CLÍNICA VETERINÁRIA FICHA TÉCNICA

Texto

(1)

http://www.es.sebrae.com.br/ideiasdenegocios CLÍNICA VETERINÁRIA

FICHA TÉCNICA

Setor da Economia: terciário

Ramo de Atividade: serviço e comércio Tipo de Negócio: clinica veterinária

Produtos Ofertados/Produzidos: serviços de saúde de animais Investimento inicial: 30mil reais

Área: 60m²

APRESENTAÇÃO

O exercício da "ars veterinária" confunde-se com os primórdios da civilização humana e sua antiguidade pode ser referenciada a partir do próprio processo de domesticação dos animais.

A Medicina Veterinária moderna, organizada a partir de critérios científicos, começou a desenvolver-se com o surgimento da primeira escola de Medicina Veterinária do mundo, em Lyon-França, criada pelo hipologista e advogado francês CLAUDE BOUGERLAT, a partir do Édito Real assinado pelo Rei Luiz XV, em 04 de agosto de 1761.

Com a chegada da família real ao Brasil, em 1808, nossa cultura científica e literária recebeu novo alento, pois até então não havia bibliotecas, imprensa e ensino superior no Brasil Colônia.

São fundadas, inicialmente, as Faculdades de Medicina (1815), Direito (1827) e a de Engenharia Politécnica (1874).

Quanto ao ensino das Ciências Agrárias, seu interesse só foi despertado quando o Imperador D. Pedro II, ao viajar para França, em 1875, visitou a Escola Veterinária de Alfort, impressionou-se com uma Conferência ministrada pelo Veterinário e Fisiologista Collin. Ao regressar ao Brasil, tentou propiciar condições para a criação de entidade semelhante no País.

Entretanto, somente no início deste século, já sob regime republicano, nossas autoridades decretaram a criação das duas primeiras instituições de ensino de Veterinária no Brasil, a Escola de Veterinária do Exército e a Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária, ambas na cidade do Rio de Janeiro. MERCADO

O papel dos profissionais da área da saúde de animais torna-se cada vez mais complexo face à constante qualificação dos serviços de assistência à saúde veterinária, que não se limitam mais a garantir sobrevida, mas a oferecer bem estar e bom desenvolvimento desses bichos, sejam eles, de estimação ou para fins comerciais. Em decorrência disso temos a ampliação da área de atuação profissional do médico veterinário, que cresce a cada dia, descobrindo novas possibilidades de intervenção.

Assim, no processo pelo qual evolui a criação de novas raças, a atuação do veterinário no processo saúde/alimentação assume papel decisivo para garantir, que animais saudáveis façam parte da vida dos humanos.

(2)

http://www.es.sebrae.com.br/ideiasdenegocios

O Mercado de Trabalho: consultórios e clínicas particulares; serviço de saúde pública; hospitais de animais; pet shops, zoológicos, fazendas, aras...

LOCALIZAÇÃO

O local deve oferecer infra-estrutura adequada e condições que propiciem o desenvolvimento clínica. É fundamental avaliar a facilidade do acesso considerando a entrada e saída dos animais. Procure instalar-se em pólos específicos.

As atividades econômicas da maioria das cidades são regulamentadas pelo Plano Diretor Urbano (PDU). É essa Lei que determina o tipo de atividade que pode funcionar em determinado endereço. A consulta de local junto à Prefeitura é o primeiro passo para avaliar a implantação de sua clínica. Na Prefeitura de Vitória o PDU é fornecido a partir de consulta no site.

ESTRUTURA

Num espaço físico de aproximadamente 60m² serão dispostos uma área de recepção e sala de veterinária. Por questão de segurança, é aconselhável colocar produtos farmacêuticos (vitaminas, vacinas, etc.) em prateleiras

fechadas, sob supervisão de um veterinário para orientação sobre o uso de tais produtos.

EQUIPAMENTOS

Os equipamentos básicos são:

- Materiais para o consultório veterinário: mesa em aço inox, estetoscópio, termômetro, oftalmoscópio, otoscópio, estufa para esterilização, pia inox, tanque de aço, etc.

- Móveis e equipamentos de escritório.

- Um refrigerador para acondicionamento de vacinas. INVESTIMENTOS

O investimento varia muito de acordo com o porte do empreendimento e do quantitativo de que dispõe o investidor. Considerando uma clínica de pequeno porte, montada numa área de 60m², será necessário um investimento de R$30mil aproximadamente.

Obs.: os valores apresentados são indicativos e servem de base para o

empresário decidir se vale ou não a pena aprofundar a análise de investimento. Investindo em INFORMATIZAÇÃO

Uma empresa informatizada tem grandes chances de sair na frente do

concorrente. Além de facilitar os processos, garantem a segurança na tomada de decisões, melhora a produtividade e diminui os gastos.

Escolha um projeto abrangente que atenda toda a empresa, desde o

gerenciamento de conteúdo para websites, até os controles administrativos (financeiro, estoque, caixa, cadastro de clientes, etc.).

Existem no mercado atualmente, três grandes grupos de softwares: SGE

Sistema de Gestão Empresarial; SGC Sistema de Gerenciamento de Clientes e Básicos. Eles podem ser encontrados nas empresas especializadas ou na Internet, através dos sistemas disponibilizados nas Provedoras de Serviços de Software (ASP - application service provider).

(3)

http://www.es.sebrae.com.br/ideiasdenegocios PESSOAL

As atividades de veterinária podem ser iniciadas com duas pessoas: um veterinário e um ajudante.

PROCESSOS PRODUTIVOS

O fluxo de atendimento de uma clínica veterinária, em geral, é composto de: - Agendamento da consulta. Que pode ser feita diretamente pelo proprietário do “animal paciente”, ou por telefone.

- Atendimento e diagnóstico. Qualquer que seja sua espécie, o atendimento estará baseado na "montagem" do quadro clínico do animal, através de registro em formulário contendo informações de caráter identificador, histórico e

hereditário de cada bicho.

- Execução das atividades veterinárias indicadas para cada caso. DIVULGAÇÃO

Conquistar a preferência dos clientes pelos seus serviços não é uma tarefa fácil, por isso, você deve traçar um plano para divulgar o seu nome, que é a sua a marca, de forma atraente e que desperte confiança nas pessoas. Marketing é a técnica de criar, desenvolver e fixar a imagem de uma empresa junto a seus consumidores. Ele começa na escolha do nome da empresa e vai até as campanhas publicitárias, passando pela definição da melhor forma de atendimento ao público.

Componentes do marketing: nome; logomarca e slogan; o estabelecimento e a divulgação. Esta última está presente em todas as fases do negócio: início, conquista e manutenção da clientela. Pode ser feita através de distribuição de folder, mala direta, out-door, espaços publicitários em rádio, tv, revistas e jornais. Conquistados os clientes e feito um bom cadastro é hora de mantê-lo atualizado.

É a qualidade do serviço prestado que mantém os clientes assíduos. Além de retornar eles fazem a mais eficaz das propagandas: “boca em boca”. Indicação é a melhor forma de crescer no ramo de serviços.

DIVERSIFICAÇÃO

Adotar o sistema delivery (buscar e entregar animais em domicílio) é uma estratégia que pode facilitar a vida de seus clientes e aumentar a demanda por tratamento veterinário.

NOTÍCIAS Revista CFMV

SIA Trecho 6 – Lotes 130 e 140 – Brasília/DF CEP: 71205-060

Tel.: (61) 2106-0400 - Fax: (61) 2106-0444 http://www.cfmv.org.br

(4)

http://www.es.sebrae.com.br/ideiasdenegocios Revista PET SHOP & Business

Pero Correia, 279 - Vila Mariana, São Paulo/SP CEP: 04113-040

Tel.: (011) 5539-6382 / 5539-2385 / 5573-0795 / 5573-5223 Fax: (011) 5082-1563

E-mail: revistapetshop@arteditora.com.br http://www.revistapetshop.com.br

Revista Cães & Cia - Editora Forix Ltda.

Rua Dr. Miranda de Azevedo, 920. São Paulo/SP CEP: 05027-000

Tel.: (11) 3673-9711 - Fax: (11) 3862-0595 E-mail: info@caes-e-cia.com.br

http://www.caes-e-cia.com.br CURSOS E TREINAMENTOS

Centro Universitário Vila Velha – UVV

Rua Comissário José Dantas de Melo, 21 - Vila Velha/ES CEP: 29102-770

Telefone: (27) 3299-2011 Fax: (27) 3320-2027

Universidade Federal do Espírito Santo – UFES Alto Universitário s/nº - Alegre/ES

CEP: 29500-000 Tel.: (28) 3552-8955 Fax: (28) 3552-8903

Faculdade de Castelo – FACASTELO Rua Luiz Ceotto, 57 - Castelo/ES CEP: 29360-000

Telefone: (27) 3542-2253 http://www.facastelo.com.br EVENTOS

CONBRAVET – Congresso Brasileiro de Veterinária Tel.: (65) 3324-2565

E-mail: secretaria@conbravet2006.com.br http://www.conbravet2006.com.br

Pet South América - Feira internacional de produtos e serviços da linha pet e veterinária

São Paulo/SP

Organização: VNU Business Media do Brasil Rua Monte Castelo, 55. Granja Viana Cotia SP Tel.: (11) 4613-2000 - Fax: (11) 4613-2001 E-mail: vnu@vnu.com.br

(5)

http://www.es.sebrae.com.br/ideiasdenegocios LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA

É interessante fazer uma consulta à “Cartilha do Fornecedor Capixaba”, que se encontra disponível na Biblioteca do SEBRAE/ES.

Essa atividade exige o conhecimento de algumas leis:

- Lei Federal nº. 8.078/1990 - Código de Defesa do Consumidor.

- Lei Municipal nº. 6.080/2003 – Código de Posturas e Atividades Urbanas do Município de Vitória.

- Lei 6.705/2006 – Aprovou o PDU do Município de Vitória.

- São mais de sessenta documentos normativos que regulam o exercício da medicina veterinária entre leis, decretos, decretos-lei, portarias, instruções normativas, tratados e resoluções do CFMV. Estão disponíveis no site do CFMV.

REGISTRO ESPECIAL

Para registrar sua empresa você precisa de um contador. Profissional

legalmente habilitado para elaborar os atos constitutivos da empresa, auxilia-lo na escolha da forma jurídica mais adequada para o seu projeto e preencher os formulários exigidos pelos órgãos públicos de inscrição de pessoas jurídicas. Além disso, ele é conhecedor da legislação tributária à qual está subordinada a nossa produção e comercialização. Mas, na hora de escolher tal prestador de serviço, deve-se dar preferência a profissionais qualificados, que tenha boa reputação no mercado e melhor que seja indicado por alguém que já tenha estabelecido com ele uma relação de trabalho.

Para legalizar a empresa é necessário procurar os órgãos responsáveis para as devidas inscrições:

- Você deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar a sua clínica para fazer a consulta de local;

- Registro na Junta Comercial;

- Registro na Secretaria da Receita Federal (CNPJ);

- Registro na Prefeitura do Município para obter o alvará de funcionamento; - Enquadramento na Entidade Sindical Patronal (empresa ficará obrigada a recolher por ocasião da constituição e até o dia 31 de janeiro de cada ano, a Contribuição Sindical Patronal);

- Cadastramento junto à Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”.

- Corpo de Bombeiros Militar.

- Registro no ministério da agricultura para comercialização de vacinas e outros produtos veterinários.

- É obrigatória a supervisão de um profissional da área, ( Conselho Regional de Medicina Veterinária).

- Produtos veterinários somente poderão ser comercializados depois de

devidamente registrados no Departamento de Defesa Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, do Abastecimento e da Reforma Agrária.

(6)

http://www.es.sebrae.com.br/ideiasdenegocios ENTIDADES

CFMV – Conselho Federal de Medicina Veterinária SIA Trecho 6 – Lotes 130 e 140 - Brasília-DF CEP: 71205-060

Tel.: (61) 2106-0400 - Fax: (61) 2106-0444 http://www.cfmv.org.br

CRMV - Conselho Regional de Medicina Veterinária Rua Cyro Lima, 26 - Enseada do Suá - Vitória/ES CEP: 29050-230

Tel.: (27) 3324-3877 Fax: (27) 3324-3877

E-mail: crmves@terra.com.br IBAMA – Superintendência ES

Av. Marechal Mascarenhas de Morais, 2487 Bento Ferreira Vitória / ES

CEP: 29052-121

Tel. : (027) 3324 1811/ 3514 / 3225 8510 E-mail: linhaverde.sede@ibama.gov.br Site: http://www.ibama.gov.br

MMA – Ministério do Meio Ambiente – CONAMA

Esplanada dos Ministérios Bloco B Sala 633 6º andar - Brasília/DF CEP: 70068-901

Tel.: (61) 4009-1433

Fax: (61) 4009-1768 / 1769 Site: http://www.mma.gov.br Aliança Internacional Do Animal

Rua Pasquale Galupi, 900 - Jd. Paraisópolis - SÃO PAULO/SP Tel.: (011) 3749-0800 / 3749-9996

CEP: 05660-000 http://www.aila.org.br E-mail: aila@aila.org.br

ASSOFAUNA - Associação dos Revendedores de Produtos, Prestadores de Serviço e Defesa Destinados ao Uso Animal.

(7)

http://www.es.sebrae.com.br/ideiasdenegocios Central Fácil – Central de Atendimento Empresarial

É um sistema da atendimento que prevê a simplificação, racionalização e padronização dos processos de abertura de empresas, através de redução da burocracia.

Avenida Nossa Senhora da Penha, 1433 – Santa Luzia – Vitória – ES CEP 29045-401 Fone: 27- 2127- 3000 E-mail: facil@es.sebrae.com.br Horário de funcionamento: Segunda a sexta: 12 as 17:30 h. Procon – Vitória

Casa do Cidadão João Luiz Barone

Av. Maruípe, nº. 2544 – Itararé, Vitória/ES CEP: 29.045-230

Tel.: (27) 3382-5545

http://www.vitoria.es.gov.br/procon/procon.htm Junta Comercial do Estado do Espírito Santo

Av. Nossa Senhora da Penha, 1433, Praia do Canto - Vitória/ES CEP: 29045-401

Tel.: (27) 3135-3167

http://www.jucees.es.gov.br Prefeitura de Vitória

SEDEC – DCOPP – Secretaria de Desenvolvimento Urbano

Rua Vitória Nunes da Mota, 220, CIAC, Ed. Ítalo Batan Regis, Enseada do Suá – Vitória/ES

CEP: 29010-331 Tel.: (27) 3135-1097

http://www.vitoria.es.gov.br/home.htm Secretaria da Receita Federal

Rua Pietrângelo de Biase, n°. 56, Centro, Vitória/ES Tel.: 3322-0711 e 146

http://www.receita.fazenda.gov.br

Prefeitura de Vitória

SEMUS - Sec. Municipal de Saúde – Vigilância Sanitária do Município de Vitória.

Av. Mal. Mascarenhas de Moraes, 1185, Forte São João – Vitória/ES CEP: 29010-331

Tel.: (27) 3132-5047 / 3132-5044 / 3132-5045 http://www.vitoria.es.gov.br/home.htm

(8)

http://www.es.sebrae.com.br/ideiasdenegocios Divisão da Vigilância Sanitária Estadual

Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, 2025, Bento Ferreira, Vitória/ES CEP: 29052-121

Tel.: (27) 3137 –2427 - Fax: (27) 3137- 2432 / 2472 E-mail:visa@saude.es.gov.br

http://www.saude.es.gov.br

FORNECEDORES E FABRICANTES

Poweranimal - Ind. e Com. de Prod. Veterinários Rua Dom Vilares, 347 - Vila Brasilina

São Paulo/SP

Tel.: (011) 7237-1832 / 6969-3338 CEP: 04160-000

http://www.poweranimal.com.br

E-mail: poweranimal@poweranimal.com.br Orangevet Saúde Animal

Rua Alvim B. Silva, 296 Vitória/ES

Tel.: (27) 3347-0338 CEP: 29090-300

http://www.orangevet.com.br

E-mail: falecom@orangevet.com.br

O SEBRAE/ES se isenta de responsabilidades quanto à forma da atuação das empresas no mercado.

BIBLIOGRAFIA

Informações extraídas de artigos do Médico Veterinário e Historiador Percy Infante Hatschbach - Sites: http://www.cfmv.org.br http://www.revistapetshop.com.br http://www.petbr.com.br http://www.caes-e-cia.com.br

ÁREA RESPONSÁVEL E DATA DE ATUALIZAÇÃO UAC - Unidade de Atendimento e Comércio – SEBRAE/ES Data da última atualização: fevereiro de 2007

Imagem

Referências

temas relacionados :