• Nenhum resultado encontrado

Colégio Santa Dorotéia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Colégio Santa Dorotéia"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Colégio Santa Dorotéia 1111 Caro(a) aluno(a),

Os estudos autônomos têm como objetivo ajudá-lo(a) a assimilar e aprofundar seus conhecimentos sobre os temas trabalhados em sala de aula. É uma oportunidade de aprender mais, que só depende do seu esforço!

Esta atividade aborda os conteúdos de quatro sociedades antigas: Mesopotâmia, China, Índia e Egito. Para realizá-la, consulte o livro, suas anotações do caderno e as aulas postadas no site.

Páginas do livro para leitura e consulta:

• Capítulo 3 – p. 67 e 68 (Primeiro Império Babilônico) • Capítulo 7 – p. 150 a 152 (Índia e China)

• Capítulo 4 – p. 80 a 84 (Egito Antigo) Em caso de dúvida, procure suas professoras. Mãos à obra e bons estudos!

Júlia e Amanda

QUEST

1

Em torno de 1750 a.C., na sociedade da antiga Mesopotâmia, temos o registro do mais antigo conjunto de leis escritas da história: o chamado Código de Hamurábi, criado pelo Rei Hamurabi. Esse código foi criado com o objetivo de dar ordem à civilização da Babilônia, regulamentando os mais diversos aspectos da vida cotidiana, como família, propriedade, atividades comerciais, escravidão, entre outros. Suas leis foram baseadas na chamada Lei do Talião, resumida na frase: “olho por olho, dente por dente”.

a) EXPLIQUE o significado dessa frase, esclarecendo o modo como ela se relacionava à justiça na antiga Babilônia.

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ b) EXPLIQUE se as leis do Código de Hamurábi eram iguais para toda a população.

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

Colégio Santa Dorotéia

Área de Ciências Humanas

Disciplina: História

Ano: 6º – Ensino Fundamental Professoras: Júlia e Amanda

Aluno(a): ________________________________________________Nº: _____Turma: _____

Atividades para Estudos Autônomos

(2)

Colégio Santa Dorotéia 2 2 2 2

QUEST

2

Sobre a civilização da China Antiga, é INCORRETO afirmar que:

a) A origem da China se deu por volta de 6.000 a.C., com o povoamento das terras próximas aos rios Amarelo e Azul, devido à fertilidade do solo, que possibilitava a agricultura.

b) Os diferentes reinos que surgiram nas proximidades dos rios que percorrem a China entraram em conflito entre si, pelo domínio político e territorial da região. Esse período ficou conhecido como período dos Reinos Combatentes.

c) O império chinês surgiu quando o governante da Dinastia Qin, em 221 a.C., unificou os diversos reinos e acumulou grandes poderes.

d) Durante o governo do primeiro imperador da China, teve início a construção da Muralha da China, para proteger seus domínios de avanços estrangeiros.

e) O imperador, na China, dividia seu poder com sacerdotes e mandarins. Apesar de ter poder político e militar, não tinha poder religioso.

QUEST

3

FAÇA UMA PESQUISA sobre o budismo e o confucionismo, duas teorias religiosas que se espalharam pela China e pela Índia. EXPLIQUE as principais características das duas religiões.

Budismo: ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ Confucionismo: ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________

QUEST

4

Sobre o Hinduísmo, é INCORRETO afirmar que:

a) Os livros sagrados que continham os ensinamentos do hinduísmo eram chamados de Vedas, por isso, a civilização hindu também pode ser chamada de védica.

b) O hinduísmo tinha como princípio uma sociedade igualitária, já que sacerdotes, guerreiros, governantes e comerciantes eram vistos como igualmente importantes pelas divindades e pela sociedade.

c) A religião hindu era politeísta, ou seja, adorava diversos deuses e deusas, como o deus Brahma (deus da criação) e a deusa Shiva (deusa da destruição).

d) O hinduísmo teve início na Índia Antiga com a chegada dos povos arianos que, ao dominar os primeiros habitantes da região do Vale do Rio Indo, transmitiram novas crenças religiosas.

e) A divisão social da Índia Antiga era baseada em uma crença religiosa, isto é, os grupos sociais teriam se formado a partir da estrutura do corpo do deus criador Brahma.

(3)

Colégio Santa Dorotéia 3333

QUEST

5

DESENHE o corpo do deus Brahma e, a partir dele, represente a divisão de castas na Índia antiga.

QUEST

6

COMPARE a divisão social na Índia Antiga com a divisão na sociedade mesopotâmica. INDIQUE as diferenças e semelhanças entre elas.

(4)

Colégio Santa Dorotéia 4

4 4 4

O sistema de castas foi abolido na Constituição Indiana de 1949, escrita dois anos após a independência. No entanto, a abolição formal, ou seja, decretada por uma lei, obviamente não significou o fim do sistema de castas na Índia. Como sabemos, uma lei não modifica costumes, ela é seu reflexo. Em dezembro de 2006, o Primeiro Ministro Manmohan Singh reconheceu que ainda há discriminação contra os intocáveis (párias), mesmo após 60 anos de proteção constitucional contra essa atitude. De acordo o texto, JULGUE as alternativas. ASSINALE V (verdadeiro) ou F (falso):

( ) Embora exista uma lei que proíbe o sistema de castas, ele persiste por se tratar de um costume muito antigo, enraizado em uma forte religiosidade.

( ) O governo indiano não quer reconhecer que ainda existe sistema de castas na Índia.

( ) O sistema de castas foi abolido na Constituição Indiana de 1949, entretanto, ainda persiste na Índia.

( ) Embora ainda exista o sistema de castas, os intocáveis não são mais discriminados.

QUEST

8

Assim como a Mesopotâmia, a China e a Índia, o Egito também se formou às margens de um rio, tornando-se uma sociedade fluvial. No entanto, é possível afirmar que o Rio Nilo ocupou um papel mais importante na vida dos egípcios, em comparação às outras sociedades que estudamos. Com base em seus conhecimentos sobre o assunto, RESPONDA:

a) EXPLIQUE a importância do Rio Nilo para o Egito Antigo, considerando sua localização.

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ b) EXPLIQUE que tipo de relação os egípcios antigos estabeleceram com o Rio Nilo.

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ c) EXPLIQUE como os egípcios foram capazes de aproveitar as cheias do rio.

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

QUEST

9

LEIA a frase a seguir e, a partir dela e de seus conhecimentos, RESPONDA ao que se pede:

CARACTERIZE o poder do faraó no Egito Antigo.

___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________

Para o povo egípcio, o faraó era muito mais que um rei.

(5)

Colégio Santa Dorotéia 5555

QUEST

10

Várias classes sociais formavam a sociedade hierarquizada do Egito Antigo. Com base em seus conhecimentos, NUMERE a segunda coluna de acordo com a primeira:

( 1 ) Sacerdotes ( 2 ) Oficiais militares ( 3 ) Faraós

( 4 ) Camponeses ( 5 ) Escribas

( 6 ) Altos funcionários do Estado ( 7 ) Artesãos

( 8 ) Comerciantes ( 9 ) Escravos

( ) Era visto como um deus. Ele e sua família viviam em grandiosos palácios e levavam uma vida de muito conforto.

( ) Administravam os templos e conduziam as cerimônias religiosas.

( ) Produziam diversas coisas, como ferramentas, armas, móveis e utensílios.

( ) Em sua maioria, eram prisioneiros de guerra e trabalhavam nas minas e pedreiras do Estado.

( ) Realizavam o trabalho agrícola e podiam ser forçados a trabalhar nas obras públicas do Estado, como nos canais de irrigação.

( ) Comercializavam produtos como ouro, papiro, linho, trigo e artesanato, dentro e fora do Egito.

( ) Possuíam as tarefas de defender o território e garantir a paz no reino egípcio.

( ) Auxiliavam o Faraó na administração, por exemplo, na fiscalização das obras públicas e na cobrança de impostos.

( ) Escreviam leis, anotavam os impostos pagos, fiscalizavam as contas do reino, determinavam o valor das terras, entre outros.

GABARITO QUESTÃO 1

a) A frase representa o princípio que seguiam as leis na Babilônia, isto é, de punir o culpado com o mesmo mal que causou. Por exemplo, se um homem cegou outro, deveria perder também sua visão.

b) As leis do Código de Hamurabi variavam de acordo com o grupo social da Babilônia. Punições eram mais leves para os chamados homens superiores e mais severas para homens comuns, mulheres e escravos.

QUESTÃO 2

e) O imperador, na China, dividia seu poder com sacerdotes e mandarins. Apesar de ter poder político e militar, não tinha poder religioso.

QUESTÃO 3

Budismo: filosofia e religião baseada na vida de seu fundador, Sidarta Gautama (Buda), que viveu na Índia no século VI a.C. Defende uma vida simples, sem apego às coisas materiais. As pessoas devem um desenvolvimento espiritual, por meio de boas ações e pensamentos, concentração e técnicas de meditação.

Confucionismo: teoria filosófica/religiosa, desenvolvida por Confúcio, na China Antiga. Defendia valores como a harmonia entre os indivíduos, a disciplina e as virtudes morais, o respeito aos mais velhos e o culto aos antepassados.

QUESTÃO 4

b) O hinduísmo tinha como princípio uma sociedade igualitária, já que sacerdotes, guerreiros, governantes e comerciantes eram vistos como igualmente importantes pelas divindades e pela sociedade.

(6)

Colégio Santa Dorotéia 6 6 6 6 QUESTÃO 6 SEMELHANÇAS DIFERENÇAS

Ambas as sociedades eram marcadas por uma hierarquia social. Nelas, os governantes, sacerdotes e guerreiros ocupavam uma posição mais privilegiada, enquanto os artesãos, camponeses e escravos possuíam menos privilégios e piores condições de vida.

A divisão social da Índia era mais rígida que a da Mesopotâmia, já que não havia possibilidade de mudar de casta nem mesmo casar-se com pessoas de outras castas. Além disso, havia um grupo abaixo dos escravos: os chamados párias ou dalits.

A divisão social hindu, diferente da mesopotâmica, possuía uma justificativa religiosa, já que teria sido criada a partir das partes do corpo do deus Brahma.

Na sociedade Mesopotâmica, os governantes ocupavam a posição mais importante, enquanto na Índia a principal casta era a dos brâmanes: sacerdotes, professores e filósofos. QUESTÃO 7 (V) Verdadeiro (F) Falso (V) Verdadeiro (F) Falso QUESTÃO 8

a) O Nilo se localizava em uma região desértica, em sua maioria com areia seca e sem vegetação. Como o rio inundava anualmente, depositava uma camada de matéria orgânica no solo e deixava a terra extremamente fértil. Isso possibilitou o cultivo de diversos produtos agrícolas, além de servir como meio de transporte, entre outros.

b) Os antigos egípcios veneravam o Rio Nilo como um verdadeiro deus, a quem chamavam de Hapi. Para a vinda das cheias, os egípcios faziam preces e os sacerdotes faziam oferendas.

c) Os egípcios criaram canais de irrigação para transportar parte das águas do rio, reservatórios para utilizar nos período de seca e barragens para conter a força das águas do Nilo.

QUESTÃO 9

O faraó, no Egito Antigo, tinha poder absoluto, ou seja, seu poder se estendia para todos os setores da sociedade: política, religião, economia, exército, justiça, etc. Além disso, o faraó possuía um grande poder por ser considerado um deus vivo, que deveria ser venerado, adorado e respeitado. QUESTÃO 10 (3) (1) (7) (9) (4) (8) (2) (6) (5)

Referências

Documentos relacionados

Considerando a contabilidade como centro de gestão da informação, os autores defendem o aprimoramento de uma visão sistêmica ao profissional, como também uma maior compreensão

II - que estejam prestando serviço à Casa Cor Brasília e ao CasaPark e/ou que tenham com eles vínculos familiares consanguíneos ou afins, na linha reta ou na colateral, até o

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins & Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

patula inibe a multiplicação do DENV-3 nas células, (Figura 4), além disso, nas análises microscópicas não foi observado efeito citotóxico do extrato sobre as

Por meio dos registros realizados no estudo de levantamento e identificação de Felinos em um remanescente de Mata atlântica, uma região de mata secundária

confecção do projeto geométrico das vias confecção de projeto de drenagem, dimensionamento e detalhamento de 20 lagos de retenção, projeto de pavimentação e