• Nenhum resultado encontrado

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Excipientes: Contém 76,61 mg de Lactose mono-hidratada.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Excipientes: Contém 76,61 mg de Lactose mono-hidratada."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

APROVADO EM

23-04-2014

INFARMED

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

1. NOME DO MEDICAMENTO

Doxytrex 100 mg Cápsulas

2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA

Cada cápsula de Doxytrex contém 115,61 mg hiclato de doxiciclina equivalente a 100 mg de doxiciclina base.

Excipientes: Contém 76,61 mg de Lactose mono-hidratada.

Lista completa de excipientes, ver secção 6.1.

3. FORMA FARMACÊUTICA

Cápsula.

Cabeça castanha opaca e corpo creme.

4. INFORMAÇÕES CLÍNICAS

4.1 Indicações terapêuticas

A Doxiciclina está indicada no tratamento das seguintes infecções causadas por microrganismos sensíveis:

- Infecções por Pneumococcus, Streptococcus, Staphylococcus, Haemophilus influenza e Haemophilus pertussis, Bacilo do carbúnculo (Bacillus anthracis), Clostridium sp., Meningococcus, Gonococcus (Neisseria gonorrhoeae), Shigella, Klebsiella sp, Escherichia coli, Enterobacter aerogenes, Moraxella catarrhalis, Pasteurellas, Brucellas, Acinetobacter sp, Yersínia pestis, Campylobacter fetus, Clostridium sp, Treponema, Espiroquetas, Rickettsias, Chlamydias, Vibrião colérico, Listeria monocytogenes.

- Infecções das vias respiratórias – Faringites, bronquites, broncopneumonias e pneumonias.Supurações pulmonares. Infecções respiratórias causadas por Mycoplama pneumoniae.

- Infecções urinárias – Uretrites, cistites, pielites e pielonefrites.

- Infecções genitais no homem – Prostatites, vericulites e orquiepidimites.

- Infecções ginecológicas – Vulvovaginites, metrites e anexites, infecções puerperais. - Infecções dos tegumentos – Piodermites, abcessos, furúnculos, feridas e queimaduras infectadas, acne juvenil, panarícios, fleimões.

(2)

APROVADO EM

23-04-2014

INFARMED

- Conjuntivites e outras infecções oculares por bactérias susceptíveis. - Disenteria bacteriana e amebiana.

- Enterites e gastroenterites por Salmonellas

Na Sífilis, as tetraciclinas não estão indicadas a não ser em casos de alergia às β-lactaminas.

4.2 Posologia e modo de administração

Administrar por via oral com um copo cheio de água.

A dose habitual é de 200 mg no início, seguidos de 100 mg de 24 em 24 horas.

Nas infecções mais graves mantém-se por alguns dias a dose diária de 200 mg, administrados de uma só vez em cada dia ou 100 mg de 12 em 12 horas.

Para a blenorragia estabeleceu-se uma pauta posológica particular: 3 cápsulas num só dia de 8 em 8 horas.

Doxytrex pode tomar-se com as refeições sem inconveniente, visto a sua absorção não ser prejudicada pelos alimentos. Deglutir a cápsula, sem abrir no fim ou durante a refeição. Não administrar o medicamento em jejum, a fim de evitar eventuais perturbações digestivas (náuseas, vómitos).

O doente deve ser instruído a permanecer em posição ortostática durante pelo menos 30 minutos após a administração e a não tomar o medicamento antes de se deitar.

4.3 Contra-indicações

Hipersensibilidade à substância activa Doxiciclina ou a qualquer dos excipientes.

Está contra-indicado em doentes com antecedentes de hipersensibilidade às tetraciclinas e em crianças com idade inferior a 7 anos.

Insuficiência hepática. Gravidez e aleitamento.

Doxiciclina não deve ser prescrita a doentes com patologia esofágica de natureza obstrutiva, como estenose ou acalasia

4.4 Advertências e precauções especiais de utilização

É de evitar a administração em crianças com idade inferior a 7 anos, assim como na mulher grávida ou a amamentar, devido ao risco de coloração permanente dos dentes (discromia dentária).

Devido ao risco de fotossensibilização, é aconselhável evitar a exposição directa aos raios solares e aos raios ultravioletas, durante o tratamento, o qual deve ser interrompido de imediato, no caso de aparecimento de manifestações cutâneas do tipo eritema.

(3)

APROVADO EM

23-04-2014

INFARMED

Têm sido notificados casos de lesões esofágicas (esofagite e ulcerção), algumas vezes graves, com a utilização de Doxiciclina. Os doentes devem ser instruídos a tomar as cápsulas de Doxiciclina com um copo cheio de água. Devem também ser instruídos a permanecer de pé e a não tomarem o medicamento antes de se deitar.

No caso de ocorrerem sintomas, tais como disfagia ou dor retrosternal, deverá ser considerada a interrupção da terapêutica com Doxiciclina e investigada uma eventual lesão esofágica.

Doxytrex cápsulas contém lactose. Doentes com problemas hereditários raros de intolerância à galactose, deficiência de lactase ou malabsorção de glucose-galactose não devem tomar este medicamento.

4.5 Interacções medicamentosas e outras formas de interacção

Nos doentes a tomarem anticoagulantes, pode dar-se o risco de potenciação anticoagulante, pelo que o Doxytrex deve ser administrado sob rigorosa vigilância médica.

A administração simultânea de anti-ácidos contendo alumínio, cálcio, magnésio, de laxantes contendo magnésio e formulações orais de ferro diminuem a absorção da Doxiciclina, devido à acção quelante desta, com formação de complexos não absorvíveis; a carbamazepina e a fenitoína e o álcool diminuem a semivida plasmática da Doxiciclina; a Doxiciclina pode diminuir a eficácia dos contraceptivos orais.

4.6 Utilização durante a gravidez e o aleitamento

Este medicamento é de evitar na mulher grávida ou a amamentar, devido ao risco de coloração permanente dos dentes (discromia dentária).

4.7 Efeitos sobre a capacidade de conduzir e utilizar máquinas

Não foram observados efeitos sobre a capacidade de conduzir e utilizar máquinas.

4.8 Efeitos indesejáveis

Reacções alérgicas: urticária, edema angioneurótico, púrpura anafilactóide,

pericardite e anafilaxia.

Afeções dos tecidos cutâneos e subcutâneos: eritema maculopapular e

fotossensibilidade.

Frequência desconhecida: Foto-onicólise

Efeitos sobre o tubo digestivo: diarreia, náuseas, vómitos, disfagia, glossite,

enterocardite, monilíase anogenital (inflamação e prurido), esofagite (doentes que

tomam a medicação imediatamente antes de se deitarem) e ulceração esofágica.

(4)

APROVADO EM

23-04-2014

INFARMED

Efeitos hematológicos: leucopénia, trombopénia, anemia hemolítica e eosinofilia.

4.9 Sobredosagem, incluindo sintomas, medidas de emergência e antídotos

Não foram observados casos de sobredosagem. No entanto, caso ocorra acidentalmente, podem surgir vómitos, acessos febris, icterícia. Nesta situação suspender imediatamente o tratamento, tomando as medidas adequadas à situação.

5. PROPRIEDADES FARMACOLÓGICAS

5.1 Propriedades farmacodinâmicas

Grupo farmacoterapêutico: 1.1.6 Medicamentos Anti-infecciosos. Antibacterianos. Cloranfenicol e tetraciclinas.

Código ATC: J01AA02

Doxytrex (Doxiciclina) é um antibiótico de largo espectro activo em pequenas doses durante um período prolongado.

A Doxiciclina é essencialmente bacteriostática e admite-se que exerça o seu efeito antimicrobiano pela inibição da síntese proteica. É activa contra uma extensa série de microorganismos gram-positivos e gram-negativos.

A Doxiciclina é α- 6 deoxioxitetraciclina que se obtém por hidrogenação da metaciclina. As suas qualidades fundamentais em relação às outras tetraciclinas são uma melhor absorção, quer administrada só, quer administrada com os alimentos. Tem um tempo de semi-vida mais prolongado, mantendo por isso níveis plasmáticos mais elevados durante mais tempo com doses menores e mais espaçadas.

A redução da posologia reflecte-se naturalmente na tolerabilidade do produto, nomeadamente no que se refere ao tubo digestivo.

A experiência laboratorial “in vitro” mostra que a Doxiciclina exerce ma acção antibacteriana idêntica à das outras tertraciclinas. No entanto, “in vitro” mostra que a Doxiciclina exerce efeitos terapêuticos iguais ou superiores aos das outras tetraciclinas em doses muito inferiores. A diferença entre os efeitos comparados e “in vivo” é explícita sobretudo pela mais lenta eliminação renal de Doxiciclina.

A Doxiciclina é um dos antibióticos da família das tetraciclinas que apresenta um largo espectro de actividade bacteriostática, incluindo bactérias positivas, gram-negativas, Rickettsias e Clamydias.

Na realidade, ela é duas vezes mais potente que a tetraciclina em relação às bactérias gram-positivas (no caso do Streptococcus viridans é dez vezes mais activa; estirpes de de

(5)

APROVADO EM

23-04-2014

INFARMED

Streptococcus faecalis resistentes a outras tetraciclinas podem ser sensíveis à Doxiciclina); a sua actividade é também dupla, relativamente à tertraciclina, para as bactérias gram-negativas.

A Doxiciclina é um dos medicamentos mais usados na profilaxia da “diarreia dos viajantes”, causadas por vários microorganismos. É igualmente a melhor das tetraciclinas no combate às bactérias anaeróbias.

A toxicidade da Doxiciclina é semelhante à das tetraciclinas em geral, apresentando uma menor incidência de efeitos gastrointestinais, nomeadamente alteração da flora intestinal.

5.2 Propriedades farmacocinéticas

Depois da administração oral, a Doxiciclina é absorvida facilmente, com ou sem tomada de alimentos e é excretada lentamente na urina com uma semi-vida de cerca de 14 a 25 horas. A Doxiciclina é solúvel nos lípidos.

5.3 Dados de segurança pré-clínica

Não foram realizados estudos de longo termo em animais para avaliar o potencial carcinogénico da Doxiciclina. No entanto, tem havido evidência de actividade oncogénica em ratos em estudos com os antibióticos relacionados, oxitetraciclina (tumores da adrenal e pituitária) e minociclina (tumores da tiróide).

Do mesmo modo, apesar de não terem sido conduzidos estudos de mutagenicidade da Doxiciclina, foram relatados resultados positivos em ensaios efectuados com células de mamífero “in vitro” em antibióticos relacionados (tetraciclina, oxitetraciclina).

A Doxiciclina, administrada por via oral em doses tão elevadas como 250 mg/kg/dia não teve efeito aparente na fertilidade de ratos fêmeas. Não foram estudados efeitos na fertilidade masculina.

6. INFORMAÇÕES FARMACÊUTICAS

6.1 Lista dos excipientes

Conteúdo da cápsula: Lactose mono-hidratada Estearato de magnésio Talco

Cabeça da cápsula:

Óxido de ferro negro (E172) Óxido de ferro vermelho (E172) Óxido de ferro amarelo (E172) Dióxido de titânio (E171)

(6)

APROVADO EM

23-04-2014

INFARMED

Água purificada Gelatina Corpo da cápsula:

Óxido de ferro amarelo (E172) Dióxido de titânio (E171) Gelatina Água purificada 6.2 Incompatibilidades Não aplicável. 6.3 Prazo de validade 2 anos.

6.4 Precauções especiais de conservação

Não conservar acima de 25°C. Conservar ao abrigo da luz.

6.5 Natureza e conteúdo do recipiente

Blister de PVC/Alu

Embalagens com 10 e 20 cápsulas.

6.6 Precauções especiais para eliminação e manuseamento

Não existem requisitos especiais.

7. TITULAR DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO

SANÓBIA - Centro de Saúde e Estética Lda. Rua Paço d'Arcos, 11

1500-365 Lisboa Portugal

Tel.: 21 711 27 60 Fax: 21 711 27 69

8. NÚMERO (S) DE AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO

N.º de registo: 9209502 – 10 Cápsulas, 100 mg, Blister PVC/Alu N.º de registo: 9209510 – 20 Cápsulas, 100 mg, Blister PVC/Alu

(7)

APROVADO EM

23-04-2014

INFARMED

9. DATA DA PRIMEIRA AUTORIZAÇÃO / RENOVAÇÃO DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO

Revisão da Autorização de Introdução no Mercado: 24 de Abril de 2007

Referências

Documentos relacionados

Segundo Demange, esse embate se cristaliza na obra do Doutor Solene como a oposição entre a iluminação geral de Deus (que permite ao homem a abstração intelectual) e a

Com seus sensores ópticos sensíveis e materiais de alta qualidade, a proteção de água arium ® é perfeita para todos os sistemas de água ultrapura e pura. Dimensões

Para melhor compreender a complexa relação entre a Crioulidade e a cultura, o pesquisador se apóia na dicot- omia “vivido/sabido” proposta por Glissant, para quem a experiência

Uma rebelião é o que derruba uma ordem de dominação, uma ordem em que a atitude guerreira é verdadeiramente uma atitude que diz: Eis, sofremos uma ordem de dominação, não

Complexo medial do joelho, ligamento colateral medial, canto póstero-medial, instabilidade Medial soft-tissue complex of the knee, medial collateral ligament, posteromedial

--- FUNDAMENTOS: De acordo com o ponto 8.3.1 do POCAL-Plano Oficial de Contabilidade das Autarquias Locais aprovado pelo Decreto-Lei nº54-A/99 de 22 de fevereiro, na

12 cc ílhavo e cc gafanha da nazaré 15 museu marítimo de ílhavo 18 fórum municipal da juventude 20 biblioteca municipal de ílhavo 22 fórum municipal da maior idade 23

Reforma Protes- tante levou a igreja de volta para as Escrituras e também para fora dos seus portões.. Os profetas, Jesus, os apóstolos e os reformadores pregaram nas ruas,