• Nenhum resultado encontrado

Conselho Científico da Faculdade de Ciências e Tecnologia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Conselho Científico da Faculdade de Ciências e Tecnologia"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Conselho Científico da

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Ata da reunião n.º 10/2015

Aos onze dias do mês de novembro do ano de dois mil e quinze, pelas catorze horas e trinta minutos, na sala 3.18 do edifício 2 da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), deu-se início à reunião n.º 10/2015 do Conselho Científico da Faculdade de Ciências e Tecnologia (CC).

Presidiu o Professor Gustavo Nuno Barbosa Nolasco e estiveram presentes os seguintes membros:

1. Amadeu Fernandes Brigas

2. Amílcar Manuel Marreiros Duarte 3. Ana Isabel da Costa Conceição Guerra 4. Anabela Maria Lopes Romano

5. Carla Maria Rolo Antunes 6. Cristina Carvalho Veiga-Pires 7. Delminda Maria de Jesus Moura 8. Henrique Leonel Gomes

9. Joaquim Manuel Freire Luís 10. José António de Sousa Moreira

11. Maria da Graça Nunes da Silva Rendeiro Marques 12. Maria Leonor Nunes Ribeiro Cruzeiro

13. Maria Manuela Antunes Marques David

14. Maria Margarida da Cruz Godinho Ribau Teixeira 15. Pedro João Valente Dias Guerreiro

16. Robertus Josephus Hendrikus Potting 17. Rui Guerra

18. Rui Carlos de Maurício Marreiros 19. Rui Orlando Pimenta Santos 20. Susana Carreira

21. Helena Galvão [Suplente do representante do DCTMA]

A Professora Maria João Bebianno e o Professor Rafael Santos encontram-se de equiparação a bolseiro.

O Professor Tomasz Boski justificou a ausência (licença sabática).

A Professora Deborah Mary Power justificou a ausência (deslocação em serviço). O Professor Adelino Canário não justificou a ausência.

Esteve presente na reunião a Presidente do Conselho Pedagógico a Professora Margarida Cristo.

(2)

1. Aprovação da ata da reunião n.º 9/2015. 2. Informações.

3. Preparação da Distribuição do Serviço Docente para o ano letivo 2016/2017 (proposta do CP).

4. Troca de semestre das unidades curriculares “Ecologia Microbiana” e “Microbiologia Clínica”, do mestrado em Biologia Molecular e Microbiana, ano letivo 2015/2016.

5. Alteração do número de ECTS da unidade curricular de opção “Métodos Subaquáticos para a Biodiversidade Marinha” do mestrado em Biodiversidade e Conservação Marinha.

6. Direções de curso de 1.º, 2.º, 3.º ciclo de estudos.

7. Nomeação de comissões de creditação de CET, licenciaturas, mestrados integrados, mestrados e doutoramentos.

8. Oferta Formativa para o ano letivo 2016/2017. 9. Composição do júri – “maiores de 23 anos”.

10. Atribuição de horas de serviço docente aos membros do júri dos maiores de 23 anos (proposta DCBB).

11. Regulamento do doutoramento de Ciências do Mar, da Terra e do Ambiente. 12. Contratação da mestre Brígida Gonçalves Rodrigues, como assistente

convidada, em regime de tempo parcial a 55%, por seis meses, para lecionar as disciplinas de “Engenharia Biológica Integrada”, “Processos de Separação” e “Separação e Purificação de Produtos Biológicos” do mestrado integrado em Engenharia Biológica (DCBB).

13. Renovação do contrato do doutor José Paulo da Silva como professor auxiliar convidado a 10%, por um ano (DQF).

14. Apreciação de Relatórios de Sabática.

Ponto 1 – Aprovação da ata da reunião n.º 9/2015.

A ata da reunião n.º 9/2015 foi aprovada por unanimidade, com 20 votos.

Ponto 2 -Informações.

O Presidente do CC propôs a inclusão de mais um ponto à ordem de trabalhos prevista. A proposta foi aceite por todos os presentes.

15 - Criação do curso livre em programação Phython.

Ponto 3 – Preparação da Distribuição do Serviço Docente para o ano letivo 2016/2017 (proposta do CP).

A Presidente do CP fez uma apresentação (power-point) do Sistema Académico SIGES, referindo que com este novo sistema tudo está integrado e que a DSD é feita com base nos Planos de Estudo, aprovados em Diário da Republica. No final da apresentação sugeriu que a DSD para o ano letivo 2016/2017 devia ser aprovada até fevereiro, pois para preparar os horários são precisos cerca de 4 meses.

O Presidente do CC sugeriu que a DSD ficasse pronta em março, o que implica que as sabáticas estejam definidas, os pedidos de outras Unidades Orgânicas cheguem atempadamente e que a oferta formativa seja disponibilizada antes dessa data. A Professora Leonor Cruzeiro referiu que as necessidades pedagógicas não podem funcionar de acordo com um programa, sugerindo que se devia continuar a funcionar com o Google. Também solicitou que os cargos dos docentes constassem na DSD.

(3)

O Professor Amílcar Duarte referiu que a aplicação tem limitações e dificuldades. No entanto, as outras Unidades Orgânicas não indicam problemas. Sugeriu que a FCT indicasse os problemas, no sentido de haver melhorias na aplicação. Referiu ainda que a preparação da DSD e a oferta formativa devem ser planeadas com maior antecedência.

O Presidente do CC, dada a perceção negativa da maneira como o programa obriga a funcionar, e face à complexidade da FCT, sugere que o Conselho Cientifico envie uma nota à Reitoria.

A Presidente do CP no final deste ponto ausentou-se da reunião.

Ponto 4 – Troca de semestre das unidades curriculares “Ecologia Microbiana” e “Microbiologia Clínica”, do mestrado em Biologia Molecular e Microbiana, ano letivo 2015/2016.

Por motivos de saúde da Professora Margarida Reis, o DCBB propõe a troca de semestre da unidade curricular “Ecologia Microbiana” do 1.º semestre para o 2.º semestre em troca com a unidade curricular “Microbiologia Clínica” do 2.º semestre para o 1.º semestre, ano letivo 2015/2016. Ambas as unidades curriculares são do 1.º ano.

O Conselho Científico aprovou por unanimidade, com 21 votos, a troca de semestre das unidades curriculares “Ecologia Microbiana” e “Microbiologia Clínica”, do mestrado em Biologia Molecular e Microbiana, no ano letivo 2015/2016.

Ponto 5 – Alteração do número de ECTS da unidade curricular de opção “Métodos Subaquáticos para a Biodiversidade Marinha” do mestrado em Biodiversidade e Conservação Marinha.

O DCBB propõe a alteração do número de ECTS da unidade curricular de opção “Métodos Subaquáticos para a Biodiversidade Marinha” (15041025) de 2 para 3 ECTS, do mestrado em Biodiversidade e Conservação Marinha, justificando o aumento de créditos pela necessidade de incluir mais conteúdos na parte teórica e mais trabalho de campo.

O Conselho Científico aprovou por unanimidade, com 21 votos, a alteração do número de ECTS (de 2 para 3 ECTS) da unidade curricular de opção “Métodos Subaquáticos para a Biodiversidade Marinha” do mestrado em Biodiversidade e Conservação Marinha.

Ponto 6 – Direções de curso de 1.º, 2.º, 3.º ciclo de estudos.

Foi aprovada por unanimidade (21 votos) a seguinte direçãode curso do mestrado em Ecohidrologia: Luís Chícharo e Paulo Relvas.

O Presidente do CC colocou à votação a recomendação de incluir na comissão deste curso de mestrado a Professora Manuela Moreira da Silva, e que para isso deve ser contactada a sua unidade orgânica. A recomendação foi votada e aprovada por unanimidade (21 votos).

Foi aprovada com 20 votos a favor (Amadeu Brigas, Ana Conceição, Anabela Romano, Carla Antunes, Delminda Moura, Graça Marques, Gustavo Nolasco, Helena Galvão, Henrique Gomes, Joaquim Luís, José Moreira, Leonor Cruzeiro, Manuela David,

(4)

Margarida Ribau Teixeira, Pedro Guerreiro, Robertus Potting, Rui Guerra, Rui Marreiros, Rui Santos, Susana Carreira) e 1 contra (Amílcar Duarte) a seguinte direção de curso do mestrado em Engenharia Informática: Amine Berqia, Hans du Buf e Paula Ventura.

Foi aprovada por unanimidade (21 votos) a seguinte direção de curso do mestrado em Ensino no 3.º ciclo do ensino de (BG, FQ, M) Básico e no Ensino Secundário

:

Graça Marques, Susana Carreira, Conceição Mateus, José Figueiredo, Teresa Modesta e Paulo Fernandes.

Foi aprovada por unanimidade (21 votos) a seguinte direção de curso de doutoramento em Matemática: Marília Pires, Marco Mackaay e Nenad Manjlovic.

.

Para o curso de doutoramento em Química o departamento ainda não enviou a proposta.

Ponto 7 – Nomeação de comissões de creditação de CET, licenciaturas, mestrados integrados, mestrados e doutoramentos.

Para os cursos de licenciatura e mestrados integrados em que não havia proposta de comissão de creditação (Bioquímica, Ciências Farmacêuticas [MI]), o Presidente do CC propôs que nesses casos as comissões de creditação fossem iguais às respetivas comissões de curso.

Foi aprovada por unanimidade (com 21 votos) a seguinte comissão de creditação do curso de Agronomia: Gustavo Nolasco, Maria de Belém Freitas e Carlos Guerrero. Foi aprovada por unanimidade (com 21 votos) a seguinte comissão de creditação do curso de Arquitetura Paisagista: Desidério Batista, Jacinta Fernandes e Paula Gomes da Silva.

Foi aprovada por unanimidade (com 21 votos) a seguinte comissão de creditação do curso de Biologia: Manuela David, João Varela e Leonor Faleiro.

Foi aprovada por unanimidade (com 21 votos) a seguinte comissão de creditação do curso de Biologia Marinha: Margarida Cristo, Rita Castilho e Sofia Gamito.

Foi aprovada por unanimidade (com 21 votos) a seguinte comissão de creditação do curso de Biotecnologia: Anabela Romano, Ana Rosa Garcia e Raúl Barros.

Foi aprovada por unanimidade (com 21 votos) a seguinte comissão de creditação do curso de Ciências do Mar: Maria João Bebianno, Joaquim Luís e Delminda Moura. Foi aprovada por unanimidade (com 21 votos) a seguinte comissão de creditação do curso de Engenharia do Ambiente [MI]: Luís Nunes, José Paulo Monteiro e Pedro Rodrigues.

Foi aprovada por unanimidade (com 21 votos) a seguinte comissão de creditação do curso de Engenharia Eletrónica e Telecomunicações [MI]: Graça Ruano, Peter Stallinga e José Longras Figueiredo.

Foi aprovada por unanimidade (com 21 votos) a seguinte comissão de creditação do curso de Engenharia Biológica [MI]: Sara Raposo, Anabela Romano e Raúl Barros.

(5)

Foi aprovada por unanimidade (com 21 votos) a seguinte comissão de creditação do curso de Engenharia Informática: Hélder Daniel, Pedro Guerreiro e Hans du Buf. Foi aprovada por unanimidade (com 21 votos) a seguinte comissão de creditação do curso de Bioquímica: Deborah Power, Jorge Martins e Luísa Barreira.

Foi aprovada por unanimidade (com 21 votos) a seguinte comissão de creditação do curso de Ciências Farmacêuticas [MI]: Graça Miguel, Isabel Ramalhinho e Ana Grenha.

Foi aprovada por unanimidade (com 21 votos) a seguinte comissão de creditação do curso do CET – Instalação e Manutenção de Espaços Verdes: Amílcar Duarte, José Monteiro e Mário Reis.

Para os cursos de mestrado em que não havia proposta para a comissão de creditação (Biodiversidade e Conservação Marinha [EM], Biotecnologia, Ecohidrologia, Energias Renováveis e Gestão da Energia, Engenharia Informática, Ensino no 3.º ciclo do ensino de (BG, FQ, M) Básico e no Ensino Secundário, Ensino de Informática, Gestão da Qualidade e Marketing Agroambiental, Qualidade em Análises [EM]), o Presidente do CC propôs que nesses casos as comissões de creditação fossem iguais às respetivas comissões de curso.

Foi aprovada por unanimidade (21 votos) a seguinte comissão de creditação do curso do mestrado em Aquacultura e Pescas: Elsa Cabrita, Pedro Andrade e Pedro Rodrigues.

Foi aprovada por unanimidade (21 votos) a seguinte comissão de creditação do curso do mestrado em Arquitetura Paisagista: Teresa Sales, Thomas Panagopoulos e André Leitão.

Foi aprovada por unanimidade (21 votos) a seguinte comissão de creditação do curso do mestrado em Biodiversidade e Conservação Marinha [EM]: Karim Erzini, Alexandra Teodósio e Ester Serrão.

Foi aprovada por unanimidade (21 votos) a seguinte comissão de creditação do curso do mestrado de Biologia Marinha: Ester Serrão, João Varela e Alexandra Teodósio. Foi aprovada por unanimidade (21 votos) a seguinte comissão de creditação do curso do mestrado de Biologia Molecular e Microbiana: Filomena Fonseca, Leonor Faleiro e Leonor Cancela.

Foi aprovada por unanimidade (21 votos) a seguinte comissão de creditação do curso do mestrado em Ecohidrologia: Luís Chícharo, Paulo Relvas e Manuela Moreira da Silva.

Foi aprovada por unanimidade (21 votos) a seguinte comissão de creditação do curso do mestrado em Energias Renováveis e Gestão da Energia: Eusébio Conceição, António Ruano e Mário Reis.

Foi aprovada com 20 votos a favor (Amadeu Brigas, Ana Conceição, Anabela Romano, Carla Antunes, Delminda Moura, Graça Marques, Gustavo Nolasco, Helena Galvão, Henrique Gomes, Joaquim Luís, José Moreira, Leonor Cruzeiro, Manuela David, Margarida Ribau Teixeira, Pedro Guerreiro, Robertus Potting, Rui Guerra, Rui Marreiros, Rui Santos, Susana Carreira) e 1 contra (Amílcar Duarte), a seguinte comissão de creditação do curso do mestrado em Engenharia Informática: Amine Berqia, Hans du Buf e Paula Ventura.

(6)

Foi aprovada por unanimidade (21 votos) a seguinte comissão de creditação do curso do mestrado em Ensino no 3.º ciclo do ensino de (BG, FQ, M) Básico e no Ensino Secundário

:

Graça Marques, Susana Carreira, Conceição Mateus, José Figueiredo, Teresa Modesta e Paulo Fernandes.

Foi aprovada por unanimidade (21 votos) a seguinte comissão de creditação do curso do mestrado em Ensino de Informática: Hélder Daniel, Pedro Guerreiro e Henrique Gomes.

Foi aprovada por unanimidade (21 votos) a seguinte comissão de creditação do curso do mestrado em Geomática: Cristina Veiga-Pires, Joaquim Luís e José Rodrigues. Foi aprovada por unanimidade (21 votos) a seguinte comissão de creditação do curso do mestrado em Gestão da Costa e da Água: Alice Newton, Tomasz Boski e Luís Chícharo.

Foi aprovada por unanimidade (21 votos) a seguinte comissão de creditação do curso do mestrado em Gestão da Qualidade e Marketing Agroalimentar: Dulce Antunes, Maria de Belém Freitas e Alcinda Neves.

Foi aprovada por unanimidade (21 votos) a seguinte comissão de creditação do curso do mestrado em Gestão Sustentável dos Espaços Rurais: Carla Antunes, Maria de Belém Freitas e António Covas.

Foi aprovada por unanimidade (21 votos) a seguinte comissão de creditação do curso do mestrado em Hortofruticultura: Gustavo Nolasco, Maribela Pestana e Albertina Gonçalves.

Foi aprovada por unanimidade (21 votos) a seguinte comissão de creditação do curso do mestrado em Inovação Química e Regulamentação [EM]: Ana Rosa Garcia, Isabel Cavaco e Vera Marques.

Foi aprovada por unanimidade (21 votos) a seguinte comissão de creditação do curso do mestrado em Qualidade em Análises [EM]: Clara Costa, Luísa Barreira e Conceição Mateus.

Foi aprovada por unanimidade (21 votos) a seguinte comissão de creditação do curso do mestrado em Sistemas Marinhos e Costeiros: Óscar Ferreira, Alexandra Cravo e José Jacob.

O Presidente do CC recomendou que para os membros que integram as comissões de creditação e que não fazem parte da FCT devem ser contactadas as respetivas Unidades Orgânicas, nomeadamente nos cursos de mestrado em Biologia Molecular e Microbiana (Leonor Cancela - DCBM), Ecohidrologia (Manuela Moreira da Silva – ISE), Energias Renováveis e Gestão da Energia (Armando Inverno - ISE), Geomática (José Rodrigues ISE) e Gestão Sustentável dos Espaços Rurais (António Covas -FE).

Para os cursos de doutoramento em que não havia proposta para a comissão de creditação (Ciências Agrárias e Ambientais, Ciências Biológicas, Ciências Biotecnológicas, Ciências do Mar e do Ambiente, Matemática, Doutoramento Europeu em Ciências do Mar - MARES), o Presidente do CC propôs que que nesses casos as comissões de creditação fossem iguais às respetivas comissões de curso.

(7)

Foi aprovada por unanimidade (21 votos) a seguinte comissão de creditação do curso de doutoramento em Ciências Agrárias e Ambientais: José Leitão e Maria de Belém Freitas.

Foi aprovada por unanimidade (21 votos) a seguinte comissão de creditação do curso de doutoramento em Ciências Biológicas: Adelino Canário, Jorge Martins e Ester Serrão.

Foi aprovada por unanimidade (21 votos) a seguinte comissão de creditação do curso de doutoramento em Ciências Biotecnológicas: Deborah Power, Anabela Romano e José Leitão.

Foi aprovada por unanimidade (21 votos) a seguinte comissão de creditação do curso de doutoramento em Ciências do Mar e do Ambiente: Pedro Andrade e Paulo Relvas. Foi aprovada por unanimidade (21 votos) a seguinte comissão de creditação do curso de doutoramento em Ciências do Mar da Terra e do Ambiente: Pedro Andrade, Maria João Bebianno e Helena Galvão.

Foi aprovada por unanimidade (21 votos) a seguinte comissão de creditação do curso de doutoramento em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações: Henrique Gomes, Graça Ruano e António Ruano.

Foi aprovada por unanimidade (21 votos) a seguinte comissão de creditação do curso de doutoramento em Engenharia Informática: Pedro Guerreiro, Hans du Buf e José Valente de Oliveira.

Foi aprovada por unanimidade (21 votos) a seguinte comissão de creditação do curso de doutoramento em Matemática: Marília Pires e Marco Mackaay e Nenad Manjlovic. Foi aprovada por unanimidade (21 votos) a seguinte comissão de creditação do curso de doutoramento em Doutoramento Europeu conjunto em Ciências do Mar – MARES: Adelino Canário, Ester Serrão e Rui Santos.

Foi aprovada por unanimidade (21 votos) a seguinte comissão de creditação do curso de doutoramento Erasmus Mundus em Gestão Marinha e Costeira: Tomasz Boski, Alice Newton e Flávio Martins.

Ponto 8 – Oferta Formativa para o ano letivo 2016/2017.

Neste ponto os Professores Amadeu Brigas, Jose Moreira e Rui Guerra saíram da reunião e chegou a Professora Cristina Veiga Pires.

O Presidente do CC informou que no caso de haver suspensão de cursos o Conselho Cientifico terá que se pronunciar.

Os membros do CC referiram que o preço dos mestrados para os alunos estrangeiros deveria ser uma questão a analisar, bem como, a possibilidade dos estudantes finalistas, com 2 unidades curriculares em atraso, poderem inscrever-se nos mestrados. Foi ainda indicado que se devia decidir se um mestrado vai abrir ou não com base no número de candidaturas da 1ª fase de candidatura.

O Presidente do CC sugeriu ao Conselho Cientifico tomar uma posição geral em relação às regras de abertura de cursos de mestrado, definir a política científica da FCT e dar conhecimento ao Senhor Reitor, tendo colocado à votação a seguinte moção: “O Conselho Cientifico rejeita que a abertura de Mestrados seja condicionada

(8)

à aplicação de critérios que não tenham em conta a importância estratégica de cada mestrado para o desempenho da FCT e cumprimento da sua missão”. A moção foi aprovada por unanimidade, com 19 votos.

O Presidente do CC também colocou à votação o levantamento de suspensão de vagas dos cursos de Engenharia do Ambiente [MI] e de Engenharia Eletrónica e Telecomunicações [MIEET]. A proposta foi aprovada por unanimidade, com 19 votos. O Presidente do CC solicitou aos Professores Margarida Ribau Teixeira e Pedro Guerreiro que elaborassem, para os cursos de Engenharia do Ambiente [MI] e de Engenharia Eletrónica e Telecomunicações [MIEET], respetivamente, um texto de enquadramento que justificasse os pedidos de anulação da suspensão de vagas, para os referidos cursos.

Ponto 9 – Composição do júri – “maiores de 23 anos”.

O Presidente do CC colocou à votação a seguinte composição do júri – “maiores de 23 anos”: Rui Guerra, Margarida Reis, André Duarte, Marília Pires e João Lima. A proposta foi aprovada por unanimidade, com 19 votos.

Ponto 10 – Atribuição de horas de serviço docente aos membros do júri dos maiores de 23 anos (proposta DCBB).

O Presidente do CC propôs a atribuição de 15 horas de serviço docente aos membros do júri de maiores de 23 anos. A proposta foi aprovada por unanimidade, com 19 votos.

Ponto 11 – Regulamento do doutoramento de Ciências do Mar, da Terra e do Ambiente

Neste ponto o Professor Rui Guerra regressou à reunião.

A Direção de curso do doutoramento em Ciências do Mar, da Terra e do Ambiente solicitou a aprovação da proposta de regulamento para o curso, tendo como principal objetivo tornar evidentes os procedimentos aplicáveis às creditações e definir os critérios de seriação dos candidatos.

O Presidente do CC colocou à votação a proposta de regulamento do doutoramento de Ciências do Mar, da Terra e do Ambiente. A proposta foi aprovada por unanimidade, com 20 votos.

Ponto 12 – Contratação da mestre Brígida Gonçalves Rodrigues, como assistente convidada, em regime de tempo parcial a 55%, por seis meses, para lecionar as disciplinas de “Engenharia Biológica Integrada”, “Processos de Separação” e “Separação e Purificação de Produtos Biológicos” do mestrado integrado em Engenharia Biológica (DCBB).

Foi aprovado, por unanimidade, com 20 votos, a nomeação das Professoras Deborah Power e Sara Raposo como relatoras para emitir parecer sobre a contratação da mestre Brígida Gonçalves Rodrigues.

Tendo em conta o parecer apresentado, e em virtude da incapacidade do DCBB assegurar a totalidade do serviço docente da sua responsabilidade, a proposta de contratação da mestre Brígida Gonçalves Rodrigues foi aprovada por unanimidade,

(9)

com 20 votos, como assistente convidada em regime de tempo parcial a 55%, por 6 meses para lecionar as seguintes UCs do 2.º semestre, num total de 98 horas:

Engenharia Biológica Integrada (15h TP, 20h OT; 5h S) Processos de Separação (22,5h TP; 5h OT)

Separação e Purificação de Produtos Biológicos (22,5h TP, 5h S, 3h OT).

Ponto 13 – Renovação do contrato do doutor José Paulo da Silva como professor auxiliar convidado a 10%, por um ano (DQF).

Neste ponto os Professores Amílcar Duarte, Anabela Romano, Helena Galvão e Susana Carreira saíram da reunião e voltou o Professor Amadeu Brigas.

O Conselho Cientifico considerou que o processo de renovação do contrato do doutor José Paulo da Silva como professor auxiliar convidado a 10%, por um ano, não se encontra completo. A discussão deste ponto foi adiada.

Ponto 14 – Apreciação de Relatórios de Sabática.

O Professor Amílcar Duarte voltou para a reunião.

Tendo em conta os pareceres dos Professores Amadeu Brigas e Maria de Lurdes Cristiano relativos ao relatório de licença sabática do Professor Américo Lemos, referente ao ano letivo 2011/2012, o Conselho Científico aprovou por unanimidade (18 votos), que foram cumpridos os objetivos estipulados no n.º 1 do art.º 77 do Decreto-Lei n.º 205/2009.

Tendo em conta os pareceres dos Professores Óscar Ferreira e Tomasz Boski relativos ao relatório de licença sabática da Professora Amélia Carvalho, referente ao ano letivo 2012/2013, o Conselho Científico aprovou por unanimidade (18 votos), que foram cumpridos os objetivos estipulados no n.º 1 do art.º 77 do Decreto-Lei n.º 205/2009. Tendo em conta os pareceres dos Professores Leonor Cruzeiro e Robertus Potting relativos ao relatório de licença sabática do Professor José Rodrigues, referente ao ano letivo 2010/2011, o Conselho Científico aprovou por unanimidade (18 votos), que foram cumpridos os objetivos estipulados no n.º 1 do art.º 77 do Decreto-Lei n.º 205/2009. O relatório foi recebido pelo CC fora de data, mas o docente informou que o enviou atempadamente, por correio interno.

Tendo em conta os pareceres dos Professores Anabela Romano e José Leitão relativos ao relatório de licença sabática do Professor Mário Reis, referente ao ano letivo 2011/2012, o Conselho Científico aprovou por unanimidade (18 votos), que foram cumpridos os objetivos estipulados no n.º 1 do art.º 77 do Decreto-Lei n.º 205/2009. A Professora Manuela David saiu da reunião.

Tendo em conta os pareceres dos Professores Henrique Gomes e Graça Ruano relativos ao relatório de licença sabática do Professor José Bastos, referente ao ano letivo 2012/2013, o Conselho Científico aprovou por maioria com 8 votos contra (Carla Antunes, Delminda Moura, Henrique Gomes, Joaquim Luís, Margarida Ribau Teixeira, Pedro Guerreiro, Robertus Potting, Rui Santos) e 9 votos a favor (Amadeu Brigas, Amílcar Duarte, Ana Conceição, Cristina Veiga-Pires, Graça Marques, Gustavo Nolasco, Leonor Cruzeiro, Rui Guerra, Rui Marreiros) que foram cumpridos os objetivos estipulados no n.º 1 do art.º 77 do Decreto-Lei n.º 205/2009.

(10)

Tendo em conta os pareceres dos Professores Leonor Cruzeiro e Robertus Potting relativos ao relatório de licença sabática do Professor Orlando Rodriguez, referente ao ano letivo 2011/2012, o Conselho Científico aprovou por unanimidade (16 votos), que foram cumpridos os objetivos estipulados no n.º 1 do art.º 77 do Decreto-Lei n.º 205/2009.

Tendo em conta os pareceres dos Professores José Leitão e José António Monteiro relativos ao relatório de licença sabática do Professor Thomas Panagopoulos, referente ao período de 1 de setembro de 2013 a 31 de agosto de 2014, o Conselho Científico aprovou por maioria com 12 votos a favor (Amadeu Brigas, Amílcar Duarte, Ana Conceição, Carla Antunes, Cristina Veiga-Pires, Henrique Gomes, Graça Marques, Margarida Ribau Teixeira, Pedro Guerreiro, Rui Marreiros, Rui Guerra, Rui Santos) e 4 votos contra (Delminda Moura, Joaquim Luís, Gustavo Nolasco e Leonor Cruzeiro), que foram cumpridos os objetivos estipulados no n.º 1 do art.º 77 do Decreto-Lei n.º 205/2009.

Ficaram na reunião os Professores Amadeu Brigas, Henrique Gomes, Graça Marques, Gustavo Nolasco, Leonor Cruzeiro, Pedro Guerreiro e Rui Santos.

Tendo em conta os pareceres dos Professores Adelino Canário e Pedro Andrade relativos ao relatório de licença sabática do Professor Luís Chícharo, referente ao 2º semestre do ano lectivo de 2011/2012, o Conselho Científico aprovou por maioria com 6 votos a favor (Amadeu Brigas, Henrique Gomes, Graça Marques, Maria Leonor Cruzeiro, Pedro Guerreiro e Rui Santos) e 1 voto contra (Gustavo Nolasco), que foram cumpridos os objetivos estipulados no n.º 1 do art.º 77 do Decreto-Lei n.º 205/2009. O CC notou que o relatório foi redigido com pouco cuidado e não traduz o trabalho realizado durante o período de sabática.

Ficaram na reunião os Professores Pedro Guerreiro e Gustavo Nolasco.

Tendo em conta os pareceres dos Professores José Leitão e Pedro Andrade relativos ao relatório de licença sabática do Professor Adelino Canário, referente ao ano lectivo 2013/2014, o Conselho Científico aprovou por unanimidade (2 votos), que foram cumpridos os objetivos estipulados no n.º 1 do art.º 77 do Decreto-Lei n.º 205/2009. O CC congratulasse com a elevada produção científica durante o período de sabática, não obstante as demais tarefas em que esteve envolvido durante o mesmo período.

Ponto 15 – Criação do curso livre em programação Phython.

O Presidente do CC colocou à votação a proposta de criação de um curso livre em programação Phython, enquanto missão para a comunidade. A proposta foi aprovada por unanimidade, com 18 votos.

Nada mais havendo a tratar, a reunião foi encerrada às dezoito horas e cinquenta minutos, dela se lavrando a presente ata, da qual fazem parte integrante todos os documentos anexos e que vai ser assinada pelo Presidente e pela Secretária do Conselho Científico.

A Secretária do Conselho Científico O Presidente do Conselho Científico

Referências

Documentos relacionados

A documentação deverá ser entregue na Seguradora em até 72 (setenta e duas) horas da data da transmissão da Proposta de Seguro no sistema Cotador SulAmérica Saúde,

Diversos estudos comparando a USO com a densitometria óssea, tanto in vitro 32­34  como in vivo 35­37

Foram utilizadas sementes do híbrido triplo DKB 747 fornecidas pela empresa Monsanto. Par- te das sementes foi tratada com fungicidas Captan ®.. Posteriormente, parte das sementes

No âmbito do Protocolo de Cooperação entre a Universidade do Minho e a Câmara Municipal de Almeida em torno da valorização e proteção da For- tificação Abaluartada de Almeida,

17- Analise as afirmativas abaixo, sobre o tratamento da cárie dentária e, em seguida, assinale a alternativa que. contém a

20- Sobre as férias do servidor público, assinale a alternativa correta:.. (A) A autoridade competente não poderá conceder as férias em mais de

Muitas das dificuldades associadas ao ciclo inverso de Carnot podem ser eliminadas pela vaporização completa do frigorigénio, antes de ser comprimido e pela substituição da

Os professores, que aceitaram participar da pesquisa de cunho qualitativo (Lüdke; André, 1986), responderam entrevistas com um roteiro prévio de perguntas abertas e