência de distúrbios nutricionais em crianças até idosos. Divulgar informações

(62)

de maneira eficiente e apropriado ao contexto. Elaborar textos com base em resultados de observações e pesquisa de diferentes fontes, Além de reconhecer a importância do trabalho colaborativo.

Metodologia

Utilizar o tema de forma interdisciplinar, de modo com que reforce os bons hábitos alimentares e os alunos, assim, tenham a oportunidade de analisar e aprimorar os conhecimentos. Trabalhar sobre os rótulos de alimentos, estudando as informações nutricionais. Expor a pirâmide alimentar, confeccionar mural com alimentos que devem ser consumido com moderação, como doces, refrigerantes. Investigar e analisar informação de jornal e revistas atuais sobre o tema. Construir um alfabeto saudável da turma. Convidar nutricionistas para expor os conhecimentos e cuidados que devemos ter com a alimentação.

Recursos utilizados

Projetor, cartaz, papel, cartolina, pincel e recursos humanos como aluno, professor, nutricionista.

Diagnóstico

Apresentar e discutir a questão norteadora por meio de sensibilização com o tema. Listar e comparar os alimentos que são consumidos e analisar as informações de alguns deles. Propor perguntas e discussões sobre o tema para análise das conclusões expostas.

Avaliação

De forma formativa e avaliação final com perguntas variadas em que determina momento reflexivo ao aluno verificar o que realmente aprendeu.

(63)

Horta na escola: Meio

Ambiente e Sustentabilidade

O Projeto Horta na Escola é interdisciplinar e vem sendo

desenvolvido nas escolas da zona rural desde o ano de 2017, em

turmas multisseriadas, com resultados totalmente positivos e

satisfatórios. Através dele há também relatos de pais de alunos,

que estão levando essa prática para o seu cotidiano.

Núcleo Conectando Saberes: PIO XII Maranhão

Informações

Disciplina: Outros Aspectos Pedagógicos Trabalhados: Métodos de Aprendizagem, Participação Coletiva Competências gerais da BNCC trabalhadas: Trabalho/Projeto de Vida, Responsabilidade/Cidadania Etapa Educacional: Ensino Fundamental Autoria:

Vivianne Leão da Silva Marinho

Descrição do projeto

Objetivo

Promover educação e o desenvolvimento dos educandos e da comunidade em seu entorno através da horta escolar e de atividades que possam garantir o conhecimento da língua materna e de atitudes

(64)

como o respeito e a valorização da cultura local, bem como ações voltadas para a conservação do meio ambiente e da sustentabilidade.

Metodologia

A horta é um excelente meio para potencializar o aprendizado do aluno e despertar seu interesse para a alimentação saudável e a preservação do meio ambiente. Ao montar uma horta na escola, professores de todas as áreas terão um laboratório vivo, podendo trabalhar os mais variados temas. Partimos ainda do entendimento que essa ação contribuirá também como um complemento para a merenda escolar, representando uma economia para a educação, pois alguns dos produtos utilizados, com alto poder de perecividade como o cheiro verde, o tomate e a cebola de palha poderão estar ao alcance das merendeiras.

Recursos utilizados

Sementes: quiabo, coentro, couve, pimenta de cheiro, tomate, alface, cebolinha, maxixe, pepino. Kits para jardinagem: regadores, arames finos, telas, pregos, martelos, mangueiras.

Diagnóstico

É nítido que trabalhar com a diversidade é um desafio que a escola precisa enfrentar. Ao observar a realidade da zona rural do nosso município foi possível perceber que há uma grande necessidade de resgate da educação de valores. Pensando nisso, o projeto foi idealizado para que professor envolva a realidade do educando, a valorização da agricultura familiar, a complementação da merenda escolar e ainda contribua para o desenvolvimento da leitura e da escrita.

Avaliação

No desenvolver do projeto, professores e alunos devem apresentar os resultados de tudo que foi realizado, toda a comunidade escolar será convidada a prestigiar esse momento em que pais, alunos e

(65)

compreender: apresentação de slides com fotos e evolução da turma, amostra do que foi plantado, portfólio com atividades, dramatizações, comidas típicas e relatos de experiências entre outras atividades.

Referências

Documentos relacionados

A arte de criar evolui para ciência de criar, alguns criadores esclarecidos se preocupam em estudar e acompanhar o desenvolvimento da Criação de animais, conseguindo um melhoramento

Visa aferir conteúdos, objetivos, procedimentos, atividades e estratégias adequadas ao nível de ensino e ao grupo/turma, numa lógica de harmonização e interação da

O Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da UFPR comunica que estão abertas as inscrições para o processo seletivo para 01 (uma) vaga de bolsista de Pós- Doutorado,

Para a Coligação recorrente, há na peça publicitária demasiado apelo ao assistencialismo, que, muito embora seja aceitável para um programa televisivo, é de uso

Do exposto, os modelos de cálculo propostos por documentos normativos para a determinação do módulo de elasticidade na flexão em peças de madeira de dimensões estruturais

b) As taxas sobre a comercialização de medicamentos, de produtos de saúde, de produtos cosméticos e de higiene corporal, de dispositivos médicos e de produtos

Evidencia-se na literatura objetivos específicos para a utilização de jogos virtuais com o público idoso, dentre os quais destacam-se o tratamento de alterações de funções

A execução do convênio ou contrato de repasse será acompanhada por um representante do concedente ou contratante, especialmente designado e registrado no SICONV, que anotará em