• Nenhum resultado encontrado

Synza pertence a um grupo de medicamentos denominados antipsicóticos.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Synza pertence a um grupo de medicamentos denominados antipsicóticos."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Synza 2,5 mg, comprimidos Synza 5 mg, comprimidos Synza 7,5 mg, comprimidos Synza 10 mg, comprimidos olanzapina

Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler.

Caso ainda tenha dúvidas, fale o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento pode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detetar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

Neste folheto:

O que é Synza e para que é utilizado Antes de tomar Synza

Como tomar Synza

Efeitos secundários possíveis Como conservar Synza Outras informações

1. O que é Synza e para que é utilizado

Synza pertence a um grupo de medicamentos denominados antipsicóticos.

Synza é utilizado no tratamento de uma doença com sintomas tais como ouvir, ver ou sentir coisas que não existem, ilusões, suspeitas invulgares e retraimento emocional e social. As pessoas com esta doença podem também sentir-se deprimidas, ansiosas ou tensas.

Synza é utilizado para tratar uma situação com sintomas tais como, sentir-se “eufórico”, ter uma energia excessiva, necessidade de dormir muito menos do que o habitual, falar muito depressa com ideias muito rápidas e algumas vezes irritabilidade grave. É também um estabilizador do humor que previne episódios seguintes dos incapacitantes altos e baixos (depressões) extremos de humor associados a esta situação.

2. Antes de tomar Synza Não tome Synza

Se é alérgico (hipersensibilidade) à olanzapina ou a qualquer outro componente de Synza.

Uma reação alérgica pode ser reconhecida como um exantema, comichão, face ou lábios inchados ou falta de ar. Se isto acontecer consigo, informe o seu médico.

Se lhe tiver sido previamente diagnosticado glaucoma de ângulo estreito. Tome especial cuidado com Synza

Fármacos deste tipo, podem causar movimentos alterados, principalmente da face ou da língua. Se isto acontecer após ter-lhe sido administrado Synza, fale com o seu médico.

Muito raramente, os fármacos deste tipo provocam uma combinação de febre, respiração ofegante, sudação, rigidez muscular e entorpecimento ou sonolência. No caso de isso acontecer, contacte o médico imediatamente.

(2)

Não se recomenda o uso de Synza em doentes idosos com demência, dado que podem ocorrer efeitos secundários graves.

Se você ou alguém na sua família tem antecedentes (ou história) de coágulos no sangue, uma vez que este tipo de medicamentos estão associados à formação de coágulos sanguíneos.

Caso sofra de algumas das doenças que se seguem, fale com o seu médico o mais rapidamente possível:

Diabetes

Doença cardíaca

Doença do fígado ou rins Doença de Parkinson Epilepsia

Problemas da próstata

Bloqueio intestinal (ileus paralítico ) Distúrbios sanguíneos

Acidente vascular cerebral (AVC) ou “mini” AVC

Se sofre de demência, o seu médico deverá ser informado por si ou pela pessoa que o acompanha, se alguma vez sofreu um AVC ou um “mini” AVC.

Se tiver mais de 65 anos de idade, como precaução de rotina, a sua pressão arterial deve ser monitorizada pelo seu médico.

Ao tomar Synza com outros medicamentos:

Tome apenas outros medicamentos enquanto estiver a tomar Synza, se o seu médico lhe disser que o pode fazer. Pode sentir-se sonolento se Synza for tomado em combinação com antidepressivos ou medicamentos para a ansiedade ou para o ajudar a dormer (tranquilizantes).

Deve informar o seu médico se estiver a tomar fluvoxamina (um antidepressivo), ou ciprofloxacina (um antibiótico), uma vez que pode ser necessário alterar a sua dose de Synza.

Por favor informe o seu médico se estiver a tomar ou tiver tomado recentemente outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica. Especialmente diga ao seu médico se está a tomar medicamentos para a Doença de Parkinson.

Ao tomar Synza com alimentos e bebidas

Não interessa se os toma com ou sem alimentos.

Não tome qualquer bebida com álcool enquanto estiver a tomar Synza, visto que Synza e álcool em simultâneo podem fazer com que se sinta sonolento.

Gravidez e Aleitamento

Informe o mais rapidamente possível o seu médico no caso de estar grávida ou se pensar estar

grávida. Não deve tomar este medicamento se estiver grávida, a não ser que já tenha discutido este assunto com o seu médico. Não deve tomar este medicamento se estiver a amamentar, dado que pequenas quantidades de Synza podem passar para o leite materno.

Condução de veículos e utilização de máquinas

Existe um risco de se sentir sonolento quando tomar Synza. Se isto se verificar, não conduza nem trabalhe com quaisquer ferramentas ou máquinas. Informe o seu médico.

3. Como tomar Synza

Tome Synza sempre de acordo com as indicações do médico. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.

(3)

O seu médico informa-lo-á da quantidade de comprimidos de Synza que deve tomar e durante quanto tempo os deve continuar a tomar. A dose diária de Synza é entre 5 e 20 mg. Consulte o seu médico se os seus sintomas voltarem, mas não pare de tomar Synza a não ser que o seu médico lhe diga que o pode fazer.

Deve tomar os seus comprimidos de Synza uma vez por dia, seguindo as indicações do seu médico. Tente tomar os seus comprimidos à mesma hora todos os dias. Não interessa se os toma com ou sem alimentos. Os comprimidos de Synza são para administração oral. Deve engolir os comprimidos de Synza inteiros com água.

Se tomar mais Synza do que deveria

Os doentes que tomarem mais Synza do que deveriam podem ter os seguintes sintomas: batimentos rápidos do coração, agitação/agressividade, problemas na fala, movimentos involuntários (especialmente da face ou da língua) e redução do nível de consciência. Outros sintomas podem ser: confusão mental, convulsões (epilepsia), coma, uma combinação de febre, respiração rápida, suores, rigidez muscular e sedação ou sonolência, diminuição da frequência respiratória, aspiração, pressão arterial alta ou baixa, alterações anormais do ritmo cardíaco. Contacte o seu médico ou o hospital imediatamente. Mostre ao médico a sua embalagem de comprimidos.

Caso se tenha esquecido de tomar Synza

Tome os comprimidos assim que se lembrar. Não tome duas doses num dia. Se parar de tomar Synza

Não pare de tomar os seus comprimidos só porque se sente melhor. É importante que continue a tomar

Synza durante o tempo que o seu médico lhe indicou.

Se parar abruptamente de tomar Synza, podem ocorrer sintomas como sudação, dificuldade em dormir, tremor, ansiedade ou náuseas e vómitos. O seu médico pode sugerir-lhe que vá diminuendo gradualmente a dose antes de parar.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico ou farmacêutico.

4. Efeitos secundários possíveis

Como todos os medicamentos, Synza pode causar efeitos secundários, no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas.

.

Efeitos secundários muito frequentes: (afetam mais de 1 utilizador em cada 10) Aumento de peso

Sonolência

Aumento dos níveis de prolactina no sangue

Efeitos secundários frequentes: (afetam 1 a 10 utilizadores em cada 100) Alterações dos níveis de algumas células sanguíneas e gorduras em circulação Aumento de açúcar no sangue e na urina

Aumento do apetite Tonturas

Agitação Tremor

(4)

Problemas no discurso

Movimentos involuntários (especialmente da face ou da língua) Prisão de ventre

Secura de boca Exantema Falta de forças Fadiga extrema

Retenção de fluidos, causando inchaço das mãos, dos tornozelos ou dos pés

Algumas pessoas podem sentir-se tontas ou desmaiar (com diminuição da frequência cardíaca) na fase inicial do tratamento, especialmente quando se levantam após estarem sentadas ou deitadas. Habitualmente estes sintomas são passageiros, mas no caso de não passarem, informe seu médico. Disfunções sexuais tais como diminuição da libido em homens e mulheres ou disfunção eréctil nos homens.

Efeitos secundários pouco frequentes: (afetam 1 a 10 utilizadores em cada 1.000) Abrandamento do ritmo cardíaco

Sensibilidade à luz Incontinência urinária Alopécia

Ausência ou diminuição dos períodos menstruais

Alterações mamárias em homens e mulheres, tais como produção anormal de leite ou crescimento anormal.

Outros efeitos secundários possíveis: a frequência não pôde ser estimada a partir dos dados disponíveis

Reação alérgica (p.ex. inchaço da boca e da garganta, comichão, exantema)

Início ou agravamento da diabetes, ocasionalmente associado com cetoacidose (cetonas no sangue e na urina) ou coma

Diminuição da temperatura normal do corpo

Convulsões, normalmente associadas a uma história clínica de convulsões (epilepsia)

Combinação de febre, respiração acelerada, sudação, rigidez muscular e sonolência ou tonturas Espasmos do músculo ocular, provocando movimentos giratórios do olho

Ritmo cardíaco anormal Morte súbita e inexplicável

Coágulos sanguíneos, que se apresentam, por exemplo, sob a forma de trombose venosa profunda das pernas ou coágulos no pulmão

Inflamação do pâncreas, provocando uma forte dor de estômago, febre e náusea. Doença do fígado, visível sob a forma de amarelecimento da pele e dos olhos

Doença muscular que se apresenta sob a forma de dores fortes ou de intensidade moderada inexplicáveis

Dificuldade em urinar

Ereção prolongada e/ou dolorosa

Enquanto estiverem a tomar olanzapina, os doentes idosos com demência estão sujeitos à ocorrência de acidente vascular cerebral, pneumonia, incontinência urinária, quedas, fadiga extrema, alucinações visuais, febre, vermelhidão da pele e problemas na marcha. Foram notificados alguns casos fatais neste grupo específico de doentes.

Em doentes com a doença de Parkinson, Synza pode agravar os sintomas.

Raramente mulheres que tomam medicamentos deste tipo durante muito tempo, começaram a ter secreção de leite e ausência do período menstrual ou períodos irregulares. Avise o seu médico se estes sintomas persistirem. Muito raramente bebés nascidos de mães que tomaram Synza no ultimo período da gravidez (terceiro trimestre) poderão ter tremores, ficar sonolentos ou com tonturas.

(5)

Raramente podem ocorrer convulsões. Na maioria dos casos foi notificada uma história clínica de convulsões (epilepsia).

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detetar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, por favor informe o seu médico.

5. Como conservar Synza

Manter fora do alcance e da vista das crianças.

Não utilize Synza após o prazo de validade impresso na embalagem exterior. O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado.

Synza deve ser conservado na sua embalagem de origem para proteger da humidade.

Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita. Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

6. Outras informações Qual a composição de Synza

A substância ativa é a olanzapina. Cada comprimido revestido de Synza contém benzoato de olanzapina equivalente a.2,5 mg, 5 mg, 7,5 mg ou 10 mg de olanzapina.

Os outros componentes são hidrogenofosfato de cálcio (E341), celulose microcristalina (E460), estearato de magnésio (E470), amidoglicolato de sódio (tipo A).

Qual o aspeto de Synza e conteúdo da embalagem

Os comprimidos revestidos de Synza são comprimidos amarelos claros, redondos, biconvexos.

Os comprimidos de 2,5 mg são comprimidos marcado com “OPN” e “2,5” numa das faces e “bza” na face oposta.

Os comprimidos de 5 mg são comprimidos marcado com “OPN” e “5” numa das faces e “bza” na face oposta.

Os comprimidos de 7,5 mg são comprimidos marcado com “OPN” e “7,5” numa das faces e “bza” na face oposta.

Os comprimidos de 10 mg são comprimidos marcado com “OPN” e “10” numa das faces e “bza” na face oposta.

Os comprimidos de Synza estão disponíveis em embalagens contendo 7, 10, 14, 20, 28, 30, 35, 40, 50, 56, 60, 70, 80, 90, 100 ou 200 comprimidos.

É possível que não sejam comercializadas todas as apresentações.

Titular da Autorização de Introdução no Mercado e Fabricante Titular da Autorização de Introdução no Mercado:

Synthon BV, Microweg 22, 6545 CM Nijmegen, Holanda

(6)

Synthon BV, Synthon Hispania S.L.

Microweg 22, Castelló, 1

6545 CM Nijmegen Polígono Las Salinas

Holanda 08830 Sant Boi de Llobregat

Espanha.

Este medicamento encontra-se autorizado nos Estados Membros do Espaço Económico Europeu (EEE) sob as seguintes denominações:

Espanha Synza 2,5/5/7,5/10 mg comprimidos EFG Hungria Synza 2,5/5/7,5/10 mg tabletta

Noruega Synza 2,5/5/7,5/10 mg tabletter Países baixos Synza 2,5/5/7,5/10 mg tabletten PolóniaSynza 2,5/5/7,5/10 mg tabletka

Portugal Synza 2,5/5/7,5/10 mg comprimidos Este folheto foi aprovado pela última vez em

Referências

Documentos relacionados

O MARKETING RELACIONAL COMO MEIO DE GERAÇÃO DE VALOR PARA A EMPRESA.. OS FACTORES DE ÊXITO DO

Os Fóruns Regionais foram desenhados pelo Centro de Desenvolvimento de Capacidades (CDC) e têm como objetivo desenvolver redes culturais e contribuir para a construção de

coloque a nota sobre uma superfície escura e as áreas claras tornam-se mais escuras.. É muito fácil ver este efeito na marca de água que reproduz o valor

Notas de qualidade baixa, por exemplo, notas sujas, devem ser depositadas num banco local ou directamente no banco central nacional, em vez de serem recolocadas em circulação;

Ainda que, em termos de valor, tenham pouca expressão (3 por cento da emissão líquida total), em quantidade, as moedas de 1 e 2 cêntimos representavam, no final de 2016, 48 por

É pois imprescindível que os cidadãos europeus sejam mantidos informados sobre a sua moeda única exortando-se para o conceito “O cidadão esclarecido está mais protegido”, pelo

Sumário: Alteração ao registo do curso técnico superior profissional de Animação e Modelação 3D e Jogos.. Alteração ao registo do Curso Técnico Superior Profissional de

Como resultado deste trabalho, foram identificados quinze indicadores adequados para a análise de hospitais, considerando-se a praticidade e a disponibilidade de informações