• Nenhum resultado encontrado

Sala de Estudos FÍSICA Lucas 2 trimestre Ensino Médio 1º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Prismas Ópticos e Lentes

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Sala de Estudos FÍSICA Lucas 2 trimestre Ensino Médio 1º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Prismas Ópticos e Lentes"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Sala de Estudos FÍSICA – Lucas 2° trimestre

Ensino Médio 1º ano classe:___ Prof.LUCAS

Nome:______________________________________ nº___

Sala de Estudos – Prismas Ópticos e Lentes

1. (Fuvest 2017) Em uma aula de laboratório de física, utilizando-se o arranjo experimental esquematizado na figura, foi medido o índice de refração de um material sintético chamado poliestireno. Nessa experiência, radiação eletromagnética, proveniente de um gerador de micro-ondas, propaga-se no ar e incide perpendicularmente em um dos lados de um bloco de poliestireno, cuja seção reta é um triângulo retângulo, que tem um dos ângulos medindo 25 , conforme a figura. Um detetor de micro-ondas indica que a radiação eletromagnética sai do bloco propagando-se no ar em uma direção que forma um ângulo de 15 com a de incidência.

A partir desse resultado, conclui-se que o índice de refração do poliestireno em relação ao ar para essa micro-onda é, aproximadamente,

Note e adote:

- índice de refração do ar: 1,0 - sen 15 0,3 - sen 250,4 - sen 40 0,6 a) 1,3 b) 1,5 c) 1,7 d) 2,0 e) 2,2

2. (Ufrgs 2016) Utilize o enunciado e o gráfico abaixo para responder à(s) questão(ões) a seguir. Um feixe de luz branca incide em uma das faces de um prisma de vidro imerso no ar. Após atravessar o prisma, o feixe emergente exibe um conjunto de raios de luz de diversas cores. Na figura abaixo, estão representados apenas três raios correspondentes às cores azul, verde e vermelha.

A partir dessa configuração, os raios 1, 2 e 3 correspondem, respectivamente, às cores a) vermelha, verde e azul.

b) vermelha, azul e verde. c) verde, vermelha e azul. d) azul, verde e vermelha. e) azul, vermelha e verde.

(2)

3. (Fuvest 2010) Luz proveniente de uma lâmpada de vapor de mercúrio incide perpendicularmente em uma das faces de um prisma de vidro de ângulos 30 , 60  e 90 ,  imerso no ar, como mostra a figura a seguir.

A radiação atravessa o vidro e atinge um anteparo.

Devido ao fenômeno de refração, o prisma separa as diferentes cores que compõem a luz da lâmpada de mercúrio e observam-se, no anteparo, linhas de cor violeta, azul, verde e amarela. Os valores do índice de refração n do vidro para as diferentes cores estão dados adiante.

a) Calcule o desvio angular ,α em relação a direção de incidência, do raio de cor violeta que sai do prisma.

b) Desenhe, na figura a seguir, o raio de cor violeta que sai do prisma.

c) Indique, na representação do anteparo a seguir, a correspondência entre as posições das linhas L1, L2, L3 e L4 e as cores do espectro do mercúrio.

NOTE E ADOTE:

θ (graus) senθ Cor n (vidro)

60 0,866 violeta 1,532 50 0,766 azul 1,528 40 0,643 verde 1,519 30 0,500 amarelo 1,515 lei de Snell:  1 1 2 2 n senθ n senθ  n 1 para qualquer

(3)

4. (Unesp 2009) A figura representa o gráfico do desvio

 

δ sofrido por um raio de luz monocromática que atravessa um prisma de vidro imerso no ar, de ângulo de refringência A = 50º, em função do ângulo de incidência θ1.

É dada a relação

 

δ  θ 1 θ2 – A, em que θ1 e θ2 são, respectivamente, os ângulos de incidência e de emergência do raio de luz ao atravessar o prisma (pelo princípio da reversibilidade dos raios de luz, é indiferente qual desses ângulos é de incidência ou de emergência, por isso há no gráfico dois ângulos de incidência para o mesmo desvioδ).

Determine os ângulos de incidência

 

θ1 e de emergência

 

θ2 do prisma na situação de desvio mínimo, em que δmín30º.

5. (Unesp 2006) Um prisma de vidro imerso em água, com a face AB perpendicular à face BC, e a face AC com uma inclinação de 45° em relação a AB, é utilizado para desviar um feixe de luz monocromático. O feixe penetra perpendicularmente à face AB, incidindo na face AC com ângulo de incidência de 45°. O ângulo limite para a ocorrência de reflexão total na face AC é 60°.

Considerando que o índice de refração do vidro é maior que o da água, a trajetória que melhor representa o raio emergente é

a) I. b) IV. c) II. d) V. e) III.

6. (Uepg 2017) Uma lente delgada é utilizada para projetar numa tela, situada a 1 m da lente, a imagem de um objeto real de 10 cm de altura e localizado a 25 cm da lente. Sobre o assunto, assinale o que for correto.

01) A lente é convergente.

02) A distância focal da lente é 20 cm. 04) A imagem é invertida.

08) O tamanho da imagem é 40 cm. 16) A imagem é virtual.

(4)

7. (G1 - ifsul 2017) No laboratório de Física de uma escola, um aluno observa um objeto real através de uma lente divergente.

A imagem vista por ele é a) virtual, direita e menor. b) real, direita e menor. c) virtual, invertida e maior. d) real, invertida e maior.

8. (Ufrgs 2017) Na figura abaixo, O representa um objeto real e I sua imagem virtual formada por uma lente esférica.

Assinale a alternativa que preenche as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem. Com base nessa figura, é correto afirmar que a lente é __________ e está posicionada __________. a) convergente – à direita de I b) convergente – entre O e I c) divergente – à direita de I d) divergente – entre O e I e) divergente – à esquerda de O

9. (Eear 2017) Uma lente de vidro convergente imersa no ar tem distância focal igual a 3 mm.

Um objeto colocado a 3 m de distância conjuga uma imagem através da lente. Neste caso, o módulo do aumento produzido pela lente vale aproximadamente:

a) 1 b) 1 10 1 c) 1 10 2 d) 1 10 3

10. (Fac. Albert Einstein - Medicin 2016) Uma estudante de medicina, dispondo de espelhos esféricos gaussianos, um côncavo e outro convexo, e lentes esféricas de bordos finos e de bordos espessos, deseja obter, da tela de seu celular, que exibe a bula de um determinado medicamento, e aqui representada por uma seta, uma imagem ampliada e que possa ser projetada na parede de seu quarto, para que ela possa fazer a leitura de maneira mais confortável.

Assinale a alternativa que corresponde à formação dessa imagem, através do uso de um espelho e uma lente, separadamente.

(5)

a)

b)

c)

d)

11. (G1 - cps 2016) Se um aventureiro ficar perdido nas proximidades de um lago congelado, poderá experimentar uma técnica de sobrevivência. Essa técnica consiste em produzir fogo utilizando apenas um material de fácil combustão e um pedaço de gelo transparente, retirado da superfície desse lago. Ele deverá fazer seu pedaço de gelo assumir formato de um disco e, posteriormente, afinar suas bordas de modo uniforme.

Para essa finalidade, o gelo assim moldado assumira o papel de a) uma superfície especular.

b) uma lente convergente. c) uma lente divergente. d) um espelho côncavo. e) um espelho convexo.

(6)

A figura representa a imagem de um astronauta – plano de fundo – que aparece em uma gota d’água – primeiro plano – que está flutuando na Estação Espacial Internacional.

A análise da figura, com base nos conhecimentos da Física, permite afirmar:

a) Os raios  de  luz  refletidos  que  partem  do  astronauta,  após  atravessarem  a  gota  d’água,  convergem para formar a imagem real, invertida e reduzida.

b) A  gota  d’água  se  comporta  como  um  espelho  convexo  que  proporciona  a  redução  nas  dimensões das imagens e o aumento no campo visual.

c) O fenômeno ondulatório com predominância de reflexão possibilita a formação da imagem virtual, invertida e reduzida do objeto.

d) A formação  de imagem  nítida  no interior  da  gota  d’água  é favorecida  pelos fenômenos  de  difração e interferência construtiva.

e) A  gota  d’água  funciona  como  uma  lente  divergente  porque  conjuga  uma  imagem virtual  e  reduzida do objeto.

13. (G1 - ifsul 2016) A lupa é um instrumento óptico constituído por uma lente de aumento muito utilizado para leitura de impressos com letras muito pequenas, como, por exemplo, as bulas de remédios. Esse instrumento aumenta o tamanho da letra, o que facilita a leitura. A respeito da lupa, é correto afirmar que é uma lente

a) convergente, cuja imagem fornecida é virtual e maior. b) divergente, pois fornece imagem real.

c) convergente, cuja imagem fornecida por ela é real e maior. d) divergente, pois fornece imagem virtual.

14. (Udesc 2016) Os olhos dos seres humanos podem ser considerados sistemas ópticos. Eles são a janela de entrada da luz e, consequentemente, responsáveis pela formação das imagens que resultarão em nossa visão. Quando a formação de imagens no olho não é nítida, há alguma anomalia.

Considerando as anomalias relativas à visão humana e os estudos sobre lentes, analise as proposições.

I. Um encurtamento do bulbo do olho, se comparado ao comprimento normal do bulbo, é característico de pessoas com hipermetropia. Neste caso, a imagem forma-se depois da retina e não sobre ela, prejudicando sua nitidez. Para correção desse problema de visão, utilizam-se lentes convergentes.

II. Um olho com miopia apresenta um alongamento do bulbo, quando comparado ao comprimento normal. Com isso, a imagem dos objetos acabará por se formar após a retina, prejudicando a nitidez da imagem formada. Para correção desse problema de visão utilizam-se lentes divergentes.

III. A dioptria de uma lente, também chamada de grau da lente, corresponde numericamente ao inverso da distância focal, medida em metros.

IV. Uma lente convergente de distância focal igual a 30 cm está imersa no ar. Quando se coloca um objeto de 5 cm de altura, a 40 cm de distância da lente, obtém-se uma imagem real, invertida, maior e localizada a 120 cm da lente.

Assinale a alternativa correta:

a) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras. b) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras. c) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras. d) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras. e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

15. (Unesp 2016) Durante a análise de uma lente delgada para a fabricação de uma lupa, foi construído um gráfico que relaciona a coordenada de um objeto colocado diante da lente (p)

com a coordenada da imagem conjugada desse objeto por essa lente (p’). A figura 1 representa a lente, o objeto e a imagem. A figura 2 apresenta parte do gráfico construído.

(7)

Considerando válidas as condições de nitidez de Gauss para essa lente, calcule a que distância se formará a imagem conjugada por ela, quando o objeto for colocado a 60 cm de seu centro óptico. Suponha que a lente seja utilizada como lupa para observar um pequeno objeto de 8 mm de altura, colocado a 2 cm da lente. Com que altura será vista a imagem desse objeto?

16. (Ufjf-pism 2 2015) Uma vela está situada a uma distância de 23 cm de uma lente convergente com distância focal de 10 cm, como mostrado na figura abaixo.

Sobre a imagem formada, pode-se afirmar que:

a) será real e invertida, formada à direita da lente, a uma distância de 17,69 cm desta, e com tamanho menor que o do objeto.

b) será virtual e direta, formada à esquerda da lente, a uma distância de 17,69 cm desta, e com tamanho maior que o do objeto.

c) será real e invertida, formada à direita da lente, a uma distância de 6,97 cm desta, e com tamanho menor que o do objeto.

d) será real e invertida, formada à esquerda da lente, a uma distância de 6,97 cm desta, e com tamanho maior que o do objeto.

e) será real e direta, formada à direita da lente, a uma distância de 17,69 cm desta, e com tamanho menor que o do objeto.

17. (Fuvest 2014) Um estudante construiu um microscópio ótico digital usando uma webcam, da qual ele removeu a lente original. Ele preparou um tubo adaptador e fixou uma lente convergente, de distância focal f = 50 mm, a uma distância d = 175 mm do sensor de imagem da webcam, como visto na figura abaixo.

Note e adote:

Pixel é a menor componente de uma imagem digital.

(8)

No manual da webcam, ele descobriu que seu sensor de imagem tem dimensão total útil de

2

6 6 mm , com 500 500 pixels. Com estas informações, determine a) as dimensões do espaço ocupado por cada pixel;

b) a distância L entre a lente e um objeto, para que este fique focalizado no sensor;

c) o diâmetro máximo D que uma pequena esfera pode ter, para que esteja integralmente dentro do campo visual do microscópio, quando focalizada.

18. (G1 - cps 2012) Nas plantações de verduras, em momentos de grande insolação, não é conveniente molhar as folhas, pois elas podem “queimar” a não ser que se faça uma irrigação  contínua.

Observando as figuras, conclui-se  que  a  “queima”  das  verduras  ocorre,  porque  as  gotas  depositadas sobre as folhas planas assumem formatos de objetos ópticos conhecidos como lentes

a) biconvexas, que têm a propriedade de dispersar a radiação solar. b) bicôncavas, que têm a propriedade de dispersar a radiação solar. c) plano-convexas, que têm a propriedade de concentrar a radiação solar. d) plano-côncavas, que têm a propriedade de concentrar a radiação solar. e) convexo-côncavas, que têm a propriedade de concentrar a radiação solar.

19. (Epcar (Afa) 2012) A figura 1 abaixo ilustra o que um observador visualiza quando este coloca uma lente delgada côncavo-convexa a uma distância d sobre uma folha de papel onde está escrita a palavra LENTE.

Justapondo-se uma outra lente delgada à primeira, mantendo esta associação à mesma distância d da folha, o observador passa a enxergar, da mesma posição, uma nova imagem, duas vezes menor, como mostra a figura 2.

Considerando que o observador e as lentes estão imersos em ar, são feitas as seguintes afirmativas.

I. A primeira lente é convergente.

II. A segunda lente pode ser uma lente plano-côncava.

III. Quando as duas lentes estão justapostas, a distância focal da lente equivalente é menor do que a distância focal da primeira lente.

São corretas apenas a) I e II apenas. b) I e III apenas. c) II e III apenas. d) I, II e III.

(9)

20. (G1 - ifpe 2012) Analisando os três raios notáveis de lentes esféricas convergentes, dispostas pelas figuras abaixo, podemos afirmar que:

a) Apenas um raio está correto. b) Apenas dois raios são corretos. c) Os três raios são corretos.

d) Os raios notáveis dependem da posição do objeto, em relação ao eixo principal. e) Os raios notáveis dependem da posição da lente, em relação ao eixo principal.

GABARITO: 1) B 2) A 3) (a) 20º (b) 50º 4) 40º 5) E 6) 01 + 02 + 04 + 08 = 15

7) A 8) C 9) D 10) B 11) B 12) A 13) A 14) D 15) p´= 12 cm, 10 mm

Referências

Documentos relacionados

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Com base no trabalho desenvolvido, o Laboratório Antidoping do Jockey Club Brasileiro (LAD/JCB) passou a ter acesso a um método validado para detecção da substância cafeína, à

Os interessados em adquirir quaisquer dos animais inscritos nos páreos de claiming deverão comparecer à sala da Diretoria Geral de Turfe, localizada no 4º andar da Arquibancada

• Retorna true se todos os elementos satisfaçam uma condição e false caso não satisfaçam a

Isso pode significar que pelo tratamento de 50 L ​Trichoderma por estar menos diluído em comparação com o tratamento de 200 L no qual obteve maiores valores

Foi Membro do Conselho de Administração da ArcelorMittal Brasil, Membro do Comitê Estratégico da Vale S.A., Presidente da Comissão Nacional de Captação e Marketing da

Observou-se que os profissionais de Educação Física, durante a graduação, não tiveram acesso aos estudos da Pedagogia do Esporte, o que implica em usá-la em

Foram selecionados como fonte de pesquisa documental dois livros didáticos de história do 8º e 9º do ensino fundamental, História e vida integrada de Nelson Piletti, Cláudio