• Nenhum resultado encontrado

Princípios Básicos e Aplicação da NR-12 na Indústria da Construção

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Princípios Básicos e Aplicação da NR-12 na Indústria da Construção"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

NESTA EDIÇÃO:

Edição nº 133 • 2ª Quinzena - Out / 2012 • Ano 06

O Comitê Permanente Regional (CPR-MG), juntamente com o Sindicato da Indústria da Construção Civil de Minas Gerais (Sin-duscon-MG), o Sindicato da Indústria da Construção Pesada em Minas Gerais (Sice-pot-MG) e o Serviço Social da Indústria da Construção Civil de Minas Gerais (Seconci-MG), organizou um encontro voltado para esclarecimentos a respeito da NR-12 e suas interações com a NR-18.

A NR-12 define referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos tra-balhadores. Ela estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e de utilização de máquinas e equipamentos de todos os ti-pos. A palestra Princípios Básicos e Aplicação da NR-12 na Indústria da Construção teve pal-co no auditório da FIEMG, no dia 22 deste mês.

Princípios Básicos e Aplicação

da NR-12 na Indústria da

Construção

Garantindo

segu-rança no trabalho

em máquinas e

equipamentos

Lançamento da

Campanha de

Pre-venção à Dengue

2012/2013

Dia das Crianças no

Projeto Verena

02

03

04

05

Segundo Módulo do

Curso de Gestão para

Mestres de Obras

A palestra reuniu engenheiros, técnicos de segurança e outros profissionais da área

(2)

EDITOR RESPONSÁVEL Dante Xavier DESIGN E DIAGRAMAÇÃO Somanyideas

Todas os textos são de responsabilidade de seus autores e não refle-tem necessariamente o pensamento do SECONCI-MG. É permitida a

reprodução desde que citada a fonte. Rua Diamantina, 285 – Lagoinha

CEP 31110-320 – Belo Horizonte – MG Tel.: (31) 3449-8000 / Fax: (31) 3449-8010

02 _

Edição nº 133 • 2ª quinzena - Out / 2012 • Ano 06

Promovida pelo CPR-MG, com apoio do Seconci-MG, Sicepot-MG, Sinduscon-MG e MTE-MG, a palestra Princípios Básicos e Aplicação da NR-12 na Indústria da Cons-trução foi ministrada pelo Auditor Fiscal do Trabalho da Superintendência Regio-nal do Trabalho em Minas Gerais, Sessão de Segurança e Saúde, Leandro Ramalho França Silva. O evento abordou princí-pios básicos da norma e sua relação com a NR-18 na indústria da construção. A auditora fiscal e membro do CPR-MG, Fátima Lagares, abriu o evento. Fátima disse que o CPR está muito satisfeito com a busca por informaçõeos sobre a aplica-ção das NRs, como se pode ver na pales-tra. Ainda de acordo com a Auditora

Fis-cal, desde maio o CPR promove eventos nesse sentido, e vem contando com uma participação expressiva dos Sindicatos dos Empregadores, como o Sinduscon -MG e o Sicepot-MG, e seu braço social, o Seconci-MG, para viabilizar esses en-contros. Em seguida, o palestrante teve a palavra.

Leandro esclareceu pontos chave da NR-12, explicitando os pontos de contato entre a NR-12 e a NR-18. Explicou que as duas Normas não são divergentes, e sim complementares: “a NR-12 complementa muita coisa que foi abordada na NR-18 e estabelece princípios não contempla-dos da 18. Ela [a NR-12] nasce no Proje-to”, comentou. Leandro abordou ainda

como deve ser feita uma apreciação de riscos, recomendando a leitura de duas normas da Associação Brasileira de Nor-mas Técnicas: as NBRs 14009 e 14153. Para ilustrar, o palestrante contou com diversas fotos de canteiros de obras, ora em conformidade com a norma, ora em desacordo.

A palestra Princípios Básicos e Aplicação da NR-12 na Indústria da Construção teve como público-alvo engenheiros, profissionais de segurança e de saúde no trabalho, mestres de obras, encarrega-dos e demais profissionais interessaencarrega-dos no tema. Cerca de 130 pessoas compa-receram.

Garantindo segurança no trabalho em máquinas

e equipamentos

(3)

Aconteceu no dia 23 de outubro o lan-çamento da Campanha de Prevenção à Dengue 2012/2013. Promovida pelo Go-verno do Estado de Minas Gerais, a cam-panha conta com o tema “Dengue tem que acabar! É hora de todo mundo agir”, e será trabalhada nos próximos meses. O evento teve lugar no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa Presidente Tan-credo Neves, e contou com a presença do Governador do Estado de Minas Gerais, Antonio Anastasia, do Secretário de Es-tado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, o presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Minas Gerais, Mauro Junqueira, e o diretor regio-nal da Vivo, Renato Gomes.

Antônio Jorge explicou que 80% dos fo-cos dos mosquitos estão nas residências, daí a importância de se ter a mobilização como eixo de trabalho. Neste ano, hou-ve um aumento da força tarefa. Em 2011, eram 60 agentes. Em 2012, esse número subiu para 180 e em 2013, será de 280 agentes. O secretário explicou que a campanha parte de três eixos: vigilân-cia, assistência e mobilização. Destaque para o DengueMóvel, onde a população pode trocar pneus, pets e latas por óleo de soja, e para o Dengômetro, espaço de

convivência e de acesso a informações sobre a doença. Até o momento, 2,5 mi-lhões de focos em potencial foram remo-vidos com o DengueMóvel.

A campanha conta com a força tarefa, unidades de hidratação, capacitação de profissionais, um concurso cultural em re-des sociais, o Grupo de Teatro Saúde em Cena – que também esteve na cerimônia de lançamento – e com ações de comu-nicação focadas em pessoas-chave das comunidades. Saiba mais no site: www. denguetemqueacabar.com.br.

O Governador Antônio Anastasia ressal-tou que houve uma melhora nos casos de dengue, mas ainda é necessário muito trabalho, visto que 40 mil pessoas con-traíram a doença neste ano. Ressaltou também a importância de atuar junto à população: “Esse esforço é vital e é o que tem sido feito”, constatou. Em seguida, Mauro Junqueira lembrou a importância dos prefeitos de Minas trabalharem juntos e Renato Gomes afirmou que a Vivo con-tinuará o trabalho de mobilização para o combate à doença.

Após o lançamento, uma equipe de 90 agentes foi até Nova Serrana, no

cen-tro-oeste mineiro, para realizar diversas ações de combate à dengue, dentre elas a eliminação de focos do mosquito, a mobilização e a instalação do Dengôme-tro e do DengueMóvel.

Desde 2010, quando se engajaram na cam-panha de prevenção e combate à dengue junto às Secretarias Municipal e Estadual de Saúde, o Seconci-MG e o Sinduscon-MG vêm desenvolvendo ações permanentes de esclarecimento voltadas para o público operário. No Seconci-MG, há uma interven-ção da equipe do Serviço Social nos treina-mentos admissionais ministrados diaria-mente pelo Departamento de Segurança do Trabalho, buscando informar e mobili-zar os operários no combate à dengue nas obras e em seus domicílios. O Seconci-MG também promove vistorias preventivas nos canteiros de obras, para identificação de eventuais focos, além de ações educa-tivas. Neste ano, até o dia 23/10, foram mi-nistradas 182 palestras sobre dengue para um público de 3440 ouvintes. Também foram realizadas 357 vistorias em canteiros de obra, alcançando um público de 9852 operários.

Edição nº 133 • 2ª quinzena - Out / 2012 • Ano 06 _

03

“Com esse verdadeiro exército, quase militarizado, dedicado, vamos para o combate à dengue”, Antonio Anastasia

Lançamento da Campanha de Prevenção à

Dengue 2012/2013

(4)

No dia 11 de outubro, o Seconci-MG teve o prazer de participar da festa temática Anos Dourados - Décadas 50 e 60. Realiza-da pelo Projeto Verena, a festa comemo-rou o Dia das Crianças com muita dança e animação. Os alunos fizeram uma apre-sentação de twist, e não teve quem não se empolgasse. A apresentação é resulta-do de um extenso trabalho desenvolviresulta-do pelo Projeto Verena com as crianças, so-bre a dança através das décadas. Ao final, todo mundo junto para cantar parabéns

para os aniversariantes de outubro e, é claro, para todas as crianças. Afinal, é o mês delas.

A Associação Cultural, Esportiva e Social Verena nasceu em abril de 2000. Antes, chamava-se Associação de Apoio do Curumim Salesiano. Com o processo de municipalização desse Programa, em abril de 2008, a Associação tomou a iniciativa de criar uma nova entidade, fazendo com que as crianças do Curumim

continuás-sem sendo atendidas. Assim nasceu o Projeto Verena.

O Projeto atende 127 crianças e ado-lescentes entre 5 e 16 anos, no período complementar ao da escola (jornada ampliada). São desenvolvidas atividades esportivas, culturais, artísticas e de lazer, buscando elevar a autoestima da criança e fortalecer o envolvimento da família em seu processo de formação.

O Projeto Verena se mantém através de parcerias firmadas com diversas empre-sas, pessoas físicas e com a Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizon-te, através do convênio Escola Integrada. Ainda assim, a renda da associação pre-cisa de ajuda. No momento, o que mais precisam é de doações financeiras, mas o Projeto aceita todo tipo de auxílio: des-de serviços voluntários e parcerias, até alimentos, material pedagógico, roupas usadas, brinquedos, utensílios de cozinha, mesas e cadeiras.

A sede do Projeto Verena fica na Rua A, 809, no bairro Confisco, em Belo Horizon-te. O telefone de contato é (31) 3564-1901.

Dia das Crianças no Projeto Verena

A apresentação de dança foi pensada a partir do que as crianças estavam estudando

Cartilha Lei Geral da Construção Civil

O SEBRAE-MG lançou recentemente a Cartilha Lei Geral - Construção Civil. Ela trata da Lei Geral 123, de 14/12/2006, também conhecida como Lei Geral das Microempresas, ou Simples Nacional. A lei estabelece normas gerais a respei-to do tratamenrespei-to diferenciado às micro e pequenas empresas nos Poderes da União, nos Estados, no Distrito Federal e nos Municícios. Ela trata de um regime único de arrecadação de impostos des-sas instâncias, de obrigações trabalhistas e previdenciárias a serem cumpridas e do acesso ao crédito e ao mercado, incluídas aí as preferências na aquisição de bens e serviços, a tecnologia, o associativismo e

as regras de inclusão. Ela cria ainda uma nova modalidade de recolhimento de impostos para as empresas de micro e pequeno porte.

A cartilha do SEBRAE MG traz informa-ções mais detalhadas sobre quem pode se beneficiar da Lei, atividades permiti-das na Construção Civil, impedimentos, tributos, simulações e, ainda, sobre o Empreendedor Individual.

Para acessar a Cartilha Lei Geral - Cons-trução Civil visite:

w w w . s e c o n c i m g . o r g . b r / d o c u - ments/17569/52252/Cartilha+Lei+Ge-ral+-+Construção+Civil.pdf.

(5)

O Seconci-MG realizou no último sábado, dia 20, o segundo módulo do 2º Progra-ma de Gestão e Liderança para Mestres de Obras. Ministrado por Ayrton Ferreira, consultor em liderança e processos orga-nizacionais, e Andreia Darmstadter, super-visora do Departamento de Segurança do Trabalho do Seconci-MG, o curso busca ir além da formação técnica, capacitando trabalhadores em funções de liderança para motivarem suas equipes e formarem

sucessores. O Treinamento acontece na sede do Seconci, no Bairro Lagoinha. Ayrton Rochedo Ferreira defende a impor-tância da gestão de pessoas no cenário da construção civil atual. E constata um erro. “O setor não cumpriu os programas de RH que outros setores já cumpriram há décadas: desenvolver cidadania, prover educação, criar consciência de direitos e deveres, oferecer qualidade de vida no

trabalho, ambiente participativo, um ges-to de reconhecimenges-to autêntico”, explica. O segundo módulo do Programa tratou das cadeias de atendimento nas obras, discutindo, mais especificamente, o que os clientes esperam de uma empresa, qual a importância do cliente interno para se atender aos clientes finais e como agir como um cliente interno e como um for-necedor interno. Por último, houve uma reflexão sobre conformidade, retrabalho e produtividade nas cadeias de trabalho. O 2º Programa de Gestão e Liderança para Mestres de Obras conta com um total de 40 horas, divididas em cinco módulos. Ainda serão trabalhados os temas Orça-mento e Metas, Gestão de SSO na Cons-trução e Liderança. Os mestres e encarre-gados de obras das empresas associadas ao Seconci-MG que estão participando do curso receberão seus certificados no último ciclo, dia 15 de dezembro. Todos os custos do programa foram assumidos pelo Seconci-MG. Foram disponibiliza-das 20 vagas para empresas associadisponibiliza-das e na última edição, realizada no primeiro semestre de 2012, 19 mestres de obras e encarregados participaram do curso.

Edição nº 133 • 2ª quinzena - Out / 2012 • Ano 06 _

05

Nesta edição, 14 mestres e encarregados participam do curso

Segundo Módulo do Curso de Gestão para

Mestres de Obras

Vão até o dia 31 de outubro as inscrições para a 19ª edição do Prêmio CBIC de Ino-vação e Sustentabilidade. A premiação é uma iniciativa da Comissão de Materiais, Tecnologia e Qualidade (Comat) da Câ-mara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), que visa incentivar o desenvolvi-mento de novas técnicas sustentáveis em três categorias: Novos Materiais, Sistemas Construtivos e Pesquisa.

O primeiro colocado de cada categoria ga-nhará uma visita técnica internacional em Londres, na Inglaterra. Já o segundo lugar de cada uma delas receberá uma consul-toria de gestão de viabilidade de sua

ino-vação. O prêmio é também uma ótima for-ma de divulgação para todos os projetos inscritos dentro do setor da construção. Os projetos devem envolver produtos e sistemas inovadores, cujo resultado tenha impacto potencial significativo na moder-nização de processos construtivos. Se ainda não submeteu seu projeto, confi-ra o regulamento e faça sua inscrição atconfi-ra- atra-vés do site do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade:

http://www.cbic.org.br/premioinovacao-esustentabilidade.

(6)

Seconci-MG informa!

O Seconci-MG informa sobre o retorno de consultas na especialidade de Psicologia. Consultas podem ser agendadas pelos telefones 3449-8002/8003/8004. A psicóloga atende de segunda à sexta, das 16h30 às 20h30.

Retorno da especialidade Psicologia

De acordo com a NR-18, todos os empregados da construção civil devem receber um treinamento admissional antes de iniciarem o trabalho. O Seconci-MG oferece esse treinamento diariamente, de segunda a sexta-feira. Para que seus funcionários participem, empresas associadas devem agendar a participação com 48 horas de antecedência através do e-mail seguranca@seconci-mg.org.br.

ATENçãO! Devem ser informados no e-mail, para que se realize o agendamento, a data pretendida do treinamento e o nome e telefone da empresa, além dos seguintes dados do participante: nome, função, número e série da carteira de trabalho, identidade, CPF, data de nascimento e nome completo da mãe.

Treinamento admissional

O SECONCI-MG oferece aos seus associados o Curso Básico de NR-10, uma capacitação para trabalhos em instalações elétricas e prevenção de acidentes relacionados a eletricidade, de acordo com as exigências da NR-10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade.

O treinamento acontece na sede da entidade, no bairro Lagoinha, e o investimento é de R$100,00 por inscrição, referentes ao material didático e ao lanche dos participantes. O próximo curso será entre os dias 19 e 30 de novembro. Mais informações no telefone (31) 3449-8032 e através do e-mail seguranca@seconci-mg.org.br.

Curso básico de NR-10

De acordo com o item 10.8.8.2 da NR-10, a empresa precisa oferecer também uma reciclagem da norma a cada dois anos. Essa atualização também se faz necessária quando o trabalhador troca de função ou de empresa, retorna ao trabalho após uma pausa de três meses ou mais e quando ocorrem modificações significativas nas instalações elétricas ou uma troca de métodos, processos e organização do trabalho. A reciclagem da NR-10 também é oferecida pelo Seconci-MG. Os funcionários das empresas associadas devem comprovar ter frequentado o Curso Básico da NR-10, apresentando seu certificado de conclusão assinado por um profissional legalmente habilitado para isso. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (31) 3449-8032.

Reciclagem da NR-10

Sempre que uma nova gestão de uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é eleita, é necessário que os representantes da CIPA recebam um treinamento específico. O objetivo do curso é capacitar os representantes sobre o que é e como deve se organizar a Comissão.

Os cursos para cipistas acontecem tão logo o Departamento de Segurança do Trabalho do Seconci-MG reúna um número mínimo de participantes, que justifique sua realização. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (31) 3449-8032, ou através do e-mail seguranca@seconci-mg.org.br.

Curso de CIPA

1

2

3

4

5

Referências

Documentos relacionados

Para este estágio delineei como principais me- tas a integração e trabalho em equipa, o desenvolvimento do raciocínio clínico e a aquisição de autonomia na abordagem das

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

Contemplando 6 estágios com índole profissionalizante, assentes num modelo de ensino tutelado, visando a aquisição progressiva de competências e autonomia no que concerne

Although a relation between pitch accent types and gesture types was observed, sentence type or pragmatic meaning constrain this relation: visual cues

Dessa maneira, é possível perceber que, apesar de esses poetas não terem se engajado tanto quanto outros na difusão das propostas modernistas, não eram passadistas. A

O construto estilo e qualidade de vida é explicado pelos seguintes indicadores: estilo de vida corrido realizando cada vez mais trabalho em menos tempo, realização

Introduzido no cenário acadêmico com maior ênfase por Campos (1990), o termo accountability é de conceituação complexa (AKUTSU e PINHO, 2001; ROCHA, 2009) sendo