• Nenhum resultado encontrado

TELEFONIA 5G. Nota Informativa

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TELEFONIA 5G. Nota Informativa"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

TELEFONIA 5G Nota Informativa

De acordo com Rafael Helerbrock 1, a rede 5G é a Quinta geração das redes móveis. Trata-se de um grande salto evolutivo em relação à rede que é empregada atualmente, chamada 4G. A rede, vem sendo desenvolvida para comportar o crescente volume de informações trocado diariamente por bilhões de dispositivos sem fio espalhados mundialmente.

O 5G é o próximo passo evolutivo para a banda larga sem fio. Sua missão é elevar, e muito, as potencialidades da rede atual, conhecida como 4G, alçando a banda larga móvel a altíssimos padrões de velocidade de conexão e de usuários simultâneos.

As redes prometem aos seus futuros usuários uma cobertura mais ampla e eficiente, maiores transferências de dados, além de um número significativamente maior de conexões simultâneas.

As redes da 4ª geração, utilizadas atualmente em algumas regiões do Brasil, são capazes de entregar uma velocidade média de conexão de, aproximadamente, 33Mbps. Estima-se que o 5G será capaz de entregar velocidades 50 a 100 vezes maiores, podendo alcançar até 10Gbps.

Em 2014, foram estabelecidos alguns critérios pelo GSMA, uma organização internacional formada por mais de 1200 operadoras de rádio, internet e telefonia móvel, para guiar o processo de implantação das redes 5G. Entre esses critérios, de acordo Helerbrock, destacam-se:

1 Material obtido no site mundo educação, publicado por Rafael Helerbrock:

(2)

• As redes 5G devem consumir até 90% menos energia que as redes 4G atuais;

Os tempos de conexão entre aparelhos móveis devem ser inferiores a 5ms (milissegundos), face à latência de 30ms das redes 4G;

• O número de aparelhos conectados por área devem ser 50 a 100 vezes maior que o atual;

• Devem ser realizados aumentos drásticos na duração da bateria de dispositivos rádio receptores.

Após a instalação da infraestrutura das redes 5G, a redução do consumo de energia poderá diminuir os custos futuros, além de torná-la mais ecológica. O tempo de latência reduzido, por sua vez, possibilitará a comunicação entre veículos autônomos, permitirá o desenvolvimento de sistemas de segurança que evitem acidentes automobilísticos, além de possibilitar a realização de cirurgias remotas por meio de robôs. O aumento do número de aparelhos conectados por área possibilitará uma enorme ampliação da tendência mundial da “internet das coisas”. Sistemas de iluminação pública e residencial, smartphones, smartwatches, eletrodomésticos, dispositivos de monitoramento, sensores de presença, frequencímetros cardíacos, centrais de segurança, guichês de supermercados ou estacionamentos, caixas de supermercados, sensores meteorológicos e muitos outros dispositivos poderão conectar-se mutuamente por meio do uso da quinta geração das redes móveis.

Com isso, haverá inúmeras possibilidades, cada vez mais inteligentes e conectadas, para residências, ruas, hospitais, comércios e indústrias.

A título de exemplo, sua geladeira poderá ser programada para avisar quando algum produto estiver acabando, já que sua conexão com a internet das coisas tornará possível programá-la para que ela compre remotamente o produto em falta, se assim você desejar.

O pequeno tempo de latência possibilitado pelas redes 5G permitirá que o sistema de freios de um veículo comunique-se rapidamente aos smartphones ou

smartwatchs dos pedestres, evitando acidentes quando, por exemplo, houver grandes

(3)

O início da implantação das redes de quinta geração está previsto para 2020, no entanto, espera-se que seu pleno funcionamento ocorra por volta de 2025, pelo menos nas principais metrópoles do mundo.

As redes 5G funcionam por meio de ondas de rádio, assim como as redes móveis das gerações anteriores. No entanto, o espectro coberto pela 5º geração da banda larga móvel é expressivamente maior que os anteriores, espalhando-se entre 600 e 700MHz, 26 e 28Ghz e 38 e 42GHz.

As antenas da rede 5G serão acopladas às antenas já existentes, que serão adaptadas para funcionar em paralelo com a nova infraestrutura de conexões. Além disso, antenas menores com alcance de poucos metros, como as domésticas, poderão ser instaladas para repetirem o sinal dos dispositivos locais, que será, então, redirecionado para uma estação central. Já as antenas replicadoras, instaladas em postes ou em prédios altos, serão capazes de cobrir distâncias de até 250m.

Além disso, um mecanismo inteligente das antenas 5G será responsável por focalizar o sinal de rádio em vez de emiti-lo para todas as direções. A direção do foco, por sua vez, será determinada pela demanda de dispositivos que requisitarem conexão com a rede, otimizando, assim, a capacidade de cada antena.

Como toda tecnologia nova, os receptores do sinal 5G serão lançados com preços pouco acessíveis e, com o passar do tempo, ficarão mais baratos. Espera-se que os primeiros dispositivos que usarão de forma plena as redes 5G serão os smarthphones.

Futuramente, espera-se que, à medida que o custo de fabricação diminua, outros dispositivos, como eletrodomésticos e wearables (pulseiras e relógios inteligentes, por exemplo), possam conectar-se à rede. A tendência é que o 5G possa, em um futuro próximo, substituir até mesmo as redes residenciais de Wi-Fi.

Estima-se que alguns dispositivos com acesso à rede 5G possam atingir taxas de até 10GBps de download, um enorme aumento em comparação com a rede 4G.

Toda a infraestrutura para a utilização da rede 5G não sairá barata, no entanto, não se sabe ao certo de quanto deverá ser o investimento para os usuários finais. Estima-se que, na Europa, os custos de instalação da nova infraestrutura de antenas somarão entre 300 e 500 bilhões de Euros, um investimento muito grande para potencialidades ainda maiores.

(4)

1. Como funciona a nova tecnologia

O Brasil vai entrar na nova era da tecnologia de internet móvel. A tão sonhada internet 5G Brasil já está em teste no país com o formato 5G DDS (Compartilhamento Dinâmico de Espectro – sigla em inglês), e em breve será possível ter mais velocidade de conexão no celular.

O 5G é a evolução das gerações anteriores 3G e 4G – muito utilizadas por aqui. Essa nova tecnologia tem como diferencial as seguintes características:

• Velocidade mais rápida de conexão à internet no celular;

Diminuição do tempo de downloads e uploads;

• Conexões mais estáveis;

• Ampla cobertura; e

• E algumas novidades como objetos conectados e cidades inteligentes. A tecnologia vem para suprir a necessidade de internet rápida e com maior disponibilidade de conexão e downloads. Estudos mostram que o 5G pode atingir até 20 (vinte) vezes mais velocidade do que as tecnologias atuais. Isso significa superar a velocidade de 1Gbps.

No Brasil, atualmente, estão disponíveis para celulares as seguintes tecnologias: 3G: oferece velocidade média de 8,82Mbps e 4G disponibiliza aproximadamente 45Mbps.

Além disso, algumas operadoras disponibilizam 4,5G que poderia registrar velocidade de até 1Gbps, o que não ocorre.

A tecnologia testada este ano no Brasil é a 5G DDS. Com a adaptação, que utiliza o compartilhamento das frequências 4G, as operadoras brasileiras não poderão entregar a experiência completa disponível na tecnologia 5G.

Dessa forma, fica apenas disponível para os usuários uma maior velocidade de conexão e downloads. As faixas de frequência de telefonia utilizadas pelo 4G variam de 1.800MHz (chamada banda 3) e 2.600MHz (banda 7). Já as utilizadas pelo 5G são maiores do que as atuais e variam de 3,5GHz (Gigahertz) a aproximadamente 26GHz.

(5)

2. Quais as vantagens e desvantagens do 5G

Já vimos o quão rápido pode ser a tecnologia 5G2. Abaixo alguns pontos positivos e porque ela é tão esperada:

(i) Baixar vídeos em alta definição em apenas alguns segundos;

(ii) Velocidade para jogos superior, garantindo aos jogadores uma resposta instantânea aos comandos, já que a tecnologia permite um ping e jitter menores;

(iii) Pode ser a resposta para carros autônomos (que já existem, mas que possuem algumas limitações);

(iv) Cidades inteligentes que dará maior disponibilidade médica e de fins públicos para a população; e

(v) Maior eficiência para as máquinas de indústria.

Tudo isso devido à um ponto importante chamado Latência, que é o atraso na comunicação entre os aparelhos conectados. A taxa baixa de latência possibilita uma resposta mais instantânea mesmo com uma quantidade grande de conexões simultânea.

A única desvantagem da tecnologia 5G é que o comprimento de ondas é menor, o que significa que seu alcance é mais curto e são denominadas “ondas milimétricas”.

Por conta disso, essas ondas poderão sofrer bloqueios por parte de objetos físicos e construções. De toda forma, este ponto pode não ser um problema, já que é possível que sejam instalados módulos de antenas de telefonia menores do que as atuais, ou seja, mais próximas ao chão, o que garantiria a mesma abrangência da tecnologia atual. Atualmente 2 (duas) operadoras – Claro e Vivo, estão realizando testes da tecnologia 5G DDS no Brasil. Elas queimaram largada e estão disponibilizando, gradualmente, a cobertura para algumas cidades.

A TIM também já vai dar início aos testes. Embora a Oi já tenha feito algumas demonstrações da tecnologia em eventos como Rock in Rio, Game XP e ComicCom Experience/CCXP, ainda não foram anunciadas avaliações pela operadora em municípios.

(6)

A cobertura da Claro hoje é de aproximadamente 1.600 cidades, dentre elas, os testes com a tecnologia incluirão São Paulo (Avenida Paulista e região dos Jardins. Bairros Campo Belo, Vila Madalena, Pinheiros, Itaim, Moema, Brooklin, Vila Olímpia, Cerqueira César, Paraíso, Ibirapuera e região da Avenida Berrini e de Santo Amaro), Rio de Janeiro (Ipanema, Leblon, Lagoa, Orla do Leme até a Barra da Tijuca, Jardim Oceânico, Joá, São Conrado e Copacabana).

A cobertura da Vivo atualmente é de aproximadamente 2.900 municípios. Os testes de 5G incluirão São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Rio de Janeiro (Copacabana, Ipanema e Leblon), Goiânia (região central da cidade), Curitiba (Centro Cívico, Alto da Glória, Batel e Água Verde), e Porto Alegre (Moinhos de Vento, Avenida Carlos Gomes e Shopping Iguatemi).

Já a operadora TIM tem a previsão de começar seus testes em setembro de 2020 em algumas cidades, fugindo das grandes metrópoles brasileiras. A cobertura da TIM hoje é de aproximadamente 3.100 municípios e os testes incluirão os seguintes municípios: Bento Gonçalves/RS, Itajubá /MG e Três Lagoas/MS.

Por questões técnicas e políticas, a tecnologia pura 5G ainda vai demorar um pouco para chegar de vez ao País. Mas, como citamos, algumas operadoras já estão em fase de teste da versão adaptada 5G DDS. Essa tecnologia que permite o compartilhamento das frequências do 4G LTE com os usuários de 5G.

A Pandemia do Coronavírus atrasou o Leilão do 5G que foi aprovado em fevereiro pela ANATEL . Com isso, o leilão deve ocorrer apenas em 2021. Com os testes em vigor e com o leilão sendo realizado, espera-se que em 2022 o 5G já possa ser utilizado no Brasil.

3. A política Brasil 5G

Em discussão desde 2016, questões políticas também geraram um entrave na disponibilização da tecnologia. A empresa chinesa Huawei, fornecedora da tecnologia 5G, foi impedida de participar das negociações com os Estados Unidos e com o Reino Unido. Isso se deve a uma ordem dos presidentes dos dois países que impedem negociações com empresas que possam gerar risco a “Segurança Nacional”.

(7)

No Brasil, o ministro da Casa Civil, general Walter Souza Braga Netto, informou que “questões políticas também serão levadas em consideração” com a implantação do 5G no país.

Ao mesmo tempo, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, afirmou que não iria restringir a participação da Huawei por pressão dos EUA e que serão avaliados critérios técnicos.

4. Qual celular aceita a tecnologia 5G?

Sabemos que o quanto mais recente é um aparelho celular, mais adaptável ele é às novas tecnologias, inclusive para IoT (internet of things), mas, ainda são poucos os dispositivos comercializados onde você vai poder usar o 5G, inclusive com lançamentos da mesma marca. Veja o caso da Motorola, por exemplo.

O Motorola Edge já está pronto para a tecnologia 5G DDS e 5G. Já o Motorola Edge Plus, que supostamente deveria ser mais completo, só é compatível com o 5G, ou seja, o aparelho só vai conseguir acessar o 5G depois do leilão de frequências.

As marcas LG, One Plus e Xiaomi também já contam com versões com 5G, com os modelos Mi Mix 3, LG 8 Thing, OnePLus 7 Pro, mas não nos aparelhos comercializados no país, apenas no exterior.

A Samsung também entrou na corrida e anunciou que seus próximos celulares

premium já vão chegar ao Brasil com a tecnologia. Quando o 5G Brasil for liberado no

País e contar a rede em funcionamento, somente celulares já produzidos com a tecnologia 5G conseguirão receber o sinal sem nenhuma limitação.

5. Com a rede 5G, a tecnologia 4G ainda funciona?

Ao longo dos últimos anos acompanhamos a rede 2G, 3G e a 4G entrar em vigor e nenhuma retirou a outra da jogada. É comum, inclusive, ao viajar pelo Brasil, você perceber alteração do sinal no seu celular. Em lugares onde o 4G não tem tanta força, automaticamente seu celular capta o 3G.

Com o passar do tempo, os novos celulares lançados já vão vir com a tecnologia. Sem falar que ainda vai demorar um pouco para que todas as regiões do país tenham cobertura 5G.

(8)

Portanto, você pode continuar aproveitando o 4G tranquilamente para navegar. Países que já utilizam 5G, como Estados Unidos, China, Coreia do Sul (com alguma instabilidade) e Reino Unido saíram na frente com o 5G, mas a cobertura vem sendo ampliada progressivamente.

Na Europa, 15 operadoras já comercializam o 5G na Alemanha, Áustria, Itália e Roménia, sendo que além desses, Uruguai e Canadá também já contam com a rede. A tecnologia 5G irá revolucionar a forma de se viver nas cidades e a expectativa é que cidades inteiras estarão conectadas e prontas para deixar a vida um pouco mais fácil.

Referências

Documentos relacionados

comemorativos são tradicionais desde a inauguração do restaurante, há 15 anos Opção com estadia no Hotel Mercure Lourdes Belo Horizonte tem preço especial - Fotos: Paulo Cunha /

Benetton (1999) apresenta o caráter de funcionalidade na Terapia Ocupacional como tendo sido assumido por muitos autores, pelos precurssores da profissão (Meyer, Simon e Schneider)

O processo de transformação bacteriana utilizada na Biologia Molecular ocorre in vitro, e pode ser afetado pelo tamanho e conformação da molécula de DNA a ser introduzida na

O presente artigo objetiva estabelecer uma relação entre a formação e a existência dos partidos políticos no Brasil e a teoria de Robert Michels, analisando, para tanto, desde

A pergunta é: como igreja (clubes), o que estamos fazendo ou como estamos fazendo para que as pessoas sintam-se membros da Igreja, do corpo de Cristo. Como Igreja

 Add 5 ml of Liqui-PREP TM Preservative Solution to the centrifuge containing the cellular pellet and the Cellular Base and mix the specimen well using a vortex..  Add 4 ml of

Há amplo espaço para preocupação quanto às dificuldades para aprovação de reformas necessárias à contenção do déficit público, peça crucial para o sucesso

Exposições de quatro palestrantes mostram que o projeto do governo federal leva à privatização da gestão, à entrega do fundo público para o setor privado, à submissão da