• Nenhum resultado encontrado

PREFEITURA MUNICIPAL DE CANOAS Gabinete do Prefeito

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PREFEITURA MUNICIPAL DE CANOAS Gabinete do Prefeito"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Convênio que celebram entre si o Município de Canoas, RS e o Grupo Assistencial Casa do Sol.

O MUNICÍPIO DE CANOAS, pessoa jurídica de direito público

interno, a seguir denominado MUNICÍPIO, neste ato representado pelo Prefeito, Senhor JAIRO

JORGE DA SILVA e o GRUPO ASSISTENCIAL CASA DO SOL, doravante denominado CONVENIADO, com sede na Rua Dez nº 13, Conjunto Central Park, Bairro Mato Grande,

Canoas, RS, inscrito no CNPJ sob o n° 11.211.191/0001-57, neste ato representado pela sua Presidente Senhora EVELISE ROSE FREIRE, residente e domiciliada na Rua Tuiuti nº 24, apto 201, Canoas, RS, resolvem firmar o presente CONVÊNIO, em conformidade com o art. 116, da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, com a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 e fundamentado no processo administrativo n° 14033/2009, sujeitando-se, os partícipes, mediante cláusulas e condições a seguir:

CLÁUSULA PRIMEIRA – DO OBJETO

Constitui objeto do presente Convênio a cooperação entre os partícipes, visando ao atendimento de até 8 (oito) crianças e adolescentes encaminhadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), destituídas do poder familiar ou não, na faixa etária de 12 a 18 anos, que necessitem manejo diferenciado e atendimento em pequenos grupos, na perspectiva da Casa Lar.

CLÁUSULA SEGUNDA – DA EXECUÇÃO

Para alcançar o objeto ora descrito e acordado, os partícipes cumprirão o Plano de Trabalho aqui anexado, que passa automaticamente a fazer parte deste ajuste.

CLÁUSULA TERCEIRA – DAS OBRIGAÇÕES DO MUNICÍPIO São obrigações do MUNICÍPIO:

I - proporcionar condições para a boa execução dos serviços;

II - indicar o servidor responsável pela fiscalização da execução prestada pelo CONVENIADO;

III - coordenar, fiscalizar e acompanhar a execução do Convênio, notificando o CONVENIADO, por escrito, quando o objeto não estiver sendo executado de forma satisfatória;

IV - efetuar repasse dos recursos financeiros ao CONVENIADO, de modo a garantir o desenvolvimento das ações, de acordo com os Planos de Trabalho e Aplicação de Recursos;

(2)

V – examinar e deliberar quanto à aprovação do relatório de execução dos trabalhos realizados pelo CONVENIADO.

CLÁUSULA QUARTA – DAS OBRIGAÇÕES DO CONVENIADO São obrigações do CONVENIADO:

I – designar pessoal responsável pela execução das atividades;

II – proceder à escolha de residência adequada às necessidades da Casa Lar;

III - promover cursos de capacitação para toda a equipe responsável pelo atendimento das crianças e adolescentes.

IV – submeter-se à supervisão e orientação técnica promovida pelo MUNICÍPIO, fornecendo as informações necessárias a sua execução;

V – assumir plena responsabilidade pela tutela dos menores; VI – prestar contas parciais e final;

VII – controlar a efetiva aplicação dos recursos no que se refere ao custo/criança/adolescente - mês;

VIII – arcar com o pagamento de toda e qualquer despesa excedente ao recurso transferido pelo MUNICÍPIO;

IX – ressarcir ao MUNICÍPIO os recursos recebidos através deste convênio, quando se comprovar a sua inadequada utilização;

X – responsabilizar-se pelos encargos de natureza fiscal, trabalhista, previdenciária e de danos causados a terceiros, eximindo o MUNICÍPIO de quaisquer ônus ou reivindicações perante terceiros, em juízo ou fora dele;

XI – comunicar imediatamente aos órgãos competentes qualquer situação que ponha em risco a integridade fiscal e emocional das crianças e adolescentes;

XII – realizar a manutenção do Grupo Assistencial Casa do Sol, com todos os recursos materiais e humanos necessários;

XIII – promover atendimento na Rede de Proteção do Município às crianças e adolescentes;

XIV – enviar à SMDS relatórios mensais, nos quais devem constar os nomes das crianças e adolescentes atendidos no período;

XV – comprometer-se de modo que todo e qualquer planejamento que envolva a execução deste Convênio seja realizado e formalizado junto à SMDS;

XVI- cumprir o Plano de Trabalho; XVII - prestar contas;

XVIII - comunicar qualquer alteração que possa comprometer a manutenção do Convênio;

XIX - manter-se em compatibilidade com as obrigações por ele assumidas, durante toda a execução do Convênio e, após seu término, durante 5 (cinco) anos, guardar todas as condições de habilitação, qualificação exigidas e documentação referente aos pagamentos e aos repasses efetuados;

(3)

XX - comprometer-se em movimentar os recursos recebidos em conta bancária específica, junto ao Banco do Estado do Rio Grande do Sul.

CLÁUSULA QUINTA – DAS VEDAÇÕES DA CONVENIADA É vedado:

I – realizar despesas a título de taxa de administração, de gerência ou similar;

II – utilizar os recursos em finalidade diversa da estabelecida neste Convênio, ainda que em caráter de emergência;

III – realizar despesas em data anterior ou posterior à vigência deste Convênio;

IV – realizar despesas com taxas bancárias, multas, juros ou correção monetária, inclusive referente a pagamentos ou recolhimentos fora de prazos;

V – realizar despesas de publicidade, salvo as de caráter educativo, informativo ou de orientação social, das quais não constam nomes, símbolos ou imagem que caracterizem promoção pessoal de autoridade e serviços públicos.

CLÁUSULA SEXTA - DOS RECURSOS FINANCEIROS

Para execução das atividades previstas neste instrumento, o MUNICÍPIO repassará ao CONVENIADO o valor total estimado de R$ 144.000,00 (cento e quarenta e quatro mil reais), referente a 8 (oito) vagas disponíveis na entidade.

§1º. O repasse será mensal, no valor de R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais) por vaga ocupada e será proporcional ao número de dias em que a criança ou adolescente permanecer nas instalações do CONVENIADO.

§2º. O CONVENIADO poderá utilizar 10% do valor repassado para aquisição de bens duráveis e reforma.

CLÁUSULA SÉTIMA - DA PRESTAÇÃO DE CONTAS PARCIAL

A prestação de contas parcial deverá ser apresentada mensalmente. § 1º A prestação de contas deverá acompanhar a seguinte documentação: I – relatório de execução das atividades mensais, com visto da SMDS, que o fará no prazo de 2 (dois) dias úteis após o recebimento;

II - comprovante das despesas realizadas no período;

III - extrato da conta bancária específica do período do recebimento da 1ª (primeira) parcela até o último pagamento;

IV - certidões de regularidade fiscal; V - relação nominal dos funcionários.

(4)

§ 2° O repasse dos recursos mensais fica condicionado à entrega da prestação de contas no prazo supra referido, sendo que a demora de análise e verificação pelo órgão competente não implicará no contingenciamento de recursos.

§ 3º Quando da análise da prestação de contas, havendo item questionado pelo MUNICÍPIO, esse deverá notificar o CONVENIADO para regularizar, esclarecer ou justificar no prazo de 10 (dez) dias.

§ 4° Em se verificando irregularidade não sanada na prestação de contas, no prazo estipulado em intimação escrita endereçada ao CONVENIADO, o MUNICÍPIO suspenderá o repasse das próximas parcelas.

§ 5º Entregue a documentação com vistas a regularizar a situação apontada no § 4º desta cláusula, o MUNICÍPIO disporá de 10 (dez) dias para análise e posição, findo esse prazo, sem o exame, deverá retomar os repasses regulares no prazo máximo de 5 (cinco) dias.

CLÁUSULA OITAVA – DA PRESTAÇÃO DE CONTAS FINAL

O CONVENIADO ficará sujeito à prestação de contas final, no prazo máximo de 60 (sessenta) dias após o término do Convênio.

§ 1º A prestação de contas deverá conter relatório completo do cumprimento do objeto, acompanhado dos seguintes documentos:

I - relatório de execução do objeto do presente Convênio;

II - relação de Bens (adquiridos, produzidos ou construídos com recursos do MUNICÍPIO);

III – documentos referidos na prestação de contas parcial.

§ 2º A inexecução do objeto do Convênio, a falta de apresentação da prestação de contas no prazo regulamentar, ou a utilização dos recursos para finalidade diversa da ora estabelecida, acarretará a restituição dos recursos transferidos, atualizados monetariamente e acrescidos de juros legais, na forma da legislação aplicável, salvo ocorrência de caso fortuito ou força maior, devidamente comprovado (a), sem prejuízo das responsabilidades civis e criminais.

CLÁUSULA NONA – DA FISCALIZAÇÃO

A fiscalização do presente Convênio estará a cargo da SMDS e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA).

CLÁUSULA DÉCIMA – DA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

Servirão de cobertura para o presente Convênio as dotações orçamentárias de códigos 11.02.08.243.0233.2078.0000.3.3.50.43.00.00.00.00.1009 - 2331 e 11.02.08.243.0233.2078.0000.33.50.43.00.00.00.00 1 – 656.

(5)

CLÁUSULA DÉCIMA PRIMEIRA – DA DIVULGAÇÃO

Qualquer tipo de divulgação do objeto deste Convênio deverá fazer referência a ambas as partes acordadas, ressalvando o disposto no art. 37, §1°, da Constituição Federal que dispõe: “A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos”.

CLÁUSULA DÉCIMA SEGUNDA – DA VIGÊNCIA

O presente Convênio terá vigência de 12 (doze) meses, a partir de 8 de outubro de 2009, podendo ser prorrogado por igual período.

CLÁUSULA DÉCIMA TERCEIRA – DA ALTERAÇÃO

O Convênio poderá ter suas cláusulas alteradas mediante acordo entre as partes, por meio de Termo Aditivo, exceto quando a alteração envolver modificação no objeto.

CLÁUSULA DÉCIMA QUARTA – DA DENÚNCIA

Este Convênio poderá ser denunciado pelos partícipes, a qualquer tempo, desde que haja comunicação prévia e expressa, no mínimo, de 60 (sessenta) dias.

Parágrafo único. Quando da conclusão, denúncia, ou extinção do Convênio, os saldos financeiros remanescentes, inclusive os provenientes das receitas obtidas em aplicações financeiras realizadas, serão devolvidos ao MUNICÍPIO, no prazo improrrogável de 30 (trinta) dias.

CLÁUSULA DÉCIMA QUINTA – DA PUBLICIDADE

Caberá ao MUNICÍPIO proceder à publicação do presente Convênio na Imprensa Oficial do Município.

CLÁUSULA DÉCIMA SEXTA – DO FORO

Fica eleito o Foro de Canoas para dirimir as questões decorrentes da execução deste Convênio, com renúncia expressa de qualquer outro.

(6)

E por estarem de acordo, firmam o presente Convênio em 2 (duas) vias de igual teor e forma.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CANOAS,

JAIRO JORGE DA SILVA Prefeito Municipal

EVELISE ROSE FREIRE

(7)

Senhor Presidente,

Vimos, respeitosamente, encaminhar a essa Egrégia Casa Legislativa a minuta de “Convênio que celebram entre si o Município de Canoas, RS e o Grupo Assistencial Casa do Sol”.

O objeto deste Convênio é a cooperação entre os partícipes, visando ao atendimento de até 8 crianças e adolescentes encaminhadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, destituídas do poder familiar ou não, na faixa etária de 12 a 18 anos, que necessitem manejo diferenciado e atendimento em pequenos grupos, na perspectiva da Casa Lar.

Informamos que, de acordo com as diretrizes do Programa de Acolhimento, do Estatuto da Criança e do Adolescente e, mais recentemente, da Lei nº 12.010, de 3 de agosto de 2009, as crianças e adolescentes que necessitam de manejo diferenciado respondem melhor à acolhida quando frequentam instituições que possibilitem trabalho em pequenos grupos, que garantam espaços privados e que respeitem a individualidade e a história de vida dessas crianças e adolescentes.

Por ter o Grupo Assistencial Casa do Sol esse perfil, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) está buscando, através deste Convênio, um acolhimento com cuidados de qualidade, condizentes com os direitos e necessidades físicas, psicológicas e sociais da criança e adolescente.

Ressaltamos que este local funcionará 24 horas ininterruptas, inclusive nos sábados, domingos e feriados, tendo um atendimento adequado e planejado pelo grupo responsável e que terá a supervisão da SMDS.

Outrossim, as crianças e adolescentes serão incluídas nos Programas e Atendimentos da Rede de Proteção do Município de Canoas, para evitar que os mesmos sejam excluídos da sociedade, tornando-os assim, cidadãos com direitos e deveres.

Uma vez demonstrada a importância deste Convênio, solicitamos a autorização para que este seja firmado, conforme preconiza o art. 18, inciso VI de nossa Lei Orgânica Municipal.

Aproveitamos o ensejo para registrar nossos protestos de estima e consideração.

Atenciosamente,

JAIRO JORGE DA SILVA Prefeito Municipal

Referências

Documentos relacionados

1º O Município de Canoas ratifica o Protocolo de Intenções em anexo, que institui o Consórcio Público da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de

Aplicável a Disposição Especial A197 de IATA (2014) (para substâncias perigosas para o ambiente, que não cumpram os critérios para serem incluídos em outras classes): Estas

A Secretaria Municipal de Cultura, por meio de publicação no site da Prefeitura Municipal de Canoas (http://www.canoas.rs.gov.br) e no mural oficial no Gabinete do Prefeito de

Não se encontrou significância estatística entre crianças diagnosticadas no grupo dos TDACD e as outras variáveis, tais como abuso sexual (5 casos), abuso psicológico (15

A coberto da informação n.º 606, datada de 12/12/2011, da Divisão de Empreitadas e Projectos, foi presente o auto de recepção definitiva dos trabalhos da obra supra identificada,

Na equação (8), nota-se que se o consumo das famílias cresce em uma linha de seus vetores entre T e T+1, a variação de produção devido a este determinante nesta linha crescerá,

Assim com o Enem, muitas questões de Língua Portuguesa do vestibular da Unesp são sobre interpretação de texto.. Eles podem ser literários em prosa, em verso, textos

terá caráter eliminatório e sua nota mínima não poderá ser inferior a 02 (dois) pontos.. 5.4 - A classificação para os cursos de Ciências Econômicas, Administração e