• Nenhum resultado encontrado

2 24 = 16 milhões de cores A quantidade de pixel de uma área determinada forma a resolução da imagem.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "2 24 = 16 milhões de cores A quantidade de pixel de uma área determinada forma a resolução da imagem."

Copied!
42
0
0

Texto

(1)

INTRODUÇÃO

O Adobe Photoshop é um software de edição e retoque de imagem, que permite criar e produzir imagens digitais de alta qualidade. Ele permite que você manipule fotolitos, slides e trabalhos gráficos, de várias maneiras. O programa combina com uma ampla variedade de ferramentas de seleção, de pintura e edição, correção de cores, além da capacidade de produzir efeitos especiais. Toda a imagem do Photoshop é constituída por uma grade de minúsculos quadrados chamados de pixels. Quando você pinta, retoca, corta, cola ou altera qualquer imagem no Photoshop, está mudando pixels. Um pixel é o menor elemento da imagem na tela. Na verdade a palavra pixel foi criada a partir de duas outras palavras, picture e element (imagem e elemento).

Ao trabalhar com o Photoshop, você terá que pensar como pintor. Quando traça uma linha, cria uma forma ou digita um texto, você esta preenchendo pixels na tela, ou seja, pintando em uma tela eletrônica. À medida que você cria um objeto ou texto, ele "seca" sobre a tela, quase como se tivesse sido encaixado na tela do monitor.

Os Pixels

Como vimos anteriormente o Photoshop trabalha basicamente com pixels, por isso é chamado de programa raster.

? quanto menor a distância do pixel, melhor a definição da imagem. ? quanto maior a quantidade de pixel, maior o tamanho do arquivo. Pixels e Pontos geralmente são usados para imagens na tela. (72 ppi)

? ppi - sistema de pixels ? dpi - sistema de pontos Cada pixel contém 1 Bit.

Número de cores do pixel

01 Bit = 21 ? 02 cores 07 Bits = 27 ? 128 cores

02 Bits = 22 ? 04 cores 08 Bits = 28 ? 256 cores ou 256 tons

03 Bits = 23 ? 08 cores 16 Bits = 216 ? 64K de cores

04 Bits = 24 ? 16 cores 24 Bits = 224 ? 16M de cores

05 Bits = 25 ? 32 cores 32 Bits= 232 ? bilhões de cores

06 Bits = 26 ? 64 cores

R G B 8bits 8bits 8Bits

224 = 16 milhões de cores

(2)

? A cada pixel é atribuído um número potencial de cores (profundidade do bit)

? O conjunto resolução e profundidade do bit determinam o tamanho final do arquivo de uma imagem digital.

A JANELA DO PHOTOSHOP

Clicando sobre a seta á direita do indicador do tamanho do arquivo, aparecerá um menu com as seguintes opções:

Barra de Menus Barra de Título

Barra de Ferramentas Barra de Porcentagem Indicador do Tamanho do Arquivo

(3)

onde:

? DOCUMENT SIZE: o número à esquerda indica o tamanho do documento sem qualquer layer e o à direita indica o tamanho do arquivo quando todas as layers e canais alfas forem adicionados à imagem.

? DOCUMENT PROFILE: perfil do documento. ? DOCUMENT DIMENSIONS: tamanho do rascunho. ? DOCUMENT PROFILE: perfil do documento.

? SCRATCH SIZES: o primeiro número indica a quanto de memória todos os documentos estão consumindo (bem como a memória em uso pela Área de tranferência). O segundo número revela a quantidade de RAM disponível para criar e editar suas imagens. Mais especificamente, é a memória disponível menos a memória da qual o Photoshop precisa para funcionar. Se o primeiro for maior que o segundo, você esta forçando o Photoshop a usar seu disco rígido para armazenar informações. Isso reduz bastante a rapidez nos processamnetos.

? EFFICIENCY: o número na tela indica a porcentagem das operações que o Photoshop realizou usando-se da memória RAM. Qualquer coisa menor que 100% indica que os arquivos temporários estão sendo criados e utilizados em seu disco rígido.

? TIMING: mostra o tempo que o Photoshop levou para exibir a última ação executada. ? CURRENT TOOL: ferramenta atual.

(4)

1. A FERRAMENTA MOVE

É utilizada para mover seleções e layer. Se você estiver trabalhando em uma layer, pode dar um clique e arrastar com a Ferramenta Move, a fim de mover todos os objetos de uma layer de uma única vez.

2. AS FERRAMENTAS DE SELEÇÃO

Se você quiser fazer alguma alteração em um objeto, geralmente precisará primeiro selecioná-lo com uma dessas ferramentas.

FERRAMENTA MARQUEE RECTANGULAR: cria seleções retangulares. FERRAMENTA MARQUEE ELLIPTICAL: cria seleções elípticas.

SINGLE ROW MARQUEE TOOL: cria seleções de 1 pixel de largura na horizontal pelo

comprimento do documento.

SINGLE COLUMN MARQUEE TOOL: cria seleções de 1 pixel na vertical pelo comprimento

do documento.

3 - A FERRAMENTA CROP

É usada para recortar parte de uma imagem e remover o restante. Ela também pode ser usada para redimensionar uma imagem.

4. MAGIC HAND TOOL: (Varinha Mágica) seleciona de acordo com a similaridade de cores. Ela

pode ser útil quando você deseja selecionar uma área que tenha uma cor diferente das outras áreas em sua imagem.

(5)

A opção Tolerance determina a tolerância em relação à similaridade de cores, quanto mais alto o valor mais tonalidades próximas vai selecionar e quanto mais baixa só tons muito aproximados serão selecionados.

5. LASSO TOOL: pode ser usada como uma ferramenta à mão livre; você a utiliza para contornar

seleções de formas irregulares.

6. POLYGON LASSO: permite criar seleções poligonais de formato retilíneo quando você dá um

clique em diferentes pontos na tela. Cada vez que você dá um clique, o Photoshop adiciona à seleção, criando uma linha de seleção intermitente a partir de um clique de mouse até o seguinte. Para fechar a seleção você novamente dá um clique no ponto inicial, ou dá um clique duplo em qualquer lugar na janela de imagem na tela.

7. MAGNETIC LASSO TOOL: age como o laço polígono, mas “busca” os pixels (gruda nos

pixels) da imagem a ser selecionada ajudando na definição da seleção.

AS FERRAMENTAS DE PINTURA

8. A FERRAMENTA PAINTBRUSH TOOL: é a versão do Photoshop para o pincel de um

artista. Ela pinta com a cor de primeiro plano, com a espessura de traço que você escolher. Utilizando as opções Fade da ferramenta, você pode criar cores que se desvanecem, ou se dissolvem na medida que pinta.

A Ferramenta Paintbrush, assim como a Pencil, lhe permite conectar traços pintados pressionando-se SHIFT enquanto você dá o clique com o mouse. Além disso, quando ativada, a paleta Brushes lhe apresenta vários pincéis suavizados, não disponíveis na Pencil.

9. FERRAMENTA PENCIL TOOL: além de emular um lápis, traça linhas entre cliques de

mouse, apaga pintando com a cor de fundo e também lhe permite escolher diferentes tamanhos de “grafites” na paleta brushes. Não importa o tamanho e a forma da ponta do pincel, a ferramenta pencil sempre pintará com traço mais espesso, diferente da Paintbrush e Airbrush, que podem pintar de maneira suave.

(6)

A opção Auto Erase permite que a ferramenta pencil funcione como um apagador. “Lembre-se” apagar no Photoshop, significa pintar com a cor de fundo.

Quando começamos pintar com a ferramenta Pencil e a opção Auto Erase estiver ativada, os traços terão a cor de primeiro plano, quando soltarmos o botão do mouse e começarmos a pintar a partir de um ponto do traço criado anteriormente, será pintado com a cor de segundo plano. Mantendo a tecla SHIFT pressionada, a ferramenta Pencil conecta seus cliques com o mouse.

10. FERRAMENTA ERASER TOOL: Apaga (pinta) com a cor de fundo, entretanto se você

estiver trabalhando em uma layer, a Ferramenta Eraser ignora a sua cor de fundo e limpa sua imagem, substituindo-a por um fundo transparente.

A paleta Eraser Option

(7)

FERRAMENTAS PARA EDIÇÃO DE IMAGENS

11. FERRAMENTA SMUDGE TOOL: permite misturar cores como se você estivesse

manchando com o dedo. Quando você usa essa ferramenta o Photoshop inicia com a cor na qual você deu o clique e mistura-a com as cores sobre as quais você arrasta. Além de combinar cores e misturar tintas, ela pode ser usada para produzir efeito de aquarela em sua imagem.

Obs: A Ferramenta Smudge não pode ser usada com imagens Indexed Color ou Bitmap. Ela pode ser usada para suavizar rugas e remover manchas indesejáveis na pele.

A paleta Smudge Tool Option

A opção Finger Painting, adiciona novas cores à imagem, mancha usando a cor de primeiro plano quando é dado um clique e o mouse é arrastado.

12. A FERRAMENTA BLUR TOOL: utilizada para suavizar arestas agudas e corrigir qualquer

pixelização causada por excesso de acentuação. Trabalhe essas arestas primeiro com a configuração baixa de Pressure na paleta Focus Tools Options, para não embaçar demasiadamente a imagem.

Mode:

DARKEN: apenas as cores mais claras serão afetadas LIGHTEN: somente as cores mais escuras serão afetadas HUE: apenas os valores de matiz serão manchados

SATURATION: apenas os valores de saturação serão mudados

COLOR: neste modo você mancha com Hue e Saturation de uma cor que esta sendo aplicada. LUMIMOSITY: somente os valores de luminosidade serão mudados

13. A FERRAMENTA SHARPEN TOOL: utilizada para acentuar áreas de uma imagem. Antes

de começar a acentuar sua imagem, escolha um tamanho de pincel na Paleta Brushes e um valor Pressure na Paleta Focus Tool Options.

(8)

14. FERRAMENTA RUBBER STAMP TOOL: (carimbo) é uma ferramenta de múltiplas

utilidades. Embora possa ser usada para reverter, aplicar um Padrão (Pattern) ou criar um efeito impressionista, sua característica mais valiosa, é sem dúvida, a capacidade de duplicação ou clonagem.

Obs: Clonar significa escolher partes de uma imagem e duplicá-las em áreas no mesmo arquivo,

ou em outro arquivo. Isso é diferente de copiar e colar. Durante a clonagem o Photoshop faz amostragem, ou lê, uma área de origem e duplica-a em uma área de destino.

Clone (aligned): permite duplicar diferentes partes de uma imagem, para diferentes áreas do

mesmo arquivo ou de outro arquivo. Quando você usa a opção aligned (alinhada) o Photoshop, mantém a mesma relação de distância e ângulo entre a área de origem onde você esta lendo e a área de destino onde a duplicata aparece.

Clone (non-aligned): mantém automaticamente uma amostra da área de origem, assim você

pode duplicar a mesma amostra em muitos lugares após soltar o mouse.

15. FERRAMENTA SPONGE TOOL: é usada para aumentar ou diminuir a saturação ou a

intensidade de uma cor. Quando a saturação é adicionada a uma cor, o nível de cinza da mesma é reduzido: assim ela se torna menos neutra. Ela também pode ser usada para dessaturar ou diminuir a intensidade de uma cor. A opção Desature da ferramenta Sponge pode ser bastante útil quando uma imagem RGB Color exibe cores CMYK que estão fora da gama. Friccionado-se a ferramenta Sponge sobre essas cores fora da gama, você pode diluí-las gradualmente, de modo que caiam no espectro CMYK de cores imprimíveis.

16. A FERRAMENTA BURN TOOL: utilizada para escurecer áreas de uma imagem.

A Paleta Toning Tools Options

Shadows: são os componentes mais escuros de uma imagem (em fotografia são sa baixas luzes). Midtones: meios-tons estão entre os pontos mais brilhantes e as sombras.

Higthligt: são os componentes mais brilhantes de uma imagem (em fotografia são as altas luzes). Obs: No menu suspenso Tool podemos selecionar quais das três ferramentas queremos utilizar:

(9)

17. A FERRAMENTA DODGE TOOL: utilizada para clarear áreas de uma imagem.

A paleta Option desta ferramenta é a mesma da ferramenta Burn.

AS FERRAMENTAS DE TEXTO

18. FERRAMENTA TYPE MASK TOOL: quando você digita texto com essa ferramenta, o

Photoshop cria uma seleção na tela que tem a forma do texto. O texto não é pintado automaticamente com a cor de primeiro plano. Para colorir o texto você pode pintar ou colorir sobre ele. Quando você preenche ou pinta, a seleção do texto funciona como um estêncil, ou máscara, na tela, significando que apenas a área do texto mascarada será preenchida ou pintada. A principal vantagem de usar a ferramenta type é que o texto é automaticamente criado em uma Layer, isso significa que você pode mover facilmente o texto e manipulá-lo independente de outras Layers.

CAIXA DE DIÁLOGO TYPE TOOL

FERRAMENTAS DE CRIAÇÃO E EDIÇÃO DE PATHS

Um Path pode ser um ponto, uma linha ou uma curva, mas habitualmente é uma série de segmentos de linha ou segmentos de curva conectados por seus pontos extremos. Como eles não se anexam aos pixels de fundo na tela, os paths podem ser facilmente reformatados, novamente selecionados e movimentados. Dessa forma, os paths podem ser de qualquer objeto criado com as ferramentas de pintura do Photoshop e diferentes de qualquer seleção criada pelas ferramentas de seleção do Photoshop.

A maneira mais comum de criar um paths é usar a ferramenta Pen. ela funciona em conjunto com a paleta Paths onde estão os comandos que possibilitam que os paths sejam preenchidos, movimentados e transformados em seleções.

(10)

19. FERRAMENTA PEN TOOL: (caneta) lhe permite criar Paths curvos ou retos. Os Paths

geralmente são usados para crias formas para máscaras. Uma máscara pode ser usada para criar um “estêncil eletrônico” na tela que protege áreas da imagem para que elas não sejam alteradas enquanto você trabalha em uma área desprotegida (área selecionada).

Rubber Band: quando esta opção esta selecionada, um segmento de path acompanha a

ferramenta Pen após um ponto de âncora ser criado. A medida que você move a ferramenta Pen pela tela, o segmento é exibido a partir de seu último clique de mouse até a posição atual da caneta.

20. FERRAMENTA CONVERT ANCHOR POINT TOOL: permite transformar uma aresta

suave de um path em uma aresta aguda, e vice-versa.

21. FERRAMENTA DELETE ANCHOR POINT TOOL: permite que sejam excluídos pontos

dos paths já criados.

22. FERRAMENTA ADD ANCHOR POINT TOOL: permite que sejam acrescentados pontos

aos paths já criados.

23. FERRAMENTA DIRECT SELECTION TOOL: permite selecionar (e desfazer a seleção)

(11)

A PALETA DOS PATHS

? Ícone de preenchimento de Paths: preenche com a cor de primeiro plano.

? Ícone de contorno do Paths: faz o contorno com a cor de primeiro plano e com a espessura do pincel selecionado na paleta Brushes.

? Ícone de carga de paths: transforma o path em uma seleção.

? Ícone criando work path a partir da seleção: cria um path sem nome ? Ícone de New path: cria um novo path

? Ícone de trash de path: apaga um path

As ferramentas do Photoshop e muitos de seus comandos não afetarão um path, a menos que, primeiro você o converta em uma seleção.

Ícone de preenchimento de Paths Ícone de contorno do Paths. Ícone criando work path a partir da seleção Ícone de carga de paths

Ícone de New path Ícone de trash de path

(12)

24. FERRAMENTA GRADIENT TOOL: permite preencher a tela ou uma seleção com um

dégradé, que muda gradualmente de uma cor para outra ou de uma cor para a transparência. Os degrades freqüentemente são usados para produzir efeitos de iluminação e sombreado, bem como para criar rapidamente fundos visuais agradáveis.

Os degrades são criados, controlados e editados por meio da paleta Gradient Tool Options.

A PALETA GRADIENT TOOL OPTIONS

25. FERRAMENTA LINE TOOL: utilizada para criar linhas verticais, horizontais ou linhas na

diagonal em incrementos de 45 graus.

A PALETA LINE TOOL OPTIONS

26. FERRAMENTA EYEDROPPER TOOL: é usada como amostragem para ler a cor de uma

imagem para que ela possa ser usada como cor de primeiro plano ou de fundo. Para isto basta você clicar sobre a área da imagem onde esta a cor que você deseja obter e o Photoshop mudará a cor de primeiro plano instantaneamente para tom especial que você precisa.

Mantendo a tecla ALT pressionada enquanto clica sobre a cor que deseja obter ela será aplicada à cor de segundo plano.

A PALETA EYEDROPPER OPTIONS

27. FERRAMENTA PAINT BUCKET TOOL: utilizada para pintar e preencher.

A PALETA PAINT BUCKET OPTIONS

Tolerance: o intervalo de tolerância para esta ferramenta varia de 0 a 255, se você digitar um

valor baixo no campo tolerance o Photoshop aplicará a cor de primeiro plano em áreas contíguas que sejam muito similares em cor ao pixel no qual o clique foi dado. Se digitar um valor alto, o

(13)

Photoshop aplica a cor de primeiro plano sobre áreas contíguas que variem bastante em relação ao pixel no qual o clique foi dado.

28. FERRAMENTA ZOOM TOOL: aumenta ou diminui a ampliação de uma imagem. Para

utilizá-la basta clicar com a ferramenta sobre a imagem e aumentar o zoom e para diminuir mantenha pressionada a tecla ALT enquanto clica. Como teclas de atalhos temos CTRL + e CTRL-

PALETA ZOOM TOOL OPTIONS

29. FERRAMENTA HAND TOOL: (mão) permite deslizar o documento para visualizar áreas

que não caibam na janela do Photoshop. Quando qualquer outra ferramenta estiver ativa você pode ativá-la, bastando pressionar a tecla Barra de Espaço.

30. ÍCONE SWITCH COLOR: muda a cor do ícone Foreground Color para a cor do ícone

Background Color e vice-versa. Você também pode pressionar X no teclado para alternar entre as cores de primeiro e segundo plano.

31. ÍCONES FOREGROUND COLOR E BACKGROUND COLOR: exibem as cores de

primeiro e segundo plano. Clicando sobre qualquer um desses ícones, aparecerá a caixa de diálogo Color Picker do Photoshop, que permite mudar essas cores.

32. ÍCONE DEFAULT COLOR: restaura as cores padrão para a cor de primeiro plano (preto) e a

cor de fundo (branco). Pressionar a tecla D no teclado também restaurará as cores padrão.

34. EDIT IN QUICK MASK MODE: permite criar, visualizar e editar uma máscara. Isso

possibilita observar seu trabalho através de um overlay e editar áreas em um recorte (similar a um rubylith um filme vermelho que é usado para proteger áreas na impressão). A área fora do recorte é normalmente protegida; a área interna esta desprotegida. Se você não esta familiarizado com o conceito de máscara, imagine um pintor que usa fita adesiva para poder pintar, sem borrar as áreas vizinhas.

Após estar no modo Quick Mask, você pode criar uma máscara e editar sua forma com as ferramentas de seleção, bem como com as ferramentas de pintura.

(14)

35 – FULL SCREEN MODE: a janela é ampliada de modo que ocupe toda a tela de vídeo e oculte

os menus.

36 – FULL SCREEN MODE WITH MENU BAR: amplia a janela de modo que ocupe toda a

tela de vídeo.

37- STANDARD SCREEN MODE: representa a janela padrão.

Obs: A tecla de atalho para alternar entre as exibições da tela é F. 38. JUMP TO IMAGE READY: vai para o aplicativo Image Ready.

39. SLICE TOOL: divide a imagem preparando-a para inserção em uma página web.

40. SLICE SELECT TOOL : seleciona as divisões.

41. NOTES TOOL: adiciona notas textuais ou gravação de áudio.

Opções do Notes

42. HEALING BRUSH TOOL: corrige imperfeições usando amostras de pixels extraídos de uma

(15)

43. PATCH TOOL: repara uma área com os pixels usados como amostra, ou seja, seleciona a área

a ser reparada, com o conta gotas seleciona-se os pixels de amostragem e delete.

44. RECTANGLE TOOL: usado para desenhar formas geométricas básicas.

MODOS DE PINTURA E EDIÇÃO

As maiorias das ferramentas de pintura e edição possuem em sua paleta um menu suspenso com uma grande variedade de modos de pintura também chamados de modo de edição. Esses modos geralmente são usados para mudar cores e criar ao pintar, ao colar ou ao misturar áreas previamente coloridas. A maneira pela qual essas áreas são afetadas depende do modo de pintura/edição, da cor que esta sendo aplicada e do intervalo de pixels existentes na área afetada.

Além da paleta options, os modos de pintura/edição também podem ser configurados na paleta layers e em várias caixas de diálogo, como aquelas para Fill, Stroke, Fill Path, Apply Image, Calculations e New Layer.

A seguir, veremos uma descrição básica dos modos de pintura/edição.

Normal: substitui cada pixel subjacente pela cor que esta sendo aplicada.

Obs: O modo Normal muda para Threshold quando você está editando um arquivo Bitmap ou indexed Color.

Dissolve: a cor de pintura substitui aleatoriamente os pixels subjacentes. A cor

resultante é a mistura da cor de pintura com a cor dos pixels subjacentes originais.

Behind: este modo só estará disponível quando se trabalha em uma layer

diferente de Background. Ele simula o efeito de pintar por trás de uma imagem na tela.

Multiply: este modo multiplica os valores de cor, fazendo com que os pixels

subjacentes sejam escurecidos. Sempre que uma cor for aplicada, os pixels receberão mais tinta daquela cor. Pintar nesse modo simula aplicar marcadores coloridos sobre uma imagem.

(16)

Overlay: os pixels subjacentes são protegidos ou multiplicados para combinar com a cor que esta

sendo aplicada.. Quando você pinta, as cores subjacentes mais escuras fazem com que a cor que esta sendo aplicada seja multiplicada; as cores mais subjacentes mais claras fazem com que a cor seja protegida. Ao pintas sobre imagens os destaques e as sombras são protegidos. Este modo não tem efeito algum quando se pinta sobre pixels brancos ou pretos.

Screen: este modo branqueia os pixels subjacentes, deixando-os no tom da cor que esta sendo

aplicada. Se você aplicar repetidamente a cor no modo Screen, os pixels ficarão cada vez mais claros. Oeste modo é o oposto do Multiply

Soft Ligth: este modo produz o efeito de apontar um refletor de luz suave para uma imagem. Se sua

cor de pintura for mais clara que os pixels subjacentes, a imagem será destacada, caso contrário, a imagem será escurecida. O efeito é o de uma luz difusa, não forte sendo aplicada.

Hard Ligth : este modo produz o efeito de apontar um refletor de luz forte para uma imagem. Se

sua cor de pintura for mais clara que os pixels subjacentes, a imagem será destacada, caso contrário, a imagem será escurecida. Pintar com preto neste modo produz preto, pintar com branco produz branco.

Color Dodge: este modo clareia áreas da imagem, funcionando similar à ferramenta dodge. Pintar

neste modo não tem efeito algum se a cor de pintura for preto.

Color Burn: este modo escurece áreas da imagem, funcionando similar à ferramenta burn. Pintar

neste modo não tem efeito algum se a cor de pintura for branco.

Darken: este modo afeta apenas as cores mais claras do que a cor que esta sendo aplicada, fazendo

com que aquelas sejam escurecidas pela cor de pintura. Quando este efeito é usado, o Photoshop compara os valores da cor de pintura, com o valor da cor subjacente, e a seguir cria uma cor combinada usando os valores de pixels mais claros.

Ex: R100, G50, B25 for pintado sobre

R25, G100, B75 em modo Darken, a cor resultante será R25, G50, B25

Lighten: é o oposto do Darken, somente os pixels mais escuros do que a cor que você esta

aplicando são alterados. As cores mais escuras são clareadas pela cor de pintura. Ex: R100, G50, B25 for pintado sobre

R25, G100, B75 em modo Lighten, a cor resultante será R100, G100, B75

Difference: este modo subtrai os valores da cor de pintura a partir dos valores de cor dos pixels

subjacentes.

Ao usar difference lembre-se que o valor pixel do preto é 0 e do branco é 255. Ex: R100, G50, B25 for pintado sobre

R25, G100, B75 em modo Difference, a cor resultante será R75, G50, B50

(17)

No modo Difference pintar:

com preto: não tem efeito algum nos pixels subjacentes

sobre o preto: produz a cor que você esta pintando (porque você esta subtraindo um valor de cor a

partir do zero)

Exclusion: esse modo é similar ao Difference, exceto que a cor resultante é mais suave.

No modo Exclusion pintar:

com preto: não produz efeito algum

sobre o branco: produz o inverso da cor com a qual você esta pintando com branco: produz o inverso da cor sobre a qual você esta pintando

Hue: quando pinta ou edita neste modo, você pinta apenas o matiz da cor de pintura. Assim,

somente o valor Hue dos pixels é alterado pela cor de pintura, não seus valores Saturation e luminosity.

Aplicar cores ao pixel branco e preto, no modo Hue não produz efeito algum.

Saturation: quando você edita ou aplica cor neste modo, pinta com o valor Saturation da cor de

pintura. Assim, somente os valores Saturation de pixels subjacentes mudarão. Aplicar cores ao pixel branco e preto, no modo Saturation não produz efeito algum.

Color: neste modo você pinta com Hue e Saturation de uma cor que esta sendo aplicada. Os valores

Hue e Saturation dos pixels subjacentes mudarão, mas a Luminosity não.

O modo Color é freqüentemente usado para colorizar imagens cinza ou monocromáticas, pois os contornos e os tons subjacentes aparecerão através da cor que esta sendo aplicada.

O efeito é similar ao de colorizar filmes em preto e branco.

Luminosity: este modo mede o brilho de uma cor.. A pintura neste modo pinta-se apenas com o

valor de luminância de uma cor, os valores de claridade e escuridão dos pixels de uma cor subjacente mudarão, mas não os valores de cor - este modo é o oposto do color.

PALETAS FLUTUANTES DO PHOTOSHOP

Ao contrário de outras janelas as paletas sempre flutuam acima de sua janela ativa.

As paletas do Photoshop são acessadas dando-se um clique no Menu Windows e, em seguida escolhendo:

Por padrão muitas paletas são organizadas em grupos. Um grupo é essencialmente uma janela que contém várias paletas.

Uma paleta pode ser movida de um grupo para outro, para isto basta arrastá-la do grupo onde esta para o grupo onde deseja incluí-la. Ainda podemos retirá-la de um grupo para usá-la individualmente na tela.

(18)

O Photoshop dispões das seguintes paletas: - Show Brushes - Show Options - Show Color - Show Swatchs - Show Layer - Show Channels - Show Paths - Show Info - Show Navigator e - Show Actions

Agora, examinaremos uma a uma.

A PALETA BRUSHES

Essa paleta será usada para escolhermos o tamanho do pincel que desejamos utilizar e se ele será suave ou duro.

Agora, veremos como funcionam os comandos do Menu Suspenso da paleta Brushes:

(19)

A PALETA OPTIONS

A paleta Options fornece opções para a ferramenta atualmente selecionada.

As opções desta paleta variam de acordo com a ferramenta selecionada conforme podemos ver no capítulo onde descrevemos as ferramentas e suas paletas.

A PALETA COLOR

Na paleta Color podemos configurar as cores de primeiro e segundo plano, usando controles deslizantes baseados nos modelos de cores como RGB e CMYK, ou dando um clique na barra de espectro (ou gamut – gama) de cores, localizado na parte inferior da paleta. O menu suspenso permite alternar entre vários modelos de cores.

(20)

A PALETA SWATCHES

É usada para selecionar rapidamente uma cor de primeiro plano ou de fundo, dando-se um clique em uma amostra.

O menu suspenso da paleta Swatches permite que amostras sejam adicionadas à paleta, salvas no disco e recarregadas.

Para adicionar uma nova cor na paleta Swatches, basta posicionar o ponteiro do mouse na área cinza à direita da última amostra de cor. Quando o ponteiro transformar-se em um balde de tinta, dê um clique para criar uma amostra de sua cor ativa (de foreground).

A PALETA STYLES

É usada para selecionar rapidamente um estilo, dando-se um clique em uma amostra.

A PALETA LAYERS

Uma layer é semelhante a uma lâmina de acetato transparente que pode ser colocada sobre a área de trabalho do arquivo. Os objetos em uma layer podem ser facilmente movidos, independe dos

(21)

objetos em outra layer. Isso fornece um meio extremamente eficiente de compor imagens e de visualizar seus efeitos.

Esse ícone indica que a imagem esta visível. Para torná-la oculta basta clicar sobre o ícone. Quando temos mais de uma layer e queremos ocultá-la, basta passar o ponteiro do mouse (pressionado) sobre a coluna do ícone olho.

Este ícone indica a Layer onde estamos trabalhando, a layer em edição

Quando aparecer esse ícone na mesma posição do ícone pincel, significa que esta layer esta vinculada (existe um link) à layer que esta com o ícone de edição (pincel). Para vincular uma layer, basta dar um clique na coluna de vinculação que fica entre o nome da layer e o ícone do olho.

(22)

New Layer: cria uma nova layer, mostrando uma caixa de diálogo onde

podemos definir características como nome, modo etc.

New Adjustment Layer: este comando cria uma nova layer permitindo

corrigir cores e fazer ajustes em sua imagens através de uma máscara.

Duplicate Layer: duplica a layer que estiver selecionada, mostrando

uma caixa de diálogo onde podemos definir, o nome e onde ela deverá ser adicionada.

Delete Layer: exclui o layer selecionado

Merge Visible: une todas as layers visíveis na layer background, ou na

layer que estiver sendo editada no arquivo. Caso tenha alguma layer oculta, esta não será afetada. Depois que as layers são mescladas o tamanho do arquivo é reduzido

Flatten Image: também comprime layers visíveis e reduz o tamanho do

arquivo. A diferença entre o comando Merge Layers e Flatten Layers é que o Flatten Layers remove todas as layers ocultas do arquivo.

Palette Option: abre uma caixa de diálogo onde podemos configurar o tamanho do thumbnail (uma

imagem conveniente do que há exatamente em cada layer).

A PALETA CHANNELS

Um channel (chamado de canal) é similar a uma chapa na impressão gráfica. A paleta Channel lhe permite visualizar facilmente um canal ou editar uma imagem em um canal. Ela apresenta diferentes canais dependendo do modelo cromático da imagem do arquivo atual.

Se você estiver trabalhando em um arquivo colorido RGB, ela apresentará canais separados para cada um dos componentes de cores Red, Green e Blue da imagem juntamente com o RGB composto.

Se você estiver visualizando na tela um arquivo colorido CMYK, a paleta channels exibirá os canais separados para Cyan, Magenta, Yellow e Black, juntamente com o CMYK composto.

Para alterar os valores de um componente, basta dar um clique sobre ele na paleta e fazer as alterações.

(23)

New Channel: cria um novo canal alfa. Você pode então criar uma máscara a partir do zero, usando

uma ferramenta de pintura, de edição ou de seleção. Para usar a máscara como uma seleção, você deve executar o comando Select/Load Selection.

Duplicate Channel: permite criar uma duplicata exata de um canal. Esse comando pode colocar

uma duplicata de um canal em um arquivo existente ou em um novo arquivo.

Delete Channel: permite excluir um canal desde que o mesmo esteja selecionado.

Split Channels: esta opção estará disponível apenas para imagens chapadas (sem layers), sua função

é dividir os canais de uma imagem colorida em arquivos separados.

Merge Channels: esta opção também só estará disponível para imagens chapadas, sua função é

combinar canais separados em uma imagem composta.

Palette Option: abre uma caixa de diálogo onde podemos configurar o tamanho do thumbnail (uma

(24)

A PALETA PATHS

A paleta Paths permite que você edite e controle Paths (um ponto, uma linha ou uma curva, mas habitualmente é uma série de segmentos de linha ou segmentos de curva, conectados por seus pontos extremos) criados com a ferramenta Pen.

A PALETA NAVIGATOR

A paleta Navigator lhe permite ampliar ou reduzir rapidamente áreas específicas da imagem. A paleta caracteriza-se por uma versão em miniatura de sua

imagem e uma caixa de visualização que exibe a área de seu arquivo que aparece na tela.

Na medida em que você arrasta a caixa de visualização na tela, a imagem transforma-se para exibir somente a área dentro da caixa de visualização. Para alterar a porcentagem de visualização , você pode dar um clique em um ícone de montanha em uma das extremidades do controle deslizante, ou

inserir uma porcentagem específica de ampliação editando o número no canto inferior esquerdo da paleta. Usando esta paleta você pode ampliar de 19 até 1600%.

Exclui um Path Preenche um

Path com a cor de primeiro plano

Contorna um Path com a cor de primeiro

Cria um novo Path

Carrega um Path como uma seleção

Cria um Path a partir de uma seleção

(25)

A PALETA INFO

Se você mover o ponteiro do mouse sobre áreas cinzas ou coloridas, a paleta funcionará como um densitômetro (instrumento usado pelas impressoras para medir a densidade da cor), exibindo valores da cor a medida que você se move sobre ela.

Por padrão a paleta exibe os componentes de cor RGB. A

exibição dos componentes pode ser alterada dando-se um clique em um dos dois ícones de conta-gotas.

A PALETA ACTIONS

A paleta actions lhe possibilita gravar ações do Photoshop e reproduzi-las novamente. Usando a paleta é possível criar uma seqüência de ações que

possam ser reproduzidas novamente e aplicadas a diferentes imagens.

As ações podem ser editadas facilmente arrastando a ação para baixo ou para cima da paleta.

Ela fornece vários recursos que podem ajudar a agilizar tarefas tediosas de produção. Você pode gravar muitos de seus comandos de teclado e cliques com o mouse, criando macros que são chamadas de Actions.

Quando tiver feito a gravação você pode reproduzir esses comandos e aplicá-los a imagens na tela ou á múltiplas imagens em uma pasta.

A paleta aparece na tela no modo List ou Button. Em modo List todos os comandos da paleta são disponíveis, assim você pode gravar, reproduzir, interromper, criar novas ações e excluí-las dando cliques nos botões da parte inferior da paleta. Já no modo Button você pode simplesmente reproduzir uma ação.

Parar Gravar

Tocar Novo

(26)

New Action: cria uma nova action, onde as configurações da mesma são

feitas através da caixa de diálogo mostrada na figura abaixo.

Nesta caixa podemos inserir um nome para a action, a tecla de função que será utilizada e a cor da mesma.

Duplicate "action" : duplica a action selecionada Delete "action": exclui a action selecionada

Play from "action": para começar a executar uma action a parti de um

comando específico selecione-o e clique nesta opção .

Start Record: para adicionar comandos após um comando na paleta action. Record "action" Again: usado quando deseja-se apagar um comando ou

item de menu inserido na action durante a gravação, ou seja, serve para regravar escolhas especificadas dentro de uma caixa de diálogo.

Insert Menu Item: comando usado para inserir um comando de menu em

uma action, uma vez que nem todos os comandos de menu são gravados pelo Photoshop quando estamos gravando uma action. Quando este comando é acionado aparece uma caixa de diálogo onde devemos digitar as primeiras letras do comando e em seguida pressionar o botão Find.

Insert Stop: permite adicionar uma mensagem de alerta na tela. Na caixa de

diálogo que aparece pode-se ainda clicar na caixa de verificação "Allow

Continue" caso queira permitir que o usuário continue após paralisar a

action.

Actions Options: permite alterar as configurações de uma actions através da caixa de diálogo

apresentada.

Obs: Para pular um comando de uma actions, basta clicar na caixa de verificação do lado esquerdo do comando e desmarcá-la.

(27)

MENU ARQUIVO

NEW cria um novo arquivo, quando acionado aparece uma

caixa de diálogo onde podemos dar as propriedades do arquivo a ser criado.

OPEN abre um arquivo existente.

OPEN AS abre um arquivo permitindo dar a ele uma outra

extensão.

OPEN RECENT abre uma lista com links para documentos

recentemente manipulados

CLOSE fecha um documento. SAVE salva um arquivo.

SAVE AS salva um arquivo com outro nome, em outro drive ou

ainda com possibilidade de trocar sua extensão.

SAVE FOR WEB salva um arquivo em formato comprimido

(JPG).

REVERT reverte todas as ações realizadas em um arquivo

desde que o mesmo foi aberto.

PLACE abre uma caixa de diálogo onde podemos abrir imagens

.EPS e colocá-las sobre a imagem aberta na tela. Para fixá-la basta escolher a posição e quando o ponteiro do mouse se transformar em um martelo basta dar um clique.

IMPORT para capturar arquivos de dispositivos digitalizadores EXPORT: se divide em duas funções:

FILE INFO permite inserir informações de identificação sobre uma imagem.

PAGE SETUP fornece numerosas características de impressão, sendo que várias delas pertencem

ao bureau de serviços. Através dela pode-se especificar se serão impressos: títulos, marcas de registro e marcas de corte. Ainda contém opções de pré-impressão que comandam a lineatura e os ângulos de halftones (muitos pontos pequenos que formam uma imagem quando esta é impressa em

gráfica).

PRINT abre uma caixa de diálogo para impressão onde podemos configurar itens como: quantidade

de cópias, tipo e qualidade de impressão.

(28)

TIPOS DE EXTENSÃO

PSD - Extensão residente do Photoshop, que mais permite sua edição, retoque e também aplicar todos os recursos do programa.

BMP - Extensão ideal para mídia eletrônica, ou seja, imagens que vão ficar na tela do computador, como por exemplo, papel de parede e produtos multimídia. Não é uma imagem adequada para impressão.

TIF - Uma extensão muito boa para retoque de imagens e excelente para impressão.

EPS - Não é uma extensão ideal para retoque de imagens, mas é a melhor extensão para impressão, desde que a saída tenha a linguagem POSTCRIPT.

TGA - Não é uma extensão adequada para impressão, mas é ideal para imagens que vão ser editadas para vídeos cassete (Placa Targa)

JPG - Não é uma extensão adequada para impressão e nem retoque de imagem, mas tem a missão de comprimir a imagem, fazendo com que a imagem ocupe em Mb o menor espaço. Por esse motivo é uma das imagens utilizadas na INTERNET.

GIF - É uma extensão completamente inadequada para retoque e impressão, mas é uma imagem leve e por esse motivo, também, como JPG, é ideal para INTERNET.

MENU EDIT

UNDO NONE desfaz a última ação executada no arquivo. STEP FORWARD: aparece depois que usamos step backward,

desfaz o mesmo.

STEP BACKWARD: volta à imagem anterior a última ação. CUT recorta a área selecionada.

COPY copia para a área de transferência a área selecionada. COPY MERGED copia todas as layers visíveis da imagem. PASTE cola o objeto que esta na área de transferência.

PASTE INFO comando usado quando temos uma área

selecionada em uma imagem e desejamos colar o conteúdo da clipboard nesta área selecionada.

CLEAR apaga conteúdo da área selecionada. CHECK SPELLING verifica a ortografia.

(29)

FILL permite preencher com a cor de fundo bem como com a de primeiro plano. Na caixa de

diálogo que aparece quando selecionamos esse comando podemos definir a cor de preenchimento a ser utilizada, a opacidade o modo e a transparência.

STROKE permite colocar uma borda, um fio ou contorno em volta de uma seleção, usando a cor

atual de primeiro plano. Você não consegue usar este comando com a cor de fundo. A caixa de diálogo do Stroke permite inserir a espessura do fio em pixels (valores inteiros entre 1 e 16), você pode definir se o fio deverá ficar do lado externo da seleção (outsite), dentro (insite) ou em cima dela (center). Também é possível configurar a opacidade e o modo.

FREE TRANSFORM permite transformar um layer livremente (redimensionar, rotacionar, etc) TRANSFORM permite transformar uma imagem das seguintes maneiras:

? Scale altera a escala do layer

? Rotate rotaciona o layer

? Skem distorce o layer

? Distort deforma o layer

? Perspective adiciona perspectiva ao layer

? Numeric permite configurar a escala, posição etc

? 180º rotaciona um layer 180º

? 90ºCW rotaciona um layer 90º à esquerda

? 90ºCCW rotaciona um layer 90º à direita

? Arbitrary permite configurar o ângulo para rotacionar o layer

? Flip Horizontal espelha o layer horizontalmente

? Flip Vertical espelha o layer verticalmente

DEFINE BRUSH : com este comando podemos criar pincéis personalizados.

DEFINE PATTERN: com esse comando é possível criar um Pattern (podem ser usados para criar

efeitos especiais, texturas de fundo e design de tecido ou papel de parede) no Photoshop. Para isto basta selecionar a área da imagem que deseja converter em pattern e clicar no comando define pattern. Você pode carregá-las através do comando Fill ou as ferramentas Rubber Stamp e Paint Bucket.

DEFINE CUSTOM SHAPE: define uma forma personalizada. PURGE: divide-se em 4 funções:

? UNDO: remove a memória usada pelo undo e redo. ? CLIPBOARD: remove a memória usada pelo Clipboard. ? PATTERN: remove a memória usada pela pattern. ? SNAPSHOP: remove a memória da Snapshot.

(30)

MENU IMAGE

MODE permite ao usuário transformar um arquivo em outro modelo de cores.

? Bitmap: imagens formadas por mapas de bits (pixels)

? Grayscale: são imagens de 8 bits que podem ser compostas por até 256 tonalidades de cinza.

? Duotone: são imagens melhoradas (impressas em Grayscale com uma tinta colorida ou cinza extra, pode adicionar profundidade e dimensão, fazendo a imagem parecer mais interessante e drástica) em Grayscale. Nesse modo você pode criar imagens monotones, duotones, tritones e quadtones em Grayscale, às quais você adiciona uma, duas, três ou quatro cores. Essa técnica de impressão permite criar imagens interessantes e mais baratas do que as impressas em quatro cores.

Somente quando estiver em modo Grayscale você conseguirá acessar o modo duotone.

? Indexed Color: reduz o número de cores de uma imagem para 256 ou menos criando uma tabela para a mesma.

? RGB Color: cores primárias- RGB. É o modo nativo de cor do Photoshop, nele todas as cores são criadas combinando-se valores diferentes de vermelho, verde e azul. Neste modo no Photoshop, mais de 16,7 milhões de cores estão disponíveis. (usado mais para imagens de vídeo)

? CMYK Color: cores secundárias - CMYK - que são geradas a partir da subtração de cores primárias. Esse modo é utilizado para visualizar e editar imagens que serão produzidas por uma impressora de uma gráfica. Esses arquivos são maiores que os RGB, devido à adição do quarto canal.

O modelo de cores CMYK é a base do processo de impressão em quatro cores ( quadricomia )que é usado principalmente para imprimir imagens de tons contínuos (como fofo digitalizada) em gráficas.

? Lab Color: formato interno que o Photoshop usa quando faz conversão de modos

? Multichannel: este modo só é utilizado para visualizar cada tinta do duodone em um canal separado na paleta channels. Para isto converta a imagem de duotone para multichannel e o Photoshop permitirá ver o duotone como se você estivesse visualizando as duas chapas de impressão envolvidas no processo de impressão. (ele também permite ver tritones e quadtones como se estivesse visualizando três ou quatro chapas de impressão)

? 8 Bits/Channel: converte a imagem para 8 bits ? 16 Bits/Channel: converte a imagem para 16 bits

? Color Table: a imagem deve estar indexada e no menu suspenso Palette a opção Custom, assim pode-se acessar a Tabela de Cores predefinidas

? Profile to Profile:

(31)

? Levels: abre uma caixa de diálogo onde um histograma mostra a quantidade de pixels com

intensidade entre 0 (esquerda) e 255 (direita).

? Auto Levels: configura automaticamente a qualidade da imagem em tons claros, escuros e

meio tons.

? Curves: abre uma caixa de diálogo onde um gráfico pode ser editado para alterar o contraste

da imagem nas áreas Shadows, Midtones e Highlights.

? Color Balance: faz uma gangorra entre cores principais.

? Brightness/Contrast: abre uma caixa de diálogo onde podemos configurar o brilho e o

contraste da imagem inteira, sem distinção de regiões como em Levels ou Color Balance.

? Hue/Saturation: abre uma caixa de diálogo onde podemos configurar, brilho, saturação e

matiz (cor).

? Desaturate: tira as cores, só não tira os canais, não passa a imagem para o modo Grayscale.

? Replace Color: junta os recursos das caixas de diálogo ColorRange e Hue/Saturation, ou seja,

como em ColorRange você "pinça" com devida tolerância a cor que deseja alterar e depois como em Hue/Saturation você desliza as marcas triangulares para os parâmetros de matiz/saturação e brilho em que deseja que se transforme a cor selecionada.

? Selective Color: faz alterações na maneira como as cores principais da imagem serão

definidas pelas cores de impressão, CMYK. É um recurso avançado de impressão e controle de balanço de cores.

? Invert: cria um negativo da imagem.

? Equalize: define os pontos mais escuros como "preto" e os mais claros como "branco"

distribuindo os demais de modo mais ou menos uniforme.

? Threshold: transforma a imagem em preto e branco sem meios-tons, seguindo uma condição

de corte que você define, ou seja, você diz ao Photoshop "até onde os pontos serão ditos pretos" ou "a partir de onde os pontos serão ditos brancos".

? Posterize: reduz a quantidade de cores intermediárias, criando uma imagem de maior

contraste.

? Variations: abre uma janela onde, à esquerda a imagem atual, à direita a variação atual

(current pick).

DUPLICATE : permite duplicar um arquivo aberto, ou seja, cria uma cópia reserva na tela do

arquivo.

APPLY IMAGE: permite adicionar (Add), subtrair (Subtract), Multiplicar (Multiply) e filtrar

(Screen) os valores de cada pixel em um canal com os valores de pixels correspondentes de outro canal.

CALCULATIONS: fornece muitas das mesmas características dos comandos Aplly Image, ambos

permitem que você crie combinações entre canais, escolhendo uma opção de combinação e alterando a opacidade. A principal diferença é que este comando não produz seus efeitos em um canal composto.

IMAGE SIZE permite alterar a resolução e/ou as dimensões de impressão da imagem.

Marcando-se Constrain Proportions, a imagem não Marcando-se distorce, pois mantém a proporção.

Adicionar ou subtrair pixels é chamado de Resample e por padrão esta opção esta marcada na caixa de diálogo Image Size.

(32)

É importante observar que, quando você altera o tamanho de uma imagem, o Photoshop precisa sacrificar um pouco sua resolução. Se você diminui tamanho da imagem, o Photoshop deve subtrair pixels, se você aumenta o tamanho ele adiciona pixels.

Quando o Photoshop adiciona pixels ele Interpola, ou seja, ele tenta suavizar as diferenças entre os pixels originais e os adicionados. Isso pode gerar uma imagem desfocada.

Se a opção Resample não estiver marcada, o Photoshop não alterará o tamanho do arquivo quando você quando você modificar seu Print Size ou sua resolução.

Para manter constante o tamanho do arquivo, o Photoshop precisa alterar a resolução quando você mudar as dimensões Print Size, ou alterar as dimensões Print Size quando você mudar a resolução. Para não Ter que adicionar ou subtrair pixels, o Photoshop diminui a resolução se as dimensões Print Size de sua imagem aumentarem, porém se elas diminuírem o Photoshop aumentará a resolução.

Resumindo: com Resample Image desativada, o tamanho do arquivo e o número de pixels em sua imagem sempre permanecem inalterados, mesmo que você altere suas dimensões e sua resolução.

CANVAS SIZE permite alteração do tamanho do arquivo, ou seja, aumenta o tamanho da tela

imaginária que existe por baixo de sua figura.

CROP corta a imagem no tamanho da área selecionada.

ROTATE CANVAS permite rotacionar uma imagem das seguintes formas: ? 180º - rotaciona uma imagem 180º

? 90ºCW - rotaciona uma imagem 90º à esquerda

? 90ºCCW - rotaciona uma imagem 90º à direita

? Arbitrary - permite configurar o ângulo para rotacionar a imagem.

? Flip Horizontal - espelha a imagem horizontalmente

? Flip Vertical - espelha a imagem verticalmente

HISTOGRAM apresenta um histograma para cada canal, com várias informações sobre os valores

dos pixels.

TRAP é um recurso de impressão. Espera-se que sua impressora o avise se for necessário. Com ele

você "espalha" as cores claras sobre as escuras, de modo que não haja falha de uma cor e outra quando da impressão. Normalmente usado para possíveis erros na conversão CMYK.

(33)

MENU LAYER

NEW : cria um novo layer

DUPLICATE LAYER: duplica um layer de modo que possamos

usá-lo no mesmo arquivo ou em um arquivo diferente.

DELETE LAYER apaga um layer

LAYER PROPERTIES permite escolhermos as propriedades do

layer selecionado. Quando selecionado aparece uma caixa de diálogo onde podemos controlar exatamente quais elementos do layer de destino e das layers subjacentes aparecerão em uma imagem composta.

ADJUSTMENT OPTIONS este comando só estará ativo quando

já estiver usado o comando Adjustment Layer. Permite configurar a equalização das cores no layer.

ADD LAYER MASK cria uma máscara no layer atual. Depois de

criada a máscara aparecem os seguintes comandos:

? Reveal All aplica máscara nos layers selecionados

? Hide All oculta as máscaras dos layers

? Reveal Selection oculta o layer deixando a seleção

? Hide Selection oculta a seleção do layer

GROUP WITH PREVIOUS: Agrupa os layers com visão para ver

como vai ficar

UNGROUP: desagrupa os layers

ARRANGE permite posicionar os layers das seguintes maneiras: ? Bring to Front: posiciona o layer selecionada acima de todos

os layers.

? Bring Forward: coloca o layer selecionada uma posição acima.

? Send Backward: coloca o layer selecionada uma posição abaixo.

? Send to Back: posiciona o layer selecionada abaixo de todas as layers.

MERGE LAYERS junta o layer selecionado com o layer subjacente.

MERGE VISIBLE junta os layers visíveis e ocultos e permite salvar o arquivo apenas para

Photoshop.

FLATTEN IMAGE junta todas os layers visíveis descartando os ocultos e possibilitando salvar o

arquivo em vários formatos de arquivos e sem fundo transparente.

MATTING: é dividido em três comandos.

(34)

? Remove Back Malte: remove o preto da parte polida do layer ? Remove White Malte: remove o branco da parte polida do layer

MENU SELECT

ALL seleciona todo o arquivo ativo. DESELECT desfaz a seleção. RESELECT refaz a seleção.

INVERSE inverte a seleção atual, ou seja, seleciona a parte que não foi

marcada e tira a seleção da parte marcada anteriormente.

COLOR RANGE: seleciona um tom que existe em toda a fotografia. FEATHER: controla a mistura entre os tons na seleção. Ele mistura os

tons das cores. A cada valor maior, aumentará a mistura entre as cores.

MODIFY: divide-se em quatro comandos:

? Border: seleciona a borda da seleção com o número de pixels especificado, ou seja, cria uma nova seleção com a mesma circunferência da seleção antiga, com uma escala maior, criando assim uma borda pela circunferência.

? Smooth: altera seleções adicionando ou subtraindo a partir da seleção original. (quando usado em múltiplas seleções ele suaviza a borda das mesmas). Deixa uniforme a circunferência da seleção. Cada valor maior aumentará a uniformidade da seleção.

? Expand: aumenta a seleção em pixels conforme especificado na caixa de diálogo. ? Contract: encolhe a seleção em pixels conforme especificado na caixa de diálogo.

GROW este comando ajuda quando você esta trabalhando com a ferramenta Magic Wand. Ele faz

com que a seleção se expanda como se você tivesse dobrado a taxa de Tolerance na caixa de diálogo Magic Wand.

SIMILAR também ajuda com a ferramenta Magic Wand. Ele seleciona áreas que cabem em sua

faixa de tolerância, mas que estavam separadas por áreas que não cabiam em sua faixa de tolerância.

LOAD SELECTION carrega uma seleção que foi salva anteriormente. SAVE SELECTION salva a área selecionada.

MENU FILTER

LAST FILTER: permite utilizar o último filtro aplicado AS CATEGORIAS DOS FILTROS

(35)

ARTISTIC: aplicam sobre a imagem um efeito estilístico, trocando o

aspecto fotográfico pelo artístico. Eles proporcionam um aspecto mais orgânico à imagem, tirando um pouco de sua característica digital.

BLUR: suavizam a imagem, sendo indicados para retoques. As transições

bruscas de cores são abrandadas e a imagem fica menos nítida.

BRUSH STROKES: produzem efeitos interessantes simulando a aplicação

de tinta sobre a imagem através de pincéis de diversas características. O resultado é uma imagem ambivalente, meio foto, meio pintura.

DISTORT: submetem a imagem a variados tipos de distorção, envolvendo

iluminação e ilusão de tridimensionalidade.

NOISE: aplicam ou removem "ruídos" de uma imagem. Esses ruídos

consistem de pixels com uma distribuição aleatória de níveis de cor. Eles são úteis na remoção de poeira e arranhões de uma imagem e podem, como já vimos, ser utilizados para criar texturas interessantes que ficam bem como pano de fundo para caracteres de texto, por exemplo.

PIXELATE: confinam os pixels de valores similares em células, "pontilhando" a imagem ou

seleção.

RENDER: criam efeitos especiais diversos, sendo que a maioria deles não interfere diretamente na

imagem, como se tivessem sidos gerados em layers. Eles podem criar texturas que simulam nuvens, padrões de refração de luz, etc.

SHARPEN: aumentam o contraste entre pixels adjacentes, tornando a imagem mais nítida. STYLIZE: baseiam a criação de efeitos no realce de determinadas características da imagem. TEXTURE: acrescentam uma textura à imagem.

VÍDEO: compreendem dois tipos de filtros., apropriados para aplicação em imagens que serão

exibidas em vídeos ou que foram capturadas a partir de um vídeo.

OTHER: divide-se em:

? High Pass: enfatiza áreas mais claras e remove as áreas de sombra da imagem ou seleção. ? Maximum: espalha as áreas claras e comprime as escuras, sendo particularmente útil na

modificação de máscaras.

? Minimum: espalha as áreas escuras e comprime as claras, cumprindo um papel oposto ao do filtro Maximum. O Filtro Minimum também é, por suas características, útil na modificação das máscaras.

? Offset: desloca uma seleção nas direções horizontais e verticais de uma valor a ser programado. Você pode escolher como a área criada pelo deslocamento será preenchida.

DIGIMARK: imprime uma linha d'água invisível à imagem, a fim de guardar informações

(36)

MENU VIEW

GAMUT WARNING este comando é usado para simular na tela

do computador as cores que vão sair na sua impressora.

ZOOM IN aumenta o zoom. ZOOM OUT diminui o zoom.

FIT ON SCREEN fixa sua imagem na tela inteira.

ACTUAL PIXELS redimensiona a imagem em seu número total

de pixels, ou seja, coloca no tamanho atual dos pontos da imagem.

PRINT SIZE coloca a imagem na tela com o tamanho que vai ser

impressa.

SHOW mostra grades, guias, fatias e outros elementos. RULERS mostra a régua.

SNAP TO GUIDES ativa um campo de força entre as guias, ou

seja, quando selecionado este comando faz com as imagens acrescentadas ao arquivo se aproximem das linhas de guia.

LOCK GUIDES quando selecionado trava as linhas de guia. CLEAR GUIDES apaga as linhas de guia.

LOCK SLICES: travar fatias. CLEAR SLICES: limpa as fatias.

MENU WINDOWS

TOOLS exibe/oculta a barra de ferramentas OPTIONS exibe/oculta a paleta Options NAVIGATOR exibe/oculta a paleta Navigator INFO exibe/oculta a paleta Info

COLOR exibe/oculta a paleta Color

SWATCHES exibe/oculta a paleta Swatches

(37)

ESCANEANDO IMAGENS

O ponto mais importante a ser lembrado sobre os scanners é que scanners diferentes fornecem saídas de qualidade diferentes.

Antes de começar a escanear, você deve conhecer as dimensões de sua imagem e calcular a resolução correta de escaneamento (a resolução do scanner é medida em pixel por polegada, assim como a do monitor).

Quanto mais pixels você puder guardar em uma imagem, mais correta ela será.

Se você escanear em baixa resolução, sua imagem pode ficar borrada ou com serrilhado (jag), porém escanear em alta resolução é desnecessário, pois as impressoras só reproduzem imagens em um número limitado de linhas por polegada (lpi), assim a resolução adicional será perdida e pode até mesmo resultar em imagem que pareçam chapadas.

Se o seu escaneamento for destinado a uma saída na Web, dado que os monitores tem resolução mínima de 640 x 480, a resolução adequada é 72 ppi.

A resolução de uma impressora é medida em linhas por polegada (lpi), freqüentemente chamada de

lineatura (screen frequency).

Sua resolução de escaneamento (medida em dpi) esta diretamente relacionada com a lineatura. No processo de impressão eletrônica, a freqüência de tela é determinada por linhas e colunas de células compostas por halftones (os halftones são construídos a partir dos menores pontos (dots)) que podem ser produzidos pela impressora.

Dot é o ponto de impressão, ou seja, menor unidade da impressora.

REGRA GERAL PARA ESCANEAMENTO

São necessários dois pixels de imagem para cada halftone a fim de produzir saída de qualidade para imagens que serão impressas (freqüentemente um pixel e meio é tudo que você precisa)

Abaixo temos a fórmula para calcular a resolução correta de escaneamento com freqüência. RESOLUÇÃO DE ESCANEMANTO = 2 x LINEATURA DE TELA

DPI = 2 LPI

Se sua impressora requer 133 lpi, você pode escanear imagens a 266 ppi.

CALCULANDO A RESOLUÇÃO E O TAMANHO DA IMAGEM NO PHOTOSHOP ANTES DE ESCANEÁ-LA.

(38)

2. Se estiver escaneando uma imagem colorida, deixe o modo configurado para RGB, se for em tons de cinza mude o modo para Grayscale.

3. Neste ponto, note que o Photoshop já calculou o tamanho do arquivo. 4. No Menu Image selecione Image Size

5. Para que o Photoshop calcule a resolução de escaneamento, na caixa de diálogo Image Size clique no botão AUTO para exibir a seguinte caixa de diálogo:

6. No campo screen digite a lineatura que usará (se não souber, digite 150)

7. Escolha a opção que deseja utilizar

? Draft: se a sua lineatura não for menor que 72 o Photoshop inserirá 72, se for menor o Photoshop usará esse número como resolução.

? Good: o Photoshop multiplicará a lineatura por 1,5

? Best: o Photoshop multiplicará a lineatura por 2 para calcular a resolução.

INSTALANDO PLUG-INS

Os Plug-Ins são programas que funcionam dentro do Photoshop (podem ser criados por outros fornecedores), geralmente criados para controlar scanners, para transferir imagens às impressoras de modo mais eficiente e até mesmo novos filtros.

Todos os Plug-Ins que você quiser usar no Photoshop devem ser copiados para a pasta Plugins.

Bibliografia

? ADOBE, Guia Autorizado Adobe Photoshop 7.0, São Paulo, Makron Books, 2003.

(39)

Lições

Lição 01 – Correções Fotográficas Básicas

1. Abra os arquivos Start.psd e End. Psd na pasta Lição1.

2. Para endireitar a imagem Start.psd vamos usar a ferramenta Crop para recortar a parte que nos interessa, com os seguintes parâmetros: Largura: 2 e altura: 3, use a seta de posicionamento da ferramenta Crop até a seleção envolver a figura, pressione Enter

3. Agora vamos ajustar o intervalo tonal, para isso abra o menu Image, Adjustments, Level então ajuste a sombra em 18, os meio-tons em 1,30 e os realces em 232.

4. nesta figura temos uma queda de cor no azul, vamos remover com os seguintes comandos: Image, Adjustments, Auto Color.

5. Vamos substituir as cor azul da parede: selecione com a ferramenta de seleção Marquee Rectangle a parede azul no alto da janela, escolha Image, Adjustments, Replace Color e com o primeiro conta gotas desta janela que se abriu, selecione a cor azul no arquivo original, depois com o conta gotas + clique na área que ficou em branco, ajuste o nível de tolerância da máscara em 80, na área Transformar arraste o indicador de Hue para -40, Saturation para -45 e Lightness para 0.

6. Ajuste a luminosidade com a ferramenta Dodge (opção:realces e exposição=15%), use-a na cortina.

7. Ajuste a saturação com a ferramenta Sponge (opção: saturate, Fluxe=90%), aplique-a nas flores.

8. Para finalizar aplique a máscara de nitidez, menu Filter, Sharpen, Unsharp Mask (foco=75%).

Lição 2. Aplicando efeitos em Fotos

1. Selecione a imagem deixando uma borda onde deseja aplicar o efeito

2. Mude para o modo Quick Mask 3. Filter - Pixelate - Color Halftone

4. Volte ao Standard Mode e inverta a seleção 5. Pinte a borda selecionada da cor que desejar

(40)

Lição 3. Criando Drop Shadows Falsas Usando Layers

1. Crie um novo arquivo RGB Color (10 por 10cm) com fundo branco.

2. Para criar a imagem de fundo para o arquivo selecione azul para cor de primeiro plano e branco para cor de segundo plano.

3. Aplique o filtro Clouds ( Filter – Render – Clouds) para dar efeito de nuvens

4. Abra a imagem a qual deseja aplicar sombra e coloque-a sobre o arquivo criado anteriormente 5. Duplique essa layer e nomei-a como sombra deslocando-a da maneira que desejar

6. Oculte todas as layers com exceção da sombra

7. Escolha a cor que deseja utilizar como sombra e no Menu Edit – Fill. Na caixa de opções que aparece ative a opção Preserve Transparency, para que o comando fill preencha apenas a imagem selecionada e não a área transparente.

8. No Menu Filter – Blur – Gaussian Blur configurando o campo Radius entre 3 e 10 (quanto maior o número maior o efeito de embaçamento)

9. Volte a exibir todas as layers e posicione a sombra abaixo da layer original (da qual ela foi duplicada)

Lição 4. Trabalhando com camadas

1. Abra o arquivo 05Start.psd e o arquivo Door.psd na pasta Lição4 2. No arquivo Door.psd renomei a camada layer1 com o nome porta 3. Arraste a imagem do arquivo Door.psd para o arquivo 05Start.psd

4. Remova os pixels brancos da camada porta com a ferramenta Magic Eraser 5. Arraste a camada porta um nível acima da camada DoorWay

6. Selecione a camada porta e reduza sua opacidade para 50%

7. Vincule as camadas DoorWay e porta, dando um clique duplo na caixa entre o nome da camada e o ícone do olho

8. Usando a ferramenta Move mova o porta para o lado esquerdo da tela 9. Redimensione as camadas usando a opção do menu editar Free Transform

10. Para adicionar um degradê a uma camada (fundo), crie uma nova camada e acrescente com a ferramenta Gradient um efeito degradê semitransparente (opacidade 60%) à nova camada, utilize o modo de pintura multiply para que o degradê de misture com as outras cores

11. Inclua um texto e aplique efeito de camada (Layer-Layer Style-Outer Glow)

Lição 5. Removendo Rugas e Sardas de Retratos

Com a opção clone da ferramenta Rubber Stamp e as ferramentas Smudge e Airbrush, as rugas e as manchas podem ser facilmente removidas.

O truque para remover rugas ou qualquer marca facial é aplicar uma cor de pele vibrante sobre aquela área da imagem.

Rachaduras escuras na pele podem facilmente ser combinadas em tons de pele mais claros com a ajuda da ferramenta Smudge e Airbrush.

1. Abra um dos arquivos da pasta Lição5. Comece usando a ferramenta Zoom para ampliar a área de destino

(41)

2. Com a ferramenta Eyedroper altere a cor de primeiro plano para a cor de pele desejada

3. Use as ferramentas Smudge, Rubber Stamp e Airbrush para misturar tons de pele na área ampliada

4. Para obter um efeito mais moderado e suave, use um pincel suave de pequeno para médio, com valor de opacidade de 2 e 90% na paleta Options.

No caso de fotografias muito danificadas, você terá que usar habilidades de pintura e desenho a fim de recriar partes inteiras da imagem digitalizada.

1. Comece procurando partículas de sujeira e pó, riscos e manchas que aparecem na imagem. 2. As manchas e os riscos podem ser eliminados usando a opção Clone da ferramenta Rubber

Stamp, para duplicar áreas de fundo sobre as partículas.

3. Teste diferentes opacidades até obter um efeito suave e natural.

Outro modo de remover sujeira, poeira e riscos de uma imagem é usar o filtro Dust & Scratches

Lição 6. Enriquecendo uma Ilustração utilizando as ferramentas básicas do Photoshop

1. Transforme a imagem em Grayscale

2. Para suavizar a imagem aplique Filter - Blur - Gaussian Blur (radius 1,5 pixels) 3. Para ajustar a imagem vá ao menu Image - Ajust - Levels (input levels 144) 4. Transforme a imagem em RGB

5. Mude as cores para Preto e Branco pressionando a tecla "D"

6. Selecione a caixa de diálogo da ferramenta Paint Bucket (baldinho), entre com Tolerance 1 e desative Anti-Aliesed

COLORINDO E SOMBREANDO

7. Pinte a chuteira, a caneleira e a perna, selecionando as cores desejadas na paleta Swatches 8. Selecione a área branca da imagem e inverta a seleção

9. Aplique Filter - Noise - Add Noise (Aumont = 70) 10. Selecione a bola e recorte-a

11. Cole-a novamente criando um novo layer e nomeando-o de bola 12. Renomeie o Background para perna

13. Desloque a bola para o lugar que estava e com ela ainda selecionada escolha uma cor cinza intermediária

14. Selecione a ferramenta Gradient, escolha a opção Foreground to Transparent com opacidade de 65% e arraste uma diagonal a partir do canto inferior direito.

15. Para adicionar sombreado ao desenho dê um clique duplo na ferramenta Burn e na janela de opções selecione Shadows e Exposure 100%. Passe na parte inferior da bola e no layer perna passe aconpanhando o sentido da sombra da bola

Referências

Outline

Documentos relacionados

A pesquisa pode ser caracterizada como exploratória e experimental em uma primeira etapa (estudo piloto), na qual foram geradas hipóteses e um conjunto de observáveis, variáveis

O termo extrusão do núcleo pulposo aguda e não compressiva (Enpanc) é usado aqui, pois descreve as principais características da doença e ajuda a

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

Este estágio de 8 semanas foi dividido numa primeira semana de aulas teóricas e teórico-práticas sobre temas cirúrgicos relevantes, do qual fez parte o curso

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

O comportamento alimentar (CA) foi avaliado por uma escala Children’s Eating Atti- tude Test (ChEAT) – Maloney et al., 1998, versão para crianc¸ as e adolescentes adaptada do

Para casos específicos, os contadores são procurados, como por exemplo a declaração do imposto de renda no qual muitos alegaram se tornar o período de maior contato, pois os