• Nenhum resultado encontrado

Relatório estágio profissional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório estágio profissional"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

Ano letivo 2017/2018

Nova Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Nova de Lisboa

Relatório Final

Estágio Profissionalizante de 6º ano

Mestrado Integrado em Medicina

Ana Rita Duarte Aparício Santos Pereira – Nº2011516 Orientadora: Dra. Teresa Libório

“O bom médico trata a doença. O grande médico trata o doente com a doença” (William Osler)

(2)

ÍNDICE

1. Introdução ... 1 2. Estágios Parcelares ... 1 2.1. Cirurgia | 11/09/17 a 3/11/17 ... 2 2.2. Medicina Interna | 6/11/17 a 12/01/18 ... 2 2.3. Ginecologia e Obstetrícia | 22/01/18 a 16/02/18 ... 3 2.4. Saúde Mental | 19/02/18 a 16/03/18 ... 4

2.5. Medicina Geral e Familiar | 19/03/18 a 20/04/18 ... 4

2.6. Pediatria | 23/04/18 a 18/05/18 ... 5

3. Elementos Valorativos ... 6

4. Reflexão Crítica ... 6

Anexos ... 9

A1 – Trabalhos realizados no decorrer do estágio profissionalizante médico ... 9

A2 – Certificado de participação no Curso TEAM - Trauma Evaluation and Management ... 10

A3 – Certificado de participação como monitora de Mass training de SBV ... 11

A4 – Certificado de participação como colaboradora na atividade “Workshop de Sutura” ... 12

A5 - Certificado de participação no 10º Congresso da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Minimamente Invasiva ... 13

A6 – Certificado de participação na palestra sobre “Mutilação Genital Feminina” ... 14

A7 – Certificado de partipação no “Dandy Portugal Neurosurgery 101” ... 15

A8 – Certificado de participação no “Curtos Estágios Médicos em Férias” no Serviço de Urgência do Centro Hospitalar Tondela-Viseu ... 16

A9 – Certificado de participação no “Curtos Estágios Médicos em Férias” no Serviço de Cirurgia do Centro Hospitalar Tondela-Viseu ... 17

(3)

Relatório Final | Estágio Profissionalizante

1

1. Introdução

O estágio profissionalizante do 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina da Nova Medical School é constituído por seis estágios parcelares que têm como objetivo capacitar o aluno para a prática clínica futura. Sendo este o último ano do curso, estabeleci como objetivo transversal a todos os estágios a consolidação de conhecimentos e aperfeiçoamento de técnicas adquiridas nas unidades curriculares prévias, obtenção de novas competências e conhecimentos e, ainda, melhorar as capacidades de comunicação para estabelecer uma boa relação médico-doente futuramente. Após a análise do documento “O Licenciado Médico em Portugal” (*) e as fichas de unidade curricular dos vários estágios parcelares estabeleci como objetivos mais específicos: abordagem holística na avaliação do doente, aquisição de conhecimentos relativamente à prevenção da doença e promoção da saúde, obtenção da consciência de que o médico deve ter comportamentos sem potencial impacto negativo para a sua própria saúde, sendo assim, o exemplo e não apenas o profissional com o conhecimento, entre outros objetivos.

A realização deste relatório toma uma enorme relevância para a avaliação do ensino médico, isto porque, tendo em conta o papel do médico para a população e, em conformidade com o documento “O Licenciado Médico em Portugal” (*), torna-se prioritária a discussão da qualidade da formação dos médicos nas sociedades desenvolvidas para o bem-estar da população.

No presente relatório vão ser descritas sucintamente as atividades desenvolvidas ao longo do 6º ano e enumeradas algumas atividades extracurriculares realizadas que contribuiram para a minha formação médica.

2. Estágios Parcelares

O estágio profissionalizante divide-se em seis estágios, os quais foram realizados pela seguinte ordem: Cirurgia (8 semanas), Medicina Interna (8 semanas), Ginecologia e Obstetrícia (4 semanas), Saúde mental (4 semanas), Medicina Geral e Familiar (4 semanas) e Pediatria (4 semanas).

(*) Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (Coordenação): O Licenciado Médico em Portugal. Lisboa, 2005.

(4)

Relatório Final | Estágio Profissionalizante

2

2.1. Cirurgia | 11/09/17 a 3/11/17

O estágio de Cirurgia, sob regência do Professor Doutor Rui Maio, realizou-se no Hospital Beatriz Ângelo (HBA). Na primeira semana foram lecionadas aulas teórico-práticas sobre os principais temas cirúrgicos e nas semanas seguintes decorreu o estágio clínico. Para este estágio determinei os seguintes objetivos: adquirir conhecimento diagnóstico das principais patologias em cirurgia, conhecendo os critérios de gravidade e de internamento; aperfeiçoar as principais técnicas utilizadas na pequena cirurgia; relembrar e aprofundar conhecimentos sobre procedimentos anestésicos e de assépsia.

As atividades realizadas durante o estágio de Cirurgia decorreram no serviço de cirurgia, serviço de urgência e serviço de anestesiologia do HBA. As primeiras quatro semanas decorreram sob a orientação do Dr. Paulo Oliveira consistindo na participação de duas cirurgias como ajudante, consulta externa e enfermaria. Na 5ª semana de estágio tive a oportunidade de contactar com as diferentes zonas que constituem o serviço de urgência do HBA. As últimas duas semanas de estágio acompanhei as atividades realizadas pelo corpo médico do serviço de anestesiologia do HBA onde assisti e participei em vários procedimentos anestésicos. No último dia de estágio decorreu um Mini-congresso onde foram apresentados casos clínicos que se destacaram no decorrer do estágio, em que eu juntamente com dois colegas elaborámos o trabalho “Um estranho caso de dispneia”.

2.2. Medicina Interna | 6/11/17 a 12/01/18

O estágio de Medicina Interna, sob regência do Professor Doutor Fernando Nolasco, ocorreu no Hospital Santo António dos Capuchos, no Serviço de Medicina 2.1., tutelado pela Dra. Teresa Faro. Para este estágio estabeleci como objetivos mais específicos a aquisição progressiva de autonomia e responsabilidade, aprendizagem e aperfeiçoamento de técnicas de diagnóstico e integração na equipa profissional do Serviço de Medicina 2.1.

(5)

Relatório Final | Estágio Profissionalizante

3

O estágio dividiu-se em diversos componentes: atividades diárias na enfermaria, serviço de urgência, aquisição de autonomia para realização de eletrocardiograma e, ainda, observação de técnicas invasivas (paracentese e colocação de gastrostomia endoscópica percutânea). As atividades ocorreram sobretudo na Enfermaria onde ficava responsável pela observação diária de dois doentes, realizando diários clínicos, exames objetivos e discutindo métodos complementares de diagnóstico necessários, hipóteses diagnósticas e plano terapêutico, sempre com a orientação da minha tutora. Na última semana discuti com a minha tutora uma história clínica sobre derrame pleural e apresentei uma revisão teórica sobre doença pulmonar obstrutiva crónica.

2.3. Ginecologia e Obstetrícia | 22/01/18 a 16/02/18

O estágio de Ginecologia e Obstetrícia, sob a regência da Professora Doutora Teresa Ventura, realizou-se no Hospital dos Lusíadas (HL) sob orientação do Dr. Luís Vicente. Como objetivos mais específicos estabeleci a aquisição de conhecimentos específicos à especialidade de Ginecologia e Obstetrícia e aprendizagem de técnicas inerentes à prática desta especialidade (citologia, exame objetivo, entre outros). A componente prática do estágio consistiu em: Consulta externa (ginecológica, infertilidade e monitorização de gestação), Bloco de Partos, Bloco Operatório, Enfermaria e observação de técnicas (Histerossalpingografia, Histeroscopia, Punção folicular, Transferência de embriões, Inseminação artificial e ecografias).

Durante o estágio estive presente nas reuniões semanais do serviço de Ginecologia e Obstetrícia do HL onde eram discutidos casos clínicos e apresentados trabalhos realizados pelos alunos. Na reunião do dia 8 de Fevereiro foi-me dada a oportunidade de apresentar o artigo “Estudio y tratamiento de la anovulación en el síndrome de ovarios poliquísticos (2017)” da revista de Ginecologia e Obstetrícia da sociedade espanhola e observei a apresentação dos seguintes temas: “Anomalias mullerianas”, “Mola hidatiforme”, “Cirurgia não-obstétrica na grávida” e “Idade reprodutiva avançada”.

(6)

Relatório Final | Estágio Profissionalizante

4

2.4. Saúde Mental | 19/02/18 a 16/03/18

O estágio de Saúde Mental, sob regência do Professor Doutor Miguel Talina, realizou-se na Clínica da Juventude do Centro Hospitalar Lisboa Central, tutelada pela Dra. Neide Urbano. Neste estágio os meus objetivos específicos focaram-se na desconstrução dos estigmas da doença mental que eu apresentava, adquirir maior tranquilidade na abordagem de temas de índole psiquiátrica com o doente, abordando-o doente de uma maneira biopsicossocial e, ainda, relembrar e aprofundar conhecimentos relativos à patologia psiquiátrica.

Os primeiros dois dias de estágio decorreram na Faculdade de Ciências Médicas onde foram lecionadas aulas teórico-práticas com o propósito de refrescar as componentes da avaliação psiquiátrica, discussão de casos clínicos e do estigma da doença mental na comunidade médica. Na sua maioria o ensino clínico desenvolveu-se em consulta externa na Clínica da juventude e tive, ainda, a oportunidade de estar presente na consulta da Corda Bamba da Dra. Neide Urbano no Instituto Português do Desporto e Juventude. Ao longo do estágio estive presente nas reuniões de serviço onde foi discutido um caso clínico de síndrome depressivo e apresentado o trabalho “Posso Mudar?! Perturbações da personalidade em internamento pedopsiquiátrico” e outro “Antipsicóticos e Síndrome Metabólico”.

2.5. Medicina Geral e Familiar | 19/03/18 a 20/04/18

O estágio de MGF, sob a regência da Professora Doutora Maria Isabel Santos ocorreu na USF da Cova da Piedade sob a tutela da Dra. Luísa Rocha. Tendo em conta o contacto relativamente curto com esta especialidade, estabeleci como objetivo entender as várias valências de atuação da especialidade de MGF em Portugal, sempre valorizando a abordagem do doente centrada na pessoa, atendendo ao seu contexto familiar, social e cultural, conhecer os protocolos do Programa nacional de vacinação, seguimento de gravidez e de avaliação do desenvolvimento psico-motor na criança, procurar adquirir autonomia nas consultas e, por fim, adquirir competências para diagnosticar e abordar patologias mais comuns na comunidade.

(7)

Relatório Final | Estágio Profissionalizante

5

Durante o estágio tive a possibilidade de assistir a consultas variadas: Consulta de Adultos, Saúde infantil, Saúde Materna, Planeamento Familiar, Consulta Aberta e, ainda, acompanhei a equipa de enfermagem nas visitas ao domicílio. Foi me dada a oportunidade de realizar diversas consultas sozinha com a orientação da minha tutora e a realização de algumas técnicas (citologia e procedimentos de enfermagem) com a orientação de um profissional de saúde (médico ou enfermeiro).

No fim do estágio, na reunião semanal da unidade apresentei a Norma de Orientação Clínica nº006/2018 “Monitorização e tratamento para o controlo da asma na criança, no adolescente e no adulto”.

2.6. Pediatria | 23/04/18 a 18/05/18

O estágio de Pediatria, sob regência do Professor Doutor Luís Varandas, realizou-se no Hospital Dona Estefânia, CHLC, tutelado pela Dra. Flora Candeias. A Pediatria sempre foi uma área de que eu tinha algum receio pela diferença da relação médico-doente e, por isso, tomei como objetivo basilar a aquisição de habilidade de estabelecer comunicação com a criança ou adolescente e a sua família. Outros objetivos para este estágio: reconhecer o diagnóstico e linhas gerais de tratamento de algumas patologias comuns na criança e adolescente em Portugal.

A principal componente do ensino clínico centrou-se no trabalho na enfermaria onde realizei autonomanente diários clínicos, nota de entrada e nota de alta. Para além da enfermaria, participei nas atividades médicas no Serviço de Urgência do HDE, na consulta de imunodeficiências, consulta de rastreio imune pré-tratamento imunossupressor, consulta de profilaxia pré-exposição e consulta de imunoalergologia.

Ao longo do estágio foram apresentados vários trabalhos que presenciei: “Manifestação nutricional, Gastrointestinal e Hepatobiliar em crianças com Fibrose Quística”, “Desenvolvimento pubertário – padrão normal e variantes”, Vacinas extra ao Programa nacional de vacinação”, “Infeção VIH em Pediatria”, “Segurança do doente”, “Anafilaxia” e “Saline shortages”.

(8)

Relatório Final | Estágio Profissionalizante

6

Como elementos de avaliação foi elaborado e discutido com a Dra. Flora uma história clínica sobre Gastroenterite Aguda e no último dia de estágio foi apresentado o trabalho “Síndrome de Marfan: Breve revisão teórica”.

3. Elementos Valorativos

Nos seis anos que constituem o Mestrado Integrado em Medicina tentei investir no aprofundamento e diversidade de competências em algumas áreas que durante o curso não foram muito abordadas, como por exemplo, a especialidade de Ortopedia, pelo que decidi fazer estágio clínico no Centro Hospitalar Tondela-Viseu para aprender um pouco mais sobre o diagnóstico e abordagem de diversas patologias músculo-esqueléticas. Para além disso, realizei algumas atividades extracurriculares que acredito terem valorizado a minha formação como futura profissional de saúde. Enumero, por isso, em anexo algumas das atividades realizadas este ano letivo e outras realizadas em anos anteriores que tiveram importância na minha formação médica.

4. Reflexão Crítica

Findando os estágios parcelares que compõem o 6º ano do MIM e sendo este o ano profissionalizante do estudante de Medicina chega o momento de refletir e perceber a relevância deste ano para a minha formação médica e discussão de cumprimento dos objetivos que estabeleci no início deste ano. No 6º ano há a aquisição e consolidação de conhecimentos e técnicas adquiridas em anos anteriores que serão fundamentais para a futura prática médica e é dada ao estudante de medicina uma formação prática progressivamente autónoma.

Avaliando retrospetivamente penso que consegui cumprir globalmente os objetivos propostos para cada um dos estágios. Após o término do estágio profissionalizante sinto maior confiança na realização autónoma de algumas atividades desenvolvidas diariamente nas especialidades abordadas nos estágios parcelares, adquiri e consolidei conhecimentos teóricos e práticos e, por fim, melhorei a comunicação com doentes e familiares e outros profissionais de saúde. Contudo, saliento o facto de ainda ter diversos aspectos da minha prática a melhorar para

(9)

Relatório Final | Estágio Profissionalizante

7

me tornar cada vez uma melhor profissional e, para isso, recorro aos outros profissionais de saúde e a médicos mais experientes que possam guiar-me nesse caminho do eterno aprendiz que irei ser até ao fim da minha carreira.

Do estágio de Cirurgia destaco o facto de ter permitido o contacto com patologias comuns e que deveriam ser do conhecimento geral de futuros médicos. Acredito que ter realizado o estágio no HBA foi uma mais valia para o meu percurso formativo, isto porque, sendo um hospital recente, foi construído de maneira a combater as falhas estruturais de outros hospitais onde passei. Senti que fui bem acolhida pela equipa onde fui incluída, tendo sido motivada para colaborar em tudo o que me fosse solicitado. Relativamente aos aspetos a melhorar, é de referir o facto de sermos 3 alunos por tutor tendo por diversas vezes assistido a cirurgias fora da sala para cumprimento das regras de assepsia.

Medicina Interna é uma especialidade que encara o doente numa perspetiva holística, não se focando num órgão ou sistema de órgãos, tendo em conta todas patologias presentes no doente, obrigando a uma integração de conceitos, tornando-se enriquecedor e auxiliando-me a desenvolver um melhor raciocínio clínico. Para além de uma monitorização apertada do doente em internamento e de um plano diário para uma evolução favorável do doente, foram elaborados planos aquando da alta que incluíam todas as variáveis para que se pudesse evitar um futuro internamento. Ainda permitiu o contacto com a realidade da prática médica na urgência e em doentes internados.

Relativamente ao estágio de Ginecologia e Obstetrícia gostava de salientar um momento que teve um impacto positivo na minha formação. Durante uma excisão de uma lesão de endometriose na parede posterior da cavidade abdominal verificou-se a rutura de uma veia acabando a doente por perder 1,5 litros em poucos minutos. Porém, graças ao rápido e eficaz trabalho da equipa cirúrgica (médicos, enfermeiros e auxiliares que estavam na sala e os que se juntaram para ajudar) prontamente foi estabilizada a doente sem mais agravamentos. A lição que

(10)

Relatório Final | Estágio Profissionalizante

8

tiro deste caso em concreto é que profissionais de saúde unidos em prol do doente resolvem com maior facilidade as complicações que possam surgir.

O estágio de Saúde Mental foi para mim de extrema importância porque permitiu tornar-me uma pessoa mais consciente da patologia psiquiátrica, deu-me um maior à vontade na discussão da mesma e um menor estigma da minha parte perante a doença mental. Quero ainda salientar a articulação eficaz entre os vários profissionais de saúde para acompanhar e dar as ferramentas necessárias aos doentes para estes saberem lidar com a sua patologia sem problema.

No estágio de MGF foi-me dada a oportunidade de realizar consultas de uma maneira autónoma e, se necessária, havia a intervenção da minha tutora. Com o término deste estágio percebi a importância desta especialidade na manutenção da saúde individual e da população onde a USF está inserida. Ainda quero referir que durante o estágio, após acompanhar a equipa de enfermagem na visita ao domicílio, entendi as condições de habitação precárias de alguns doentes que condicionam o seu estado de saúde.

E, por último, irei falar do estágio de Pediatria no qual desde o primeiro dia fui integrada no Serviço de Infecciologia permitindo-me a realização de exame objetivo em crianças de idades diversas, elaboração de nota de entrada, diário clínico e nota de alta e presenciei discussão do plano diário específico para cada criança internada. Para além disso, este estágio permitiu o contacto com a realidade da prática médica na urgência e em doentes seguidos em consulta externa.

Termino este ano profissionalizante com os conhecimentos e ferramentas necessárias para iniciar a minha carreira médica. Para finalizar, quero agradecer a todos os docentes, tutores e profissionais que transmitiram os seus conhecimentos e tornaram-me uma melhor pessoa e mais ciente do impacto que eu como futura médica puderei ter e, por fim, agradecer a esta instituição que me acolheu durante estes anos onde tanto aprendi e cresci.

(11)

Relatório Final | Estágio Profissionalizante

9

Anexos

A1 – Trabalhos realizados no decorrer do estágio profissionalizante médico

Estágio

Parcelar

Trabalho

Autores

Cirurgia 1-“Um estranho caso de dispneia”

Ana Pereira Luís Moura Marta Batista

Medicina Interna

1- História clínica sobre derrame pleural 2- Revisão teórica de doença pulmonar obstrutiva crónica

Ana Pereira

Ginecologia e Obstetrícia

1- Apresentação de “Estudio y tratamiento de la anovulación en el síndrome de ovarios

poliquísticos (2017)”

Ana Pereira

Medicina Geral e Familia

1- Apresentação de Norma de Orientação Clínica “Monitorização e Tratamento Para o Controlo da Asma na Criança, no Adolescente e no Adulto.”

Ana Pereira

Pediatria

1- História clínica sobre gastroenterite aguda 2- Revisão teórica de Síndrome de Marfan

1- Ana Pereira 2- Ana P., Jonas B.,

(12)

Relatório Final | Estágio Profissionalizante

10 A2 – Certificado de participação no Curso TEAM - Trauma Evaluation and Management

(13)

Relatório Final | Estágio Profissionalizante

11 A3 – Certificado de participação como monitora de Mass training de SBV

(14)

Relatório Final | Estágio Profissionalizante

12 A4 – Certificado de participação como colaboradora na atividade “Workshop de Sutura”

(15)

Relatório Final | Estágio Profissionalizante

13

A5 - Certificado de participação no 10º Congresso da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Minimamente Invasiva

(16)

Relatório Final | Estágio Profissionalizante

14 A6 – Certificado de participação na palestra sobre “Mutilação Genital Feminina”

(17)

Relatório Final | Estágio Profissionalizante

15 A7 – Certificado de partipação no “Dandy Portugal Neurosurgery 101”

(18)

Relatório Final | Estágio Profissionalizante

16

A8 – Certificado de participação no “Curtos Estágios Médicos em Férias” no Serviço de

Urgência do Centro Hospitalar Tondela-Viseu

(19)

Relatório Final | Estágio Profissionalizante

17 A9 – Certificado de participação no “Curtos Estágios Médicos em Férias” no Serviço de Cirurgia do Centro Hospitalar Tondela-Viseu

Referências

Documentos relacionados

(Niza, 2012, p.. Em MEM a estagiária identifica-se, particularmente, com a finalidade da iniciação a práticas democráticas, mais concretamente com a introdução de

Este modelo preconiza uma aprendizagem ativa das crianças onde o desenvolvimento da sua autonomia é fundamental, desta forma estas devem ter um papel ativo e

Nesse sentido, o educador deve recorrer a este processo para orientar a sua ação ao longo da prática educativa, procurando ”observar cada criança e o grupo para conhecer as

a reunião de avaliação reguladora. Após esta reflexão as formandas empenharam-se em diversificar os materiais/recursos que as crianças poderiam usar, quer em

Além disso e não esquecendo que “os efeitos da educação pré-escolar estão intimamente relacionados com a articulação com as famílias” (Silva, 1997:22), o

Desta forma, torna-se pertinente neste capítulo caraterizar a instituição educativa onde foi desenvolvida a prática pedagógica supervisionada no contexto de Educação

As orientações curriculares visam também contribuir para a promoção de um melhoria da qualidade da educação pré-escolar, deste modo, os educadores não as podem confundir como

A instituição de ensino Colégio Novo da Maia, construído num terreno de 12300m 2, é constituída por seis valências de ensino: creche, pré-escolar, 1º ciclo,