• Nenhum resultado encontrado

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MÉDIA E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MÉDIA E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MÉDIA E TECNOLÓGICA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO

Edital Nº 64/2013

PROCESSO SELETIVO DISCENTE PARA OS CURSOS DE GRADUAÇAO

Vagas Remanescentes do Processo Seletivo Discente 2013

O Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), no uso de suas atribuições, torna público o presente Edital contendo as normas referentes ao Processo Seletivo Discente visando ao preenchimento de vagas remanescentes dos Cursos de Graduação oferecidos pelo IFRJ, para o 2°

semestre do ano letivo de 2013, utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) das edições do

ENEM 2010, 2011 ou 2012.

1.

DO PROCESSO SELETIVO

1.1 A seleção dos candidatos às vagas disponibilizadas, de que trata este Edital, será efetuada exclusivamente com base no aproveitamento dos resultados obtidos pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), nas edições de 2010, 2011 e 2012.

1.2 Poderá concorrer a uma das vagas do IFRJ, ofertadas neste processo seletivo, o candidato que atenda aos seguintes critérios:

a) tenha se submetido ao ENEM nas edições de 2010, 2011 ou 2012;

b) tenha obtido, no mínimo, 400 pontos na média aritmética das notas obtidas nas provas do ENEM, sejam elas: Ciências humanas e suas tecnologias, Ciências da natureza e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias e Redação, conforme definido no item 5.2 deste Edital;

c) tenha obtido nota diferente de zero em todas as provas do ENEM;

d) tenha efetuado a inscrição neste processo seletivo, conforme descrito no item 4 deste Edital.

1.2.1 Caso o candidato tenha se submetido a mais de uma edição do ENEM (2010, 2011 ou 2012), deverá optar por uma das edições para concorrer às vagas especificadas neste Edital.

2.

DAS MODALIDADES

2.1 As vagas disponibilizadas, em cada curso, serão ocupadas pelos candidatos que optarem pela modalidade Ampla Concorrência (AC) ou pela modalidade Ação Afirmativa (AA), conforme a disponibilidade de vagas remanescentes do Processo Seletivo Discente 2013.2, de acordo com o item 3.1.

2.2 Para se candidatar a uma das vagas da modalidade Ampla Concorrência, o candidato deve atender ao requisito de ter cursado integralmente, com aprovação, todas as séries do Ensino Médio, ou equivalente, em estabelecimentos de qualquer natureza jurídica da Rede de Ensino brasileira ou, em caso de candidatos maiores de idade, ter obtido certificação de ensino médio pelo ENEM ou por exames supletivos equivalentes, em instituições regulamentadas pelo MEC.

2.3 Para se candidatar às vagas da modalidade Ação Afirmativa, o candidato deve atender ao requisito de ter cursado integralmente, com aprovação, todas as séries do Ensino Médio, ou equivalente, em estabelecimentos da Rede Pública de Ensino brasileira.

2.3.1 A comprovação do cumprimento do disposto no item 2.3 se dará mediante apresentação, no ato da matrícula, do histórico escolar e do Certificado de Conclusão do Ensino Médio, ou equivalente, emitido por estabelecimento da Rede Pública de Ensino brasileira, não sendo aceito certificado obtido pelo ENEM ou por exame supletivo equivalente.

2.3.2 Compete exclusivamente ao candidato se certificar de que cumpre o requisito estabelecido no item 2.3 e subitem 2.3.1 para concorrer às vagas destinadas à política de ação afirmativa. Caso o candidato selecionado não cumpra ao estabelecido nesses dispositivos, perderá o direito à vaga.

2.3.3 Para fins de candidatura às vagas de Ação Afirmativa, consideram-se estabelecimentos da Rede Pública de Ensino brasileira apenas e tão somente aqueles pertencentes à Administração pública direta ou indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

(2)

2.4 A ocupação das vagas disponíveis poderá variar em função de solicitações de cancelamentos de matrícula ocorridos durante o processo seletivo.

3.

CURSOS E VAGAS OFERECIDAS

3.1 Cursos de Graduação ofertados pelo IFRJ, no Campus Paracambi e no Campus Volta Redonda, com duração, horário de funcionamento e vagas disponibilizadas para o semestre letivo 2013.2:

Nº de Vagas

Códigos Campus Cursos de Graduação Duração

Prevista Turno de Oferta AC AA Total de Vagas

101 Paracambi Licenciatura em Matemática 8 períodos Noturno 04 01 05

102 Volta Redonda Licenciatura em Física 8 períodos Vespertino/

Noturno* 01 05 05

103 Volta Redonda Licenciatura em Matemática 8 períodos Noturno 01 01 02

*Turno de oferta: das 16h às 22h30min.

4.

INSCRIÇÃO

4.1 O período de inscrição será de 16 de setembro a 04 de outubro de 2013.

4.2 A inscrição no processo seletivo consiste no preenchimento do Formulário de Inscrição (Anexo II) disponível no sítio do IFRJ, www.ifrj.edu.br, na seção Concursos/ Graduação, e na entrega de toda a documentação listada no item 4.3, que poderá ser realizada da seguinte forma:

a) Via postal (registrada), devendo o candidato enviar a documentação de inscrição em envelope pardo lacrado, com Ficha de Identificação (Anexo I) colada na frente do envelope, com data de postagem até o dia 04 de outubro de 2013, endereçado ao campus de oferta do curso para o qual está concorrendo

(Anexo III).

b) Presencialmente, junto à Secretaria de Ensino de Graduação do campus de oferta do curso para o qual está concorrendo (Anexo III).

c) Através do e-mail psdg@ifrj.edu.br, encaminhando em anexo ao e-mail os documentos de inscrição devidamente digitalizados. O “assunto” do e-mail deverá ser descrito do seguinte modo: “Edital 64/2013

– Campus Paracambi (CPar) ou Campus Volta Redonda (CVR)” (conforme opção do candidato) e no

corpo do e-mail deverá constar o nome do candidato e sua identificação.

4.3 São os seguintes documentos exigidos para inscrição:

a) Formulário de inscrição preenchido e assinado pelo candidato;

b) Boletim do ENEM, comprobatório da participação no ENEM 2010, 2011 ou 2012, com número de inscrição e notas obtidas em cada uma das provas por área de conhecimento e redação;

c) Declaração ou certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente;

d) Cópia do documento de identidade oficial com foto: Carteira ou Cédula de Identidade expedida pela Secretaria de Segurança Pública, Forças Armadas ou Polícias Militares; Passaporte, Carteira de Trabalho, Certificado de Reservista ou Carteira Nacional de Habilitação.

4.4 Não haverá cobrança de taxa de inscrição.

4.5 Só é permitido ao candidato efetuar uma única inscrição. Caso ocorra mais de uma inscrição, o candidato não terá qualquer uma das inscrições aceita.

4.6 É obrigação do candidato conferir os dados constantes na Formulário de Inscrição e tomar conhecimento das informações nela contidas.

4.6.1 Não será permitida retificação do Formulário de Inscrição.

4.7 Na ausência de qualquer documento, dentre os solicitados no item 4.3, a inscrição não será aceita. O candidato não poderá pleitear o acréscimo de documentos à inscrição, após o recebimento dela pelo IFRJ.

5. DA CLASSIFICAÇÃO

5.1 A ordem de ocupação das vagas dar-se-á segundo o desempenho dos candidatos no ENEM 2010, 2011 ou 2012, respeitando-se estritamente a ordem decrescente das notas finais, conforme o item 5.2, por curso

(3)

e turno.

5.2. A nota final do candidato, com base nas notas alcançadas nas provas do ENEM, será obtida através da

fórmula a seguir:

NF = P1 + (2 x P2) + (2 x P3) + R 6

Sendo:

NF = Nota Final

P1 = Nota obtida na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias P2 = Nota obtida na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias P3 = Nota obtida na prova de Matemática e suas Tecnologias

R = Nota obtida na prova de Redação

5.2.1 Serão desclassificados os candidatos que obtiveram nota zero em qualquer das provas do ENEM. 5.2.2 Serão desclassificados os candidatos que obtiverem nota final menor que 400 pontos.

5.3 Em caso de empate serão aplicados os seguintes critérios, privilegiando-se, nesta ordem, o candidato que:

a) obtiver maior nota na prova de Matemática e suas Tecnologias. b) possuir maior idade.

5.4 A classificação será divulgada no dia 16 de outubro de 2013 na página na internet do IFRJ, www.ifrj.edu.br, distinguindo-se os candidatos classificados para matrícula, daqueles que comporão a Lista de Espera, para eventuais chamadas de reclassificação.

6.

MATRÍCULA E INSCRIÇÃO EM DISCIPLINAS

6.1 O preenchimento das vagas se dará obedecendo estritamente à ordem de classificação, conforme o número total de vagas oferecidas para o Curso e por modalidade a que o candidato concorre.

6.2 As matrículas dos candidatos classificados ocorrerão nos dias 21 e 22 de outubro de 2013, na Secretaria de Ensino de Graduação do campus de oferta do curso para o qual o candidato foi classificado, conforme endereço e horário de funcionamento disposto no Anexo III deste Edital.

6.3 Para efetivação da matrícula, o candidato deverá apresentar os documentos listados no Anexo IV deste Edital.

6.3.1 No caso de matrícula por representante legal, deverá ser entregue o instrumento público ou particular de procuração, com firma reconhecida em Cartório e com validade de até 06 (seis) meses, estabelecendo poderes específicos de representação, e a cópia do documento de identidade do procurador, além dos demais documentos exigidos neste Edital.

6.3.2 Para a validação do Boletim do ENEM será exigido, no ato da matrícula, a impressão desse documento a partir do endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem/. Para tanto, o candidato ou seu representante legal deverá estar em posse da senha de acesso ao sistema ENEM. 6.3.3 Em caso de haver impedimentos técnicos para a impressão do Boletim, a matrícula ficará condicionada à

validação desse documento à posteriori, em momento acordado entre a Secretaria de Ensino de Graduação e o candidato ou seu representante, antes do início do período letivo.

6.3.4 O candidato será considerado eliminado do processo seletivo, caso seja constatada fraude na emissão do Boletim.

6.3.5 Todas as cópias de documentos solicitadas para a efetivação da matrícula ficarão retidas na Secretaria de Ensino de Graduação do campus.

6.3.6 Estando a documentação completa, somente o candidato (se maior de idade), o seu responsável legal (se menor de idade) ou o portador de procuração por ele outorgada poderá assinar o formulário de matrícula.

6.3.7 O candidato estrangeiro deverá apresentar toda a documentação acadêmica traduzida por tradutor juramentado.

6.3.8 Não será efetuada a matrícula do candidato cuja documentação não atender ao solicitado neste Edital.

6.4 O candidato classificado que não comparecer nas datas e horários determinados para a matrícula será considerado desistente, perdendo o direito à vaga.

(4)

6.5 Persistindo a existência de vagas não ocupadas após a matrícula, o IFRJ reserva-se o direito de realizar reclassificações sucessivas, no período de 23 a 31 de outubro de 2013, conforme a ordem de classificação dos candidatos, para o preenchimento dessas vagas.

6.6 A inscrição em disciplinas dependerá da efetivação da matrícula, segundo os critérios estabelecidos pelo IFRJ e seguirá os prazos constantes do calendário acadêmico em vigor para o período letivo em questão.

6.7 As regras para deferimento de pedido de inscrição em disciplinas estão estabelecidas no Regulamento do Ensino de Graduação do IFRJ, disponível no endereço eletrônico, www.ifrj.edu.br.

7.

CRONOGRAMA

Eventos Data

Lançamento do Edital 13 de setembro de 2013

Inscrição dos candidatos 16 de setembro a 04 de outubro de 2013 Classificação Final 16 de outubro de 2013

Matrícula 21 e 22 de outubro de 2013 Reclassificações 23 a 31 de outubro de 2013

8.

DISPOSIÇÕES GERAIS

8.1 A inscrição no presente Processo Seletivo implica conhecimento e aceitação irrestrita, pelo candidato, de suas normas e exigências.

8.2 O candidato que, a qualquer tempo, comprovadamente, apresentar documentos falsos, fornecer informações inverídicas, utilizar quaisquer meios ilícitos ou descumprir as normas deste Edital será eliminado e perderá o direito à vaga, inclusive após a matrícula.

8.3 É de responsabilidade exclusiva do candidato a observância dos procedimentos e prazos estabelecidos neste Edital.

8.4 Para o cumprimento dos horários previstos neste Edital, levar-se-á em consideração o horário de Brasília/DF.

8.5 Será considerado desistente, e terá sua matrícula cancelada, o candidato matriculado que não comparecer a nenhum dos dez primeiros dias de aula, conforme informado no Termo de Responsabilidade de Matrícula, assinado pelo candidato no ato da matrícula, nos termos do Regulamento de Ensino de Graduação do IFRJ.

8.6 O IFRJ reserva-se o direito de:

a) ampliar o número de vagas ofertadas em caso de disponibilidade;

b) alterar os requisitos curriculares e o turno de funcionamento dos cursos oferecidos.

8.7 O IFRJ divulgará em sua página na Internet, sempre que necessário, avisos oficiais e normas complementares ao presente Edital.

8.8 Todas as informações fornecidas no endereço eletrônico www.ifrj.edu.br constituem aditivos a este Edital.

8.9 Esclarecimentos e informações adicionais poderão ser obtidas pelo correio eletrônico: progradresponde@ifrj.edu.br.

8.10 As situações não previstas neste Edital serão analisadas pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e

encaminhadas à Reitoria para definição.

8.11 Fica eleito o foro da Justiça Federal da cidade do Rio de Janeiro, com exclusão e renúncia de qualquer

outro, por mais privilegiado que seja, para dirimir questões oriundas deste processo seletivo.

Rio de Janeiro, 12 de setembro de 2013.

Fernando Cesar Pimentel Gusmão Reitor do IFRJ

(5)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MÉDIA E TECNOLÓGICA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO

PROCESSO SELETIVO DISCENTE PARA OS CURSOS DE GRADUAÇAO

Edital Nº 64/2013

Anexo I

IDENTIFICAÇÃO DE INSCRIÇÃO

Nome do Candidato:

101 ( ) Licenciatura em Matemática, Campus Paracambi 102 ( ) Licenciatura em Física, Campus Volta Redonda 103 ( ) Licenciatura em Matemática, Campus Volta Redonda

Modalidade da vaga: ( ) Ampla Concorrência ( ) Ação Afirmativa

(6)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MÉDIA E TECNOLÓGICA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO

PROCESSO SELETIVO DISCENTE PARA OS CURSOS DE GRADUAÇAO

Edital Nº 64/2013

Anexo II

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Nº Inscrição (preenchimento pelo IFRJ): Curso pretendido:

( ) 101-Curso de Licenciatura em Matemática - CPar ( ) 102-Curso de Licenciatura em Física – CVR ( ) 103-Curso de Licenciatura em Matemática - CVR

Modalidade da vaga que deseja concorrer:

( ) Ampla Concorrência: candidatos que cursaram integralmente ou parcialmente o ensino médio na rede particular de ensino. ( ) Ação Afirmativa: candidatos que cursaram integralmente o ensino médio na rede pública de ensino.

Dados Pessoais: Nome do Candidato: Data Nascimento: / /

CPF: RG: Órgão Emissor:

Nº Inscrição no ENEM: Edição do ENEM: ( ) 2010 ( ) 2011 ( ) 2012

e-mail:

Endereço: (Av/Rua, número)

Complemento: Bairro:

CEP: Cidade/ Estado:

Telefone fixo: ( ) Celular: ( )

e-mail:

Documentos entregues: ( ) pessoalmente ( ) por correios ( ) pelo e-mail psdg@ifrj.edu.br ( ) Formulário de Inscrição preenchido

( ) Boletim do ENEM 2010, 2011 ou 2012

( ) Declaração ou certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente

( ) Documento de identidade oficial com foto: Carteira ou Cédula de Identidade expedida pela Secretaria de Segurança Pública, Forças Armadas ou Polícias Militares, Passaporte, Carteira de Trabalho, Certificado de Reservista, Carteira Nacional de Habilitação.

(7)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MÉDIA E TECNOLÓGICA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO

PROCESSO SELETIVO DISCENTE PARA OS CURSOS DE GRADUAÇAO

Edital Nº 64/2013

Anexo III

ENDEREÇO DOS CAMPI

CAMPUS CURSO Horário de funcionamento da Secretaria Paracambi

Rua Sebastião Lacerda, s/nº, Centro, Paracambi – RJ.

Licenciatura em Matemática 15h30min às 19h30min

Volta Redonda

Rua Antonio Barreiros, nº 212, Nossa Senhora das Graças, Volta Redonda – RJ.

Licenciatura em Física

(8)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MÉDIA E TECNOLÓGICA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO

PROCESSO SELETIVO DISCENTE PARA OS CURSOS DE GRADUAÇAO –

Edital Nº 64/2013

Anexo IV

DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA MATRÍCULA

No ATO da MATRÌCULA todos os candidatos, seja da modalidade ampla concorrência ou reserva de vaga, deverão apresentar os seguintes documentos (original e cópia)

1. Formulário de matrícula da Instituição devidamente preenchido;

2. Declaração ou Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente; 3. Histórico Escolar;

4. Certidão de Nascimento ou Casamento; 5. Cédula de Identidade;

6. Cadastro da Pessoa Física - CPF;

7. Comprovação de cumprimento das obrigações militares, para indivíduos do sexo masculino, maiores de 18 (dezoito) anos;

8. Título de Eleitor e comprovantes de votação (ou Certidão de Quitação Eleitoral); 9. Comprovante de residência;

10. Três retratos 3x4 recentes (2012 ou 2013) coloridos, de frente e sem carimbo.

11. Boletim do ENEM 2010, 2011 ou 2012 conforme opção realizada no momento da inscrição, impresso a partir do link http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem/, no ato da matrícula.

12. Formulários de matrícula devidamente preenchidos e assinados, conforme modelo de Ficha de Matrícula e Requerimento de Matrícula e Termo de Compromisso, disponíveis em http://www.ifrj.edu.br/node/1734.

Candidatos que optaram por vaga de ação afirmativa, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas:

1. Documentos para Comprovação de Origem Escolar:

a) Histórico Escolar do Ensino Médio emitido por escola da rede pública de ensino (municipal, estadual ou federal);

b) Declaração ou Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente emitido por escola da rede pública de ensino (municipal, estadual ou federal).

Informações complementares:

1. No caso de matrícula por representante legal, deverá ser entregue o instrumento público ou particular de procuração, com firma reconhecida em Cartório e com validade de até 06 (seis) meses, estabelecendo poderes específicos de representação, acompanhado da cópia do documento de identidade do procurador.

2. O candidato habilitado que não comparecer à Secretaria de Ensino Superior do Campus de oferta do curso escolhido no SiSU, no dia e horário estabelecidos na mensagem convocatória, ou não se fizer representar por meio de procuração, será considerado eliminado e perderá o direito à vaga.

3. O candidato que tenha realizado estudos equivalentes ao Ensino Médio no exterior, no todo ou em parte, deverá apresentar, no ato da matrícula, parecer de equivalência de estudos ou revalidação de diploma emitido pela Secretaria Estadual de Educação de qualquer Estado da União ou por Instituições de Ensino autorizadas, devendo estar os documentos em língua estrangeira visados pela autoridade consular brasileira no país de origem e acompanhados da respectiva tradução juramentada.

4. De acordo com o artigo 2º da Lei 12.089 de 11 de novembro de 2009, "é proibido uma mesma pessoa ocupar, na condição de estudante, simultaneamente, no curso de graduação, 2 (duas) vagas, no mesmo curso ou em cursos diferentes em uma ou mais de uma instituição pública de ensino superior em todo o território nacional" e caso o IFRJ constate tal situação procederá o disposto no artigo 3º e seus parágrafos desta mesma Lei, que dispõe que “a instituição pública de ensino superior que constatar que um dos seus alunos ocupa uma outra vaga na mesma ou em outra instituição deverá comunicar-lhe que terá de optar por uma das vagas no prazo de 5 (cinco) dias úteis, contado do primeiro dia útil posterior à comunicação”.

5. A prestação de informação falsa pelo estudante, apurada posteriormente à matrícula, em procedimento que lhe assegure o contraditório e a ampla defesa, ensejará o cancelamento de sua matrícula na IFRJ, sem prejuízo das sanções penais eventualmente cabíveis.

Referências

Documentos relacionados

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE.. Página 1 de 3 RELATÓRIO INDIVIDUAL

Processo de produção, de acordo com a reivindicação caracterizado por ser utilizado para a padronização de técnicas sorológicas (ELISA, Western

Querendo ajudar o colega, eles disputam o alinhamento de quem detém o poder para tomar o lugar da professora, quando esta não está posicionada no centro da atividade, mesmo que

Analisando-se a variabilidade espacial da precipitação média anual, na Bacia do Rio de Ondas, constatou-se que ela aumenta na direção de leste para oeste, devido

Apenas docentes do quadro efetivo da Ufopa e em regime de dedicação exclusiva poderão se inscrever no presente edital. Todas as inscrições serão realizadas na categoria PIC Ciências,

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul ​Campus​ Alvorada Direção

2. O Museu Municipal de Alcochete incorpora todos os bens culturais provenientes de trabalhos arqueológicos efectuados na área geográfica do Concelho, bem como todos os outros,

Serão feitas duas análises quantitativas, a primeira comparando o número de lives no mesmo período em 2019 e 2020, e a segunda para entender quais são os assuntos tratados, para