• Nenhum resultado encontrado

Um cavaleiro andante que vivia num mundo de sonhos e seu fiel escudeiro resolveram, no século XVII, caminhar pela Espanha à procura de aventuras...

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Um cavaleiro andante que vivia num mundo de sonhos e seu fiel escudeiro resolveram, no século XVII, caminhar pela Espanha à procura de aventuras..."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

TEXTO 01

Um cavaleiro andante que vivia num mundo de sonhos e seu fiel escudeiro resolveram, no século XVII, caminhar pela Espanha à procura de aventuras...

DOM QUIXOTE SONHADOR Dom Quixote era um homem muito sonhador.

Vivia imaginando grandes aventuras em que sempre fazia o papel de herói.

Morava numa pequena aldeia na província de Mancha, na Espanha, onde havia nascido. Como tinha pouco o que fazer, sobrava-lhe tempo para sonhar e ler muitos livros. Gostava dos livros de aventuras, principalmente os que contavam as incríveis histórias dos cavaleiros andantes.

Porém, de tanto ler e fantasiar, seu cérebro começou aos poucos a confundir-se. O passado e o presente se misturavam.

Certo dia, convenceu-se de que era um daqueles valentes cavaleiros e tinha como missão ajudar os fracos e salvar as belas princesas raptadas por vilões.

Vasculhando um escuro sótão cheio de coisas inúteis, Dom Quixote encontrou uma antiga armadura de algum de seus avós. Como estava toda desmantelada, deu um jeito de amarrar as partes rompidas com tiras de couro e ajeitar o melhor que podia os ferros tortos. Limpou-a depois muito bem, até ficar brilhante.

Vestiu a estranha roupa, armou-se de uma velha espada enferrujada e de uma lança há muito

ali esquecida, e sentiu-se tal qual um de seus heróis. Um cavaleiro andante que vivia num mundo Dom Quixote, por Pablo Picasso

de sonhos e seu fiel escudeiro resolveram, no século XVII, caminhar pela Espanha à procura de aventuras...

Satisfeito, montou em seu magro e estropiado cavalo. Havia chegado a hora de sair em busca de aventuras, como um verdadeiro fidalgo da ordem dos cavaleiros andantes!

Era um espetáculo ver o magríssimo dom Quixote vestindo aquela armadura tão ridícula e montado num pangaré esquelético, o Rocinante, arrastando-se pela estrada afora, sem rumo. (...)

Dom Quixote de La Mancha, como ficou conhecido, chegou a uma pequena estalagem e pediu ao dono da casa que o fizesse cavaleiro. Ajoelhou-se diante do homem e ali ficou, esperando.

Admirado com aquela estranha figura, e mais ainda com um pedido tão disparatado, o dono da estalagem chegou à conclusão de que Dom Quixote era louco e achou melhor fazer-lhe a vontade, para evitar aborrecimentos.

– Tem dinheiro, nobre senhor? – perguntou, fingindo seriedade.

Dom Quixote prometeu que lhe arrumaria algumas moedas e, assim, o comerciante dispôs-se a armá-lo cavaleiro.

A cerimônia foi realizada num altar improvisado no meio de um pátio. Auxiliado por um garoto que segurava um toco de vela, o homem foi resmungando um monte de palavras incompreensíveis, que fingia ler num caderninho onde fazia as contas da estalagem. Afinal, montado em seu magro cavalo e com sua reluzente armadura, partiu o novo cavaleiro andante!

(CERVANTES, Miguel de. Dom Quixote. Ed. Scipione. Adaptação: José Angeli.) http://www.objetivo.br

Tomando como base o texto acima responda às questões 1, 2 e 3.

1. Dom Quixote de La Mancha, o “Cavaleiro da Triste Figura”, foi tão bom, tão honesto e puro em suas loucas façanhas, que sua história é contada até hoje no mundo inteiro.

A alternativa que informa mais precisamente qual a origem das inspirações do sonhador D. Quixote é:

a) A personagem possuía grande interesse em comprar objetos antigos, saindo às ruas de Mancha em busca de inspiração.

b) Na província onde nascera, D. Quixote possuía diversos amigos que ofereciam a ele sugestões sobre como criar suas aventuras.

c) Como não tinha muito a fazer, na pequena aldeia onde nascera sobrava-lhe tempo para sonhar e ler muitos livros, preferindo aqueles de aventuras.

d) Não havia heróis na Espanha, então D. Quixote resolveu tornar-se um deles.

e) O dono de uma estalagem para onde D. Quixote dirigiu-se foi o grande responsável pelas inspirações do cavaleiro. 2. Dom Quixote convenceu-se de que, como qualquer cavaleiro, possuía uma missão e, para sagrar-se como tal, seriam necessárias algumas providências.

A partir de elementos presentes no texto, qual é a alternativa que indica a “missão” da personagem, bem como os recursos utilizados por ela para caracterizar-se tal qual um cavaleiro?

a) Com a missão de ajudar as princesas raptadas por vilões e salvar os fracos, D. Quixote vestiu-se com roupas de couro, além de armar-se de uma velha espada e uma lança.

b) Com a missão de ajudar os fracos e salvar as princesas raptadas por vilões, D. Quixote caracterizou-se vestindo uma antiga e enferrujada armadura, além de armar-se de uma velha espada e uma lança.

Componente: Redação

Profs: Rogéria / Mª Helena Data: 29 / 04 / 2016

Nota:

Nome:

Tipo de Prova: V.A.

(Verificação de Aprendizagem)

Ano:

7º ano ________ Modalidade de Ensino Fundamental II Bimestre: 2º Unidade: Rio Claro 1. A prova será recolhida na 1ª aula do período em que o aluno estuda. No caso de falta do aluno à aula, a prova

deverá ser entregue para a Coordenação na 1ª aula do 1º dia do retorno às aulas, com a devida justificativa. 2. Questões discursivas devem apresentar a resolução à tinta (azul ou preta).

3. A prova deverá ser respondida nesse impresso. Não serão aceitas as respostas em folha de caderno.

2016 – Ano Internacional do Entendimento Global É preciso entender que somos todos iguais!

(2)

c) D. Quixote convenceu-se de que sua missão era tornar a província de Mancha, na Espanha, repleta de livros de aventuras, caracterizando-se como cavaleiro por meio de uma armadura velha e enferrujada.

d) Não houve nenhuma caracterização da personagem: D. Quixote simplesmente subiu em seu forte cavalo e vagou estrada afora, sem rumo, em busca de aventuras. e) A missão da personagem em questão era salvar as

princesas raptadas por vilões, e como D. Quixote já era conhecido, na aldeia onde nascera, como “cavaleiro andante”, não foi necessária nenhuma caracterização para obter esse título.

3. Leia as afirmações feitas a respeito do texto:

( ) I. D. Quixote, sem qualquer indumentária que o caracterizasse “cavaleiro”, montou em seu forte e hábil cavalo, buscando aventuras como um verdadeiro e destemido fidalgo.

( ) II. Rocinante era o cavalo mais forte e veloz da região, qualidades necessárias para suportar o peso de um cavaleiro andante tão forte e bem nutrido como D. Quixote. ( ) III. Rocinante arrastava-se pelos caminhos, sem direção exata a seguir, carregando o confuso D. Quixote de La Mancha.

( ) IV. Embora fosse magro e desnutrido, Rocinante conseguiu chegar à estalagem onde D. Quixote foi sagrado “cavaleiro andante”, prosseguindo viagem logo depois. Estão corretas as afirmações:

a) I, apenas. b) II, apenas. c) II e III, apenas. d) III e IV, apenas. e) IV, apenas. TEXTO 02

O personagem Dom Quixote de la Mancha, um fidalgo fascinado por histórias de cavalaria, foi criado há quase 500 anos. De tanto ler livros sobre nobres cavaleiros, passa a acreditar que é um deles. Assim, vende tudo o que possui, pega o magro pangaré e uma armadura velha e sai pela Espanha em defesa dos mais fracos. Junta-se a ele Sancho Pança, seu fiel escudeiro, cuja montaria é um pobre burrico.

DOM QUIXOTE E SANCHO PANÇA Depois de cavalgarem por algumas horas, chegaram a um grande campo onde se viam muitos moinhos de ventos.

Dom Quixote exclamou para o criado:

– Veja, meu fiel Sancho! Diante de nós estão mais de trinta gigantes! Vou combatê-los e matar um por um.

– Que gigantes? – Sancho Pança só via moinhos de vento. – Olhe lá! Têm braços enormes, devem medir metros...

– Aquilo não são gigantes, meu amo... São moinhos de vento! E aqueles braços são as pás que fazem girar a pedra para moer os grãos.

– Você não tem prática nessas aventuras!

E, invocando o nome de sua amada Dulcinéia, cravou a lança numa das pás do moinho mais próximo. Foi a conta. A força da batida reduziu sua lança a pedaços e cavalo e cavaleiro foram atirados a distância. Sancho Pança, aflito, correu em socorro do desastrado combatente:

– Eu avisei que eram moinhos de vento e não gigantes!

– São os azares da guerra. Eram gigantes e agora são moinhos. São artes diabólicas que provocam essas transformações.

Sancho Pança, sem entender nada, deixou que seu patrão e Deus resolvessem aquele Dom Quixote, por Cândido Portinari.

problema. Apesar dos ferimentos, Dom Quixote só lamentava a perda de sua lança. Sentia dores por todo o corpo mas não se lastimava, pois isso não era procedimento digno de um verdadeiro herói da cavalaria andante.

(Miguel de Cervantes, Dom Quixote, adaptação de José Angeli. São Paulo: Scipione, 1999.)

De acordo com o texto acima, responda às questões 4, 5 e 6 que seguem.

4. a) De acordo com o trecho, o que Dom Quixote imaginou ao ver os moinhos?

___________________________________________________ 4. b) Que características do moinho o fariam imaginar isso?

___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ 5. Que características de Dom Quixote você pode perceber a partir desse trecho?

___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ 6. Por causa de Dom Quixote, as pessoas sonhadoras são chamadas de “quixotescas”. Esta qualificação pode ter um sentido positivo ou negativo.

Dê um exemplo para cada um dos sentidos citados acima. ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________

(3)

TEXTO 03

E A HISTÓRIA ERA ASSIM... Em todos os tempos, sempre existiram guerreiros para defender reinos, territórios e países. Na Idade Média (500-1540), os guerreiros mais corajosos recebiam do rei o título de “cavaleiro”.

Para ser cavaleiro, era preciso saber lutar com várias armas: espada, escudo, lança, clava e punhal. Os cavaleiros enfrentavam seus inimigos montados a cavalo e vestidos com armaduras e capacetes. Como esses equipamentos eram pesados, eles viajavam acompanhados de ajudantes: os pajens e escudeiros.

O dever de todo cavaleiro era proteger crianças, mulheres e pobres, obedecendo a um código de honra chamado de “leis de cavalaria”. Também caçava e participava de torneios, lutas organizadas por nobres e reis. No século XVII, época em que Dom Quixote foi escrito, histórias de cavaleiros, estavam na moda. Eram romances de cavalaria. Na Inglaterra, quase todos conheciam “Os feitos do rei Artur e os cavaleiros da Távola Redonda”. Na Alemanha, havia a lenda de Rolando, o valoroso cavaleiro, e,

na Espanha e França, as aventuras de Carlos Magno, o rei guerreiro. Dom Quixote surrealista de Salvador Dali.

Mas Dom Quixote era cavaleiro trapalhão. Seu cavalo de batalha, Rocinante, era velho e magro. Seu escudeiro, Sancho Pança, não era nobre nem jovem e, ainda por cima, viajava montado num pequeno burro. Nada era mágico ou maravilhoso na vida de Dom Quixote.

Quando ele saiu de sua casa para viajar pelo mundo em busca de aventura, tudo deu errado. Em sua primeira aventura, confundiu uma comitiva de cavalariços com guerreiros inimigos e os atacou. Foi derrotado e humilhado. Libertou, por engano, um grupo de ladrões e avançou contra moinhos de vento pensando que fossem gigantes.

Dom Quixote, o Cavaleiro de Triste Figura, jamais conseguiu ser um herói como os dos romances que leu. E, talvez por ter sido apenas um homem simples, cheio de boas intenções e uma coragem que raramente usou, tornou-se uma das personagens mais encantadoras de toda a literatura ocidental, transformando seu criador, Miguel de Cervantes, num escritor de uma história clássica.

SCLIAR, Moacyr. Vice-versa ao contrário. São Paulo, Companhia das Letrinhas, 2001. p. 19. http://www.portinari-ba.com.br/upload/lrec5au2.pdf

De acordo com o texto acima, responda às questões 7, 8 e 9 que seguem.

7. Segundo o texto, qual a condição para que um guerreiro fosse considerado um cavaleiro?

___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ 8. Transcreva do texto o trecho que mostra as atribuições de um cavaleiro.

___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ 9. Apesar de não ter sido verdadeiramente um cavaleiro, Dom Quixote é uma personagem importante da literatura ocidental. Que características foram responsáveis por este destaque? ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ Biografia de Miguel de Cervantes

Miguel de Cervantes

“Poderiam perder-se todos os exemplares do Quixote, em castelhano e nas traduções; poderiam perder-se todos, mas a figura de Dom Quixote já é parte da memória da humanidade”.

Miguel de Cervantes Saavedra nasceu na cidade de Alcalá, em 1547. Filho de um barbeiro endividado, não se sabe se Cervantes fez escola ou universidade, mas estudou retórica e gramática com um professor em Madri. Lá também conviveu com boêmios e aventureiros de toda espécie e conheceu bastante o teatro que se fazia. Seus primeiros escritos foram poemas sobre a vida e a morte de D. Isabel, a terceira esposa do rei Filipe II.

Em 1571, a Espanha, unida com a República de Veneza e o Estado do Vaticano, derrotou, na Grécia, os turcos que estavam invadindo a Europa, na histórica batalha de Lepanto. Nessa batalha, Cervantes se distinguiu como soldado e ganhou a admiração do comando das tropas, o rei D. João da Áustria. Quando voltava para a Espanha, em 1575, o navio em que viajava foi afundado por naves turcas. Aprisionado, ele curtiria cinco anos de cativeiro na Argélia, de onde saiu somente depois da família e dos amigos pagarem alta soma de resgate.

Retornando finalmente à Espanha, já ninguém se lembrava dele. Foi então que desgostoso com a vida militar, começou a escrever. Seu primeiro trabalho, o poema Galatea, não teve êxito junto ao público.

Para sobreviver, trabalhou em vários cargos públicos até chegar a coletor de

impostos. Mas em 1597, acusado de corrupção, foi condenado à prisão. De lá ele sairia para a glória, pois na cadeia começou a escrever a primeira parte de Dom Quixote. Pobre e sem recursos, Cervantes já estava em liberdade quando em 1604 foi publicado Dom Quixote pela primeira vez. O sucesso foi tão grande que no mesmo ano foram esgotados cinco edições do livro.

Cervantes tinha então 58 anos e ainda veria, durante a sua vida, mais dezesseis edições espalhadas por toda a Europa, em várias línguas. Em 1615, voltou à ficção para escrever a segunda parte de Dom Quixote. Acredita-se que Dom Quixote é o livro mais vendido depois da bíblia. Mas tudo isso não rendeu nada para Cervantes, em termos materiais: no último ano de sua vida, ele se recolheu para um mosteiro franciscano e morreu pobre. Era 1616.

(4)

A intenção de Cervantes, ao escrever Dom Quixote, era satirizar a novela de cavalaria, que tinha sido muito popular na Europa e em sua época enfrentava a decadência. Mas acabou retratando o perfil do homem, dividido entre a fantasia e a realidade. Dom Quixote, fidalgo ingênuo e atraído pela história dos grandes cavaleiros medievais, sai pelo mundo como um deles, numa época em que isso já não existia mais. Nos seus delírios, luta contra moinhos de vento achando que são gigantes cruéis. Beija a mão de uma guardadora de porcos pensando que é sua amada Dulcinéia. Sancho Pança, seu fiel escudeiro, admira o amo sem entendê-lo. Tem os pés na terra e uma visão prática das coisas, mas é fascinado pela sua loucura. Duas figuras cheias de bondade e pureza, num mundo onde não há lugar para bondade e pureza.

A ilustração abaixo foi produzida por Gustave Doré para a obra mais conhecida do espanhol Miguel de Cervantes: Dom Quixote de La Mancha.

10. Ela apresenta alguns dos principais elementos da história. Quais são eles? ___________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ 11 a) Como é o cenário em que essas duas personagens se encontram?

___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ 11. b) O que os elementos desse cenário podem sugerir sobre a história de Dom Quixote?

___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ Compreendendo a canção: Dom Quixote na voz da cantora Ângela Maria

Em um lugar em La Mancha Houve um fidalgo senhor Que fez a triste figura Mas tinha um grande valor Os livros contam a história Do cavalheiro espanhol

Que pelo bem percorria a terra de... A terra de...sol a sol...

Oh, oh, oh! Dom Quixote Dom Quixote...

Jamais rendia sua lança De bom humor Sancho Pança Soube entender seu senhor... Dom Quixote

Dom Quixote...

A lenda de um caminhante Que segue sempre adiante Em busca de um grande amor...

Dom Quixote Oh, oh, oh, Oh, oh, oh,

Oh, oh, oh, oh! Dom Quixote Dom Quixote...

Jamais rendia sua lança De bom humor Sancho Pança Soube entender seu senhor... Dom Quixote Que na história Teve a glória A bravura A sensação Em seu coração Dom Quixote Dom Quixote...

12. Explique a expressão: “Jamais rendia sua lança”

___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ 13. A canção reproduz fielmente a história escrita por Miguel de Cervantes? (Justifique) ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ http://keylapinheiro.blogspot.com.br/2013/03/conhecendo-literatura-classica-com.html

Assista ao filme Quixote Reciclado disponível em

https://www.youtube.com/watch?v=DCvOockZlrI

14. Na parte introdutória do vídeo há uma descrição da personagem Quixote.

a) A personagem corresponde à descrição (até mesmo física) atribuída ao Quixote criado por Miguel de Cervantes?

( ) Sim ( ) Não

b) Os dragões nas histórias da cristandade estão associados à maldade e crueldade, sendo representações do mal e da destruição.

No vídeo, quem é o dragão que Quixote quer vencer? ___________________________________________________ 15. A história original se passa na Era Medieval retratada através da citação aos cavaleiros, fidalgos, reis e castelos. Em qual época se passa a história contada através do vídeo? Quais elementos do cenário contribuíram para que chegasse a essa conclusão?

___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ 16. Logo no início do vídeo o dragão se diz ameaçado pelos humanos com a incineração, aterro sanitário e uma certa reciclagem.

(5)

Defina cada um desses termos.

Incinerar: __________________________________________ ___________________________________________________ Aterro sanitário controlado: ____________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ Reciclagem: ________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ 17. Qual a origem da palavra Lixo? Como o lixo era tratado na Era Medieval? O que justificava tal deferência?

(5:00 a 5:40 do vídeo) ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ 18. Com o passar do tempo essa visão mudou.

O que o lixo representava na época das revoluções? Por que era considerado perigoso? (6:00 a 6:55 do vídeo)

___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ 19. Segundo o dragão, no século XXI, não haverá vida na Terra e ela será tomada pelo lixo.

Quais os motivos citados pelo dragão que justificam essa previsão? (7:30 a 9:00 do vídeo) ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ 20. Qual a destinação, segundo o dragão, do lixo produzido no Brasil? O que são lixões a céu aberto? Qual a contribuição de São Paulo nesse processo? (9:35 a 10:30 do vídeo)

___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ 21. No reencontro com Sancho Pança, Quixote informa-o que dali partiriam para vencer um vil adversário e garantir um mundo mais limpo. (13:52 a 14:30 do vídeo)

Quem seria esse adversário? _________________________

22. Quais as medidas citadas pelo mago para reduzir a “engorda do monstro – o lixo”? (17:12 a 17:40 do vídeo)

___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ 23. Segundo o mago “Reciclar é imitar a natureza. Nela nada nunca se perde, tudo se transforma”. Uma floresta produz adubo das folhas que caem das árvores, dos frutos, das madeiras podres e dos restos de animais mortos.

E o que são compostos orgânicos? Onde pode ser utilizado e com qual finalidade? (19:20 a 19:45 do vídeo)

___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ 24. Qual o gás gerado pelo lixo? Como pode ser utilizado?

(19:45 a 20:12 do vídeo) ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ 25. Compostagem, o que é? Por que seria importante a sua aplicação no Brasil? Em que outros países poderia ser utilizada com sucesso? Por quê? (21:00 a 21:24 do vídeo)

___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ 26. Os catadores são trabalhadores que trabalham na informalidade, mas que se organizam em cooperativas. O que é trabalho informal? O que são cooperativas?

(21:42 a 23:40 do vídeo) ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ 27. De quem é a responsabilidade de separar o lixo? E de coletar? O que é a coleta seletiva? (23:40 a 25:00 do vídeo)

___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________

(6)

___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ 28. O mago afirma que: Reciclar, além de ser uma maneira de se ver livre do lixo, é também uma forma de poupança”. Por quê? Justifique com, pelo menos, um exemplo dado por ele.

(25:21 a 26:25 do vídeo) ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ 29. Uma das formas de se impedir o avanço dos lixões é a incineração. Quais as vantagens e as limitações técnicas desse processo? (26:44 a 27:40 do vídeo) ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ 30. O que é chorume? Onde é produzido? Quais perigos ele representa? (28:04 a 28:58 do vídeo) ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ 31. Nos aterros sanitários controlados, qual a destinação dada para o chorume e os gases produzidos? (29:04 a 30:23 do vídeo)

___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ 32. Quais as 5 formas apontadas pelo mago para tratar o lixo?

(30:12 a 30:35 do vídeo) ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ 33. Vidro: Qual a matéria-prima utilizada na fabricação do vidro? Ele poder ser incinerado (cinzas) ou virar adubo? Qual a vantagem em se reciclar o vidro? (35:50 a 37:00 do vídeo)

___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ 34. Além do vidro e do ferro, um material que se pode reciclar é o alumínio. (37:05 a 38:39 do vídeo)

Qual o minério do qual se extrai o alumínio? Quais as vantagens de se reciclar o alumínio ao invés de produzi-lo? ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ 35. Plásticos: Qual a matéria-prima utilizada na sua fabricação? Por que é importante reciclá-lo?

(38:45 a 40:12 do vídeo)

___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ 36. Caixinhas longa vida (embalagem cartonada): A caixinha longa vida pode ser totalmente reciclada.

(40:13 a 45:36 do vídeo)

Ela é composta de 3 materiais. Cite-os: __________________ ___________________________________________________ Como é o processo de reciclagem das caixinhas longa vida? ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ Na reciclagem do papel que a compõem, quanto se economiza de água e energia se comparado ao processo de fabricação da partir da madeira? ___________________________________ Quais os produtos que poderão ser produzidos através das camadas de plásticos e alumínio? _______________________ ___________________________________________________ 37. Quais as boas novas que Sancho revelou a Quixote?

(46:12 a 48:00 do vídeo)

___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ 38. O vídeo deixou claro que a responsabilidade da redução do lixo encaminhado para os aterros é ___________________. Isso é possível através ________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ _______________________________(cite, pelo menos, 3 ações)

Referências

Documentos relacionados

O artigo 2, intitulado “Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC): Estar fora da família, estando dentro de casa”, foi resultado da realização de uma pesquisa de

45 Figure 18 - Study of the extract concentration in the phycobiliproteins extraction and purification using the mixture point composed of 10 wt% Tergitol 15-S-7 + 0.3

Por outro lado, os dados também apontaram relação entre o fato das professoras A e B acreditarem que seus respectivos alunos não vão terminar bem em produção de textos,

Ganhos na seleção para a produtividade de látex em população natural de Hevea brasiliensis na Reserva Chico Mendes: estudo de caso das IAPs (Ilhas de alta produtividade).. Genetic

O romance Usina, diferentemente dos demais do conjunto da obra pertencente ao ciclo-da-cana-de-açúcar, talvez em função do contexto histórico em que se insere, não

Considerando esses pressupostos, este artigo intenta analisar o modo de circulação e apropriação do Movimento da Matemática Moderna (MMM) no âmbito do ensino

Histórico: ADIANTAMENTO DE VALOR DE 02 (DUAS) DIÁRIAS A AUXILIAR ADMINISTRATIVO DO SISPREV-TO PARA PARTICIPAÇÃO "CURSO CONCESSÃO DE APOSENTADORIAS E PENSÕES", REALIZADO

2 - A simples homologação do resultado do concurso púbico e a consequente nomeação de alguns candidatos não retira da parte autora o interesse no reconhecimento