• Nenhum resultado encontrado

INICIATIVAS VENCEDORAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INICIATIVAS VENCEDORAS"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

NOME DA INICIATIVA

Plano Nacional para a Erradicação do Sub-Registro.

ENTIDADE LÍDER / MUNICIPIO Prefeitura de Antígua.

ENTIDADES ALIADAS

Registro Nacional de Pessoas (RENAP). ESTADO / DEPARTAMENTO Sacatepéquez. PAÍS Guatemala. PERÍODO DE IMPLEMENTAÇÃO 2013-2015 CONTATO dponce@renap.gob.gt DESCRIÇÃO BREVE

Uma mesa registral para combater o sub-registro através da tecnolo- gia, especificamente por meio da criação de um aplicativo de alerta antecipado de vida utilizado por parteiras.

Na luta para erradicar o sub-registro civil, o Município de Antígua Guatemala, em parceria com a Registro Nacional de Pessoas (RENAP), estabeleceu uma mesa com distintos atores estratégicos para eliminar o déficit de registro civil em populações vulneráveis com o apoio de recursos tecnológicos inovadores. Estas entidades apostaram em uma abordagem participativa para atender os aspectos culturais, multiétni-cos e sociais característimultiétni-cos do município. Portanto, as práticas que foram estabelecidas para melhorar o processo de registro contaram com a parceria de autoridades locais, líderes comunitários, instituições públicas e organizações da iniciativa privada.

Criada a mesa registral, prosseguiu-se com a execução de diferentes atividades do plano de erradicação do sub-registro. Esses esforços podem ser resumidos em 7 etapas:

1) Processo de conscientização sobre a importância do registro de pessoas 2) Atribuição de funções e distribuição de áreas

3) Mapeamento do município com informações das comunidades e extensão territorial

4) Identificação da população em condição de sub-registro 5) Jornadas móveis de identidade

6) Verificação do nível de sub-registro com aliados e líderes comunitários 7) Declaração pública do município como livre do sub-registro civil A TECNOLOGIA COMO FATOR CHAVE

A tecnologia desempenhou um papel preponderante na construção de um município livre do sub-registro. A iniciativa equipou as parteiras do município com um aplicativo que as permite realizar alertas prévios dos partos realizados. Esta inovação foi denominada “Alerta antecipado de vida” e para a sua implementação foram distribuídos celulares equipa-dos com tal aplicativo para as parteiras em áreas rurais.

O aplicativo foi desenhado de maneira a ser utilizado por pessoas que não tiveram acesso à educação formal, condição muito comum entre as parteiras (que participam de cerca de 40% dos partos realizados na Guatemala, de acordo com o RENAP). O alerta antecipado de nasci-mento torna-se ainda mais importante dado o contexto cultural, devido à uma tradição de realizar o registro oficial de nascimento 40 dias após o parto. A utilização desta ferramenta tecnológica permitiu um maior controle do registro de nascimentos, assim como a geração de estatísti-cas oportunas e atualizadas

PLANO NACIONAL PARA A ERRADICAÇÃO

DO SUB-REGISTRO

CATEGORIA: CIDADES E REGISTROS DE PESSOAS

INICIATIVAS VENCEDORAS

(2)

NOME DA INICIATIVA Registro Civil On-line.

ENTIDADE LÍDER / MUNICIPIO Prefeitura de Baruta. ESTADO / DEPARTAMENTO Miranda. PAÍS Venezuela. PERÍODO DE IMPLEMENTAÇÃO de 2012 até o presente momento.

DESCRIÇÃO BREVE

Um sistema de registro civil on-line que permite aos cidadãos realiza-rem diferentes procedimentos de qualquer lugar no menor tempo possível.

CONTATO

raleman@baruta.net

O município de Baruta decidiu implementar as melhores práticas na prestação de serviços públicos ao se dar conta que estes entraram em colapso por diferentes razões, mas principalmente devido às carências em termos de recursos humanos e financeiros. Diante deste desafio, a prefeitura de Baruta projetou um moderno sistema denominado “Regis-tro Civil On-line” para que os cidadãos pudessem acessar aos serviços de registro e realizar distintos procedimentos com rapidez e eficiência. Este sistema foi desenvolvido com uso de software livre e seu objetivo principal era permitir que os usuários realizassem diferentes procedi-mentos de registro civil de qualquer lugar no menor tempo possível, aliviando os escritórios do governo municipal. De acordo com dados gerados por técnicos do governo municipal, em 2014 a iniciativa permitiu a gestão e emissão de:

• 55.768 comprovantes de residência. • 43.288 comprovantes variados. • 74.350 certificados de registro civil. • 1.265 matrimônios.

• 237 certificados de união estável. • 79 naturalizações.

• 671 correções.

• 3.866 nascimentos registrados. • 2.594 óbitos registrados.

Além do mais, as autoridades locais perceberam que este sistema começou a atrair cidadãos de outros municípios devido à proximidade e a capacidade de resposta do modelo implementado. Em termos gerais, a prefeitura de Baruta calcula que esta inovação beneficiou mais de 69 mil usuários, aproximadamente.

O prazo para a realização de procedimentos foi reduzido de duas horas à dez minutos em média e em alguns casos os cidadãos necessitam apenas dirigir-se ao registro civil municipal para obter um carimbo nos documentos que obtiveram para preenche-los em suas casas,

escritórios ou em qualquer lugar de sua conveniência. Para o governo municipal a iniciativa também significou uma economia nos gastos com material de escritório (papelaria, sobretudo).

REGISTRO CIVIL ON-LINE

CATEGORIA: CIDADES E REGISTROS DE PESSOAS

INICIATIVAS VENCEDORAS

(3)

NOME DA INICIATIVA Brigadas Móveis.

ENTIDADE LÍDER / MUNICIPIO Prefeitura de Guayaquil. ESTADO / DEPARTAMENTO Guayas. PAÍS Ecuador. PERÍODO DE IMPLEMENTAÇÃO de 2013 até o presente momento.

DESCRIÇÃO BREVE

Utilizando um veículo devidamente equipado para expedição de documentos de identidade, o município conseguiu estabelecer o acesso à serviços de registro em zonas carentes.

A Corporação de Registro Civil do Município de Guayaquil deu início a implementação da iniciativa “Brigadas Móveis”, com o objetivo de tornar efetivo o acesso ao direito de identidade por parte dos setores socialmente vulneráveis da população de Guayaquil. O município reconheceu a importância do registro de pessoas para assegurar que os cidadãos contem com serviços básicos de saúde, educação e assistên-cia soassistên-cial. As autoridades decidiram encontrar um método mais efetivo para enfrentar tal desafio em zonas rurais e urbanas marginais mais atingidas pelo déficit de registro civil na cidade.

O município, por meio das Brigadas Móveis, conseguiu estender os serviços de registro à distintas comunidades utilizando um veículo equipado especialmente para a entrega de documentos de identidade, apto para a gestão de procedimentos relacionados à gestão de regis-tros civis. O governo local calcula que aumentou em 10% o atendi-mento de cidadãos em serviços relacionados a registros de identidade. Por esse motivo, decidiu identificar anualmente as áreas que precisam ser beneficiadas pelo projeto.

A iniciativa tem ênfase em atender populações em situação de vulnera-bilidade socioeconômica e com maior dificuldade de fazer valer seu direito à identidade. Em 2014, por exemplo, 2511 pessoas do bairro Tenguel, uma comunidade rural do município, obtiveram suas cédulas de identidade. A Corporação de Registro Civil é responsável por identificar as áreas a serem atendidas, fixar um prazo para a prestação de serviços, preparar os computadores e equipamentos informáticos para a realização de tarefas relevantes, treinar o pessoal necessário e equipar o veículo com todos os recursos para o sucesso da Brigada Móvel.

De acordo com estimativas da Prefeitura de Guayaquil, em 2013 a iniciativa beneficiou cerca de 15.500 cidadãos, em 2014 foram benefi-ciados outros 16.500 e em 2015 calcula-se que foram mais de 7.800 habitantes atendidos. Além do mais, qualquer cidadão pode realizar uma solicitação de visita das Brigadas Móveis à sua comunidade, por telefone ou internet.

BRIGADAS MÓVEIS

CATEGORIA: CIDADES E REGISTROS DE PESSOAS

INICIATIVAS VENCEDORAS

CONTATO

(4)

NOME DA INICIATIVA Você SBC - Zeladoria Urbana Participativa.

ENTIDADE LÍDER / MUNICIPIO Prefeitura de São Bernardo do Campo.

ESTADO / DEPARTAMENTO São Paulo.

PAÍS Brasil.

O projeto “Zeladoria Urbana Participativa”, implementado pela Prefei-tura do Município de São Bernardo do Campo, é um sistema de gover-nança participativa para melhorar a eficácia e a eficiência da gestão pública, a fim de resolver problemas como a remoção de árvores caídas, a desobstrução de galerias de águas pluviais, a limpeza de bueiros para evitar inundações, o controle de contaminação do ar, do solo e da água ou a substituição das lâmpadas do sistema de iluminação pública, por exemplo. O sistema utiliza várias fontes de dados massivos para a gestão de 114 serviços públicos, disponibilizados por cidadãos

(incentivando assim sua participação), por áreas técnicas e tributárias do governo, por empresas e por organizações não-governamentais. Através deste sistema, o município foi tornou-se capaz de coletar e analisar grandes quantidades de dados para promover um planeja-mento de obras e serviços que se antecipa aos imprevistos. Isso muda o paradigma de resolução de problemas: no lugar de respostas reativas, o sistema facilita ações preventivas.

Especificamente foram criados:

1) Canais de participação cidadã para relatar problemas e acessar informações de 114 categorias de serviços, simplificando procedimen-tos e reduzindo prazos de atendimento.

2) Um sistema de gerenciamento de informações para melhorar esses serviços com base a) na automação da realização de denúncias e do fluxo de informações entre áreas diferentes; b) em uma maior eficiência dos tempos de resposta e de resolução de problemas, bem como o histórico de ações completadas; c) na integração dos sistemas de diferentes prestadores de serviços e; d) no monitoramento do impacto e duração das ações através de aplicações móveis (aplicativos).

3) Um aplicativo para telefones inteligentes (smartphones), tablets e computadores que permite a criação, atualização e gestão do inventário urbano, facilitando a compreensão e o planejamento do espaço urbano. 4) Um mapeamento móvel georreferenciado parar gerar e gerir o inventário de árvores urbanas.

A participação cidadã é promovida através da criação de dados massi-vos, mas também através do acesso aberto a estatísticas de resolução de problemas e o estado dos mesmos (quantos conflitos foram resolvi-dos, quantos se encontram em avaliação técnica ou quantos ainda estão pendentes para serem processados). Assim, dos 8.616 problemas relatados pelos cidadãos nos últimos 5 meses, o município ofereceu resolução à cerca de 68% deles.

VOCÊ SBC - ZELADORIA URBANA PARTICIPATIVA

DESCRIÇÃO BREVE

Sistema de gestão participativa para a administração de 114 serviços públicos alimentados por diversas fontes de informação municipais, geradas por cidadãos, fiscais e empresas em um programa de mapeamento móvel georreferen-ciado.

CATEGORIA: CIDADES E BIG DATA

INICIATIVAS VENCEDORAS

ENTIDADES ALIADAS TIM

PERÍODO DE IMPLEMENTAÇÃO de 2015 até o presente momento.

CONTATO

(5)

NOME DA INICIATIVA

Fortaleza Inteligente e Mobilidade Urbana

ENTIDADE LÍDER / MUNICIPIO Prefeitura de Fortaleza.

ENTIDADES ALIADAS

Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação (CITINOVA), Universidade de Fortaleza (Brasil), Universidade de Arizona (Estados Unidos). ESTADO / DEPARTAMENTO Ceará.

PAÍS Brasil.

O projeto “Fortaleza Inteligente e Mobilidade Urbana” foi implemen-tado pela prefeitura Municipal de Fortaleza em colaboração com a Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura Municipal de Fortaleza (Citinova), a Universidade de Fortaleza (Brasil) e a Universi-dade do Arizona (Estados Unidos). Destina-se a reduzir o tempo médio de viagem e melhorar a conveniência dos usuários de transporte público.

Para atingir tal objetivo, o município implementou sensores automáticos em diferentes partes da cidade, a fim de coletar informações sobre: 1) O posicionamento georreferenciado de ônibus públicos a cada 30 segundos (14,4 bilhões de registros por ano);

2) A localização geográfica da emissão de bilhetes de viagem através de cartões inteligentes dos usuários (360 milhões de registros por ano); 3) Os acidentes e infrações de trânsito (400 mil registros por ano); 4) O fluxo de veículos e pedestres (20 milhões de registros por ano). Ao explorar dados massivos, o governo foi capaz de elaborar estudos exploratórios que permitiram uma maior compreensão da mobilidade humana e como ela é influenciada tanto pela oferta de transporte púbico como por eventos nas vias urbanas (congestionamentos, aciden-tes de tráfego, infrações de trânsito, etc.). Com base nessas informa-ções, Fortaleza implementou um total de 89 quilômetros de corredores exclusivos de ônibus e outras intervenções para melhorar a sinalização e a orientação de tráfego em ruas e avenidas. O impacto imediato dessas ações foi o aumento da velocidade média do sistema de transporte público de 16 km/h para 22,3km/h, beneficiando cerca de 1,2 milhão de passageiros por dia.

FORTALEZA INTELIGENTE E MOBILIDADE URBANA

CATEGORIA: CIDADES E BIG DATA

INICIATIVAS VENCEDORAS

PERÍODO DE IMPLEMENTAÇÃO de 2014 até o presente momento.

CONTATO

citinova@fortaleza.ce.gov.br DESCRIÇÃO BREVE

Estratégia para reduzir o tempo de viagem e melhorar a comodidade dos usuários de transporte público por meio da análise de informa-ções em larga escala (big data) relativas ao deslocamento de pedestres e veículos.

Referências

Documentos relacionados

Os 21 dias de esforços de busca e salvamento referentes a segunda fase do enchimento parcial do reservatório da UHE São José resultaram em 23 capturas de animais vertebrados da

Round charcoal filters (Fig. 14T); to get to the round filters, take of f the anti-grease filters pushing the catch upwards in correspondence to the handle (Fig.5); remove the

Escrituradora, e não havendo a subscrição da totalidade das Novas Cotas objeto da Oferta, será divulgado, no 1° (primeiro) Dia Útil subsequente ao encerramento do Período

Conceito,Títulos protestáveis, Protesto Judicial, Natureza jurídica de protesto, Características do protesto, Finalidades do protesto, Classificação, Princípios,

2. Identifica as personagens do texto.. Indica o tempo da história. Indica o espaço da história. Classifica as palavras quanto ao número de sílabas. Copia do texto três

1- A vida das comunidades recoletoras era muito difícil, devido ao frio intenso e aos animais ferozes, mas também porque era difícil encontrar comida e lugares onde se abrigarem.. 2-

Um senhorio é um território, pertencente a um Senhor (do Clero ou da Nobreza), em que podemos encontrar terras cultivadas pelos camponeses que vivem no senhorio,

Em janeiro, o hemisfério sul recebe a radiação solar com menor inclinação e tem dias maiores que as noites, encontrando-se, assim, mais aquecido do que o hemisfério norte.. Em julho,