• Nenhum resultado encontrado

QUADRO DE EQUIVALÊNCIA, SUBSTITUTAS E CONTIDAS FACULDADE DE ENFERMAGEM CCV 1º PERÍODO CURRÍCULO 2009

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "QUADRO DE EQUIVALÊNCIA, SUBSTITUTAS E CONTIDAS FACULDADE DE ENFERMAGEM CCV 1º PERÍODO CURRÍCULO 2009"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

QUADRO DE EQUIVALÊNCIA, SUBSTITUTAS E CONTIDAS – FACULDADE DE ENFERMAGEM – CCV

1º PERÍODO – CURRÍCULO 2009

DISCIPLINA A DISCIPLINA B

Código Disciplina C/H Curso Disciplina CH Código Curso Ano do

Currículo Conclusão 01264 Anatomia 51T 17P Enfermagem Anatomia E 51T 17P 01264 Enfermagem 2008

Ementa: Estudo morfológico do corpo humano, da localização e da relação estrutural dos órgãos e sistemas. Estudo dos tecidos fundamentais do organismo humano.

E EE E

Anatomia Geral 34T 34P 79529 Fisioterapia 2008 Ementa: Estudo morfológico do corpo humano, da

localização e da relação estrutural dos órgãos e sistemas. Ementa: Estuda a construção e a anatomia geral dos sistemas do corpo humano, seus planos e eixos, nomenclaturas, fatores gerais de variação, métodos de estudo e aspectos radiográficos normais das estruturas.

C C C C

03708 Citologia e Histologia 34 T Enfermagem Histologia E 17T 64670 Enfermagem 2008 Ementa: Estudo morfológico do corpo humano, da localização e

da relação estrutural dos órgãos e sistemas. Estudo dos tecidos fundamentais do organismo humano.

C C C C

Biologia OU 17T 75604 Enfermagem 2008

Ementa: Estudo da citologia, embriologia, genética e evolução. Histologia E 34T 34P 82171 Ciências Farmacêuticas 2008

Ementa: Estuda as características básicas dos diferentes tecidos do organismo: epitelial, conjuntivo, adiposo, cartilaginoso, muscular e nervoso; pele e anexos; sistemas glandular nos diferentes tecidos. Estuda a reprodução humana, o desenvolvimento embrionário e os folhetos germinativos.

C C C C

Biologia, Citologia e Genética 34T 69094 Nutrição 2008 Ementa: Estudo da citologia, embriologia, genética e

evolução. Estudo dos tecidos fundamentais do organismo humano.

Ementa: Abordagem do estudo de célula eucariótica, processos metabólicos de natureza biológica determinado pela nutrição; compartimentalização celular; metabolismo de nutrientes; produção de energia; transmissão genética. Organismos modificados pela engenharia genética: alimentos transgênicos.

S SS S

69230 Bioquímica 17T Enfermagem Bioquímica OU 17T 69230 Enfermagem 2008 Ementa: Estudo dos processos básicos fisiológicos e biofísicos

dos sistemas: neuromuscular, cardiovascular, respiratório, renal, digestivo, endócrino geral e da reprodução. Estudo básico bioquímico das proteínas, das enzimas, do sangue, da linfa, do líquor e secreções digestivas; do metabolismo de carboidratos, lipídeos, proteínas e vitaminas e suas inter-relações.

E EE E

Bioquímica 68T 17P 69230 Nutrição 2008

Ementa: Estudo básico bioquímico das proteínas, das enzimas, do sangue, da linfa, do líquor e secreções digestivas; do metabolismo de carboidratos, lipídeos, proteínas e vitaminas e suas inter-relações.

Ementa: Estudo da composição química e dos processos enzimáticos que ocorrem com os nutrientes no trato digestório. Equilíbrio ácido-básico dos líquidos corporais e metabolismo de biomoléculas.

C C C C

(2)

QUADRO DE EQUIVALÊNCIA, SUBSTITUTAS E CONTIDAS – FACULDADE DE ENFERMAGEM – CCV

1º PERÍODO – CURRÍCULO 2009

DISCIPLINA A DISCIPLINA B

Código Disciplina C/H Curso Disciplina CH Código Curso Currículo Ano do Conclusão 03709 Parasitologia e Processos Patológicos gerais 34T Enfermagem Parasitologia E 17T 82228 Enfermagem 2008

Ementa: Introdução ao estudo da Patologia. Degenerações celulares e necroses. Distúrbios hidroeletrolíticos e circulatórios. Processo inflamatório, reparação e cicatrização. Distúrbios do crescimento celular e neoplasias. Introdução à Parasitologia. Interações parasito-hospedeiro. Classificação e nomenclatura zoológica. Estudo biológico dos principais protozoários, helmintos e artrópodes de interesse clínico.

C CC C

Processos Patológicos Gerais OU 17T 80004 Enfermagem 2008 Ementa: Introdução ao estudo da Patologia. Degenerações

celulares e necroses. Distúrbios hidroeletrolíticos e circulatórios. Processo inflamatório, reparação e cicatrização. Distúrbios do crescimento celular e neoplasias. Introdução à Parasitologia. Interações parasito-hospedeiro. Classificação e nomenclatura zoológica. Estudo biológico dos principais protozoários, helmintos e artrópodes de interesse clínico.

C CC C

Parasitologia e Saúde E 34T 34P 01334 Ciências Biológicas 2008 Ementa: Estudo geral dos parasitas. Ciclos biológicos e

hospedeiros. Principais parasitoses brasileiras: patogenia, epidemiologia e profilaxia. Identificação e métodos de estudo dos parasitas.

C CC C Noções de Patologia Humana 34T 78018 Terapia Ocupacional 2008

Ementa: Introdução à Parasitologia. Interações parasito-hospedeiro. Classificação e nomenclatura zoológica. Estudo biológico dos principais protozoários, helmintos e artrópodes de interesse clínico. Introdução ao estudo da Patologia. Degenerações celulares e necroses. Distúrbios hidroeletrolíticos e circulatórios. Processo inflamatório, reparação e cicatrização. Distúrbios do crescimento celular e neoplasias.

Ementa: A patologia geral fornece elementos às disciplinas profissionalizantes, por noções simples da etiologia, patogenia, anatomia patológica e fisiopatologia das alterações mais comuns que ocorrem com os tecidos humanos e órgãos, não se detendo em patologias de um órgão em especial.

C CC C

75884 Nutrição Aplicada à Saúde 17T Enfermagem Nutrição Aplicada Á Saúde 17T 75884 Enfermagem 2008 Ementa: Conhecimento sobre nutrição básica nos

diferentes ciclos de vida do indivíduo. Metodologia da assistência nutricional em saúde. Dietoterapia relacionadas a patologias que afetam o indivíduo adulto.

Ementa: Conhecimento sobre nutrição básica nos diferentes ciclos de vida do indivíduo. Metodologia da assistência nutricional em saúde. Dietoterapia relacionadas a patologias que afetam o indivíduo adulto.

E E E E

75655 Psicologia 34T Enfermagem Psicologia 34T 75655 Enfermagem 2008 Ementa: Analisa conceitos básicos da psicologia,

discutindo a estrutura e funcionamento psíquico do indivíduo, as fases do desenvolvimento da personalidade e os principais modelos da psicologia moderna.

Ementa: Conceitos básicos da Psicologia. Estrutura e funcionamento psíquico do indivíduo. Fases do desenvolvimento da personalidade. Principais modelos da Psicologia Moderna.

E E E E

(3)

QUADRO DE EQUIVALÊNCIA, SUBSTITUTAS E CONTIDAS – FACULDADE DE ENFERMAGEM – CCV

1º PERÍODO – CURRÍCULO 2009

DISCIPLINA A DISCIPLINA B

Código Disciplina C/H Curso Disciplina CH Código Curso Ano do

Currículo Conclusão 79511 Metodologia do Trabalho Científico 34T Enfermagem Pesquisa em Enfermagem E 34T 79502 Enfermagem 2008

Ementa: Noções básicas das Teorias do Conhecimento. Conhecimento científico e conhecimento do senso comum. Importância da problematização em pesquisa, linhas de pesquisa e as diversas naturezas da pesquisa. Instrumentos metodológicos necessários à elaboração de trabalhos científicos. Estudo dos conceitos utilizados em Bioestatística e sua aplicação na saúde. Indicadores bioestatísticos, o método científico e o método estatístico.

C CC C

Bioestatística Aplicada à Enfermagem OU 34T 79511 Enfermagem 2008 Ementa: Noções básicas das Teorias do Conhecimento.

Conhecimento científico e conhecimento do senso comum. Importância da problematização em pesquisa, linhas de pesquisa e as diversas naturezas da pesquisa. Instrumentos metodológicos necessários à elaboração de trabalhos científicos. Estudo dos conceitos utilizados em Bioestatística e sua aplicação na saúde. Indicadores bioestatísticos, o método científico e o método estatístico.

C CC C

Metodologia do Trabalho Científico OU 34T 72681 Fisioterapia 2007 Ementa: Visão geral da vida acadêmica, com fornecimento dos

instrumentos operacionais, técnicos, lógicos e epistemológicos para a elaboração dos trabalhos científicos na Universidade.

C CC C Metodologia da Pesquisa Científica 34T 87181 Nutrição 2008

Ementa: Analisa noções básicas das Teorias do Conhecimento, o conhecimento científico do senso comum. Descreve a importância da problematização em pesquisa, linhas de pesquisa e as diversas naturezas da pesquisa bem como os instrumentos metodológicos necessários à elaboração de trabalhos científicos.

Ementa: Estudo das dimensões sociais relacionadas à produção do conhecimento, discutindo a relação da teoria e da pesquisa, bem como os procedimentos básicos e as etapas do processo de pesquisa.

C CC C

75787 Saúde Ambiental Aplicada à Enfermagem 34T Enfermagem Saúde Ambiental Aplicada à Enfermagem 34T 75787 Enfermagem 2008 Ementa: Analisa aspectos da saúde ambiental e do

saneamento do meio relacionando-os com os agravos à saúde individual e coletiva. Discute medidas de combate e controle das poluições das águas, atmosférica, sonora, dos artrópodes e roedores. Promove conhecimento dos aspectos que envolvem o saneamento básico das habitações, locais de trabalho, estudo e recreação, bem como desenvolvimento sustentável e tópicos de vigilância sanitária.

Ementa: Relaciona aspectos da saúde ambiental e do saneamento do meio com os agravos à saúde individual e coletiva. Noções básicas de ecologia. Medidas de combate e controle das poluições das águas, atmosférica, sonora, dos artrópodes e roedores. Conhecimento dos aspectos que envolvem o saneamento básico e saneamento das habitações, locais de trabalho, estudo e recreação. Higiene dos alimentos.

E E E E

QUADRO DE EQUIVALÊNCIA, SUBSTITUTAS E CONTIDAS – FACULDADE DE ENFERMAGEM – CCV

1º PERÍODO – CURRÍCULO 2009

(4)

DISCIPLINA A DISCIPLINA B

Código Disciplina C/H Curso Disciplina CH Código Curso Ano do

Currículo Conclusão 72532 Sociologia 34T Enfermagem Sociologia OU 34T 72532 Enfermagem 2008

Ementa: Sociedade capitalista e as interpretações da Modernidade. Trabalho, tecnologia e transformações sociais. Desigualdades sociais e as formas de estratificação. Saúde no Brasil e exclusão social. O corpo enquanto construção social.

E E E E

Sociologia 34T 87165 Nutrição 2008

Ementa: Estuda a sociedade capitalista e as interpretações da modernidade, o trabalho, tecnologia e transformações sociais, além das desigualdades sociais e as formas de estratificação em sua relação com a saúde no Brasil e exclusão social. Discute o corpo enquanto construção social.

Ementa: Sociedade capitalista e as interpretações da Modernidade. Trabalho, tecnologia e transformações sociais. As formas da desigualdade e a estratificação social. O corpo enquanto entidade social. Fome no Brasil e aspectos sociológicos das práticas alimentares.

C CC C

79511 Bioestatística Aplicada à Enfermagem 34T Enfermagem Bioestatística Aplicada à Enfermagem E 34T 79511 Enfermagem 2008 Ementa: Noções básicas das Teorias do Conhecimento.

Conhecimento científico e conhecimento do senso comum. Importância da problematização em pesquisa, linhas de pesquisa e as diversas naturezas da pesquisa. Instrumentos metodológicos necessários à elaboração de trabalhos científicos. Estudo dos conceitos utilizados em Bioestatística e sua aplicação na saúde. Indicadores bioestatísticos, o método científico e o método estatístico.

E E E E

Pesquisa em Enfermagem OU 34T 79502 Enfermagem 2008 Ementa: Noções básicas das Teorias do Conhecimento.

Conhecimento científico e conhecimento do senso comum. Importância da problematização em pesquisa, linhas de pesquisa e as diversas naturezas da pesquisa. Instrumentos metodológicos necessários à elaboração de trabalhos científicos. Estudo dos conceitos utilizados em Bioestatística e sua aplicação na saúde. Indicadores bioestatísticos, o método científico e o método estatístico.

C CC C

Bioestatística Básica 34T 69540 Fisioterapia 2008 Ementa: Estuda conceitos utilizados em bioestatística e sua

aplicação na saúde. Descreve e analisa indicadores bioestatísticos e sua aplicabilidade ao método científico e estatístico.

Ementa: Variáveis, população e amostra. Tabelas e gráficos estatísticos. Medidas de tendência central. Medidas de dispersão. Noções sobre correlação. Noções sobre Regressão. (Introduz conceitos matemáticos e estatísticos fundamentais como instrumental para a pesquisa em Biologia.

C CC C

QUADRO DE EQUIVALÊNCIA, SUBSTITUTAS E CONTIDAS – FACULDADE DE ENFERMAGEM – CCV

1º PERÍODO – CURRÍCULO 2009

(5)

Código Disciplina C/H Curso Disciplina CH Código Curso Currículo Ano do Conclusão 72605 Antropologia Filosófica 34T Enfermagem Antropologia Filosófica OU 34T 72605 Enfermagem 2008

Ementa: Reflexão dos elementos conceituais para uma compreensão da realidade humana e suas diversas manifestações. Trabalha a relação entre estrutura cultural e ser humano. Estuda o homem, como ser histórico-social.

E E E E

Iniciação Filosófica 34T 87475 Nutrição 2008 Ementa: Promove a reflexão dos elementos conceituais

para uma compreensão da realidade humana e suas diversas manifestações. Trabalha a relação entre estrutura cultural e ser humano. Estuda o homem, como ser histórico-social.

Ementa: Reflexão sobre a capacidade humana de conhecer a si mesmo e a realidade circundante e de nela agir, procurando despertar na(o) aluna(o) a busca da indagação sistemática sobre motivos, razões e causas, conteúdos e sentidos, intenções e finalidades do pensar, do dizer e do fazer do homem.

C CC C

03781 Fundamentos de Saúde Coletiva 34T Enfermagem Fundamentos Saúde Coletiva 34T 75922 Enfermagem 2008 Ementa: Analisa a Saúde Pública enquanto política social

e da saúde coletiva como campo de atuação do enfermeiro. Estuda a determinação social do processo saúde-doença e a trajetória das Políticas de Saúde no Brasil, bem como a organização do Sistema Nacional de Saúde.

Ementa: Análise da saúde pública enquanto política social e campo de atuação do enfermeiro. Estudo da determinação social do processo saúde - doença. Evolução histórica das políticas de saúde no Brasil. Organização do Sistema Nacional de Saúde. Sistema de saúde em outros países. Política Nacional de Medicamentos.

C CC C

03782 Atividades Profissionalizantes em Fundamentos de Saúde Coletiva

34P Enfermagem Atividades Profissionalizantes em Fundamentos Saúde Coletiva

34P 79324

Enfermagem 2008 Ementa: Analisa a Saúde Pública enquanto política social

e da saúde coletiva como campo de atuação do enfermeiro. Estuda a determinação social do processo saúde-doença e a trajetória das Políticas de Saúde no Brasil, bem como a organização do Sistema Nacional de Saúde.

Ementa: Análise da saúde pública enquanto política social e campo de atuação do enfermeiro. Estudo da determinação social do processo saúde - doença. Evolução histórica das políticas de saúde no Brasil. Organização do Sistema Nacional de Saúde. Sistema de saúde em outros países. Política Nacional de Medicamentos.

C CC C

79499 Seminários Integrados (Extinto) 34P Enfermagem Educação e Sociedade A E 34P 80454 Ciências Biológicas 2008 Ementa: Estuda a relação educação-sociedade a partir dos

fundamentos sócio-históricos da educação. Analisa a relevância da ação educativa nos mais diferentes segmentos sociais. Desenvolve estudos de campo sobre a ação educativa em: conselhos municipais, sindicatos, movimentos sociais e instituições educacionais.

S S S S

Prática de Ensino Ciências e Biologia A 17P 80462 Ciências Biológicas 2008 Ementa: Compreensão da enfermagem e sua evolução

histórica desde a Idade Média até o surgimento da Enfermagem Científica na Modernidade. Localização social da enfermagem no contexto das profissões em geral e especial no contexto da saúde. Problematização de questões ligadas a profissão, a sociedade, a universidade e ao ser universitário. Desenvolvimento da capacidade reflexiva e analítica, bem como atitude crítica diante da construção do conhecimento e da profissão. Desenvolvimento de atitude ética nas relações. Discussão do conceito de cidadania e do papel social do enfermeiro.

Ementa: Estuda os fundamentos sócio-históricos da educação. Analisa a relevância da ação educativa nos mais diferentes segmentos sociais. Prática prospectiva da realidade educacional.

S S S S

QUADRO DE EQUIVALÊNCIA, SUBSTITUTAS E CONTIDAS – FACULDADE DE ENFERMAGEM – CCV

1º PERÍODO – CURRÍCULO 2009

DISCIPLINA A DISCIPLINA B

(6)

Currículo 03710 Determinantes Históricos e Sociais da Profissão do Enfermeiro 34T Enfermagem Determinantes Históricos e Sociais da Profissão 34T 79481 Enfermagem 2008

Ementa: Busca a compreensão da enfermagem e seu percurso histórico da Idade Média ao surgimento da enfermagem científica na Modernidade. Descreve a situação social da enfermagem no contexto das profissões em geral e especial no contexto da saúde por meio da problematização de questões ligadas à profissão, a sociedade, a universidade e ao ser universitário. Desenvolve a capacidade reflexiva e analítica, bem como atitude crítica diante da construção do conhecimento e da profissão bem como atitude ética nas relações, discutindo o conceito de cidadania e o papel social do enfermeiro.

Ementa: Compreensão da enfermagem e sua evolução histórica desde a Idade Média até o surgimento da Enfermagem Científica na Modernidade. Localização social da enfermagem no contexto das profissões em geral e especial no contexto da saúde. Problematização de questões ligadas a profissão, a sociedade, a universidade e ao ser universitário. Desenvolvimento da capacidade reflexiva e analítica, bem como atitude crítica diante da construção do conhecimento e da profissão. Desenvolvimento de atitude ética nas relações. Discussão do conceito de cidadania e do papel social do enfermeiro.

C CC C

Referências

Documentos relacionados

The present study evaluated the potential effects on nutrient intake, when non- complying food products were replaced by Choices-compliant ones, in typical Daily Menus, based on

Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo realizar testes de tração mecânica e de trilhamento elétrico nos dois polímeros mais utilizados na impressão

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

submetidos a procedimentos obstétricos na clínica cirúrgica de cães e gatos do Hospital Veterinário da Universidade Federal de Viçosa, no período de 11 de maio a 11 de novembro de