• Nenhum resultado encontrado

GT DE PSICOLINGUÍSTICA DA ANPOLL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GT DE PSICOLINGUÍSTICA DA ANPOLL"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

GT
DE
PSICOLINGUÍSTICA
DA
ANPOLL


RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO BIÊNIO 2012-2014

Coordenador: Márcio Martins Leitão Vice-Coordenadora: Marianne Cavalcante

Introdução

Em julho de 2012 no 27o Encontro Nacional da ANPOLL (ENANPOLL), fomos eleitos coordenadores do GT de Psicolinguística da ANPOLL e o tema escolhido para nossa gestão foi: Aspectos metodológicos da Aquisição e do Processamento da Linguagem.

As principais metas, em linhas gerais, do nosso plano de trabalho foram:

a) Fomentar a discussão e a rede de informação a partir do site do GT e das redes sociais.

b) Realizar dois eventos relacionados às duas subáreas representadas pelo GT de Psicolinguística: Aquisição e Processamento Linguístico.

c) Viabilizar a discussão sobre a criação de um periódico em inglês específico da área de Psicolinguística aqui no Brasil.

d) Organizar o GT para a participação do 28o Encontro Nacional da ANPOLL (ENANPOLL) em julho de 2014.

Com base nessas metas gerais, desenvolvemos o trabalho de nossa gestão e temos como resultado, as realizações explicitadas a seguir.

Realizações do GT no biênio 2012-2014

Em relação à meta (a), conseguimos atualizar o site do GT1 em um provedor gratuito independente da instituição dos professores da gestão atual e também das gestões futuras, o que permitirá o funcionamento contínuo do site, sem os problemas eventuais da migração do site de uma instituição para a outra. O site atual conta, em seu 








1
O
site
foi
construído
com
a
ajuda
inestimável
da
professora
Elisângela
Teixeira
da
UFC
e
membro
do
GT
 de
Psicolinguística.Fica
registrado
aqui
o
nosso
agradecimento.


(2)

menu, com as seguintes seções: Apresentação, Notícias, Coordenadores, Histórico, Eventos 2014, Membros, Adesão, Laboratórios, SIPA, Links, Localização e Contato. Das novidades do site atual, merecem destaque:

a) o formulário on-line de adesão para os novos membros e de recadastramento de membros antigos, com este formulário as informações podem ser preenchidas e enviadas diretamente via internet sem baixar ou enviar arquivos por email, agilizando um pouco o processo;

b) o SIPA (Sistema de informação em Psicolinguística e Aquisição da linguagem) que permite que qualquer pessoa se cadastre, preenchendo um breve formulário, e assim fique recebendo, por email, todas as notícias referentes à área de Psicolinguística vinculadas pelo site, além disso, permite que qualquer pessoa envie notícia referente à área via formulário também on-line. Isso permite unificação das notícias e dinamização e rapidez na troca de informações entre os membros e alunos e pessoas interessadas na área.

Mais detalhes podem ser explorados visitando o site no link:

https://sites.google.com/site/anpollgtpsicolinguistica/home.

Em relação à meta (b), realizamos em set/out de 2013 dois eventos simultâneos na UFPB, o IX Encontro Nacional de Aquisição da Linguagem (ENAL) e III Encontro Internacional de Aquisição da Linguagem (EIAL) coordenado pela professora Marianne Cavalcante e o II Encontro Internacional de Psicolinguística da ANPOLL (EIPA) coordenado pelo professor Márcio Martins Leitão. Os eventos2 em conjunto tiveram por volta de 800 participantes, entre pesquisadores, professores e alunos, houve apresentação de pôsteres, comunicações individuais, mesas redondas e minicursos. Vários convidados estrangeiros participaram do evento, além de pesquisadores nacionais de instituições das várias regiões do país. Consideramos a realização dos eventos um sucesso, pois conseguimos juntar em uma mesma semana a grande maioria dos pesquisadores das áreas de aquisição da linguagem e processamento linguístico, representadas pelo GT de Psicolinguística da ANPOLL. Como resultados, além do grande intercâmbio entre pesquisadores nacionais e estrangeiros, seja no momento dos eventos, quanto em desdobramentos posteriores, houve também a organização de um ebook com os trabalhos do evento (no prelo), e uma chamada da revista PROLINGUA-UFPB que tem como prioridade específica artigos referentes aos trabalhos apresentados no evento. Para maiores detalhes, convido a leitura dos relatórios relacionados aos eventos que constam em anexo.

A meta (c) foi cumprida também, já que houve discussão sobre a criação de um periódico em inglês específico da área, tanto no encontro intermediário em 2013 em João Pessoa/PB, quanto no ENANPOLL em 2014 em Florianópolis/SC. Diante da 








2
A
programação
dos
eventos
pode
ser
conferida
pelo
link:


http://www.cchla.ufpb.br/clv/eventosgtpsico/
 


(3)

complexidade inicial para que um periódico de qualidade possa ser publicado, decidiu-se manter o projeto para um horizonte futuro e, por agora, decidiu-se tentar a publicação de números especiais relacionados à área de Psicolinguística em revistas já existentes, fomentando a possibilidade dos artigos serem publicados em inglês, para que haja um alcance maior dos nossos trabalhos em termos internacionais, além de se continuar enviando artigos para periódicos estrangeiros, como vários membros do GT já fazem.

Por fim, a meta (d) foi cumprida, com a execução do encontro dos membros do GT de Psicolinguística no 28o Encontro Nacional da ANPOLL (ENANPOLL) que ocorreu em Florianópolis/SC nos dias 09, 10 e 11 de junho de 2014. As reuniões do GT no ENANPOLL-2014 seguiram a seguinte formatação: tivemos três sessões de pôsteres e três sessões de discussão, além da reunião de encerramento com eleição e nomeação dos coordenadores da nova gestão. Com a diminuição ainda maior do tempo destinado às reuniões dos GTs no 28o ENANPOLL, a configuração adotada foi aprovada pela maioria dos membros do GT que participaram do evento, pois conseguimos, com a transferência para a forma de pôster de todas as apresentações sobre pesquisas concluídas e em andamento, manter a participação dos alunos e dos membros do GT e também ter um tempo para discussão e reflexão de temas acadêmicos e administrativos relacionados à área de Psicolinguística e às práticas dos membros do GT e dos grupos de pesquisa e laboratórios envolvidos. Tivemos 59 trabalhos inscritos para apresentação de pôsteres, divididos em três sessões de uma ou uma hora e meia de duração. Nas sessões de discussão, apresentamos um perfil preliminar dos membros do GT para que tivéssemos mais concretamente idéia de quanto somos, e quais são as características do grupo de pesquisadores membros do GT, refletimos e debatemos sobre as dificuldades e os potenciais metodológicos da área com base no tema da nossa gestão “Aspectos metodológicos em Aquisição e Processamento da Linguagem”, além de discutirmos sobre as possibilidades de divulgação e de visibilidade dos vários trabalhos relevantes desenvolvidos pelos membros do GT e seus respectivos laboratórios e grupos de pesquisa, trazendo à tona várias possibilidades de interface e de aplicação que direta ou indiretamente as pesquisas do grupo se debruçam. Ao final, logo após uma breve discussão sobre o futuro do GT, foi eleita por unanimidade a chapa composta pela professora Dra. Érica dos Santos Rodrigues da PUC-RJ para Coordenadora do GT e pelo professor Eduardo Kenedy da UFF para vice-cordenador do GT. Para maiores detalhes sobre a organização, por favor, acessem a programação em anexo ou no link:

https://sites.google.com/site/anpollgtpsicolinguistica/29a-enanpoll---encontro-nacional-da-anpoll-2014.

De modo geral, as metas parecem ter sido cumpridas no biênio 2012-2014 com base no que foi proposto no plano de trabalho e no desenrolar dos encontros ocorridos e das sugestões que foram surgindo nessa interação. Aproveitamos para desejar um bom e produtivo trabalho para a gestão 2014-2016, além de nos dispormos para qualquer necessidade de ajuda em relação ao trabalho da nova coordenação do GT de Psicolinguística.

(4)

Gostaríamos de reiterar a honra de ter coordenado o GT de Psicolinguística da ANPOLL, por onde já passaram pesquisadores e professores de grande relevância dentro da área de Psicolinguística e pelos quais temos forte admiração. Esperamos ter dado nossa contribuição para que o caminho do GT continue a ser trilhado na direção do fortalecimento do grupo e dos seus membros dentro da comunidade acadêmica.

(5)

ANEXO


II EIPA – II ENCONTRO INTERNACIONAL DO GT DE PSICOLINGUÍSTICA

DA ANPOLL RELATÓRIO FINAL 


Com base no que foi executado durante o II EIPA – Encontro Internacional do GT de Psicolinguística da ANPOLL, exporemos a seguir os resultados alcançados, a relevância acadêmica que o evento trouxe para a região Nordeste e, particularmente, para a pós-graduação em Linguística da UFPB, a programação realizada, as publicações ensejadas com base nas discussões e apresentações ocorridas no evento, e a configuração do público participante do evento, seguindo as expectativas iniciais. A seguir, descrevemos e detalhamos os itens obrigatórios que compõem o relatório:


Descrever os resultados alcançados com o evento;

O II EIPA – Encontro Internacional do GT de Psicolinguística da ANPOLL, sob a coordenação do professor Márcio Leitão, ocorreu na Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa/PB, no período de 30 de Setembro a 05 de Outubro de 2013. A realização deste evento possibilitou uma interação acadêmica produtiva entre estudantes de graduação e pós-graduação e pesquisadores de universidades nacionais e internacionais. As diversas modalidades de diálogo entre os participantes, dentre as quais se encontram as comunicações orais, os pôsteres, as conferências, as palestras e os minicursos, permitiram a divulgação das pesquisas em desenvolvimento no Brasil e em outros países, bem como a discussão de questões teórico-experimentais basilares da área de Psicolinguística Experimental.

Descrever a contribuição do evento para o sistema de pós-graduação;

O contato entre os pesquisadores e seus respectivos objetos de pesquisa tornou mais concreta a possibilidade de interação entre os sistemas de pós-graduação de

(6)

universidades brasileiras e estrangeiras. Esta interação faz referência a tópicos tais como o estabelecimento de parcerias entre grupos de pesquisas, as quais, objetivando um diálogo científico mais profícuo, poderão viabilizar o amadurecimento acadêmico dos alunos através de intercâmbios, por exemplo. Em específico, a realização do evento proporcionou ao PROLING, Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFPB, uma maior divulgação de sua estrutura acadêmica e de sua situação como polo de estudos em Psicolinguística Experimental no Brasil, tendo como referência o LAPROL, Laboratório de Processamento Linguístico, coordenado pelo professor Márcio Leitão. Além disso, aproveitando a articulação com o IX ENAL – Encontro Nacional de Aquisição da Linguagem, aconteceu o encontro intermediário dos membros do GT de Psicolinguística da ANPOLL no dia 03/10 no auditório da reitoria da UFPB, nesse encontro foram descritos uma série de procedimentos que já haviam sido executados no primeiro ano da gestão 2012-1014, e foram discutidas as atividades referentes ao 29o Encontro Nacional da ANPOLL que acontecerá em 2014 na Universidade Federal de Santa Catarina.


Explicitar se a programação foi cumprida e informar sobre o comparecimento de convidados;

A programação do II EIPA desenvolveu-se entre os dias 30 de Setembro e 05 de Outubro. No dia 30 de Setembro, houve a abertura geral dos dois eventos (II EIPA e IX ENAL), com a realização da palestra “Reciclagem neuronal: aprende-se a ler e a escrever” pela professora Leonor Scliar Cabral (UFSC) e com a presença de autoridades da UFPB: Representante da Reitoria, Pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa, Diretora do CCHLA, Coordenador do Programa de Pós-graduação em Linguística da UFPB (PROLING) e o chefe do Departamento de Letras. No dia 01 de Outubro, nos turnos da manhã e da tarde, realizou-se o minicurso “As vias do acesso lexical e do processamento de sentença: evidências da neurociência para a micromodularidade em Broca e Wernicke”, ministrado pela professora convidada Aniela França (UFRJ).

Nos dias 02 e 03 de Outubro, ocorreram os minicursos “Traços, restrições e representação gramatical: uma introdução a Head-Driven Phrase Structure Gramar”, ministrado pelo professor convidado Luiz Amaral (University of Massachusetts Amherst - UMASS) no turno da manhã, e “Methodological considerations in the study

(7)

ministrado pela professora convidada Eva Fernández (Queens College, City University of New York – QC/CUNY) no turno da tarde. 


No dia 04 de Outubro, ocorreram, no turno da manhã, a conferência “Walking

bilinguals across language boundaries: Bilingualism and language change” / “El bilingüismo y el cambio lingüístico: Dos investigaciones sobre efectos inter-lingüísticos”, com a professora Eva Fernández (QC/CUNY), e a sessão de pôster, e, no

turno da tarde, ocorreram a mesa redonda “Modelos teóricos relacionados ao Processamento Linguístico” , da qual participaram os seguintes professores convidados: Letícia Maria Sicuro Correa (PUC-Rio/CNPq), Eduardo Kenedy (UFF), Antônio João Carvalho Ribeiro (FAETEC) e Mailce Borges Mota (UFSC), e as sessões de comunicação. No dia 05 de Outubro, ocorreram, no turno da manhã, a conferência “Gramáticas múltiplas e a representação linguística em aquisição de segunda língua”, com o professor Luiz Amaral (UMASS), e a sessão de pôster, e, no turno da tarde, ocorreram a mesa redonda “Métodos experimentais em Processamento Linguístico”, da qual participaram os seguintes professores convidados: Marcus Maia (UFRJ/CNPq), Elisângela Teixeira (UFC), Augusto Buchweitz (PUC-RS) e Aniela França (UFRJ). 


Após este período do evento, houve, ainda, a realização de dois minicursos

on-line por meio da Plataforma Moodle, a saber: o minicurso “Introdução ao Método de

Monitoramento Ocular na Psicolinguística”, ministrado pela professora Elisângela Teixeira, e o minicurso “Fundamentos de Análise Estatística para Linguística”, ministrado pelo professor José Ferrari Neto. A duração destes minicursos foi mais prolongada, o primeiro teve a duração de um mês e o segundo teve a duração de dois meses. 


Faz-se relevante mencionar que o II EIPA ocorreu em articulação aos eventos IX ENAL – Encontro Nacional de Aquisição da Linguagem / III EIAL - Encontro Internacional de Aquisição de Linguagem, que foram coordenados pela professora Marianne Cavalcante. Essa articulação permitiu que a grande maioria dos pesquisadores da área de Psicolinguística do Brasil em conjunto com os professores do exterior que foram convidados pudessem interagir de maneira produtiva durante quase uma semana, o que certamente trará frutos para área em futuro breve.

Explicitar as publicações resultantes do evento;

(8)

apresentaram durante o evento enviaram os artigos para publicação nos Anais do evento com avaliação de pares, que se encontra no prelo em forma de ebook. Além disso, teremos um número especial da Revista PROLINGUA (B2) do Programa de Pós-graduação em Linguística da UFPB com os trabalhos dos pesquisadores convidados do II EIPA e IX ENAL, com chamada aberta e previsão de publicação para o segundo período de 2014.


Preencher o quadro abaixo justificando quaisquer divergências entre o público esperado e o efetivado.

PÚBLICO ESPERADO EFETIVADO

Professores/pesquisadores 34 44 Professores de Educação Básica 20 14 Alunos de Pós-Graduação 67 60 Alunos de Graduação 30 34 Profissionais 30 20 Outros (discriminar) 0 0 TOTAL 181 172

Como podemos verificar no quadro acima, as previsões em relação ao público esperado foram efetivadas, com uma diferença de 09 participantes apenas.

Considerações Finais

Como podemos observar pelos intens do relatório, o II EIPA – Encontro Internacional do GT de Psicolinguística da ANPOLL seguiu todas as suas previsões e conseguiu reunir a grande maioria dos pesquisadores da área de Psicolinguística Experimental, particularmente os que pesquisam o Processamento Linguístico nos seus vários níveis e interfaces. O evento vem se consolidando como uma das oportunidades produtivas de troca de experiências e de exposição do que tem sido feito nessa área. Essa interação e essa exposição são fundamentais, já que a área de Processamento Linguístico ainda está se configurando e se consolidando de forma mais efetiva no país, só recentemente tem surgido mais laboratórios e grupos de pesquisa que se debruçam sobre a investigação da linguagem a partir da metodologia experimental e de medidas

offline e online, utilizando técnicas experimentais variadas (Leitura automonitorada,

(9)

laboratórios e pesquisadores internacionais, fomentando assim parcerias interlaboratoriais de grande relevância para o amadurecimento da área.

O II EIPA ter acontecido aqui na região Nordeste também foi de grande importância, pois permitiu tanto aos alunos da UFPB, quanto aos alunos de outras instituições da região, a possibilidade de ter contato com pesquisadores nacionais e internacionais, fazendo com que essa área, que ainda conta com muito poucos pesquisadores na região Nordeste, se consolide aqui na UFPB como referência para a região e fomente o surgimento de mais grupos no Nordeste que trabalhem nessa perspectiva, como vem acontecendo na UFC a partir dos trabalhos da professora Maria Elias Soares e Elisângela Teixeira.

O sucesso do evento se deve a um conjunto de iniciativas e de apoios que foram cruciais para a organização e a execução das etapas do evento que, em articulação com o IX ENAL, tornou-se ainda mais produtivo na troca de experiências acadêmicas. O apoio concedido pela CAPES via PAEP, nesse conjunto de apoios, foi crucial para que conseguíssemos trazer os pesquisadores internacionais e nacionais e pudéssemos oferecer os subsídios para que a comunidade acadêmica presente no evento tivesse as condições necessárias para usufruir da melhor forma possível das palestras, mesas-redondas e mincursos.

Márcio Martins Leitão

Coordenador do II EIPA

(10)

IX ENAL – ENCONTRO NACIONAL DE AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM E

III EIAL – ENCONTRO INTERNACIONAL DE AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM

RELATÓRIO FINAL

O IX ENAL – Encontro Nacional de Aquisição de Linguagem e o III EIAL – Encontro Internacional de Aquisição de Linguagem, sob a coordenação da professora Dra. Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante, ocorreram na Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa/PB, no período de 30 de Setembro a 05 de Outubro de 2013. A realização destes eventos possibilitou uma interação acadêmica produtiva entre estudantes de graduação e pós-graduação e pesquisadores de universidades nacionais e internacionais. As diversas modalidades de diálogo entre os participantes, dentre as quais se encontram as comunicações orais, os pôsteres, as conferências, as palestras e os minicursos, permitiram a divulgação das pesquisas em desenvolvimento no Brasil e em outros países, bem como a discussão de questões teórico-metodológicas e sobre patologias da linguagem basilares da área da Aquisição de Linguagem.

O contato entre os pesquisadores e seus respectivos objetos de pesquisa tornou mais concreta a possibilidade de interação entre os sistemas de pós-graduação de universidades brasileiras e estrangeiras. Esta interação faz referência a tópicos tais como o estabelecimento de parcerias entre grupos de pesquisas, as quais, objetivando um diálogo científico mais profícuo, poderão viabilizar o amadurecimento acadêmico dos alunos através de intercâmbios, por exemplo. Em específico, a realização desses eventos proporcionou ao PROLING, Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFPB, uma maior divulgação de sua estrutura acadêmica e de sua situação como polo de estudos em Aquisição de Linguagem, por meio do LAFE – Laboratório de Aquisição da Fala e da Escrita, coordenador pela professora Dra. Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante. Esse mesmo laboratório tem parcerias de pesquisas com a UNICAP-PE, representada pela professora Glória Maria Monteiro de Carvalho; com a UNICAMP, representada pela professora Ester Scarpa; com a UNESP, representada pela professora Alessandra Del Ré. Vale salientar a grande parceria, que foi iniciada após o encerramento dos eventos, com a pesquisadora Aliyah Morgenstern, da Université Paris

(11)

3 - Sorbonne Nouvelle, o que consideramos um grande avanço no perfil do laboratório e das pesquisas que vêm sendo desenvolvidas sob a orientação da organizadora dos eventos.

No tocante à realização e à organização dos eventos em si, a programação do IX ENAL e III EIAL desenvolveu-se entre os dias 30 de Setembro e 05 de Outubro.

No dia 30 de setembro foi promovida a abertura geral desses dois eventos, além de um terceiro, o II Encontro Internacional de Psicolinguística da Anpoll (II EIPA), coordenado pelo professor Dr. Márcio Leitão. Na mesa de abertura estiveram presentes algumas autoridades da UFPB: Eduardo Ramalho Rabenhorst (vice-reitor), Isaac Almeida de Medeiros (Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa), Mônica Nóbrega (Diretora do CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes), Lucienne Espíndola (Coordenadora do PROLING – Programa de Pós-graduação em Linguística), José Ferrari Neto (Chefe do DLCV – Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas).

Ainda no dia 30 de Setembro, após a solenidade de abertura e após desfeita a mesa de autoridades, houve a realização da palestra “Reciclagem neuronal: aprende-se a ler e a escrever” pela professora Emérita Dra. Leonor Scliar Cabral.

No dia 01 de outubro a programação foi iniciada com a palestra da pesquisadora Aliyah Morgenstern (Université Paris 3 - Sorbonne Nouvelle) intitulada “From Buds to Flowers: the multimodal blossoming of child language in scaffolding interactions” (A linguagem da criança: da eclosão à explosão com a tutela dos adultos - Le langage de l’enfant: de l’éclosion à l’explosion en milieu étayant).

Ainda no dia 01 de outubro houve uma sequência de mesas redondas temáticas. A Mesa 1 – Aquisição da Fonologia, teve como participantes Carmen Matznauer (UCPel) e Ana Ruth Miranda (UFPel) com o trabalho “Disfluências na aquisição e estrutura prosódica”; Ester Scarpa (UNICAMP) com o trabalho “Os Processos de Simplificação Fonológica na Aquisição do Português”; e Elizabeth Reis Teixeira – UFBA com a fala “Relações entre o desenvolvimento fonológico e dados da escrita inicial”. A Mesa 2 - Práticas de fala e de escrita na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental teve como participantes Evangelina Faria (UFPB) com a fala intitulada “A língua portuguesa na escola: palavras de professores e de crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental de 9 anos”; Cátia de Azevedo Fronza (UNISINOS) e Clécio Bunzen (UNIFESP) com o trabalho, “Postagens sobre língua(gens) e o cotidiano da Educação Infantil”. A Mesa 3 - Aquisição de Língua de

(12)

Sinais teve a interação de Ronice Müller de Quadros (UFSC) com “Aquisição da fonologia em crianças bilíngues bimodais”; Aline Nunes de Sousa (UFSC) com “A aquisição de português l2 e inglês l3 por surdos usuários de libras: um estudo de caso”; e Elizabeth Marie van den Bogaerde Utrecht University of Applied Science (Leraar NGT) com a fala “Methodology of sign language acquisition research: the do’s and don’ts”.

O dia 02 de outubro foi contemplado com a primeira palestra do dia, proferida no auditório da Reitoria pela pesquisadora Christelle Dodane, Professora da Universidade Paul Valéry, Montpellier 3, Laboratório Praxiling, intitulada “O papel da prosódia na primeira sintaxe: um olhar sobre dados de fala de crianças francesas e brasileiras”. No turno vespertino tivemos a distribuição dos participantes para as mesas redondas do dia, realizadas no CCHLA-UFPB. Os trabalhos foram os seguintes: Mesa 4 -Diálogos em Aquisição da Linguagem: enunciação, dialogia e multimodalidade, com a participação de Maria C.D.P. Lyra ( LABCCOM, UFPE) que apresentou “Forma, abstração e deslocamento: emergência do self e do símbolo nas práticas dialógicas”; Carmen Luci Silva (UFRGS) que falou sobre “O ato de aquisição da linguagem: a instauração da experiência humana na linguagem”; Alessandra Del Ré (UNESP) com o trabalho “A emergência de condutas humorísticas na fala de crianças: uma abordagem dialógico-discursiva”; e Marianne C. B. Cavalcante (UFPB-CNPq) com a fala “Aquisição da linguagem sob o ângulo da multimodalidade”. Já a Mesa 5 - Perspectivas em Aquisição da Linguagem: Teoria Linguística e Teorias de Processamento teve a interação de José Ferrari-Neto UFPB com “Habilidades de Processamento na Aquisição da Correferência Anafórica por Crianças Falantes de Português Brasileiro (PB)”; Cristina Name (UFJF) e Milene Laguardia (UFJF) quem falaram sobre “Distinções morfofonológicas na aquisição lexical: evidência De categorização por crianças de 11 meses”; e Elaine Grolla (USP) com “Perguntas-QU de Longa Distância em Português Brasileiro Infantil: Restrições Sintáticas VS. Dificuldades de Processamento”.


No dia 03 de outubro tivemos as seguintes mesas: Mesa 6 - Sobre a presença da teoria linguística no interacionismo e a singularidade da fala de crianças dirigidas por Gloria Maria Monteiro Carvalho (UNICAP), que falou sobre “Espelhamento e diálogo: o lugar ocupado pela homofonia em aquisição de linguagem”; Maria Fausta Pereira de Castro (GPAL,IEL/ UNICAMP) com “A estrutura do diálogo

(13)

nos fatos de diacronia e na aquisição de linguagem”; Maria Francisca Lier-DeVitto (LAEL/DERDIC – PUCSP) que falou sobre “Repetição e diferença na fala de crianças: diferença é singularidade?”; e Rosa Attié Figueira (GPAL/IEL, UNICAMP) com o trabalho “Em torno da analogia: a contribuição de Saussure para a análise da fala da criança”. Já a Mesa 7 Aspectos diversos da escrita (e da escritura) e suas aprendizagens teve os seguintes trabalhos: Eduardo Calil (UFAL) “Escritura, memória e associação: o processo de criação textual em alunos recém alfabetizados”; Artur Gomes de Morais (UFPE), Eliane Lemos de Oliveira (UFPE) e Cristina Maria Gomes (UFPE) com “Revendo alguns aspectos da teoria da psicogênese da escrita: variações nas notações produzidas por crianças que estão aprendendo a escrever”; e Alina Galvão Spinillo (UFPE) que apresentou “A revisão textual feita individualmente e em dupla: há diferenças?”. Ainda houve a Mesa 8- As alterações de linguagem em perspectiva com os seguintes apresentadores: Valdir do Nascimento Flores (UFRGS-CNPq) que falou sobre “O aspecto vocal/fônico da enunciação nos distúrbios de linguagem: um estudo de distúrbios articulatórios com etiologia orgânica definida”; Nadia Pereira Gonçalves de Azevedo (UNICAP) com “Uma análise-linguístico-discursiva de sujeitos com gagueira”; e Lilian Scherer (PUCRS) com a fala “A relação entre consciência fonológica e desenvolvimento da escrita na Síndrome de Down: um estudo longitudinal”. Por fim, a Mesa 9 – Aquisição e aprendizagem baseada em usos da língua: contribuições teórico-metodológicas do sociocognitivismo teve como contribuição: Jan Edson Rodrigues-Leite (UFPB), com a apresentação “Cognição situada e usos da linguagem: reflexões metodológicas”; Karina Falcone (UFPE) com “Discurso e Cognição: rupturas e interfaces teóricas”; e Marianne C. B. Cavalcante (UFPB - CNPq) com “Sociocognitivismo e Aquisição da linguagem: desafios para a pesquisa”.

Nos dias 04 e 05 de outubro foram realizados os minicursos propostos pelos eventos como descritos na tabela abaixo:

Minicurso Professora Filiação Quantidade de Alunos Teorias Fonológicas e Aquisição

(14)

Transcrição, Análise Automática e Compartilhamento de Dados:

Conhecendo o Clan/Chat

Profa. Dra. Alessandra Del Ré e

Profa. Dra. Rosângela Nogarini Hilário

UNESP 19

Interacionismo e Clínica de Linguagem

Profa. Dra. Lúcia

Arantes PUCSP 14

Sistema Scliar de Alfabetização Profa. Emérita Dra.

Leonor Scliar-Cabral UFSC

22

Habilidades Perceptuais do Bebê Relativas ao Processamento dos

Estímulos Linguísticos

Profa. Dra. Maria

CristinaName UFJF 12

Processos de Simplificação Fonológica Na Aquisição Do

Português

Profa. Dra. Elizabeth

R. Teixeira UFBA 15

Total de Alunos 97

De uma forma geral, podemos expor os números do IX ENAL e III EIAL conforme as tabelas abaixo:

Trabalhos apresentados nos dias 01 a 03 de outubro: N° de trabalhos

Pôster 90

Apresentação oral 209

Número total de participantes: 485 (apresentação de trabalho: 415 e ouvinte: 70)

PÚBLICO % Professores/pesquisadores 30% - 146 Professores de Educação Básica 10% - 48 Alunos de Pós-Graduação 40% - 194 Alunos de Graduação 15% - 73 Profissionais 5% - 24 Outros (discriminar)

(15)

Total 100% - 485

No que se refere a questões financeiras

Total de entradas R$ 29.405,00 Total de devoluções R$530,00

Total final R$28.875,00

Na semana seguinte aos eventos, através da plataforma Moodle, iniciou-se o minicurso online: “Como estudar a aquisição da linguagem? Introdução à pesquisa experimental com bebês e crianças”, ministrado pela professora Mercedes Marcilese (UFJF). O curso online teve a duração de 2 semanas, a carga horária de 30 h e 19 alunos inscritos.

Referências

Documentos relacionados

Tal como a forma da barbatana é dada a priori, anteriormente a qualquer lidar individualmente com a água por parte dos pequenos peixes, e tal como é esta forma que torna possível

Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi verificar a prevalência de insatisfação com a imagem corporal e nível de atividade física das adolescentes do ensino médio de um

Formação entendida como um processo dinâmico no qual o docente esteja consciente das singularidades da atividade e possa, a partir do conhecimento acumulado e de suas práticas éticas

Ela também fornece conexão para a mangueira rotativa e da passagem para o fluxo do fluido de perfuração para a coluna de

there was a difference between G1 and G2 regarding Apgar, weights (at birth and at discharge), and gestational ages at birth and corrected for the introduction of oral feeding

After the eval- uation of the influence of each modification of the surfaces on the internal air temperatures and energy consumption of the compressor a final test was done with

Além da multiplicidade genotípica de Campylobacter spp., outro fator que pode desencadear resistência à desinfecção é a ineficiência dos processos de limpeza em si,

A pesquisa Kaiser Family Foundation / The Undefeated descobriu que 33% dos indivíduos negros estão confiantes de que o desenvolvimento de uma vacina COVID-19