• Nenhum resultado encontrado

Faleck falou da experiência brasileira de design dos pro-

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "Faleck falou da experiência brasileira de design dos pro-"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

B O L E T I M I N F O R M A T I V O D A E S C O L A D E D I R E I T O D E S Ã O P A U L O D A F U N D A Ç Ã O G E T U L I O V A R G A S

: EVENTOS ACADÊMICOSDIREITO GV

: PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS E SEMINÁRIOS

: DIREITO GV NA MÍDIA

: NOVOSWORKING PAPERS

: REVISTA DIREITO GV INDICA

: DESTAQUES DO MÊS : SEÇÕES

RUA ROCHA, 233 SÃO PAULO SP BRASIL

TEL (11) 3281.3310 (11) 3281.3306

: EVENTOS ACADÊMICOS P 01

: PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS P 02

: DIREITO GV NA MÍDIA P 03

: WORKING PAPERS P 05

: REVISTA DIREITO GV INDICA P 05

(2)

: DIREITO GV RECEBE PROFESSOR DA NEW YORK UNIVERSITY

Em 24 de março, a DIREITO GV recebeu o professor Kevin Davis (New York Unversity, EUA). Davis fez uma palestra para a equipe de professores, pesquisadores e mestrandos com o título “Civil remedies for corruption in government contracting: zero tolerance versus propor-tional liability”.

O artigo que baseou o encontro discute quais seriam as melhores formas de se punir empresas envolvidas em esquemas de suborno junto a autoridades governamen-tais. Para Kevin Davis, o fato de se combater a corrup-ção anulando completamente os contratos não contribui para o fortalecimento das instituições.

“A abordagem de tolerância zero não leva em conside-ração os esforços da empresa envolvida no escândalo em prevenir esquemas de propina, o que prejudica uma maior cooperação entre a iniciativa privada e a pública para fortalecer o combate à corrupção. É preferível criar uma gradação nas penas envolvidas a simplesmente punir todos os envolvidos”, sintetiza o autor.

: DIREITO GV DEBATEU MEDIDAS CAUTELARES PATRIMONIAIS

O Núcleo de Estudos sobre o Crime e a Pena da DIREI-TO GV, coordenado pelas professoras Maíra Rocha Machado e Marta Rodriguez de Assis Machado, orga-nizou, em 26 de março, debate sobre o Anteprojeto de

Lei sobre medidas cautelares patrimoniais, elaborado pela FGV DIREITO RIO.

O encontro contou com a presença dos professores Thiago Bottino (FGV DIREITO RIO e autor do Anteprojeto), Guillermo Jorge (Universidade San Andrés, Argentina), Kevin Davis (New York University, EUA) e Marta Saad (DIREITO GV).

Foram discutidos os principais aspectos do projeto de lei que visa regulamentar as medidas cautelares em casos envolvendo lavagem de dinheiro e corrupção e assegurar que, durante o processo, não haja desvio de recursos e dilapidação de patrimônio. Atualmente, a justiça só pode bloquear os bens depois da execução da sentença.

“O Código de Processo Penal, de 1940, não chegou a prever essas situações e precisa ser atualizado. A ideia do projeto de lei é assegurar que esses recursos não sejam desviados ou escondidos e que, de alguma forma, sejam devolvidos à sociedade”, explica Maíra Machado.

: PROFESSOR DA DIREITO GV VIAJA A HARVARD PARA APRESENTAR CASO DE SOLUÇÃO DE ACIDENTES DA TAM E AIR FRANCE

Diego Faleck(DIREITO GV) foi convidado a fazer uma apresentação na Harvard Law School durante o encer-ramento do curso de design de sistemas de disputas, oferecido pelo professor Robert Bordone, em 6 de abril.

Faleck falou da experiência brasileira de design dos pro-gramas de indenização para os familiares ...continua >>

GRADUAÇÃO

PÓS- GRADUAÇÃO GVlaw

MESTRADO EM DIREITO E DESENVOLVIMENTO

EVENTOS

REVISTA DIREITO GV

REVISTA GETÚLIO

PONTES

BOLETIM DIREITO GV

BOLETIM EDUCAÇÃO JURÍDICA

WORKING PAPERS

CADERNOS DIREITO GV

(3)

<< volta... das vítimas dos acidentes com os vôos TAM-3054, em 17 de julho de 2007 em São Paulo, e da Air France, em 31 de maio de 2009 em águas internacionais.

Na mesma ocasião, Faleck participou de um almoço com James Kerwin (diretor do Programa de Negociação de Harvard), oferecido a comunidade de resolução de disputas e alunos.

: NEF

Em 10 de março, O NEF, Yoshiaki Nakano (diretor da EESP) e Rogelio Rueda Sanchéz (senador mexicano) deba-teram as experiências brasileira e mexicana no que diz res-peito aos respectivos projetos de reforma tributária.

Em 15 de março, o NEFdeu prosseguimento ao debate sobre o projeto de pesquisa Reforma fiscal/Brasil: eficiên-cia, simplificação, transparência e sustentabilidade. Além disso, representantes do NEF se reuniram para debater cumulatividade, guerra fiscal, debate político acerca da reforma tributária, critérios para seleção de países e pos-sibilidade da análise jurídico-econômica na comparação de sistemas tributários e evolução legislativa.

: DIREITO GV RECEBE PROFESSORES E ADVOGADOS ESTRANGEIROS

No início de abril, a DIREITO GV recebeu professores e advogados de instituições estrangeiras que participaram do ciclo de visitas organizado pela Coordenadoria de Relações Internacionais (CRI) da DIREITO GV. Coordenado

por Maria Lúcia Pádua Lima(professora e coordenado-ra da CRI), o ciclo de visitas tem como objetivo fomentar o debate sobre o direito dos negócios e a advocacia entre a DIREITO GV e universidades estrangeiras. As visitas visam também estreitar parcerias de relacionamento e inter-câmbio com a Escola.

Em 7 de abril, o advogado Willen Bom (escritório Loyens & Loeff, com atuação na Holanda, Bélgica e Luxemburgo) visitou a Escola, com especial interesse na área de direi-to tributário. A anfitriã foi a professora Vanessa Rahal Canado (coordenadora de pesquisas do Núcleo de Estudos Fiscais da DIREITO GV).

Em 16 de abril, Carlos de La Pedraja (professor do Instituto de Empresa da Espanha) esteve na DIREITO GVpara pro-ferir a palestra “Competencias del Abogado del Siglo XXI: qué perfil buscan las firmas y empresas europeas em La actualidad?” em evento aberto ao público.

Esses encontros encerram uma série de reuniões com diversos professores estrangeiros.

Em 18 de março, a DIREITO GVrecebeu Daniel Markovits (professor de Yale), que proferiu a palestra “Against the relational contract: why we can´t make promises to the people we love”, com a assistência do professor Caio Mario da Silva Pereira Neto(DIREITO GV), a uma pla-téia selecionada.

Em 19 de março, ocorreu debate com o professor Willian Treanor (diretor da Fordham School of Law) a respeito da atuação da juíza Sonia Sotomayor, a mais recente nomeação

da Suprema Corte dos Estados Unidos. O professor Treanor foi acompanhado por uma equipe de professores de Ford-ham, entre eles Tony Fine e Tania Hernandez.

Em 23 de março, estiveram em visita à DIREITO GVos pro-fessores Randall Thomas e Andrew Kaufman (Universidade de Vanderbilt, EUA), recepcionados pelos professores Bruno Salama, Érica Gorgae José Garcez Ghirardi. As conversas versaram sobre novos temas nas áreas de Direito dos Negócios.

Em 30 de março, a DIREITO GV recebeu o professor Massimo Bergami (Universidade de Bolonha, Itália), inte-ressado em criar uma rede de cooperação acadêmica com o Brasil.

: PARTCIPAÇÃO EM EVENTOS

: ÉRICA GORGA PARTICIPA DE EVENTO INTERNACIONAL NO RIO DE JANEIRO

Érica Gorga(DIREITO GV) participou da Mergers & Acquisitions Conference, realizada no Copacabana Palace (RJ) em 19 e 20 de março.

(4)

Em sua exposição, Érica Gorgaapresentou trabalho demonstrando que a participação média do acionista majoritário das empresas caiu após o estabelecimento do novo mercado, chegando a 36,39%. “Antes da criação do novo mercado, a participação média do acionista ficava em torno de 70%”, observa.

A pesquisa indica que, entre as 93 empresas do setor, 65 não tinha um acionista controlador com pelo menos 50% das ações mais uma.

: DIREITO GV NA MÍDIA

2 DE MARÇO

:o evento do núcleo de estudos sobre o crime e a pena da que debateu a corrupção e o setor privado foi divul-gado no Migalhas.

: O julgamento do STF das cotas para a educação, que contou com a participação do professor Oscar Vilhena Vieira (DIREITO GV), teve divulgação no IG, Folha de São Paulo, Portal Aprendiz, UFMG, Zero Hora (RS).

: A professora Larissa Teixeira (GVlaw) participou de matéria no jornal Brasil Econômico analisando as lojas Renner.

: O professor Arnaldo Bonoldi Dutra(GVlaw) foi anun-ciado como novo sócio do Albino Advogados assoanun-ciados

no Comunique-se, jornal Fator Brasil, jornal Valor Econômico, Jornow.

3 DE MARÇO

: Raquel Landim (repórter do Estadão especializada em comércio exterior) encontrou-se com o professor Rabih Nasser(GVlaw).

5 DE MARÇO

: Roberta Paduan (editora da revista Exame) esteve no NEF,onde conversou com o professor Eurico de Santi( DI-REITO GV) sobre uma matéria a respeito da reforma tribu-tária. Em 11 de março, foi a vez de o professor comparecer à redação da Exame para dar prosseguimento à conversa.

7 DE MARÇO

: o professor Salem Nasser (DIREITO GV) analisou os impactos das eleições no Iraque em entrevista publicada na Agência Estado.

8 DE MARÇO

: o professor Ary Oswaldo Mattos Filho (DIREITO GV) encontrou-se com Maria Christina Carvalho (editora de opinião do Valor Econômico).

: O jornal Valor Econômico publicou matéria sobre as leis de saneamento, com participação do professor Carlos Ari Sundfeld (DIREITO GV). A reportagem foi replicada no site do Ministério do Planejamento.

9 DE MARÇO

: O jornal Valor Econômico publicou matéria sobre tran-sações entre partes relacionadas, com participação da professora Érica Gorga (DIREITO GV).

: O professor Rabih Nasser(GVlaw) almoçou com Raquel Landim (repórter do Estado de São Paulo responsável pela cobertura de comércio exterior.

12 DE MARÇO

: Maíra Rocha Machado, Marta Rodriguez de Assis Machadoe Marta Saad(DIREITO GV) encontraram-se com Cristine Prestes (repórter especial do Valor Econômico, especializada em crimes financeiros).

: O Estado de São Paulo trouxe matéria comentando a proposta de dar poderes de polícia à Receita Federal, com participação do professor Eurico de Santi(DIREITO GV). A matéria foi replicada no IG e no Estadão.com.

14 DE MARÇO

(5)

17 DE MARÇO

: o jornal Brasil Econômico entrevistou o professor Salem Nasser (DIREITO GV), que analisou os efeitos da visita do presidente Lula ao Oriente Médio.

18 DE MARÇO

: o professor Theo Dias (DIREITO GV) colaborou em matéria do Estado de São Paulo analisando as altera-ções do Código de Processo Penal. A matéria foi repli-cada no versão online do jornal.

19 DE MARÇO

: exposição da professora Érica Gorga(DIREITO GV) a respeito da desconcentração acionária no novo mer-cado foi noticiada no Último Segundo e no IG Notícias.

: O ICJBrasilfoi mencionado em matéria publicada na Gazeta do Povo (PR) que analisava o judiciário.

: O professor Eurico de Santi(DIREITO GV) participou de matéria do DCI comentando os processos de subs-tituição tributária.

21 DE MARÇO

: Carlos Ari Sundfeld(DIREITO GV) foi entrevistado pela Folha de São Paulo e comentou o impacto da aprovação da Emenda Ibsen no Pacto Federativo da União. A maté-ria foi replicada no site do Ministério do Planejamento.

: Marcel Leonardi (GVlaw) falou sobre tributação de ebooksem matéria do Diário do Grande ABC.

: A Revista Visão Jurídica trouxe especial sobre arbitra-gem, com participação de diversos professores da DIREITO GV.

: A professora Viviane Müller Prado(DIREITO GV) par-ticipou de reportagem sobre insider tradingpara a revis-ta Negócios da Comunicação.

24 DE MARÇO

: o jornal Valor Econômico publicou nota sobre evento que debateu projeto de proteção de ativos por medi-das cautelares em processo penal.

: A GAzetaweb (AL) trouxe matéria sobre sexting, que se trata da troca de mensagens de conteúdo erótico eletronicamente, com análise do professor Marcel Leonardi (GVlaw).

25 DE MARÇO

: a contratação de Cássia Nakanopara a coordenado-ria adjunta de práticas jurídicas foi noticiada no Migalhas.

: O site Jornow publicou reportagem sobre o CEAE, com participação de Sérgio Fadel(GVlaw).

: Roberto Pfeifer (diretor do Procon e professor da DIREITO GV) concedeu entrevista à revista Consumidor Moderno.

26 DE MARÇO

: O professor Carlos Ari Sundfeld (DIREITO GV) comentou o trâmite das alterações da lei do Psiu no Jornal da Tarde.

: O professor Marcel Leonardi(GVlaw) teceu comen-tários sobre a proteção legal existente em relação a crimes de fraude bancária praticados na internet para O Estado de São Paulo. A matéria foi replicada na Agência Estado, Jornal da Tarde, Último Segundo, Bancário (RJ), Sindibancários (RS), Contrafcut (SP), Yahoo! Brasil, Ministério do Planejamento, SEEB-SC, Contec-DF.

: A nomeação do professor Ary Oswaldo Mattos Filho (DIREITO GV) para o conselho de minoritários da Petrobrás foi noticiada no Infomoney, Msn Notícias, Globoonline, Valor Notícias, Uol Notícias, Último Segundo, Portal G1.

: Seminário sobre Pré-Sal organizado pelo Conjur teve participação do professores Carlos Ari Sundfeld e Marco Aurélio Greco(DIREITO GV).

31 DE MARÇO

(6)

: Working paper 45

O JUIZESEUSFANTASMAS: RACIONALIDADE

JURISDICIONAL, DOGMÁTICAJURÍDICAE

DEMOCRACIA

José Rodrigo Rodriguez

: Working paper 46

RESPONSABILIDADECIVILOBJETIVA: CORREÇÃODE

TROCASINEFICIENTESOUREPRESSÃOAOILÍCITO?

Flavia Portella Püschel

: Working paper 47

ASGRAMÁTICASDAPROTEÇÃOSOCIALESUAS

IMPLICAÇÕES PARAODESENHODEPOLÍTICAS

PÚBLICAS

José Rodrigo Rodriguez

: Working paper 48

SISTEMASTRIBUTÁRIOSINTERNACIONAIS: UMA

COMPARAÇÃOJURÍDICO-ECONÔMICA

Dalton Yoshio Hirata

: Working paper 49

TOWARDSANINTELLECTUALPROPERTYBARGAINING

THEORY: THE POST-WTOERA

Daniel Benoliel e Bruno Meyerhof Salama

: Working paper 50

REGULAÇÃOCAMBIALENTREAILEGALIDADEEA

ARBITRARIEDADE: OCASODACOMPENSAÇÃO

PRIVADADECRÉDITOSINTERNACIONAIS

Bruno Meyerhof Salama

: Working paper 51

PHARMACEUTICALPATENTBARGAINS: THE

BRAZILIANEXPERIENCE

Daniel Benoliel e Bruno Meyerhof Salama

: Working paper 52

COMOINTERPRETARASNORMASEMITIDASPELO

BACENE CMN? UMARESPOSTAAPARTIRDA

EVOLUÇÃODOMODELODE ESTADOBRASILEIRO

Bruno Meyerhof Salama

cadeia (Dworkin), é a dificuldade de formação de uma ratio decidendicomum entre os ministros nos julgamen-tos da corte, em virtude, por exemplo, do próprio pro-cesso decisório do Tribunal. A falta de padrões de decisão implica que cada caso seja decidido sem refe-rência a casos previamente relacionados. Esse contex-to pode colaborar para a falta de transparência decisória e para o que pode ser considerado um deficit democrá-tico do STF.

: O problema da igualdade real: comentário de algumas decisões do Supremo Tribunal Federal Walter Claudius Rothenburg

O princípio da igualdade é formulado com imprecisão; somente sua aplicação prática revela seu conteúdo espe-cífico e utilidade. Assim, é preciso considerar as conse-quências sociais. Pretende-se examinar criticamente algumas decisões do supremo tribunal federal relaciona-das à igualdade e destacar a análise consequencialista empreendida. Ao invés de uma abordagem conceitual, optou-se por uma mais casuísta, a partir de duas deci-sões selecionadas em razão do conteúdo (benefícios e sua repercussão em relação às pessoas pobres) e do enfoque (avaliação das consequências econômicas). Os julgamentos foram submetidos a uma avaliação crítica. Verificou-se como o princípio da igualdade é efetivamen-te aplicado pela jurisprudência e como as consequências socioeconômicas das possíveis respostas ... continua >>

: WORKING PAPERS

: REVISTA DIREITO GV INDICA

: Escrevendo um romance, primeiro capítulo: precedentes e processo decisório no STF Adriana de Moraes Vojvodic, Ana Mara França Machado, Evorah Lusci Costa Cardoso

(7)

<< volta... foram consideradas. O STF, ao interpretar a igualdade e preocupar-se com as consequências das decisões, realiza a justiça social apenas quando contem-pla uma distribuição de direitos mais amcontem-pla e voltada aos mais carentes.

: CADERNOS DIREITO GV

Caderno DIREITO GV 30

CRISENO SISTEMAFINANCEIROINTERNACIONAL

Ary Oswaldo Mattos Filho e Maria Lúcia Labate Mantovanini Pádua Lima

Caderno DIREITO GV 31

METODOLOGIADEENSINOJURÍDICO NO BRASIL:

ESTADODA ARTEEPERSPECTIVAS. EXPOSIÇÕES,

DEBATES ERELATOSDO WORKSHOP NACIONALDE

METODOLOGIADE ENSINO

José Garcez Ghirardi (coord.), Ieda Dias de Lima, Ligia Paula P. Pinto Sica, Luciana de

Oliveira Ramos EXPEDIENTE

JOSÉ RODRIGO RODRIGUEZ COORDENADOR DE PUBLICAÇÕES

FÁBIO LUIZ L. DE CARVALHO REDAÇÃO E EDIÇÃO

Referências

Documentos relacionados

As análises serão aplicadas em chapas de aços de alta resistência (22MnB5) de 1 mm de espessura e não esperados são a realização de um mapeamento do processo

O presente trabalho foi realizado em duas regiões da bacia do Rio Cubango, Cusseque e Caiúndo, no âmbito do projeto TFO (The Future Okavango 2010-2015, TFO 2010) e

Institucionalmente, espera-se fornecer um diagnóstico que proporcione uma visão de como a Seduc-AM é percebida pelos gestores intermediários (secretários

O Programa de Educação do Estado do Rio de Janeiro, implementado em janeiro de 2011, trouxe mudanças relevantes para o contexto educacional do estado. No ranking do

aperfeiçoe sua prática docente. Nesse contexto, a implementação da política afeta os docentes na práxis do cotidiano escolar.. Os dados revelam que a Política de Bonificação

Ressalta-se que mesmo que haja uma padronização (determinada por lei) e unidades com estrutura física ideal (física, material e humana), com base nos resultados da

2 Denominação fictícia dada às escolas vinculadas.. dificultam a efetiva recuperação da aprendizagem dos alunos, além de investigar os efeitos sobre o desempenho

: O portal IG publicou uma matéria sobre os 25 anos da Constituição Federal de 1988 e citou o evento que a DIREITO GV promoveu na mesma data.. O professor Oscar