• Nenhum resultado encontrado

ESTADO, DEMOCRACIA E LUTA DE CLASSES: OS CAMINHOS DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESTADO, DEMOCRACIA E LUTA DE CLASSES: OS CAMINHOS DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

II CONGRESSO REGIONAL DE SERVIÇO SOCIAL DAS FIP

ESTADO, DEMOCRACIA E LUTA DE CLASSES: OS CAMINHOS DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL

DATA: 18 à 21 de Setembro de 2018.

INSCRIÇÕES:

Taxas de Inscrição para o II Congresso Regional de Serviço Social das FIP Categoria Até 20/07/2018 A partir do dia

31/07/2018 Estudantes de graduação de Serviço

Social e de outras áreas 90,00 110,00

Estudantes de pós-graduação de Serviço

Social e de outras áreas 100,00 120,00

Profissionais e docentes de demais

instituições 110,00 130,00

Supervisores de Campos de estágio das FIP

Gratuidade

(Inscrições presenciais na

Coordenação do Curso de Bacharelado em Serviço Social)

NORMAS PARA ENVIO DE TRABALHOS E APRESENTAÇÃO EM PÔSTER/BANNER OU COMUNICAÇÃO ORAL.

Os trabalhos que serão submetidos para apresentação em pôster/banner ou comunicação oral, deverão ser encaminhados à comissão cientifica do II CONGRESSO REGIONAL DE SERVIÇO SOCIAL DAS FIP até 27 de julho de 2018 às

23h59 (horário de Brasília), via formulário, disponibilizado no site oficial deste evento. Cada participante pode submeter até 02 (dois) trabalhos, sendo individual ou em grupo em quaisquer modalidades (pôster/banner ou comunicação oral). Deve ser indicado no ato da submissão à modalidade e o apresentador de cada trabalho, a quantidade de autores por trabalho responde a um limite de 05 (cinco) autores, dentre autor, (co)autor e orientador.

Os trabalhos submetidos nas modalidades de pôster/banner e/ou comunicação oral deverão corresponder a estudos (em andamento ou concluídos) provenientes de: Projeto de Pesquisa, Projeto de Extensão, Projeto de Intervenção em Estágio Supervisionado, TCC, Pós-Graduação e Relatos sobre Exercício Profissional e Outras.

O PARECERISTA PODERÁ INDICAR PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA ONLINE DAS FIP O TRABALHO SUBMETIDO (MODALIDADE

PÔSTER/BANNER OU COMUNICAÇÃO ORAL), CASO AVALIE PERTINENTE.

ATENÇÃO:

(2)

inscrição efetuada e paga.

 Os dados dos/as autores/as e instituição deverão ser inseridos diretamente no formulário de envio de trabalhos, disponibilizado no site oficial deste evento. Não devendo estes dados constar no corpo do trabalho.

 Os trabalhos que tiverem qualquer forma de identificação dos autores e fora do limite de páginas estabelecidos serão recusados.

 Na inscrição online do trabalho o/a autor/a deverá definir o eixo temático e qual à discussão que corresponde ao referido trabalho.

 Todos os trabalhos aprovados para apresentação em pôster/banner ou comunicação oral serão publicados nos ANAIS do II CONGRESSO REGIONAL DE SERVIÇO SOCIAL DAS FIP, com ISBN.

EIXOS TEMÁTICOS/GRUPOS DE TRABALHO: 1. Ética, Direitos Humanos e Serviço Social.

O GT visa reunir trabalhos na área de Serviço Social, Ciências Sociais e áreas afins com abordagens teóricas cuja ênfase dos estudos tem priorizado a discussão sobre: a Ética no contexto de atuação profissional. Serviço Social e o Código de ética da profissão. Estado, Sociedade Civil e Direitos Humanos. Concepções e processo histórico sobre Direitos Humanos. Cidadania e o fundamento da igualdade nas suas diversas manifestações, nos direitos sociais e econômicos e nos direitos coletivos.

2. Política Social e Serviço Social.

O GT visa reunir trabalhos na área de Serviço Social, Ciências Sociais e áreas afins com abordagens teóricas cuja ênfase dos estudos tem priorizado a discussão sobre: Crise, trabalho e tendências contemporâneas das políticas sociais no capitalismo. Lutas sociais

e Controle Democrático nas políticas sociais, concepções e tendências do debate no

âmbito da cidadania. Analise da construção, características e execução das Políticas Setoriais considerando as particularidades regionais. Considerações sobre impacto de ajuste fiscal e ofensiva neoliberal na política social. Reflexos da política econômica para política social na sociedade capitalista.

3. Trabalho, Questão Social e Serviço Social.

O GT visa reunir trabalhos na área de Serviço Social, Ciências Sociais e áreas afins com abordagens teóricas cuja ênfase dos estudos tem priorizado a discussão sobre:

(3)

a centralidade e a metamorfose do mundo do trabalho à luz de sua contextualização histórica. Compreender o trabalho e a sua reprodução social; o Serviço Social na divisão sócio-técnica do trabalho. Inserção e a particularidade do Serviço Social como especialização do trabalho coletivo. Questão Social e suas diversas expressões na sociedade brasileira. O capitalismo e seus rebatimentos no Brasil contemporâneo. Impacto da política Neoliberal no Estado Brasileiro.

4. Movimentos sociais, sujeitos e processos coletivos.

O GT visa reunir trabalhos com abordagens teóricas cuja ênfase dos estudos tem priorizado a discussão sobre os sujeitos e os processos educativos presentes nas ações coletivas e movimentos sociais diversos. Apresentando os movimentos sociais e lutas de classes à relação entre movimentos sociais e Serviço Social a pesquisa teórica e profissional e sua intersecção com as áreas afins, bem como a relação entre Estado, políticas sociais e movimentos sociais. Pretende-se também reunir trabalhos em que questões emergentes no campo das configurações sociais manifestas pelos atores sociais e seus coletivos, tenham como recorte, jovens, camponeses e indígenas, as experiências empreendidas por mulheres, afro-brasileiros e outros coletivos em ações de educação não-escolar e movimentos LGBTTQI. Trabalhos que dizem respeito à educação do campo abordando experiências educativas empreendidas por movimentos sociais do campo; ações coletivas no campo (MST, Via Campesina, experiências de economia solidária no campo, classes multisseriadas) e demandas dos movimentos sociais em relação à educação escolar (educação infantil, educação especial). Experiência de pesquisa e profissional que dizem respeito a organização política e ao tema dos movimentos sociais urbanos (organização sindical; movimento comunitário; mobilidade urbana; luta pela moradia e ocupação do solo urbano, direito à cidade, entre outros).

5. Questão agrária, urbana e ambiental.

O GT pretende reunir trabalhos de pesquisadores e profissionais do Serviço Social e áreas afins que discutam as temáticas da questão agrária, urbana e ambiental nas configurações do capitalismo, apresentando seus impactos para a produção e reprodução do modo de produção em vigência. Pretende-se agregar trabalhos que abordem as características do desenvolvimento capitalista no campo brasileiro, suas transformações recentes e seus impactos ambientais; o debate em torno da reforma agrária; os conflitos e movimentos sociais no campo, e aspectos relativos à inserção do Serviço Social nas políticas públicas voltadas para o campo. Ademais, o processo de urbanização e de segregação sócio-espacial na sociedade brasileira, a importância e as características de movimentos sociais urbanos no Brasil e as políticas de desenvolvimento urbano e habitação desenvolvidas no país.

6. Serviço Social, fundamentos, formação e trabalho profissional

O GT pretende reunir trabalhos de pesquisadores e profissionais do Serviço Social e áreas afins que discutam as temáticas dos Fundamentos históricos e teórico- metodológicos do Serviço Social, considerando o âmbito da formação e trabalho profissional. Pretende-se reunir questões da história da profissão e o debate emergente que vem rebater no âmbito da formação profissional em Serviço Social e no trabalho,

(4)

salientando as três dimensões constitutivas da profissão: a dimensão teórica metodológica, ético politica e técnico operativa. A temática das relações e condições de trabalho, dos desafios postos a estruturação da ação profissional, bem como o perfil profissional e as dimensões do estagio supervisionado, se colocam como temáticas constituintes desse grupo de trabalho, nas suas duas grandes linhas do trabalho e formação profissional.

7. Serviço Social, relações de exploração/opressão de gênero, raça/etnia, sexualidades e geração.

O GT pretende reunir trabalhos de pesquisadores e profissionais do Serviço Social e áreas afins que discutam as temáticas relacionadas às Relações Patriarcais de gênero e raça, bem como as relações étnico-raciais e desigualdades, aspectos da luta antirracista e o movimento feminista, ressaltando no curso da sua história suas conquistas e impasses. Pretende-se também reunir trabalhos que tragam a discussão das sexualidades,

identidades de gênero e direitos humanos. O debate da diversidade humana e de gênero,

correlacionando racismo, machismo e homofobia. Trabalhos que dizem respeito à

infância, adolescência e juventude e ao envelhecimento. Experiência de pesquisa e

profissional que dizem respeito ao Serviço Social e os debates em torno da questão das relações sociais de gênero e sexualidade, bem como a inserção do Serviço Social nas políticas e nas instituições de defesa dos direitos das mulheres e da população LGBTTQI.

OS TRABALHOS DEVERÃO OBEDECER AO SEGUINTE FORMATO:

RESUMO EXPANDIDO:

 No resumo expandido deverá conter no mínimo 04 páginas e máximo 06 páginas (incluindo ilustrações, gráficos, tabelas – se houver - e referências), deve ser digitado com utilização de editores Word, papel A4, fonte Times New Roman corpo 12, espaço um e meio entre as linhas do texto, corpo 11 e espaço simples para citações direta longas (com recuo de 4cm) , margens direita, esquerda, superior e inferior 2,5cm.

 No resumo expandido deve constar o Título, Autores, Introdução, Objetivo, Metodologia, Resultados e Discussão, Considerações Finais, Palavras-chave (Mínimo 03, máximo 05) e Referências.

ARTIGO COMPLETO:

 O artigo completo deverá conter no mínimo 08 páginas e máximo 12 páginas (incluindo ilustrações, gráficos, tabelas – se houver - e referências), deve ser digitado com utilização de editores Word, papel A4, fonte Times New Roman corpo 12, espaço um e meio entre as linhas do texto, corpo 11 e espaço simples para citações direta longas (com recuo de 4cm) , margens direita, esquerda, superior e inferior 2,5cm.

 A primeira página do texto, deverá incluir de forma centralizada, o título do trabalho (letra maiúscula) e negrito, acompanhado do subtítulo, se houver, em redondo (letra

(5)

minúscula), sem negrito, o RESUMO de até 2.000 caracteres em português, com a indicação de três a cinco palavras-chave, a 5 centímetros da margem esquerda, sem parágrafos e, logo abaixo, sua versão para o inglês (ABSTRACT), com as respectivas palavras-chave (Keywords);

 O texto do artigo deve começar com a INTRODUÇÃO, seguida das demais seções que constituem o DESENVOLVIMENTO do trabalho, da CONCLUSÃO, cada uma delas antecedida por um indicativo (algarismo) ajustado à margem esquerda. REFERÊNCIAS.  Os títulos das seções primárias deverão ser digitados (maiúsculas) e em negrito; os das seções secundárias, apenas com a inicial em maiúscula e as demais letras (minúsculas) exceto quando se tratar de nomes próprios que devem ser em letras maiúsculas.

 Um espaço duplo deverá ser utilizado entre os títulos das seções e o texto subsequente.  As tabelas e/ou ilustrações (quadros, desenhos, gráficos, fotografias, mapas etc.) que

possam compor os trabalhos deverão ser restritas ao mínimo indispensável (até 03) e numeradas consecutivamente com algarismos romanos.

 Cada tabela deverá ter indicação do seu número e título respectivo, apenas com a inicial em maiúscula: Tabela 1 Título da tabela. Tabela 2 Título da tabela.

 Com relação às ilustrações (quadros, desenhos, gráficos, fotografias, mapas etc.), abaixo das mesmas, deverá haver indicação do tipo de ilustração, seguido da indicação do seu número.

NORMAS PARA CONFECÇÃO E APRESENTAÇÃO DOS PÔSTERES 1. Dimensão:

 0,90m de largura por 1,20 m de altura 2. Conteúdo do pôster.

 Título (o mesmo do trabalho enviado)

 Abaixo do título devem aparecer nessa ordem: nome dos/as autores/as, nome do apresentador/a (grifado), nome do curso e instituição; cidade e Estado.

 Em seguida: Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão (incluindo ilustrações, gráficos, tabelas – se houver - e referências), Conclusões e Referências.

Fonte Times New Roman, corpo 12, espaço um e meio entre as linhas do texto. OBS: A confecção dos pôsteres (na forma de banner) é responsabilidade dos/as autores/as.

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS Pôster: 10 min. de apresentação

Comunicação oral: 20 min. de apresentação

AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS

Todos os trabalhos submetidos para apresentação em pôster ou comunicação oral serão selecionados pela Comissão Científica do evento com base em pareceres emitidos por pareceristas, que avaliarão os trabalhos considerando a relevância científica, de acordo com os seguintes critérios:

a) pertinência do trabalho em relação ao Eixo Temático proposto; b) qualidade linguística: clareza e correção na comunicação;

(6)

c) conteúdo: fundamentação teórico-metodológica;

e) forma: obediência às normas especificadas para apresentação dos trabalhos. CERTIFICADOS DOS TRABALHOS APRESENTADOS

 O certificado de cada trabalho aprovado e apresentado por um/a dos/as autores/as será disponibilizado e/ou entregue presencialmente;

Referências

Documentos relacionados

RESUMO: Determinar zonas de águas salinas ou não salinas nos leitos de riachos, açudes, poços e cacimbas da sub-bacia da região do alto Paraíba, visando facilitar

Contudo, pelas análises já realizadas, as deformações impostas às placas pelos gradientes térmicos devem ser consideradas no projeto deste tipo de pavimento sob pena de ocorrer

MEDINDO 36 X 47 CM, MOLDURA EM ALUMINIO, VIDRO, ESPELHO TOTALIZANDO 61 ( SESSENTA E UMA ) FOTOS DIVIDIDAS EM 07 MOLDURAS.. MEDINDO 36 X 47 CM, MOLDURA EM ALUMINIO, VIDRO,

Em Portugal, existem (quase) 3500 quilómetros de percursos pedestres homologados, distribuídos pela totalidade do território nacional, com excepção do arquipélago

OBSTETRICA DR NAZY FUAD IBRAHIM BELO HORIZONTE ✓ INSTITUTO HERMES PARDINI BELO HORIZONTE ✓. ORTOCLINIC BELO

CUSTO Marcelo Renan Augusto Ferreira Pagamento de ajuda de custo a estudante para participação no XXXV Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional 600,00

A solução, inicialmente vermelha tornou-se gradativamente marrom, e o sólido marrom escuro obtido foi filtrado, lavado várias vezes com etanol, éter etílico anidro e

c) Ilha Marrecos, Ilha dos Macacos, Ilha dos Papagaios, Ilha dos Macucos, Ilha Mutum e Ilha do Forte Ilha do Mel, Ilha do Teixeira, Ilha dos Valadares, Ilha Eufrasina, Ilha Ponta