• Nenhum resultado encontrado

Programação da 1ª Etapa 9º Ano do Ensino Fundamental

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Programação da 1ª Etapa 9º Ano do Ensino Fundamental"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

“SE QUERES SEGUIR A DEUS, DEIXA-O IR ADIANTE. NÃO QUEIRAS QUE ELE TE SIGA.” Sto. Agostinho

CONTEÚDOS:  Gêneros textuais:

 Domínio jornalístico: reportagem, charge, cartum;

 Domínio ficcional: conto, crônica literária, tirinha;

 Domínio publicitário: anúncio publicitário.

 Variedade linguística:  Formalidade;  Informalidade na língua.  Recursos de linguagem:  Humor;  Ambiguidade;  Metalinguagem;  Conotação e denotação;  Polissemia.  Conjunções:  Integrantes;  Coordenadas.  Período composto:  Oração coordenada;

 Oração subordinada substantiva.

HABILIDADES:

 Localizar informações explícitas em um texto.

 Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.

 Inferir uma informação implícita em um texto.

 Identificar o tema de um texto.

 Relacionar, em diferentes textos, opiniões, temas, assuntos e recursos linguísticos.

 Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de uma unidade.

 Inferir em um texto quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu público-alvo, pela análise dos procedimentos argumentativos utilizados.

 Identificar, em textos de diferentes gêneros, as marcas linguísticas que singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais e de registro.

 Identificar as diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos de caracterização dos sistemas de comunicação.

 Estabelecer relações entre o texto literário e o momento de sua produção, situando aspectos do contexto histórico, social e político.

 Reconhecer em textos de diferentes gêneros os recursos verbais e não verbais utilizados com a finalidade de criar e mudar comportamentos e hábitos.

 Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.

 Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto.

9º Ano do Ensino Fundamental

(2)

2

 Estabelecer relações entre diversas obras literárias, percebendo as diferenças e semelhanças no estilo, contexto histórico e sociocultural.

 Empregar conectores, visando à construção da informação coesa, clara, objetiva e coerente.

 Empregar a norma culta em situações sociocomunicativas formais.

 Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.

 Reconhecer a relação de termos na estrutura frasal. DISTRIBUIÇÃO DE PONTOS:

 1ª Avaliação: 6,0 pontos

 2ª Avaliação: 7,0 pontos – a leitura e análise do livro 1 da etapa serão cobradas.

 3ª Avaliação: 7,0 pontos – a leitura e análise do livro 2 da etapa serão cobradas.

 Simulado: 6,0 pontos – a leitura e análise do livro 3 da etapa serão cobradas.

 Trabalho literário: 4,0 pontos (sendo 2,0 pontos da apresentação oral e 2,0 pontos da produção de texto escrito).

MATERIAIS & DICAS DE APROFUNDAMENTO:

 Livro didático – “Português e Linguagens” – Willian Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães

 Bloco de exercícios;

 Magnum-SOL;

 Registros e atividades do caderno;

 BECHARA, E. Moderna Gramática Portuguesa, 37 ed., Editora Lucerna, Rio de Janeiro, RJ, 2000.

 CUNHA, Celso. Nova Gramática do Português Contemporâneo /Celso Cunha, Luís F.Lindley Cintra. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.

SACCONI, Luiz. Novíssima gramática ilustrada. São Paulo: Nova Geração, 2008. Sites:  www.gramaticaonline.com  www.soportugues.com.br  www.brasilescola.com.br  www.folhauol.com.br LIVROS PARADIDÁTICOS LIVRO 1

Título: Histórias sobre ética Coleção: Para gostar de ler Autor: Vários autores Idioma: Português Editora: Ática

Assunto: Valores éticos

SOBRE A OBRA:

Comuns a qualquer época e lugar, os dilemas éticos estão presentes em todas as sociedades. Suas nuances, porém, não são poucas – variam conforme o período, o povo, a cultura. A literatura, portanto, é terreno fértil para o debate e o questionamento desses elementos tão próprios dos humanos. Ética e consciência estão sempre em pauta nas grandes obras. As obras desta coletânea são trabalhos na exploração da ética em seus diversos aspectos. As narrativas trazem personagens diante das mais variadas situações, como a do forte se sobrepondo ao fraco, a oposição entre honestidade e vantagem, a conformidade e aceitação de valores sociais impregnados de preconceitos. Abrindo as histórias, um texto introdutório evidencia a relação desta obra com

(3)

3 outras manifestações artísticas e lançando luzes sobre o contexto histórico em questão.

LIVRO 2

TÍTULO: “Capitães da areia” AUTOR: Jorge Amado EDITORA: Scipione

TEMAS: Identidade, variedade linguística, preconceito, migração, relação interpessoal, cultura e respeito.

SOBRE A OBRA:

Neste livro, conhecemos os chamados “Capitães da areia”, que trata de um grupo de crianças abandonadas que vivem do furto. O chefe desse grupo era o chamado Pedro Bala, que ingressara na vida de rua com cinco anos e com um pouco mais de idade se mostrava mais corajoso e capacitado líder para as crianças, era loiro e filho de um grevista morto no cais. Nesse grupo viviam mais de cinquenta crianças, entre eles Professor, Gato, Sem Perna, Volta Seca, Pirulito, Boa Vida, João Grande e outros. Todos viviam em um trapiche abandonado na praia.

SOBRE O AUTOR:

Jorge Amado nasceu na fazenda Auricídia, em Ferradas, município de Itabuna. Filho do "coronel" João Amado de Faria e de Eulália Leal Amado, foi com apenas um ano para Ilhéus, onde passou a infância. Mudou-se para Salvador, onde passou a adolescência e entrou em contato com muitos dos tipos populares que marcaria sua obra. Aos 14 anos, começou a participar da vida literária de Salvador, sendo um dos fundadores da Academia dos Rebeldes, grupo de jovens que, juntamente com os do Arco & Flecha e do Samba, desempenhou importante papel na renovação das letras baianas. Entre 1927 e 1929, foi repórter no "Diário da Bahia", época em que também escreveu na revista literária "A Luva".

Estreou na literatura em 1930, com a publicação (por uma editora carioca) da novela "Lenita", escrita em colaboração com Dias da Costa e Édison Carneiro. Seus primeiros romances foram "O País do Carnaval" (1931), "Cacau" (1933) e "Suor" (1934).

Jorge Amado bacharelou-se em ciências jurídicas e sociais na Faculdade de Direito no Rio de Janeiro (1935), mas nunca exerceu a profissão de advogado. Em 1939, foi redator-chefe da revista "Dom Casmurro". De 1935 a 1944, escreveu os romances "Jubiabá", "Mar Morto", "Capitães de areia", "Terras do Sem-Fim" e "São Jorge dos Ilhéus".

(4)

4

LIVRO 3

TÍTULO: “O conde de Monte Cristo” AUTOR: Alexandre Dumas

Adaptação: Leonardo Chianca EDITORA: Moderna

TEMAS: tempo, romance, conflitos, caráter e valores. SOBRE A OBRA:

Traições, denúncias anônimas, tesouros fabulosos, envenenamentos, vinganças e muito suspense. A trama de “O conde de Monte Cristo” traz uma emoção diferente a cada página e talvez isso explique a razão de a obra do escritor francês Alexandre Dumas ter se transformado em um clássico da literatura mundial, mexendo com a imaginação dos leitores há mais de 150 anos.

No romance, o marinheiro Edmond Dantés é preso injustamente, vítima de um complô. Anos depois, consegue escapar da prisão, enriquece e planeja uma vingança mirabolante. A galeria de personagens criada por Dumas faz um retrato fiel da França do século XIX, um mundo em transformação, em que passou a ser possível a mudança de posições sociais. As aventuras de Dantés ainda ganharam diversas versões cinematográficas que colaboraram para o sucesso da trama.

SOBRE O AUTOR:

O escritor francês consagrado como Alexandre Dumas nasceu no dia 24 de julho de 1802, em Villers-Cotterêts, no território de Aisne, com o nome de Dumas Davy de la Pailleterie. Ele era neto do marquês Antoine-Alexandre Davy de la Pailleterie e de uma negra, não se sabe bem se escrava ou já liberta, e filho do famoso General Alexandre Davy de la Pailleterie Dumas, membro das forças napoleônicas.

Ele se tornou conhecido por seus livros do gênero capa e espada, estilo nascido em solo espanhol no século XVII, inspirado nos romances utópicos e nas desilusões amorosas. Órfão de pai, ele segue para Paris, cidade na qual passa a criar peças teatrais e a publicar artigos em veículos da mídia. Com “Henrique III e Sua Corte”, apresentada pela Comédie Française, em 1829, ele atinge grande êxito junto ao público. Um ano depois, ele leva aos palcos sua segunda obra dramatúrgica, “Christine”, também um sucesso. Seguindo por esse caminho, o autor obtém liberdade financeira suficiente para se dedicar integralmente à literatura.

Alexandre continua a produzir peças teatrais – “Napoleão Bonaparte” e “Antony”, ambas lançadas em 1831. Mesmo assim, ele encontra tempo para atuar politicamente, participando em 1830 de um levante que depôs o soberano Carlos X de França e levou ao poder o ex-chefe do escritor, o Duque d’Orléans, que reinaria com o título de Luís Filipe de França, conhecido com Rei Cidadão.

(5)

5

ROTEIRO DO TRABALHO INTERDISCIPLINAR: PORTUGUÊS E REDAÇÃO

Conteúdos: obras literárias, resenha, leitura, interpretação e produção de texto.

Introdução: diante da importância da leitura para a produção textual, a disciplina de Língua Portuguesa propõe que o aluno realize a leitura de obras literárias relevantes, do cenário nacional e mundial, de maneira aprofundada e contextualizada, destacando os elementos principais de cada narrativa, informações sobre os autores, comparações entre as obras e análise crítica dos conteúdos transdisciplinares abordados nos livros. É uma oportunidade de os alunos perceberem as diferenças e as semelhanças das narrativas, em contextos diferentes e autores distintos.

Desenvolvimento:

 Será realizado após a leitura das três obras.

A turma será dividida em grupos.

 Cada grupo será responsável por discutir e organizar a apresentação de um assunto específico de cada obra, a ser relacionado pela professora.

 Além disso, cada grupo deverá apresentar uma resenha crítica das três obras e compará-las com relação aos aspectos linguísticos e gerais abordados em cada uma delas.

 Os trabalhos serão em PowerPoint e todos os integrantes do grupo terão que participar da confecção ou apresentação. Serão salvos em pen drive e copiados para a professora.

 As apresentações não devem ultrapassar 10 minutos.

 As resenhas críticas deverão ser entregues na data preestabelecida pela professora para avaliação.

 No trabalho em PowerPoint devem constar o nome e número de todos os integrantes do grupo.

 As apresentações em PowerPoint seguirão a ordem estabelecida pela professora. Critérios de avaliação:

 A resenha crítica será avaliada em relação ao seu conteúdo, organização, capricho, pontualidade e o correto cumprimento das orientações fornecidas em sala de aula para execução das resenhas das obras. Valor: 2,0 pontos.

 Qualidade da apresentação em PowerPoint: pertinência ao tema; pertinência à proposta de trabalho; preparação e organização em sala; criatividade; pontualidade; uso da norma culta oral; coerência e clareza.

Valor: 2,0 pontos Cronograma:

 Leitura dos livros:

“Para gostar de ler” – fevereiro “Capitães de areia” – março “O Conde de Monte Cristo” – abril

A verificação da resenha crítica e a avaliação dos PowerPoint serão feitas ao final da Etapa. Data a ser passada previamente em sala de aula.

 As datas específicas de apresentação serão agendadas de acordo com o horário de cada turma.

Referências

Documentos relacionados

Qualquer licitante poderá manifestar, de forma motivada, a intenção de interpor recurso, em campo próprio do sistema, no prazo de até 4 (quatro) horas úteis depois de declarado

O objetivo que levou a realização deste trabalho foi procurar conhecer o quotidiano dos professores do ensino básico do concelho a fim de compreender quais são

anteriores (dos ultimos 5 anos, se diferente do atual empregador e se aplicável): Endereço: Cidade/Estado: CEP: Telefone: Cargo: Nome e sobrenome do

(2019) Pretendemos continuar a estudar esses dados com a coordenação de área de matemática da Secretaria Municipal de Educação e, estender a pesquisa aos estudantes do Ensino Médio

Darcy Ribeiro  Prédio 5  CEP 39401-089 Montes Claros/MG  Fone: (38)3229.8246e-mail: concurso.docente@unimontes.br.

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

9º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL em 2016 Língua Portuguesa  Interpretação Textual;.  Localizar informações implícitas e explícitas

Com o objetivo de verificar suas características tecnológicas e de qualidade o presente trabalho foi realizado no Departamento de Ciência dos Alimentos da