• Nenhum resultado encontrado

A bibliometria aplicada nos trabalhos de conclusão de curso de Biblioteconomia na Universidade Federal do Amazonas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A bibliometria aplicada nos trabalhos de conclusão de curso de Biblioteconomia na Universidade Federal do Amazonas"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

1

___________________________________________________

A BIBLIOMETRIA APLICADA NOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE BIBLIOTECONOMIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

THE BIBLIOMETRY APPLIED IN UNDERGRADUATION THESIS OF LIBRARIANSHIP COURSE OF THE FEDERAL UNIVERSITY OF AMAZONAS GT3 – Tecnologia e Organização do Conhecimento

Artigo Completo Para Comunicação Oral

SILVA, Juliana Pinto da1 CARVALHO, Talia Raquel Oliveira2 BORGES, Vanusa Jardim3 SILVA, Marcelo Pinheiro da4 RESUMO

Este artigo mostra os resultados de uma pesquisa acadêmica realizada no âmbito da Iniciação Científica no Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Amazonas. O estudo tratou da aplicação da técnica bibliométrica nos Trabalhos de Conclusão de Curso da graduação defendidos no período de 2013 a 2016, momento bastante oportuno, inclusive para avaliar alguns itens do Projeto Político Pedagógico vigente, considerando que neste mesmo período, graduaram-se as primeiras turmas após a implementação do novo currículo e os resultados podem contribuir às diretrizes do documento norteador. Das monografias foram extraídos os elementos descritivos que foram submetidos à análise bibliométrica da qual apontou a Biblioteca Universitária como sendo um dos temas mais estudados no curso até a produção desse artigo. Compõe o referencial teórico, a importância da Iniciação Científica, a aplicação da Bibliometria para mensurar e contextualizar os dados das produções científicas, nesse caso, as monografias do curso, bem como, das etapas executadas para a realização dessa pesquisa. Ademais, apresentam-se os procedimentos metodológicos, mediante os objetivos exploratório e descritivo, com abordagem quantitativa. Finaliza, apresentando a Biblioteca Universitária como tema mais estudado e os autores mais citados nesse termo, assim como, demonstra a relevância dos estudos oriundos da graduação, das motivações que o impulsionam e das relações entre ensino e pesquisa nas práticas pedagógicas e acadêmicas do curso.

Palavras-chave: Trabalhos de conclusão de curso. Iniciação Científica. Biblioteconomia. Bibliometria. Biblioteca Universitária.

________________________________

1Graduanda em Biblioteconomia na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Email: julianapintodasilva00@gmail.com

2Graduanda em Biblioteconomia na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Email: taliaraquel13@gmail.com

3Professora do curso de Biblioteconomia na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Email: jardim.vanusa@gmail.com

(2)

2

___________________________________________________ ABSTRACT

This article shows the results of an academic research carried out within the scope of the Scientific Initiation Program in the Librarianship Course of the Universidade Federal do Amazonas (UFAM). The study dealt with the application of the bibliometric technique in the undergraduation final paper, defended in the period from 2013 to 2016, a very opportune moment, including to evaluate some items of the current Political Pedagogical Project, considering that in this same period, the first classes after the implementation of the new curriculum and the results can contribute to guideline document guidelines. From the monographs were extracted the descriptive elements that were submitted to the bibliometric analysis of which the University Library pointed to being one of the most studied subjects in the course until the production of this article. It compiles the theoretical reference, the importance of the Scientific Initiation Program, the application of Bibliometrics to measure and contextualize the data of the scientific productions, in this case, the monographs of the course, as well as, the steps taken to carry out this research. In addition, the methodological procedures are presented, through the exploratory and descriptive objectives, with a quantitative approach. It concludes by presenting the University Library as the most studied topic and the most cited authors in this term, as well as showing the relevance of undergraduate studies, the motivations that motivate it and the relationship between teaching and research in the pedagogical and academic practices of the course.

Keywords: Undergraduation thesis. Research Scientific Junior. Librarianship. Bibliometric analysis. University Library.

1 INTRODUÇÃO

Esta comunicação objetiva demonstrar a biblioteca universitária como tema de estudo escolhido pelos discentes nos trabalhos de conclusão de curso da graduação em Biblioteconomia na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) que, há menos de uma década, ainda não constava como prática acadêmica no referido curso. No Estado do Amazonas, o Curso de Biblioteconomia foi criado por iniciativa da UFAM, por meio da Resolução n° 29 de 14.11.1966, do seu Conselho Universitário, e desde sua primeira estrutura curricular de 1962 até a última de 1994, o trabalho de conclusão de curso ainda não constava no Projeto Político Pedagógico (PPP) como uma atividade acadêmica obrigatória.

A partir da reformulação do documento que norteia o ensino de Biblioteconomia na UFAM, ocorrido em 2008, todos os discentes passaram a elaborar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) a ser apresentado para uma banca examinadora no último período da graduação.

(3)

3

___________________________________________________

A elaboração desse relatório acadêmico pelos discentes resulta do processo de aprendizagem e aquisição de conhecimentos no curso de graduação e da compreensão das formas de se fazer ciência, no entanto, entender e aprender como se sucede a produção científica e suas metodologias nem sempre é oportunizada nas disciplinas específicas do curso, gerando a necessidade de aquisição de conhecimento em metodologias próprias da esfera científica relacionadas ao fazer acadêmico de cada campo do conhecimento, nesse caso, a Biblioteconomia. Como parte do currículo, existem as disciplinas que contemplam as metodologias e técnicas científicas, nem sempre tão exploradas na prática em sala de aula, devido a rapidez e urgência das demais atividades pertinentes à graduação. Nessa ocasião, os discentes vão adiando o aprendizado voltado aos passos metodológicos da pesquisa até se depararem com disciplinas que exigem conhecimentos mais técnicos, normativos, metodológicos e científicos a serem aplicados em seus projetos de pesquisa e, consequentemente, na elaboração dos trabalhos de conclusão de curso.

Para que o discente possa compor o projeto de pesquisa do qual resultará no seu TCC, é necessário que o mesmo entenda a finalidade da realização do trabalho, considerando que muitos discentes não participaram por algum motivo das atividades de iniciação científica que contribuem muito para a composição de qualquer pesquisa científica. Mesmo assim, os discentes são motivados a participar das atividades de pesquisa e extensão extraclasse, a fazer levantamentos bibliográficos sobre temas pouco explorados, a produzir e publicar artigos em temas que despertam o seu interesse e, principalmente, que estimule os alunos ao estudo de temas e problemáticas que contribuam à área da Biblioteconomia visto que há necessidade de maior volume de produção científica em determinados temas da área.

Após a nova estrutura curricular ser implementada em 2009, todos os ingressantes a passaram a elaborar o TCC como requisito obrigatório, encerrando a graduação com a primeira turma em 2013. Os TCCs aprovados e, quando há necessidade, revisados pelo discente e seu orientador, são entregues em uma versão impressa e uma versão digital à Coordenação Acadêmica do Curso, onde ficam armazenados e disponibilizados para consulta pública, principalmente, pelos discentes que estão cumprindo as disciplinas que orientam à elaboração desse documento, motivados pela curiosidade e interesse em conhecer quais temas já foram pesquisados.

(4)

4

___________________________________________________

Constatada a necessidade de consulta aos TCCs pelos discentes finalistas do curso, a professora de Metodologia da Pesquisa I e II e também orientadora de monografias decidiu-se fazer um levantamento oficial da produção científica dos TCCs defendidos no período entre 2013 a 2016 a fim de conhecer os temas mais pesquisados e os autores que mais contribuíam teoricamente nesses temas ou quem sabe até prospectar interesses de pesquisa em determinados assuntos a partir da produtividade temática existente.

Assim, a professora selecionou duas discentes do curso de Biblioteconomia, explicou a proposta de submissão de pesquisa em nível de iniciação científica e apresentou a relevância da pesquisa, para agregar qualificação em pesquisa às discentes, bem como, da contribuição que os resultados da pesquisa poderiam cooperar para a revisão de algumas diretrizes existentes no PPP do curso.

Aprovada a proposta e mediante as etapas de pesquisa que seriam executadas, um profissional da Ciência da Computação foi agregado como Colaborador à equipe, justificando essa participação pela necessidade de criação de uma ferramenta de análise bibliométrica a partir de um software gratuito e desenvolvido pela própria equipe.

Assim, a pesquisa foi planejada para ser executada no período de um ano, constando na programação, explanações e discussões teóricas e técnicas realizadas em cada etapa da pesquisa, bem como, das possíveis publicações que poderiam divulgadas em torno do processo de Iniciação Científica.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

A história dos cursos de Biblioteconomia no Brasil teve inicio com a primeira iniciativa em 1911, pela Biblioteca Nacional (BN), sob a influência da escola francesa que priorizava o ensino das disciplinas com conteúdo prático, isso se manteve até a década de 50, ao mesmo tempo em que a escola americana expandia e propagava as disciplinas voltadas à organização e administração de bibliotecas. Por volta de 1940, a BN reformulou suas estratégias quanto ao ensino dessa área e, mediante as necessidades de mercado, dividiu as formas de ensino em nível fundamental, esse formato voltado à formação de auxiliares de biblioteca e em nível superior, especificamente voltado aos administradores de bibliotecas. A partir disso, a BN passou a oferecer cursos livres e de atualização profissional de modo a

(5)

5

___________________________________________________

ampliar a oferta de diferentes tipos de capacitações, contribuindo à expansão do ensino superior nos demais estados do Brasil.

No decorrer desse período houve muitas discussões acerca da atualização dos conteúdos nos currículos dos cursos ofertados pelo país, até que em 1962, por meio do novo currículo base da BN, a elevação da profissão para nível superior teve sua meta alcançada. Na mesma época, a Lei Nº 4.084 de 30 de junho de 1962 também entrou em vigor, na qual estabeleceu que somente os Bacharéis em Biblioteconomia, portadores de diploma expedido pelas escolas de Biblioteconomia, poderão exercer a profissão de bibliotecário, tornando privativo o exercício da profissão (MULLER, 1985, p.6).

Em Manaus, capital do Amazonas, o curso foi criado na Universidade Federal, aprovado no Conselho Universitário por meio da Resolução n° 29 de 14.11.1966 e do qual existe até hoje, em nível Bacharelado, ofertado no turno matutino, dispondo anualmente 56 (cinquenta e seis) vagas, entre selecionados pelo Processo Seletivo Contínuo da própria universidade e Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) (PPP, 2008).

Na estrutura curricular, assim como nos demais cursos de graduação, possui disciplinas obrigatórias e optativas de formação geral e específicas, atividades complementares, estágios e o trabalho de conclusão de curso, elaborado e apresentado em modo impresso e defesa oral para integralização do curso e obtenção de diploma (PPP, 2008).

O TCC ou monografia é um relatório produzido na forma textual e descritiva sobre uma pesquisa científica realizada pelo discente finalista da graduação ou em alguns cursos de pós-graduação. Trata-se de uma produção textual acadêmica na qual expresse o conhecimento obtido pelo discente durante sua formação universitária, este representa uma síntese de um trabalho de pesquisa escolhido pelo aluno e orientado por um professor da área do curso.

Vale lembrar que essa é uma atividade obrigatória no final dos cursos de graduação, desde que esteja prescrito no PPP do curso, assim como, consta no Curso de Biblioteconomia da UFAM.

Os temas que compõem esses TCCs foram selecionados pelos discentes do curso e o tipo de pesquisa varia conforme as metodologias científicas adequadas à cada subárea da pesquisa. Tema de pesquisa, segundo Marconi e Lakatos (2007, p.220) é o assunto que se deve provar ou desenvolver. Nessa cobertura temática há que se especificar de modo mais

(6)

6

___________________________________________________

pontuado, aquilo que especificamente se deseja pesquisar, denominado de delimitação do tema.

Relacionadas ao tema e sua delimitação, as palavras-chave representam o conteúdo presente nos TCCs, elemento muito importante na análise bibliométrica, pois, também pode indicar os termos ou assuntos discutidos no referencial teórico, no qual estão fundamentados os conceitos, teorias e autores úteis ao estudo do tema. Essa etapa permite verificar o estado do problema a ser pesquisado, sob o aspecto teórico de outros estudos e pesquisa já realizados (MARCONI e LAKATOS, 2007).

Quanto aos aspectos da metodologia científica, estes, estão inseridos nas disciplinas em todos os cursos de ensino superior, no entanto, quando o discente finalista precisa compor um projeto de pesquisa do qual será originado o seu TCC encontra dificuldades quanto à compreensão e execução das etapas metodológicas da pesquisa.

Neste sentido, ressalta-se a importância de incluir o discente o quanto antes no universo da pesquisa na graduação, a fim de que o mesmo se habitue a pensar cientificamente e lhe oportunize as vivências da pesquisa acadêmica por meio das atividades de Iniciação Científica, programa institucionalizado na maioria das Universidades.

A Iniciação Científica é uma atividade que permite incorporar o pensamento científico nos graduandos, proporciona-lhes a experiência teórica e prática na pesquisa e, certamente, contribuirá no processo de pesquisa relacionado ao seu futuro TCC já que a realização de um projeto auxilia na formação profissional e incentiva a carreira de pesquisador, caso o discente descubra sua potencialidade para ser um futuro pesquisador da área.

Sabendo-se que Biblioteconomia é uma área disciplinar bastante consolidada em suas práticas e, vem se reformulando no que diz respeito ao tratamento da informação, suportes e formatos, estes últimos vem se adequando cada vez mais às novas necessidades dos usuários e das novas realidades dos ambientes de informação.

Ortega (2004, p.1) afirma que a Biblioteconomia é a área que executa a organização, gestão e disponibilização de acervos de bibliotecas. Os Bacharéis em Biblioteconomia por formação acadêmica e profissional, embasados propriamente nas leis que regem o ensino e a profissão atuante no mercado conferem as exigências teóricas e práticas que permitem ao bibliotecário exercer sua função e realizar atividades em qualquer estrutura e serviços

(7)

7

___________________________________________________

atrelados a qualquer tipologia de biblioteca, inclusive a tratar e organizar informações em qualquer contexto e qualquer finalidade.

É compreensível que no âmbito da Biblioteconomia e, mediante a obrigatoriedade da pesquisa para a elaboração do trabalho de conclusão de curso, os discentes procurem por temas voltados ao seu futuro espaço de atuação profissional, visto que as realizações dos estágios supervisionados permitem a observação, reflexão e constatação do exercício da profissão na realidade em sociedade.

A pesquisa científica parte do levantamento de literaturas sobre o objeto de estudo e das relações que esse objeto estabelece com os ambientes da pesquisa e sociedade. Requer do pesquisador o entendimento do tema escolhido com o encadeamento das bases teóricas que mantêm o seu status atual na área do conhecimento com base em estudos científicos consolidados, assim como, a própria pesquisa do discente que elabora o seu TCC busca investigar assuntos de seu interesse relacionado com a futura prática profissional.

Os resultados parciais da pesquisa realizada em nível de iniciação científica possuem o objetivo de identificar os temas mais pesquisados nos TCCs do curso de Biblioteconomia na UFAM e, como parte dos objetivos específicos busca elencar os autores que mais contribuem com suas teorias nestas produções acadêmicas.

Ressalta-se que a professora-coordenadora da pesquisa sempre enfatizou a importância das práticas e exercício no aprendizado de teorias, metodologias e técnicas oportunizadas aos graduandos e participantes da iniciação científica.

A seguir, serão demonstrados os procedimentos metodológicos e as etapas executadas neste projeto de iniciação científica.

3 METODOLOGIA

A pesquisa é um conjunto de ações realizadas em etapas metodológicas, as quais compõem a natureza aplicada, visando a aplicação dos resultados (SILVEIRA; CÓRDOVA, 2009), cujo objetivos se configuram em exploratória e descritiva, tornando o conhecimento explícito de modo a analisar modelos que estimulem a compreensão (GIL, 2007). A abordagem da pesquisa foi quantitativa que significa transformar informações pesquisadas em números para classificá-las e analisá-las mediante os procedimentos técnicos adotados na

(8)

8

___________________________________________________

pesquisa documental diretamente realizada nos TCCs, fontes bibliográficas constituídas como documentos oficiais (FONSECA, 2002).

Em princípio, o universo da pesquisa foi delineado pela Lista de Trabalhos, organizada de forma aleatória, oferecida pela Coordenação Acadêmica do Curso, da qual constava a existência de 99 (noventa e nove) TCCs defendidos no período de 2013 a 2016. Ao conferir no acervo físico, essa quantidade desceu para 88 (oitenta e oito) monografias existentes, sendo analisadas 75 (setenta e cinco) em formato digital e 13 (doze) em formato impresso, ao aplicar o critério de coletar as referências somente daquilo que foi citado no desenvolvimento do trabalho, 1 (um) TCC foi excluído por não está amparado nessa condição, totalizando assim o universo em 87 (oitenta e sete) TCCs utilizados na pesquisa. Cabe aqui registrar que a ausência de 11 (onze) TCCs ocorreu pelo motivo dos mesmos encontrarem-se emprestados aos docentes, sem previsão de retorno ao acervo.

3.1 Etapas da Pesquisa

O planejamento e a execução da pesquisa compreendem etapas sistematizadas e definidas previamente e que foram distribuídas da seguinte forma:

a) Em cada TCC foi realizado uma leitura superficial nos títulos, resumos e referências constantes da Bibliografia utilizada;

b) Cada referência identificada na Bibliografia de cada TCC foi conferida com a citação exposta no desenvolvimento do referencial teórico, a fim de conferir se tudo o que foi referenciado foi de fato, citado.

c) Foi elaborada uma planilha Excel, na qual o modelo e disposição das linhas e colunas foram organizadas conforme a classificação de cada elemento descritivo; d) Em cada linha um TCC foi inserido como registro individual, e nas colunas

horizontais que seguem o registro, foram organizados os seguintes elementos descritivos: título, palavras-chave, autor da monografia, referências citadas, ano de publicação e professor-orientador;

(9)

9

___________________________________________________

f) Os elementos descritivos foram importados no software de análise bibliométrica, no qual tais elementos foram configurados em dados no formato específico para análise;

g) A contagem das palavras ocorreu da forma em que foram representadas pelos termos título, palavras-chave e referências (sobrenome e inicial de cada autor presente nas referências de cada TCC).

h) Ao final da quantificação de palavras mensuradas pelo software, buscou-se correlacionar os termos título e palavras-chave, palavras-chave e referências a fim de estabelecer relações entre estes elementos.

É importante evidenciar que a técnica bibliométrica utilizada nesse levantamento apresenta característica descritiva e quantitativa, com vistas a calcular a ocorrência dos termos relacionados (título e palavras-chave, palavras-chave e referências) conforme as classificações organizadas na planilha no contexto das monografias, de modo que fosse realizada a contagem da comunicação escrita (PITCHARD, 1969), da qual se atingiu os resultados permitindo a identificação do número de vezes que os termos selecionados (título, palavras-chave e referências) indicassem o nível de atividade de pesquisa sobre determinados temas (VIDICAN, WOON e MADNICK, 2009).

Vale ressaltar que para se utilizar da técnica de análise bibliométrica é necessário possuir um objetivo claro daquilo que se pretende alcançar, sem esse objetivo, os resultados poderão não representar o conhecimento que se intenciona a partir da contagem dos termos somente. Conforme o objetivo definido aliado à expectativa dos resultados, a análise permitirá mensurar ou avaliar a produção científica utilizada nas monografias e projetar cenários atuais e prospectivos no âmbito acadêmico.

Nesse projeto não constou entre os objetivos de pesquisa, mapear ou mensurar produção científica dos autores de modo individual na intenção de medir produção científica dos mesmos e sim demonstrar em que quantidade de citações os mesmos foram relacionados aos temas estudados nas monografias.

(10)

10

___________________________________________________

Assim, faltando dois meses para a finalização desta pesquisa e até o presente momento da produção deste artigo, um dos temas mais pesquisados pelos finalistas nos TCCs do curso de Biblioteconomia da UFAM foi a “Biblioteca Universitária”, no ranking estabelecido em 5 posições, elencados desta forma: Biblioteca Universitária (1ª posição), Biblioteca Escolar (2ª posição), Biblioteconomia (3ª posição), Leitura (4ª posição), e Incentivo à Leitura (5ª posição).

Após a análise e cruzamento dos termos selecionados: temas e referências (autores) utilizados para cada tema, o ranking dos autores que embasam teoricamente o tema em questão, apontados na análise bibliométrica são apresentados na Figura 1, a seguir.

Todos os autores são estudiosos e pesquisadores renomados por suas pesquisas e contribuições de excelência na área de Biblioteconomia, Ciência da Informação e Administração, lembrando que a presença do autor Idalberto Chiavenato acontece pela relevância na contribuição de estudos científicos importantes da Administração que contribuem substancialmente às áreas de gestão na Biblioteconomia.

Figura 1: Relacionamento dos autores com o termo Biblioteca Universitária.

(11)

11

___________________________________________________

Para atender o objetivo da pesquisa em conhecer os temas mais estudados no curso, o tema biblioteca universitária responde por 11,49% dos estudos voltados ao tema. Os autores referenciados e citados nesses mesmos estudos são demonstrados na Figura 1, os quais foram identificados pela quantidade em que são citados nos TCCs, são eles: Waldomiro Vergueiro (Universidade de São Paulo) com maior expressividade nas citações. Em segunda, seguem: Célia Barbalho (Universidade Federal do Amazonas), Nice Figueiredo (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), Ana Cláudia Miranda (Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte) e na terceira posição aparece Idalberto Chiavenato, pesquisador renomado das áreas de Administração e Negócios.

Nos resultados foi constatado o tema biblioteca universitária como um dos assuntos mais pesquisa nos TCCs do curso de Biblioteconomia no Amazonas até o fechamento deste artigo, bem como, foram apresentados os autores mais citados nos estudos relacionados ao tema, o que permite destacar esse espaço informacional, denominado Biblioteca Universitária, como ambiente de estudo de interesse dos finalistas, sendo possível deduzir que a facilidade no contato com esse ambiente, seja como usuário-estudante no ambiente universitário ou como estagiário, uma oportunidade em que muitas vezes, as bibliotecas universitárias recebem os discentes do curso para exercer a referida função, tenha provocado a curiosidade e o interesse em pesquisar sobre a atuação desse ambiente informacional.

Ademais, em breves ocasiões na qual esses resultados foram comentados entre os professores do curso, muitos deles recordaram de conversas com seus orientandos sobre a facilidade de compreensão entre a teoria e prática profissional voltada para as bibliotecas universitárias. Os estudantes conseguem relacionar os assuntos abordados em sala com o exercício do estágio e contribuição no aprendizado dos conteúdos sobre a biblioteca universitária como espaço informacional.

Vale lembrar que os resultados obtidos são oriundos de um projeto em desenvolvimento no âmbito da iniciação científica, na qual os envolvidos estão elaborando uma prévia do relatório final de pesquisa, inclusive, com os relatos das experiências vividas no ato de pesquisar.

(12)

12

___________________________________________________

Nesta oportunidade, pretendeu-se também verificar a relação pedagógica dos temas mais estudados com os conteúdos ministrados e embasados no PPP cujo objetivo auxiliará na atualização pedagógica e acadêmica que está sendo realizado no curso de Biblioteconomia da UFAM atualmente, buscando progredir no desenvolvimento de estruturas curriculares que promovam a integração de conhecimentos da Biblioteconomia com perspectivas interdisciplinares junto à Bibliometria e a Ciência da Computação.

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

O tema biblioteca universitária responde por 11,49% dos estudos realizados nos TCC até o momento de produção deste artigo. Os benefícios ocorridos nessa pesquisa foram conhecer os temas mais estudados e os autores que embasam a fundamentação teórica da produção acadêmica nos TCCs, mostrou às discentes do curso e ao colaborador os ganhos intelectuais e técnicos adquiridos na iniciação científica, assim como, possibilitou verificar a relação pedagógica dos temas estudados com os objetivos acadêmicos e profissionais vislumbrados pelo PPP com vistas à integração de conhecimentos na área e possibilidades da realização de estudos interdisciplinares em Biblioteconomia.

REFERÊNCIAS

CUNHA, M. V. Os periódicos em ciência da informação: uma análise bibliométrica. Ciência e Informação, Brasília, v. 14, n. 01, p. 37-45, 1985.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2007.

MUELLER, Suzana Pinheiro Machado. O ensino de Biblioteconomia no Brasil. Ciência da Informação: Brasília, v. 14, n.1, p. 3-15, jan./jun. 1985.

(13)

13

___________________________________________________

ORTEGA, C. D. Relações históricas entre Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação. DataGramaZero – Revista de Ciência da Informação, João Pessoa, v.5, n.5, out., 2004.

PRITCHARD, A. Statistical bibliography or bibliometrics? Journal of Documentation, Londres, v. 25, n.4, p. 348-349, dez. 1969.

SILVEIRA, Denise Tolfo; CÓRDOVA, Fernanda Peixoto. A pesquisa científica. In: Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS. Departamento de Arquivologia e

Biblioteconomia. Projeto pedagógico do curso de biblioteconomia, 2008, Manaus, 55 p. VIDICAN, G.; WOON, W.L.; MADNICK, S. Measuring innovation using bibliometric techiques: The case of solar photovoltaic industry. MIT Sloan School of Management, Massachusetts, n. 4733-09, 2009. 21p.

Referências

Documentos relacionados

Foram analisados a relação peso-comprimento e o fator de condição de Brycon opalinus, em três rios do Parque Estadual da Serra do Mar-Núcleo Santa Virgínia, Estado de São

Percebemos a necessidade de questionar a teoria de Halbwachs, no tocante à reconstrução do passado pela memória através de processos coletivos, anteriores ao indivíduo e mais ainda

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

Tendo como parâmetros para análise dos dados, a comparação entre monta natural (MN) e inseminação artificial (IA) em relação ao número de concepções e

(2019) Pretendemos continuar a estudar esses dados com a coordenação de área de matemática da Secretaria Municipal de Educação e, estender a pesquisa aos estudantes do Ensino Médio

Quando contratados, conforme valores dispostos no Anexo I, converter dados para uso pelos aplicativos, instalar os aplicativos objeto deste contrato, treinar os servidores

Dada a plausibilidade prima facie da Prioridade do Conhecimento Definicional, parece que não se poderia reconhecer instâncias de F- dade ou fatos essenciais acerca