• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Faculdade de Computação e Informática EMENTAS DAS DISCIPLINAS OPTATIVAS II

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Faculdade de Computação e Informática EMENTAS DAS DISCIPLINAS OPTATIVAS II"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)
(2)

Disciplina:

MODELAGEM DE NEGÓCIOS

Código da Disciplina: Carga horária: 68 ha ( 68) Teóricas ( ) Práticas Etapa: 8ª Ementa:

Desenvolvimento do conceito e as tipologias de estrutura organizacional. Análise estrutural e requisitos de informação. Análise e Modelagem de Processos. Conceito e gestão de processos de negócio. Definição de Metodologias, técnicas e ferramentas de mapeamento, reengenharia e melhoria de processos. Desenvolvimento de Business Process Modeling Notation – BPMN. Estabelecimento de relações entre o processo de interação profissional de TI x usuário. Discussão do papel de agente de mudanças. Discussão de como Gerenciar os processos para agregar valor à organização. Exame de Questões de Gerenciamento de Regras de Negocio.

Bibliografia Básica:

ALLWEYER, T. BPMN 2.0. 1st. Edition. Books onDemand. 2010.

CRUZ, Tadeu. BPM & BPMS: Business Process Management & Business Process Management Systems. Rio de Janeiro: Brasport, c2008.

VALLE, Rogerio &Oliveira,Saulo Barbará de. Análise e Modelagem de Processo de Negócio - Foco na Notação BPMN (Business ProcessModelingNotation). São Paulo : Atlas,2012.

Bibliografia Complementar:

ASCENÇÃO, L. C. Organização, Sistemas e Métodos. São Paulo : Atlas,2009. CORREIA, A. N. Organização, Sistemas e Métodos. São Paulo : LCTE editora, 2009. GANE, C.; SARSON, T. Análise estruturada de sistemas. Rio de Janeiro: LTC, 1999.

MIERS, Derek. BPMN Modeling and Reference Guide. Understanding and Using BPMN. Lighthouse Point. Future Strategies Inc., 2008.

OMG. BPMN 2.0 Business Process Model and Notation. OMG DocumentNumber: formal/2011-01-03 Standard document URL: http://www.omg.org/spec/BPMN/2.0. 2011.

PRESSMAN, R. Engenharia de Software. 7ed. McGrwHill, 2011. Coordenador do Curso:

Nome: Ana Cristina dos Santos

Assinatura

Diretor da Unidade:

Nome: Arnaldo R. A. Vallim Filho

(3)

OPTATIVAS II

Unidade Universitária:

FACULDADE DE COMPUTAÇÃO E INFORMÁTICA

Curso: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Núcleo Temático: ENGENHARIA DE SOFTWARE Disciplina: SISTEMAS INTERATIVOS Código da Disciplina: Carga horária: 68 ha ( 34 ) Teóricas ( 34 ) Práticas Etapa: 8ª Ementa:

Introdução aos Sistemas Interativos. Classificação e análise de Sistemas Interativos. Compreensão do papel do ser humano ao interagir com diferentes sistemas interativos (ubíquo e pervasivo,). Estudo das formas de interação convencionais e não convencionais com vista a propor melhorias de interação nos sistemas interativos contemporâneos. Estudo e análise de tecnologias interativas não-convencionais de apoio à aprendizagem (habilidades, metacognição e motivação). Estudo de dados de entrada e saída não-convencionais em sistemas interativos (marcadores fiduciais, toque/touch, gestos e voz). Estudo e análise de interfaces gestuais musicais. Estudo e análise de Interfaces Cérebro-Computador. Estudo sobre aplicações de Realidade Virtual e Realidade Aumentada.

Bibliografia Básica:

PREECE, J.; ROGERS, Y.; SHARP, H. Design de interação: além da interação homem-computador. Porto Alegre: Bookman, 2008.

BARBOSA, S. D. J. Interação humano - computador . Rio de Janeiro: Elsevier, c2010.

SANTA ROSA, José Guilherme; MORAES, Anamaria de. Avaliação e projeto no design de interfaces. Rio de Janeiro: 2AB, 2010

Bibliografia Complementar:

COHEN, M. H.; GIANGOLA, J.P.; BALOGH, J. Voice user interface design. 1st printing Boston: Addison-Wesley, 2004.

SENDAI, S. S. Interface entre cérebro humano e computador usando eeg para controle e comunicação. São Paulo, 2001. 91 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica), Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2001.

AZEVEDO, E. (Coord.) Desenvolvimento de jogos 3D e aplicações em realidade virtual. Rio de Janeiro: Elsevier, Campus, c2005. 319 p. ISBN 8535215697.

MACHADO JUNIOR, F. S. Interatividade e interface em um ambiente virtual de aprendizagem. Passo Fundo: Ed. IMED, c2008. 215 p. ISBN 9788599924

Coordenador do Curso:

Nome: Ana Cristina dos Santos

Assinatura

Diretor da Unidade:

Nome: Arnaldo R. A. Vallim Filho

(4)

TÓPICOS EM AUTOMAÇÃO Carga horária: 68 ha ( 68 ) Teóricas ( ) Práticas Etapa: 8ª Ementa:

Estudo dos fundamentos teóricos e práticos gerais necessários ao projeto e desenvolvimento de modelos computacionais para automação de sistemas. Domínio das técnicas de avaliação de desempenho, medidas de desempenho e técnicas de medição. Introdução a cargas de trabalho e modelos de regressão. Estudo de aspectos envolvidos em automação com vistas a projeto experimental, simulação, teoria das filas, programação dinâmica, robótica, oficinas de fabricação e escala ótima de máquinas.

Bibliografia Básica:

BERGE, J. Software for Automation. New York: Instrumental Syst, 2005.

GROOVER, M.P. Automation, production Systems and Computer-Integrated Manufacturing.3.ed. New York: Prentice Hall, 2007.

LINGFENG, W., KAY CHEN, T. Modern Industrial Automation Software Design. New York: John Wiley, 2006.

Bibliografia Complementar:

BISHOP, R.H. Mechatronic Systems, Sensors and Actuators: Fundamentals and Modeling. New York; CRC Press, 2007.

CONDEIRO, C.M., AGRAWAL, D.P. Ad Hoc & Sensor Networks: Theory and Applications. New York: World Scientific Publishing Company, 2006.

MAKI, D.P., THOMPSON, M. Mathematical Modeling and Computer Simulation. New York: Brooks Cole, 2005.

MARWEDEL, P. Embedded system design: embedded systems foundations of cyber-physycal systems. New York: Springer, 2011.

STENERSON, J. Fundamentals of Programmable Logic Controllers, Sensor and Communications.3.ed. New York: Prentice Hall, 2004.

Coordenador do Curso:

Nome: Ana Cristina dos Santos

Assinatura

Diretor da Unidade:

Nome: Arnaldo R. A. Vallim Filho

(5)

OPTATIVAS II

Unidade Universitária:

FACULDADE DE COMPUTAÇÃO E INFORMÁTICA

Curso:

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Núcleo Temático:

ENGENHARIA DE SOFTWARE Disciplina:

TÓPICOS EM BANCO DE DADOS

Código da Disciplina: Carga horária: 68 ha ( 68 ) Teóricas ( ) Práticas Etapa: 8ª Ementa:

Apresentação dos conceitos relativos ao gerenciamento de transações, controle de concorrência e recuperação em caso de falhas em bancos de dados relacionais. Apresentação de outros paradigmas de persistência como orientado a objetos, objeto-relacional e os bancos de dados denominados NoSQL (Not Only SQL). De forma complementar, discussão das tendências nesta área, bem como o uso prático das diversas opções de persistência.

Bibliografia Básica:

ELMASRI, R., NAVATHE, S. Sistemas de Banco de Dados. 6ª ed. Pearson Addison-Wesley, 2011. SILBERSCHATZ, A.; KORTHZ, H. F.; SUDARSHAN, S. Sistema de Banco de Dados. 5ª ed. Editora Campus, 2006.

WATSON, J.; RAMKLASS, R. OCA/OCP oracle database 11g all-in-one exam guide. Chicago: McGraw-Hill, 2010.

Bibliografia Complementar:

O´NEIL, P.; O´NEIL, E. Database: Principles, programming, and performance. Morgan Kaufmann Publishers, 2000

CATTELL R. G.; BARRY; D.K.; BERLER, M.; EASTMAN. J.; JORDAN, D.; RUSSELL, C.; SCHADOW,O.; STANIENDA, T.; VELEZ, F. The Object data Standard ODMG 3.0. The Morgan Kaufmann Series, 2000. DATE, C. J. Introdução a Sistemas de Banco de Dados. 8ed., Editora Campus, 2004

KIM, W. (ed.) Modern Database Systems: the object model. Interoperabity and beyond. Reading Addison-Wesley, 1995

BERNSTEIN, P.A.; NEWCOMER, E. Principles of Transaction processing. SF Morgan-Kaufmann, 1997

Coordenador do Curso:

Nome: Ana Cristina dos Santos

Assinatura

Diretor da Unidade:

Nome: Arnaldo R. A. Vallim Filho

Referências

Documentos relacionados

O objetivo desde Manual é apresentar recomendações e deveres de conduta que aprimorem a comercialização de seguros no âmbito as organizações varejistas com: Consumidores,

Segundo Marcus Rocha, diretor de Tec- nologia e Inovação da ACIF, atualmente não é mais ideal adquirir uma estrutu- ra de tecnologia para a empresa, isso porque o custo é muito

12.1.5 proceder a avaliação dos serviços segundo comandos dos Relatórios de Avaliação da Qualidade dos Serviços de Limpeza em Ambiente Escolar, anexos, de pleno

os tributos e contribuições compensáveis entre si, o prazo prescricional, os critérios e períodos da correção monetária, os juros etc; bem como para impedir que o Fisco exija

EO / 2019 /445 59615 Deisy Mara Martins da Cruz Mestrado Bolonha em Direito e Ciência Jurídica 18.00 Ano Inteiro NL ROTTERD01 Erasmus University Rotterdam Só pode fazer mobilidade de

O objetivo deste é trazer ao leitor um enfoque mais nacional sobre o tema, abordando aspectos mais tradicionais e desconsiderando as fontes que ainda estão em

Outros efeitos adversos : Não apresentou efeitos significativos ou riscos críticos. Nome do

No âmbito do MEC, com ampla participação de organizações da sociedade civil, universidades e representantes dos povos indígenas, foram elaborados documentos como as Diretrizes para