• Nenhum resultado encontrado

GRUPOS DA PALAVRA DE DEUS DIOCESE DE DIVINÓPOLIS MG

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GRUPOS DA PALAVRA DE DEUS DIOCESE DE DIVINÓPOLIS MG"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

GRUPOS DA PALAVRA DE DEUS DIOCESE DE DIVINÓPOLIS – MG

(2)

APRESENTAÇÃO

AO TEMÁRIO

Meus caros irmãos e irmãos, em nossa caminhada de fé, em meio a tantas tristezas e sofrimentos em que temos passado nestes últimos tempos, somos provocados constantemente a mantermos a nossa confiança no Senhor a partir da Palavra de Deus. São Paulo, muitas vezes em sua missão de Anunciar o Evangelho, encontrou muitas provações ao longo de seu caminho: prisões, açoites, apedrejamento, naufrágios, perigos de assalto, fome, sede, nudez, frio, calúnias de falsos irmãos (Cf. 2Cor 11,23-28). Mas São Paulo era animado pela Palavra em manter-se fiel a Deus.

Nestes meses de julho e agosto, iremos percorrer os caminhos que São Paulo trilhou em seu ministério e a fidelidade e resistência a todo tipo de forças contrárias a Deus. Assim meditando e rezando, poderemos encontrar forças para continuar o nosso seguimento a Cristo em meio as infelicidades que nos vem acontecendo no ano passado e neste ano.

Como foi pedido pelo nosso Bispo Diocesano Dom José Carlos, pela CNBB e pela resposta em que tivemos a partir do material da Novena de Natal de 2020, iremos meditar a Palavra de Deus a partir da Leitura Orante. Seguiremos os passos como nos é proposto para esta meditação: 1º o que o texto diz; 2º o que o texto diz a mim; 3º o que o texto nos leva a dizer a Deus; 4º o que o texto nos leva a fazer no mundo; 5º e o que o texto me provoca a fazer.

Este material poderá ser usado como oração pessoal, oração em família ou em celebrações comunitárias em nossas igrejas. Rezemos juntos a Deus para que a sua Palavra ressoe em nossos corações e nos faça sermos pessoas renovadas segundo o seu Divino Coração.

Fraterno Abraço!

DIÁCONO FELIPE HECTOR DE OLIVEIRA

Coordenador Diocesano dos Grupos da Palavra de Deus

GRUPOS DA PALAVRA DE DEUS DIOCESE DE DIVINÓPOLIS – MG

(3)

ORIENTAÇÃO

PARA TODOS OS DIAS

Nosso Material, proposto para ser refletido nos meses de Julho e Agosto oferece oito Leituras Orantes à Luz da Palavra, fazendo memória do caminho vocacional e de conversão de Paulo, em comunhão plena com o desejo e a proposta da Igreja no Brasil, para que avancemos ainda mais na relação com a Palavra de Deus. Ressaltamos que é importante seguir os passos que aqui são apresentados, para que este momento de oração, meditação e compromisso com a Palavra seja uma oportunidade especial para renovarmos também o nosso espírito missionário.

1º PASSO - LEITURA DO TEXTO ESCOLHIDO - A PERGUNTA É: O QUE O TEXTO DIZ?

Trata-se da leitura atenta, calma e perseverante do texto escolhido. Aí vamos buscar entender o que o texto queria comunicar quando foi escrito. Deve-se ter consciência de que a leitura da Bíblia não é para estudar ou para aumentar conhecimento, nem para preparar algum trabalho pastoral. Vamos ler e ouvir a Palavra de Deus para escutar o que Ele tem a nos dizer.

2º PASSO - MEDITAÇÃO: O QUE O TEXTO DIZ PARA MIM/PARA NÓS?

É o momento de repetir, de “mastigar”, de sentir o sabor, entrar em diálogo com o texto, para que o sentido do mesmo se atualize e penetre em nossa vida. É descobrir o que Deus diz para mim, para o nosso Grupo, através do texto proclamado.

3º PASSO - ORAÇÃO: O QUE O TEXTO NOS FAZ DIZER A DEUS?

A força que emana da Palavra de Deus fala aos nossos sentimentos e faz brotar dentro de nós uma resposta de amor em forma de gratidão, louvor, intercessão. É o momento da oração. É a oportunidade de apresentar a Deus nossas preces, que brotam da experiência de vida e da leitura e meditação do texto bíblico. É importante que todos participem fazendo suas preces.

4º PASSO - CONTEMPLAÇÃO: O QUE O TEXTO SUGERE PARA O MUNDO DE HOJE?

Contemplar é saborear, penetrar no mistério de Deus e perceber como seria o mundo transformado pela Palavra de Deus ouvida, meditada e rezada. Algumas perguntas são sugeridas para esse momento.

5º PASSO - AÇÃO: O QUE O TEXTO ME ORIENTA FAZER?

Esse passo é nossa ação na vida do dia-a-dia. Pode ser partilhado no Grupo o que cada um se compromete a fazer durante a semana, mas a prática mesmo é depois do Encontro.

(4)

2º ENCONTRO

PAULO | DE PERSEGUIDOR A EVANGELIZADOR

DICAS DE PREPARAÇÃO DO ENCONTRO:

Estejam em destaque: a Bíblia, aberta na 1ª Carta a Timóteo, uma vela, um bonito arranjo de flores

1. ACOLHIDA/ORAÇÃO INICIAL

L (uma pessoa da casa): Amados irmãos e irmãs, é sempre uma alegria podermos nos

reencontrar, seja nas casas, em pequenas comunidades ou até mesmo de forma virtual. Renovando nossa certeza na força e na graça da Trindade Santa - a melhor Comunidade - tracemos sobre nós o Sinal que nos identifica como cristãos.

T: Em nome do Pai...

L (outra pessoa da casa): Rezemos o Salmo 40(39), que reforça a necessidade de confiarmos

integralmente no Projeto de Deus.

L1: R: Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!

- Esperando, esperei no Senhor e, inclinando-se, ouviu meu clamor. Canto novo ele pôs em meus lábios, um poema em louvor ao Senhor!

- Sacrifício e oblação não quisestes, mas abristes, Senhor, meus ouvidos; não pedistes ofertas nem vítimas, holocaustos por nossos pecados!

- E então eu vos disse: “Eis que venho!”. Sobre mim está escrito no livro: “Com prazer faço a vossa vontade, guardo em meu coração vossa lei!”.

- Boas-novas de vossa justiça anunciei numa grande assembleia; vós sabeis: não fechei os meus lábios!

CANTO INICIAL

Canto: O Senhor necessitou de braços para ajudar a ceifar a messe / e eu ouvi seus apelos de amor, então respondi: aqui estou, aqui estou!

1) Eu vim para dizer, que eu quero te seguir. / Eu quero viver com muito amor o que aprendi. 2) Eu vim para dizer que eu vou profetizar. / Eu quero ouvir a tua voz e propagar.

2. ESCUTANDO A PALAVRA

L2: A Igreja funda-se sobre a Palavra de Deus, nasce e vive dela. O povo de Deus

encontrou sempre nela sua força, e nós também, principalmente com a experiência da

Leitura Orante, desejamos crescer na escuta e na vivência da Palavra que nos salva. REFRÃO ORANTE PREPARATÓRIO: É como a chuva que lava, é como o fogo que arrasa. / Tua

Palavra é assim, não passa por mim sem deixar um sinal. (bis)

LECTIO DIVINA

LEITURA ORANTE DA PALAVRA DE DEUS

1º PASSO: LEITURA

Proclamação da Palavra: 1ª Carta de Paulo Apóstolo a Timóteo 1, 12 - 17

2º PASSO: MEDITAÇÃO

O que o texto diz para mim?

Retomando a beleza e a profundidade do texto, vamos repetir a palavra ou a frase que mais no que mais nos tocou (não importa se palavras ou frases se repitam).

(5)

3º PASSO: ORAÇÃO

O que o texto me faz dizer a Deus?

Iluminados pela Palavra, façamos nossas orações a partir das descobertas e desafios que o texto que lemos e meditamos nos apresenta. A cada prece, digamos: Senhor, pela vossa infinita

misericórdia, renovai nossas forças!

4º PASSO: CONTEMPLAÇÃO

Mergulhar no mistério de Deus

L3 (bem pausado): O texto inicia com uma ação de graças dirigida a Jesus e tem como motivo

central acentuar a mudança radical acontecida na vida de Paulo. O agradecimento destina-se a Jesus Cristo e apresenta três motivos: deu força a Paulo, considerou-o digno de confiança e o tomou para o seu serviço.

Paulo se apresenta como o primeiro dos pecadores, mas mesmo assim recebeu anistia total (graça abundante). Com certeza, deseja retomar um grande ensinamento presente na Carta aos Romanos (5,20b): “Onde foi grande o pecado, foi bem maior a graça”. Ele deseja reforçar que a ação principal de Cristo é uma ação de salvação dos pecadores, começando do maior para o menor, para que todos tenham vida eterna.

O trecho termina com um hino de louvor, exaltando quatro características de Deus: Senhor do tempo e da história (“rei dos séculos”), incorruptível, invisível e único, e lhe atribui honra e glória para sempre. Isso mostra como a fé dessas comunidades anunciava e denunciava ao mesmo tempo: celebrando, anunciava um único Deus e denunciava tudo o que pretendesse ocupar o lugar dele.

PARTILHANDO:

1) Paulo se põe como primeiro da fila dos pecadores e como último da fila dos apóstolos. Por quê? Isso nos sugere alguma coisa?

2) Em nossas celebrações anúncio e denúncia caminham juntos?

5º PASSO: AÇÃO

O que o texto me orienta a fazer?

A Leitura Orante nos leva a realizar um compromisso concreto, pois sem a ação ela fica apenas na teoria. O que você sente que Deus lhe pede hoje como compromisso com a Palavra e com o irmão?

3. MOMENTO FINAL

A: Ao concluir este nosso Encontro, rezemos, com amor e confiança, a oração que o

próprio Cristo nos ensinou.

T: Pai nosso... CANTO FINAL:

1) Antes que te formasses dentro do seio de tua mãe, antes que tu nascesses, te conhecia e te consagrei. / Para ser meu profeta entre as nações eu te escolhi: irás onde enviar-te e o que eu mando proclamarás.

Refrão: Tenho que gritar, tenho que arriscar, ai de mim se não o faço. Como escapar de Ti, como calar, se tua voz arde em meu peito? / Tenho que andar, tenho que lutar, ai de mim se não o faço. Como escapar de Ti, como calar, se tua voz arde em meu peito?

2) Não temas arriscar-te porque contigo eu estarei. Não temas anunciar-me, em tua boca eu falarei. / Entrego-te meu povo, vai arrancar e derrubar. Para edificar, destruirás e plantarás.

TAREFA: Preparando para o próximo Encontro, ler Romanos 8, 14 – 30

CONTATO, SUGESTÕES, FOTOS DO GRUPO, TESTEMUNHOS: email: gruposdapalavradedeus@diocesedivinopolis.org.br

Referências

Documentos relacionados

O conjunto de variáveis oriundo da combinação das técnicas de dinamometria isocinética e de eletromio- grafia de superfície mostrou algumas tendências de

As alterações introduzidas no regime das PPPs pelo DL 141/2006 têm aplicação imediata a todos os procedimentos de PPPs, ainda que já se tenha iniciado o estudo e preparação

Após a implantação consistente da metodologia inicial do TPM que consiste em eliminar a condição básica dos equipamentos, a empresa conseguiu construir de forma

Esta realidade exige uma abordagem baseada mais numa engenharia de segu- rança do que na regulamentação prescritiva existente para estes CUA [7], pelo que as medidas de segurança

(iv) estimate technological profile for Brazil and BLUM regions considering zoo technical indexes and calculated productivities (beef and dairy sectors); (v) estimate costs

Deste ponto se direcionam alguns caminhos seguidos pelo pesquisador, que podem ser concebidos como objetivos específicos geradores das amarras necessárias para a sustentação

Quanto ao tratamento periodontal em pacientes com coagulopatas hereditárias, é correto afirmar: a Polimentos coronarianos devem ser realizados de maneira esporádica, pois

Um teste utilizando observa¸c˜ oes de fra¸c˜ ao de massa do g´ as de aglomerados de ga- l´ axias e SNe Ia foi proposto por Gon¸calves, Holanda e Alcaniz (2012)[ 41 ]. Eles