• Nenhum resultado encontrado

COMUNICADO DE IMIMPRENSA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COMUNICADO DE IMIMPRENSA"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

RELATÓRIO ANUAL DE SPAM 2012

Spam caiu 8,2% em 2012, atingindo o nível mais baixo dos

últimos 5 anos

As categorias tradicionais de spam estão a migrar para as redes sociais.

Alguns endereços IP de lojas online que antes recorriam ao spam,

preferem agora publicitar no Facebook

Os principais alvos dos phishers em 2012 foram as redes sociais (24,5%) e

a maioria destes ataques teve como alvo o Facebook

Lisboa, 22 de Janeiro de 2013 – A Kaspersky Lab apresenta o seu Relatório de spam de 2012, um período em que a percentagem de spam caiu ao longo de todo o ano, permanecendo durante os três últimos meses abaixo dos 70%. Esta queda deve-se ao gradual abandono de muitos anunciantes que agora preferem utilizar outras formas legais para publicitar os seus produtos e serviços. No entanto, isto não significa que o spam esteja condenado à extinção.

A percentagem média de spam em 2012 foi de 72,1%, menos 8,2% que em 2011. Esta diminuição contínua e constante do volume de spam é inédita e fica a dever-se principalmente à melhoria da protecção antispam de uma forma geral. Quase todos os sistemas de email, inclusive os gratuitos, têm incorporados filtros antispam, e o nível de detecções é de 98%.

(2)

Percentagem de spam no tráfego de email

Anúncios legais na Internet como alternativa ao spam

Com o aparecimento da Web 2.0, as possibilidades de anunciar na Internet dispararam com os banners, anúncios contextuais e anúncios tradicionais em redes sociais e em blogs. Os anúncios publicados em sites legais, além de serem mais rentáveis, não se tornam tão incómodos para os utilizadores aos quais se dirigem, os filtros antispam não os bloqueiam, e as mensagens de email são enviadas a destinatários que de alguma forma manifestaram o seu interesse nos produtos e serviços publicitados.

Os anunciantes anseiam pelo clique de um utilizador e os anúncios legais podem custar muito menos que as campanhas de spam. Calculamos um preço médio de 150$ por um milhão de mensagens de spam enviadas, enquanto o CPC final (custo por clique, o custo de um utilizador que activa o link na mensagem) gira à volta dos 4,45$. O mesmo indicador para o Facebook é cerca de 0,10$.

Isto significa que, segundo as nossas estimativas, os anúncios legais são mais eficazes que o spam. Segundo a Kaspersky Lab, as categorias tradicionais de spam, como por exemplo a de artigos de luxo falsos, estão a migrar para as redes sociais, detectando-se agora endereços IP de lojas online que antes recorriam ao spam e que agora publicitam no Facebook.

Os anunciantes também migraram para outras formas de publicidade legal na web, como serviços de cupões, ou sites de descontos de grupo, em que os utilizadores podem adquirir estes cupões. Os serviços de cupões têm chamado a atenção dos anunciantes que antes recorriam ao spam. Por exemplo, mais de 10% das ofertas dos serviços de cupões caem na categoria de "viagens e turismo", uma categoria que quase desapareceu do spam.

Esta notoriedade tem feito com que os cibercriminosos copiem as mensagens de email dos principais serviços de cupões para anunciar os seus próprios produtos ou serviços, ou para induzir os utilizadores a visitarem um site malicioso.

(3)

Fontes de spam: mudanças na distribuição

Em 2012 ocorreram importantes mudanças entre os países fontes de spam. A China chegou à primeira posição no ano passado, representando 19,5% de todo o spam. O spam procedente dos EUA aumentou 13,5%, atingindo os 15,6%, o que eleva o país para a segunda posição.

Ambos os países figuravam antes entre as principais fontes de spam no mundo, mas caíram dos primeiros postos nos últimos anos. A quantidade de spam procedente da China caiu em 2007 após o país ter introduzido leis antispam e, nos EUA, quase desapareceu por completo após o encerramento de vários centros de comando de redes zombi em 2010. No entanto, estes países têm o maior número de utilizadores da Internet, representando mais de 30% de todos os utilizadores do mundo. Torna-se óbvio que, com tantas vítimas potenciais, os cibercriminosos que implementam redes zombi tenham muito interesse em expandir ali suas redes de equipamentos infectados.

(4)

Anexos maliciosos nas mensagens de email

Apesar da queda da percentagem total de spam no tráfego de email, a proporção de mensagens de correio com anexos maliciosos baixou apenas ligeiramente para os 3,4%. Esta é uma percentagem considerável, tendo em conta que este número reflecte só as mensagens de email com anexos maliciosos e não inclui as outras mensagens de spam com links para sites maliciosos.

Detecções antivírus no email por país

A maior quantidade de detecções antivírus no email em 2012 foi registada nos EUA. A Alemanha manteve-se na liderança por vários meses, mas terminou no segundo lugar ao finalizar o ano. A terceira posição correspondeu ao Reino Unido.

Curiosamente, a percentagem de mensagens com anexos maliciosos enviadas a utilizadores dos EUA cresceu na mesma proporção que a percentagem de spam proveniente dos Estados Unidos. A quantidade de mensagens maliciosas que apontam à China também cresceu. Estes programas maliciosos, entre outras coisas, descarregavam robôs spam nos equipamentos dos utilizadores. Como consequência,

(5)

os equipamentos infectados passavam a fazer parte de um sistema de redes zombi e começaram a enviar de imediato mensagens de spam.

Phishing

Os principais alvos dos phishers em 2012 foram as redes sociais (24,5%) e a maioria dos ataques teve como alvo o Facebook. Os cibercriminosos usaram contas roubadas principalmente para enviar spam e programas maliciosos.

A quantidade de ataques de phishing contra organizações financeiras diminuiu em 2012, mas manteve-se elevada com 22,9%. O terceiro alvo principal dos ataques de phishing foram as lojas e leilões online (18,4%), devido ao interesse de roubar informação de contas de clientes, como os números de cartões de crédito.

Alojamento de sites de phishing por país

Além da Rússia e Índia, que ocuparam a quarta e sexta posições, respectivamente, o Top 10 dos países atacados por phishers foi composto por países com economias desenvolvidas.

Quase todos os países na lista têm sistemas de banca online muito desenvolvidos e um grande número de utilizadores de redes sociais: os dois alvos principais dos phishers. Os alojamentos de sites phishing não se encontram necessariamente no

(6)

mesmo país dos utilizadores atacados. No entanto, há um ligeiro padrão: os phishers costumam dar aos seus sites fraudulentos nomes que se aproximem dos sites reais (por exemplo, mudando uma letra do nome real), de maneira que os utilizadores não se apercebam de que se encontram num site falso. Os domínios apresentam-se da mesma maneira que os dos sites reais, para que se assemelhem o mais possível.

É interessante perceber que os três países em que foi encontrada a maioria dos lugares sites de phishing (EUA, Alemanha e Reino Unido) também sejam os principais países destinatários de mensagens de spam com anexos maliciosos.

Relatório completo:

http://www.securelist.com/en/analysis/204792276/kaspersky_security_bulletin_spam_e volution_2012

Mais informação em Kaspersky Lab Newsroom Europe:

http://newsroom.kaspersky.eu/

Sobre a Kaspersky Lab

A Kaspersky Lab é o maior fabricante de soluções de segurança endpoint. A companhia é uma dois quatro principais fabricantes mundiais de soluções de segurança informática para utilizador final*. Ao longo dos seus 15 anos de vida, a Kaspersky Lab tornou-se numa inovadora empresa de segurança de TI que oferece soluções eficazes de segurança digital para utilizadores, PMEs e empresas. Actualmente opera em quase 200 países e regiões de todo o mundo, oferecendo protecção a mais de 300 milhões de utilizadores. Mais informação em www.kaspersky.pt.

* A companhia ocupa a quarta posição não Ranking Mundial da IDC de Fabricantesde Soluções de Segurança TI para Utilizador Final em 2010. A lista foi publicada no Relatório Mundial da IDC sobre Produtos de Segurança TI nas previsões de 2011-2015 e no de Fabricantes 2010 em Dezembro 2011. O relatório classificava os diferentes fabricantes de acordo com as receitas obtidas pela venda de soluções de segurança para utilizador final em 2010.

Para mais informações, contacte:

Kaspersky Lab Iberia Vanessa González

Directora de Comunicação Tel. +34 91 398 37 52

E-mail vanessa.gonzalez@kaspersky.es

©

2013 Kaspersky Lab. A informação contida pode ser sujeita a mudanças sem aviso prévio. As únicas garantias duas produtos e serviços dá Kaspersky Lab estão definidas de agora em diante nas declarações de garantia expressa que

LANÇA PALAVRA Ana Margarida Paula Tel. +351 962543653 Fax +351 243372981

(7)

acompanham estes produtos e serviços. Nada do que aqui se expressa pode ser interpretado como garantia adicional. A Kaspersky Lab não responsabiliza-se por erros técnicos ou editoriais ou omissões cometidos não texto.

Referências

Documentos relacionados

O primeiro passo para introduzir o MTT como procedimento para mudança do comportamento alimentar consiste no profissional psicoeducar o paciente a todo o processo,

In this work, improved curves are the head versus flow curves predicted based on the correlations presented in Table 2 and improved by a shut-off head prediction

Segundo o mesmo autor, a animação sociocultural, na faixa etária dos adultos, apresenta linhas de intervenção que não se esgotam no tempo livre, devendo-se estender,

O efetivo pagamento da(s) RECEITA(S) FIXA(S) estará condicionado ao início da operação comercial da(s) USINA(S), devendo os recursos financeiros associados a este

Considerando a importância do assunto, a variabilidade existente nas características físicas e a ausência de dados na literatura especializada referente a

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

Os roedores (Rattus norvergicus, Rattus rattus e Mus musculus) são os principais responsáveis pela contaminação do ambiente por leptospiras, pois são portadores