• Nenhum resultado encontrado

OPERADOR DE EQUIPAMETO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "OPERADOR DE EQUIPAMETO"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Município de Morro Grande – SC Concurso Público 02/2017

Prova objetiva escrita para o cargo de:

OPERADOR DE EQUIPAMETO

ORIENTAÇÕES E RECOMENDAÇÕES

1. A Prova terá duração de 03 (três) horas, com horário previsto para o início as 09h00min e término as 12h00min.

2. O tempo gasto pelo Fiscal para as orientações gerais será descontado, iniciando-se a partir do momento em que o mesmo autorizar o inicio da realização da prova.

3. Esta prova contém 30 (TRINTA) questões objetivas, cada uma com 05 (CINCO) alternativas, sendo apenas uma a correta.

4. Leia atentamente todas as questões assinale a alternativa que achar que esteja correta e passe para o cartão resposta.

5. O caderno de provas é o seu rascunho, pode utilizá-lo para isso.

6. Juntamente com o caderno de prova encontra-se o seu Cartão resposta o qual possui sua identificação e a identificação por código de barras.

7. A marcação no cartão resposta deve-se dar com caneta esferográfica da seguinte maneira: Você deverá assinalar a sua alternativa correta como no exemplo abaixo:

Questão Alternativa Correta

01 A B C D E

02 A C D E

03 A B D E

- preenchimento correto.

Não serão aceitos outros tipos de marcações, pois a correção será realizada por leitura óptica. 8. O cartão resposta é o único documento que comprova as respostas corretas.

9. Se durante a prova necessite ir ao banheiro, chame o fiscal, levantando uma das mãos. Lembre-se que você só poderá sair da sala após 01 (uma) hora do inicio da prova.

10. Qualquer dúvida ou reclamação relativamente a alguma questão, você poderá utilizar o formulário de recurso anexo ao Edital do Concurso Público 02/2017.

11. Boa prova.

12. Com auxilio do fiscal destaque, se desejar, o rascunho do seu cartão resposta.

... Concurso Público Município de Morro Grande – SC

(2)
(3)

Conhecimentos Gerais

Leia a notícia abaixo e responda a questão 01.

Conselho da Caixa pode avaliar todos os vice-presidentes, diz Meirelles Expectativa é que o novo estatuto do banco seja aprovado na sexta; segundo ministro da

Fazenda, conselho analisará situação dos oito diretores que não foram afastados. (Folha de São Paulo, 17 jan. 2018).

01- Há no título da notícia um substantivo composto, no plural. Estão corretos dos plurais dos substantivos abaixo, EXCETO:

a) Amores-perfeitos, quintas-feiras, alto-falantes, beija-flores. b) Bem-te-vis, guarda-roupas, couves-flores, pimentas-do-reino. c) Abaixo-assinados, tiques-taques, primeiras-damas, salva-vidas. d) Guarda-chuvas, más-formações, vira-latas, bel-prazeres. e) Guardas-noturnos, saca-rolhas, surdos-mudos, sempre-vivas.

02- No trecho em destaque “... conselho analisará situação dos oito diretores que não foram afastados” há uma:

a) Oração Subordinada Adverbial Causal.

b) Oração Subordinada Substantiva Predicativa. c) Oração Subordinada Adjetiva Explicativa. d) Oração Subordinada Substantiva Subjetiva. e) Oração Subordinada Adjetiva Restritiva.

03- Palavras homônimas e parônimas apresentam semelhanças na grafia e pronúncia embora sejam diferentes quanto ao significado. A opção que apresenta a sequência que completa corretamente as frases abaixo é:

I- Fui ao banco pagar as ________________ de transferência do dinheiro. (taxas – tachas) II- Ao final da partida o atleta estava ______________. (soando – suando)

III- Sabonetes e desodorantes estão dispostos na _____________ de higiene pessoal. (sessão – seção)

IV- O ______________ do celular custaria muito caro, por isso a moça comprou um aparelho novo. (concerto – conserto)

a) Taxas, suando, sessão, concerto. b) Tachas, soando, seção, conserto. c) Tachas, suando, sessão, concerto. d) Taxas, suando, seção, conserto. e) Taxas, soando, sessão, concerto.

04- Levou para o quarto o livro e o violão. Este para trazer as melodias do sono e aquele para inspirar aventuras a serem vividas em seus sonhos. Os termos em destaque na frase referem-se, respectivamente a: a) Livro, violão. b) Sono, sonhos. c) Quarto, sono. d) Violão, aventuras. e) Livro, sono.

05- Na frase “A multidão aplaudiu os artistas no final do espetáculo” o sujeito da frase é: a) Os artistas.

b) A multidão. c) O espetáculo. d) Aplaudiu. e) Final.

(4)

06- De acordo com o Histórico do Município de Morro grande responda assinalando a alternativa correta.

Hoje a maioria da população vive na zona rural e trabalha na agricultura. A economia é baseada na produção de:

(Fonte: www.morrogrande.sc.gov.br).

a) Arroz, hortaliça, milho, madeira e também se destaca na produção leiteira. b) Arroz, fumo, soja, madeira e também se destaca na produção de gado de corte. c) Arroz, feijão, milho, madeira e também se destaca na produção de gado de corte. d) Arroz, feijão, soja, madeira e também se destaca na produção de frango de corte. e) Arroz, fumo, milho, madeira e também se destaca na produção de frango de corte.

07- De acordo com o Histórico Político do Município, Morro Grande foi elevado à categoria de município em qual data?

a) 30/03/1991. b) 30/03/1992. c) 30/03/1994. d) 30/03/1995. e) 30/03/1996.

08- A Região Sul do Brasil é a menor das cinco regiões do país, com área territorial de 576 774,31 km². Faz parte da Região Centro-Sul do Brasil e divide-se em três unidades federativas. Quais são as capitas dessas unidades federativas que compõem a região sul?

a) Cascavel, Florianópolis, Porto Alegre. b) Cascavel, Florianópolis, Uruguaiana. c) Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre. d) Curitiba, Joinville, Porto Alegre.

e) Maringá, Florianópolis, Passo Fundo.

09- Santa Catarina é uma das 27 unidades federativas do Brasil, que localiza se no centro da região Sul do país. É o vigésimo estado brasileiro mais territorialmente extenso e o décimo-primeiro de maior população. Além disso, é o nono de maior povoamento. Quantos municípios compõem o estado de Santa Catarina?

a) 255 municípios. b) 295 municípios.

c) 298 municípios.

d) 312 municípios. e) 325 municípios.

10-A Proclamação da República Brasileira foi um golpe de estado político-militar, que instaurou a forma republicana presidencialista de governo no Brasil, encerrando a monarquia constitucional parlamentarista do Império e, por conseguinte, destituindo e deportando o então chefe de estado, imperador D. Pedro II. Sendo assim em que data aconteceu a Proclamação da República Brasileira? a) 07 de setembro de 1822. b) 07 de setembro de 1882. c) 15 de novembro de 1889. d) 15 de novembro de 1899. e) 15 de novembro de 1989.

(5)

Conhecimentos Específicos

11- Nas alternativas abaixo, assinale àquela que completa o sentido do enunciado a seguir: “______________:são originados de petróleos crus, sendo beneficiados por meio da refinação. Caracterizados por uma mistura de hidrocarbonetos, são utilizados como lubrificantes com boa viscosidade. As propriedades e as qualidades desses óleos dependem da proveniência e da viscosidade do petróleo cru de origem. Ele é muito utilizado, pois atende à demanda dos carros e motores mais antigos, tudo por um preço bem mais acessível do que os outros.”

a) Óleos minerais. b) Óleos vegetais. c) Óleos sintéticos. d) Óleos aditivados. e) Óleos semissintéticos.

12- Sobre a resolução do CONTRAN, que instituiu o (CRLVe) é correto afirmar que:

a) Determina condições para o funcionamento dos estabelecimentos de abastecimento de veículos eletrônicos.

b) Dispões sobre a organização e funcionamento da habilitação eletrônica.

c) Autoriza o funcionamento de Autoescolas para habilitação de veículos eletrônicos.

d) Interliga as habilitações do condutor junto aos certificados de registro de veículos por meios eletrônicos.

e) Institui o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico.

13- No atendimento de socorro à uma vítima com queimadura, assinale a alternativa em que o procedimento descrito não é o correto a fazer:

a) Retire a roupa da vítima somente se não estiver grudada.

b) Se a queimadura for por substância sólida, retirar o excesso com pano seco.

c) Lave em água corrente e limpa, abundantemente e sem fazer pressão, pois alivia a dor e retira excesso de substâncias químicas.

d) No caso de bolhas existentes, fure-as e aplique algum tipo de pomada.

e) Encaminhe, junto com a vítima, a embalagem, rótulo ou produto que causou a lesão para ser identificado.

14- As características enumeradas a seguir referem-se a qual peça de um motor de combustão interna?

I- Estabelece a ordem de ignição dos cilindros.

II- É um dos responsáveis pelo limite de rotação do motor. III- Possui vários excêntricos chamados cames ou ressaltos.

a) Virabrequim.

b) Comando de Válvulas. c) Balancim.

d) Distribuidor.

(6)

15- A manutenção periódica e preventiva tem como objetivo evitar o início de um problema. No quadro abaixo relacione a coluna 1 com a coluna 2 e em seguida assinale a alternativa com a sequência correta:

COLUNA 1 COLUNA 2

( 1 ) Freio ( )Alinhamento e Balanceamento.

( 2 ) Direção ( )Lonas, discos e pastilhas, troca de fluído. ( 3 ) Suspensão ( )Terminais e folga.

( 4 ) Pneu ( )Folga nas buchas, estado das molas a) ( 1 ); ( 4 ); ( 2 ); ( 3 ).

b) ( 4 ); ( 2 ); ( 3 ); ( 1 ). c) ( 4 ); ( 1 ); ( 2 ); ( 3 ). d) ( 3 ); ( 1 ); ( 2 ); ( 4 ). e) ( 4 ); ( 3 ); ( 2 ); ( 1 ).

16- Sobre as afirmações com respeito ao sistema de arrefecimento, verifique se são verdadeiras e em seguida assinale a alternativa correta:

I- Quando a temperatura da água atinge um determinado valor acima de 70ºC a bomba d’água começa a se deformar e abrir a passagem para a tubulação e mangueiras levarem água até o radiador.

II- O radiador, que geralmente é de uma liga de Alumínio, excelente para defletir o calor, passa a cumprir seu papel de trocar a temperatura com o meio externo.

III- O funcionamento do sistema de arrefecimento consiste em um circuito aberto e despressurizado, onde a água circula no interior do motor colhendo o calor gerado pela combustão e trocando a temperatura com ambiente externo.

a) As afirmações I, II e III são verdadeiras. b) Somente a afirmação II é verdadeira. c) Somente a afirmação III é verdadeira.

d) Somente as afirmações I e II são verdadeiras. e) Somente as afirmações II e III são verdadeiras.

17- Sobre quando se deve usar o EPI–Equipamento de Proteção Individual, assinale a afirmação que não é verdadeira:

a) O EPI deve ser usado quando não for possível eliminar o risco por outras medidas ou equipamentos de proteção coletiva.

b) O EPI deve ser usado quando for necessário complementar a proteção coletiva. c) O EPI deve ser usado em trabalhos eventuais ou emergenciais.

d) O EPI deve ser usado em todas as atividades profissionais de risco.

e) O EPI deve ser usado somente quando eu não me sentir seguro na minha atividade de trabalho.

18- Onde não existir sinalização regulamentadora, a velocidade máxima nas rodovias de pista dupla para veículos que não sejam os automóveis, camionetas e motocicletas será de?

a) 110km/h. b) 100km/h. c) 90km/h. d) 80km/h. e) 60km/h.

(7)

19- No sistema elétrico de um veículo, como é chamado o elemento acumulador de Tensão Elétrica do sistema e que fornece esta Tensão quando solicitada?

a) Bateria. b) Bobina. c) Distribuidor. d) Centralina. e) Vela.

20- Sobre um comportamento seguro, alinhado à uma Direção Defensiva é correto afirmar que: a) Para efetuar parada de emergência por defeito mecânico, ao transitar à noite por

rodovias regularmente sinalizadas o condutor não deve estacionar no acostamento. b) Durante período de chuvas a visibilidade diminui, o condutor deverá trafegar com

velocidade reduzida e usar o farol alto.

c) As condições das vias públicas são o maior responsável pelos acidentes de trânsito. Esta situação tem como causa principal o comportamento dos governantes.

d) A única forma de eliminar o álcool do organismo é: O tempo, pois a eliminação se dá de maneira lenta, levando de 6 a 8 horas.

e) A distância que o veículo percorre depois que o motorista pisa no freio até a parada total chama-se distância de parada, assim como a distância que o veículo percorre desde o momento que o motorista percebe o perigo até à parada total denomina-se distância de frenagem.

21- Quanto à classificação dos veículos é correto afirmar que:

a) Os veículos são classificados de acordo com quatro critérios, previstos Código de Trânsito Brasileiro: quanto à TRAÇÃO, à ESPÉCIE, à FINALIDADE e à CATEGORIA. b) O comprimento total admitido para veículos simples é de 18,5 metros.

c) Os veículos com placa fundo branco e letras e números vermelhos indicam veículos de aprendizagem.

d) Os veículos de tração animal serão conduzidos pela direita da pista, junto à guia da calçada (meio-fio) ou acostamento, sempre que não houver faixa especial a eles destinada.

e) A motoneta, motocicleta, triciclo, quadriciclo não se enquadram na classificação de veículos, como sendo de carga.

22- O uso de luzes em veículo obedecerá às seguintes determinações, exceto:

a) O condutor manterá acesos os faróis do veículo, utilizando luz alta, durante a noite e durante o dia nos túneis providos de iluminação pública e nas rodovias.

b) O condutor utilizará o pisca-alerta em imobilizações ou situações de emergência.

c) O condutor manterá acesas pelo menos as luzes de posição do veículo quando sob chuva forte, neblina ou cerração.

d) Nas vias não iluminadas o condutor deve usar luz alta, exceto ao cruzar com outro veículo ou ao segui-lo.

e) Durante a noite, em circulação, o condutor manterá acesa a luz de placa.

23- Assinale nas alterativas abaixo, àquela que faz parte da avaliação primária de uma vítima em caso de acidente, a fim de verificar os seus sinais vitais?

a) Presença de queimaduras. b) Ocorrência de fraturas.

c) Avaliação da circulação (pulso). d) Ocorrência de objetos encravados.

(8)

24- Qual a peça que transmite o movimento proveniente do comando de válvulas até as válvulas, fazendo com que as mesmas abram no momento exato?

a) O virabrequim. b) O pistão.

c) A vareta de válvula. d) A biela.

e) O balancim.

25- Com relação à ética e à cidadania, assinale a alternativa no qual a afirmação não é verdadeira:

a) A ética, apesar de indispensável ao profissional, é relativa. Na ação humana “o fazer” e “o agir” não necessariamente estão interligados, porque não se pode agir sem antes não saber como agir. O fazer diz respeito à competência, à eficiência que todo profissional deve possuir para exercer bem a sua profissão. O agir se refere à conduta do profissional, ao conjunto de atitudes que deve assumir no desempenho de sua profissão. b) No campo do trabalho, a ética tem sido cada vez mais exigida, provavelmente porque a

humanidade evoluiu em tecnologia, mas não conseguiu se desenvolver na mesma proporção naquilo que se refere à elevação de espírito.

c) Há detalhes que parecem insignificantes, mas revelam estágios de cidadania: respeitar o sinal vermelho no transito, não jogar papel na rua, não destruir telefones públicos. d) A importância da ética hoje se dá pela necessidade, por uma questão de sobrevivência;

considerando que a humanidade passa por um momento de anseio por uma vida melhor e acima de tudo digna e feliz.

e) Cidadania é o direito de ter uma ideia e poder expressa-la. É poder votar em quem quiser sem constrangimento. É poder processar um médico que age de negligencia. É devolver um produto estragado e receber o dinheiro de volta. É o direito de ser negro, índio, homossexual, mulher sem ser descriminado. De praticar uma religião sem ser perseguido.

26- O cinto de segurança existe para limitar a movimentação dos ocupantes de um veículo, em caso de acidente ou numa freada brusca. Nesses casos, o cinto impede que as pessoas se choquem com as partes internas do veículo ou sejam lançadas para fora dele, reduzindo assim a gravidade das possíveis lesões. São dicas para o uso correto do cinto de segurança, exceto:

a) Ajuste-o ao corpo, deixando folgas.

b) Faixa inferior deve ficar abaixo do abdome, sobretudo para as gestantes.

c) A faixa transversal deve vir sobre o ombro, atravessando o peito, sem tocar o pescoço. d) Não use presilhas. Elas anulam os efeitos do cinto de segurança.

e) O cinto de segurança é de utilização individual. Transportar criança no colo, ambos com o mesmo cinto, pode acarretar lesões graves e até a morte da criança.

27- A forma de dirigir que permite ao motorista reconhecer antecipadamente as situações de perigo e prever o que pode acontecer com ele, com seus acompanhantes, com o seu veículo e com os outros usuários da via denomina-se:

a) Direção analítica. b) Direção passiva. c) Direção hiperativa. d) Direção agressiva. e) Direção defensiva.

(9)

28- Para usar o extintor do carro em uma ocorrência de incêndio, deve-se seguir as seguintes instruções, exceto:

a) Manter o extintor deitado, na posição horizontal. b) Quebrar o lacre e acionar o gatilho.

c) Dirigir o jato para a base das chamas e não para o meio do fogo.

d) Fazer movimentos em forma de leque, cobrindo toda a área em chamas.

e) Para um melhor resultado, empregar grandes quantidades de produto, se possível com o uso de vários extintores ao mesmo tempo.

29- O conceito de Manutenção Preventiva traz inúmeros benefícios para toda cadeia automotiva, sua prática proporciona economia, segurança, preservando sua vida e dos usuários de veículos. São benefícios da manutenção preventiva, exceto:

a) Segurança melhorada. b) Confiabilidade aumentada. c) Proporciona economia.

d) Diminui os acidentes e preserva a vida. e) Tempo de vida do veículo mais curto.

30- A transmissão comunica às rodas a potência do motor transformada em energia mecânica. Não é componente do sistema de transmissão:

a) Embreagem. b) Caixa de Câmbio. c) Diferencial.

d) Volante. e) Homocinética.

Referências

Documentos relacionados

9: Na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, deve ser observada a seguinte ordem de prioridade: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos

Resumo - Teoriza-se sobre a importância da restauração como uma ferramenta para a conservação ambiental através do uso de técnicas nucleadoras capazes de facilitar o

As demonstrações financeiras consolidadas anexas foram preparadas a partir dos registos contabilísticos da Empresa e das suas subsidiárias (Nota 2), no pressuposto da continuidade

Como notamos anteriormente, produzir um programa para a criança surda demandou dos produtores uma reflexão não apenas sobre a criança, mas também sobre a especificidade do contexto

Botânica  Sistema radicular  Sistema radicular de cana planta mostrando os três tipos característicos de raízes, a distribuição percentual em profundidade e a

Contribuir para o desenvolvimento de produtos finais concretos (metodologias, processos, ferramentas de trabalho, políticas públicas, etc.), que sejam “novas portas

Substituamos a fo to ­ grafia pelo docum entário e relembremos a observação de Claude Lévi-Strauss no começo de nossa exposição; não seria lícito afirm ar que

Uma técnica muito utilizada pelas empresas para melhorar seus processos é o método DMAIC, que alinhado com a metodologia Seis Sigma visa a resolução de problemas na