• Nenhum resultado encontrado

Comparação da Capacidade de Selamento de Quatro Técnicas de Obturação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Comparação da Capacidade de Selamento de Quatro Técnicas de Obturação"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

INTRODUÇÃO

O objetivo final da endodontia é a completa obtu-ração do sistema de canal radicular. Os estudos1,2

reve-laram que a maior causa de insucesso na endodontia é o fechamento imcompleto do espaço do canal. Tem sido determinado que aproximadamente 60% do ‘in-sucesso é devido à obturação inadequada do sistema de canal radicular2.

Muitas técnicas de obturação por guta-percha tem sido usadas para fechar o sistema de canal radicular. No momento, a condensação lateral de guta-percha e uma variedade de técnicas de obturação com guta-per-cha termo plasticizada são as técnicas restauradoras mais comumente usadas. Schilder3,4 popularizou a

obturação do canal radicular via método guta-per-cha aquecida. Yee et al.5 introduziram o concerto de

obturação moldada por injeção de guta-percha termo plasticizada. Baseado nesse conceito, a Hygienic Corp. desenvolveu um sistema de aplicação de guta-percha termo plasticizada, moldada por injeção, à baixa tem-peratura (Ultrafil).

Entre outros novos sistemas para obturação do canal radicular esta o sistema Canal Finder (Endo Technic Corp., Tustin, Ca). Com essa técnica, além de ser possível Iimpar e dar forma ao canal, o clinico pode também usá-lo para facilitar a obturação. Goldman et

Comparação da Capacidade de Selamento

de Quatro Técnicas de Obturação

Comparison of the Sealing Ability offour Obturation Techniques.

Journal of Endodontics, v. 16, n. 09, Setembro - 1990.

(001.ART).

RESUMO

Este estudo comparou o selamento apical produzido por quatro tgcnicas de obturação. 0 sistema Canal ,Finder foi comparado com a técnica de condensado lateral, com o sistema Ultrafil e com as técnicas de guta-percha aquecida. Quarenta e dois denies anteriores de raiz única foram trabalhados. Dez dentes não eram obturados e serviram como controles negativo e positivo. 0 selamento apical foi testado quanto a infiltração com tintura de azul de metileno a 0, 25% Os dentes foram seccionados horizontalmente e a penetração da tintura foi determinada com o medidor boley. Os resultados obtidos não revelaram diferença significative entre as quatro técnicas de obturação.

HenryAnthony Greene, DDS, Marston Wong, DDS, MS,

Timothy A. Ingram 111, DDS, MS.

al.6 concluiram que o sistema Canal Finder mantinha

a configuração original do canal com mais fidelidade do que com instrumentação manual.

Durante a obturação do canal, o sistema Canal Finder usa um ponto principal e pontos acessórios, mas a disposição deles é facifitada por um instrumento manual motorizado, contendo um calcador de haste longa. 0 instrumento é ligado e operado por sete a dez segundos a 6000-7000 rpm. 0 movimento básico do instrumento é uma vibração para cima e para baixo lon-gitudinalmente. De acordo com o fabricante, a ficção criada pelo calcador e pela pasta especial seladora de canal de uma parte, aumenta o fluxo de guta-percha no terço apical e nos canais laterais.

Vários investigadores tem avaliado o selamento api-cal obtido por essas diversas técnicas de obturação por guta-percha. Benner et al.7 não encontraram diferença

significative em selamentos apicais produzidos pela condensação lateral, termomecânica ou pelas técnicas de McSpadden. ElDeebetal.8 avaliaram a infiltração

apical obtida com as mesmas três técnicas e encontra-ram, através de medidas lineares e volumétricas, menor infiltração de tintura para a técnica de guta-percha aque-cida. Recentemente, LaCombe et al.9 compararam o

selamento apical nas técnicas de condensação lateral, e com guta-percha termo plasticizada e moldada por injeção à baixa (Ultrafil) e alta temperatura (sistema

(2)

MATERIAIS E MÉTODOS

Quarenta e dois antero-superiores e antero-inferi-ores humanos extraidos, com ápices completamente formados, foram utilizados neste estudo. Desses den-tes, dez, servindo como controles, não foram obtura-dos. Os mesmos foram divididos em seis grupos para a avaliação do selamento apical. Cada grupo teve uma mistura de dentes anteriores superiores e inferiores. Todos os quarenta e dois estavam livres de fraturas, sem cáries e reabsorção interna conforme revelado por radiografias, contendo canais retos, de boa qualidade, grandes e pequenos.

Cada dente foi numerado e designado a um dos seguintes grupos experimentais: o Grupo 1 formado por oito dentes obturados usando condensação lateral por guta-percha e selador graduado tipo Roth 801 Elite Obtura). Os resultados revelaram que a técnica de

condensação lateral por guta-percha produziu signifi-cativamente menor infiltração linear que aquelas com guta-percha tennoplasticizada A baixa ou alta temper-aturas. Entretanto, os resultados espectrofotométricos não revelaram a diferença quanto à infiltração apical entre os três grupos. Até o presente momento, não há informação a respeito da qualidade do selamento apical produzido pelo sistema Canal Finder.

0 objetivo desse estudo foi comparar a capacidade de selamento de quatro técnicas diferentes de obtura-ção. 0 sistema Canal Finder foi comparado com o de condensação lateral por guta-percha, o sistema Ultrafil e a técnica de guta-percha aquecida e seccionada. Em-bora o Canal Finder tenha a capacidade de limpar e dar forma ao canal radicular, o presente estudo somente avaliou a capacidade de obturação do sistema.

Fig. 2 - Espécime obturado pelo sistema UItrafil. Note os selantes ilhados

(manchas claras e as pequenas falhas (manchas escuras) na guta-percha. Esta região ao nível de 5mm demonstra penetração de tintura na dentina e ao redor periférico da guta-percha (ampliação do original x 17).

Fig. 1 - Espécime obturado pela técnica de condensação lateral. Observe

a falha à esquerda e penetração de tintura na dentina e na periferia da guta-percha ao nível de 6mm (arnpliação do original x 20).

(3)

Fig. 4 - Espécime obturado pela técnica de guta-percha e pequenas ilhas

de selantes na periferia da porção inferior ao nível de 9.8mm (ainpliação do original x IO).

(Roth Drug Co., Chicago, IL). O Grupo 2 formado de oito dentes obturados usando o sistema Ultrafil (Hy-genic Corp., Akron, OH) e selador Roth. O Grupo 3 fonnado por oito dentes obturados usando o sistema Canal Finder e pasta seladora de canal Endo Technic. 0 Grupo 4, por oito dentes obturados usando a técnica de guta-percha aquecida e seccionada e o selador Roth. 0 Grupo 5 era composto por cinco dentes como controle positivo em canais não restaurados e ápices abertos. 0 grupo 6, como controle negativo, era composto por cinco dentes com canais não restaurados e àpices fechados com Dycal (D. L. Caulk Division, Dentsply Intemational Inc., Milford, DE) e esmalte de unhas.

Os dentes experimentais foram imersos em uma solução de hipoclorito de sódio a 5,25% por uma hora, para remover o tecido aderente e fragmentos orgânicos. Em seguida, foram raspados com uma lâmina Bard

Parker, enxaguados e mantidos em água destilada. O acesso lingual foi completado por uma broca de fis-sura reta e brocas Gates Glidden. O comprimento de trabalho foi detenninado por radiografias para estarem a 1,0 mm aproximadamente do àpice radiografado. Limas Kerr (Sybron/Kerr, Romulus, MI) foram usa-das em tamanhos progressivos até que na preparação apical variassem de números 30 A 55 dependendo do tamanho do dente. Os canais foram então alargados conicamente com as limas Keer em forma recuada. O preparo do canal variou entre os números 45 à 80. Durante a instrunentação, os canais foram irrigados com hipoclorito de sódio a 5,25%, o qual também foi usado entre as limas. Após a instrumentação, os ca-nais foram irrgados com hipoclorito de sódio a 5,25%, secados com pontas de papel absorvente e guardados em uma solurdo úmida até a obturação.

Fig. 3 - Espécine obturado pelo Sistema Canal Finder.Observe a

quan-tidade de selante e a falta de guta-percha adequadamente condensada, esta região ao nível de 2,8mm demonstra penetração de tintura 3600 ao redor do selante e quase total penetração na dentina (ampliação do original x 16).

(4)

Os canais do Grupo I foram obturados usando a téc-nica de condensação lateral. Antes da obturação, cada canal foi irrigado com ácool isopropilitico e secados com pontas de paper absorvente. Um cone principal de guta-percha (Sybrom/ Kerr) foi então ajustado com um arranco no comprimento de trabalho.Uma fina camada de selador foi colocada, usando uma lima Keer um número menor que a lima apical principal. A lima foi colocada no comprimento de trabalho e, então, movimentada para dentro e para fora ao longo das paredes do canal. Em seguida à colocação do cone principal, foi realizada a con-densação lateral com guta-percha com a colocação de um condensador MA57 (Premier Dental Products Co., Nor-ristown, PA) aproximadamente 2,0 mm do comprimento de trabalho para o cone inicial acessório.

O Grupo 2 foi obturado usando a técnica Ultrafil (Hygenic Corp. Ultrafil Technique Manual). A técnica consiste de uma seringa de injeção adaptada com agul-has calibre 22 (equivalente a uma lima número 70), cânulas de guta-percha c um aquecedor portátil de 120 V, a uma temperatura pré-estabelecida de 90ºC. Os ca-nais foram irrigados, secos c revestidos com um selador Roth, confonne descrito anteriormente, para a técnica de condensação lateral. A seringa de injeção de baixa temperatura, com agulha acoplada, foi aquecida por 15 minutos, o que pennitiu a guta-percha fluir a 70ºC. A agulha foi inserida 6-8 mm anteriormente a partir do comprimento de trabalho dos canais e a guta-percha foi injetada até apoiar-se na câmara pulpar.

O grupo 3 foi obturado com guta-percha usando o

sistema Canal Finder (Endo Technic Corp. Instruction Manual). Os componentes de obturação para esse siste-ma consistem de inserção no contra-ângulo do Canal Finder, para o instrumento manual de baixa velocidade, calcador suave para condensação vertical número 30 e pasta Endo Technic seladora de uma parte. Os canais foram irrigados e secos como previamente descrito.O cone principal foi ajustado ao arranco, revestido com a pasta seladora e, então, assentado completamente no canal. Em seguida, o calcador suave de número 30, acoplado ao contra ângulo, foi inserido adjacente ao cone principal 2-3 mm próximo do comprimento de trabalho. O motor do instrumento manual (Shorty Low Speed Handpiece; Midwest American/Dental Division of American Hospital Supply Corp.; Des Plaines, IL) foi então acionado e operado por 7-10 minutos a aproximadamente 6000 rpm. O instrumento manual usado possui um motor à ar, de duas velocidades, com máximo de 6000 rpm nos limites de baixa velocidade e 30000 rpm nos limites de alta velocidade. A obtura-ção foi efetuada à velocidade máxima nos limites de baixa velocidade. Após a retirada do calcador, um cone acessório, recoberto com uma fina camada de selador, foi inserido no canal. Este procedimento foi repetido usando o calcador suave número 30 até que o canal fosse completamente obturado.

O grupo 4 foi obturado usando a técnica de guta-percha aquecida e seccionada10 . Novamente, os canais

foram irrigados e secos como descrito anteriormente. Um calcador com cursor de borracha foi selecionado

1 2 3 4 5 6 1 2 3 4 5 6 7 8 Média

Tabela 1 - Penetração de tintura em cada dente e penetração média do grupo em milhões.

Condensação

Lateral Ultrafil Canal Finder Guta-percha seccionada Controle Positivo Dente 6.0 10.9 5.8 8.1 5.5 8.4 6.5 9.6 7.6 6.3 13.9 13.5 3.4 2.1 5.6 7.8 6.0 7.3 7.1 8.7 3.3 5.3 6.6 5.5 10.0 10.1 7.1 Controle Negativo 9.2 10.9 7.8 6.8 3.4 6.8 7.8 9.1 7.1 15.4 12.0 12.0 10.5 12.9 0 0 0 0 0 0 Material Grupo

(5)

25 10 15 20 5 Condensação

Lateral Ultrafil Canal Finder Guta-PerchaSeccional

Penetração de Corante (mm)

Fig. 6 - Espécime obturado pelo Sistema Canal Finder. Note a ausência

de selante na periferia do canal (falhas) e condensação insuficiente ao nivel de 2,2 mm (ampliação do original x 2 1).

Fig. 5 - Alcance da penetração de tintura para os quatro grupos. Cada

grupo contém oito dentes.

Obturação Material

para ajustar em 3mm próximo do comprimento de tra-balho sem aderir. Então, o cone principal foi ajustado com um arranco no comprimento de trabalho e sec-cionado em partes de 3-4 mm.O selador do tipo Roth 801 Elite foi colocado no canal conforme descrito previamente para condensação lateral. O calcador foi aquecido e 3mm da secção da guta-percha foi aderida à extremidade. Esta guta-percha foi levemente plastificada na lamparina antes de inseri-la cuidadosamente no canal, até o comprimento de trabalho. 0 calcador foi removido após rotação em ambas as direções. Esse procedimento foi repetido usando secções seqüenciais adicionais do cone principal até que a obturação do canal atingisse o nivel da câmara pulpar. Ao se obturar os canais coronalmente, sucessivos calcadores de diâmetros maiores foram usados para condensar a guta-percha.

Após a obturação dos Grupos 1 a 4 foram tiradas radiografias das faces bucal e mesial de cada dente para avaliar a qualidade de condensação da guta-per-cha. Os dentes que mostraram evidências radiogril-ficas de obturações questionáveis foram refeitos. As aberturas de acesso foram, então, seladas com verniz copal (Plastodent Inc., Bronx, NY) e amálgama Tytin (Sybrom/Kerr). Esses dentes foram guardados em solução úmida, por uma semana, para permitir a fixa-ção do selador11.

Os canais dos dentes do Grupos 5 e 6 não foram obturados. Esses dentes foram mantidos no mesmo ambiente úmido dos Grupos 1 à 4 após terem sido vedadas as aberturas de acesso com verniz copal e amágáma em ambos os Grupos. Os controles posi-tivos (Grupo 5) foram preenchidos com água12 antes

que as aberturas de acesso fossem seladas com verniz copal e amálgama. Uma lima Keer número 20 ou 40 (dependendo do tamanho do canal) foi inserida através do ápice para prevenir infiltração de água até que os dentes estivessem prontos para a submerção em tintura de azul de metileno.

Após uma semana os dentes foram removidos da solução úmida. Aproximadamente 1,0 mm do terço api-cal das raizes dos grupos 1á 4 foi gradualmente removi-do com uma broca de fissura reta até o aparecimento da Fonte SS df MS F* 8.4 3 2.8 0.35 223.3 28 7.97 231.7 31 Coluna Residual Total

Tabela 2 - Análise de variância da penetração de tintura como sistema Canal Finder em comparação com as técnicas de

condensação lateral, Ultrafil e Guta-percha seccionada.

(6)

Fig. 7 - Espécime obturadopelo sistema Canal Finder. Note a grande

quantidade de selante e a falta de boa condensação ao nível de 9,2 mm (ampliação do original x 15).

intactos. Os dentes experimentais foram suspensos por fio dental em um tubo de ensaio fechado contendo tintura de azul de metileno a 0,25%, por 7 dias, a 37ºC. Após a remoção da tintura, os dentes foram enxaguados por 5 minutos em água de tomeira. Então, foram res-friados em um refrigerador por 30 minutos. O esmalte de unhas e a cera foram removidos dos dentes com escarificadores. Em seguida, os dentes foram mantidos à temperatura ambiente em solução úmida até serem seccionados. Todo o seccionamento e medição foram feitos pelo mesmo investigador. Cada dente foi codifi-cado de modo que o avaliador não pudesse identificar a técnica de obturação usada.

Foi aberta uma fenda na borda incisal de cada dente experimental para acomodar o medidor Boley durante as medições. Cada dente foi seguro manualmente com o ápice voltado para cima. Os dentes foram seccionados perpendicularmente aos seus longos eixos com uma broca número 57 (Midwest American, Des Plaines, IL) em um instrumento manual de alta velocidade, enquanto observados através de uma ampliação de X2 e X4 sob uma lupa Parlinda 2X-4X (United King-dom Design, Hong Kong). O medidor Boley foi usado para medir cada dente, desde a abertura incisal até a extremidade da raiz, antes da raspagem. Em seguida, foi feita outra medição determinando a penetração da tintura. Cada medição inicial e final foi tomada tres vezes e a média entre elas foi usada. A medição inicial menos a segunda forneceu os milímetros de penetra-ção da tintura.O término da penetrapenetra-ção da tintura foi definido como o ponto onde ela não penetrou mais a guta-percha, sua interface com a parede dentinária ou os túbulos dentinários.

Após a coleta dos dados, os dentes codificados foram identificados. Os grupos foram comparados usando análise de uma via de variância (ANOVA). RESULTADOS

Os controles positivos (Grupo 5) mostraram uma penetração de tintura nos canais e nos túbulos dentinários. Em 3 dos dentes, a penetração da tintura ultrapassou a junção cemento esmalte nas coroas. A penetração da tintura nos outros dois dentes cobriu aproximadamente 3/4 do comprimento dos canais. Os controles negativos (Grupo 6) não revelaram penetra-ção de tintura. Nos grupos experimentais, a obturapenetra-ção por guta-percha com o sistema Canal Finder (Grupo cor rósea da guta-percha. A1ém disso, foi cortado 1,0

mm do terço apical dos dentes dos Grupos 5 (controle positivo) e 6 (controles negativos). Os ápices dos dentes dos Grupos 1 à 4 e 6 foram cobertos com uma camada de Dycal. Isso foi feito para facilitar a exposição da guta-percha quando da posterior remoção da cera e do esmalte de unhas do ápice das raizes. Os materiais e métodos apartir desse ponto são similares àqueles de Spradling e Senia12. Foi amarrado fio dental encerado

em volta das coroas, após o que os dentes foram recobe-rtos com duas camadas de esmalte de unhas, permitindo a secagem de cada camada entre aplicações. Cada dente experimental foi imerso duas vezes em cera derretida (prato de cera com base flexivel; Dentsply, New York, NY). A primeira camada estava endurecida antes que a segunda fosse aplicada.

As limas Keer, inseridas através dos ápices do grupo de controle positivo, foram removidas deixando o canal desobstruido. Os controles negativos foram deixados

(7)

3) revelou a menor penetração de tintura, enquanto a técnica de guta-percha aquecida e seccionada (Grupo 4) revelou a maior de todas. A obturação com o sistema Ultrafil (Grupo 2) e a técnica de condensação lateral (Grupo 1) tiveram a segunda e terceira médias mais altos de penetração de tintura, respectivamente. Foto-grafias representativas de cada grupo experimental são mostradas nas Figuras 1 à 4.

Os resultados iniciais e a média de cada grupo experimental estão listados na Tabela 1, o limite de cada grupo está traçado na figura 5 e análise de variância é mostrada na Tabela 2.Foi usada a análise de variância para determinar a manifestação da penetração de tin-tura onde p<0,05. Os resultados da análise de variância revelam que não houveram diferenças significativas entre as médias dos grupos.

DISCUSSÃO

Os ápices dos dentes experimentais foram cortados ao nível onde a guta-percha começou a aparecer para assegurar a medição direta do selamento por guta-percha, para eliminar, também, variáveis na anatomia apical e para eliminar a presença de tampões de dentina apical. Harrison e Todd 11 mostraram que a resecção

de 3-4 mm da porção apical da raiz com uma broca em um instnunento manual em alta velocidade, não afeta adversamente o selamento de uma obturação de canal radicular por guta-percha adequadamente condensada. Embora muitos estudos de infiltração 9,12-14 permitissem

penetração da tintura através da manutenção de um forame apical deso-bstruído, no presente estudo, a pen-etração de tintura mediu diretamente o selamento por guta-percha a partir da remoção do forame apical.

Quanto à penetração média de tintura, os resultados deste estudo mostram semelhanças e diferenças com outros estudos de tintura. Uma explicação para as dife-renras aparentes pode estar no tamanho do instrumento usado para manter o forame apical aberto. Parece ha-ver uma tendência ao fato de que quanto maior a lima usada para manter a desobstrução, maior a infiltração linear. LaCombe et al.9 usaram uma lima número 10

para manter a desobstrução do forame e obtiveram um valor médio de infiltração por condensação lateral de 0,05 mm. ElDeeb13 usou uma lima de número 15 para

manter a desobstrução do forame e teve uma infiltração média por condensação lateral de 4,45 mm. Matloff et al.14 usaram uma lima de número 20 para desobstrução

do do forame e observaram uma infiltração média por condensação lateral de 6,8; 7,8 e 8,2 mm. Spradling e Senia 12 trabalharam os dentes com pelo menos uma

lima número 35 no forame apical e obtiveram uma infiltração média de tintura por condensação lateral de 10,37 mm. A partir de nossas observações no presente estudo, a quantidade visível de guta-percha seria pro-vavelmente equivalente ao diâmetro da ponta de uma lima número 35-50. A infiltração média de tintura para este estudo foi de 7,6 mm para a condensação lateral.

A tintura de azul de metileno a 0,25% não teve o seu pH ajustado para 7. Seu pH de 4,7 ± 0,5, embora levemente ácido, poderia ter um efeito dissolvente na porção inorgânica dos tecidos, alterando, assim, a quan-tidade de infiltração15. Isso pode explicar em parte, os

altos registros de infiltração observados quando com-parados com outros estudos, se esses estudos tivessem usado soluções de tintura de pH ajustado.

Embora não tenha sido encontrado diferenças significativas entre as técnicas, a obturação com o sistema Canal Finder mostrou a menor média de penetração por infiltração quando comparada com os outros grupos experimentais. Surpreendentemente a amostra com menor infiltração (3,3 mm) nesse grupo, tinha pouco selador, mas foram observados múltiplos cones distintos de guta-percha (Figura 6). Entretanto, na maioria das vezes, uma observação comum nesse grupo foi a grande quantidade de selador encontrada e a falta de guta-percha adequadamente condensada (Figura 7). Peters16 tem demonstrado que técnicas de

obturação com grandes quantidades de selador desa-parecerão facilmente ao longo do tempo. é possível que o mínimo de 6000 rpm não tenha sido atingido durante a obturação e, como resultado, foram vistos múltiplos cones distintos de guta-percha. Experiên-cias em blocos plásticos sem selador, revelaram que o componente friccional do Canal Finder parece não ser suficientemente intenso para amolecer a guta-percha, em qualquer intensidade durante a obturação. Apar-entemente, o efeito amolecedor do óleo de eucalipto no selador, e o bombeamento do condensador por 7 à 10 segundos, fornecem a condensação necessária para a obturação pelo sistema Canal Finder. Isso ainda ndo é suficiente para produzir uma massa homogênea de guta-percha.

Os resultados do presente estudo comprovam os resultados espectrofotométricos de LaCombe et al.9,

(8)

nos quais o sistema Ultrafil compara-se favoravelmente com a técnica de condensação lateral. Eles também reforçam os resultados de Benner et al.7 que não

encon-traram diferença significativa em selamentos apicais obturados pela condensação lateral ou técnica de con-densação aquecida vertical (tenno-mecânica).

CONCLUSÕES

Nas condições deste estudo, não foram observadas diferenças significativas de infiltração apical entre as técnicas de obturação guta-percha com condensação lateral, guta-percha aquecida, sistema Ultrafil e sistema Canal Finder.

REFERÊNCIAS

1. Dow RP, Ingle JI. Istope determination of root canal failure. Oral Surg 1955;8: 1100-4.

2. Ingle JI, Beveridge EE. Endodontics. 2nd ed. Philadelphia: Lea & Febiger, 1976:34-57.

3. Shilder H. Filing root canals in three dimensions. Dent Clin North Am 1967;11:723-44.

4. Nguyen NT. Obturation of the root canal system. In: Cohen S, Burns Rc, eds. Pathways of the pulp. 4th ed. St. Louis: CV Mosby Co., 1987:210-6.

5. Yee FS, Marlin J, Krakow AA, Gron P. Three-dimensional obturation of the root canal using injection-molded, thermoplasticized dental gutta-percha. J Endodon 1977;3:168-74.

6. Goldman M, Sakurai E, Kronman J, Tenca JI. An in vitro study of the pathfind-ing ability a new automated handpiece. J Endodon 1987;13:429-33

7. Bernier MD, Grower M, Bernier WE. Evaluation of a new thermoplastic gutta-perch obturation techique using 45CCa. J Endodon 1981;7:500-8.

8. ElDeeb ME, Zucker KJ, Messer H Apical leakage in relation to radiographic dentisty of gutta-percha using diferent obturation techniques. J Endodon 1985;11:25-9.

9. LaCombe JS, Campbell AD, Hicks ML, Pelleu GB. A comparison of the apical seal produced by two thermoplasticized injectable Gutta-percha techiniques. J Endodon 1988;14:445-50.

10. Fahid A, Taintor JF. Sectional warm gutta-percha technique. Gen Dent 1985;33:440-4.

11. Harisson JW. Todd MJ. The effect of root resection on the sealing property of root canal obturations. Oral Surg 1980;50264-72.

12. Sprading PW, Senia SE. The relative sealing ability of paste-type filing materials. J Endodon 1982;8:543-9.

13.ElDeeb ME. The sealing ability of injection-molded thermoplaticized gutta-percha. J Endodon 1985;11:84-6.

14. Matloff IR, Jensen JR, Singer L, Tabibi A. A comparison of methods used in root canal sealability studies. Oral Surg 1982;53:203-8.

15. Antoniazzi JH, Mjor IA, Nygaard-Ostby B. Assessment of the sealing proper-ties of root filing materials. Odontol Tidskr 1968:76:261-71.

16. Peters DD. Two-year in vitro solubity evaluation of four gutta-percha sealer obturation techniques. J Endodon 1986;12:139-45.

17. Michanowicz A. Czonstkwsky M. Sealing properties of an injection-ther-moplasticized low-temperature (70ºC) gutta-percha: a preliminary study. J Endondon 1984;10:563-6.

18. Czonstkowsky M, Michanowicz A, Vazquez JA. Evaluation of an injection of thermoplasticized low-temperature gutta-percha using radioactive isotopes. J Endodon 1985;11:71-4.

Referências

Documentos relacionados

Resultados: Os parâmetros LMS permitiram que se fizesse uma análise bastante detalhada a respeito da distribuição da gordura subcutânea e permitiu a construção de

Assim, este trabalho apresenta uma abordagem que tem como objetivo principal: (i) analisar a cobertura de código levando em consideração os fluxos de chamadas existentes no sistema

deu também atenção ao dedo pivô nas mudanças de posição. Os acordes com arcada para baixo foram trabalhados com maior quantidade de arco, deixando cair o cotovelo

O estudo tem o propósito de apresenta r abordagens sobre os mesmos e como podem contribuir paras a contabilidade e gestão estratégica de custos, fazendo uso de :

1) La eficiencia de la gestión empresaria depende tanto de la capacidad y conocimientos que tengan los responsables de llevarla a cabo, cuanto de la motivación que tengan

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

Detecção de DNA de Theileria equi pelo nested PCR, em amostras de sangue de éguas doadoras de embrião naturalmente infectadas, antes e após tratamento com