• Nenhum resultado encontrado

ND#049 O SOFRIMENTO dos PERSONAGENS! NITRODICAS 49 #dicasparaescritores #video

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ND#049 O SOFRIMENTO dos PERSONAGENS! NITRODICAS 49 #dicasparaescritores #video"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

ND#049 | O SOFRIMENTO dos PERSONAGENS! | NITRODICAS 49 #dicasparaescritores #video

Olá pessoal, eu sou o escritor Newton Nitro do Nitroblog, meu Blog de Resenhas Literárias, Dicas para Escritores, e onde posto meus contos, livros e poemas para download gratuito, do NitroDungeon, meu Blog de Dicas de RPG, e do MELHORE SEU INGLÊS, o meu CANAL DO YOUTUBE e minha Conta no INSTAGRAM de Dicas Diárias de Inglês!

Começa agora mais um NitroDicas, meu vlog de dicas e sugestões para escritores iniciantes!

Lembrando sempre que a melhor maneira de aperfeiçoar a escrita é LENDO MUITO, ESCREVENDO MUITO e REESCREVENDO MAIS AINDA!

Continuando a série de vídeos sobre DESENVOLVIMENTO DE PERSONAGENS, hoje vamos ver como TRABALHAR com o seus personagens para ENVOLVER os LEITORES

EMOCIONALMENTE.

Ou seja, hoje vamos ver como AUMENTAR a identificação do seu leitor através do SOFRIMENTO de seus PERSONAGENS PRINCIPAIS!

A leitura não é um processo passivo. Enquanto um leitor pode parecer estar sentado, girando lentamente páginas, sua mente estará experimentando muitas emoções.

Subjacente a todos essas emoções está uma forte tensão.

E quanto mais forte for essa tensão, mais o leitor se concentrará em descobrir o que acontece a seguir.

E quanto mais atento ele está na história, mais intensamente sente todas as emoções geradas por essa história.

A quantidade de tensão que o leitor sente depende em parte de seu estado emocional, de sua imaginação, de sua capacidade de leitor.

Mas a força da tensão de uma história também depende das escolhas que você faz ao escrevê-la.

Algumas dessas escolhas têm a ver com a estrutura da história, seus atos, seus pontos de virada, etc.

No entanto, existem várias coisas que você pode fazer com personagens para aumentar a participação emocional dos leitores na história.

(2)

E, ao tornar os leitores mais envolvidos emocionalmente com o que está acontecendo, você faz com que eles se preocupem mais com o resultado de sua história.

O SOFRIMENTO é o primeiro elemento que iremos abordar, dentro dessa série de COMO TRABALHAR OS PERSONAGENS para ENVOLVER EMOCIONALMENTE o LEITOR. O SOFRIMENTO é uma espada de dois gumes dentro de uma narrativa.

O personagem que sofre e o personagem que inflige esse sofrimento, se tornam mais memoráveis e importantes para o leitor.

A dor pode ser física ou emocional. Grande sofrimento e grande agonia física, bem apresentados no conto, podem aumentar o envolvimento emocional do leitor. Os leitores não sentem necessariamente o que os personagens estão sentindo.

Por exemplo, quando o vilão grita em sua agonia de derrota, o leitor pode estar celebrando por dentro.

Mas a intensidade do sentimento dos personagens, enquanto permanece plausível dentro do universo da história, irá intensificar os sentimentos do leitor, independentemente de quais eles sejam.

Nem toda a dor é igual à outra. Um dedo cortado não gera a mesma carga emocional do que um braço quebrado, ou a perda de um ente querido por um personagem.

Uma cena de tortura física ou mental pode se tornar tão insuportável, que o leitor poderá recusar a permanecer envolvido emocionalmente com sua história.

O segredo aqui é o equilíbrio, de acordo com a visão artística que o escritor tem de sua história. Todos os momentos de sofrimento físico ou psicológico de sua história ficarão variam desde o trivial até o insuportável.

Na reescrita, principalmente depois da leitura dos leitores beta, o escritor poderá ajustar esses níveis, dentro do tipo de experiência emocional que ele busca com sua história.

No livro "A ZONA MORTA" de Stephen King, o personagem principal sofre muito: um acidente de trânsito o coloca em coma por muitos anos.

(3)

Ele perde sua carreira, a mulher que ama e muitos anos de sua vida. Além disso, quando ele finalmente recupera, ele continua a sofrer em corpo e alma.

E com cada ponta de dor e tristeza, o envolvimento emocional do leitor na história se torna mais intenso.

Observe que, no caso de "A Zona Morta", a dor do protagonista é física e emocional.

A perda de um ente querido pode causar um impacto tão forte na mente do leitor quanto a perda de um braço ou uma perna, por exemplo.

No entanto, a dor física é muito mais fácil de usar porque você não precisa preparar muito o leitor.

Se um personagem é torturado, como no romance "Louca Obsessão", do mesmo Stephen King, o leitor será afetado emocionalmente pela cena, mesmo que ainda não conheçam bem o

personagem que está sofrendo ou o personagem que está fazendo-o sofrer. No caso da dor psicológica, é preciso preparar o leitor para o impacto.

Em "Zona Morta", Stephen King dedicou várias páginas a criar uma relação amorosa calorosa e valiosa entre o personagem principal e a mulher que ama.

É em um momento importante e feliz em seu relacionamento que ele tem seu terrível acidente de trânsito.

Quando, depois de um longo coma, o protagonista acorda e descobre que sua esposa se casara com outra pessoa, os leitores são ENVOLVIDOS EMOCIONALMENTE porque SABEM o quanto ele a ama.

Nesse caso, a DOR PSICOLÓGICA supera a dor física de seu acidente.

O sofrimento perde a eficácia com a repetição. A primeira vez que um personagem é atingido na cabeça, a dor que sente tem impacto na narrativa e no leitor.

Na terceira ou quarta vez, o personagem se torna cômico, e sua dor se torna um motivo de piada.

Da mesma forma, a primeira vez que você menciona o sofrimento de um personagem, você envolve o leitor emocionalmente.

(4)

Mas se você exagerar no sofrimento do personagem você corre o risco de diminuir o efeito emocional no leitor, ou até mesmo gerar reações muito diferentes do que se esperava ao escrever a cena.

Isso é muito comum de acontecer em filmes trash de horror e de assassinos seriais, como Sexta Feira Treze, por exemplo.

Os horríveis assassinatos nestes filmes foram originalmente concebidos para envolver emocionalmente o público, e ir aumentando esse envolvimento a cada morte.

Porém, depois de algumas mortes, muitos espectadores deixam de ficar horrorizados e começam a rir.

Quando a dor ou o sofrimento tornam-se insuportáveis na ficção ou ficam muito exagerados em relação à proposta da narrativa, os leitores simplesmente se desvinculam emocionalmente da história.

Ou invertem a interpretação, transformando o que deveria ser um momento dramático em um momento de comédia.

Isso significa que TRABALHAR O SOFRIMENTO dos personages é uma técnica limitada? Não! O potencial dessa técnica é ILIMITADO! Basta ver e estudar as TRAGÉDIAS de Shakespeare, como ROMEU E JULIETA, HAMLET, REI LEAR, OTELO entre tantas outras. O segredo de SHAKESPEARE e dos grande autores é USAR de todo o PODER DRAMÁTICO do SOFRIMENTO não através de descrições de lesões corporais ou danos psicológicos, mas FOCANDO nas CAUSAS e nos EFEITOS das DORES de seus PERSONAGENS PRINCIPAIS! CAUSAS e EFEITOS, esses são os SEGREDOS para trabalhar o SOFRIMENTO dos

PERSONAGENS PRINCIPAIS de sua história.

Sangue e gore eventualmente tornam a audiência gag; chorando e gemendo eventualmente ganha o riso ou o desprezo do público.

Sangue e vísceras arrancadas em exagero poderão causar mais nojo do que envolvimento emocional nos seus leitores.

Choros e reclamações em exagero poderão causar efeitos cômicos, indiferença ou até mesmo desprezo nos seu leitores.

(5)

Porém, se você fizer os seus leitores ENTENDEREM, ou melhor, se você MOSTRAR para os seus leitores o quanto um dos seus personagens AMOU ou CONFIOU em alguém antes de ser TRAÍDO, sua dor terá um poder muito maior nos seus LEITORES, mesmo que você mostre essa dor com economia de prosa.

Depois dessa PREPARAÇÃO, quando você mostrar como o personagem lida com essa dor da traição, por exemplo, se recusando a SUCUMBIR à ela ou se deixando levar pela raiva, os seus leitores irão SOFRER junto com o seu personagem, identificando-se com seu SOFRIMENTO. E ainda tem a técnica da RESTRIÇÃO EMOCIONAL.

Nessa técnica, você MOSTRA as causas do sofrimento do personagem mas restringe sua reação emocional, o que faz com que o seu leitor SOFRA no lugar do personagem.

Ou seja, se o seu personagem tem uma forte motivo para chorar e não chora, os seus leitores chorarão por ele.

Resumindo, para que o SOFRIMENTO de seu personagem envolva emocionalmente os seus leitores, eles precisam ver sua causa, seus efeitos e suas conseqüências.

No entanto, vale a pena lembrar que representações óbvias e clichés de emoção não farão muito para um leitor mais experiente.

Choros compulsivos, soluções, grandes arroubos de raiva ou de dor, se forem apresentados ao leitor sem contexto ou motivo, não causarão grande efeito emocional.

E a narrativa corre o risco de ficar melodramática em excesso, ou seja, com emoções exageradas, o que acaba causando efeitos cômicos ou indiferença no leitor.

A outra coisa a lembrar é que, se a causa do sofrimento do personagem principal é injusta,

irracional, injustificada ou imerecida, ela aumenta a identificação do leitor com esse personagem. E como tudo na arte da escrita, é uma técnica que exige cuidado e muita reescrita, pois, é

possível abusar desse sofrimento injustificado, lançando o protagonista por infortúnio após o infortúnio, transformando a história em melodrama.

A não ser que o objetivo do escritor seja escrever um melodrama, que também tem o seu valor de entretenimento!

E é isso aí por hoje! Muito obrigado pela atenção e pela confiança!

(6)

Convido a todos a visitarem o NITROBLOG, meu blog de resenhas literárias, dicas para escritores, e onde disponibilizo meus contos e livros para download gratuito.

Também trabalho com LEITURA CRÍTICA para ESCRITORES, onde analiso manuscritos e coloco minhas observações, impressões e sugestões para reescritas e edições.

Basta entrar em contato, preços acessíveis.

Também dou AULAS DE INGLÊS POR SKYPE, aulas particulares, focadas em conversação para todos os níveis!

E conheça o MELHORE SEU INGLÊS meu canal do Youtube com DICAS DIÁRIAS DE INGLÊS. Temos também o MELHORE SEU INGLÊS PODCAST e o MELHORE SEU INGLÊS no

INSTAGRAM!

Um grande abraço do NEWTON NITRO e aguardem MARCA DA CAVEIRA, o primeiro volume da trilogia Legião, uma saga de fantasia medieval sombria e adulta, feita para o cenário de RPG LEGIÃO - A ERA DA DESOLAÇÃO da EDITORA REDBOX.

LEGIÃO: A ERA DA DESOLAÇÃO, que também conta com os meus escritos, é o cenário oficial do jogo de RPG Old Dragon e deverá sair em breve!

E vamos ESCREVER, PORQUE ESCREVER É DOIDIMAIS! Até o próximo NITRODICAS!

ESCRITO POR NEWTON NITRO em 14-01-18. ______________________

Se você gostou, se inscreva no CANAL NITROBLOG no YOUTUBE! https://goo.gl/3ZNWbM

E conheça o meu CANAL de DICAS DIÁRIAS DE INGLÊS, o MELHORE SEU INGLÊS! https://goo.gl/ATUJc3

E nos siga no INSTAGRAM MELHORE SEU INGLÊS, sempre com MUITAS DICAS DIÁRIAS DE INGLÊS!

https://goo.gl/iwisNJ

ASSOCIADOS AMAZON LINK: https://goo.gl/pP1CmY

(7)

Compre livros na AMAZON e contribua com o NITROBLOG e o MELHORE SEU INGLÊS - Canais do Youtube!

CONTOS E LIVROS DE NEWTON NITRO

Conheça meus Contos e Livros (Download Gratuito!) https://goo.gl/AXJIl4

ROMANCE MARCA DA CAVEIRA https://goo.gl/24sOu1

SERVIÇOS DE LEITURA CRÍTICA https://goo.gl/VDx6nh

FACEBOOK - Newton Nitro https://goo.gl/2RCewf

INSTAGRAM - Newton Nitro

https://www.instagram.com/newtonnitro/ ___________________________________ BLOGS

NITROBLOG - Livros, Contos, Poesias, Resenhas Literárias, Quadrinhos, Filmes e muitas outras coisas Nerds!

https://goo.gl/bJffyf

NITRODUNGEON - Material e Dicas de RPG. https://goo.gl/TVvr6

MELHORE SEU INGLÊS BLOG - Dicas e Atividades Diárias de Inglês https://goo.gl/V6dDk8

MELHORE SEU INGLÊS - CANAL DO YOUTUBE - Dicas e VIDEO AULAS Diárias de Inglês https://goo.gl/aCZNuL

NITROBLOG FACEBOOK https://goo.gl/dRNkJK

NITRODUNGEON FACEBOOK https://goo.gl/m6gPtm

(8)

MELHORE SEU INGLÊS PODCAST https://goo.gl/7V9CSt

Melhore Seu Inglês PODCAST no ITUNES https://goo.gl/dVUYCq

Melhore Seu Inglês PODCAST no PODBEAN https://goo.gl/3z2Lby

Melhore Seu Inglês PODCAST no INTERNET ARCHIVE https://goo.gl/H4aB6U

____________________________________ Érika & Newton - Inglês por Skype

Faça uma AULA EXPERIMENTAL GRATUITA! Também FAZEMOS TRADUÇÕES EM INGLÊS! Aulas TODOS OS DIAS, de 7 às 23 horas! CONTATO

Newton Rocha | Professor de Inglês - Aulas por Skype

WhatsApp: 9143-7388 | Skype: prof.newtonrocha@gmail.com LinkedIin: https://goo.gl/7rajxF

Facebook: https://goo.gl/aokHM1 Twitter: https://twitter.com/tionitro Google +: https://goo.gl/J35qE8

Youtube Canal Nitroblog:https://goo.gl/ti9rs5

Érika de Pádua | Professora de Inglês - Aulas por Skype WhatsApp: (31) 9223-5540 | Skype: erikadepadua@gmail.com Linkedin: https://goo.gl/2c6QIb

Facebook: https://goo.gl/mqP5RK Google +: https://goo.gl/bLjuCx

(9)
(10)

Referências

Documentos relacionados

Diante do apresentando, é de significativa relevância conhecer o perfil dos pacientes que realizam hemodiálise, a fim de atuar de forma mais incisiva no

Dar apoio técnico ao setor produtivo e ao governo, incluindo fabricantes e demais intervenientes, no desenvolvimento de projetos e pesquisas com o objetivo de caracterizar as

No quesito local específico para atendimento aos clientes, a metade dos resultados apontam paridade, no qual possuem balcão e um outro local específico

Prosseguir-se-á ao exame ginecológico, especular, realizando-se a coleta de material cervical uterino para pesquisa de HrHPV e a seguir, ao exame colposcópico convencional

IEC 61466-2 Cadeia de Isoladores compostos para linhas aéreas com uma tensão nominal superior a 1000 kV – parte 2: características dimensionais e elétricas IEC 60120 Dimensões

Quem pretender arrematar dito(s) bem(ns), deverá ofertar lanços pela Internet através do site www.leiloesjudiciais.com.br/sp, devendo, para tanto, os interessados,

Em relação à faixa etária, os jovens realizam mais a variante semáforo enquanto os idosos preferem sinaleiro, mantendo o mesmo direcionamento dos demais estados

Kompanija je vremenom napredovala u razvoju elektronskih proizvoda i tehnologije, a zanimljiva je i saradnja ove kompanije sa Apple kompanijom što je razultiralo ugradnjom