• Nenhum resultado encontrado

Edital Nº 01/ Doutorado

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Edital Nº 01/ Doutorado"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Universidade Federal de Minas Gerais

Escola de Educação Física, Fisioterapia e de Terapia Ocupacional Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação

Edital Nº 01/2010 - Doutorado

A Coordenadora do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação (CPGCR) da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais FAZ SABER que, no período de 27/09/2010 a 13/10/2010, estarão abertas as inscrições para a seleção de candidatos ao Curso de Doutorado. As inscrições deverão ser feitas, pessoalmente ou por procuração, na Secretaria do CPGCR, sala 3095, Campus UFMG Pampulha, Avenida Antônio Carlos, 6627, Belo Horizonte, MG, de 2ª a 6ª-feira, das 9:00 às 12:00 e de 14:00 às 16:00 horas. Contatos: TELEFAX (31) 3409-4781; e-mail mesreab@eeffto.ufmg.br; página web www.eef.ufmg.br/mreab.

I - Das Vagas. Serão oferecidas 11 (onze) vagas, distribuídas às linhas de pesquisa listadas no quadro a seguir, para ingresso no primeiro semestre de 2011.

LINHA DE PESQUISA Professor VAGAS

Avaliação do desenvolvimento e desempenho infantil

Marisa Cotta Mancini Lívia de Castro Magalhães

01 01 Desempenho Cardiorrespiratório Raquel Rodrigues Brito 01 Saúde e Reabilitação do Idoso João Marcos Domingues Dias

Rosangela Corrêa Dias

01 01 Estudos do desempenho motor e

funcional humano

Fátima Rodrigues de Paula Luci Fuscaldi Teixeira-Salmela Renata Noce Kirkwood

Sérgio Teixeira da Fonseca

01 02 02 01

Total 11

II - Dos Requisitos para Inscrição. No ato da inscrição os candidatos deverão entregar na Secretaria do CPGCR os seguintes documentos: a) formulário de inscrição devidamente preenchido, com indicação de um possível orientador, conforme disponibilidade de orientação registrada no item I deste edital, acompanhado de 02 (duas) fotografias 3x4 idênticas. O formulário está disponível na Secretaria e na página web do CPGCR; b) cópia dos diplomas de graduação ou documento que comprove estar o candidato em condições de ser graduado dentro do período para registro acadêmico no curso de pós-graduação, ficando tal registro condicionado à prova de conclusão da graduação e, se houver, diploma de mestrado, ou documento equivalente oficialmente reconhecido; c) histórico escolar dos cursos de graduação e, se houver, de mestrado; d) Curriculum vitae – Plataforma Lattes (www.cnpq.br), contendo informações relativas aos últimos cinco anos (a partir de 2006), documentado com os respectivos comprovantes, devendo estes estar numericamente identificados em consonância com o mencionado no currículo; e) prova de estar em dia com as obrigações militares e/ou eleitorais, no

(2)

caso de candidatos brasileiros; no caso de estrangeiros, os exigidos pela legislação específica; f) cópias dos documentos CPF, Carteira de Identidade, Título de Eleitor e Comprovante de Endereço; g) 3 (três) cópias do pré-projeto de pesquisa em uma das linhas de pesquisa acima mencionadas, em até 12 (doze) páginas, incluindo tabelas e referências bibliográficas, em espaço duplo, formato A4, margens de 2,5 cm, fonte arial, tamanho 12, contendo título da pesquisa, introdução, objetivos, material e métodos, viabilidade (cronograma) e referências bibliográficas; h) cópia de um artigo publicado a partir de 01/01/2006, ou carta de aceite para publicação, em periódico classificado como B2 ou superior na área 21 (identificada no site da CAPES como Educação Física) ou B1 ou superior nas demais áreas, conforme indexação disponível no sítio da Capes (http://qualis.capes.gov.br/webqualis/) clicando em “consultar” e depois em “periódico”; i) termo de compromisso do candidato de disponibilidade e carta de compromisso da instituição de origem, quando pertinente, contendo a sua liberação por, pelo menos, 20 horas semanais para cursar o Doutorado (modelos disponíveis na página web do Programa); j) comprovante de inscrição para os exames do Cenex da FALE/UFMG de língua instrumental, inglesa e espanhola, ou (i) certificado do Cenex/Fale/UFMG de aprovação em exames desses idiomas, realizado nos últimos 3 anos, com rendimento de, pelo menos, 60%, nos termos da Resolução No. 08/2008 do CEPE/UFMG; (ii) comprovante de que realizou e foi aprovado com nota igual ou superior a 60% em prova de línguas para seleção de cursos de pós-graduação stricto sensu a partir de 2006 (Programas recomendados pela CAPES); (iii) um dos seguintes certificados de aprovação em exames de conhecimento de língua inglesa (TOEFL, IELTS, Michigan), de espanhol (DELE), em qualquer caso, obtidos a partir de 2006; (iv) candidatos que tenham realizado o mestrado em país de língua inglesa ou espanhola poderão apresentar um exemplar da dissertação como certificado de conhecimento das referidas línguas estrangeiras. As inscrições para os exames de língua estrangeira solicitados neste edital devem ser feitas no período de 27/09/2010 a 12/10/2010, conforme detalhado no item IV deste edital.

Para o processo seletivo somente serão aceitas inscrições com a documentação completa e que atendam aos critérios estabelecidos neste edital. No ato da inscrição, cada candidato receberá um número que identificará suas provas, sendo vedado seu conhecimento pela Banca Examinadora. Os candidatos receberão também, no ato da inscrição, uma cópia deste edital.

III – Das Bancas Examinadoras.

CURRICULUM VITAE Banca Examinadora

03 docentes pertencentes ao Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação

APRESENTAÇÂO DO PROJETO E ENTREVISTA Banca Examinadora

03 docentes pertencentes ao Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação, incluindo o possível orientador indicado pelo candidato

(3)

IV - Do Processo Seletivo. As provas serão realizadas em três etapas.

Primeira etapa. As provas da primeira etapa serão realizadas no período de 29/10 a 26/11 de 2010:

1 - Prova escrita de espanhol Instrumental – dia 29/10/2010; 2 - Prova escrita de inglês Instrumental – dia 30/10/2010; 3 - Análise de Curriculum Vitae.

No período de 27/09/2010 a 12/10/2010, o candidato deverá fazer sua inscrição específica para o(s) exame(s) de conhecimento de língua estrangeira da ÁREA 1 - Ciências Biológicas, Ciências Agrárias, Ciências da Saúde a ser realizada pelo Cenex-Fale/UFMG, conforme o calendário de exames de proficiência em língua estrangeira para processos seletivos de Programas de Pós-Graduação no âmbito da UFMG, no site Cenex - www.letras.ufmg.br/cenex (link: Novas orientações sobre os exames de Proficiência do CENEX/FALE), onde o candidato será informado sobre as formas de inscrição e participação nestes exames, além dos detalhes específicos das provas. Será permitida consulta ao dicionário. Cada candidato deverá levar seu próprio dicionário impresso. A nota mínima para aprovação nas provas de conhecimento de língua estrangeira é de 60 pontos em 100. As provas de língua estrangeira têm caráter exclusivamente eliminatório. As notas das provas de conhecimento de língua inglesa e espanhola não serão computadas na média final para aprovação do candidato. A prova de língua espanhola será realizada no dia 29/10/2010 e a prova de língua inglesa será realizada no dia 30/10/2010. O resultado destas provas será divulgado no site do Cenex/FALE/UFMG até o dia 11/11/2010 e, a partir desta data, o comprovante de aprovação estará disponível no referido site para impressão, com assinatura eletrônica e deverão ser apresentados à Secretaria do Curso até o dia 16/11/2010. Apenas os candidatos que comprovarem conhecimento de língua inglesa e espanhola nos termos deste edital estarão aptos a participar das avaliações subsequentes.

Para a análise do Curriculum vitae, de caráter eliminatório, serão priorizados, na seguinte ordem, os seguintes aspectos: produção intelectual, formação acadêmica e experiência em docência. A análise obedecerá aos seguintes critérios:

a) produção intelectual (máximo de 55 pontos). Artigos completos com carta de aceite final do editor pontuam como artigo publicado. Somente será considerada a produção intelectual publicada a partir de 01/01/2005, seguindo os parâmetros abaixo. Será adotada, para os artigos completos, a classificação Qualis da CAPES

preferencialmente da área 21/ Educação Física

(http://qualis.capes.gov.br/webqualis/). Quando o periódico não for classificado na área 21 será considerado o critério desta área para a classificação:

 artigo completo em periódico Qualis A1 e A2: 30 pontos  artigo completo em periódico Qualis B1: 25 pontos  artigo completo em periódico Qualis B2: 15 pontos  artigo completo em periódico Qualis B3: 10 pontos  artigo completo em periódico Qualis B4 e B5: 5 pontos  resumo em periódico internacional: 4 pontos

 resumo em periódico nacional: 3 pontos

 resumo em anais de evento internacional: 3 pontos (no máximo 15 pontos)

(4)

 editoração de livro com ISBN: 20 pontos  capítulo de livro com ISBN: 5 pontos

 produção intelectual (e.g. software ou equipamentos: 5 pontos b) formação acadêmica (máximo de 30 pontos):

 diploma de Mestre em Programa de Pós-Graduação reconhecido pela CAPES: 30 pontos;

 declaração de conclusão de Curso de Mestrado com previsão de término até a data da matrícula no Doutorado: 10 pontos.

c) orientação concluída de alunos (máximo de 5 pontos), tendo os seguintes parâmetros:

 especialização: 2,0 pontos;

 iniciação científica, extensão, monitoria (bolsistas) e trabalhos de conclusão de curso de graduação: 1,5 pontos;

d) atividade de ensino com vínculo empregatício em Instituição de Ensino Superior (máximo de 10 pontos): cada período de 12 meses (um ano completo) de atividade equivale a 2,0 pontos.

O resultado da primeira etapa será divulgado no dia 19 de novembro de 2010. Somente passarão para a segunda etapa aqueles candidatos que obtiverem, em cada uma das provas de língua estrangeira e na análise de curriculum vitae, no mínimo, 60 (sessenta) pontos, na escala de 0 a 100.

Segunda Etapa. A segunda etapa, de caráter eliminatório, constará de apresentação do pré-projeto de pesquisa seguida de argüição oral a ser realizada entre os dias 22 a 26 de novembro de 2010, nos Departamentos de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, no Campus Pampulha - UFMG. Os horários e locais de realização serão divulgados na página web do Programa, no dia 19/11/2010. O candidato terá o tempo máximo de 10 minutos para a apresentação do pré-projeto. Aos candidatos, serão disponibilizados datashow com computador com leitora de CD e retroprojetor. Na análise do pré-projeto de pesquisa, serão considerados: definição do objetivo e justificativa, adequação metodológica e viabilidade, considerando-se o prazo máximo de 48 (quarenta e oito) meses para conclusão e coerência com a linha de pesquisa do orientador. Na apresentação do pré-projeto de pesquisa, deverão ser pontuados os seguintes critérios: a) fundamentação teórica: 15 pontos; b) justificativa: 10 pontos; c) objetivos: 10 pontos; d) material e métodos: 30 pontos; e) referências bibliográficas (atualidade, pertinência e consistência): 10 pontos; f) viabilidade de execução: 15 pontos; g) desempenho didático: 10 pontos. Em seguida, haverá argüição pela banca examinadora sobre o pré-projeto. A esta etapa será atribuída uma nota com valores de 0 (zero) a 100 (cem) pontos. Serão considerados aprovados nesta etapa os candidatos que obtiverem, no mínimo, 70 pontos.

Terceira Etapa – A terceira etapa, classificatória, consistirá de uma entrevista, a ser realizada no mesmo dia da argüição oral, em local e horário a serem divulgados posteriormente pela Secretaria do CPGCR. Serão considerados na entrevista os seguintes quesitos: a) habilidade: capacidade técnico-científica do candidato e motivação para a realização do doutorado; b) disponibilidade: possibilidade demonstrada pelo candidato de dedicação pessoal ao programa. Para cada um dos quesitos da entrevista será emitido o mérito potencial, indicado entre as seguintes

(5)

opções: “pequeno” - ao qual será atribuída nota de até 25 pontos; “médio” - ao qual será atribuída nota de até 50 pontos; “bom” - ao qual será atribuída nota de até 75 pontos; “alto” - ao qual será atribuída nota de até 100 pontos. A nota da entrevista será dada pela média dos pontos do mérito potencial atribuídos em cada um dos quesitos de avaliação.

V - Do Resultado Final. Os candidatos serão ordenados, por orientador, obedecendo à seqüência decrescente da nota obtida na entrevista, até o limite de vagas disponibilizado neste edital. No caso de empate, será considerada a nota obtida no Curriculum Vitae, persistindo o empate a nota obtida na apresentação do pré-projeto de pesquisa. O resultado final, com indicação das notas atribuídas em cada uma das etapas, será divulgado na Secretaria do CPGCR até o dia 10 de dezembro de 2010. O prazo de recurso contra o resultado do processo seletivo é de 10 dias a partir da data da divulgação do teor da decisão, pela sua afixação em local público e visível, conforme estabelece o Regimento Geral da UFMG.

VI – Do Registro e Da Matrícula. Para efetuar o registro acadêmico na UFMG o candidato aprovado deverá, no período de 13 até 31/12/2010, acessar o site https://sistemas.ufmg.br/cadastroprevio e preencher a Ficha de Cadastro. De acordo com o disposto no art. 39, § 2º, do Regimento Geral da UFMG, “cada aluno terá direito a um único registro acadêmico, correspondente a uma só vaga no curso em que foi admitido na UFMG”. O candidato que apresentou, no período de inscrição, documento comprobatório de estar em condições de concluir o curso de graduação dentro do período para registro acadêmico no curso de pós-graduação, deverá entregar na Secretaria do Programa, até a data 31/01//2011, documento que comprove a conclusão do curso de graduação (cópia do diploma de graduação, expedido por estabelecimento oficial ou oficialmente reconhecido ou declaração de conclusão de curso em que conste a data da colação do grau). A matrícula dos candidatos aprovados será realizada no Sistema Acadêmico da Pós-Graduação, de acordo com orientação da Secretaria do Programa, em data a ser divulgada, observado o calendário acadêmico da Universidade.

Os Curricula Vitae e seus comprovantes não procurados após 30 dias da data do resultado final serão automaticamente descartados por este Colegiado. Os casos não previstos neste Edital serão decididos pelo Colegiado do Programa.

Belo Horizonte, 21 de setembro de 2010. Profª Lívia de Castro Magalhães, Ph.D. - Coordenadora do Colegiado do Programa.

Referências

Documentos relacionados

 Proteger a biodiversidade atlântica: no plano marítimo, litoral ou rural, o espaço atlântico beneficia de um património ambiental entre os mais ricos da Europa

Buscando contribuir com a melhora da qualidade de vida e saúde mental dos trabalhadores de saúde do Distrito Sanitário de Pau da Lima (DSPL), Secretaria

Com base na revisão bibliográfica [3], [6] [7], [8] [10], dentre outros observou-se que não há suficiente produção teórica que fundamente princípios teóricos a

para encadernação 562 Borrachas 549 Borrachas com apara lápis 550 Canetas de aparo 568 Canetas técnicas 566 Carro para tubos porta desenhos 553 Cartão K-Line 532 Cartão telado

Título: N.º ou Ref.ª: Data: 0/0/0 Local: Remetente/Emissor: Título/Instituição: Destinatário: Título/Instituição: Anexo:. Descrição: Plano de actividades da CTE

Faculdade de Ciência e Tecnologia Departamento de Matemática Departamento de Engenharia Civil e Ambiental Departamento de Engenharia Electromecânica Departamento de Computadores

225 - meio ambiente ecologicamente equilibrado, neste incluso o do Trabalho (VIII, Art 200)  colaborar na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do

Para o controle da salivação, gosto muito de usar metáforas, como pedir para o paciente imaginar um ralo dentro de sua boca, por onde a saliva escorre, ou uma torneirinha que vai