• Nenhum resultado encontrado

A Igreja de Nova Vida como base para a Teologia da Prosperidade no Brasil.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A Igreja de Nova Vida como base para a Teologia da Prosperidade no Brasil."

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

AMANTINO, Marcia e ENGEMANN, Carlos (ORGS). Anais do II Fórum Discente do Mestrado em História do Brasil da UNIVERSO 2016.

A Igreja de Nova Vida como base para a Teologia da

Prosperidade no Brasil.

Ubirajara Sampaio Bragança

INTRODUÇÃO

A Igreja de Nova Vida surgiu aqui no Rio de Janeiro na década de 60 através da figura do bispo Robert McAlister1, um missionário canadense que veio para o Brasil em uma campanha missionária no ano de 1958, realizada no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. Robert McAlister, nesta oportunidade, estava a convite do pastor Lester Summeral.2 Ele mudou-se definitivamente para o Brasil no ano de 1959, quando passou a residir no bairro de Santa Tereza. Foi através do rádio que surgiu a igreja, primeiro na

Rádio Copacabana, depois com passagens pela Mayrink Veiga e Rádio Relógio

respectivamente. Do rádio a igreja passou a um escritório que ficava situado no Edifício

Central, na avenida Rio Branco. Posteriormente Robert McAlister sentiu a necessidade

de se reunir num local de maior comodidade, devido a uma grande procura por parte de pessoas que haviam ouvido a mensagem pelo rádio e sentiam então o desejo de participar junto com o missionário de suas preleções. O novo espaço foi na ABI

1 Nascido em 13 de agosto de 1931, na cidade de Ontário, Canadá. Seu pai era pastor

e tinha tradição ligada ao movimento pentecostal. Robert McAlister converteu-se ao Evangelho no ano de 1948 aos 17 anos de idade, tornou-se missionário e pregador da palavra. Esteve pregando em vários países e chegou a ficar por dois anos nas Filipinas. Quando voltou passou por Hong Kong, onde fundou duas igrejas (não ligadas as igrejas do Brasil). No ano de 1959 veio para o Rio de Janeiro, onde deu início a cruzada de Nova Vida. Robert McAlister faleceu no ano de 1993.

2

Evangelista e pastor pentecostal norte-americano, nascido em 15/02/1913 em New Orleans, Louisiana, EUA. Lester Summeral fez campanhas evangelísticas em vários países de diversos continentes. Foi o fundador da Associação Evangelística Sumrall e é considerado o “pai da televisão cristã”.Lester Summeral Faleceu em 28/04/1996.Para maiores esclarecimentos a respeito de summeral, ver:< http://en.wikipedia.org/wiki/Lester_Sumrall >; acesso em 15/03/2014.

(2)

AMANTINO, Marcia e ENGEMANN, Carlos (ORGS). Anais do II Fórum Discente do Mestrado em História do Brasil da UNIVERSO 2016.

(Associação Brasileira de Imprensa), local onde foi realizada a primeira reunião, em local fixo, da cruzada de Nova Vida. Era o dia 13 de Maio de 1961.3

A primeira Igreja de Nova Vida surgiu no bairro de Bonsucesso, no Rio de Janeiro, no ano de 1965 e passou a ser sediada em, Botafogo no ano de 1971. Fato curioso foi a alteração do nome: inicialmente chamava-se Igreja Pentecostal de Nova

Vida, passando a Igreja de Nova Vida. Embora se diga que a mudança se deu por conta

de uma revelação dada por Deus a Robert McAlister, acredito que a mudança aconteceu para desassociar o novo movimento iniciado por McAlister do pentecostalismo que o precedeu.

Foi com o aparecimento da Igreja de Nova Vida no cenário evangélico de nosso país que ocorreu um novo corte histórico no pentecostalismo brasileiro. Esta igreja, provavelmente dirijida por McAlister, foi que lançou as bases para a formação de um novo modelo pentecostal até então não presenciado, pelo menos aqui no Brasil. O próprio termo neopentecostal já nos remete a ideia de um novo pentecostalismo.

Fato digno de nota é que a Igreja de Nova Vida tornou-se aqui no Brasil uma árvore frutífera, de onde brotaram muitas outras igrejas. Como exemplos podemos citar: a Igreja Universal do Reino de Deus, dirigida pelo bispo Edir Macedo, a Igreja

Internacional da Graça de Deus, R.R. Soares e a Igreja Cristo Vive do apóstolo Miguel

Ângelo, assim como outras de menor porte que acabaram adotando métodos próprios - sem falar nas que foram geradas pelas que surgiram dela. Mas quais foram as mudanças ou as inovações promovidas pela Igreja de Nova Vida que tanto marcou o pentecostalismo brasileiro? Acredito que estas transformações podem ser detectadas se fizermos uma comparação com os grupos da chamada Segunda Onda4 ou como preferem alguns pesqusadores, deuteropentecostalismo. Posiciono-me com Ricardo Mariano quando diz que:

Já na Nova Vida encontramos de forma embrionária as principais características do neopentecostalismo: intenso combate ao diabo, valorização

3

Disponível em: < http://www.novavida.com >; acesso em 15/03/2014.

4

Denominações das décadas de 50 e 60, com ênfases em curas e exorcismos. Estas diferiam das denominações anteriores, ou seja, das pentecostais do início do século XX, classificadas como pentecostalismo clássico.

(3)

AMANTINO, Marcia e ENGEMANN, Carlos (ORGS). Anais do II Fórum Discente do Mestrado em História do Brasil da UNIVERSO 2016. da prosperidade material mediante a contribuição financeira, ausência do legalismo em matéria comportamental.5 (Itálicos meus)

A Igreja de Nova Vida, assim como outras denominações deste período, cultivaram também algumas características daquelas que a precederam, mas algumas distinções são bem marcantes, como observamos no relato acima. Estou persuadido de que foi esta denominação que acabou inserindo no Brasil um novo movimento que ainda hoje continua presente nas igrejas de cunho pentecostal e - porque não dizer - em outras que se entitulam como denominações tradicionais ou históricas, mas que também absorveram a semente do neopentecostalismo.

O bispo Robert McAlister e a Teologia da Prosperidade

Uma das características mais marcantes da Igreja de Nova Vida é a valorização da prosperidade material. Um dos livros prediletos dos fiéis desta denominação é

Dinheiro um assunto altamente espiritual de autoria de Robert McAlister. Algumas

citações deste livro chegam a ser chocantes, principalmente para os cristãos mais antigos, ainda adeptos do pentecostalismo clássico. Separamos algumas para nossa breve reflexão:

Quem vive cheio de medo não entende das promessas bíblicas que Jesus fez sobre a paz interior, herança que legou a seus filhos. Aquele que vive preso a uma constante luta financeira é vítima da ignorância sobre as promessas bíblicas dirigidas a quem está em sintonia com as leis divinas referentes a dinheiro.6 (Itálicos meus)

Neste caso, para McAlister a vida espiritual das pessoas estaria totalmente associada à sua vida financeira. O que não é negado por ele na citação abaixo:

Como afirmei antes, a última coisa que o homem dá a Deus é a sua carteira. Muito mais fácil é entregar a Jesus o coração do que o dinheiro. Só

5

MARIANO, Ricardo. NEOPENTECOSTAIS: sociologia do novo pentecostalismo no Brasil. 2°ed. São Paulo. Edições Loyola, 2005,p.51.

6 McAlister, Robert. Dinheiro um assunto altamente espiritual –. Rio de Janeiro, Rio de

(4)

AMANTINO, Marcia e ENGEMANN, Carlos (ORGS). Anais do II Fórum Discente do Mestrado em História do Brasil da UNIVERSO 2016.

que é impossível separar as duas coisas. A salvação abrange todos os aspectos da vida, até mesmo a conta bancária.7(Itálicos meus)

Este discurso é bem comum a uma igreja triunfalista e defensora da doutrina da prosperidade, ou seja, fazer essas afirmações e ao mesmo tempo evocar as Escrituras para legitimar seus ensinos. Inclusive neste mesmo livro citado, alguns hinos antigos, da

Harpa cristã, são questionados, vistos por McAlister como um impedimento ao crente

de enxergar uma vida financeira abundante. Observe a estrofe de um deles:

Nesta terra tesouros não há: tudo é vão Que nos possam aqui segurar com ilusão Desejamos ir ao Céu, onde Cristo Já está; Ao lugar onde iremos descansar em Sião.8

Alguns hinos criticados por McAlister apenas enaltecem a salvação como tesouro maior. Creio firmemente que o foco desses hinos é o céu da promessa. McAlister chega a dizer em seu livro que, se vivemos em constante luta financeira, somos ignorantes e não estamos em sintonia com as leis divinas.9 Será que podemos então classificar como ignorantes tais autores? Se a resposta for positiva, então deve existir uma gama de pessoas ignorantes muito maior do que o bispo canadense imaginou, uma vez que acreditamos que nem seria preciso uma hermenêutica mais profunda para entender o que os autores estão dizendo.

Existe hoje uma boa discussão a respeito da Teologia da Prosperidade e seu início aqui no Brasil. Teria esta teologia sido introduzida por McAlister ou não? Sobre este assunto tão polêmico o sociólogo Ricardo Mariano, em nota explicativa, diz que:

Robert McAlister, fundador da Nova Vida, parece ter sido pioneiro no trato da questão da prosperidade financeira nos meios pentecostais, mas não da teologia da prosperidade propriamente dita.10 Pois bem, se foi Mcalister ou não, e existem posicionamentos diferentes quanto a isto, uma coisa podemos estar afirmando com

7 Ibidem, p.53. 8 Ibidem, p.37. 9 Ibidem, p.34. 10

(5)

AMANTINO, Marcia e ENGEMANN, Carlos (ORGS). Anais do II Fórum Discente do Mestrado em História do Brasil da UNIVERSO 2016.

maior segurança: foi a Igreja de Nova Vida que serviu de ponto de referência para o desencadeamento desta doutrina.

A negação da teologia da prosperidade por parte da igreja de Nova Vida.

Outro assunto que chama a atenção, com relação à Igreja de Nova Vida é que tanto membros como líderes da denominação negam com veemência a doutrina da prosperidade, o que é curioso, pois em minha pesquisa, presenciei inúmeras, incontáveis e cansativas pregações que enfatizavam tal doutrina.

O maior opositor dessa associação da igreja de Nova Vida com a Teologia da

Prosperidade é o filho de Robert McAlister, Walter McAlister.11 Em seu livro sobre o

neopentecostalismo, muitos leitores acabam ficando com a impressão que as

declarações de Walter abarcam a Igreja de Nova Vida em sua totalidade. Em parte, isso é verdade, quanto remete a sua fala ao ministério do seu pai, mas entendo que de uma forma bem mais restrita quando está se referindo as igrejas da Aliança de Nova Vida, as quais ele mesmo lidera. Observe a seguinte declaração contida em se livro:

A verdade é que meu pai se opunha e censurava práticas e desvios da fé como o caráter empresarial da igreja, o pragmatismo, o hábito de lançar mão de símbolos espíritas, a simonia, o lançamento de campanhas de arrecadação financeira mediante argumentos espúrios, além de outras ações que considero – e ele já em sua época considerava- apócrifas. Isto sem falar da própria teologia da prosperidade a qual eu e a Igreja Cristã Nova Vida nos opomos firmemente.12 (Itálicos meus)

Entendo, portanto que ao fazer este tipo de declaração Walter McAlister tenha em mente as igrejas de seu conhecimento e não as iniciadas pelo seu pai, que até os dias de hoje o reverenciam como mentor de suas práticas e costumes. Na verdade, a igreja a qual Walter pertence não é a que conheci e da que outrora participei. Afinal de contas, a denominação Nova Vida teoricamente se divide entre as igrejas da Aliança (Walter McAlister) e as do Conselho (Tito Oscar).13 Mesmo as que dizem pertencer a um dos

11

Filho do bispo Robert McAlister. Walter é bispo primaz da Aliança das igrejas cristãs de Nova Vida.

12

McALISTER, Walter. Neopentecostalismo- A História não Contada: Quem foi Robert McAlister, conhecido como o pai desse movimento. Rio de Janeiro: Anno Domini, 2012. p.28.

13

Fato curioso é que embora muitas igrejas de Nova Vida não tenha vínculo nenhum de obediência e fidelidade com Walter McAlister e Tito Oscar, fazem questão de afirmarem que

(6)

AMANTINO, Marcia e ENGEMANN, Carlos (ORGS). Anais do II Fórum Discente do Mestrado em História do Brasil da UNIVERSO 2016.

grupos citados acima também não conseguem manter uma uniformidade a ponto de se poder fazer uma generalização e dizer que nas igrejas de Nova Vida não existiam e atualmente não existem tais práticas. Segundo a fala do próprio Walter McAlister, hoje cada um está fazendo o que a seu modo, crê ser a vontade de Deus14.

Se por um lado existem divergências entre eles a respeito dos ensinamentos deixados por Robert McAlister, por outro lado são muito próximos. Em sua grande maioria os pastores da denominação Nova Vida (seja da Aliança ou do Conselho), são triunfalistas e adeptos da Teologia da Prosperidade e isto não vêm de agora. A sérias contradições nos argumentos de Walter McAlister, ao dizer que seu pai era contrário a este tipo de teologia. Robert McAlister chegou a afirmar em seu livro “Dinheiro um

assunto altamente espiritual” que: “Se você deseja garantir o seu futuro financeiro, pague seu dízimo. Dê também ao Senhor ofertas de amor. Mesmo estando em situação crítica, como a viúva de Sarepta, obedeça ao Senhor.”15 (grifo meu) Pode-se perguntar: Estaria esta declaração na boca de um opositor da Teologia da Prosperidade?

Em relação às campanhas de arrecadação financeira com argumentos espúrios, e que também são negadas por Walter McAlister em seu livro, lembro que sempre presenciei tais campanhas (desde o início da década de noventa, quando me tornei participante dessa Igreja). Algumas delas são usadas para a construção de escolas, com a alegação de se construir um ambiente mais saudável para que os filhos dos membros da Igreja não venham a estudar em escolas seculares, ou seja, não cristãs. No entanto, posteriormente, esses “ambientes” tornam-se propriedades desconectadas da igreja, e com taxas tão exorbitantes que acabam por fechar as portas para a grande maioria de seus membros, empurrando-os para a rede pública, que não queriam frequentar.

Além das já conhecidas campanhas de sete semanas de orações e jejuns, que são bem uniformes nas igrejas neopentecostais atuais, existem também outras que se destacam. Abaixo uma que se repete todos os anos nas igrejas de Nova Vida como um desafio ao crente:

são pertencentes a Aliança ( Walter McAlister) ou ao Conselho (Tito Oscar). Talvez para

manter o Status.

14

McALISTER, Walter. op. cit., p.30.

15

(7)

AMANTINO, Marcia e ENGEMANN, Carlos (ORGS). Anais do II Fórum Discente do Mestrado em História do Brasil da UNIVERSO 2016.

As recepcionistas ficavam na frente do púlpito em número de mais ou menos sete, de frente para a congregação. Cada uma com um valor colado no uniforme, que em minha época neste ministério variava de R$200,00 a R$5,00 e então começava o desafio. O engraçado era que alguns líderes sempre posicionados na primeira fileira sempre se levantavam em direção a recepcionista com o maior valor, como um incentivo ao restante da congregação, convocando então aquelas pessoas na sua grande maioria assalariadas a entregarem o seu tudo, como a viúva exemplificada por Jesus.16

Fica evidente que não se trata de opor-se totalmente a campanhas de arrecadação financeira, com argumentos que estão longe de ser religiosos.

16

Se bem que o exemplo da viúva, sempre citado nessas campanhas, carece de uma melhor interpretação. Esta mulher na verdade estava rompendo com o sistema mercadológico, ou seja, estava dizendo um basta a um sistema de gestação de miséria, ela opta por confiar em Deus a partir daquele momento, se libertando das amarras e das determinações do dinheiro. Portanto ela não estava fazendo a manutenção do Templo como forçosamente querem alguns. Para aprofundamento. Ver: Economia no mundo bíblico. Enfoques sociais, históricos e teológicos. Ivoni Richter Reimer, organizadora. São Leopoldo: Sinodal, 2006. pp.158,177.

(8)

AMANTINO, Marcia e ENGEMANN, Carlos (ORGS). Anais do II Fórum Discente do Mestrado em História do Brasil da UNIVERSO 2016.

BIBLIOGRAFIA

ALVES A, Alves. Religião e Repressão. São Paulo, Edições Loyola e Teológica, 2005.

MARIANO, Ricardo. Neopentecostais: sociologia do novo pentecostalismo no

Brasil. 2°ed. São Paulo. Edições Loyola, 2005.

McAlister, Robert. Dinheiro um assunto altamente espiritual –. Rio de Janeiro, RJ:Anno Domini, 2010.

McALISTER, Walter. Neopentecostalismo- A História não Contada: Quem foi

Robert McAlister, conhecido como o pai desse movimento. Rio de Janeiro: Anno

Domini, 2012.

FONTES CONSULTADAS:

BLEDSOE, David Allen. Movimento neopentecostal Brasileiro: IURD: um

(9)

AMANTINO, Marcia e ENGEMANN, Carlos (ORGS). Anais do II Fórum Discente do Mestrado em História do Brasil da UNIVERSO 2016.

COELHO FILHO, Isaltino Gomes. Neopentecostalismo: Uma avaliação

pastoral. Campinas.SP. Autor, 2008.

CAMPOS, Leonildo Silveira. “Teatro, templo e mercado: organização e

marketing de um empreendimento neopentecostal”. Petrópolis, RJ: Vozes; São Paulo:

Simpósio Editora e Universidade Metodisda de São Paulo, 1997.

LA BOÉTIE, Etiene de. Discurso da servidão voluntária. Tradução: Casemiro Linarth. São Paulo. Martin Claret, 2009.

SITES CONSULTADOS:

http://en.wikipedia.org/wiki/Lester_Sumrall http://www.novavida.com

Referências

Documentos relacionados

Os Autores dispõem de 20 dias para submeter a nova versão revista do manuscrito, contemplando as modifica- ções recomendadas pelos peritos e pelo Conselho Editorial. Quando

2 - OBJETIVOS O objetivo geral deste trabalho é avaliar o tratamento biológico anaeróbio de substrato sintético contendo feno!, sob condições mesofilicas, em um Reator

Analisando-se os resultados, observou-se que, logo na primeira avaliação aos 8 dias de armazenamento, em ambiente refrigerado, o tratamento testemunha já

E para opinar sobre a relação entre linguagem e cognição, Silva (2004) nos traz uma importante contribuição sobre o fenômeno, assegurando que a linguagem é parte constitutiva

Em parte devido a seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode deitar- se sobre ela nas reluzentes praias de

Considerando a presença e o estado de alguns componentes (bico, ponta, manômetro, pingente, entre outros), todos os pulverizadores apresentavam alguma

Conclusão: a mor- dida aberta anterior (MAA) foi a alteração oclusal mais prevalente nas crianças, havendo associação estatisticamente signifi cante entre hábitos orais

Disto pode-se observar que a autogestão se fragiliza ainda mais na dimensão do departamento e da oferta das atividades fins da universidade, uma vez que estas encontram-se