• Nenhum resultado encontrado

UNIFIP CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS SELEÇÃO RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL APS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIFIP CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS SELEÇÃO RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL APS"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

SELEÇÃO RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL APS

Aluno:

Componente Curricular: SERVIÇO SOCIAL, SAÚDE COLETIVA Professor (es):

202002 Período: Turma: - Data:

SELEÇÃO RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL APS SERVIÇO SOCIAL 2021 CADERNO DE QUESTÕES 001

-1ª Questão

Considerando que os cidadãos têm direito ao acesso às ações e aos serviços de promoção, proteção e recuperação da saúde ofertados pelo Sistema Único de Saúde estão inclusos abaixo, EXCETO:

a. O acesso se dará prioritariamente pelos Serviços de Saúde da Atenção Básica próximos ao local de moradia. b. Quando houver limitação circunstancial na capacidade de atendimento do serviço de saúde, fica sob

responsabilidade do gestor municipal a pronta resolução das condições para o acolhimento e devido encaminhamento do usuário do SUS, devendo ser prestadas informações claras ao usuário sobre os critérios de priorização do acesso na localidade por ora indisponível. A prioridade deve ser baseada em critérios de vulnerabilidade clínica e social, sem qualquer tipo de discriminação ou privilégio.

c. Nas situações de urgência/emergência, o atendimento se dará de forma incondicional, em qualquer unidade do sistema.

d. O encaminhamento à Atenção Especializada e Hospitalar será estabelecido em função da necessidade de saúde e indicação clínica, levando-se em conta critérios de vulnerabilidade e risco com apoio de centrais de regulação ou outros mecanismos que facilitem o acesso a serviços de retaguarda.

e. Em caso de risco de vida ou lesão grave, deverá ser assegurada a remoção do usuário em condições seguras, que não implique maiores danos, para um estabelecimento de saúde com capacidade para recebe-lo.

2ª Questão

A mortalidade infantil é um marcador sensível do desenvolvimento humano e da qualidade de vida da população. Qual período tem apresentado maior dificuldade em redução dos índices de mortalidade infantil no Brasil:

a. Entre cinco e nove anos b. Neonatal tardia

c. Entre um e quatro anos d. Neonatal precoce e. Pós-neonatal

3ª Questão

Sistemas lógicos que organizam o funcionamento das Redes de Atenção à Saúde, articulando as situações demográficas e epidemiológicas, determinantes sociais e da saúde, com os componentes da rede e as intervenções sanitárias. (MENDES, 2012).

O texto acima refere-se ao conceito de:

a. Vigilância sanitária e vigilância epidemiológica b. Vigilância em Saúde

c. Sistema de Informação em Saúde d. Modelos de Atenção à Saúde e. Vigilância epidemiológica

(2)

A gerência de Vigilância em Saúde do município de Patos (Paraíba) identificou que em um bairro do município os casos de diabetes descompensados e obesidade reduziram ao longo de 2 anos. Considerando importante a informação, a Coordenação de Atenção Básica do município levantou os principais aspectos do modelo de atenção em saúde aplicado pela Equipe de Saúde da UBS daquele bairro. Observou-se que a equipe mantinha reuniões periódicas com compartilhamento de materiais científicos, relacionando as evidências com a prática cotidiana. A equipe reorganizava as informações de forma mais prática e repassava aos grupos de doenças crônicas também em reuniões periódicas com estratégias distintas (vídeos, encenação, gincanas, rodas de discussão). Além, de que a equipe priorizava a assistência centrada no paciente.

Diante das informações acima julgue as assertivas:

I. A equipe utilizava de ferramentas da educação em saúde para a população como estratégia de promoção à saúde, desta forma foi fortalecida a conscientização individual e coletiva de responsabilidades e de direitos à saúde.

II. A equipe utilizava ferramentas da educação permanente em saúde uma vez que havia uma periodicidade contínua nas reuniões entre os profissionais, cujo enfoque estava na resolução de problemas, de forma interprofissional e baseados em evidência científica.

III. A equipe estava integrada e participativa com a população em questão, por isso houve melhora dos quadros clínicos, e para tal, pode-se inferir que foi devido à uma gestão de mudança protagonizada pela equipe e pelos usuários. A alternativa CORRETA é: a. Todas b. Nenhuma c. Apenas a I d. II e III e. I e II

5ª Questão

Em relação aos casos de violência contra o Idoso, julgue os itens que se seguem, considerando o Estatuto do Idoso e os parâmetros de Atuação do/da Assistente Social.

I - Os casos de suspeita ou confirmação de violência praticada contra idosos serão objeto de notificação não compulsória, ficando a cargo dos serviços de saúde a elaboração de projeto terapêutico singular, para acompanhamento do usuário.

II - Nas situações de violência, o(a) assistente social deve comunicar ao Conselho do Idoso, com vistas à garantia da vida e segurança do idoso, sem prejuízo de outras providências legais.

III – Em casos de suspeita ou confirmação de violência praticada contra o idoso, cabe aos serviços de saúde, apenas a notificação compulsória dos casos, prezando pela garantia da vida e segurança do idoso.

IV - Os casos de suspeita ou confirmação de violência praticada contra idosos serão objeto de notificação compulsória pelos serviços de saúde públicos e privados à autoridade sanitária.

Estão corretas apenas: a. III, IV.

b. IV. c. II. d. I, II, III. e. II, IV.

(3)

A Prática Colaborativa é um dos temas centrais na Educação Interprofissional, pois:

a. Ocorre a partir de abordagem participativa, colaborativa e coordenada que visam a tomada de decisões compartilhadas sobre questões sociais e de saúde em uma parceria que envolve equipes de profissionais de saúde e clientes.

b. Diz respeito à urgente necessidade de compartilhamento com os usuários dos diagnósticos e condutas em saúde, tanto individual quanto coletivamente, buscando sua participação e autonomia em seu projeto terapêutico. c. Ocorrem quando profissionais de saúde de diferentes áreas prestam serviços com base na integralidade, envolvendo os pacientes, famílias, cuidadores e comunidades para atenção à saúde da mais alta qualidade em todos os níveis da rede de serviços e envolvem o trabalho clínico e não clínico relacionado à saúde.

d. Está pautada no trabalho em conjunto que respeite os valores éticos dos membros, a partir da sustentação de relações de trabalho eficazes e saudáveis.

e. Está centrado no paciente/cliente/família como “uma parceria entre uma equipe de profissionais e o paciente que mantém o controle sobre seus cuidados e fornece acesso ao conhecimento e habilidades dos membros da equipe para chegar a uma abordagem realista, plano de cuidados de equipe compartilhada” e acesso aos recursos para alcançar o plano.

7ª Questão

Após quase 50 anos de pesquisa, a Organização Mundial de Saúde (2010) e seus parceiros reconhecem evidências suficientes para mostrar que a Educação Interprofissional proporciona a prática colaborativa eficaz. A Educação Interprofissional, refere-se:

a. Estratégia pedagógica que contempla atividades que possui período definido para execução e utiliza, em sua maior parte, os pressupostos da metodologia de ensino tradicional com atividades educacionais que visam promover a aquisição sequencial e acumulativa de informações técnico-científicas.

b. Abordagem prioritária que formalmente está sendo incorporada nas políticas de educação na saúde, tendo em vista que é considerada como estratégia potencial para fortalecimento do SUS que consiste em ocasiões onde membros ou estudantes de duas ou mais profissões aprendem juntos, de modo interativo, com a finalidade de valorizar a qualidade da atenção à saúde.

c. Ao esquema pedagógico de ensino-aprendizagem relacionado com o desenvolvimento das seguintes etapas: observação da realidade, identificação das variáveis do problema, teorização, propor hipóteses de solução e aplicação à realidade.

d. Portaria MS nº198 GM/MS/13 de fevereiro de 2004 que institui a Política Nacional de Educação Interprofissional para o SUS como estratégia para formação e desenvolvimento de trabalhadores do setor como estratégia de transformação das práticas de formação, atenção, gestão, formulação de políticas, participação popular e do controle social no setor saúde.

e. Ao conceito que aponta para relações independentes entre diferentes práticas das categorias profissionais.

8ª Questão

“O Estado pode transferir ações para o setor privado ou agir em parceria com agentes sociais. Transforma-se, portanto, o antigo Estado centralizador da produção do bem público em um moderno Estado coprodutor, mas ainda na condição de responsável último por sua produção. Logo, a regulação pode ser vista como a influência deliberada e propriamente dita do Estado em qualquer área ou setor que influencie a sociedade”(VILARINS ET AL, 2012).

O recorte do texto em questão faz referência:

a. A legitimidade que o SUS tem frente a possibilidade de fazer convenio com o setor privado, utilizando a regulação em saúde para monitorar essas parcerias.

b. A regulação, a qual tem papel multar o setor privado se ele não desempenhar adequadamente a prestação de serviço ao SUS.

c. A regulação enquanto atividade exclusiva da vigilância sanitária.

d. Ao papel amplo da gestão, sob o qual os demais profissionais, tais quais médicos, não possuem papel de relevância no processo de regulação.

e. A função da regulação atestar o funcionamento de serviços que não são conveniados e que são conveniados ao SUS.

(4)

Os principais objetivos do processo de Programação Pactuada e Integrada - PPI, segundo a portaria GM/MS nº 1.020/02 são, EXCETO:

a. Consubstanciar as diretrizes de regionalização da assistência à saúde, mediante a adequação dos critérios de distribuição dos recursos, dando concretude à conformação de redes assistenciais regionalizadas e hierarquizadas.

b. Orientar a alocação de recursos financeiros federais de custeio da assistência à saúde pela lógica de atendimento às necessidades de saúde da população.

c. Definir os limites financeiros globais para assistência de todos os municípios, compostos por parcela destinada ao atendimento à população do próprio município, em seu território e pela parcela correspondente à programação das referências de outros municípios, de acordo com o previsto na NOAS/SUS 01/01.

d. Buscar a eqüidade de acesso da população brasileira às ações e serviços de saúde em todos os níveis de complexidade.

e. Explicitar os recursos federais, estaduais e municipais, que compõem o montante de recursos do SUS destinados às ações e serviços de saúde.

10ª Questão

Na Política de Saúde, o assistente social pode desenvolver ações voltadas para os usuários, familiares, trabalhadores de saúde e movimentos sociais, propondo e organizando em espaços democráticos. De acordo com o enunciado, e tomando por base os eixos que norteiam o trabalho deste profissional na saúde, podemos afirmar que tais ações referendam:

a. a participação, a mobilização e o controle social b. a luta de classes, a mobilização e as políticas sociais c. a participação, a luta de classes e o controle social d. as políticas sociais, o controle social e a participação e. o código de ética, a participação e o controle social

11ª Questão

Com relação ao debate sobre o trabalho social com famílias é necessário apreender as demandas considerando: a. A proteção que a família oferece aos seus membros não está intrinsecamente ligada à proteção que ela recebe,

através de políticas e serviços sociais e da validação dos direitos já garantidos, sendo essa unidade natural de cuidado e proteção.

b. A família é um espaço privilegiado e insubstituível de proteção social e socialização primárias, provedora de cuidados aos seus membros, necessitando também ser cuidada e protegida com base na ótica do familismo. c. A ideia de proteção à família contém um caráter preservacionista – da precariedade, da vida –, supõe apoio,

guarda, socorro e amparo. Esse sentido preservacionista é que exige tanto a noção de segurança social como a de direitos sociais.

d. O favorecimento da concentração social, regional e racial de renda, prestigio e poder.

e. Tratando-se da família há, aparentemente, regras ou regulamentos evidentes ditando “o que” deve ser feito ou “como” deve ser feito.

12ª Questão

No Brasil, a Saúde faz parte de um amplo sistema de proteção social, estabelecido pela Constituição Federal de 1988, sendo um dos mais importantes componentes da Seguridade Social brasileira. No entanto e segundo Boschetti (2004), esse sistema possui características híbridas, pois conjuga direitos derivados e dependentes do trabalho no âmbito da previdência, com direitos de caráter universal na saúde, e direitos seletivos no âmbito da assistência social. Essa afirmação desmaterializa a concepção de Seguridade Social defendida pelo Serviço Social, que prioriza:

a. Um modelo que inclua liberdade provisória, liberdade do sistema de seguridade social, liberdade universitária e um programa de emprego e renda.

b. Um modelo que garanta os programas de transferência de renda, o pleno funcionamento da economia nacional, e a liberdade da ciência e da universidade.

c. Um modelo que inclua o direito de moradia, de lazer, de segurança, de previdência, de assistência social, de educação, de saúde e de trabalho.

d. Um modelo que se baseie nos princípios da legislação trabalhista, no acesso à rede escola e a universidade, na garantia do emprego, saúde e previdência.

e. Um modelo que garanta a intervenção da política de segurança nacional, afim de garantir as políticas sociais como direitos universais e responsabilidade do Estado.

(5)

A Regionalização é uma diretriz do Sistema Único de Saúde e um eixo estruturante do Pacto de Gestão e deve orientar a descentralização das ações e serviços de saúde e os processos de negociação e pactuação entre os gestores. As regiões compostas por mais de um município, dentro de um mesmo estado é denominada:

a. Regiões Intermunicipais b. Regiões Fronteiriças. c. Regiões Interestaduais d. Regiões Intraestaduais e. Regiões Intramunicipais

14ª Questão

Um dos elementos que constitui as Redes de Atenção à Saúde (RASs) é a sua estrutura operacional, a qual é composta por cinco elementos, que vão desde a APS, passando pelos pontos de atenção secundários e terciários, seguindo até o sistema de governança. Indique nas alternativas abaixo quais das alternativas pertencem ao Sistema de Apoio e Sistema Logístico da estrutura operacional das RASs:

I- Sistema de Apoio II- Sistema Logístico

( ) Sistema de Assistência Farmacêutica ( ) Registro Eletrônico em Saúde

( ) Sistema de Acesso Regulado ( ) Teleassistência

( ) Sistema de Informação em Saúde Assinale a alternativa CORRETA:

a. I, I, II, II, II b. I, I, I, I, I c. II, I, II, II, I d. II, II, I, I, I e. I, II, II, I, I

15ª Questão

O novo programa de financiamento do governo federal, denominado Previne Brasil, altera algumas formas de repasses financeiros entre os entes federativos brasileiros e estabelece algumas medidas. A proposta do programa tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado nas assertivas abaixo, exceto:

a. Pagamento por desempenho que considera os resultados alcançados em um conjunto de indicadores monitorados e avaliados no trabalho das equipes da APS.

b. O Programa Saúde na Hora viabiliza o custeio aos municípios e Distrito Federal para implantação do horário estendido de funcionamento das Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) em todo o território brasileiro.

c. Os incentivos para ações estratégicas de acordo com a necessidade de cada território que contemplam a implementação de programas, estratégias e ações que refletem na melhoria do cuidado na APS e na Rede de Atenção à Saúde.

d. Pagamento por procedimento embasado no total de procedimentos realizados, desprovido de avaliação de desempenho.

e. Capitação ponderada, modelo de remuneração calculado com base no número de pessoas cadastradas sob responsabilidade das equipes de Saúde da Família ou equipes de Atenção Primária.

(6)

Há quase 10 anos atrás, segundo o Datasus, o SUS já produzia anualmente mais de um bilhão e seiscentos milhões de procedimentos ambulatoriais a atenção básica, 370 milhões de consultas médicas, mais de 11 milhões de internamentos hospitalares, mais de 1 milhão e novecentos mil partos, mais de 490 milhões de exames laboratoriais, mais de 13 milhões de ultrassonografias e mais de 136 milhões de doses aplicadas (LAVRAS, 2015). Acerca do dado acima jugue as assertiva abaixo:

I – O sistema de saúde é conceituado como um conjunto integrado de serviços e de ações voltado para dar respostas aos problemas de saúde, nesse sentido, é notório a partir dos dados acima, a importância do sistema de saúde brasileiro organizado em rede de atenção.

II – Infere-se também que os serviços acima descritos foram alcançados pois o SUS se organiza em uma ampla e diversificada rede de serviços de saúde sob a responsabilidade de municípios, estados e União.

III – os serviços acima descritos poderiam ser alcançados de forma autônoma e de forma não complementar entre municípios, estados e União.

A alternativa CORRETA é: a. Apenas a I

b. I e II

c. Todas estão corretas d. Apenas a III

e. II e III

17ª Questão

Acerca das Redes de Atenção à Saúde (RASs) avalie as afirmativas abaixo:

Redes de Atenção à Saúde bem estruturadas e otimizadas podem melhorar a qualidade da atenção em saúde, de vida da população, trazendo inclusive eficiência na utilização dos recursos.

PORQUE,

São organizações poliárquicas de conjuntos de serviços em saúde articulados e vinculados que permitem ofertar uma atenção contínua e integral a determinda população.

a. As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. b. As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira. c. Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.

d. A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira. e. A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.

18ª Questão

A Resolução do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), de nº 493 de 21 de agosto de 2006, dispõe sobre as condições éticas e técnicas do exercício profissional do assistente social, e foi criada, dentre outras considerações, para instituir condições e parâmetros normativos, claros e objetivos, garantindo que o exercício profissional do assistente social possa ser executado de forma qualificada ética e tecnicamente. Inclusive, seu teor busca elencar elementos para a compreensão do assistente social na execução de seu fazer profissional. Com base nessas informações, é imprudente afirmar que:

a. O local de atendimento destinado ao assistente social deve possuir iluminação adequada ao trabalho diurno e noturno, conforme a organização institucional.

b. O local de atendimento destinado ao assistente social deve possuir ventilação adequada a atendimentos breves ou demorados e com portas fechadas

c. O local de atendimento destinado ao assistente social precisa estar equipado com cadeiras, mesas e suprimentos tecnológicos que garantam abordagens individuais, conforme a organização institucional.

d. O local de atendimento destinado ao assistente social deve possuir recursos que garantam a privacidade do usuário naquilo que for revelado durante o processo de intervenção profissional.

e. O local de atendimento destinado ao assistente social deve possuir espaço adequado para colocação de arquivos para a adequada guarda de material técnico de caráter reservado.

(7)

As ações socioassistenciais têm-se constituído como as principais demandas aos profissionais de Serviço Social. Segundo Costa (2000), a inserção dos assistentes sociais nos serviços de saúde é mediada pelo reconhecimento social da profissão e por um conjunto de necessidades que se definem e redefinem a partir das condições históricas sob as quais a saúde pública se desenvolveu no Brasil. Nesse sentido, as ações a serem desenvolvidas pelos assistentes sociais devem transpor o caráter emergencial e burocrático, bem como ter uma direção socioeducativa. Sendo assim, podemos incluir como ações profissionais:

a. Quando houver necessidade o profissional do Serviço Social, poderá identificar a realidade do usuário por meio da notificação domiciliar e comunitária.

b. Formular estratégias de intervenção profissional e subsidiar a equipe de saúde, quanto as informações sociais dos usuários, por meio do registro no prontuário único, resguardadas as informações sigilosas.

c. Conhecer e mobilizar a rede sócio assistencial, tendo por objetivo encaminhar e transferir os casos que não fazem parte da área da saúde.

d. Solicitar a elaboração de estudos socioeconômicos dos usuários e suas famílias, com vistas a subsidiar na construção de laudos e pareceres sociais.

e. Possibilitar o acesso dos usuários aos serviços, buscando garantir os direitos no âmbito da saúde por meio da criação de rotinas e protocolos institucionais.

20ª Questão

A ciência baseada em evidência, fundamenta-se na qualidade dos estudos desenvolvidos em grupos populacionais. Que tipo de estudo tem natureza retrospectiva, pode ser usado em doenças raras e apresenta viés de memória.

a. Estudo clínico randomizado b. Estudo caso-controle c. Estudo de prevalência d. Estudo de coorte e. Estudo tipo Survey

21ª Questão

A partir do século XX, registros dos termos multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade são encontrados em documentos históricos, na literatura científica internacional. Estabeleceu-se uma distinção conceitual baseada no grau de integração das interações entre as disciplinas, apresentados em diferentes níveis. As definições dizem respeito aos seguintes níveis, exceto:

a. Nível interdisciplinar não tem a pretensão de criar novas disciplinas, mas utilizar o conhecimento de várias disciplinas para contribuir com a resolução de problemas concretos ou para favorecer a compreensão de fenômenos sob vários pontos de vista”.

b. Nível interdisciplinar, existe, entre disciplinas ou entre "setores heterogêneos da mesma ciência", uma reciprocidade de trocas "de modo que haja em todo o enriquecimento mútuo".

c. Nível Interdisciplinar refere ao processo em que ocorre quando estudantes de duas ou mais profissões aprendem sobre os outros, com os outros e entre si para melhorar a prática colaborativa e a qualidade dos cuidados. d. Nível transdisciplinar, em que as relações entre as disciplinas ocorrem dentro de um sistema total sem limites

estáveis entre disciplinas.

e. Nível multidisciplinar, caracterizado por fenômenos de empréstimo ou importação de informação de uma ciência para outra, sem causar alterações na disciplina original.

22ª Questão

Dentro do arcabouço jurídico do SUS, qual dispositivo legal regulamenta o Controle Social por meio dos Conselhos de Saúde e das Conferências de Saúde.

a. NOB96 b. Lei 8142 c. Lei 8080 d. Lei dos MM e. NOAS2002

(8)

Analisando a Lei 11.340, de 7 de agosto de 2006, que cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do § 8o do art. 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres e da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher, é correto afirmar, com relação a assistência à mulher vitima de violência doméstica, as seguintes orientações:

a. Serão asseguradas às mulheres as condições para o exercício efetivo dos direitos à segurança, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, à moradia e ao acesso à justiça, prezando pela liberdade, dignidade e direito à vida, como elemento central, desconsiderando mediante a gravidade dos casos à convivência familiar e comunitária.

b. A assistência à mulher em situação de violência doméstica e familiar será prestada de forma articulada e conforme os princípios e as diretrizes previstos na Lei Orgânica da Assistência Social, no Sistema Único de Saúde, no Sistema Único de Segurança Pública, entre outras normas e políticas públicas de proteção, e emergencialmente quando for o caso.

c. Deve-se levar em conta, para estabelecimento da prioridade do atendimento, os marcadores de classe, raça, etnia, orientação sexual, renda, cultura, nível educacional, idade e religião.

d. A violência física deve ser o foco prioritário nos atendimentos das unidades de saúde.

e. A assistência à mulher em situação de violência doméstica e familiar compreenderá o acesso aos benefícios decorrentes do desenvolvimento científico e tecnológico, não incluindo necessariamente os serviços de contracepção de emergência, nos casos de violência sexual.

24ª Questão

A instância colegiada de Controle Social que se constitui como órgão colegiado, permanente e deliberativo, composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atuando na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, trata-se:

a. Conselho de Saúde

b. Todas as alternativas estão corretas c. Apoio Institucional

d. Ouvidoria

e. Conferência de saúde

25ª Questão

A Organização Mundial de Saúde (OMS) (2010) salienta que no atual contexto global “Para se tornar um bom profissional, não basta mais ser profissional, o profissional de saúde também precisa ser interprofissional” que corrobora com as Políticas de Reorientação da Formação em Saúde; com os Planos de Ação da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e OMS, com Política Nacional de Educação Permanente; com algumas Diretrizes Curriculares Nacionais e outras, haja vista às evidências que indicam que a Educação Interprofissional e as Práticas Colaborativas “otimizam os serviços de saúde, fortalecem o sistema e incitam melhorias de resultados na saúde”. Assim, o investimento intelectual nessas áreas, deve-se:

a. Diminuição de conflito e rotatividade entre os profissionais, bem como redução das taxas de erros médicos e de mortalidade.

b. Melhorias na assistência e segurança do paciente. c. Todas alternativas estão corretas.

d. Melhorias de acesso, coordenação do cuidado e do uso dos recursos clínicos especializados.

e. Diminuição do número de complicações de pacientes e de internações e as melhorias dos resultados na saúde de usuários com doenças crônicas.

26ª Questão

Levando em consideração a Resolução CFESS nº 493/2006, que dispõe sobre as condições éticas e técnicas do exercício profissional do(a) assistente social, o profissional em meio ao desenvolvimento de suas abordagens individuais e coletivas, em consonância com as características dos serviços prestados, é correto afirmar que o(a) profissional deve dispor e garantir as seguintes características físicas:

a. O atendimento deve ser garantido e efetuado pelo assistente social, independente das condições físicas do espaço, vistas a garantir o atendimento prioritário da demanda do usuário, como estabelecido na Resolução. b. O arquivo do material técnico, utilizado pelo assistente social, não poderá estar em outro espaço físico,

respeitando os termos da presente Resolução.

c. Espaço amplo, com ventilação adequada e equipe técnica multiprofissional.

d. Recursos que garantam a privacidade do usuário naquilo que for revelado durante o processo de intervenção profissional.

e. Espaço adequado para colocação de arquivos para adequada guarda de material técnico de caráter reservado, devendo estar de fácil acesso a equipe multiprofissional.

(9)

Com relação à atuação dos (as) assistentes sociais, considerando os Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Saúde e a Lei 8.662 de 7 de Junho de 1993, é correto afirmar que para efetivação de uma atuação competente e critica o(a) assistente social deve pensar o exercício profissional, considerando:

a. Realização de estudos socioeconômicos com os usuários para fins de benefícios.

b. Prestar assessoria e apoio aos movimentos sociais em matéria relacionada ao Serviço Social. c. Elaborar e participar de projetos de educação permanente, em matéria especifica de Serviço Social.

d. A efetivação de espaços de participação popular e dos trabalhadores de saúde, democratizando o acesso as informações e as decisões a serem tomadas, em conjunto com a equipe multiprofissional.

e. Desenvolver investigação sobre temáticas relacionadas à saúde, quando solicitado pela direção da unidade de saúde.

28ª Questão

De acordo com a Lei n º 8.662, de 7 de Junho de 1993, que dispõe sobre a profissão de Assistente Social e dá outras providências podemos afirmar que se configura atribuição privativa do/da assistente social a seguinte assertiva:

a. Elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos que sejam do âmbito de atuação do Serviço Social com participação da sociedade civil.

b. Estar articulado e sintonizado ao movimento dos trabalhadores e de usuários que lutam pela real efetivação do SUS.

c. Assessoria e consultoria e órgãos da Administração Pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades, em matéria de Serviço Social.

d. Encaminhar providências, e prestar orientação social a indivíduos, grupos e à população, quando demandado pela instituição.

e. Coordenar, elaborar, executar, supervisionar e avaliar estudos, pesquisas, planos, programas e projetos na área das políticas sociais.

29ª Questão

As atribuições e competências dos profissionais de Serviço Social, sejam aquelas realizadas na saúde ou em outro espaço sócio ocupacional são orientadas e norteadas pelo Código de Ética Profissional e na Lei de Regulamentação da Profissão. Na área da saúde, o/a assistente social irá trabalhar com as mais diferentes manifestações da questão social, que podem influenciar no processo saúde/doença de seus usuários. O trabalho nessa área normalmente é realizado em equipe multiprofissional ou interprofissional. Havendo diversos desafios a serem enfrentados no cotidiano, dentre estes, podemos destacar:

a. A dinâmica de trabalho nas unidades de saúde e a carga horária imposta para cumprir as demandas extensivas trazidas pelos usuários.

b. A fragmentação do trabalho, devido a necessidade dos atendimentos imediatos, que buscam a garantia do reestabelecimento da saúde.

c. A compreensão por parte das equipes de saúde, que acreditam que trabalho do assistente social pode ser compartilhado integralmente com outras pessoas.

d. A falta de compreensão, por parte das equipes, sobre as atribuições e competências dos assistentes sociais. e. Ser respeitado como profissional da saúde e integrar-se nas equipes já formadas por médicos e enfermeiros.

30ª Questão

O controle social, possuindo representação de diferentes segmentos da sociedade civil, compõe uma diretriz do Sistema Único de Saúde (SUS) que garante a participação da sociedade nas questões relacionadas à saúde em todas as esferas de governo. Essa participação se faz conforme a:

a. Lei 8.142/90 com a participação nas Conferências de Saúde em todas as esferas de governo.

b. Lei 8.142/90 nos conselhos de Assistência Social, Conselhos da Criança e adolescentes e nos Conselhos de Saúde

c. Lei 141/91 na gestão dos valores mínimos que devem ser aplicados anualmente pela união, pelos Estados, pelo Distrito Federal e pelos municípios em serviços públicos.

d. Lei 141/91 na gestão dos recursos humanos.

(10)

Na política de saúde, o trabalho dos assistentes sociais é estruturado a partir de quatro eixos, sendo: I. atendimento direto aos usuários; II. mobilização, participação e controle social; III. investigação, planejamento e gestão; e IV. assessoria, qualificação e formação profissional. Os eixos apresentados não são vistos de forma desarticulada um do outro, mas a partir da perspectiva de totalidade. Nesse sentido, o atendimento direto aos usuários envolve o desenvolvimento de:

a. Ações de assessoria, prestação de contas e de serviços em movimentos sociais. b. Ações de captação de recursos e apoio a Organizações Não Governamentais. c. Ações de planejamento logístico, gestão financeira e informações institucionais. d. Ações socioassistenciais, ações interdisciplinares e ações socioeducativas. e. Ações para qualificação, gerenciamento administrativo e formação profissional.

32ª Questão

Anualmente o Brasil apresenta cerca de um milhão de mortes por diversas causas, considerando as mortes em todas as faixas etárias. Nessa perspectiva, qual a maior causa de morte na população brasileira nos últimos dez anos?

a. Doenças Infecciosas b. Causas Externas c. Doenças Cardiovasculares d. Doenças Oncológicas e. Malformações congênitas

33ª Questão

A Constituição de 1988, chamada Constituição Cidadã, foi um avanço civilizatório na história brasileira quando incorporou mudanças no papel do Estado e criou novas relações entre as diferentes esferas de governo, ressaltando o entendimento da saúde como “direito de todos e dever do Estado”. Qual artigo regulamenta esse entendimento de saúde de acesso universal e igualitário?

a. Art. 196 b. Art. 200 c. Art. 197 d. Art. 198 e. Art. 199

34ª Questão

Entre as profissões que estão colocadas como atuantes na área da saúde, está o Serviço Social. No interior da profissão considera-se que os fundamentos do Projeto Ético-Político possui semelhanças com os princípios do SUS, no entanto, a ação profissional, não pode limitar sua atuação exclusivamente aos indicativos postos por uma política, sob o risco de se subordinar a ações dos gestores das políticas públicas. Sendo assim, a prática do Serviço Social, de acordo com esta perspectiva, possibilita que a profissão ultrapasse os limites da subalternidade histórica e permite outras formas de legitimidade. Nesse sentido, podemos afirmar que:

a. O assistente social atua na assistência indireta à enfermidade, não havendo consonância com as diversas políticas sociais.

b. O assistente social, ao atuar nas mais diferentes políticas públicas, categoriza a área de saúde como parâmetro de atuação nos diferentes espaços sócio ocupacional.

c. O assistente social não atua na assistência direta à enfermidade, e sim, em consonância com as diversas políticas sociais.

d. O assistente social atua na assistência direta à enfermidade e em consonância com as diversas políticas sociais.

e. O assistente social deve atuar diretamente na assistência direta à enfermidade, especialmente durante o período de convalescência.

(11)

O SUS é um sistema de saúde que tem por objetivo atender às necessidades de saúde da população brasileira. Porém, este sistema tem tido muitos desafios. Avalie as assertivas abaixo e identifique desafio(s) e problema(s) que o SUS enfrenta:

I. Desequilíbrio entre as questões epidemiológicas e sociais – transição demográfica, epidemiológica, nutricional – e as questões de inovação e incorporação de novas tecnologias.

II. Função resolutiva de assistir 85% dos problemas de saúde mais comuns por meio da Atenção Primária à Saúde (APS).

III. A APS com função coordenadora dos fluxos e contrafluxos de pessoas, produtos e informações nas rede. Identifique a alternativa CORRETA:

a. A alternativa I e III são problemas e a II é um desafio. b. Todas as alternativas são desafios.

c. As alternativas II e III são desafios e a I é um problema. d. As alternativas I e III são desafios e a II é um problema. e. Todas as alternativas são problemas.

36ª Questão

A NOAS 01/01 enfatiza a proposta de ampliação da Atenção Básica objetivando definir responsabilidades e ações estratégicas as quais os municípios devem desenvolver. São elas, EXCETO:

a. Eliminação da Hanseníase b. Controle da Dengue c. Ações de Saúde da Mulher d. Controle da tuberculose e. Ações de Saúde Bucal

37ª Questão

A saúde é um dos principais componentes da vida, tanto por ser indispensável aos seres humanos, quanto por ser um elemento que se agrega à sua qualidade. No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) é uma forma de política pública implantada através da Lei nº 8.080/1990, criado para garantir o direito fundamental de proteção à saúde, sendo dever do Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício. Sobre o princípio da Integralidade, um dos princípios básicos do SUS, é CORRETO afirmar:

a. A responsabilidade do serviço público é descentralizada, ou seja, realizada pela União, Estados e Municípios. b. Assegura a implantação de políticas públicas e econômicas como forma de efetivação do direito à saúde.

c. Estabelece que todos os brasileiros têm acesso gratuito aos serviços de saúde, mas exclui critérios como prioridade e doenças de risco grave.

d. Todos os serviços de saúde implantados por políticas governamentais podem ser utilizados por todos os cidadãos de forma gratuita.

e. Define o alcance dos serviços públicos de saúde, assegura a abrangência do atendimento em todos os níveis de complexidade.

(12)

A matricialidade sociofamiliar é compreendida como um dos avanços trazidos pela PNAS, ao sair da lógica, tão permanente na política social, de atribuir grupos específicos - crianças, adolescentes, idosos, entre outros - como foco de proteção, sem, no entanto, considerar o contexto em que estes estão inseridos: a família. Contudo, dentro do debate da proteção social a mesma pode levar a reeditar alguns aspectos conservadores no trabalho social com famílias, tais como:

I. Renormatização, disciplinarização e busca de uma volta idílica aos padrões da família nuclear tradicional, considerados ideais, mesmo quando se reconhece a variedade de modelos e arranjos familiares, mas espera-se dela o mesmo padrão de funcionalidade.

II. A psicologização da realidade das famílias, ocultando a sua dura realidade social e econômica, atual, em função de apenas focalizar suas características psicológicas, como resgatar e fortalecer vínculos familiares, compreender as etapas do ciclo de vida das crianças, conflitos da adolescência, dentre outros.

III. Responsabilizar e culpabilizar a família, e dentro dela a mulher, pela miséria, pela ausência do cuidado ou falhas na socialização de seus membros.

IV. A não consideração da família como objeto de intervenção em si, ressaltando a quantificação e homogeneidade nos processos.

Estão corretas apenas: a. II, III. b. III, IV. c. I. d. I, II, IV. e. I, II, III.

39ª Questão

Na história das políticas públicas no Brasil houve um movimento que ficou conhecido como a "Revolta da Vacina", nessa época havia um modelo campanhista de saúde, que apesar dos abusos, obteve vitórias contra as epidemias. O médico Oswaldo Cruz, nessa época, promoveu uma reforma, incorporando ações de saúde. Marque a resposta CORRETA sobre essa reforma.

a. As Santas Casas, entidades filantrópicas, passaram a receber os pacientes nas diversas cidades do país, assegurando a vacinação em massa, atendendo dessa forma o programa de imunização portuária.

b. Controle social, controle de navios e medidas de saúde nos portos. Organização do sistema de profilaxia e vacinação em massa da população portuária.

c. Introdução da propaganda e da educação sanitária na técnica rotineira de ação, organização da malha viária, e programas de profilaxia nos portos das grandes capitais.

d. Foram criados órgãos especializados na luta contra a tuberculose, a lepra e doenças venéreas, além dos laboratórios para uso epidemiológicos e programas de educação sanitária para a população.

e. Foram incorporados elementos de ações de saúde, como: o registro demográfico, a introdução do laboratório como auxiliar do diagnóstico etiológico; e a fabricação organizada de produtos profiláticos para uso em massa.

40ª Questão

Tomando como referência o Código de Ética Profissional de 1993, quais determinações o(a) assistente social deve considerar no atendimento às demandas de intervenção em situações que envolvam direitos reprodutivos, saúde da mulher, proteção social à mulher, entre outras interfaces sociais relacionadas:

a. Nos casos de aborto autoprovocado, o(a) assistente social, em cumprimento ao seu código de ética profissional, deve comunicar o fato às forças de segurança pública.

b. Se negar o atendimento à saúde e ao direito à atenção humanizada, para a mulher em abortamento fora das hipóteses legais.

c. Os marcos internacionais concernentes a direito reprodutivo e a definição que este é constituído por direitos humanos, estabelecendo que toda pessoa deve dispor de controle e decisão sobre as questões relativas à sua sexualidade e reprodução, sem coerção, discriminação e violência.

d. Os (as) profissionais não devem considerar, na elaboração do seu processo de trabalho, a incorporação dos princípios, normas éticas e jurídicas relacionadas à prevenção da gestação indesejada e ao abortamento.

e. No caso de mulher com deficiência, a gravidez é considerada violência sexual, ainda que haja consentimento da mulher ou de seu representante legal, incidindo, nessa situação, o direito ao abortamento legal.

(13)

Em relação aos casos de violência contra crianças e adolescentes, julgue os itens que se seguem, considerando o Estatuto da Criança e Adolescente.

I – Os serviços de Saúde devem formular projeto terapêutico singular que inclua intervenção em rede, e se necessário, acompanhamento domiciliar, proposto pela equipe multiprofissional.

II - Os serviços de saúde devem realizar a notificação compulsória de casos suspeitos ou confirmados de violência contra criança, conferindo prioridade ao atendimento de crianças na faixa etária da primeira infância e atuar conjuntamente com a rede de proteção. Nesses casos, o(a) assistente social deve notificar o conselho tutelar responsável pelo território em que ocorreu tal situação, sem prejuízo de outras providências legais.

III - A omissão da comunicação, em tese, importa na prática de infração administrativa prevista no art. 245, do ECA. IV - É mais adequado que os casos de suspeita ou confirmação de casos de violência contra crianças e adolescentes (e outros crimes contra estes praticados) sejam comunicados diretamente ao Ministério Público, ao qual incumbe, em última análise, propor ação penal contra os autores da infração, requerer o afastamento do agressor da moradia comum e mesmo a suspensão do poder familiar, sem necessidade de articulação e notificação direta ao conselho tutelar, considerando a ótica proteção integral proposta no ECA.

Estão corretas apenas: a. I, II, III.

b. II.

c. I, II, III, IV. d. II, III, IV. e. I, II.

42ª Questão

De acordo com a Lei nº 10.741, de 01 de outubro de 2003, a qual dispõe sobre o Estatuto do Idoso, o capítulo que trata sobre o direito à saúde, afirma que a atenção integral à saúde do idoso, é assegurada por intermédio do Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo-lhe o acesso universal e igualitário, em conjunto articulado e contínuo das ações e serviços, para a prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde, incluindo a atenção especial às doenças que afetam preferencialmente os idosos. Sendo que a prevenção e a manutenção da saúde do idoso serão efetivadas por meio de:

I - Cadastramento da população idosa em base territorial. II - Atendimento geriátrico e gerontológico em ambulatórios.

III - Unidades geriátricas de referência, com pessoal especializado nas áreas de geriatria e gerontologia social. IV - Atendimento hospitalar, incluindo a internação, para a população que dele necessitar.

V - Reabilitação orientada pela atenção básica, para redução das sequelas decorrentes do agravo da saúde. Marque apenas a alternativa correta:

a. Apenas as alternativas II, III e V estão corretas b. Apenas as alternativas I, II e IV estão corretas c. Apenas as alternativas II, III e IV estão corretas d. Apenas as alternativas I, II e III estão corretas e. Apenas as alternativas III, IV e V estão corretas

43ª Questão

As doenças cardiovasculares são as principais causas de morte no mundo, tornando-se desafio central para Saúde Coletiva. O Estudo de Framingham que avalia de forma prospectiva os desfechos das doenças cardiovasculares a partir dos riscos populacionais é um típico exemplo de:

a. Estudo de caso-controle b. Relatos de casos

(14)

A Lei Orgânica da Saúde estabelece entre outros dispositivos os princípios doutrinários do SUS. Ao garantir a visita domiciliar mensal assistencial pelo profissional da equipe de Saúde da Família para uma pessoa acamada visando atender suas necessidades de saúde. Qual princípio doutrinário do SUS prevalece nesse exemplo?

a. Descentralização b. Universalidade c. Integralidade d. Participação popular e. Equidade

45ª Questão

Na perspectiva da valorização da Saúde Pública, a proposta é que o SUS se movimente, implicando toda sociedade brasileira, para a conquista das metas desafiadoras que o país assumiu com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e eles foram colocados de forma orientar as políticas nacionais e as atividades de cooperação internacional atualizando os Objetivos do Milênio. (OPAS, 2018). Está apresentado nos dezessete desafios da Saúde Pública para próxima década, segundo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (2013-2015), entre eles:

a. Promover o crescimento econômico, inclusivo e sustentável, emprego pleno e trabalho decente para todos. b. Todas as alternativas estão corretas.

c. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar em todas as idades. d. Erradicação da pobreza e fome.

e. Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

46ª Questão

Os níveis de evidência dos estudos para tratamento e prevenção são hierarquizados de acordo com o grau de confiança dos estudos que estão relacionados à qualidade metodológica dos mesmos. A determinação dos níveis de evidência científica dos estudos clínicos é uma tarefa fundamental para a escolha de condutas baseadas nas melhores evidências científicas. Qual das assertivas abaixo determina o maior nível de evidência científica?

a. Estudo de revisão sistemática b. Estudo caso-controle

c. Estudo de coorte d. Estudo de prevalência e. Ensaio clínico randomizado

47ª Questão

A Epidemiologia é uma ciência fundamental para o desenvolvimento de ações efetivas no campo da saúde. O conceito que mensura a quantidade de casos novos e antigos num determinado espaço geográfico e de tempo em uma população suscetível, refere-se ao conceito de:

a. Incidência b. Acurácia c. Especificidade d. Prevalência e. Sensibilidade

(15)

As evidências cinetíficas são de fundamental importância para o direcionamento e qualidade dos cuidados primários. A Organização Mundial da Saúde identificou mitos, enganos generalizados, e ideias equivocadas acerca das doenças crônicas (WORLD HEALTH ORGANIZATION, 2005).

Identifique nas alternativas abaixo mitos sobre as doenças crônicas: I. As doenças crônicas afetam principalmente os países de alta renda. II. As doenças crônicas afetam as pessoas de idade.

III. As doenças crônicas podem ser prevenidas.

IV. As doenças crônicas são resultados de estilos de vida não saudáveis.

V. Há um exagero no cuidado às doenças crônicas, pois há muitos que fuma e tem vida longeva. São MITOS: a. Todas as alternativas b. I e IV c. I, II, IV d. IV e. I, III e IV

49ª Questão

A Norma Operacional Básica do SUS (NOB/SUS96) teve um papel crucial no financiamento de Políticas Indutoras da Estratégia Saúde da Família, pelo incentivo de Políticas Públicas de fortalecimento da Atenção Primária à Saúde. Qual dispositivo criou financiamento específico para municípios que aderissem à Estratégia Saúde da Família?

a. Transferência fundo a fundo b. Pacto pela Gestão

c. PAB variável d. Pacto pela Saúde e. PAB fixo

50ª Questão

Considerando os dispositivos postos na caracterização da violência contra mulher, previstos na Lei 11.340/2006, bem como a Lei 8.662/93, que dispões sobre a regulamentação da profissão de Assistente Social, o/a profissional, ao se deparar com situação de violência contra a mulher, deve considerar:

a. A violência como um fenômeno social, que atinge os determinantes do processo saúde – doença, a partir de agravamento físico.

b. Apreensão crítica das mediações que norteiam a construção do fenômeno da violência, numa perspectiva de totalidade.

c. Para efetivação dos mecanismos previstos na Lei, deve-se levar em consideração o sexo do sujeito, no sentido da aplicabilidade da Lei, definindo o homem como sujeito agressor e a mulher como vitima, objeto da proteção social.

d. Mobilizar a equipe multiprofissional para atendimento a demanda, estipulando intervenções à outros profissionais, considerando a perspectiva da intervenção interdisciplinar.

e. Os agravos físicos decorrentes da violência como fonte prioritária da ação, intervindo no âmbito da responsabilização do agressor e proteção da vitima

(16)
(17)

CURSO DE SELEÇÃO RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL APS

Aluno:

Componente Curricular: Saúde coletiva e Serviço social Professor (es):

Semestre: 202002 Período: Turma: Data:

SELEÇÃO RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL APS SERVIÇO SOCIAL 2021

GABARITO DE PROVA (RESUMIDO) PROVA 04242 - CADERNO 001 Questão Resposta 1ª questão (B) 2ª questão (D) 3ª questão (D) 4ª questão (A) 5ª questão (E) 6ª questão (C) 7ª questão (B) 8ª questão (A) 9ª questão (C) 10ª questão (A) 11ª questão (D) 12ª questão (C) 13ª questão (D) 14ª questão (E) 15ª questão (D) 16ª questão (B) 17ª questão (A) 18ª questão (C) 19ª questão (B) 20ª questão (B) 21ª questão (C) 22ª questão (B) 23ª questão (B) 24ª questão (A) 25ª questão (C) 26ª questão (C) 27ª questão (D)

(18)

34ª questão (C) 35ª questão (C) 36ª questão (B) 37ª questão (E) 38ª questão (E) 39ª questão (E) 40ª questão (C) 41ª questão (A) 42ª questão (D) 43ª questão (D) 44ª questão (E) 45ª questão (B) 46ª questão (A) 47ª questão (D) 48ª questão (C) 49ª questão (C) 50ª questão (B) Questão Resposta

Referências

Documentos relacionados

serviços referidos no subitem 4.2.5 obedecerá ao Quadro II, anexo, considerando-se como número de empregados o somatório dos empregados existentes no estabelecimento que

Essa questão pode ser aprofundada. Acredito que a súmula vinculante não virá em detrimento da independência do Juiz, mas em favor daquele que precisa de justiça, o

documentação deveria estar em castelhano e digitalizada para que seja susceptível de se enviar por correio electrónico. Igualmente é necessário, preparar os dados, listas

Se você permanecer em silêncio e não der nenhuma informação, o Serviço de Imigração talvez não tenha nenhuma prova que você esteja aqui ilegalmente, eles talvez não

Por exemplo em França, nos anos sessenta e setenta, o desenvolvimento da produção nuclear foi acompanhado pela instalação de aquecimento elétricos cujo funcionamento era controlado

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Discussão e Harmonização IPAC participa desde 2005 Avaliações pelos pares inicial e. periódica Enquadramento comunitário 20 An os EM AS Site EMAS na CE