• Nenhum resultado encontrado

Nota de Aplicação: Cliente ios com BluePlant. Sumário

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Nota de Aplicação: Cliente ios com BluePlant. Sumário"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Nota de Aplicação NAP161

Cliente iOS com BluePlant

Sumário

1. Introdução ... 2

2. Descrição ... 2

3. Definição da Arquitetura de Referência ... 2

3.1 Material Utilizado no Exemplo ... 3

4. Criando um Projeto com o BluePlant... 3

4.1 Configuração da tela no BluePlant ... 4

5. Baixando e Instalando BluePlantClient para iOS ... 6

6. Executando a Aplicação ... 9

(2)

1.

Introdução

Em processos de monitoração um dos requisitos para os sistemas de automação é o acesso de clientes remotos. Em arquiteturas de automação que utilizam sistema SCADA comunicando com CPs é importante que o acesso ao sistema de supervisão possa ser realizado remotamente.

Para esta finalidade os sistemas SCADA disponibilizam maneiras de configuração para acesso remoto. Desta forma os sistemas podem ser acessados utilizando um cliente iOS.

Este documento trata da utilização de clientes remotos em sistemas utilizando o recurso de cliente iOS com o software SCADA BluePlant.

2.

Descrição

O software SCADA BluePlant possui a funcionalidade de cliente remoto com iOS. Este recurso permite a criação de telas para monitoração e controle usando um aplicativo para uso por clientes iOS: iPhone, iPAD e iTouch.

É importante ressaltar que quando um iPad ou iPhone conecta no BluePlant, uma licença de cliente é consumida. O número de clientes conectados ao mesmo tempo no servidor dependerá do modelo e licença adquirida.

3.

Definição da Arquitetura de Referência

Este documento tem como objetivo esclarecer a utilização do recurso de cliente iOS em um projeto com o software SCADA BluePlant. A arquitetura utilizada nesta documentação é semelhante a da Figura 3-1.

(3)

Figura 3-1. Arquitetura com Cliente iOS

3.1 Material Utilizado no Exemplo

Para a execução deste sistema foram utilizados os seguintes softwares:  BluePlant versão bp-2012.1.69

 1 computador IBM-PC utilizado como Servidor  1 computador IBM-PC utilizado como Cliente

 1 iPad utilizado como Cliente remoto usando aplicativo BluePlantClient v2012.1.48

4.

Criando um Projeto com o BluePlant

Neste capitulo será apresentado como criar e configurar uma aplicação no BluePlant para que funcione com cliente iOS.

Ao executar o software BluePlant é aberto um ambiente de gerenciamento dos projetos. Neste é possível editar projetos existentes, atualizar licenças ou criar novos projetos. Para a criação de um projeto novo deve-se selecionar a opção “New Project...”, que abrirá opções de configuração do projeto a ser criado, como apresentado na Figura 4-1.

(4)

Figura 4-1. Gerenciador de Projetos BluePlant – New Project

O campo “Name” deve ser preenchido com o nome que se deseja dar ao projeto, no caso foi escolhido DemoiOS, então o usurário deve clicar em “Create New Project” para que o projeto seja criado e aberto para edição, ou “<<Back” para cancelar a criação do projeto.

4.1 Configuração da tela no BluePlant

Após aberto o ambiente de edição de projetos do BluePlant, o usuário deverá criar as telas com o recurso de cliente iOS. Então deve clicar na opção “Draw”, e clicar no ícone destacado na Figura 4-2 “Close display and create a new one”.

(5)

Deve ser marcado a opção “iPad/iPhone iOS target”, conforme Figura 4-3.

Figura 4-3. Selecionando opção iOS

ATENÇÃO:

Sempre que se desejar exibir uma tela em um dispositivo iOS, é necessário seguir o

procedimento acima. Caso não realizar esse procedimento as telas serão visualizadas somente no Windows. Pode-se fazer copy/paste dos objetos, porem objetos com funcionalidades e

propriedades que não estão disponíveis para iOS não irão funcionar corretamente.

Com a tela criada, pode-se utilizar os recursos e configurações para montar a aplicação desejada. Porém, conforme pode ser visto na Figura 4-4, as funcionalidades para telas de iOS são reduzidas.

(6)

Após criar as telas, é necessário configurar a página inicial que será exibida quando acessada por um iOS. A Figura 4-5 ilustra essa configuração.

Figura 4-5. Configuração de página inicial

5.

Baixando e Instalando BluePlantClient para iOS

Na Apple Store busque por BluePlantClient, faça o download e instale. Abra o aplicativo.

Figura 5-1. Aplicativo na Apple Store

(7)

Figura 5-2. Parâmetros no Aplicativo

As configurações somente serão válidas quando o botão “Login” for pressionado.

Host Server: IP da máquina que está rodando a aplicação do BluePlant. O servidor precisa estar na

mesma rede local ou VPN que o iOS.

Port: Porta usada para comunicação. Fixa na porta 80.

ATENÇÃO:

Caso o firewall do computador esteja habilitado, deve-se criar uma regra de entrada liberando o acesso pela porta TCP 80.

Caso algum outro software no computador utilize a porta 80, o mesmo deve ser modificado para outra porta. Um exemplo típico é o Skype, que por padrão utiliza a porta 80.

A seguir o exemplo da criação de uma regra para liberar a porta TCP 80 no sistema operacional Windows 7 em Português.

Através do menu “Iniciar” abra o Painel de Controle. Execute o “Firewall do Windows”. Execute “Configurações Avançadas”. Na árvore a esquerda da janela que irá abrir, selecione “Regras de Entrada” conforme a Figura 5-3.

(8)

Figura 5-3. Regras de Entrada do Firewall do Windows

Após isso a direta da janela será exibida uma tela chamada “Ações”. Nesta tela de “Ações” selecione a opção “Nova Regra...” e um Assistente para “Nova Regra de Entrada” será exibido conforme Figura 5-4.

(9)

Nesta primeira tela selecione o radiobox “Porta”. Pressione o botão “Avançar”. Na segunda tela selecione as opções “TCP” e “Portas locais especificas”, digitando no campo correspondente o número 80. Pressione o botão “Avançar” nesta tela e nas próximas duas. Por fim defina um nome (BluePlantiOS) e uma descrição para a Regra e pressione o botão “Concluir”. A regra será criada e as janelas abertas durante a configuração podem ser fechadas.

Polling: Define a taxa de atualização entre o cliente e o servidor, expressa em quartos de um

segundo. O valor padrão de 1, significa que o cliente recebe novos dados do servidor a cada 250 ms. Ao se conectar a servidores localizados nas redes de Internet ou de baixa largura de banda, esse valor deve ser aumentado. Para mais informações, consulte a ajuda do aplicativo.

ATENÇÃO:

Caso a conexão seja lenta é necessário aumentar este parâmetro. Sugere-se um teste de PING para ver o valor do pooling de comunicação, e então configurar tipicamente de 2 a 5 vezes o valor retornado.

User: Nome de usuário conforme configurado no projeto. O padrão é “GUEST”. Password: Senha associada ao nome de usuário no projeto.

Project: Nome do projeto no servidor remoto. Login: Conecta com o servidor remoto.

ATENÇÃO:

Para abrir a conexão, é necessário que o TWebServer esteja sendo executado. Caso não esteja, localize e execute o mesmo “C:\Program Files (x86)\Altus\BluePlant\ TWebServer.exe”.

Logout: Encerra conexão com servidor remoto.

6.

Executando a Aplicação

Para executar o projeto, selecionar, no menu “Run” a opção “Startup” e pressionar o botão “Run Startup” que irá iniciar o Runtime onde a aplicação local pode ser testada.

(10)

Figura 6-1. Seleção da Execução do Projeto

A Figura 6-2 apresenta o projeto em execução no computador enquanto a Figura 6-3 exibe a aplicação rodando em um iPad.

(11)
(12)

Referências

Documentos relacionados

Inscrições na Biblioteca Municipal de Ourém ou através do n.º de tel. Organização: Município de Ourém, OurémViva e grupos de teatro de associações e escolas do

6 Consideraremos que a narrativa de Lewis Carroll oscila ficcionalmente entre o maravilhoso e o fantástico, chegando mesmo a sugerir-se com aspectos do estranho,

A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se baseia no fato de que uma

Após 45 dias da realização do leilão o arrematante deverá retirar no Depósito da empresa, RODANDO CERTO SERVIÇOS DE ESTACIONAMENTO E REBOQUE DE VEÍCULOS S/S LTDA,

OBJETO: Primeira prorrogação do prazo de vigência do Contrato nº 398/2017 de contratação temporária de Assistente Social, desenvolvendo esta atividade na Secretaria

O Presidente da NitTrans e Subsecretário Municipal de Trânsito e Transporte da Secretaria Municipal de Urbanismo e Mobilidade, no cumprimento dos dispositivos do art..

14- A retirada dos lotes arrematados só será permitida após a integralização de todos os pagamentos previstos nestas condições, comprovadas mediante apresentação de nota

17 - Obriga-se o arrematante a proceder junto ao órgão competente à mudança de nome no Registro de Trânsito, fazendo a transferência da titularidade do veículo arrematado no