• Nenhum resultado encontrado

CÓDIGO DE CONDUTA - FOZ ÁGUAS 5

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CÓDIGO DE CONDUTA - FOZ ÁGUAS 5"

Copied!
35
0
0

Texto

(1)
(2)

CÓDIGO DE CONDUTA - FOZ ÁGUAS 5

1.

Sobre o Código

2.

Relações com Clientes

3.

Relações com os Acionistas

3.1.

Informações Privilegiadas

4.

Responsabilidades dos Colaboradores

4.1.

Oportunidades no Trabalho

4.2.

Igualdade

4.3.

Ambiente de Trabalho

4.4.

Utilização e preservação dos bens da Foz Águas 5

4.5.

Uso de álcool, drogas, porte de armas e

comercialização de mercadorias

5.

Relações com Agentes Públicos e Privados

5.1.

Brindes

(3)

6.

Relações com Fornecedores

7.

Relações com Concorrentes

8.

Relações com Empresas ou Colaborador de Empresas

Consorciadas ou Coligadas

9.

Relação com Sindicato

10.

Conflito de Interesse

11.

Registros Contábeis

12.

Respeito às Leis

13.

Responsabilidade Social e Direitos Humanos

14.

Emprego de Mão-de-Obra Forçada e/ou Infantil,

Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e Tráfico de Pessoas

15.

Saúde, Segurança no Trabalho e Meio Ambiente

16.

Assedio e Abuso de Poder

17.

Corrupção

(4)

O objetivo do Código de Conduta da Foz Águas 5 é reunir um conjunto de normas, a fi m de orientar nossas decisões e ações para atingirmos padrões de conduta profi ssional e comportamento ético cada vez mais elevados. Desta forma, refl ete ainda os compromissos que assumimos com todos aqueles que mantêm relações conosco.

Este Código representa o nosso compromisso de uma atuação responsável, ética, transparente e de respeito mútuo com todos os públicos com os quais nos relacionamos.

A nossa reputação e credibilidade são os ativos mais importantes de que dispomos, e os princípios éticos que orientam nossa atuação contribuem para a manutenção da imagem da Foz Águas 5 como uma Empresa sólida e confi ável perante nossos Clientes, Fornecedores, Colaboradores, Acionistas, Órgãos Públicos e Comunidade onde atuamos.

O Código de Conduta da Foz Águas 5 é o principal guia para que os Colaboradores saibam como agir de acordo com a conduta ética empresarial. No entanto, como não poderia deixar de ser, o Código não aborda todas as situações às quais os Colaboradores da Foz Águas 5 podem estar expostos em suas atividades cotidianas, sendo necessário ser complementado com o julgamento criterioso e sensato, por parte de seus Colaboradores, das situações com as quais se confrontem. Por isso, refl etimos neste Código não apenas os padrões de Conduta Pessoal e Profi ssional esperados nas relações mantidas com nossos vários públicos de interesse, mas declaramos nossa Conduta Corporativa e enunciamos os nossos Compromissos com este público.

O método mais fácil do cumprimento do Código consiste em assegurar que se utilize o bom senso e procurar orientação do Líder imediato quando surgirem dúvidas. Se não tiver certeza, antes de prosseguir com uma ação específi ca, faça a si próprio as seguintes perguntas:

01.

Sobre

(5)

• Isto condiz com o Código de Ética da Empresa? • Isto é ético?

• Este ato é legal?

• É imparcial e honesta esta conduta? • Refl etirá bem para mim e para a Empresa? • Eu gostaria de ler sobre isto no jornal?

• Eu aconselharia meus fi lhos a agirem desta forma?

Se a resposta a qualquer uma destas perguntas for NÃO ou se tiver quaisquer dúvidas ou preocupações acerca da interpretação ou utilização do Código de Conduta ou de alguma norma, política ou procedimento relacionado à Foz Águas 5, o colaborador deverá debater a situação com seu Líder direto, Líder deste, e assim sucessivamente, até que a dúvida seja sanada.

A Foz Águas 5 entende que os princípios e demais orientações apresentados neste Código devem ser também praticados por toda a sua cadeia de valor. Assim, espera-se que todos Fornecedores, sociedades controladas ou coligadas, empresas terceirizadas que integrem a Foz Águas 5 divulguem tais princípios e orientações a todos os seus Colaboradores, e também os repassem à sua respectiva rede de fornecimento, a fi m de transmitir e garantir que os princípios deste Código aqui mencionados sejam efetivamente praticados.

É de responsabilidade de todos os Colaboradores da Foz Águas 5 contribuir para um ambiente interno e externo de integridade empresarial. Portanto, os Colaboradores são incentivados a solucionar as dúvidas que tenham em relação aos princípios e regras deste Código com seus Líderes, Líderes de seus Líderes, e assim sucessivamente.

(6)

Nossos Clientes são a razão fundamental de nossas atividades, identifi camos as prioridades e buscamos, a partir deste conhecimento, aprimorar o atendimento e a qualidade dos nossos serviços. É dever de todo Colaborador atender aos nossos Clientes com educação, clareza, cortesia, presteza, efi ciência, atitude positiva e respeito, garantindo a confi abilidade e confi dencialidade das informações prestadas, mantendo e respeitando os acordos fi rmados, oferecendo soluções completas.

Consideramos nossos Clientes:

A

Prefeitura do Município do Rio de Janeiro

Foz Águas 5 explora atividades relacionadas ao tratamento de esgoto, que, quando exercidas

por empresas privadas, são objeto de contrato com o Poder Público, no nosso caso com a Prefeitura do Município do Rio de Janeiro. Com isso, os Clientes da Empresa são entes públicos que normalmente estão sujeitos a regras específi cas de contratação, interação e negociação. Portanto, os Colaboradores da Foz Águas 5 , ainda que não atuem diretamente com agentes públicos, devem observar os preceitos legais e também as disposições deste Código para evitarem a exposição a riscos indesejados.

02.

Relações

(7)

Órgão Regulador – Fundação Instituto das Águas do Rio de Janeiro

– Rio-Águas

A Fundação Instituto das Águas do Município do Rio de Janeiro - Rio-Águas é uma autarquia de regime especial, vinculada à Secretaria Municipal de Obras. Dentre as funções desempenhadas, tem o objetivo de regular, controlar e fi scalizar, no âmbito do Município do Rio de Janeiro, os serviços de esgotamento sanitário na Área de Planejamento 5 - AP-5, cuja concessão é desempenhada pela Foz Águas 5.

Não discriminamos Clientes, seja por origem, seja por porte econômico, seja por localização. No

Usuário – Cliente Final

entanto, reserva-se o direito de encerrar qualquer relação comercial sempre que seus interesses não estiverem sendo atendidos ou, ainda, quando o relacionamento representar risco legal, social ou ambiental.

(8)

Os Acionistas são satisfeitos mediante os retornos adequados, a valorização segura do seu Patrimônio Tangível e Intangível e a prática das Políticas e dos seus desdobramentos.

A Foz Águas 5 aplica as melhores práticas de governança corporativa e mantém um relacionamento transparente com os Acionistas fornecendo, no momento apropriado, informações claras, exatas, acessíveis e equitativas, que traduzam a realidade e permitam o acompanhamento das atividades e desempenho da Empresa.

Devemos também garantir que as informações transmitidas entre as empresas do Grupo sejam verdadeiras e precisas.

É vedado a qualquer pessoa, Colaborador ou Acionista da

3.1. Informações Privilegiadas

Foz Águas 5, ou qualquer terceiro

que tenha acesso a informações privilegiadas, comprar, vender ou transferir valores mobiliários, em qualquer momento, de qualquer Empresa da Organização Odebrecht e Grupo Águas do

Brasil, ou divulgar estas informações para que terceiros o façam, nos 15 (quinze) dias anteriores à

divulgação das informações trimestrais ou anuais da Empresa ou previamente à divulgação de ato ou fato relevante.

A informação é considerada privilegiada se for desconhecida do conjunto dos investidores, e se estes puderem considerá-la importante para tomar uma decisão de comprar, vender ou continuar proprietário de valores mobiliários emitidos de quaisquer Empresas da Organização Odebrecht e

Grupo Águas do Brasil.

03.

Relações com

(9)

Vale salientar que qualquer Colaborador pode deter informação privilegiada, independentemente do nível de responsabilidade ou do cargo que ocupa.

São exemplos de informações privilegiadas: planos de investimentos ou desinvestimentos, projeções de resultados, novos produtos ou processos em desenvolvimento, contingências ou superveniências administrativas, judiciais ou arbitrais e licitações vencidas e ainda não divulgadas. O Colaborador poderá, no entanto, negociar os valores mobiliários a qualquer momento, de quaisquer Empresas da Organização Odebrecht e Grupo Águas do Brasil, desde que o faça observando as normas e regulamentações aplicáveis ao tema, bem como o bom senso e práticas da Organização Odebrecht e Grupo Águas do Brasil de não incentivar os movimentos/ganhos voláteis e de curto prazo com seus valores mobiliários.

Todos os Colaboradores têm o dever de cuidar da preservação das informações sob sua responsabilidade. Devem certifi car-se de que as informações estejam armazenadas de forma segura, preocupando-se em manter cópias de segurança e controles de versão, bem como zelar contra alteração, perda, destruição, divulgação, cópia e acesso não autorizado.

(10)

Toda Empresa é julgada pelo seu desempenho coletivo e pela percepção pública de seus Colaboradores, você precisa agir sempre de forma a merecer a confi ança e o respeito de todos os públicos com os quais a Foz Águas 5 mantém relações profi ssionais.

Cada indivíduo tem o seu próprio padrão de valores. Por isso, é importante que cada Colaborador, ao representar ou defender os interesses da Foz Águas 5 , faça sua refl exão, de modo a compatibilizar seus valores individuais com os valores corporativos, observando sempre os princípios éticos e o respeito às normas vigentes, o respeito aos direitos humanos, ao meio ambiente e aos princípios e às orientações da Foz Águas 5.

Os Colaboradores devem dedicar suas horas de trabalho e esforços aos interesses da Foz Águas 5, evitando quaisquer atividades incompatíveis ou que possam vir a comprometê-los, bem como manter em sigilo os fatos e informações de natureza confi dencial, assim como preservar a nossa imagem ou de seus dirigentes e representantes, dentro e fora de seu ambiente de trabalho. Todos os Colaboradores são responsáveis por exercer suas responsabilidades e conduzir os negócios da Foz Águas 5 com transparência e estrita observância à lei, respeito aos direitos humanos, ao meio ambiente e aos princípios e às orientações da Foz Águas 5.

Cada Colaborador, portanto, é responsável pela observância, implementação e difusão deste Código de Conduta. Cabe aos Líderes da Foz Águas 5 infl uenciar seus Liderados através do exemplo, no sentido de assegurar o cumprimento das condutas defi nidas neste Código, em conjunto e integradamente com a prática das Políticas.

04.

Responsabilidades

(11)

Havendo dúvida quanto às disposições deste Código de Conduta ou à lisura de qualquer ato, o Colaborador deve buscar o apoio do seu Líder direto, do Líder deste, e assim sucessivamente, até que a dúvida seja sanada.

Não é conduta aceitável ignorar a ação questionável omitindo-se ou alegando desconhecimento de sua natureza.

4.1 Oportunidades no trabalho

Todos, na Foz Águas 5, têm igualdade nas oportunidades de trabalho. Assim, nos procedimentos de identifi cação, contratação, atribuição de desafi os e responsabilidades, oportunidades de desenvolvimento e capacitação, avaliação de desempenho, defi nição de remuneração e benefícios, e demais práticas, prevalecem exclusivamente os requisitos, as necessidades e resultados do trabalho, o mérito, as qualifi cações pessoais e profi ssionais e o potencial de cada um, conforme fi xado nas Políticas da Foz Águas 5.

A diversidade nas relações de trabalho é valorizada na

4.2 Igualdade

Foz Águas 5, portanto não se admite

qualquer preconceito ou discriminação das pessoas, seja em razão de raça, cor, nacionalidade, origem, religião, sexo, preferência sexual, classe social, estado civil, idade, peso, altura, defi ciência física ou outras características pessoais.

(12)

4.3 Ambiente de Trabalho

A Foz Águas 5 espera cordialidade no trato, confiança, respeito e uma conduta digna e honesta nas relações entre seus Colaboradores, independentemente de qualquer posição hierárquica, cargo ou função.

Todos os Líderes na Foz Águas 5 devem garantir aos seus Liderados um ambiente de trabalho livre de insinuações ou restrições de qualquer natureza, para evitar possíveis constrangimentos pessoais, valorizando a sinergia entre as áreas, a cooperação entre os Colaboradores e compartilhando de conhecimentos como forma de aprendizado e disseminação das melhores práticas, resguardados os critérios de confidencialidade expostos no item informações Privilegiadas. Estimular seus liderados na busca de desenvolvimento e apoiá-los no caso de interesse em participar de um processo de recrutamento interno, sendo entendida como uma alternativa natural de evolução de carreira. Sinalizar erros cometidos por seus liderados, sendo tais eventos acompanhados e com estratégias definidas para correção, esperando-se dos liderados que adotem uma postura de ouvir e considerar os feedbacks e demonstrar interesse de aprendizagem.

Não se admite o uso da posição de Líder para solicitar favores ou serviços pessoais aos Liderados. Também não são tolerados ameaças ou assédios de qualquer tipo, incluindo, mas não se limitando, com relação às mulheres.

O assédio moral no ambiente de trabalho é a exposição dos Colaboradores a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções. Não se admite intrusão na vida privada das pessoas, nem no ambiente de trabalho nem fora dele. Sigilo e confidencialidade sobre os assuntos da Empresa, e a preservação do nome e da imagem da Foz Águas 5, inclusive pelo comportamento adequado de cada um, são esperados de todos.

Cabe aos Colaboradores zelar pela conservação dos ativos da

4.4 Utilização e preservação dos bens da Foz Águas 5

Foz Águas 5, que compreendem

instalações, máquinas, equipamentos, móveis, veículos e valores, dentre outros. O acesso à internet e ao telefone, bem como o uso de e-mails, softwares, hardwares, equipamentos e outros bens da Foz Águas 5 devem ser restritos à atividade profissional do Colaborador, portanto:

• Zele pela segurança da informação e não acesse itens proibidos ou que não tenham relação com sua atividade diária.

• Não baixe programas não autorizados. Eles podem infectar sua máquina com vírus que causarão danos, como perda de arquivos, entre outros.

(13)

• Não propague, por meio de qualquer ferramenta corporativa, mensagens relativas a assuntos ilegais, pornográficos, racistas e de cunho religioso ou político-partidário. • Informar à área de TI sempre que detectar algum procedimento fora da conformidade e das normas da Empresa.

Todos os dados produzidos e mantidos nos equipamentos e sistemas de informação da Foz Águas 5

são de sua propriedade exclusiva. O Colaborador deve estar ciente de que a Foz Águas 5 pode verificar os registros de acesso à internet, e-mail e informações armazenadas nos computadores de sua posse, assim como o uso dos recursos de telefonia móvel e fixa da Empresa. O Colaborador não deve ter expectativa de privacidade no que se refere a esses assuntos.

Todo Colaborador deve ser criterioso com sua conduta em ambientes públicos, seja em circunstâncias de sua atividade profissional, seja em situações de sua vida privada, agindo com prudência e zelo, não expondo a Empresa nem a própria carreira ao risco. Em ambiente interno ou externo, como participação em treinamentos ou eventos, utilizando veículo da Empresa ou outras situações que permitam a identificação da Empresa, a conduta do Colaborador em situações de trabalho deve ser compatível com os valores da

Foz Águas 5, contribuindo, assim, para o reconhecimento de sua boa imagem corporativa.

4.5 Uso de álcool, drogas, porte de armas e comercializaçãode mercadorias

É proibida a ingestão de bebidas alcoólicas no horário de trabalho e a entrada na Empresa em estado de embriaguez.

É proibido, também, o uso ou porte de drogas e a permanência no ambiente de trabalho em estado alterado pelo uso dessas substâncias. Armas de nenhuma espécie são permitidas nas dependências da Empresa, salvo para profissionais expressamente autorizados.

Não é aceita a comercialização e a permuta de mercadorias de interesse particular nas dependências da Empresa, assim como a comercialização de alimentos, produtos, rifas ou correntes de qualquer natureza, durante o expediente e nas dependências da Empresa, pois isso dispersa energias e prejudica o fluxo normal das atividades.

(14)

05.

Relações com Agentes

Públicos e Privados

É vedado a todos os Colaboradores da Foz Águas 5:

• Financiar, custear ou de qualquer forma patrocinar a prática de atos ilícitos;

• Utilizar-se de interposta pessoa para dissimular ou ocultar sua identidade e reais interesses visando à prática de atos ilícitos;

• Oferecer, prometer, conceder, autorizar, aceitar ou receber, direta ou indiretamente, qualquer tipo de vantagem, pagamento, presente ou entretenimento que:

• Confl ite com as orientações da Foz Águas 5; ou

• Possa ser interpretado como vantagem indevida, propina, suborno ou pagamento em virtude da infração de qualquer lei, incluindo pagamentos impróprios e/ou ilícitos a um agente público, privado ou do terceiro setor; ou

• Infrinja qualquer legislação ou regulamentação a que a Foz Águas 5 esteja sujeita. Considera-se agente público quem, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, seja membro de um partido político ou candidato a cargo político ou exerça cargo, emprego ou função:

• Pública;

• Em representações diplomáticas dos países ou em organizações públicas internacionais; • Em empresas controladas, direta ou indiretamente, pelo governo;

• Em empresa ou organização social prestadora de serviço contratada ou conveniada para a execução de atividade típica da Administração Pública; e

• Em empresa ou outra entidade na qual o órgão governamental detenha participação e/ou sobre a qual possa, direta ou indiretamente, exercer controle.

É igualmente vedado o oferecimento de presentes, ou benefícios, inclusive o pagamento de viagens aos agentes públicos e privados ou a seus familiares, quando visem infl uenciar decisões.

(15)

Todos devem saber avaliar o tipo de entretenimento ou lazer que é legítimo oferecer ao agente público ou privado, atentando para as orientações aqui constantes, e para a lei e os regulamentos do País ou região onde estiverem atuando.

A Foz Águas 5 é contrária a pagamentos, a título de gratificação, a funcionários públicos para a agilização de serviços de rotina ou ações administrativas. O Colaborador não deve utilizar o nome da Foz Águas 5 no trato de assuntos pessoais de qualquer natureza no seu relacionamento com o governo.

Havendo dúvida quanto à lisura de qualquer ato, o Colaborador deve buscar o apoio do seu Líder direto, e assim sucessivamente, até que a dúvida seja sanada.

Ignorar a ação questionável, seja omitindo-se, seja alegando desconhecimento de sua natureza, não é conduta aceitável.

O fornecimento de informações a todas as esferas de governo, incluindo órgãos públicos municipais, estaduais ou federais, deve ser efetuado dentro das normas e procedimentos internos. Sempre que uma demanda for apresentada por um representante do governo, inclusive processos de fi scalização, o Colaborador deve submetê-la à área Jurídica antes de qualquer encaminhamento. O envio de informações deve se dar de forma completa, exata e sufi ciente para o esclarecimento da questão, a fi m de cumprir rigorosamente as normas aplicáveis.

(16)

5.1 Brindes

Os Brindes destinam-se a Clientes, Fornecedores e demais pessoas de relacionamento profissional dos Colaboradores da Foz Águas 5. Não devem constituir-se em forma de presentear, retribuir ou prestar satisfação de relacionamento estritamente pessoal.

Entende-se por Brinde todo item de valor modesto que pode ser distribuído para atender às funções estratégicas de lembrança da marca e/ou agradecimento, como por exemplo, canetas, cadernos e agendas. Os Colaboradores devem ficar atentos ao contexto do oferecimento do brinde e não apenas ao seu valor.

É vedado o recebimento de ofertas em dinheiro por qualquer motivo.

A

5.2 Exercício do Direito Político

Foz Águas 5, de acordo com os seus princípios e valores empresariais, não adota posição Política

ou Partidária, e, portanto, deve ser preservada da ação Política dos seus Colaboradores.

O Colaborador que participar de atividade Política o faz como cidadão e não como representante da Foz Águas 5, desta forma tampouco poderão usar uniformes da empresa quando no exercício de atividades Políticas.

É proibida a veiculação de qualquer forma de propaganda Política nas instalações, veículos, publicações ou qualquer outra propriedade.

(17)

Não obstante:

- Reafirma a importância do pleno exercício de Cidadania dos seus Colaboradores, no qual se insere a livre manifestação do pensamento e a opção individual de participação Política, filiação partidária e candidatura a cargos públicos ou políticos; e

- Define que os Colaboradores que optarem por candidatar-se a cargos políticos ou públicos, ou queiram manifestar-se política e publicamente, não devem prevalecer-se da posição que ocupam na Foz Águas 5, nem utilizar quaisquer recursos ou meios da Empresa, devendo, sim, afastar-se das suas atividades, desvinculando-se da Foz Águas 5.

(18)

06.

Relações

com Fornecedores

Os fornecedores ou prestadores de serviços da Foz Águas 5 devem conhecer os valores da Empresa

e ter atuação compatível com os princípios deste Código de Conduta, portanto a identifi cação e a contratação de fornecedor de produto, ou prestador de serviço de qualquer natureza, devem sempre ter por fi nalidade o melhor interesse da Empresa e estar balizadas por critérios técnicos e profi ssionais, tais como competência, qualidade, cumprimento de prazo, preço, estabilidade fi nanceira etc.

São vedados os negócios com fornecedores ou prestadores de serviço de reputação duvidosa, ou que não respeitem as normas e as exigências constantes neste Código.

Podemos encerrar qualquer relação de negócio com fornecedores ou prestadores de serviço sempre que houver prejuízo de seus interesses ou desconsideração de questões legais, tributárias, de meio ambiente e de saúde no trabalho.

Os pagamentos e transferências de valores para e de terceiros devem estar devidamente embasados em produtos ou serviços efetivamente fornecidos ou prestados e em documentos comprobatórios. Todos os pagamentos devem ser devidamente lançados nos registros internos da Foz Águas 5. Sem prejuízo do disposto neste item, caso algum Colaborador deseje contratar fornecedor de produto ou prestador de serviço de qualquer natureza (pessoa física ou jurídica), com o qual o Colaborador tenha relação familiar ou estreito relacionamento pessoal, ou no qual tenha participação societária relevante ou exerça cargo de administração, tal Colaborador deverá discutir o assunto com seu Líder direto e obter autorização do mesmo para este fi m.

Entende-se por relação familiar o cônjuge, companheiro, pais, irmãos, fi lhos, tios, sobrinhos e primos, inclusive os do cônjuge e/ou companheiro.

(19)

A concorrência leal deve ser elemento básico em todas as operações da Foz Águas 5. A competitividade das ações empresariais da Foz Águas 5 deve ser exercida e aferida com base neste princípio. Desse modo, atuaremos de forma leal no mercado em relação a nossos concorrentes, inclusive no âmbito das associações das quais participamos, e conferiremos tratamento razoável aos terceiros e consumidores. Para isso, os Colaboradores da Foz Águas 5 devem:

• Observar e cumprir as leis e regras concorrenciais, agindo de forma competitiva, porém leal, no mercado;

• Abster-se da prática de infrações à ordem econômica como: - Defi nir com os concorrentes o preço dos nossos serviços;

- Dividir mercados ou Clientes, defi nindo, por exemplo, regiões que seriam atendidas pela Foz Águas 5 e aquelas que seriam pelos concorrentes; e

- Combinar com concorrentes boicote ou exclusão de outro concorrente do mercado. Também não se deve buscar a exclusão deliberada de fornecedores

e prestadores de serviços do mercado.

Não devem ser feitos comentários que possam afetar a imagem dos concorrentes, nem que contribuam para a divulgação de boatos sobre eles.

Os concorrentes devem ser tratados com o mesmo respeito com que a Empresa espera ser tratada. Contudo, é proibido fornecer informações de propriedade da Foz Águas 5 a concorrentes. A Foz Águas 5 deve atuar em estrita observância às normas que visam preservar a natureza competitiva das concorrências públicas e privadas, sendo vedada qualquer prática ou ato que tenha por objetivo frustrar ou fraudar o caráter competitivo destes procedimentos

07.

Relações

(20)

08.

Relações com Empresas

ou Colaboradores de Empresas

Consorciadas ou Coligadas

Os Colaboradores da Foz Águas 5 deverão observar todos os termos e condições dispostos neste Código quando da sua eventual relação com empresas ou Colaborador de empresas consorciadas ou coligadas da Organização Odebrecht e Grupo Águas do Brasil.

(21)

A Foz Águas 5 respeita a livre associação, reconhece as entidades sindicais como representantes legais dos Colaboradores e busca o diálogo constante para a solução de confl itos de natureza trabalhista ou sindical.

09.

Relação

(22)

10.

Na condução das suas responsabilidades profi ssionais e nas suas ações pessoais, os Colaboradores da Foz Águas 5 devem zelar para que não haja confl ito de interesse, nem que haja dano à imagem da Empresa.

Os confl itos de interesse são, em geral, facilmente percebidos e podem ser sempre evitados. Algumas vezes, contudo, surgem situações que podem gerar dúvidas, e que devem então ser discutidas com o Líder direto, e assim sucessivamente, até que a dúvida seja sanada. No entanto, é importante ressalvar que em geral onde existe dúvida, existe o confl ito.

A título de exemplo, seguem algumas situações em que o Colaborador pode se ver diante de um confl ito de interesse:

• Ter interesse pessoal que possa afetar sua capacidade de avaliação de um negócio de interesse da Foz Águas 5;

• Dispor de informações confi denciais que, se usadas, podem trazer-lhe vantagens pessoais; • Aceitar tarefa ou responsabilidade externa de cunho pessoal que pode afetar seu desempenho na Empresa;

• Aceitar presente, entretenimento, viagem ou benefício direto ou indireto de terceiros, que podem ser interpretados como retribuição para obter posição favorável da Foz Águas 5 em negócio de interesse de terceiros;

• Apesar de respeitar e permitir o exercício e a defesa de opiniões e atividades político-partidárias, esses atos não devem ser realizados em nome da Foz Águas 5, no local de trabalho ou de modo a utilizar recursos da Empresa;

Confl ito

(23)

• Adquirir ações de Clientes ou Fornecedor da Foz Águas 5, com base em informações privilegiadas, ou fornecer estas informações a terceiros;

• Utilizar recursos e ativos da Empresa para atender a interesses particulares. Em nenhuma hipótese compromissos empresariais podem ser justifi cativa para satisfação de interesse pessoal; • Manter relações comerciais privadas com Clientes, Fornecedores ou Parceiros Comerciais, nas quais venha a obter privilégios em razão das suas responsabilidades na Foz Águas 5;

• Fazer pedido ou indicação de candidatos para o quadro de pessoal de Clientes, Fornecedores ou Parceiros Comerciais;

• Contratar diretamente parentes, ou levar outra pessoa a fazê-lo, fora dos princípios estabelecidos de competência e potencial.

• Como regra, a Foz Águas 5 não permite a subordinação entre parentes e familiares até o terceiro grau na mesma gerência, de forma a evitar confl itos de interesses. Contudo, casos específi cos poderão ser analisados pela Empresa. Em tais casos, a contratação somente será efetivada após a aprovação do Líder, Diretor e Presidência.

Essa regra é válida apenas para as novas contratações, realizadas após a divulgação e implantação do Código de Conduta. Todos os Colaboradores contratados para atuar na

Foz Águas 5 devem passar por processos seletivos, não devendo haver pressão indevida para a

contratação de qualquer pessoa. Possíveis confl itos de interesses no caso de Colaboradores que trabalham na mesma área ou que mantenham relações de subordinação com seus familiares serão devidamente monitorados.

(24)

11.

A fi dedignidade e transparência da contabilidade da Foz Águas 5 são fundamentais.

A legislação, as normas e os princípios contábeis comumente aceitos devem ser rigorosamente observados, de forma a gerar registros e relatórios consistentes que possibilitem a divulgação e a avaliação das operações e resultados da Foz Águas 5.

Registros

(25)

12.

Nas suas ações empresariais, os Colaboradores da Foz Águas 5 devem respeitar e obedecer às

leis e regulamentos da região em que atuam.

É preciso que todos preservem o espírito das Leis e Regulamentos, observando os mais elevados padrões de honestidade e de integridade, prevenindo até mesmo a aparência de atos impróprios. Esta responsabilidade envolve também a adoção das providências cabíveis, quando tiverem conhecimento de irregularidades praticadas por terceiros que possam comprometer o nome ou os interesses da Foz Águas 5, da Organização Odebrecht e Grupo Águas do Brasil.

Qualquer dúvida quanto à legalidade de uma conduta deve ser dirimida junto à Área Jurídica da Foz Águas 5 .

(26)

13.

Os Colaboradores da Foz Águas 5 cumprem sua responsabilidade social fundamental por meio do trabalho realizado com qualidade e produtividade, através da prestação de bons serviços e do fornecimento de produtos de qualidade, atendendo à legislação, evitando desperdícios, respeitando o meio ambiente, os valores culturais, os direitos humanos e a organização social nas comunidades.

Assim, satisfazem seus Clientes, criam oportunidades de trabalho, contribuem para o desenvolvimento sustentável dos países e das regiões que atuam e geram riquezas para a sociedade.

Nossos Colaboradores e prestadores de serviços deverão sempre agir com responsabilidade e em conformidade com os princípios éticos na defesa da imagem e da reputação da Empresa em qualquer atividade realizada junto à comunidade em nome da Foz Águas 5.

Mantemos canais permanentes de comunicação e diálogo com as comunidades onde atuamos, com o objetivo de prevenir, monitorar, avaliar e controlar os impactos de nossas atividades.

A participação voluntária dos Colaboradores da Foz Águas 5 em ações comunitárias deve ser valorizada. Nestas ações, o Colaborador que desejar utilizar tempo e recursos da Foz Águas 5 deverá fazer com aprovação prévia de seu Líder direto e em conformidade com as orientações empresariais da Foz Águas 5.

Responsabilidade Social

(27)

14.

A Foz Águas 5 não tolera, não permite, não compactua e não realiza negócios que envolvam o emprego de mão-de-obra forçada e/ou infantil, a exploração sexual de crianças e adolescentes e o tráfico de seres humanos em nenhum processo relacionado com as atividades de suas Empresas ou de sua cadeia de valor.

Em todas as situações envolvendo os negócios conduzidos pela Foz Águas 5, as ações empresariais, onde quer que ocorram, devem cumprir com os requisitos legais aplicáveis e respeitar os direitos humanos reconhecidos internacionalmente.

Se menores de idade entre 16 e 18 anos forem contratados, na condição de aprendiz, seguindo as leis vigentes no País, a Empresa assegura que o trabalho não impedirá os seus estudos, desta forma cumprindo com os requisitos legais aplicáveis.

Emprego de Mão-de-Obra Forçada

e/ou Infantil, Exploração Sexual de

Crianças e Adolescentes

(28)

15.

A saúde, a integridade física dos Colaboradores e a proteção ao meio ambiente são prioridades para a Foz Águas 5 .

Tratamos de forma transparente todas as informações relativas à saúde, segurança e meio ambiente que possam ter impacto sobre todas as partes interessadas, ou sobre o próprio meio ambiente. A Empresa realizará continuamente treinamentos com os Colaboradores para que eles conheçam suas rotinas e se responsabilizem por elas.

Todos os Colaboradores da Foz Águas 5, nas suas ações empresariais, devem conhecer e cumprir com os requisitos relacionados à proteção ambiental, à segurança no trabalho, à sua própria saúde, bem como a dos demais Colaboradores, dos subcontratados e demais pessoas envolvidas diretamente nas atividades da Empresa. Sua postura, portanto, deve ser de intolerância com os riscos sem controle e com a incidência de acidentes de qualquer natureza, e em especial de trabalho. Caso algum indício seja identificado, o fato deve ser informado ao Líder imediato e os envolvidos devem ser alertados. Em situações de emergência, como acidentes de trabalho, os envolvidos devem imediatamente relatar os fatos à direção da Empresa.

Saúde, Segurança no Trabalho

(29)

16.

O assédio moral no ambiente de trabalho é a exposição dos Colaboradores a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções.

O Colaborador que se considerar discriminado, humilhado ou alvo de preconceitos, pressão, práticas abusivas ou em situação de desrespeito ou sentir-se constrangido em tratar do assunto com seu Líder, deve comunicar o fato à Comitê de Conduta.

A Foz Águas 5 tem como objetivo prestar os seus serviços e atender aos seus Clientes baseando-se em uma performance notável e em práticas comerciais íntegras e éticas. Todos os nossos Colaboradores devem estar alinhados com esse objetivo e devem combater e evitar a prática de qualquer ato ilícito para alcançá-lo.

Assédio e

(30)

17.

Não será tolerada a prática de qualquer tipo de ato de corrupção em nome ou em benefício da Foz Águas 5. Corrupção deve ser entendida como propinas, subornos ou quaisquer vantagens indevidas, quando praticadas contra agentes públicos ou, ainda, se praticadas em relações com agentes privados. Atos de corrupção praticados pelos Colaboradores ou por terceiros que interagem com o Grupo podem gerar consequências graves para todos nós. A legislação prevê sanções severas para os indivíduos e empresas envolvidos neste tipo de ato. Por isso, devemos todos agir de modo a evitar esse tipo de prática.

As atividades da Foz Águas 5 exigem uma interação constante com agentes públicos. Desse modo, os Colaboradores devem:

• Agir, no desempenho de suas funções que demandem interações com agentes públicos, de forma a manter o bom nome e a reputação da Foz Águas 5 e a respeitar todas as normas legais e regras deste Código.

• Abster-se de realizar oferta, entrega ou promessa, direta ou indiretamente, de qualquer vantagem indevida a agente público, ou a terceira pessoa a ele relacionada, ficando tais atos expressamente vedados. Atos similares com agentes privados também não serão tolerados. Diante disso, os Colaboradores devem abster-se de efetuar pagamentos e contribuições, entregar presentes, arcar com despesas de viagem ou entretenimento ou ainda, prestar favores em desacordo com o disposto neste Código e nas demais normas políticas internas da Foz Águas 5 .

(31)
(32)

18.

Cada Colaborador da Foz Águas 5 deve receber uma cópia integral do Código de Conduta e, se necessário, buscar o pleno esclarecimento de suas disposições junto ao Líder direto, ao Líder deste, e assim sucessivamente, até que considere ter obtido a compreensão que julgue necessária para pautar sua conduta como Colaborador da Foz Águas 5, devendo, neste momento, registrar que está plenamente informado para tanto.

De um modo geral, as questões éticas não são criadas pelas pessoas que as enfrentam. Elas surgem, diante das pessoas, em função da diversidade de situações que se apresentam nas ações pessoais e profissionais.

As definições contidas neste Código permitem avaliar e identificar grande parte destas situações, evitando comportamentos considerados não éticos, mas não detalham, necessariamente, todas estas situações.

Não buscar o pleno esclarecimento das dúvidas, ou ignorar a ação questionável própria ou de terceiros que tenha reflexo sobre a Foz Águas 5, seja omitindo-se, seja alegando desconhecimento de sua natureza, não é conduta aceitável.

Assim, caso surjam dúvida sobre qual conduta adotar ou caso tenha conhecimento de violação a este Código ou a seus desdobramentos, por parte de qualquer pessoa, o Colaborador não poderá se omitir e deve levar o assunto ao conhecimento de seu Gestor direto, de forma aberta e sincera.

Se a dúvida for relativa aos aspectos legais de uma conduta deve ser dirigida junto à Área Jurídica da Foz Águas 5 .

Na hipótese de existir algum desconforto no posicionamento explícito ou caso o

Colaborador tenha fortes razões para manter o anonimato no relato de violação a este Código, poderá utilizar o Canal Seguro, tendo o apoio de ferramentas como descrito a seguir:

Questões sobre este

(33)

Violação ao Código de Conduta

A denúncia poderá ser feita das seguintes maneiras:

1) Comunicado ao seu superior imediato 2) Pelo Canal Seguro: 0800 601 6939 3) Pelo site: www.contatoseguro.com.br

As infrações a este Código estarão sujeitas a medidas disciplinares e/ou penalidades com base na legislação aplicável.

Toda denúncia recebida será tratada com confi dencialidade e sigilo, com exceção daquelas onde há obrigação legal de informar às autoridades governamentais.

O Canal Seguro é disponibilizado para que os Colaboradores, Terceiros e Fornecedores da

Foz Águas 5 possam, de forma segura e responsável, contribuir com informações para a manutenção de ambientes corporativos protegidos, éticos, transparentes e produtivos.

A prática da delegação na Foz Águas 5 demanda de cada Colaborador, e em especial dos Líderes, não apenas ser, mas também parecer.

Assim, todos os Líderes (e Liderados) têm a obrigação de avisar a seus Liderados (e Líderes) sobre eventuais atos e posturas por parte destes que não pareçam corretas em qualquer aspecto. Não será permitida ou tolerada qualquer retaliação contra um Colaborador que, de boa fé, relate uma preocupação sobre conduta ilegal ou não conforme com as orientações estabelecidas neste Código de Conduta.

Ao agir da forma acima, o Colaborador estará reforçando os princípios éticos da Foz Águas 5, e contribuindo para manter este Código sempre vivo e atual. O Colaborador que violar este Código, ou permitir que um Colaborador de sua equipe o faça, estará sujeito à ação disciplinar.

(34)

19.

AGENTE PÚBLICO: toda pessoa física que presta serviços ao Estado e às pessoas jurídicas da Administração Pública.

AMBITO: domínio; campo de atuação.

CÓDIGO: coleção de leis.

COMPATIBILIDADE: qualidade, estado das coisas que podem concordar que são compatíveis: compatibilidade de gênio; compatibilidade de horários.

COMPROBATÓRIO: que se refere à comprovação de algo.

CONDUTA: maneira de alguém se conduzir, se comportar; procedimento, comportamento: aluno de conduta exemplar.

CONFIABILIDADE: capacidade de um instrumento não variar em seus resultados.

CONFIDENCIALIDADE: que se diz ou se faz em confidência; secreto; confidencial.

CONTRAPOR: demonstrar o que se opõe a (alguma coisa); apresentar alguma coisa em oposição à outra.

DELIBERAR: tomar uma decisão após pensar, analisar ou refletir.

DISSEMINAR: fazer com que se desloque por várias direções.

DIVERSIDADE: que não é semelhante; diferente ou desigual.

EQUITATIVAS: que possui igualdade, equivalência.

ÉTICA: reunião das normas de valor moral.

MONITORAR: acompanhar.

PERFORMANCE: desempenho; modo como alguém se comporta ou atua na execução de alguma coisa

(35)

Referências

Documentos relacionados

Para as soluções acidas, escreva a equação química da reação entre a espécie que atua como ácido e a água, indicando os pares de ácidos e bases

A ativação do receptor gera um sinal, que eventualmente resulta na ação da insulina sobre a glicose, lipídeos, metabolismo de proteínas, garantindo diferentes

Os testes bioquímicos caracterizando todas as amostras como Corynebacterium pseudotuberculosis biovariedade ovis foram realizados e para assegurar a ausência de amostras de

Espera-se que os nossos fornecedores incentivem seus subfornecedores a cumprir as normas deste Código de Conduta referentes à proteção de condições de trabalho,

oposto dos maiores valores de centralidade, como pode ser constatado comparando os estados finais da simulação (Fig. 4 b, h); d) o padrão de localização dos potencias de crescimento é

Durante a XX Cúpula de Mercocidades, foi definido como consenso a necessidade de se atuar profundamente nas agendas internacionais, principalmente no que se refere

Aproveita para descansar um pouco, visita o Museu do Sal para saberes mais sobre a história das salinas e sobre as pessoas e animais que aqui vivem.. rota

“depois que alguns homens caridosos da Europa e dos Estados Unidos se deram ao trabalho de estudar a vida do preso, os castigos e penas que lhe deviam ser impostos,