• Nenhum resultado encontrado

Título do Projeto: ANÁLISE DA RENTABILIDADE DE UMA CARTEIRA DO SEGMENTO IMOBILIÁRIO, APLICANDO AS TEORIAS DE MARKOWITZ E SHARPE (2010 A 2016)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Título do Projeto: ANÁLISE DA RENTABILIDADE DE UMA CARTEIRA DO SEGMENTO IMOBILIÁRIO, APLICANDO AS TEORIAS DE MARKOWITZ E SHARPE (2010 A 2016)"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Título do Projeto:

ANÁLISE DA RENTABILIDADE DE UMA CARTEIRA DO SEGMENTO

IMOBILIÁRIO, APLICANDO AS TEORIAS DE MARKOWITZ E SHARPE (2010 A 2016)

Área de Conhecimento

- Grande área: Ciências Sociais Aplicadas - Área de conhecimento: Administração

Justificativa

A aplicação de recursos no mercado financeiro nos coloca à disposição uma série de produtos desde caderneta de poupança, fundos de investimentos, ações, entre outros ativos.

As carteiras de investimentos são um dos principais produtos existentes no mercado, por conta de suas diferentes classes, Setor, subsetor e Segmentos . Atendem um amplo leque de necessidade dos clientes, uma regulamentação rígida e o aumento do número de instituições administradoras que representam uma maior profissionalização cada vez maior neste segmento, oferecendo aos investidores acesso ao que há de mais moderno em administração de recursos.

Para poder elaborar este atendimento qualificado ao investidor, faz-se necessário o conhecimento de todo um contexto do mercado financeiro e das técnicas de composição e avaliação de carteiras e fundos de investimentos. Diante desse cenário, um trabalho de identificação, mensuração e utilização de ferramentas de controle e mitigação dos riscos assume vital importância. Considerando o contexto, apesar das diversas formas e estratégias existentes para gerir carteiras de fundos, muitos optam por duas posturas: uma gestão passiva, buscando retornos mais próximos possíveis de índices tomados como referência, cobrando uma taxa de administração baixa de seus cotistas,ou adotar uma gestão ativa e tentar obter resultados superiores ao índice de referência e ,assim, cobrar mais por isso.

Segundo Vasconcellos (2010), foi a partir do desenvolvimento do modelo apresentado por Markowitz que Sharpe desenvolveu um processo bem mais simplificado e que foi chamado de Modelo de Índice Único (ou modelo diagonal) para explicar os benefícios da diversificação. Trata-se de um modelo estatístico que procura estimar as duas variáveis de riscos inerentes a um ativo, ou carteira de ativos: o fator de risco sistemático (ou macroeconômico, que afeta todos os títulos) e o fator de risco não sistemático (ou especifico de uma organização ou Segmento Imobiliário produtivo).

A justificativa deste trabalho baseia-se na busca de evidências de que se podem elaborar metodologias mais simples a serem utilizadas para os investidores, permitindo mostrar opções para a confecção de carteira de investimento, de modo a minimizar os riscos inerentes à aplicação nesta modalidade. BRUM (2008)

Não se pode esquecer que esta pesquisa trata-se de um estudo de caso do Segmento Imobiliário. Logo, os resultados, considerações finais, bem como metodologia aplicada estão intrinsicamente associados a características da

(2)

organização em estudo, base de dados utilizadas e o período estudado. A utilização deste método em outras pesquisas talvez requeiram adaptações. Qual das teorias de Carteiras (Markowitz e Sharpe) apresenta a melhor opção de investimento no segmento rodoriário, considerando a minimização do risco e a maximização do retorno?

Objetivos Objetivo Geral

Elaborar uma carteira do Segmento Imobiliário e analisar a rentabilidade obtida, comparando a recomendação da Teoria de Markowitz, Teoria Sharpe, com a distribuição igualitária do valor investido, com o Ibovespa, Caderneta de Poupança e Taxa Selic.

Objetivos específicos

• Efetuar uma revisão da literatura acerca dos conceitos pertinentes ao tema;

• Classificar atualmente os ativos do Segmento Imobiliário por peso percentual no Ibovespa;

• Elaborar uma carteira do Segmento Imobiliário com os três ou mais ativos de maior peso de participação percentual no Ibovespa e aplicar de forma igualitária;

• Construir a carteira de ações de acordo com a Teoria de Markowitz e Teoria do Sharpe;

. Obter os valores dos dividendos e/ou juros sobre capital de cada um dos ativos selecionados, que foram distribuídos aos acionistas, no período do investimento para o cálculo dos retornos;

• Analisar a rentabilidade dos dois investimentos;

• Comparar os resultados obtidos com os investimentos nos índices Ibovespa, Taxa Selic, distribuição igualitária, teoria de Markowitz, teoria de Sharpe e na Caderneta de Poupança;

(3)

Metodologia

Este estudo tem como objetivo elaborar uma carteira do Segmento Imobiliário Financeiro que possua maior participação percentual no Ibovespa e analisar a rentabilidade obtida, comparando a recomendação da Teoria de Markowitz, Sharpe, com a distribuição igualitária do valor investido com o Ibovespa, Caderneta de Poupança e taxa SELIC.

Além disso, a avaliação de retorno da carteira do Segmento Imobiliário financeiro proposta pela Teoria de Markowitz e pela Teoria de Sharpe será analisada e comparada frente a índices bastante utilizados, como a caderneta de poupança, índice do Segmento Imobiliário Financeiro e Ibovespa, descontada a taxa de inflação oficial (IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Amplo).

Esta pesquisa pode ser classificada por vários ângulos, conforme segue:

Pesquisa descritiva: esta forma de pesquisa pode ser enquadrada, metodologicamente, quanto aos objetivos, como uma pesquisa descritiva. Gil (2008) descreve que o principal objetivo desse tipo de estudo é descrever características de determinado fenômeno ou de uma população ou ainda estabelecer relações entre variáveis.

.

Abrangência: esta pesquisa terá como população as empresas do Segmento Imobiliário com ações negociadas na Bolsa de Valores dos últimos seis anos. (2010 a 2016)

A amostra será intencional, com no mínimo três ou mais ativos que apresentarem maior participação percentual no Ibovespa .

1.Levantamento bibliográfico: nessa etapa será levantado o material existente sobre Teoria de Carteiras de Markowitz e Sharpe.

2. Selecionar os ativos do Índice do Segmento Imobiliário

3. Selecionar os cinco ativos com maior peso percentual no Ibovespa; 4. Aplicar o Modelo de formação de Carteira de Markowitz e de Sharpe 5. Simular a rentabilidade dos referidos ativos com distribuição igualitária; 6. Comparar a rentabilidade com a Caderneta de Poupança, Ibovespa, e Taxa Selic

7. Elaborar relatório

8. Publicação de artigo científico.

Resultados esperados

Com o presente estudo, pretende-se contribuir com a tríade do ensino, da pesquisa e da extensão.

(4)

Identificar, dentre as possiblidades de investimentos elencadas, o modelo de maior rentabilidade.

Contribuir com a difusão do conhecimento que permita tomar decisões de investimentos, minimizando o risco do investidor.

Produzir um artigo científico através do resultado da pesquisa.

Cronograma

Meses

ETAPAS 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12

Revisão bibliográfica (aluno) Seleção de empresas do Segmento Imobiliário Financeiro Relatório Trimestral. (aluno e professor)

Seleção das empresas do Segmento Imobiliário Financeiro com maior peso percentual no Ibovespa na Bolsa (aluno e professor) Pesquisar os valores de dividendos e/ou juros sobre capital distribuídos aos acionistas de cada um dos ativos selecionados no período do investimento

(professor e aluno)

Elaboração da carteira de investimento do Segmento Imobiliário Financeiro partir do Modelo de Markowitz e de Sharpe empresas. (aluno) Simular a rentabilidade dos referidos ativos com distribuição igualitária;

(professor e aluno) Relatório Trimestral.

(5)

Infraestrutura

Infraestrutura já existente na UNISUL

Esta atividade de pesquisa será desenvolvida, utilizando-se infraestrutura da própria UNISUL, contando com um computador com acesso à internet e da biblioteca. Laboratório da Empresa Modelo do Curso de Administração da UNISUL.

_______________________________________________________________ Infraestrutura não existente na UNISUL

Não há.

_______________________________________________________________ Referências Bibliográficas

ANDREZO, A. F., LIMA I. S. Mercado Financeiro: aspectos históricos e conceituais. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

ASSAF NETO, A. Mercado financeiro. São Paulo, Editora Atlas 7. Ed. 2007. ÁVILA, G. Análise de desempenho de fundos de investimento em ações no período de 2007-2010. Faculdade de ciências econômicas – UFRGS. Porto Alegre, 2011.

BRUM, F. M. Aplicação da teoria de Markowitz e índice de Sharpe em um clube de investimento. Conclusão de especialização em Mercado de capitais. Porto Alegre, UFRGS, 2008.

CAVALCANTE, F. Mercado de capitais: o que é? Como funciona? Rio de Janeiro. Editora Campus: 2013.

FERNANDES, J. B. L. Principais elementos nas opções de investimento financeiro para pessoa física. Curso de ciências contábeis, UFSC, Florianópolis 2008.

FORTUNA, Eduardo. Mercado financeiro: produtos e serviços. 6. Ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2013.

INVESTIDOR, Portal – CVM. Disponível em < http://www.portaldoinvestidor.gov.br> Acesso em 23 de maio de 2013.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2006.

Comparar a rentabilidade com a Caderneta de Poupança, Ibovespa e Taxa Selic

(professor e aluno)

Análise e divulgação dos resultados

(professor e aluno)

Elaboração de um artigo e de um Poster com os resultados deste trabalho. (professor e aluno )

(6)

LEITE, H. de. P., SANVICENTE, A Z. Índice Bovespa: um padrão para os investimentos brasileiros. São Paulo: Atlas, 1998.

LEMES Jr, Antônio Barbosa et al. Administração Financeira: princípios, fundamentos e práticas brasileiras. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

MISUMI, Jorge Yoshio, CAVALCANTE, Francisco. Mercado de capitais: o que é como funciona. 6ª. Ed. Rio de Janeiro: Campus, 2005.

PINHEIRO, Juliano Lima. Mercado de Capitais: fundamentos e técnicas. São Paulo: Atlas, 2005.

ROCCO, Lucas Urbano 2009. Uma análise de desempenho dos fundos multimercado com renda variável e alavancagem no Brasil durante o período entre 2002-2007. Programa de graduação em Economia da UFSC, Florianópolis, 2009.

ROSS, Stephen A, et al. Administração financeira. São Paulo: Atlas, 2009. SANVICENTE, Antônio Zoratto et al. Mercado de capitais e estratégias de Investimentos. São Paulo: Atlas, 1996.

TOSTES, V. S. Taxa de performance em fundos de investimentos. PUC – RIO, 2011.

Referências

Documentos relacionados

72 Figura 4.32: Comparação entre a saída real e a saída calculada pela rede para todos os ensaios no treinamento, para o Modelo Neural 4b.. 75 Figura 4.35: Comparação entre

A partir desta condição observada, buscou-se nos modelos numéricos de previsão de tempo a persistência destas condições e/ou novos indícios pelos quais o meteorologista

A fim de facilitar a explicitação das idéias/representações/concepções dos estudantes, o professor poderá lançar para a turma as perguntas-chave. Sem iniciar o ensino formal

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Notamos, portanto, que desde cedo Eça de Queirós já desenvolvia suas aptidões jornalísticas (apenas com 21 anos, no Distrito de Évora). Em maio de 1870 iniciou a

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

Para esses sistemas de produção a experimentação agrícola emprega com sucesso delineamentos experimentais, onde se aplicam poucas variações de tratamentos experimentais (dose