• Nenhum resultado encontrado

Os serviços de informação documental do Poder Executivo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "Os serviços de informação documental do Poder Executivo"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

O

S SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO

DOCUMENTAL DO

PODER EXECUTIVO

G ru p o d e tra b a lh o *

Introdução

A o longo dc trinta anos, clcsdc a transferência da capital federal p a ra B rasília e o in íc io d e s te decênio, a adm inistração federal foi progressivamente estruturando u m c o n ju n to d e se rv iç o s d e in fo rm a ç ã o e d o c u m e n ta ç ã o (abrangendo bibliotecas, centros de docum entação e arquivos) que a lc a n ç o u razo áv el nív el d c desenvolvim ento e prestação de serviços.

Mesmo considerando que, durante esse processo, houve equívocos e a té e m p r e e n d im e n to s d e s ­ necessários, o seu saldo positivo colocava em segundo plano essas deficiências. Muitos desses serviços tinham surgido ainda em época anterior à m udança da capital, e o u tr o s fo ram fo rm a d o s in te i­ r a m e n te cm B rasília. P o u co a p o u co , a ad m in istração federal passou a contar com o apoio dc se rv iç o s d e in fo rm a ç ã o d o c u ­ m ental cm todas as suas esferas de c o m p e tê n c ia . A lguns d e sse s

R

e tra ta a situ a ç ã o d o seto r de d o cu m en ta çã o , respon­ sá v el p e la p re se rv a ç ã o d a

m e m ó ria in s titu c io n a l e d ifu s ã o dos co n h ecim en to s p r o d u z id o s no

processo de gestão p ú b lic a fr e n te à s recentes reform as a d m in istra tiv a s. A ta refa que ora se coloca p a r a a a d m in is tr a ç ã o p ú b lic a c o n siste , p r a tic a m e n te , e m c o n s tr u ir u m n o v o s e to r d e i n f o r m a ç ã o d o c u m e n ta l n o p o d e r E x e cu tivo , g a r a n t i n d o , a s s im , p r e c e i t o co n stitu c io n a l de fa c ilita r o acesso à inform ação.

serv iço s e s te n d ia m seu atendim ento a clientelas externas à adm inistração, alcançando até mesmo usuários fora de Brasília, ou se in te g ra v a m a re d e s c o o p e ra tiv a s d e â m b ito lo cal, nacional c mesmo internacional.

N ão e x istia , r e p e tim o s , u m a situação ideal. Isso o dem onstra a le itu r a d o r e la tó r io fin a l da Comissão Especial de Preservação do Acervo Documental (CEPAD), publicado pela FUNCEP em 1987, que atuou no âm bito da Comissão

(2)

RSP

Grupo de trabalho

d c C o o rd e n a ç ã o d o P lan o d c Reforma da Administração Federal, duran te o governo Samcy.

As recom endações da CEPAD não foram im plem entadas c hoje, após o que se passou depois de 1990, tem os de nos debruçar sobre uma situação que, em comparação com a de seis anos atrás, apresenta-se, em geral, pior.

A pretexto de enxugar a máquina a d m in is tra tiv a e im p la n ta r a m odernidade no setor público, o go v ern o C ollor realizou a mais v io le n ta o p e ra ç ã o d e d e s o r ­ g a n iz a ç ã o d o a p a ra to g o v e r­ nam ental q u e já se verificou no país. E, p o r conseqüência, atingiu p r o fu n d a m e n te o s e to r d c informação documental, em tudo q u e o c o n s titu ía : acervos, instalações, recursos hum anos e fin a n c e iro s , e s tr u tu r a o rg a n i­ zacional e a própria experiência acum ulada ao longo de anos dc trabalho constante.

Em levantam ento realizado pelo A rquivo N acio nal s o b re a d e s tin a ç ã o d o s fu n d o s arq u i- vísticos de onze órgãos extintos s e d ia d o s n o Rio d c J a n e ir o (empresas públicas, sociedades de e c o n o m ia m ista, a u ta rq u ia s c fundações) verificou-se que esses acervos alcançam mais de dez mil metros lineares. Em primeiro lugar está o antigo Instituto do Açúcar e

d o Álcool, com p o u c o m ais dc q u a tro m il m etro s lin e a re s d e acervo textual. Das sedes dc nove desses órgãos, em Brasília, foram id e n tific a d o s o n z e m il e q u in h e n to s m etro s lin eares d c documentos.

A S ecretaria da A d m in istração Federal - SAF, o M in istério da Justiça c o Ministério da Cultura firm aram cm 1990 a P o rta ria C onjunta n ° 103, em 23/05/90, c ria n d o G ru p o d e T ra b a lh o c o m p o sto p o r té c n ic o s d e ssa s instituições, com a finalidade dc o r ie n ta r o p r o c e d im e n to arquivístico e biblioteconôm ico, a d e q u a d o à d e s tin a ç ã o d o s documentos das entidades extintas da administração pública federal. Este G ru po d c T rabalho a tu o u d u r a n te a p ro x im a d a m e n te 18 meses, orientando c definindo a d e s tin a ç ã o d o s a c erv o s arquivísticos e bibliográficos dos ó rg ã o s e e n tid a d e s e x tin ta s , produzindo relatório conclusivo onde sistematizou as informações accrca d o desenvolvim ento dos trabalhos.

Este relatório foi encam inhado, à época, aos ministros signatários da referida Portaria.

A situação em q ue se enco ntra, h o je, e sse m a te ria l n ã o é tra n q ü iliz a d o ra . R e d istrib u íd o para órgãos q u e sucederam aos

(3)

extintos, para as entidades de nível superior a que os órgãos extintos se subordinavam, para instituições afins e tam bém para o Arquivo Nacional em Brasília, to d o esse acervo corre sérios riscos.

M esm o os fu n d o s q u e foram entregues ao Arquivo Nacional em Brasília encontram -se em estado p re c á r io d e v id o à falta d e tr a ta m e n to d a d o c u m e n ta ç ã o anteriorm ente à transferência, ao espaço físico inadequado para a guarda, tratam ento e conservação, e à falta de pessoal. Observa-se que o A rquivo N acional n o Rio de Janeiro não dispõe de espaço para receber os acervos dos órgãos que foram extintos naquela cidade, não cum prindo, portanto, a destinação e s ta b e le c id a p e lo G ru p o d e Trabalho.

Em situação semelhante ficaram os a c e rv o s b ib lio g rá fic o s das b ib lio te c a s e c e n tr o s d e d o c u m e n ta ç ã o do s órgãos q u e fo ra m e x tin to s . À ex c eç ã o da CENAGRI - C o o rd e n a ç ã o d e Informação Documental Agrícola, d o Ministério da Agricultura (que in c o rp o ro u os acervos da área a g ríc o la ), o s ó rg ã o s q u e os re c e b e ra m a té h o je, em sua m a io ria , n ã o c o n s e g u ira m incorporá-los a suas coleções, por várias razões, mas, principalmente, falta de recursos hum anos e de e sp a ç o físico. E m bora existam

dados numéricos, ainda que pouco p re c is o s, s o b re os m a te ria is arquivísticos oriundos dos órgãos extintos, o mesmo não acontece no caso dos materiais bibliográficos. Ignora-se a quantidade de volumes que foram transferidos para outros órgãos, os q u e foram d o a d o s a instituições não discrim inadas ou os q u e s im p le s m e n te se extraviaram.

A lguns d o s ó rg ã o s q u e foram extintos ou tiveram sua rstru tu ra a lte ra d a m a n tin h a m b a s e s d e dados de diferentes tipos, às vezes re su lta n te s d o tra b a lh o c o o p e ­ rativo de red es de ab ran g ên cia n a c io n a l e q u e fo rn e c ia m informações a uma ampla clientela. A esse respeito, o p residente da S o c ie d a d e d o s U su á rio s d e Informática e Telecom unicações (SUCESU), em e n tr e v is ta à imprensa, no dia 18/5/93, afirmou que o governo trata as informações com o um p ro d u to descartável e não como um patrim ônio. Óigãos p ú b lic o s são d is s o lv id o s ou fundidos e todos os dados relativos a su a e x is tê n c ia n ã o são aproveitados ou preservados.

Ao determ inar um padrão único de organização administrativa para o setor de informação docum ental, a reform a im plan tad a cm 1990 s u b m e te u in s titu iç õ e s h e te ­ rogêneas a um a verdadeira camisa- d e-força, sem te r em c o n ta as

(4)

RSP

Grupo de trabalho

p e c u lia r id a d e s , in c lu siv e h is ­ tóricas, de cada serviço. A proposta d e integração das atividades de b ib lio te c a s e a rq u iv o s n u m a m esm a u n id a d e g e s to ra - as coordenações de docum entação e b ib lio te c a s - n ã o se fez acom panhar de efetivas medidas d e im p le m e n ta ç ã o em to d a a adm inistração federal.

O s resultados d a reform a

1 ^ ia n te d e s te q u a d ro , e a te n d e n d o so lic ita ç ã o d o C o n s e lh o F e d e ra l d e B ib lio ­ te c o n o m ia , em 1993, a e n tã o m in is tra -c h e fe da SAF, Luiza E ru n d in a , s o lic ito u à Escola Nacional de Administração Pública - ENAP atenção especial sobre o assunto. A Escola, então, reunindo especialistas e representantes de e n tid a d e s d e classe, p ro cu ro u caracterizar o setor de informação d o c u m e n ta l n o s ó rg ã o s in te ­ grantes da administração direta do p o d e r Executivo, para o que foi a p lic a d o q u e s tio n á rio cm 17 ó rg ão s, a saber: M inistério da Integração Regional, Ministério da Justiça, Ministério dos Transportes e C om unicações, M inistério do Bem-Estar Social, M inistério da Ciência e Tecnologia, Ministério das Minas e Enerç»ia, Secretaria da Administração Federal, Ministério do Meio Ambiente, Ministério do T ra b a lh o , M in isté rio da

Agricultura, do A bastecim ento e da Reforma Agrária, Secretaria de Planejam ento da Presidência da R ep ú b lica, M in isté rio P ú b lic o F e d e ra l/P ro c u ra d o ria -G e ra l da R e p ú b lic a , M in is té r io d a E d u c a ç ã o e d o D e s p o r to , Ministério da Fazenda, M inistério da Saúde, M inistério da Indústria, Com ércio e Turism o e Secretaria d e A s s u n to s E s tr a té g ic o s . S o m e n te trê s ó r g ã o s n ã o responderam ao q u estionário .

Sem particularizar as d iferentes situ a ç õ e s e x p re s s a s n o s questionários respondidos, eis o que mostram os dados obtidos.

Arquivos

^ J s arquivos estão situados no â m b ito d o s ó rg ã o s d e a d m i­ nistração e de serviços gerais, mas em níveis hierárquicos diferentes. A penas um serviço d e a rq u iv o informou sobre a existência de um regim ento próprio, ou seja, não existe um a definição form al de atribuições.

Em a p e n a s trê s in s titu iç õ e s verificou-se a existência d e um a relação formal do arquivo com as coordenações de docum entação e biblioteca. Em geral, as relações são do tipo informal ou inexistentes.

No quesito relativo à preservação da m em ó ria a rq u iv ís tic a , as

(5)

resp o stas acerca das atividades pertinentes realizadas mostraram:

• limpeza dos docum entos: sete respostas afirmativas;

• organização dos docum entos: tam bém foram sete respostas afir­ mativas;

• recolhim ento ao Arquivo Na­ cional: quatro respostas;

• desinfestação: três respostas;

• microfilmagem: duas respostas;

• climatização: uma resposta;

• restauração: um a resposta.

O grau de escolaridade dos 36 ser­ vidores que trabalhavam no setor de arquivos, e que correspondem a 16% do total de servidores das três áreas (arquivos, bibliotecas e protocolo) na amostra examinada, é o seguinte:

• com o prim eiro grau: 8 (22%);

• com segundo grau: 19 (57%);

• com terceiro grau: 9 (25%).

Assim, os servidores de nível uni­ versitário que trabalham em arqui­ vos correspondem apenas a 4% do total d e 222 servidores que atuam nas três áreas (arquivos, bibliote­ cas e pro toco lo s), identificados através d o questionário, enquan­ to nas bibliotecas esse percentual é d e 18%.

Ao desagregarmos esses núm eros, encontram os um a situação ainda m ais p r e o c u p a n te , p o is um arquivo co n ta com a p e n as um se rv id o r, assim m esm o com o p rim e iro grau in co m p leto . Um o utro arquivo concentra sozinho mais da m etade do pessoal com segundo grau completo, dois dos quais são técnicos em arquivos. Nesse órgão, há dois servidores licenciados.

Em suma, apenas quatro arquivos contam com pessoal d e nível uni­ versitário, pois dos nove com cur­ so d e g ra d u a ç ã o q u a tr o e stã o lotados na mesma instituição. A formação desses nove servidores n ã o c o n te m p la a á re a d e arquivologia, pois são form ados em biblioteconom ia (três), m ate­ mática, economia, letras, pedago­ gia e história (dois).

Informações referentes às condi­ ções dos arquivos no setor públi­ co, anteriores a 1990, podem ser obtidas no “Cadastro Nacional dc A rquivos F e d e ra is ”, p u b lic a d o pelo Arquivo Nacional, que faz um d ia g n ó stic o so b re o fu n c io n a ­ m ento dos arquivos nos órgãos do poder Executivo Federal. Esse di­ agnóstico, agravado pelos proble­ mas oriundos da Reforma Admi­ nistrativa de 1990, não apresenta atualm ente alterações significati­ vas que leve à suposição de m elho­ ria dos serviços arquivísticos.

(6)

RSP

Grupo de trabalho

Bibliotecas

^ ^ a s in stitu içõ es q u e resp o n ­ deram ao questionário apenas uma n ã o c o n ta com serv iço d e biblioteca próprio, mas se vale da biblioteca d e uma autarquia que lhe é vinculada.

Q uanto à subordinação, oito bibli­ otecas estão vinculadas a órgãos de administração geral, duas ao órgão d e m odernização e informática, um a se subordina à assessoria da direção de um centro de formação de recursos hum anos e outra de­ p end e d e um a secretaria de n atu­ reza finalística.

Têm o nível de coordenação (sete), div isão (três) e serviço (um a). Numa das instituições parece que a biblioteca ainda se reveste de c a rá te r in fo rm a l. A penas um a unidade conta com regimento pró­ prio, e há outra que segue o regi­ m ento d o m inistério que foi subs­ tituído pelo atual.

Sobre a pergunta que tratava da existência d e o u tras bibliotecas su b o rd in a d a s ao m esm o m inis­ tério/secretaria, as respostas indi­ caram q ue cinco consultorias jurí­ dicas contavam com esses serviços. D ois d e p a rta m e n to s e sp ec iali­ zados d e um ministério também têm biblioteca, e um outro citou a biblioteca de um a em presa públi­ ca que lhe é vinculada. O utro mi­

nistério citou a existência de bibli­ oteca em duas secretarias e em órgãos colegiados cujo n ú m ero não foi especificado. Não foram aqui consideradas as respostas que indicam a existência de bibliote­ cas especializadas fora do Distrito Federal.

O quesito que indagava sobre a existência e âm bito de atuação das coordenações de docum entação e bibliotecas (CDBs) m ostrou que das seis existentes quatro tinham atuação sobre todo o m inistério/ secretaria.

No que concerne às funções con­ d izen tes com a p reservação da m em ória in stitu c io n a l, a p e n a s duas bibliotecas inform aram ser d e p o sitá ria s da d o c u m e n ta ç ã o editada pelo m inistério a que se vincula. Sete b ib lio te c a s in fo r­ maram que fazem a encadernação dos materiais, cinco fazem restau­ ração e três fazem desinfestação. Uma delas dispõe de climatização.

Com relação a recursos hum anos, a área de bibliotecas apresenta um quadro m elhor do que a área de arquivos, em bora seja provável que esteja m uito aqüém da situa­ ção que prevaleceu nas décadas de

197Ó a 1990. Aí encontram os 107 servidores (48% d o total das três áreas), assim distribuídos:

• com prim eiro grau com pleto: 8 (7%)

• com segundo grau com pleto: 28 (26%)

(7)

• com terceiro grau completo: 61 (57%)

Do total de 69 com nível univer­ sitário 4 1 (59%) são form ados em biblioteconom ia, havendo ainda g rad u a d o s em história (um ), le­ tras (dez), d ire ito (seis), co nta­ b ilid a d e (u m ), a d m in is tra ç ã o (c in c o ), c o m u n i- cação social (qu atro ), m atem ática (um ), aná­ lise d e sistem as (um), a rq u ite tu ­ ra (um ), econom ia (um) e e stu ­ dos sociais (um).

Esse leque d e áreas profissionais provavelmente indica a existência d e um a parcela significativa de desvios de funções, mais do que a existência de equipes inter- disci- plinares envolvidas cm atividades de análise e difusão de informa­ ções, nas quais sua participação seria positiva.

Se a área d e bibliotecas é (e sem ­ pre foi) a mais bem aquinhoada, q u an titativ am en te, em recursos hum anos, é tam bém a que a p re ­ sen ta o m aior n ú m ero de pesso­ as c e d id a s a o u t r o s ó rg ã o s (dezesseis), licenciadas (quatro) e a p o sen ta d as (três). Com exce­ ção d e duas, as dem ais são de nível universitário.

Síntese da situação atual das bibli­ otecas nos órgãos do po der Exe­ c u tiv o F e d e ra l, s e d ia d o s cm Brasília. M useus ^ ^ p e n a s u m a in s titu iç ã o d e c la ro u p o s s u ir um m u se u , s e d ia d o no Rio d e J a n e ir o , su b o rd in ad o à C oordenação de Documentação e Biblioteca, sem fornecer maiores informações.

Protocolos

existência d e serviços de p ro ­ tocolo foi informada p o r 11 insti­ tuições. Eles fazem parte dos ó r­ gãos de administração geral, sen­ do geralm ente as unidades de ní­ vel mais baixo na hierarquia. Duas instituições informaram a existên­ cia de protocolos setoriais. Uma instituição informou a existência de regim ento interno, e um a res­ pondeu que estava em vigor o re­ gim ento d o m inistério q u e deu lugar ao atual.

Dos demais dados levantados so­ bre os serviços de protocolo, os que m erecem ser aqui incluídos dizem respeito à situação dos re­ cursos hum anos. O total de servi­ dores lotados nos serviços de p ro ­ tocolo é de 84 (38% do total das três áreas) e 12 (14%) têm nível universitário, assim distribuídos: ad m in istração : dois; geografia: um; biblioteconomia: dois; econo­ mia: um; matemática: um; ciên­ cias sociais: um. Um servidor não indicou sua área de formação superior.

(8)

RSP

Grupo de trabalho

C

inqüenta c dois servidores (62%) informaram possuir o segundo grau, 7 (13%) dos quais tinham formação de técnicos cie arquivo. Havia 20 (24%) servi­ dores com formação de primeiro grau.

O núm ero de servidores licenciados é apenas um. Há ainda dois cedidos a outros óigãos, e se registra a apo­ sentadoria recente, na mesma uni­ dade, de dois servidores.

Deve-se salientar que num a insti­ tuição a totalidade dos servidores do protocolo é formada por pes­ soal cedido de outros órgãos.

Conclusões

i ^ e c o r r i d o s mais dc quatro anos da reforma administrativa enceta­ da pelo governo Collor, que asses- tou um golpe dilacerante cm toda a adm inistração pública brasileira, tem os hoje um a situação de indi- gência e desorganização das uni­ dades d o p o d er executivo respon­ sáveis pela provisão de serviços dc informação e documentação.

Acervos desmantelados, estruturas administrativas ainda por definir o u d e fin id a s d e m o d o insatisfatório, dispersão c perda de recursos hum anos que detinham significativa experiencia, um esta­ do geral dc apatia em face da coi­ sa pública, prejuízos insanáveis para atividades cooperativas que eram realizadas em âmbito local,

nacional e tam bém internacional, redução violenta dos recursos or­ çamentários para os serviços que não foram ex tin to s, d esíd ia no c u m p rim e n to da d e te rm in a çã o constitucional em relação à gestáo da docum entação governam ental e a p re s e rv a ç ã o d a m e m ó ria institucional, enfim, um elenco de mazelas deixadas p o r um a adm i­ nistração irresponsável.

A tarefa que ora se coloca para a adm inistração pública consiste, praticam ente, em c o n stru ir um novo setor de informação d o cu ­ m ental do po der Executivo. Não se pode sim plesm ente reivindicar um retom o ao estado anterior a esse d e sm a n te la m e n to , o q u a l tam b é m n ã o e ra d e to d o satisfatório. Im põem -se m edidas q ue sejam viáveis e inovadoras; q ue im pliquem um a redefinição do papel dos serviços dc inform a­ ção d o c u m e n ta l em face d a s tecnologias de informação e com u­ nicação atualm ente disponíveis no país; que reconheçam e se subm e­ tam à função axial q ue têm os u su ­ ários cm qualquer serviço de in­ formação; que trate as propostas de cooperação e integração com o pressupostos essenciais das ativi­ dades de informação; e, finalm en­ te, que essas m edidas incluam o estabelecim ento de um a política formal, com base legal e legitim a­ da pelo consenso, que vise ao d e­ senvolvimento e operação dos ser­ viços dc informação docum ental do p o d e r Executivo. Q u a lq u e r ação visando qualquer um desses objetivos haverá de privilegiar:

(9)

♦ p o lític a d e in fo rm a ç ã o docum ental para o setor público;

♦ estruturação administrativa do setor de informação documental no p o d e r Executivo; ♦ capacitação e desenvolvimento de recursos humanos. Resum en LOS SERVICIOS DE INFORMACIÓN DOCUMENTAL DEL PODER EJECUTIVO

Retrata la situación dei sector de docum entación, responsable de la p r e s e rv a c ió n d e la m em ó ria in s titu c io n a l y d ifu sió n d e los conocim ientos p roducidos en el proceso de gestión pública ante las recientes reformas administrativas. La tarea que ahora se presenta a la aclm inistración pública consiste, p rác tic a m e n te, en c o n s tru ir un nuevo sector de información docu­ m e n ta l en el p o d e r E jecutivo, asegurando, así, precepto constitu­ cional de facilitar el acceso a la información.

Abstract

THE DOCUMENTAL

INFORMATIVE SERVICES FROM THE EXECUTIVE BRANCH

This article protraits the docum en­ tal secto r o f the adm inistration, w h ich p re s e rv e s in s titu tio n a l

memory and difusing knowlcdge produced in the process o f public management, in face of the recent administrative reforms. The task that public adm instration now fa­ ces is, pratically, to build a new sector of docum ental information in the Executive B ranch, th u s a s s u rin g th e c o n s titu tio n a l principie of facilitating access to information.

* G rupo d e Trabalho que elabo­ rou este docum ento:

A d e la id e R am o s e C ô rte (ENAP),Aglay T e ix e ira L eite (ENAP), A na M aria V a re la Cascardo Cam pos (Arquivo Na­ cional), A ndresa d e M oraes e Castro (SEPLAN/PR), A ntonio Agenor B riquet de Lemos (con­ sultor), Célia Maria de A lm eida (CRB-1/ENAP), Elaine M arinho Faria (CFB), H eloisa P ríncipe (IBICT), Sabrina M ascarenhas FaUuh (IBICT), Verone G onçal­ ves C au v ille (SEPLAN/PR) e Z e n e id e d e S o u s a P a n to ja (CFB).

Referências

Documentos relacionados

O gráfico nº11 relativo às agências e à escola representa qual a percentagem que as agências tiveram no envio de alunos para a escola Camino Barcelona e ainda, qual a percentagem de

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Seja P a função que ao número de anos decorridos desde 2014, n, faz correspon- der o preço a pagar pelo bilhete de época do F.. Em que ano um bilhete de época no Estádio de

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

Principais fontes de financiamento disponíveis: Autofinanciamento: (corresponde aos fundos Principais fontes de financiamento disponíveis: Autofinanciamento: (corresponde aos

Ao rever todas as análises e discussões que realizamos neste trabalho, embasadas nos preceitos funcionalistas aplicados à tradução e nos paradigmas bakhtinianos,

O objetivo deste trabalho foi realizar o inventário florestal em floresta em restauração no município de São Sebastião da Vargem Alegre, para posterior

Pode-se perceber que a COTRISOJA, como uma organização que está inserida em uma comunidade e dependente desta para a concretização de seus objetivos não foge de