• Nenhum resultado encontrado

TECNOLOGIAS NO COTIDIANO: DESAFIOS À INCLUSÃO DIGITAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TECNOLOGIAS NO COTIDIANO: DESAFIOS À INCLUSÃO DIGITAL"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

TECNOLOGIAS NO COTIDIANO:

DESAFIOS À INCLUSÃO DIGITAL

(2)
(3)

O que é Tecnologia?

(4)

Histórico da Evolução da Tecnologia

O homem foi utilizando os recursos naturais para atingir fins específicos de sobrevivência e manutenção da espécie e foi também utilizando recursos existentes na natureza para beneficio próprio, como as pedras, ossos, galhos e troncos de árvores (Kenski, 2003).

Na idade da pedra, o homem utilizava utensílios e armas de pedra, embora também fossem utilizados ossos e chifres para a construção destas ferramentas de sobrevivência. Na idade dos metais, com a descoberta do cobre e do ouro, o homem utilizando de conhecimento e informações anteriores passam a fundi-lo nascendo à metalurgia. Os artefatos de pedra eram substituídos pelos de metal.

(5)

Histórico da Evolução da Tecnologia

Após o cobre, o estanho foi fundido e misturado ao cobre originando o bronze. No século XX, se desenvolveram os primeiros computadores, os antecessores mais próximos dos atuais computadores foram desenvolvidos nos Estados Unidos com objetivos militares, especificamente na área da balística, para calcular as equações diferenciais que permitiam dirigir os projéteis ao alvo (Liguori, 1997).

(6)

Conceito de tecnologia

Para Kenski (2008, p.15), as tecnologias são tão antigas quanto a espécie humana. Na verdade, foi a engenhosidade humana, em todos os tempos, que deu origem às mais diferenciadas tecnologias.

Cada época foi marcada por elementos tecnológicos que se fizeram importantes ara a sobrevivência da espécie humana. A água, o fogo, um pedaço de madeira ou um osso de um animal qualquer eram usados para matar, dominar ou afastar animais ou outros homens que podiam representar ameaças Para Kenski (2003, p. 18), segundo o Dicionário de filosofia de Nicola Abbagnano(1982), a tecnologia é o estudo dos processos técnicos de um determinado ramo de produção industrial ou de mais ramos". No entanto tecnologia envolve todo um conjunto de técnicas, que são utilizados para o desenvolvimento das ferramentas tecnológicas.

(7)

Conceito de tecnologia

Muitos dos produtos, equipamentos, ferramentas que utilizamos no nosso cotidiano não são considerados por muitos como tecnologia. Óculos, dentaduras, alimentos,medicamentos, prótese, vitaminas e outros produtos são resultados de sofisticadas tecnologias (Kenski, 2003).

(8)

Conceito de Tecnologia Educacional

A expressão "Tecnologia na Educação" abrange a informática, mas não se restringe a ela. Inclui também o uso da televisão, vídeo, rádio e até mesmo cinema na promoção da educação. Entende-se tecnologia como sendo o resultado da fusão entre ciência e técnica. O conceito de tecnologia educacional pode ser enunciado como o conjunto de procedimentos (técnicas) que visam "facilitar" os processos de ensino e aprendizagem com a utilização de meios (instrumentais, simbólicos ou organizadores) e suas consequentes transformações culturais.

O uso de tecnologia em educação não é recente. A educação sistematizada desde o início utiliza diversas tecnologias educacionais, de acordo com cada época histórica.

(9)

Conceito de Tecnologia Educacional

A tecnologia do giz e da lousa, por exemplo, é utilizada até hoje pela maioria das escolas. Da mesma forma, a tecnologia do livro didático ainda persiste em plena era da informação e do conhecimento. Na verdade, um dos grandes desafios do mundo contemporâneo consiste em adaptar a educação à tecnologia moderna e aos atuais meios eletrônicos de comunicação.

Nos anos 50 e 60, a tecnologia educacional era vista como sinônimo de recursos didáticos. A partir da década de 60, o desenvolvimento dos meios de comunicação de massa passou a revolucionar o mundo em todos os setores, principalmente no campo da educação.

(10)

Conceito de Tecnologia Educacional

Muitos afirmam que as máquinas trouxeram uma revolução nos processos de ensino e aprendizagem. Porém, um quadro negro eletrônico continua sendo um quadro negro. Comparando-se uma aula do século XIX com uma de hoje, por exemplo, nota-se que as idéias continuam sendo as mesmas. A escola continua sendo uma das instituições que resistem até os dias atuais com as mesmas características desde sua criação.

(11)
(12)

 É uma máquina constituída por componentes e circuitos eletrônicos, capaz de receber, armazenar processar e transmitir informações.

Máquina programável, capaz de realizar uma grande variedade de tarefas, seguindo uma seqüência de comandos, de acordo com o que for especificado.

O Computador não faz absolutamente nada sem que lhe seja ordenado fazer.

(13)

Peopleware

Hardware

Software

(14)

Peopleware

Componente humana de um sistema de computação, indivíduos que utilizam o computador como ferramenta.

• Hardware

Componente físico de um sistema de computação, todos os equipamentos utilizados pelo usuário nas ações de entrada, processamento, armazenamento e saída de dados.

Software

Componente lógico de um sistema de computação, séries de instruções que fazem o computador funcionar (programas de computador).

(15)

Entrada

Processamento

Armazenamento

Saída

(16)

SOFTWARE

DO SISTEMA SOFTWARE APLICATIVO

Software

Software Básico (Software do Sistema)  Sistema Operacional  Utilitários  Software Aplicativo  Editores de Texto  Planilhas eletrônicas  Banco de Dados  Navegadores, etc.

(17)

Software – Livre e Proprietário

Software livre, segundo a definição criada pela Free Software

Foundation, é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado e redistribuído sem restrições.

Ex. Linux, BrOfice

Software proprietário ou não livre é aquele cuja cópia, redistribuição

ou modificação são em alguma medida restritos pelo seu criador ou distribuidor. A expressão foi cunhada em oposição ao conceito de software livre.

(18)

Leitura do texto:

“Por que precisamos usar a tecnologia na escola? As relações entre a escola, a tecnologia e a sociedade.”

Profa. Edla Ramos.

Enquanto estiver lendo, iremos sugerindo uma série de momentos e questões para reflexão. Em cada um deles anote as ideias, questionamentos e dúvidas que forem surgindo. Isso vai ser importante no prosseguimento da atividade.

(19)

Em grupo, registre por escrito as respostas numa folha:

1. Por que precisamos usar a tecnologia na escola? 2. Você já utilizou recursos tecnológicos?

3. Caso tenha utilizado, quais foram esses recursos e como se deu o uso?

4. Qual a relação entre o uso das tecnologias na escola e o mercado de trabalho?

No caso do aprendizado sobre a tecnologia, podemos então entender que, além de aprender a usar, é preciso ser capaz de dizer para que usar e para que não usar e, ainda, ser capaz de dizer como deve ser a tecnologia a ser usada.

Registre suas reflexões sobre essa afirmativa!

(20)

PROFESSOR

Valmir Souto

Referências

Documentos relacionados

prioridade para as mulheres depois dos 40 anos (50 milhões). prioridade para as mulheres depois dos 40 anos

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Inspirada numa capacitação sobre metodologias ativas de aprendizagem, teve a ideia de usar a ferramenta do mapa mental -- diagrama usado para relacionar conteúdos e ideias --

A inscrição do imóvel rural após este prazo implica na perda do direito de manter atividades agropecuárias em áreas rurais consolidadas em APP e Reserva Legal, obrigando

Para a efetiva constituição dessa rede, especificamente o Projeto de Telenfermagem, atua utilizando os recursos tecnológicos de informação, por meio da

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

A partir de pesquisa realizada junto ao Comitê Popular da Copa e das Olimpíadas do Rio de Janeiro, o artigo analisa alguns efeitos colaterais do processo de preparação e