• Nenhum resultado encontrado

De 24 a 30 de Julho de Ano 45 - Número 198

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "De 24 a 30 de Julho de Ano 45 - Número 198"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

A

A

A

A

L

L

E

E

G

G

R

R

I

I

A

A

D

D

E

E

D

D

E

E

U

U

S

S

N

N

O

O

S

S

F

F

O

O

R

R

T

T

A

A

L

L

E

E

C

C

E

E

4

4

/

/

8

8

Neemias 8.10-12

PARA NOCAUTEAR A TRISTEZA

Preciso insistir que não importa o diagnóstico da sua tristeza, há duas atitudes que podem nocauteá-la. Primeira: adote uma causa. Pode ser uma idéia, uma

missão, um filho, um livro, uma viagem, um tempo semanal como voluntário numa instituição.

Estar triste é estar dentro de si. Uma causa nos faz sair de casa. Ver no outro um sorriso que nós provocamos gera um sorriso em nós também.

Segunda: muna-se de algumas convicções.

1. Deus completará o que começou a fazer em você (Filipenses 1.6). E pode ser que não seja do jeito que você não imaginou. Será melhor.

2. Deus está com você todos os dias, brincando com você quando você estiver brincando, chorando com você quando

estiver chorando, para que volte a sorrir. E ele

também se alegrará. 3. A alegria de Deus é a sua força (Neemias 8.10). Olhe para Deus, atrás das nuvens do sofrimento, e o verá sorrindo. Peça-lhe para fazer jorrar a alegria dEle dentro de você. E Ele está "louco" para fazer isto em você. É o prazer dEle.

Israel Belo de Azevedo

(2)

2

(3)

O

O

D

D

I

I

A

A

B

B

O

O

É

É

R

R

E

E

A

A

L

L

,

,

B

B

A

A

S

S

T

T

A

A

O

O

L

L

H

H

A

A

R

R

C

C

O

O

M

M

O

O

O

O

M

M

U

U

N

N

D

D

O

O

E

E

S

S

T

T

Á

Á

Billy Graham

Perto de completar um século de vida, o renomado evangelista Billy Graham tem problemas de saúde que o impedem de continuar com suas famosas cruzadas. Já que ele não pode mais falar às multidões, tem optado por escrever

semanalmente reflexões e responder perguntas em textos que são postados em sua página pessoal e reproduzidos por jornais americanos.

O mais recente dele trata sobre a realidade de Satanás.

Contrariando a ideia cada vez

mais comum de que o diabo não é um ser, mas seria apenas um símbolo do mal, Graham adverte: “Satanás não apenas é real; é muito maior do que nós, tão poderoso que todos nós deveríamos ter motivos para temê-lo.”

O evangelista chama atenção, em especial, das pessoas que dizem não acreditam que o diabo está agindo. “Eu também sei que Satanás é real quando olho para o mundo ao meu redor, e mesmo dentro do meu próprio coração”, sublinhou. “De que outra forma poderia explicar o terrorismo, o

racismo, a injustiça, ou centenas de outros exemplos do maldade e de destruição?”, questiona.

Usando diferentes versículos bíblicos, ele lembra que O Diabo “foi homicida desde o princípio e não se firmou na verdade, porque não há

verdade nele (João 8:44)”. Tam-bém pediu que as pessoas não sejam tomadas pelo pensamento de que o cristão precisa ter medo dele. “Jesus, o filho divino de Deus, foi enviado ao mundo para nos libertar do pecado, da morte e do inferno – em outras palavras, para nos livrar do poder de Satanás”, ressalta

Graham.

O conflito de Jesus com o Diabo não foi uma alegoria, assevera, foi real. Finaliza lembrando que Jesus saiu vitorioso na cruz e faz um apelo aos cristãos: “Não seja enganado e iludido pelas falsas promessas de Satanás. Enfrente sua necessidade de perdão e peça ajuda a Deus. Jesus Cristo é o único que pode ajudar as pessoas a derrotarem Satanás”, enfatiza o nonagenário. Gospel Prime

(4)

4

O

O

P

P

E

E

S

S

S

S

I

I

M

M

I

I

S

S

T

T

A

A

E

E

O

O

O

O

T

T

I

I

M

M

I

I

S

S

T

T

A

A

Israel Belo de Azevedo

"Eu sou um otimista. Não me parece muito útil ser outra coisa". (Winston Churchill)

O pessimista tem mais razão do que o otimista, mas o pessimista nada realiza. O otimista muda para melhor as coisas, mesmo as ruins.

O pessimista se decepciona menos que o otimista, mas o otimista caminha, enquanto o pessimista não sai do lugar.

O pessimista talvez não morra numa mesa de cirurgia, porque não entra no centro cirúrgico. O

otimista, certo de que tudo vai dar certo - o que nem sempre é

verdade - , pode até perder a vida, mas tentou melhorá-la.

O pessimista não tem amigos, porque a amargura não reúne ninguém à sua volta. O otimista faz amigos, porque a alegria alimenta a comunidade.

O pessimista nunca é ingênuo, mas ele não sabe o que fazer com a sua competência. O otimista pode ser ingênuo, mas só o futuro dirá que estava certo ou errado.

O pessimista aprendeu em casa ou se deixou levar pelo meio. O otimista também tem uma história e um meio, mas aposta no quanto melhor, melhor, para ele e para os outros. O jardim do pessimista só tem espinhos bravos e ervas daninhas. No jardim do otimista, as rosas balançam ao vento; mesmo as pétalas que caem deixam mais belo o chão.

A verdade do pessimista é dura. A certeza do otimista é suave.

O pessimismo embrutece o rosto. O otimismo faz o corpo bailar.

O pessimismo tem passado. O otimismo tem futuro.

O pessimismo vive do medo. O otimismo se nutre da esperança.

O pessimista é orgulhoso. O otimista é humilde. Nem sempre o otimista está com a razão, como nem sempre está com razão o pessimista. Donde se conclui que os otimistas podem não ser mais sábios que os pessimistas, mas são mais felizes e fazem felizes os outros.

A

A

p

p

e

e

n

n

a

a

s

s

a

a

e

e

x

x

p

p

e

e

r

r

i

i

ê

ê

n

n

c

c

i

i

a

a

d

d

e

e

s

s

e

e

r

r

m

m

o

o

s

s

p

p

e

e

r

r

d

d

o

o

a

a

d

d

o

o

s

s

c

c

a

a

p

p

a

a

c

c

i

i

t

t

a

a

-

-

n

n

o

o

s

s

a

a

p

p

e

e

r

r

d

d

o

o

a

a

r

r

o

o

s

s

o

o

u

u

t

t

r

r

o

o

s

s

.

.

(5)
(6)

6

O

O

S

S

P

P

E

E

R

R

I

I

G

G

O

O

S

S

Q

Q

U

U

E

E

A

A

M

M

E

E

A

A

Ç

Ç

A

A

M

M

A

A

U

U

N

N

I

I

D

D

A

A

D

D

E

E

D

D

A

A

I

I

G

G

R

R

E

E

J

J

A

A

Ao escrever sua epístola aos

Filipenses, Paulo mencionou o exemplo negativo de alguns crentes de Roma que estavam trabalhando com a motivação errada (Fp 1.15,17). Isso, certamente, enfraquecia a

unidade da igreja. Agora, Paulo fala sobre dois perigos que conspiram contra a unidade da igreja. Que perigos são esses?

Em primeiro lugar, o partidarismo (Fp 2.3). A igreja de Filipos tinha muitas virtudes, a ponto de Paulo considerá-la sua alegria e coroa (Fp 4.1). Mas esta igreja estava ameaçada por alguns sérios perigos na área da unidade. Havia tensões dentro da igreja. A comunhão estava sendo atacada. A palavra grega eritheia traduzida por “partidarismo” é resultado de egoísmo. Depois de Paulo mencionar a atitude mesquinha de alguns crentes de Roma que, movidos por inveja pregavam a Cristo para despertar ciúmes nele, pensando que o seu

trabalho apostólico era uma espécie de campeonato em busca de prestígio, volta, agora, suas baterias para apontar os perigos que estavam afetando, também, a unidade na igreja de Filipos. Que perigos?

O perigo de trabalhar sem unidade (Fp 1.27). Nada debilita mais a unidade da igreja do que os crentes estarem engajados no

serviço de Deus sem unidade. A obra de Deus não pode avançar quando cada um puxa para um lado, quando cada um busca mais seus interesses do que a glória de Cristo. Na igreja de Filipos havia ações desordenadas. Eles estavam todos lutando pelo Evangelho, mas não juntos.

O perigo de líderes buscarem seus próprios interesses (Fp 2.21). Paulo ao enviar Timóteo à igreja de Filipos e dar bom testemunho acerca dele, denuncia, ao mesmo tempo, alguns líderes que buscavam seus próprios interesses. Esses líderes eram amantes dos holofotes; não buscavam a glória de Deus nem a edificação da igreja, mas a construção de monumentos aos seus próprios nomes.

O perigo do mundanismo na igreja (Fp 3.17-19). A unidade da igreja de Filipos estava sendo ameaçada por homens

mundanos, libertinos e imorais. Essas pessoas fizeram Paulo sofrer de tal modo, que o levaram às lágrimas (Fp 3.18). Paulo os chama de inimigos da cruz de Cristo (Fp 3.18). Essas pessoas eram mundanas, pois só se preocupavam com as coisas

terrenas (Fp 3.19). Eram comilões, beberrões e imorais, com uma visão muito liberal da fé cristã, do tipo que está sempre dizendo: “isso não é pecado, não tem problema”. Em vez de a igreja seguir a vida escandalosa desses libertinos, deveria imitar o seu exemplo (Fp 2.17).

O perigo dos crentes viverem em conflito dentro da igreja (Fp 4.2). Aqui o apóstolo está trabalhando com a questão do conflito entre lideranças da igreja local, pessoas que disputam entre si a atenção e os espaços de atuação na igreja. Quando o trabalho era dirigido pela família de Evódia, possivelmente o pessoal de Síntique não participava, e quando era promovido por Síntique quem não participava era o pessoal de Evódia. Em segundo lugar, a vanglória ou o egoísmo (Fp 2.3). Vanglória é buscar glória para si mesmo. A palavra grega kenodoxia traduzida por “vanglória” só aparece aqui em todo o Novo Testamento. Ela denota uma inclinação orgulhosa que busca tomar o lugar de Deus, e a estabelecer como um status auto-assertivo que rapidamente induz ao desprezo do próximo (Gl 5.26). A vanglória destrói a verdadeira vida comunitária. Paulo colocou seu “dedo investigativo” bem na ferida dos filipenses. Os membros da igreja de Filipos estavam causando discórdia por causa de suas atitudes ou ações. Eles desejavam reconhecimento ou distinção, não por puros motivos, mas meramente por ambição pessoal. Eles estavam criando partidos baseados em prestígio pessoal, ao mesmo tempo em que desprezavam os outros.

(7)

P

P

A

A

S

S

T

T

O

O

R

R

P

P

R

R

E

E

G

G

A

A

Q

Q

U

U

E

E

H

H

O

O

M

M

O

O

S

S

S

S

E

E

X

X

U

U

A

A

L

L

I

I

D

D

A

A

D

D

E

E

É

É

P

P

E

E

C

C

A

A

D

D

O

O

E

E

F

F

I

I

É

É

I

I

S

S

A

A

B

B

A

A

N

N

D

D

O

O

N

N

A

A

M

M

C

C

U

U

L

L

T

T

O

O

Assim que o pastor começou um sermão falando contra a homossexualidade, os membros da igreja começaram a sair. Um a um, a maior parte da congregação saiu do templo

manifestando sua reprovação. T. L. Bates, que lidera uma Assembléia de Deus em Oklahoma, recusou-se a comprometer a Palavra de Deus. Ele sabia que o tema despertava todo tipo de reação, mas não esperava esse tipo de reação de sua comunidade. Mesmo assim, continuou pregando. A mensagem faz parte da série de sermões “Firestarters” [Fazedores de fogo]. “Eu usei Elias como exemplo desse ‘Fogo de Deus’, e de nossa necessidade de levantarmos uma geração tomada pelo ‘Fogo de Deus’, que não tem medo de enfrentar as falsas religiões (como o islamismo) e a cultura

corrupta”, explicou Bates à revista Charisma. Afirmou estar cansado de ver membros da comunidade LGBT dizer coisas negativas sobre o cristianismo e não serem criticados. Pelo contrário, por vezes recebem elogios. O mesmo acontece quando o assunto é a religião

islâmica.

Para ele, a sociedade em geral está

acostumada a isso. “Se nós [cristãos], falamos contra, somos chamados de intolerantes e nos censuram e dizem que não estamos sendo politicamente corretos“.

À frente da Igreja da Fé, de Oklahoma City, relata que desafiou os crentes para se levantarem “como uma geração que está espiritualmente em chamas, não sendo intimidados pelas falsas religiões nem cultura enganosa”.

Ao afirmar que, como cristãos tinham a

obrigação de pregar “a verdade em amor e sem

se levantar, muitos balançando a cabeça em desaprovação. Ele calcula que entre 50 e 75 pessoas, de todas as idades e raças saíram. Mesmo após o fim do culto, o pastor continuou enfrentando críticas por causa dessa

mensagem. Uma pessoa deixou um bilhete anônimo no para-brisa do seu carro, reclamando de sua “intolerância”. Outros ameaçaram parar de entregar seus dízimos. Um grupo simplesmente nunca mais voltou.

Apesar de tudo isso, Bates disse que não irá ceder. “Ao longo de quase 40 anos de

ministério pastoral, tenho visto que as coisas uma geração tolera, a próxima geração aceita como natural e a geração seguinte começa a participar. Na minha opinião pessoal, creio que a comunidade LGBT, assim como os islâmicos e muitos outros grupos possuem uma agenda que já não quer que sejamos tolerantes como seu estilo de vida e crenças, mas que o aceitemos e imitemos”, resume Bates.

O pastor acredita que é chegada a hora de a igreja estabelecer limites claros. “Essa questão dos banheiros trans é apenas a ponta do

iceberg. Precisamos traçar uma linha e nos recusarmos a ficar escondidos atrás da idéia de tolerância e aceitação, mas corajosamente declararmos a Palavra de Deus, sem medo de homens”, sublinha.

Exorta os cristãos, em especial os pastores de todo o mundo, que parem de ser complacentes com “estilos de vida ímpios e as falsas religiões e não temam em falar o que é certo”.

Analisando o que ocorreu em sua própria igreja, dispara: “É apenas mais uma evidência de que vivemos os últimos dias antes da vinda do Senhor e o julgamento final de Deus.”

(8)

8

N

N

Ã

Ã

O

O

E

E

S

S

P

P

E

E

R

R

E

E

.

.

.

.

.

.

Evaldo Rocha Não espere a vida passar

para concluir que perdeu tempo. Não espere o fim para pensar no começo. Não espere o futuro para pensar no presente. Não espere a derrota para celebrar a vitória. Não espere notícias ruins para valorizar o que foi bom. Não

espere o desastre da semeadura equivocada para perceber que todas as ações trazem

conseqüências.

Não espere adoecer para descobrir o valor de uma vida saudável. Não espere problemas pessoais para perceber o quanto o carinho do outro é curativo. Não espere a ausência daqueles que agem de forma relevante e abençoadora para concluir que não os valorizou como deveria. Não espere a solidão para concluir que amigos e irmãos são

presentes do Altíssimo. Não espere as intempéries da vida para valorizar a

igreja de Deus. Não espere a escassez para pensar em investir no Reino de Deus. Não espere o desapontame nto com o mundo para reconhecer o valor da comunidade de fé. Não espere sofrer as

conseqüências de uma vida pecaminosa para viver em santidade na presença de Deus.

Não espere o fracasso para depender de Deus. Não espere o desastre de uma agenda equivocada para pensar no plano majestoso de Deus. Não espere problemas familiares para valorizar os princípios da Palavra do Eterno Deus. Não espere o “deserto” para descobrir que

somente Deus pode fazer o

milagre.

Não espere a ausência de pão para agradecer os momentos de abundância. Não espere perder para apreciar o que granjeou. Não espere o vazio para perceber o que estava cheio. Não espere lágrimas para pensar nos momentos de alegria.

Não esperar é fazer o que deve ser feito agora. Não esperar é entregar a vida aos cuidados do Altíssimo. Não esperar é celebrar as vitórias dadas por Deus. Não esperar é viver na agenda do Pai. Não esperar é cuidar do

próprio coração enquanto está pulsando. Não esperar é dar valor àqueles que precisam ser valorizados. Não esperar é desfrutar da comunhão com os outros membros do corpo de Cristo. Não esperar é optar pela vida saudável na presença de Deus e na presença dos homens. Não espere!

A

(9)

N

N

A

A

S

S

C

C

I

I

M

M

E

E

N

N

T

T

O

O

01/07 Gilvan Carvalho Vila Nova

03/07 Sergio Paulo de Medeiros Oliveira 10/07 Elisandra Lopes Jacobina

20/07 Natalia do Nascimento Catarino

26/07 Vanessa Laurentini Mota Buscarioli 27/07 Tereza Bertoni Faria

29/07 Marilia Porto dos Santos

C

C

A

A

S

S

A

A

M

M

E

E

N

N

T

T

O

O

01/07 Maria Consuelo Oliveira Rodrigues e Armando Rodrigues Junior

09/07 Sergio Paulo de Medeiros Oliveira e Neiri Colombo Oliveira

27/07 Getulio Gonçalves Ferreira Júnior e Rubenita Lourenço Augusto Ferreira

D

D

E

E

C

C

L

L

A

A

R

R

A

A

Ç

Ç

Ã

Ã

O

O

D

D

E

E

V

V

I

I

S

S

Ã

Ã

O

O

,

,

M

M

I

I

S

S

S

S

Ã

Ã

O

O

E

E

P

P

R

R

O

O

P

P

Ó

Ó

S

S

I

I

T

T

O

O

S

S

NOSSA MISSÃO

A Igreja Batista Betel é uma família que existe para glorificar a Deus e priorizar pessoas, integrando, edificando e enviando para servirem a Deus e ao próximo.

NOSSA VISÃO

A Igreja Batista Betel é uma família que existe para transformar pessoas sem Cristo em verdadeiros discípulos e levar a maturidade os discípulos já alcançados.

NOSSA DECLARAÇÃO DE PROPÓSITOS

Fundamentada nas Escrituras Sagradas, particularmente em o Novo Testamento, a IGREJA BATISTA BETEL tem como base os cinco propósitos: Adoração, Serviço, Comunhão, Missões e

(10)

10

N

N

O

O

S

S

S

S

A

A

A

A

Ç

Ç

Ã

Ã

O

O

M

M

I

I

S

S

S

S

I

I

O

O

N

N

Á

Á

R

R

I

I

A

A

** Ásia - Roberto, Marina e filhos

* PIB Missionária no Jd. Nova Conquista - Pr Josué Franco da Silva (Diadema)

** Nação Sateré Mawé - Pr John, Sônia Wilkinson e filhos (Amazonas)

* Cuba - Pr Pedro Luiz Valdez e Raida Padron

* Itália – Pr Fabiano Nicodemo e Família

* SUSTENTO EM ORAÇÃO ** SUSTENTO FINANCEIRO

M

M

I

I

S

S

Õ

E

E

S

S

..

.

.

.

P

P

L

L

A

A

N

N

O

O

D

D

E

E

D

D

E

E

U

U

S

S

,

,

P

P

RO

R

OP

P

ÓS

Ó

SI

IT

TO

O

D

D

A

A

I

I

GR

G

RE

EJ

J

A

A

!

!

V

V

O

O

C

C

Ê

Ê

P

P

O

O

D

D

E

E

F

F

A

A

Z

Z

E

E

R

R

A

A

D

D

I

I

F

F

E

E

R

R

E

E

N

N

Ç

Ç

A

A

!

!

O

O

F

F

E

E

R

R

T

T

A

A

M

M

I

I

S

S

S

S

I

I

O

O

N

N

Á

Á

R

R

I

I

A

A

D

D

E

E

F

F

É

É

.

.

.

.

.

.

Lembre-se: Existem missionários e suas famílias no campo esperando por ela.

E

E

S

S

C

C

A

A

L

L

A

A

D

D

O

O

M

M

I

I

N

N

I

I

S

S

T

T

É

É

R

R

I

I

O

O

I

I

N

N

F

F

A

A

N

N

T

T

I

I

L

L

DATA PERÍODO TIA 24/07/2016 Manhã Andrea

Referências

Documentos relacionados

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

(2019) Pretendemos continuar a estudar esses dados com a coordenação de área de matemática da Secretaria Municipal de Educação e, estender a pesquisa aos estudantes do Ensino Médio

[r]

a) Carlos mobilou o consultório com luxo. Indica o tipo de sujeito das seguintes frases.. Classifica as palavras destacadas nas frases quanto ao processo de formação de palavras..

a) AHP Priority Calculator: disponível de forma gratuita na web no endereço https://bpmsg.com/ahp/ahp-calc.php. Será utilizado para os cálculos do método AHP

Objetivo: Garantir estimativas mais realistas e precisas para o projeto, ao considerar nesta estimativa o esforço necessário (em horas ou percentual do projeto) para

São considerados custos e despesas ambientais, o valor dos insumos, mão- de-obra, amortização de equipamentos e instalações necessários ao processo de preservação, proteção

dois gestores, pelo fato deles serem os mais indicados para avaliarem administrativamente a articulação entre o ensino médio e a educação profissional, bem como a estruturação