• Nenhum resultado encontrado

CERTIDÃO DE AUTUAÇÃO E REMESSA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CERTIDÃO DE AUTUAÇÃO E REMESSA"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Caixa Postal: 310 CEP 75.908-740- Fone: (64)3611-5900

www.rioverde.godeg.br 0.

oa2fl

Av. José Waiter. Qd. 24, Residencial Interiagos - Rio Verde - Goiás

Munkipat de Rio Verde

Vccé participo. Pio Verde melhoro __________

CERTIDÃO DE AUTUAÇÃO E REMESSA

Processo Legislativo n°: 0008012021 Projeto de Lei Complementar n°: 21012021 Autor: Executivo

Certifico que os presentes autos foram autuados e

digitalizados nesta data, com

fl'A- folhas. Ato seguinte,

REMETO-OS a DIRETORIA LEGISLATIVA para as devidas

providências.

RioVerde,J'g

iO 1,4*21

(2)

Eis. n°,:

03

1

Ãst:

4I

Av. Presidente Vargas, 3.215 - Vila Maria CEP: 75.905-900 - Rio Verde - Goiás Fone: (64) 3602-8001 www.rioverde.go.gov.br

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR N.

210

/2021 (Altera as Leis Complementares n. 6.167/2012 e 6.074/2011)

A CÂMARA MUNICIPAL DE RIO VERDE-GO APROVA:

Art. 1°. Altera a Lei Complementar n. 6.167, de 18 de junho 2012, que passa a vigorar com as seguintes alterações:

"LEI COMPLEMENTAR N°. 6.167/2012

(Dispõe sobre o parcelamento do solo com fins urbanos em zona rural sob a fona de condomínio de lotes)"

"Art. P. Esta Lei visa disciplinar o parcelamento do solo com fins urbanos em zona rural, qualificado como condomínio de lotes."

"Art. 20. Para a alteração do uso do solo rural para fins urbanos e implantação de condomínio de lotes fechado, a gleba de terras de que servirá ao empreendimento deverá ser considerada como Zona Urbana Específica.

Parágrafo único. A zona urbana específica a que se refere o

caput deste artigo será criada por lei que conterá os limites e dimensões

do imóvel cujas características forem alteradas."

"Art. 30. Será tratado por leis específicas o parcelamento do solo para fins urbanos das áreas do entorno da plataforma multimodal e as áreas rurais onde se encontram as microbacias do Ribeirões Abóbora (Anexo 1 desta Lei), Marimbondo (Anexo TI desta Lei), Córrego da Laje (Anexos III desta Lei) e, ainda, de outras bacias hidrográficas que venham servir ao abastecimento público do Município de Rio Verde-GO.

§ 5°. Não poderão ser consideradas zonas urbanas específicas as áreas definidas no art. 30 da Lei Complementar n°. 194, de 21 de dezembro de 2020, bem como os locais onde se comprove que a finalidade urbana se apresentará danosa ao meio ambiente, à fauna, flora e atividades próprias da zona rural."

(3)

E

FIsno.FI1~

Av. Presidente Vargas, 3.215 - Vila Maria

CEP: 75.905-900 - Rio Verde - Goiás

Fone: (64) 3602-8001 www.rioverde.go.gov.br

"CAPÍTULO III

DO CONDOMÍNIO DE LOTES EM ZONA URBANA ESPECÍFICA"

"Art. 4°. Denomina-se condomínio de lotes fechado implantados em zona urbana específica a divisão de gleba em lotes autônomos para a edificação com finalidade residencial, com áreas de utilização exclusiva de seus proprietários, caracterizado pela separação da área utilizada por meio de sistema de tapagem a ser definido em decreto que terá por objeto a regulamentação desta Lei.

Parágrafo único, O empreendimento referido neste artigo se caracteriza pela adoção de acessos privativos e de sistema de vedação admitidos pela autoridade municipal, que o separem da malha viária rural ou da área adjacente, sendo-lhe permitido controlar a entrada de pessoas, a critério de sua administração, salvo de servidores municipais, estaduais ou federais, no exercício de suas funções públicas."

"Art. 5°. Compete aos condomínios de lotes a observância das seguintes restrições e índices urbanísticos:

1 - cada unidade do condomínio de lotes localizado em Zona Urbana Específica terá área mínima de 1.200,00m2 (mil e duzentos metros quadrados), com coeficiente máximo de 1,0 (um) e taxa de ocupação máxima de 60% (sessenta por cento);

II - a área institucional a ser doada ao Município no percentual de 7% (sete por cento) da área do empreendimento deverá estar situada fora dos limites da área privativa, podendo se localizar em área não contígua ao empreendimento ou, para atender ao interesse público, ser substituída por obras a serem executadas pela empreendedora em terrenos públicos;

III - As áreas verdes, que deverão corresponder a 10% (dez por cento) da área do empreendimento, serão divididas em duas, sendo que 50% (cinquenta por cento) deverá ficar situada fora dos limites da área privativa e 50% (cinquenta por cento) poderá ser dentro, incumbindo ao condomínio cuidar, preservar e manter íntegras as áreas verdes que estiverem localizadas dentro da gleba, que poderão ser encampadas pelo projeto urbanístico;

IV - Os projetos das vias de circulação do condomínio de lotes deverão obedecer às dimensões mínimas estabelecidas na tabela abaixo: Extensão Largura total(metros) Passeio esg.(nietros) Pista (metros) Passeio dir.(metros)

50 m a 800 rn 14,00 3.00 8,00 3,00

(4)

" PREFEITURA DE

É

I-WNLMWM _

ria~

FIs.n°.:

OS

Av. Presidente Vargas, 3.215 - Vila Maria

CEP: 75.905-900 - Rio Verde - Goiás

Fone: (64) 3602-8001

www.rioverde.go.gov.br

V- ...

VI- ...

VII- ...

VIII - todas as vias constantes do condomínio de lotes deverão ser construídas pelo proprietário recebendo, no mínimo, redes de distribuição de energia elétrica, que nas avenidas deverá ser subterrânea, e iluminação pública, de drenagem de águas pluviais (captação e lançamento), de água tratada, de coleta e tratamento de esgotos gerados pelas unidades do loteamento; pavimentação asfáltica; meio-fio com sarjetas e demarcação das quadras e lotes com marcos de concreto, todos esses serviços especificados tecnicamente em regulamento, através de decreto do Poder Executivo, observado o seguinte:

a) em se tratando de coleta e tratamento de esgotos pelas unidades do condomínio, uma vez constatada a inviabilidade técnica de ligação do esgoto à rede da concessionária dos serviços públicos, o tratamento deverá se dar em estação do próprio empreendimento, que deverá proceder aos tratamentos primário, secundário e terciário, podendo, se houver viabilidade, haver consórcio entre empreendimentos de áreas contíguas;

b) a aprovação do sistema ideal de tratamento para a unidade será de responsabilidade dos órgãos ambiental e de engenharia do Município e da concessionária do serviço, se o caso.

IX - nas vias pavimentadas dos novos condomínios, a sinalização vertical e horizontal será executada às expensas dos respectivos empreendedores do parcelamento do solo, a partir de projeto previamente aprovado pela Agência Municipal de Trânsito;

X - os condomínios de lotes situados ao longo das rodovias federais, estaduais ou municipais, deverão conter faixa paralela ao domínio das referidas estradas, com largura mínima de 15,00m (quinze metros), fora dos limites da área delimitada pelo tipo de tapagem admitido pelo Poder Executivo, porém, integrando o percentual de área destinada a vias públicas exigidas por lei.

Parágrafo único. A rede de distribuição de energia elétrica subterrânea de que trata o inciso VIII, e as passagens subterrâneas para os demais serviços públicos, poderá ser executada sob a área verde, se necessário, desde que não desvirtue o seu propósito, o que será objeto de análise quando da aprovação do projeto."

(5)

Eis. n°.:

QJ

Ass.:

Av. Presidente Vargas, 3.215 - Vila Maria CEP: 75.905-900 - Rio Verde - Goiás Fone: (64) 3602-8001 www.rioverde.go.gov.br

"Art. 6° - ...

§2°. O prazo para a execução das obras e serviços a que se referem os incisos 1 e II, deste artigo será combinado entre o loteador e Município, quando da aprovação do projeto de condomínio de lotes, não podendo ser superior a 4 (quatro) anos."

"Art. 8°. O empreendedor deverá garantir a execução das obras e serviços de inf'raestmtura em valor correspondente aos seus respectivos custos, podendo se valer de:

1 - caução real, em percentual da área total do condomínio; II pecúnia;

III - fiança bancária; TV - seguro.

§ 10. A caução real será devidamente averbada no Cartório de

Registro de Imóveis e o valor dos lotes a serem caucionados serão calculados pelo preço da área loteada sem considerar as benfeitorias previstas no projeto.

§ 20. A garantia prestada através de seguro deverá ser submetida a prévia análise do Município e será estabelecida nos termos da legislação vigente, observadas as normas da Superintendência de Seguros Privados - SUSEP, com discriminação detalhada, na apólice, das obrigações do empreendedor.

§ 3°. O valor das obras e serviços de que trata o caput deste artigo será estabelecido por laudo técnico elaborado pelo órgão municipal de planejamento urbano, do qual constarão planilhas detalhadas das unidades de medida, quantidades, preços unitários e globais das obras a serem executadas, segundo valores atualizados do mercado."

"Art. 9°...

Parágrafo único, O descumprimento de quaisquer das responsabilidades relacionadas no capta deste artigo ensejará na autuação do condomínio pelas infrações cometidas."

(6)

As. n*.:?—

~11-

Ass.; -

Av. Presidente Vargas, 3.215 - Vila Maria

CEP: 75.905-900 - Rio Verde Goiás

Fone: (64) 3602-8001 www.rioverde.go.gov.br

"Art. 10. Nos condomínios de lotes, a convenção condominial deverá ser submetida à apreciação dos órgãos competentes do município os Estatutos, assim como o Regimento Interno ou qualquer outro conjunto de normas que contenha o modo de administração."

"Art. 11. Para efeitos tributários, nos condomínios de lotes, cada unidade autônoma será tratada como imóvel isolado competindo ao respectivo titular recolher os impostos, taxas, contribuições de melhoria e outras relativas ao seu imóvel, e quando for o caso, relativo à fração ideal correspondente.

Parágrafo único. Serão isentos de IPTU as áreas destinadas ao sistema viário do empreendimento, vielas e calçadas."

"Art. 16. Nas omissões desta lei, aplica-se subsidiariamente às suas disposições o disposto na Lei Complementar Municipal n°. 196, de 21 de dezembro de 2020, e demais leis."

Art. 2°. Altera a Lei Complementar n°. 6.074, de 14 de dezembro de 2011, que passa a viger com as seguintes alterações:

"Art. W. Não serão aprovados loteamentos para fins urbanos, ainda que na modalidade de condomínio de lotes, fora da Zona Urbana, exceto em Zona Urbana Específica criada por lei."

Art. 3°. Esta Lei Complementar entrará em vigor na data de sua publicação. Gabinete do Prefeito de Rio Verde, aos 26 de abril de 2021.

O

Viníciu eca Campos

h

(7)

LA

GESTÃO 20211201T4~

A

s.

n0.:

OS

EAn

L

Av. Presidente Vargas, 3.215 - Vila Maria

CEP: 75.905-900 - Rio Verde - Goiás

Fone: (64) 3602-8001 www.rioverde.go.gov.br

Mensagem n. 034/2021 Rio Verde-GO, 26 de abril de 2021.

Ref.: Altera as Leis Complementares n°. 6.167/2012 e 6.074/2011.

Justificativa.

Senhor Presidente, Senhores Vereadores,

O município de Rio Verde vem se desenvolvendo de forma meteórica e frenética, o que, no cumprimento de nossas atribuições legais, nos compelem a agir da mesma forma, oportunidade em que a legislação em vigor exige adaptações de toda a sorte, não nos deixando alternativas outras que não acompanhar o crescimento na mesma proporção, sob pena de inviabilizar todo o processo de reformulação urbana e de reestruturação das leis já

existentes e até mesmo a edição de outras com prerrogativas de compatibilização entre elas. Aliado à formulação dos espaços urbanos, encontra-se vinculado a acumulação de capital e à reprodução da força de trabalho, tendo em vista que a ausência de planejamento é uma das causas de problemas urbanos.

Os loteamentos, no caso específico, o condomínio de lotes proporciona uma área aberta, segura e com boa estrutura para famílias.

Mas antes de começarem as obras, é preciso preparar os itens de infraestrutura, como rede de energia elétrica, água tratada, rede de drenagem de águas pluviais, coleta de esgoto, iluminação pública, asfalto e arborização de vias, ordenado e estabelecendo diretrizes que nortearão o empreendimento.

E famílias que se sentem bem num bairro, incentivam outros a vir morar aí. Com isso, aumenta a população local, o que leva a surgir novos loteamentos, que formam novos bairros e tomam a cidade mais desenvolvida.

A proposta, portanto visa à correção de alguns parâmetros e /ou alteração com o objetivo de melhorar a aplicabilidade da legislação,

Neste viés, a matéria ora proposta trata de alterar a Lei Complementar n. 6.167/2012, aprimorando-a e harmonizando-a com as recentes propostas do parcelamento urbano na zona rural mediante a criação de zona urbana específica, sempre com o objetivo de organizar o espaço urbano com uma abordagem qualitativa.

(8)

As. n°.:

Au.:

n1.l

1

a

io vtw -

VERDE

GESTÃO 2021/2024

Av. Presidente Vargas, 3.215 - Vila Maria CEP: 75.905-900 - Rio Verde - Goiás Fone: (64) 3602-8001 www.rioverde.go.gov.br

Dito isto, esperamos ter justificado a proposição em comento, encaminhando para apreciação e consequente aprovação, oportunidade em que acreditamos na participação do Poder Legislativo no ordenamento urbano e atender ao interesse coletivo da população da cidade.

Referências

Documentos relacionados

En este sentido, el concepto de interés general, ahora abierto a la participación por exigencias de un Estado que se presenta como social y democrático de Derecho, presenta

29 Table 3 – Ability of the Berg Balance Scale (BBS), Balance Evaluation Systems Test (BESTest), Mini-BESTest and Brief-BESTest 586. to identify fall

A direção dos Serviços Farmacêuticos Hospitalares (SFH) fica sempre a cargo de um farmacêutico. São várias as funções desempenhadas pelo FH no decorrer da sua atividade

A médio/longo prazo será notória a diminuição do número de avarias, devido ao natural ajustamento do plano de manutenções preventivas implementado, a melhoria

forficata recém-colhidas foram tratadas com escarificação mecânica, imersão em ácido sulfúrico concentrado durante 5 e 10 minutos, sementes armazenadas na geladeira (3 ± 1

The main objectives of this data analysis are divided into two classes: i) General Statistics: give an overview of structured information on Wikipedia as a whole, showing raw numbers

da quem praticasse tais assaltos às igrejas e mosteiros ou outros bens da Igreja, 29 medida que foi igualmente ineficaz, como decorre das deliberações tomadas por D. João I, quan-