• Nenhum resultado encontrado

Universidade Federal de Pernambuco Departamento de Física. Primeira Lista de Exercícios

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Universidade Federal de Pernambuco Departamento de Física. Primeira Lista de Exercícios"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Universidade Federal de Pernambuco

Departamento de F´ısica

F´ısica para Farm´acia

Primeira Lista de Exerc´ıcios

Prof. Cesar Sampaio

15/03/2012

Para todos os problemas considere a acelara¸c˜ao da gravidade g = 9, 8 m/s2 .

Problema 01

Em um porto, um guindaste suspende um contˆeiner de 4000kg a uma altura de 30m, girando sobre o porto de forma a coloc´a-lo no deque de um cargueiro que est´a a 8m abaixo do n´ıvel do porto. Quanto trabalho ´e feito pelo guindaste sobre o contˆeiner? (Despreze as for¸cas de atrito.)

Problema 02

Uma caixa de 6 kg ´e elevada de uma distˆancia de 3 m a partir do repouso por uma for¸ca aplicada verticalmente para cima de magnitude 80 N. Determine a) o trabalho realizado pela for¸ca. b) o trabalho realizado pela gravidade. c) a energia cin´etica final da caixa.

Problema 03

Um bloco de 6 kg desliza, descendo um plano inclinado sem atrito que faz um ˆangulo de 60ocom a horizontal. Sabendo que o bloco percorre uma distˆancia de 2.0 m (meditos ao longo do bloco), determine o trabalho total realizado sobre o bloco. b) Qual ´e a velocidade bloco ap´os deslizar 1.5m se ele parte do repouso? c) Qual ´e a velocidade ap´os 1.5m se ele parte com uma velocidade inicial de 2.0 m/s ?

Problema 04

Considere um bloco de massa M = 50kg que precisa ser levantado at´e uma altura H = 200m. a) Calcule o trabalho necess´ario para realizar tal exerc´ıcio. Conside agora uma plano inclinado de altura H = 200m e ˆangulo θ = 30, sobre o qual o bloco andar´a. b) Calcule o trabalho necess´ario para elevar o bloco at´e o topo do plano inclinado, utilizando somente a defini¸c˜ao de trabalho. Por que as resposta dos itens a e b s˜ao iguais ?

(2)

Um homem deseja embarcar uma geladeira em uma caminhonete, que est´a a uma altura H = 1.5m em rela¸cao a posi¸cao do homem, utilizando para isso uma rampa de comprimento L = 3.4m (Figura 1). Durante o processo, ele percebe que est´a gastando muita energia e acha que se utilizar uma rampa maior ter´a menos esfor¸co. a) Mostre que se a altura H for constante, o trabalho somente depender´a desta altura e n˜ao do comprimento da rampa. Considere o peso da geladeira vazia igual a 100N. b) Suponha que agora o homem encha a geladeira com cerveja acrescentando assim uma massa de 30Kg `a geladeira. Calcule o trabalho de levar a cerveja at´e a caminhonete.

Figure 1: Figura referente ao problema 05 Problema 06

Uma equipe de filmagem chega `a cidade onde ser´a rodada a cena do filme. No roteiro, um carro colide com a superf´ıcie vertical de um rochedo a 30 m/s. Infelizmente, o motor do carro n˜ao d´a a partida e n˜ao h´a qualquer mecˆanico dispon´ıvel. A equipe, ent˜ao, desiludida, come¸ca a retornar ao est´udio, preparando-se para encarar a f´uria do produtor do filme, quando o cˆamera tem uma id´eia: utilizar um guindaste para suspender o carro pela traseira e, em seguida, deix´a-lo cair verticalmente, filmando a queda de um ˆangulo que pare¸ca que o carro se move na horizontal. Qual ´e a altura a que um carro de 800 kg deve ser elevado de modo que atinja uma velocidade de 30 m/s ao colidir com o solo?

Problema 07

Uma caixa de 4 kg ´e empurada a partir do repouso, sobre uma mesa hori-zontal, por uma distˆancia de 3 m com uma for¸ca horizontal de 25 N. A mesa n˜ao ´e perfeitamente limpa e portanto existe um atrito que atua sobre o bloco. A for¸ca de atrito ´e expressa por 7 N. Calcule a) o trabalho realizado pela for¸ca externa; b)a energia dissipada pela for¸ca de atrito; c) a energia cin´etica final da caixa e d) e a velocidade final da caixa.

Problema 08

(3)

rampa de 1 m de comprimento (Figura 02). Esta rampa n˜ao ´e perfeitamente polida e possui um certo atrito de magnitude igual a 2N e al´em disso, faz um ˆangulo de 30ocom a horizontal e est´a a uma altura de 0.5 m. Considere que a caixa ´e coloca sobre a rampa com velocidade inicial nula e no instante seguinte come¸ca a desliza sobre a rampa. Determine a velocidade da caixa ap´os percorrer toda a rampa.

Figure 2: Figura referente ao problema 08 Problema 09

Um esquiadora no alto de uma montanha, de 20 m de altura, parte do re-pouso em dire¸c˜ao a regi˜ao mais baixa (Figura 03). Supondo que a montanha ´e formada essencialmente por gelo e ´agua de modo que durante a descida o esquiadora n˜ao sofre nenhuma a¸c˜ao de for¸cas de atrito. a) Determine a veloci-dade v com ela chega na base da montanha. Entretanto a regi˜ao formada pela base da montanha ´e extremamente rugosa. b) Determine a distˆancia d que a esquiadora percorre at´e parar, supondo que atua sobre ela uma for¸ca de atrito de magnitude igual a 10 N.

Problema 10

Na figura 04, temos o instante inicial de nosso experimento. O bloco de massa m1 ´e colocado a uma certa altura h em rela¸c˜ao a um segundo bloco de massa m2, sendo m1> m2. Determine a velocidade com que m1 chega ao solo.

Problema 11

Uma for¸ca constante de 80N atua sobre uma caixa de 5, 0kg que se move no sentido da for¸ca com uma velocidade de 20m/s. Alguns segundos mais tarde a caixa est´a se movendo com uma velocidade de 68m/s. a) Calcule a varia¸c˜ao de energia cin´etica sofrida pela caixa. b) Determine o trabalho realizado por essa for¸ca.

Problema 12

(4)

Figure 3: Figura referente ao problema 09

Figure 4: Figura referente ao problema 10

sua energia cin´etica em joules? b) Qual ser´a o valor da energia cin´etica se sua velocidade for reduzida `a metade? c) Qual ser´a o valor da energia cin´etica se sua velocidade for dobrada? d) Qual o trabalho total realizado sobre o proj´etil nos itens !b! e!c! ?

Problema 13

Vocˆe participa de uma corrida com uma amiga. Inicialmente, cada um de vocˆes apresenta a mesma energia cin´etica, por´em vocˆe verifica que sua amiga o est´a superando, ficando a sua frente. Quando vocˆe dobra de velocidade, sua velocidade torna-se igual `a dela. Se sua massa ´e de 85 kg, qual ´e a massa de sua amiga ?

Problema 14

A ´agua que cai das cataratas de Vit´oria, cuja altura ´e de 128m, flui a uma taxa m´edia de 1, 4x106kg/s. Se metade da energia potencial dessa fosse conver-tida em energia el´etrica, qual seria a potˆencia produzida por essa catarata?

(5)

Considerando a figura 05, determine as energias potencial e cin´etica nos pontos A, B e C sabendo que o bloco possui massa m = 200 Kg. Conclua que a energia mecˆanica do processo est´a se conservando.

Figure 5: Figura referente ao problema 15 Problema 16

Considere uma pˆendulo formado pela massa M = 200 Kg e uma corda de comprimeto L = 10 m formando um ˆangulo de θA= 30ocom a vertical (Figura 06). Determine a energia potencial e cin´etica nos pontos: A, B, C. Verifique tamb´em que a energia total se conserva nas trˆes situa¸c˜oes. Por que ?

Figure 6: Figura referente ao problema 16

(6)

Substˆancia Calor Espec´ıfico(kJ/kg · K) Calor molar (J/mol · K) Alum´ınio 0.900 24.3 Bismuto 0.123 25.7 Cobre 0.386 24.5 ´ Agua 4.18 75.2 ´ Alcool Et´ılico 2.4 111.0 Merc´urio 0.140 28.3

Table 1: Calores Espec´ıficos e calores molares de alguns s´olidos e l´ıquidos Problema 17

Vocˆe deixa cair um recipiente com ´agua, termicamente isolado, de uma altura h do solo. Se a colis˜ao for perfeitamente inel´astica e toda a energia mecˆanica servir para transformar a energia interna da ´agua, qual deve ser a altura h para a temperatura da ´agua aumentar de 1oC? e de 1 Kelvin(K)? Se trocarmos a ´agua por ´alcool et´ılico, qual ser´a a nova altura h, para a mesma varia¸c˜ao de temperatura?

Problema 18

Realiza-se 30 kJ de trabalho sobre um sistema que consiste em 3 Kg de ´agua agitando-se essa ´agua por meio de uma roda de palhetas. Durante esse per´ıodo o sistema perde 12 kcal de calor devido `a ineficiˆencia do isolamento. Qual a varia¸c˜ao da energia interna do sistema? Se trocassemos a ´agua por merc´urio, qual seria o resultado desta experiˆencia?

Problema 19

Nas cataratas do Ni´agara a ´agua cai de uma altura de 50 m. a) Calcule o aumento da temperatura da ´agua, se toda a varia¸c˜ao de energia potencial contribuir para o aumento da energia interna da ´agua. b) Fa¸ca o mesmo c´alculo para as cataratas de Yosemite, onde a queda ´e de 740 m.

Problema 20

Em um dia frio ´e poss´ıvel aquecer as m˜aos esfreando-as uma na outra. a) Considere que o atrito entre as m˜aos seja de aproximadamente 12 N e que as m˜aos s˜ao esfregadas a uma velocidade m´edia de 35 cm/s. Qual a taxa de gera¸c˜ao de calor? (quanto calor ´e produzido por segundo?)) b) Admita que a massa de uma das m˜aos seja 350 g, que o calor espec´ıfico das m˜aos seja da ordem de 4.0 kJ/kg· K e que todo o calor gerado seja usado para eleva¸c˜ao da temperatura das m˜aos. Quanto tempo as m˜aos precisam ser esfregadas para produzir uma eleva¸c˜ao de 5oC na sua temperatura?

Problemas referentes `a For¸ca El´astica Problema 21

Em julho de 2010, a capital cearense ficou chocada com a atitude de um policial que trabalhando em uma blitz, atirou contra um poss´ıvel suspeito que passava pr´oximo ao local, sem antes o identificar. Para azar deste policial, n˜ao se tratava de um suspeito, mas sim de um jovem estudante que infelizmente veio a falecer sem tempo de algum tipo de socorro podesse ocorrer. Fatos como esse infelizmente n˜ao est˜ao sendo raros e para tanto alguns governos estaduais est˜ao pensando em adotar o uso de armas n˜ao letais. Na figura baixo temos

(7)

um esquema de uma arma com essas caracter´ısticas, que funciona a partir da compress˜ao de uma mola de constante k . Quando a esta mola ´e comprimida (posi¸c˜ao A) de 0.120 m, a arma, quando colocada para cima, lan¸ca um proj´etil de 0.2 Kg at´e uma altura m´axima de 20 m (Posi¸c˜ao C). a) Determine a constante k da mola. b) Calcule a velociade do proj´etil na posi¸c˜ao B.

Figure 7: Figura referente ao problema 21

Problema 22

Um bloco de 2, 4 kg est´a caindo sobre uma mola que tem constante de mola de 3955 N/m a partir de uma altura de 5, 0 m. Quando o bloco est´a momentaneamente em repouso a mola ter´a sido comprimida de 25 cm. Calcule a velocidade do bloco quando a mola est´a comprimida de 15 cm.

Problema 23

O objeto com massa de 3 kg mostrado na Figura ´e abandonado do repouso a uma altura de 5 m em uma rampa curva sem atrito. No p´e da rampa est´a uma mola com contante de for¸ca k = 400 N/m. O objeto escorrega para baixo, na rampa indo at´e a mola e comprimindo-a de uma distˆancia x antes de alcan¸car o repouso momentˆaneo. a) Calcule o valor de x b) O que acontece com o objeto ap´os alcan¸car o repouso?

(8)

Referências

Documentos relacionados

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

Disto pode-se observar que a autogestão se fragiliza ainda mais na dimensão do departamento e da oferta das atividades fins da universidade, uma vez que estas encontram-se

Apesar dos esforços para reduzir os níveis de emissão de poluentes ao longo das últimas décadas na região da cidade de Cubatão, as concentrações dos poluentes

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

O TBC surge como uma das muitas alternativas pensadas para as populações locais, se constituindo como uma atividade econômica solidária que concatena a comunidade com os

dois gestores, pelo fato deles serem os mais indicados para avaliarem administrativamente a articulação entre o ensino médio e a educação profissional, bem como a estruturação

Essas informações são de caráter cadastral (técnico responsável pela equipe, logradouro, etc.), posicionamento da árvore (local na rua, dimensões da gola, distância da

Outro ponto importante referente à inserção dos jovens no mercado de trabalho é a possibilidade de conciliar estudo e trabalho. Os dados demonstram as