• Nenhum resultado encontrado

COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Educação Infantil CRECHE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Educação Infantil CRECHE"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

COMPLEMENTAÇÃO DA

APRENDIZAGEM

Educação Infantil – CRECHE

Unidade de Ensino: Creche Municipal Maria Therezinha da Costa Pedrosa

Professor(es): Danielle Ferreira Farias de Souza e Luana Pires de Melo

Aluno(a):

Ano/Turma:

Creche II B

Campos de Experiências: • O EU, O OUTRO E O NÓS.

• CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS. • ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E

IMAGINAÇÃO.

• ESPAÇO, TEMPO, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES. Período de Complementação: De 15/06 a 26/06/2020 Turno: Integral Dias Trabalhados:1 0 Carga horária: 40 horas Justificativa:

A Educação na Rede de Ensino Municipal emIguaba Grande segue as orientações do Conselho Nacional de Educação – CNE, através do parecer CNE/CP nº 5/2020, aprovado em 28/4/2020, homologado e publicado no DOU em 02/0/2020 pelo Ministério da Educação em 30/04/2020, que traça diretrizes para a (re)organização do calendário escolar e a aplicação de atividades não presenciais.

Dessa forma, destaca-se a importância da organização do Material de Complementação da Aprendizagem de forma adequada, a fim de atender o Parecer do CNE, garantindo a qualidade exigida pelo órgão e o cômputo das atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual em razão da Pandemia da Covid -19.

REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE IGUABA GRANDE

2020

Olá, aluno(a)! Olá, família!

Estamos, a cada semana, vivenciando novas formas de aprendizagem, reforçando vínculos, criando laços. Assim nos mantemos juntos apesar da distância. Este é o nosso objetivo com as atividades de Complementação da Aprendizagem: estar com você nessa nova caminhada, participando de sua rotina diária, mantendo a escola próxima a você, aluno(a) da Rede Municipal de Ensino de Iguaba Grande.

Você já parou para pensar no quanto já aprendemos neste período?

Estudar, aprender, crescer. Esse é um movimento que não pode parar. Abra o seu coração e a sua mente e siga investindo em você.

Neste momento que estamos vivendo, é preciso um novo olhar, mais sensível, mais empático... Estamos nos reinventando e, com certeza, construindo novas e melhores versões de nós mesmos!

Bom estudo!

Receba o nosso carinho... Até breve!!!

(2)

Fred de Carvalho Ferreira

Secretário Municipal de Educação e Cultura

“Filhos brilhantes, alunos fascinantes”

Bons filhos conhecem o prefácio da história dos seus pais. Filhos brilhantes vão muito mais longe, conhecem os capítulos mais importantes das suas vidas.

(...)

Bons alunos escondem certas intenções, mas alunos fascinantes são transparentes. Eles sabem que quem não é fiel à sua consciência tem uma dívida impagável consigo mesmo. Não querem, como alguns políticos, o sucesso a qualquer preço. Só querem o sucesso conquistado com suor, inteligência e transparência. Pois sabem que é melhor a verdade que dói do que a mentira que produz falso alívio.

A grandeza de um ser humano não está no quanto ele sabe, mas no quanto ele tem consciência que não sabe. O destino não é frequentemente inevitável, mas uma questão de escolha. Quem faz escolha, escreve sua própria história, constrói seus próprios caminhos.

Os sonhos não determinam o lugar onde vocês vão chegar, mas produzem a força necessária para tirá-los do lugar em que vocês estão. Sonhem com as estrelas para que vocês possam pisar pelo menos na Lua. Sonhem com a Lua para que vocês possam pisar pelo menos nos altos montes. Sonhem com os altos montes para que vocês possam ter dignidade quando atravessarem os vales das perdas e das frustrações. (...)

Uma pessoa inteligente aprende com os seus erros, uma pessoa sábia vai além, aprende com os erros dos outros, pois é uma grande observadora. Procurem um grande amor na vida e cultivem-no. Pois, sem amor, a vida se torna um rio sem nascente, um mar sem ondas, uma história sem

aventura! Mas, nunca esqueçam, em primeiro lugar tenham um caso de amor consigo mesmos.

Augusto Cury

COMO FORAM SUAS EXPERIÈNCIAS COM AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES NESTE PERÍODO?

Se possível, após o preenchimento, fotografe essa página e envie à escola. Contamos com a sua colaboração!

Escola Aluno

Ano de escolaridade: Turma:

1. As atividades são suficientes para seu(sua) filho(a) nesse período de complementação?

( ) sim ( ) não ( ) às vezes

2. Tem conseguido interagir com o(a) professor(a) de seu(sua) filho(a)?

( ) sim ( ) não ( ) às vezes

3. Registre aqui, como tem sido a experiência com seu filho nas atividades não presenciais:

______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________

(3)

______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ _____________________________________________________ 4. Quais foram as maiores dificuldades encontradas nesse período

com as atividades complementares?

_______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ 5. Se desejar registre as suas observações:

______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ Nome do responsável: ___________________________________________________________ ___________________________________________________________

POR QUE O BRINCAR É IMPORTANTE PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL? O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação e organiza suas emoções.

O principal objetivo da brincadeira é explorar. Para uma criança pequena, tudo é experimento, até jogar e brincar com o prato de comida. A brincadeira é um espaço para explorar sentimentos e valores, assim como para desenvolver suas habilidades.

A brincadeira surge de objetos estruturados e não estruturados, disponibilizados para as crianças. A partir da brincadeira, observamos que a exploração e a sequência lúdica dependem, única e exclusivamente, de cada criança ou, por vezes, de um grupo de crianças dispostas a compartilhar o brincar.

Através do brincar e a partir do sentimento que aflora em cada brincadeira, a criança faz a leitura do mundo e aprende a lidar com ele, recria, repensa, imita, desenvolvendo, além de aspectos físicos e motores, aspectos cognitivos, bem como valores sociais, morais, tornando-se cooperativo, sociável e capaz de escolher seu papel na sociedade.

(...)

Para enfrentar o mundo, temos que ser sociáveis, manifestar desejos e expressar opiniões, assim, a criança precisa saber o seu papel, seja na sua casa, na escola, na rua, no seu bairro, por fim, na sociedade para, a partir desse conhecimento, apropriar-se de suas escolhas.

No brincar a criança explora, coleta, seleciona, coleciona e constrói conforme a sua vontade e/ou através de observações de experiências anteriores. Assim, ela aprende a elaborar suas reflexões, estratégias, independência e criatividade, permitindo que aumente a sua experiência e do grupo na qual está inserida. As brincadeiras contribuem no desenvolvimento infantil de forma decisiva, construindo um adulto que acredita em seu potencial transformador, cultivando dentro de si uma forte vontade de viver em um mundo melhor.

(4)

TEMA:Aprendendo através das histórias Infantis

JUSTIFICATIVA:Ouvir histórias faz parte do universo infantil. Por

esse motivo incentivaremos os responsáveis a contar e recontar algumas histórias aos seus filhos. Explorando e brincando com os personagens e enredo.

OBJETIVOS:

• (EI01EO01) Perceber que suas ações têm efeitos nas outras crianças e nos adultos;

• (EI02EO01) Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos;

• (EI01CG02) Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes;

• (EI01CG04) Participar do cuidado do seu corpo e da promoção do seu bem – estar;

• (EI01EF03) Demonstrar interesse o ouvir histórias lidas ou contadas, observando ilustrações e os movimentos de leitura do adulto – leitor;

• (EI01ET01) Explorar e descobrir as propriedades de objetos e materiais (odor, cor, sabor, temperatura).

MATERIAIS NECESSÁRIOS:História “João e Maria”

https://www.youtube.com/watch?v=YgImu01S11o;Biscoitos do tipo

wafer, chocolate derretido, duas tigelas para derreter o chocolate, suco de um limão, açúcar e um saco de plástico; Pedrinhas; Leitura “Chapeuzinho

Vermelho”

https://www.historiaparadormir.com.br/chapeuzinho-vermelho/, lençóis, colchonetes ou almofadas; Cesta, alimentos não

saudáveis (biscoito, refrigerante, suco de fruta artificial, etc.),

alimentos saudáveis (frutas, legumes, vegetais, etc.); Frutas (maçã, banana, laranja, etc.); Cones, trilhos de espuma, pedrinhas e areia, embalagens de ovos, entre outros materiais.

DESENVOLVIMENTO:

João e Maria

O responsável irá contar para o seu filho a historinha de “João e Maria” conforme lhe foi passada pelos seus pais. Depois, colocará o filho para assistir a historinha no youtubehttps://www.youtube.com/watch?v=YgImu01S11o.

1º DIA

15/06/2020

(5)

Casinha de biscoito

Vamos montar nossa casinha de biscoito?

Ingredientes:Biscoitos do tipo wafer, chocolate derretido, duas

tigelas para derreter o chocolate, suco de um limão, açúcar e um saco de plástico.

Modo de Preparo

1° passo: derreta o chocolate no micro-ondas ou em banho – maria; 2° passo:passar a colher com chocolate sobre cada tira de biscoito

e apertar. Não precisa esmagar, quando a "cola" seca já está colado.

3° passo: é a hora de cortar as peças, de fazer porta e janelas.

Coloque cada bloco de biscoitos sobre a mesa e corte com uma faca serrilhada; depois, monte a casa com o resto do chocolate

4° passo: adicione todos os detalhes que quiser: chaminés,

batentes etc. Você também pode não cortar a porta e usar mais chocolate para fazer telhas sobre o telhado. LINDO!

5° passo: para o glacê basta misturar o suco de um limão com

açúcar. Vai ficar uma pasta e quando secar ficará durinho. Se colocar muito açúcar fica grosso e talvez esfarele, pouco fica líquido

e não seca.O ideal é ir colocando aos poucos para conseguir a textura ideal.

6° passo: coloque o glacê dentro de um saco plástico. Aperte todo o

conteúdo para um dos cantinhos e faça um furinho para fazer um saco de glacê improvisado. Sem corante o glacê fica igual neve, mas você pode adicionar uma gota de corante alimentício.Aí basta apertar aonde você quer decorar e esperar secar. Esta parte da sua criatividade. Use o que você gostar de comer. Assista o vídeo no nosso canal https://youtu.be/jfPnkSsZXwA.

2º DIA

16/06/2020

(6)

Direito das crianças

O responsável irá conversar com seu filho sobre o direito das crianças, que podemos aprender nessa historinha como: direito a um lar, comida, saúde, educação, brincar e principalmente muito amor. Mostrando que desde bem pequenos a criança já tem seus direitos.

Brincando de João e Maria

O João resolveu andar na floresta sem a Maria. Para não se perder, ele foi deixando pedrinhas no caminho. E a Maria, precisava ir atrás do João. O jeito de fazer isso era seguindo as pedrinhas. Agora, vamos deixar a imaginação fluir e brincar de João e Maria? Deixe a criança liderar a brincadeira. Seu papel é o de seguir as deixas e “esticar” o momento fazendo perguntas ou apresentando situações que façam a criança descobrir novas possibilidades naquele momento. Assista o vídeo no nosso canal

https://youtu.be/wVrA-mw5bQc.

4º DIA

18/06/2020

3º DIA

(7)

Contando a historinha

Já que a criança ouviu bastante a historinha no decorrer da semana. Nessa atividade, o responsável vai pedir que o seu filho lhe conte a historinha, trabalhando assim com ela a oralidade e imaginação. Lembrando que a historinha sempre poderá mudar.

Chapeuzinho vermelho

Monte em um ambiente acolhedor com lençóis, colchonetes ou almofadas uma cabana, e convide a criança para entrar na cabana. Em seguida, apresente a historinha da “Chapeuzinho

Vermelho”

https://www.historiaparadormir.com.br/chapeuzinho-vermelho/ e conte que fará a leitura da história antes da soneca. Diminua a luminosidade fechando as cortinas e convide a criança a ouvir a história.

Alimentos saudáveis e não saudáveis

Relembre a história contada, e converse com criança sobre os alimentos saudáveis e não saudáveis. Logo após, convite a criança a ajudar a Chapeuzinho a levar alimentos saudáveis na cesta para a vovozinha. Assista o vídeo no nosso canal

https://youtu.be/K9_EF1cUZOs.

5º DIA

19/06/2020

6º DIA

22/06/2020

7º DIA

23/06/2020

(8)

Trabalhando com a cor, sabor e textura

Convide a criança afazer uma salada de frutas para a Chapeuzinho levar em sua cesta. Mas antes de começar fazer, questione as crianças sobre as frutas: Qual o formato? Tem sementes? Que cor? Sabor azedo ou doce?

Brincadeira do lobo

Para brincar, tem que representar. Primeira escolha alguém para ser o lobo. Depois, faça uma grande roda com o lobo no meio e repita os versos abaixo, seguidos de um diálogo:

Vamos brincar no bosque, enquanto seu lobo não vem. Vamos brincar no bosque, enquanto seu lobo não vem, seu lobo está?

Estou botando a calça.

Vamos brincar no bosque enquanto seu lobo não vem, vamos brincar no bosque enquanto seu lobo não vem, seu lobo está? Estou botando a camiseta.

Vamos brincar no bosque enquanto seu lobo não vem, vamos brincar no bosque enquanto seu lobo não vem, seu lobo está? Estou botando o casaco.

Vamos brincar no bosque enquanto seu lobo não vem, vamos brincar no bosque, enquanto seu lobo não vem, seu lobo está? Estou botando o sapato.

Vamos brincar no bosque enquanto seu lobo não vem, vamos brincar no bosque enquanto seu lobo não vem, seu lobo está? Estou com fome e vou comer todas.

Ai, ai socorro!!

As frutas da vovó! Esperem, eu sou um lobo bonzinho, são só as frutinhas!

Poxa, eu me arrumei todinho, auuuuuu

8º DIA

24/06/2020

9º DIA

25/06/2020

(9)

Os versos e a conversa devem ser repetidos várias vezes, mas na última fala do lobo, as crianças devem correr.

Caminho da Chapeuzinho Vermelho

Em um ambiente monte o caminho da Chapeuzinho Vermelho repleto de obstáculos como cones, trilhos de espuma, pedrinhas e areia, embalagens de ovos, entre outros materiais, que simbolizem as diferentes superfícies que podem surgir pelo caminho. Depois, apresente o caminho que a Chapeuzinho percorreu até a casa da vovó para a criança. Assista o vídeo no nosso canal

https://youtu.be/gCSznvE98XA.

ATIVIDADES:

• (15/06):João e Maria;

• (16/06): Casinha de biscoito; • (17/06): Direito das crianças;

• (18/06): Brincando de João e Maria; • (19/06): Contando a historinha; • (22/06): Chapeuzinho vermelho;

• (23/06): Alimentos saudáveis e não saudáveis; • (24/06): Trabalhando com a cor, sabor e textura; • (25/06): Brincadeira do lobo;

• (26/06): Caminho da Chapeuzinho Vermelho.

VÍDEOS: • https://youtu.be/jfPnkSsZXwA • https://youtu.be/wVrA-mw5bQc • https://youtu.be/K9_EF1cUZOs • https://youtu.be/gCSznvE98XA REFERÊNCIAS: 1. http://www.fef.br/upload_arquivos/geral/arq_56eada5b68d80. pdf

10º DIA

26/06/2020

(10)
(11)
(12)

Referências

Documentos relacionados

Tese (Doutorado em Psicologia) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. A Integração Ensino-Serviço como Estratégia na Formação

Os sete docentes do cur- so de fonoaudiologia pertencentes à FMRP publica- ram mais artigos em periódicos não indexados no ISI, ou seja, em artigos regionais e locais, tais como:

De 100 doentes de doenças agudas que De 100 doentes de doenças agudas que utilizam serviços médicos, não morrem na utilizam serviços médicos, não morrem na miséria em

Desta forma, dada sua importância e impacto econômico como doença da esfera da reprodução, além da carência de informações atuais sobre leptospirose em suínos

Apesar do glicerol ter, também, efeito tóxico sobre a célula, ele tem sido o crioprotetor mais utilizado em protocolos de congelação do sêmen suíno (TONIOLLI

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

A democratização do acesso às tecnologias digitais permitiu uma significativa expansão na educação no Brasil, acontecimento decisivo no percurso de uma nação em

4 Este processo foi discutido de maneira mais detalhada no subtópico 4.2.2... o desvio estequiométrico de lítio provoca mudanças na intensidade, assim como, um pequeno deslocamento