• Nenhum resultado encontrado

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA (NÍVEL FUNDAMENTAL)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA (NÍVEL FUNDAMENTAL)"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Prova de Língua Portuguesa (Ensino Fundamental)

1

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA (NÍVEL FUNDAMENTAL)

Atenção: As questões de 1 a 4 referem-se ao texto que segue: VIDAS (AINDA MAIS) SECAS

Uma das áreas mais afetadas pelas mudanças climáticas previstas para as próximas décadas no Brasil, o trecho de municípios baianos localizados na bacia do Rio São Francisco tem grandes chances de sofrer danos em 2040. Um relatório desenvolvido por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), indica que, entre 84 cidades analisadas – todas localizadas no bioma da caatinga – quase metade tem alto grau de vulnerabilidade diante de um cenário com menos chuvas e temperaturas ainda mais altas na região.

O estudo foi desenvolvido entre os anos de 2013 e 2015 por 12 pesquisadores, entre membros fixos e colaboradores. Formada por especialistas de áreas diversas, como saúde pública, geografia, ciências sociais, biólogo, análise de sistemas, economia entre outros, a equipe desenvolveu indicadores de vulnerabilidade de acordo com as características da região. Foram considerados elementos como a sensibilidade das populações locais a determinadas doenças, exposição a fatores ambientais (como a seca) e aspectos socioeconômicos, que indicam a capacidade de reação e adaptação a fatores de perigo. “Nosso objetivo é fazer um alerta. Se não houver nenhuma ação que possibilite à população ter uma visão mais ampla do problema e se adaptar às situações críticas trazidas pelo clima, essas pessoas vão sofrer ainda mais”, acredita a assistente social Diana Marinho, pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP-Fiocruz) e coordenadora-executiva do projeto.

Para antever os possíveis danos que cada município sofrerá nos próximos anos, os pesquisadores utilizaram modelos climáticos específicos para a região fornecidos por especialistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Alinhadas com previsões globais como as utilizadas pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, em inglês), as análises consideram dois possíveis cenários: no primeiro, há redução nas emissões de gases do efeito estufa e menor aquecimento global, com aumento de 0,98°C na temperatura e queda de 101 milímetros no volume de chuvas nos municípios da região. No cenário com progressão contínua das emissões, é esperado que a temperatura aumente em 1,75°C e o volume de chuvas caia, em média, até 172 mm.

Entretanto, algumas cidades podem enfrentar ainda mais dificuldades: em Urandi, por exemplo, as chuvas podem diminuir em até 438 mm por ano. “A nossa preocupação é mostrar que existe uma situação muito delicada, pois essas mudanças vão acarretar problemas de acesso à água para plantio e para o consumo de humanos e animais”, ressalta Marinho, lembrando que já existem dificuldades neste momento em alguns locais analisados. “Nem todos os municípios estudados estão às margens do rio e mesmo os que estão precisam colocar a bomba que puxa água para irrigação e consumo cada vez mais próxima das margens”, relata.

O cálculo que determinou o grau de riscos para cada município da região foi feito por meio de um software desenvolvido para o projeto. O sistema considerou os cenários climáticos e os indicadores de vulnerabilidade coletados pela equipe nos municípios e fornecidos por instituições locais. Tornou-se possível, desta forma, determinar que cidades estão mais suscetíveis a sofrer com as mudanças futuras. “Esses índices podem ser alterados”, destaca a economista Martha Barata, pesquisadora do Instituto Oswaldo Cruz (IOC-Fiocruz) e coordenadora-geral do projeto. “Nós identificamos os municípios mais vulneráveis em relação aos demais dentro de uma mesma área de estudo, para que seja possível tomar medidas que reduzam disparidades, melhorem índices e os deixem em nível semelhante, com menor vulnerabilidade”, explica.

EVANGELISTA, S. Revista Ciência Hoje. Disponível em: http://http://cienciahoje.org.br/vidas-ainda-mais-secas/ Acesso em: 07 nov. 2018. (Adaptado)

Questão 1 - A fim de alcançar seu objetivo comunicativo, a autora elabora e divulga esse texto para:

(a) apresentar informações e comentários acerca da seca.

(b) noticiar as descobertas científicas resultantes de um trabalho em equipe interdisciplinar. (c) ressaltar a riqueza de bens naturais presentes na região explicitada.

(d) advertir para possíveis os danos à população, decorrentes da ausência de medidas protecionistas. (e) influenciar o comportamento da população local, em relação aos seus hábitos cotidianos.

5 10 15 20 25 30 35

(2)

Prova de Língua Portuguesa (Ensino Fundamental)

2

Questão 2 - A CORRETA possibilidade de reescrita do período “Se não houver nenhuma ação que possibilite à

população ter uma visão mais ampla do problema e se adaptar às situações críticas trazidas pelo clima, essas pessoas vão sofrer ainda mais” (L.11-13), de modo que não haja nenhuma alteração significativa de sentido, pode ser verificada na opção:

(a) Por mais que haja alguma ação que possibilite à população ter uma visão mais ampla do problema e se adaptar às situações críticas trazidas pelo, essas pessoas vão sofrer ainda mais.

(b) À medida que não haja nenhuma ação que possibilite à população ter uma visão mais ampla do problema e se adaptar às situações críticas trazidas pelo clima, essas pessoas vão sofrer ainda mais.

(c) Essas pessoas vão sofrer ainda mais, desde que não haja nenhuma ação que possibilite à população ter uma visão mais ampla do problema e se adaptar às situações críticas trazidas pelo clima.

(d) Essas pessoas vão sofrer ainda mais, visto que não há nenhuma ação que possibilite à população ter uma visão mais ampla do problema e se adaptar às situações críticas trazidas pelo clima.

(e) Depois que houver alguma ação que possibilite à população ter uma visão mais ampla do problema e se adaptar às situações críticas trazidas pelo clima, essas pessoas vão sofrer ainda mais.

Questão 3 - No que diz respeito ao processo de construção do texto e aos elementos linguísticos que o

integram, está CORRETO o que se afirma em:

(a) Na L.7, o particípio “formada”, em função adjetiva, concorda e se relaciona com o substantivo “equipe” (L.8).

(b) Na L.32, o termo “sistema” retoma, de modo anafórico, a palavra “cálculo” (L.31). (c) Na L.38, o pronome “os” retoma anaforicamente o sentido da palavra “estudo”(L.37). (d) Na L.38, a forma verbal “melhorem” está concordando com o sujeito “disparidades” (L.38).

(e) Na L.17, o particípio “fornecidos”, em função adjetiva, concorda e se relaciona com o substantivo “danos” (L.16).

Questão 4 - No que diz respeito ao conectivo “entretanto” (L.24), é CORRETO afirmar que a relação

lógico-semântica evidenciada por ele é a de: (a) concessão

(b) temporalidade (c) finalidade (d) conclusão (e) adversidade

Questão 5 - Indique a opção que preenche CORRETAMENTE as lacunas, no que diz respeito ao uso das letras s ou z, de acordo com a oficial grafia das respectivas palavras:

capa.... // magre....a // qui....esse // industriali....ação // atra....ado (a) z, z, z, s, s

(b) z, s, s, z, s (c) s, s, z, s, s (d) s, z, z, z, s (e) z, z, s, z, s

(3)

Prova de Língua Portuguesa (Ensino Fundamental)

3

Atenção: As questões de 6 e 7 referem-se ao texto publicitário que segue:

Disponível em:http://www.hortifruti.com.br/comunicacao/campanhas/cascas/ Acesso em 07 nov. 2018.

Questão 6 - Na campanha publicitária de uma rede de supermercados, as frutas e as hortaliças são elevadas a

estrelas de revista, na verdade, da revista “Cascas”. Dada a associação de elementos verbais e não-verbais na composição da peça publicitária, assinale CORRETAMENTE o nome da figura de linguagem explorada:

(a) Eufemismo, visto que no texto o fato de a laranja estar se sentindo cansada, é suavizado pelo uso do termo “bagaço”.

(b) Comparação, pois no texto há uma comparação clara e explícita textualmente entre o cansaço e o bagaço. (c) Personificação, já que a laranja adquire a capacidade humana de fala.

(d) Paradoxo, uma vez que o frescor cítrico da laranja se opõe à situação de cansaço explicitada pelo termo “bagaço”.

(e) Pleonasmo, porque a ideia representada pelo “bagaço” já está expressa pelo uso do vocábulo “laranja”.

Questão 7 - O termo “bagaço”, em Língua Portuguesa, é considerado polissêmico por apresentar mais de um

sentido independentemente do contexto de uso. Nesse sentido, a expressão que MELHOR traduziria a ideia atrelada à palavra “bagaço”, de acordo com o texto, seria:

(a) muita dor de cabeça (b) vontade de cuidar da beleza (c) estresse excessivo

(d) muito cansaço (e) excesso de preguiça

Questão 8 - Dada as sentenças abaixo, observe que, na maioria delas, um termo parece ter um significado

específico, mas não o tem. Somente uma das opções apresenta CORRETAMENTE o significado adequado da palavra na situação de uso, assinale-a.

(a) Rinite é a inflamação nos rins. (b) Nefrite é a inflamação dos nervos. (c) Cavalheiro é o homem que anda a cavalo. (d) Otite é a inflamação no ouvido.

(4)

Prova de Língua Portuguesa (Ensino Fundamental)

4

Questão 9 - As palavras presentes em cada opção estão acentuadas de acordo com a mesma regra, EXCETO:

(a) vatapá, bisavô, jacaré (b) etíope, metrópole, líquido (c) epístola, bíceps, exercício (d) agrária, série, mútuo (e) fácil, útil, cônsul

Questão 10 - Observe as frases a seguir:

I – Mudarei para à avenida Ceci Cunha na próxima semana. II – Fui a Maceió ontem pela manhã.

III – Os candidatos permaneceram ansiosos à espera do resultado do concurso. De acordo com as regras do emprego do acento grave, pode-se afirmar que: (a) Todas as alternativas estão corretas.

(b) Todas as alternativas estão erradas. (c) Apenas a alternativa II está correta. (d) As alternativas II e III estão corretas. (e) As alternativas I e III estão erradas.

(5)

Prova de Conhecimentos Específicos – Auxiliar de Cozinha (Ensino Fundamental)

5

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS – AUXILIAR DE COZINHA (NÍVEL FUNDAMENTAL)

Questão 11 - Algumas recomendações são específicas para os manipuladores de alimentos. Leia atentamente a

relação abaixo, depois marque nos parênteses (V) para verdadeiro e (F) para falso. Em seguida, assinale a alternativa

CORRETA:

I - Lavar as mãos sempre que tocar nos cabelos, usar o banheiro, fumar e manipular alimentos, sejam crus ou cozidos. ( )

II - Manter as unhas curtas e com esmalte de cor clara. ( ) III - Usar toucas e sapatos fechados. ( )

IV - Não usar brincos, relógios, broches, anéis e outros acessórios enquanto estiver preparando os alimentos. ( ) V – É permitido comer durante o preparo dos alimentos, desde que sejam somente frutas. ( )

(a) V; V; V; F; F (b) F; V; V; V; F (c) V; F; V; V; V (d) V; F; V; V; F (e) F; V; F; V; V

Questão 12 - O Auxiliar de Cozinha é o profissional responsável pelo pré-preparo, higienização, organização e

algumas produções de alimentos dos vários setores de cozinha. Entre as funções desse profissional, destacam-se: lavar, descascar, cortar e ralar alimentos, sob a orientação do cozinheiro e/ou do nutricionista. Julgue os itens a seguir em relação às funções desse profissional:

I - Organizar e manter organizada, a cozinha.

II - Fazer, obrigatoriamente, a finalização dos pratos a serem servidos. III - Separar os alimentos conforme as instruções do seu superior. IV - Etiquetar todo alimento antes de guardar.

De acordo com as proposições, os procedimentos CORRETOS no ambiente de trabalho são: (a) I – II

(b) I – II – III (c) I – III – IV (d) II – IV (e) II – III – IV

Questão 13 - No preparo de sucos e frutas, alguns cuidados são essenciais. O auxiliar de cozinha acompanha os chefs

e os demais profissionais na realização dessa tarefa. Em relação a esses cuidados, seria INCORRETO afirmar que: (a) As frutas devem ser lavadas, desinfetadas em solução clorada e enxaguadas.

(b) A água utilizada na higienização das frutas não precisa ser potável, desde que seja usada uma escovinha ou bucha para limpar as sujeiras visíveis ao olho.

(c) É necessário deixar as frutas com casca de molho em uma bacia com 1 litro de água e 1 colher de sopa de água sanitária ou hipoclorito de sódio durante 15 minutos.

(d) O excesso de hipoclorito deve ser retirado com água potável.

(e) O uso de produtos como alvejantes, cloro e tira-manchas é completamente desaconselhado, bem como o uso de vinagre, uma vez que ele não consegue eliminar algumas bactérias nocivas à saúde.

(6)

Prova de Conhecimentos Específicos – Auxiliar de Cozinha (Ensino Fundamental)

6

Questão 14 - Para atuar como auxiliar de cozinha, o profissional precisa ter algumas especificações que serão

exigidas do funcionário durante o trabalho, estão entre elas:

I - Ser responsável, organizado e cuidadoso, uma vez que é preciso que seja feito o manuseio de alimentos que serão preparados para cozimento e, consequentemente, servidos.

II - Possuir habilidade no manuseio de facas e outros objetos cortantes. III - Ser atencioso e metódico.

IV - Ser paciente, contudo, não é necessário ser ágil e nem dinâmico, pois nunca realizará mais de uma atividade ao mesmo tempo.

Sobre os itens supramencionados, é CORRETO afirmar que: (a) I, II e IV estão corretos

(b) II, III e IV estão corretos (c) I, III e IV estão corretos (d) I, II e III estão corretos

(e) Todas as alternativas estão corretas

Questão 15 - As hortaliças e frutas próprias para consumo não devem apresentar:

(a) Partes ou casca amolecidas, manchadas, mofadas ou de cor alterada (b) Polpa amolecida com mofo

(c) Folhas, raízes e talos murchos, mofados ou estragados (d) Perfurações, enrugamento

(e) Cheiro agradável e umidade moderada como características

Questão 16 - A contaminação de alimentos é constante nos ambientes em que os cuidados básicos não são

obedecidos. Os agentes que causam doenças podem ser transmitidos de um alimento a outro diretamente ou pelos manipuladores de alimentos, pelas superfícies de contato ou pelo ar. Esse tipo de contaminação é chamado de: (a) contaminação cruzada.

(b) contaminação agrupada (c) contaminação esperada (d) contaminação intencional (c) contaminação planejada

Questão 17 - O manuseio de alimentos quentes exige alguns cuidados especiais, tais como:

I - Os alimentos quentes podem ficar expostos para distribuição ou espera, no mínimo, 65ºC por, no máximo, 12 horas; ou a 60ºC por, no máximo, seis horas; ou abaixo de 60ºC, no máximo, por três horas.

II - É importante manter o alimento quente para poder ser servido.

III - É preciso preparar somente a quantidade necessária, para evitar sobras.

IV - Para manter o alimento quente é preciso aumentar ao máximo o tempo entre o final do preparo e sua distribuição.

Assinale a alternativa CORRETA: (a) Somente I está correto (b) I, III e IV estão corretos (c) Somente IV está correto (d) I, II e III estão corretos (e) Somente II está correto

(7)

Prova de Conhecimentos Específicos – Auxiliar de Cozinha (Ensino Fundamental)

7

Questão 18 - Em relação ao controle de tempo e de temperatura no cozimento, é CORRETO afirmar que isso:

(a) garante a boa qualidade na hora de conservar as sobras. (b) evita a perda do valor nutricional do alimento.

(c) garante uma melhor aparência na cor do alimento. (d) garante que o alimento alcance o sabor desejado.

(e) evita a ocorrência de doenças transmitidas pelos alimentos.

Questão 19 - Ainda em relação à higiene, o auxiliar de cozinha deve estar atento à prática de lavagem das mãos.

Marque a opção CORRETA em relação a esse procedimento:

(a) O manipulador de alimentos deve usar luvas para evitar o desperdício de água na lavagem de mãos. (b) O manipulador de alimentos deve lavar as mãos quando ele iniciar um novo serviço ou trocar de atividade. (c) O manipulador de alimentos somente deve lavar as mãos após usar o banheiro.

(d) O manipulador de alimentos deve lavar as mãos somente antes de manusear o dinheiro. (e) O manipulador de alimentos deve lavar as mãos somente duas vezes ao dia.

Questão 20 - O auxiliar de cozinha deve ser um profissional atento à limpeza e à conservação do ambiente de

trabalho. Por isso o cuidado com o lixo, deve ser uma das preocupações do auxiliar. Sobre esses procedimentos, é

INCORRETO afirmar que:

(a) As latas de lixo devem estar bem tampadas, assim podem ser conservadas bem próximas aos alimentos.

(b) As latas de lixo devem ser fáceis de lavar e de material bem resistente, para que não quebrem ou rasguem, derramando o lixo.

(c) O lixo deve ser fechado em sacos ou recipientes propícios e levados para o lugar onde ocorre a coleta pelo serviço de limpeza urbana.

(d) Caso não ocorra a coleta de lixo, este deverá ser queimado ou enterrado.

(e) Algumas sobras de alimentos podem ser aproveitadas como adubo para as plantas. É o caso das cascas de frutas, de verduras e de ovo.

Referências

Documentos relacionados

A peça inicial de investigação de pater- nidade indica provas da filiação da autora, e a petição intentada na ação de inventário, por sua vez, traz efetivo pedido de inclusão

a) Na medida em que as crianças amadurecem, começam a entender certos limites. b) O ministro disse que as taxas de juros vão baixar à medida que os preços também caírem. c) Os

Já é uma realidade que estas mensagens estão cada vez mais presentes, seja pela sua forma persuasiva, pela maneira original ou mesmo como uma estratégia de marketing

O editor deve mobilizar a equipe para obter informações ou para modificar toda uma edição (a qualquer momento) para incluir fatos novos ou reorganizar a

[r]

(e) Como regra geral, e em decorrência da situação de vulnerabilidade, devem ser priorizadas no acompanhamento do PAIF, dentre outras, Famílias cujo

Contudo, nenhuma outra forma de relacionamento social pode reproduzir a plenitude de sintomas da subjetividade presentes na situação face a face.. Todas as

Os conversores de frequência VACON® 100 INDUSTRIAL e VACON® 100 FLOW são ideais para economizar energia, otimizar o controle de processo e melhorar a produtividade.. Eles foram