• Nenhum resultado encontrado

Alagoas se torna um estado sem lixões na próxima sexta-feira (25)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Alagoas se torna um estado sem lixões na próxima sexta-feira (25)"

Copied!
112
0
0

Texto

(1)

Alagoas se torna um estado sem

lixões na próxima sexta-feira (25)

ATIVIDADES ENCERRADAS

Semarh acompanha as atividades de encerramento dos vazadouros públicos em quatro municípios

Texto de Nigel Santana O Estado de Alagoas está próximo de realizar um grande feito na política de resíduos sóli-dos. Em menos de quatro anos, todos os lixões a céu aberto dos municípios estarão fechados. Os últimos vazadouros públicos que irão encerrar as atividades estão situados nas cidades de Feliz Deserto, Piaçabuçu, Penedo e Igreja Nova.

Com atuação dedicada des-de 2015 para finalizar os lixões em Alagoas, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) irá acompanhar os fechamentos dos vazadouros na sexta-feira (25).

De acordo com secretário Alexandre Ayres, havia uma previsão de que todos os lixões fossem fechados no final deste ano, no entanto, os municípios foram parceiros e trataram da

pauta ambiental como priori-dade.

“Em 2015, apenas Maceió destinava corretamente os resí-duos para o aterro sanitário. Não descansamos até construir uma parceria com os municípios para finalizar os lixões e dar cum-primento à Política Nacional de Resíduos Sólidos, que já estava vencida desde 2014”, destaca o secretário.

Para praticamente sair do zero, houve a necessidade de um grande planejamento, ini-ciado ainda em 2015, quando a Semarh conseguiu, junto à Assembleia Legislativa do Es-tado, a aprovação do projeto de lei 7749/2015, que versa sobre o Plano Estadual de Resíduos Sólidos.

Em maio de 2017, a Secre-taria entregou às prefeituras os Planos Intermunicipais de Ges-tão Integrada de Resíduos

Sóli-dos, fundamentais para nortear os municípios na eliminação dos lixões, além do cumprimento de outras etapas determinadas pela Política Nacional de Resí-duos Sólidos.

Avanços

Atualmente, o Estado conta com 97 lixões encerrados, res-tando apenas os municípios de Feliz Deserto, Piaçabuçu, Penedo e Igreja Nova para que Alagoas celebre este marco na política ambiental.

As cidades do Sertão, Zona da Mata, Agreste e Região Me-tropolitana já destinam correta-mente os resíduos gerados pela população. As cidades localiza-das nas regiões Norte e algumas no Litoral Sul também estavam se organizando para fechar de vez os vazadouros.

Além do empenho da Secre-taria de Estado do Meio

Ambien-te e dos Recursos Hídricos, o Instituto do Meio Ambiente (IMA) também exerceu um papel preponderante ao fiscalizar a recuperação das áreas degra-dadas nos lixões já encerrados. O próximo passo para as prefei-turas é a realização do Plano de Recuperação das Áreas Degra-dadas, que deve ser apresentado ao IMA dentro de um ano, para que, em até quatro anos, todas essas áreas estejas completa-mente recuperadas.

Outro órgão que contribuiu efetivamente para a gestão ade-quada dos resíduos foi o Ministé-rio Público Estadual (MPE), que assinou acordos de não persecu-ção criminal com as prefeituras para elas eliminassem os va-zadouros públicos. O resultado destas parcerias entre os órgãos é consolidar no Estado a gestão correta dos resíduos e proteção ao meio ambiente.

Ascom/Semarh

Em menos de quatro anos, todos os lixões a ceú aberto em Alagoas estarão fechados

IMPRESSAO E PUBLICACAO DE ALAGOAS

COMPANHIA DE EDICAO IMPRESSAO E PUBLICACAO DE ALAGOAS Dados: 2018.05.18 23:26:10 -03'00'

(2)

Casal inicia construção de Estação de

Tratamento de Esgoto na parte alta

EM MACEIÓ

Além da ETE, rede da cidade também será ampliada em 164 km para beneficiar 160 mil pessoas

Texto de João Arthur Sampaio Cerca de 160 mil pessoas que moram na parte alta de Maceió serão beneficiadas por uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) que está sen-do construída na região sen-do Benedito Bentes. A obra da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e da empre-sa Saneamento Alta Maceió (Sanama) teve início no final de abril.

A estação será capaz de tratar 180 litros de esgoto por segundo na primeira fase de implantação, sendo dobrada a sua capacidade ao término da segunda etapa, perfazendo um total de 360 litros por segundo até 2020.

A nova tecnologia a ser implantada na estação tem um custo menor de energia e transformação do esgoto, ao ponto de possibilitar sua reutilização após o processo para aguar plantas, lavar cal-çadas, com a vantagem de não agredir o meio ambiente.

A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) será a prin-cipal estrutura do Sistema de Esgotamento Sanitário da par-te alta da capital, cujas obras de implantação da rede coleto-ra tivecoleto-ram início em 2016, pela empresa Sanama, por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) com a Casal. Com essa parceria, espera-se investir, aproximadamente, R$ 200 mi-lhões em Maceió.

A ETE do Benedito Bentes conta com tecnologia norue-guesa, que foi apresentada aos engenheiros da Companhia, Júlio César, gerente de Proje-tos e CusProje-tos, e Luiz Neto, ge-rente técnico de Novos Negó-cios, pelo diretor da Sanama, engenheiro Elio Federzoni e

Ascom Casal

Estação será capaz de tratar 180 litros de esgoto por segundo na primeira fase da implantação e 360 litros por segundo até 2020

pelo engenheiro Rubens Fran-cisco Jr, diretor da Memphis, empresa representante da tecnologia de tratamento que será implantada, convidados a conhecer as estações de tratamento do país nórdico e trazer as novidades para as futuras estações da empresa em Alagoas.

Além da ETE, serão ins-talados 164 quilômetros de rede coletora de esgoto para atender toda a parte alta de Maceió. Até agora, a rede já foi instalada nos conjuntos Pal-mares e Santa Maria. Quando a obra for concluída, os

bair-ros Salvador Lyra, Zé Maria de Melo, Dubeaux Leão, Henrique Equelman, Antares, Inocoop, Eustáquio Gomes e João Sam-paio II também desfrutarão do novo sistema. Além disso, a Sanama irá realizar a recupe-ração das estações elevatórias de esgoto do bairro Benedito Bentes.

A orientação da Casal é que os moradores das locali-dades onde a rede coletora foi instalada não efetuam nenhum despejo de esgoto nela. Isso porque, como o sistema não foi concluído, o esgoto ficaria acumulado, extravasando na

rua ou nas próprias residên-cias quando a rede estivesse cheia.

Após o fim das obras – tanto do sistema de redes coletoras, estações de bom-beamento e ETE – a Casal fará um comunicado à população local para que interliguem seus imóveis ao sistema. Isso deverá ocorrer daqui a um ano. Nos locais que ainda não possuem rede coletora de esgoto em operação, os órgãos ambientais recomendam que as residências façam uso das chamadas fossas sépticas ou sumidouros.

(3)

Reeducandos são inseridos em

serviços na capital e no interior

CONVÊNIO

Convênios celebrados com a iniciativa privada ampliam a oferta de vagas para apenados

Texto de Mayara Wasty Convênios celebrados pela Secretaria de Estado da Res-socialização e Inclusão Social (Seris) com os órgãos e empre-sas privadas mudam a vida de centenas de famílias e melhora a qualidade dos serviços prestados à população. Atualmente, quase 800 egressos do sistema prisional saem de suas casas todos os dias para trabalhar com dignidade no âmbito social.

Convênio assinado na sema-na passada entre gestores da Seris e do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater) permitirá a ampliação das vagas de trabalho para os apenados. Agora, a Emater contará com quinze vagas, que serão preen-chidas pelos egressos na capital e no interior.

O setor de Reintegração Social da Seris é o responsável pelos convênios, seleção e enca-minhamento dos reeducandos. Todos os processos são acom-panhados por uma equipe multi-disciplinar que, ao traçar o perfil de cada reeducando, encaminha para o convênio com mais com-patibilidade.

A chefe de Reintegração So-cial, agente penitenciária Shir-ley Araújo, ressalta a aceitação

Vacinação contra a febre aftosa será encerrada dia 31

DEFESA SANITÁRIA

Texto de Dorgival Junior A Agencia de Defesa Agro-pecuária de Alagoas (Adeal) in-forma aos criadores alagoanos que será encerrada no dia 31 de maio a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa 2018. O prazo

não será prorrogado.

A meta do Governo do Estado é vacinar 100% do rebanho alagoano, formado por mais de 1,2 milhão de animais, entre bovinos e bubalinos. O criador que não vacinar seu rebanho ficará impedido de retirar a Guia

de Trânsito Animal (GTA), circular e comercializar os animais, além de estar su-jeito a penalidades previstas em lei, a exemplo do paga-mento de multa.

Após o fim do prazo da vacinação, o criador tem até o dia 15 de junho para

fazer a declaração nos es-critórios da Adeal ou no site do órgão, caso já tenha feito o cadastro. Para isso, ele deve apresentar a nota fiscal de compra da vacina, assim como os documentos pessoais de identificação de produtor rural.

Jorge Santos

Aumento do número de vagas de emprego possibilita interiorização de postos de trabalho

maior do trabalho. “Quando o órgão pede a ampliação de vagas ele está satisfeito. Essa contrapartida nos motiva ainda mais para impulsionar a resso-cialização”, comenta.

Carlos da Silva é um dos conveniados da Emater. Traba-lhando como auxiliar de portaria e recepção, ele ressalta o valor da oportunidade recebida. “Após sair do sistema prisional, essa foi a melhor oportunidade de traba-lho. Acredito que outros egressos

compartilham desse pensamen-to, pois trabalhar, ter uma fonte de renda e sustentar a família são itens fundamentais”, afirma.

O diretor-presidente da Emater, Elizeu Rêgo, é um en-tusiasta do processo da Seris. “Sinto-me feliz por fazer parte desse trabalho. Sempre mostro nossa experiência aos colegas de outros órgãos e incentivo as parcerias. Além da oportunida-de oportunida-de emprego, é uma forma oportunida-de fomentar a cidadania daqueles

que realmente precisam de uma chance para recomeçar”, conta.

O chefe de Gabinete da Se-ris, Eder Correia, afirmou que é necessário quebrar preconcei-tos e disseminar as boas ações que surgem no cárcere. “Muitas pessoas só enxergam o lado ne-gativo dos presídios. Mas temos políticas sociais importantes que beneficiam a população, como as doações periódicas de kits de be-bês e materiais de limpeza feitos por reeducandos”, afirma.

(4)

Governador em exercício prestigia entrega de

título de cidadão honorário a Malta Marques

RECONHECIMENTO

Honraria foi concedida ao desembargador pela Câmara de Vereadores de Batalha Texto de Severino Carvalho

O governador em exercício, Otávio Praxedes, prestigiou a solenidade de outorga do título de cidadão honorário concedido pela Câmara de Vereadores de Batalha ao presidente do Tri-bunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador José Carlos Malta Marques. Solenidade foi realizada na sexta-feira (18), no Clube ABC.

“Esse título recebido hoje pelo desembargador Malta Marques, com certeza, será estendido a todos aqueles que fazem parte do Poder Judiciário de Alagoas. É sinal de reconhe-cimento ao seu trabalho e o que ele representa para a socieda-de socieda-de Batalha”, afirmou Otávio Praxedes.

O presidente do TJ assumiu interinamente o Governo do Es-tado na quinta-feira (17) e fica à frente do Poder Executivo ala-goano até 26 de maio, período em que o governador Renan Filho estará em férias.

A proposição para concessão do título de cidadão batalhense a Malta Marques foi do então prefeito Aloísio Rodrigues. A Câmara de Vereadores aprovou o projeto de resolução em 2016. A honraria só não o foi entregue naquele ano por conta da crise econômica que afetou os municí-pios brasileiros, o que obrigou o parlamento municipal a suspen-der todas as sessões solenes.

“Na gestão de Malta Marques como presidente do TJ/AL, foi construído o prédio do Fórum da Comarca de Batalha, em 2014. Por este e outros relevantes serviços prestados à sociedade batalhense, a Câmara Municipal lhe concedeu a honraria, expli-cou o presidente da Câmara de Vereadores, José Waldeck Barros Santos.

Fotos: Márcio Ferreira

Malta Marques é natural de Santana do Ipanema, mas viveu parte de sua juventude em Ba-talha. “Esse é um momento de muita emoção, revendo vários amigos e, principalmente, grati-ficado por estar sendo reconhe-cido por uma comunidade, que nos é tão cara, onde temos tantos amigos, uma cidade onde vivi boa parte da minha vida. Isso tudo me deixa com um sentimento

de muita alegria, mas, ao mesmo tempo, com um sentimento de uma crescente responsabilida-de”, declarou Malta Marques.

O ministro Humberto Mar-tins, vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), tam-bém prestigiou a solenidade e afirmou que o título de cidadão honorário é um reconhecimento do povo de Batalha ao sertanejo José Carlos Malta Marques.

“Ele que tem uma vida, uma história no Sertão de Alagoas pelos relevantes serviços pres-tados à sociedade como homem público, como cidadão, como ju-rista, mas, sobretudo, também, como magistrado. Então, está de parabéns o povo de Batalha, está de parabéns o Sertão alagoano de reconhecer um de seus filhos, concedendo-lhe o título de cida-dão honorário”, disse o ministro.

Honraria é um sinal de reconhecimento ao trabalho de Malta Marques e o que ele representa para a sociedade de Batalha

(5)

Poder Executivo

. . .

Gabinete Civil

EXTRATO DO OITAVO TERMO ADITIVO AO CONTRATO Nº GC 10/2012.

Processo Administrativo nº 1101.701/2018

Contratante: O Estado de Alagoas, por intermédio do GABINETE CIVIL, CNPJ nº 12.200.267/0001-01, com endereço na Rua Cincinato Pinto, s/nº, Centro, Maceió/AL, representado por seu Secretário Executivo de Gestão Interna FRANKLIN ADRIANO CARDOSO DE BARROS, inscrito no CPF sob o nº 453.522.404-87, conforme autorização do Senhor Secretário-Chefe do Gabinete Civil por meio da Portaria n° 275, de 24 de maio de 2016, publicada no Diário Oficial de 25/05/2016.

Contratada: RODOPOULOS CCV EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS S/A., inscrita no CNPJ (MF) sob o nº 07.451.817/0001-25, estabelecida na SHIS CL QI 17, Bloco F, salas 402/404, Lago Sul, CEP: 71.645-500, Brasília/DF, neste ato representada por seu Sócio, o Sr. CHRISTOS ARISTIDIS RODOPOULOS, inscrito no CPF sob o nº 107.505.769-87.

Objeto: 1.1. O objeto do presente Termo Aditivo é a alteração do Contrato nº 10/2012.

1.1.1. O prazo de vigência e execução contratual fica prorrogado por mais 12 (doze) meses consecutivos e ininterruptos, contados a partir da data do término do prazo anteriormente acordado.

1.1.2. O preço contratado de acordo com o item 4.3 da cláusula quarta do Contrato n° 10/2012, deverá ser reajustado a partir de 1º de junho de 2018 e levará em consideração o índice Geral de Preços/Disponibilidade Interna - IGP/DI, do período compreendido entre 1º de janeiro de 2018 a 31 de maio de 2018, que deverá ser divulgado pela Fundação Getúlio Vargas no mês de junho de 2018.

Dotação orçamentária: A despesa com a prestação de que trata o objeto deste contrato corre à conta do seguinte crédito orçamentário, constante do orçamento do Gabinete Civil para o exercício financeiro de 2018: Elemento de despesa 3390.39.10 e 3390.39.02, Programa de Trabalho 04.122.0004.2001, PO nº 000276, Fonte de Recursos 100.

Data da Assinatura: 17 de maio de 2018. Signatários: Os representantes acima citados.

Protocolo 357775

O SECRETÁRIO EXECUTIVO DE GESTÃO INTERNA DO GABINETE CIVIL, FRANKLIN ADRIANO C. DE BARROS, EM DATA DE 18 DE MAIO DE 2018, DESPACHOU OS SEGUINTES PROCESSOS:

PROC.1101-1508/18 do GC = DESPACHO Nº 2.102/18 - Evoluam os autos à douta PGE para, com fundamento na Lei Complementar nº 7, de 18 de julho de 1991, análise e parecer quanto ao aspecto jurídico da contratação pretendida.

PROCs.1101-1816/18 do GC = DESPACHO Nº 2.103/18; 1101-1886/18 do GC = DESPACHO Nº 2.104/18; 1101-1893/18 do GC = DESPACHO Nº 2.105/18; e 1101-1408/18 do GC = DESPACHO Nº 2.132/18.

DESPACHO: Autorizo. Retornem os auros à SPOFC para adoção das providências de estilo. PROCs.1101-1797/18 do GC = DESPACHO Nº 2.106/18; 1101-1771/18 do GC = DESPACHO Nº 2.107/18; 1101-1822/18 do GC = DESPACHO Nº 2.108/18; 1101-1834/18 do GC = DESPACHO Nº 2.109/18; 1101-1454/18 do GC = DESPACHO Nº 2.110/18; 1101-1777/18 do GC = DESPACHO Nº 2.111/18; 1101-1774/18 do GC = DESPACHO Nº 2.112/18; 1101-1775/18 do GC = DESPACHO Nº 2.113/18; 1101-1776/18 do GC = DESPACHO Nº 2.114/18; 1101-1806/18 do GC = DESPACHO Nº 2.115/18; 1101-1804/18 do GC = DESPACHO Nº 2.116/18; 1101-1805/18 do GC = DESPACHO Nº 2.117/18; 1101-1772/18 do GC = DESPACHO Nº 2.118/18; 1101-1803/18 do GC = DESPACHO Nº 2.119/18; 1101-1801/18 do GC = DESPACHO Nº 2.120/18; 1101-1800/18 do GC = DESPACHO Nº 2.121/18; 1101-1773/18 do GC = DESPACHO Nº 2.122/18; 1101-1802/18 do GC = DESPACHO Nº 2.123/18; 1101-1799/18 do GC = DESPACHO Nº 2.124/18; 1101-1798/18 do GC = DESPACHO Nº 2.125/18; 1101-1821/18 do GC = DESPACHO Nº 2.126/18; 1101-1820/18 do GC = DESPACHO Nº 2.127/18; 1101-1819/18 do GC = DESPACHO Nº 2.128/18; e 1101-1456/18 do GC = DESPACHO Nº 2.129/18.

DESPACHO: Autorizo. Lavre-se a portaria e, em seguida, vão os autos à SUPOFC para as providências cabíveis.

PROC.1101-1894/18 do GG = DESPACHO Nº 2.130/18 - De acordo. À AMGESP para ciência e devidos fins.

PROC.35032-805/17 da SETRAND = DESPACHO Nº 2.131/18 - Tendo em vista a nova minuta de decreto e as demais documentações acostadas pela SETRAND, às fls. 67/101, retornem os autos à PGE para análise e manifestação a respeito do cumprimento das condicionantes dispostas no Despacho PGE/ASS nº 14/2018, aprovado pelo Despacho PGE/GAB nº 838/2018, à fls. 56/58. Após, retornem para superior consideração governamental. PROC.1400-1704/17 do GVG = DESPACHO Nº 2.133/18 - Tendo em

vista o tempo decorrido, retornem os autos ao GABINETE DO VICE-GOVERNADOR, a pedido, para os devidos fins.

PROC.1101-1929/18 da SESAU = DESPACHO Nº 2.134/18 - Encaminhem-se os autos à SEPLAG para ciência de seu Titular e adoção das demais providências tendo em vista o teor do Ofício nº 108/2018-SECEGIN/SESAU/AL.

PROC.1101-1920/18 do TJ/AL = DESPACHO Nº 2.135/18 - Encaminhem-se os autos à douta PGE para, com fundamento na Lei Complementar nº 7, de 18 de julho de 1991, a orientação jurídica adequada, tendo em vista tratar-se de cumprimento de determinação judicial.

PROC.1101-1923/18 do COMITÊ 1ª INFÂNCIA = DESPACHO Nº 2.136/18 - Encaminhem-se os autos à douta PGE para, com fundamento na Lei Complementar nº 7, de 18 de julho de 1991, proceder à indicação de que trata o Of. CEPI nº 11/2018 de fls. 2. ===========================================

JOSÉ ROBERTO SANTOS WANDERLEY

Gerente de Documentação e Publicação de Atos Governamentais

(6)

. .

Procuradoria Geral do Estado

EVENTOS FUNCIONAIS ATOS E DESPACHOS DO GOVERNADOR

O PROCURADOR GERAL DO ESTADO, FRANCISCO MALAQUIAS DE AL-MEIDA JUNIOR, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES, DESPACHOU EM DATA DE 18 DE MAIO DE 2018 O(S) SEGUINTE(S) PROCESSO(S):

PROC: 1500-33603/2017 - INTERESSADO: SEFAZ - ASSUNTO: ENCAMI-NHAMENTO DE INFORMAÇÕES. - DESPACHO PGE/ GAB. N° 1820/2018 - Aprovo o Despacho PGE-PLIC-CD nº 1476/2018 (às fls.139), da lavra da Coor-denação da Procuradoria de Licitações, Contratos e Convênios, o qual acolheu o DESPACHO JURÍDICO PGE/PLIC nº 857/2018, conclusivo pela possibilidade ju-rídica de celebração do aditivo contratual versado no presente processo, com a res-salva ali contida. Destarte, sigam os autos ao Gabinete Civil para os fins devidos. PROC: 1500-010265/2018 - INTERESSADO: SEFAZ - ASSUNTO: PARECER JURÍDICO PARA OPERAÇÃO DE CRÉDITO DO ESTADO DE ALAGOAS – PROGRAMA CONECTA ALAGOAS. - DESPACHO PGE/ GAB. N° 1847/2018 - Conheço e aprovo o Despacho PGE/ASS nº 038/2018, conclusivo pela inexistência de óbice legal à reformulação da contratação com o Banco do Brasil S/A, com a redução do valor para R$ 300.000.000,00 (trezentos milhões), acolhendo a reco-mendação de juntada das duas outras vias do Parecer Jurídico anterior – datado de 20/03/2018, assinadas pelo Procurador Geral e pelo Governador do Estado – como condicionante à assinatura do novo “Parecer Jurídico para Operação de Crédito”. À SEFAZ/AL para atendimento da condicionante retro indicada.

PROC: 1204-999/2018. - INTERESSADO: MAILSON LUIZ PEREIRA DOS SANTOS. - ASSUNTO: INCLUSÃO DE DEPENDENTES. - DESPACHO PGE/ GAB N° 1837/2018 - Aprovo o Despacho Jurídico PGE/PA/CD nº 1557/2018, emanado da Coordenação da Procuradoria Administrativa, o qual acolheu o en-tendimento manifestado no Despacho Jurídico PGE/PA nº 510/2018, conclusivo pelo deferimento do pleito, referente ao pagamento do salário-família ao servidor interessado, nas razões de fato e de direito descritas na citada peça opinativa, aten-tando-se quanto ao valor retroativo devido a ser apurado. Dessa forma, vão os autos à SEPLAG para providências de estilo.

PROC: 1204-682/2018 - INTERESSADO: TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTA-DO DE ALAGOAS - ASSUNTO: NOTIFICAÇÃO - DESPACHO PGE/ GAB. N° 1793/2018 - Aprovo o Despacho PGE-PJ/CD nº 626/2018, emanado da Coordena-ção da Procuradoria Judicial, o qual acolheu o Despacho PGE/PJ nº 733/2018, que, por suas razões e fundamentos legais, concluiu pela remessa dos autos à SEFAZ, para informar se já houve comunicação pelo Comitê Gestor de Precatórios quanto à deliberação correspondente ao Ofício GSEF nº 402/2018. Em caso afirmativo, que seja realizada a devida comunicação aos entes da administração indireta, au-tárquica e fundacional, mediante orientação apontada na manifestação jurídica de fls. 17/21.

PROC: 35032.125/2017. - INTERESSADO: PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO LUIS DO QUINTUDE. - ASSUNTO: SOLICITA CONSTRUÇÃO. - DES-PACHO PGE/ GAB. N° 1811/2018 - Conheço e aprovo o Despacho Jurídico PGE-PLIC/CD nº 1454/2018, da lavra da Coordenação da Procuradoria de Lici-tações, Contratos e Convênios, o qual acolheu o Parecer PGE/PLIC/SEINFRA nº 70/2018, conclusivo pela aprovação da fase interna, ensejando a realização dos atos de convocação e julgamento das propostas, desde que cumpridas as condi-cionantes apontadas nas referenciadas manifestações jurídicas. Alerto que, tendo o parecerista optado pela aprovação condicionada, a autoridade consulente responde de forma pessoal e exclusiva pela omissão decorrente de eventual realização de procedimento sem a devida observância das recomendações, cujo cumprimento é requisito do ato de aprovação. Destarte, remetam os autos à SEINFRA para as providências ulteriores.

PROC: 5101.8859/2016 - INTERESSADO: DETRAN/AL. - ASSUNTO: AQUI-SIÇÃO DE ARMÁRIO. - DESPACHO PGE/ GAB. N° 1839/2018 - Conheço e aprovo o Despacho Jurídico PGE/PAI/CD nº 936/2018, da lavra da Coordenação da Procuradoria de Controle Técnico dos Serviços Jurídicos da Administração In-direta, com as observações ali constantes, o qual acolheu o entendimento exarado no Parecer DETRAN nº 448/2017, conclusivo pela aprovação da fase interna do certame licitatório, estando apto ao seu prosseguimento, desde que cumpridas as condicionantes ali exaradas. Alerto que, tendo o parecerista optado pela aprova-ção condicionada, a autoridade consulente responde de forma pessoal e exclusiva pela omissão decorrente de eventual realização de procedimento sem a devida ob-servância das recomendações, cujo cumprimento é requisito do ato de aprovação. Destarte, remetam-se os autos ao DETRAN para as providências ulteriores.

PROC: 4104.1559/2018 - INTERESSADO: ADRIANA BERTOLDO BARRE-TO DE ARAÚJO - ASSUNBARRE-TO: RETROATIVO DE MUDANÇA DE CLASSE - DESPACHO PGE/ GAB. N° 1850/2018 - Conheço e aprovo o Despacho Jurídico PGE/PAI/CD nº 1013/2018, da lavra da Coordenação da Procuradoria de Controle Técnico dos Serviços Jurídicos da Administração Indireta, o qual acolheu o Pa-recer COJUR/UNCISAL nº 164/2018, conclusivo pelo deferimento do pleito de pagamento retroativo à interessada, em consonância com os cálculos apresentados às fls. 14. Dessa forma, remetam-se os autos à UNCISAL para adoção das provi-dências cabíveis.

PROC: 4101.1211/2016. - INTERESSADO: WELLINGTON COSTA MAR-TINS - ASSUNTO: ADICIONAL DE PERICULOSIDADE. - DESPACHO PGE/ GAB. N° 1849/2018 - Conheço e aprovo o Despacho Jurídico PGE/PAI/CD nº 1030/2018, emanado da Coordenação da Procuradoria de Controle Técnico dos Serviços Jurídicos da Administração Indireta, o qual acolheu o Parecer COJUR/ UNCISAL Nº 336/2018, conclusivo pelo deferimento da concessão de adicional de periculosidade a parte interessada. Diante da vigência da Lei Estadual 7.817 de 19 de setembro de 2016, que estabelece novos parâmetros para concessão dos adicio-nais de insalubridade e periculosidade no Estado de Alagoas, torna-se imprescindí-vel a concessão do pleito sob a ótica dos valores e requisitos ali estabelecidos. Com base nos valores fixados na legislação em comento, defiro o pleito em questão para imediata concessão do adicional de periculosidade, enquanto exercer suas ativida-des em estabelecimento prisional ou hospital psiquiátrico. Desta forma, remetam--se os autos à SEPLAG para adoção das medidas pertinentes.

PROC: 4101.2101/2017 - INTERESSADO: JOSÉ TENÓRIO GAMELEIRA - ASSUNTO: RETROATIVO DE MUDANÇA DE CLASSE - DESPACHO PGE/ GAB. N° 1851/2018 - Conheço e aprovo o Despacho Jurídico PGE/PAI/CD nº 1035/2018, da lavra da Coordenação da Procuradoria de Controle Técnico dos Ser-viços Jurídicos da Administração Indireta, o qual acolheu o Parecer COJUR/UNCI-SAL nº 293/2018, conclusivo pelo deferimento do pleito de pagamento retroativo ao interessado, em consonância com os cálculos apresentados às fls. 08. Dessa forma, remetam-se os autos à UNCISAL para adoção das providências cabíveis. PROC: 4101-13554/2017 - INTERESSADO: JAMILA LYRA CAVALCAN-TE SECCHE - ASSUNTO: EXONERAÇÃO - DESPACHO PGE/ GAB. N° 1852/2018 - Conheço e aprovo o Despacho Jurídico PGE/PAI/CD nº 1023/2018, da lavra da Coordenação da Procuradoria de Controle Técnico dos Serviços Jurídicos da Administração Indireta, o qual acolheu o Parecer CJUR/UNCISAL nº 271/2018, conclusivo pelo deferimento do pleito de exoneração da servidora interessada. Des-tarte, evoluam os autos ao Gabinete Civil para as devidas providências.

PROC: 4101-20349/2017 - INTERESSADO: WANESSA DAS NEVES SOLA-NO - ASSUNTO: EXONERAÇÃO. - DESPACHO PGE/ GAB. N° 1853/2018 - Conheço e aprovo o Despacho Jurídico PGE/PAI/CD nº 1034/2018, da lavra da Coordenação da Procuradoria de Controle Técnico dos Serviços Jurídicos da Administração Indireta, o qual acolheu o Parecer CJUR/UNCISAL nº 298/2018, conclusivo pelo deferimento do pleito de exoneração da servidora interessada. Des-tarte, evoluam os autos ao Gabinete Civil para as devidas providências.

PROC: 4101.23470/2017. - INTERESSADO: NUCISP/UNCISAL – MEMO Nº 268/2017 - ASSUNTO: AUMENTO DE CARGA HORÁRIA - DESPACHO PGE/ GAB. N° 1854/2018 - Conheço e aprovo o Despacho Jurídico PGE/PAI/CD Nº 1042/2018, emanado da Coordenação da Procuradoria Administrativa, o qual aco-lheu o Despacho COJUR/UNCISAL nº373/2018, conclusivo pelo indeferimento do pleito buscado na exordial, pelas razões ali constantes. Desta forma, vão os autos à UNCISAL para devidas providências.

PROC: 2000-003338/2018 - INTERESSADO: UFAL. - ASSUNTO: CESSÃO DE SERVIDOR. - DESPACHO PGE/GAB. N° 1857/2018 - Preliminarmente, reme-tam-se os autos à SESAU a fim de que se esclareça se a cessão pretendida deixará carência, bem como qual o cargo a ser exercido na UFAL, submetendo o feito à apreciação do chefe imediato da servidora interessada. Após, retornem os autos a esta PGE para análise final.

PROC: 1101-000965/2018 - INTERESSADO: PREFEITURA MUNICIPAL DE MACEIÓ. - ASSUNTO: CESSÃO DE SERVIDOR. - DESPACHO PGE/GAB. N° 1856/2018 - Preliminarmente, remetam-se os autos à UNCISAL a fim de que se es-clareça se a cessão da servidora deixará carência, submetendo o feito à apreciação do Gestor. Após, retornem os autos a esta PGE para análise final.

PROC: 41010.338/2018. - INTERESSADO: MARIA DAS GRAÇAS PEREIRA DA SILVA - ASSUNTO: ADICIONAL DE INSALUBRIDADE - DESPACHO PGE/GAB. N° 1855/2018 - Conheço e aprovo o Despacho Jurídico PGE/PAI/CD nº 1026/2018, emanado da Coordenação da Procuradoria de Controle Técnico dos Serviços Jurídicos da Administração Indireta, o qual acolheu o Despacho COJUR/ UNCISAL Nº 379/2018, entendendo que resta a Administração Pública cumprir a

(7)

Estado de Alagoas DIÁRIO OFICIAL

SECRETÁRIO - CHEFE DO GABINETE CIVIL

FRANKLIN ADRIANO CARDOSO DE BARROS

Secretário Executivo de Gestão Interna, respondendo pelo Expediente PROCURADOR - GERAL DO ESTADO

FRANCISCO MALAQUIAS DE ALMEIDA JÚNIOR

CONTROLADORA - GERAL DO ESTADO

MARIA CLARA CAVALCANTE BUGARIM

SECRETÁRIO DE ESTADO DA AGRICULTURA, PECUARIA, PESCA E AQUICULTURA

ANTONIO DIAS SANTIAGO

SECRETÁRIO DE ESTADO DA ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL

FERNANDO SOARES PEREIRA

SECRETÁRIO DE ESTADO DA CIÊNCIA, DA TECNOLOGIA E DA INOVAÇÃO

ROGÉRIO MOURA PINHEIRO

SECRETÁRIO DE ESTADO DA COMUNICAÇÃO

ÊNIO LINS DE OLIVEIRA

SECRETÁRIA DE ESTADO DA CULTURA

MELLINA TORRES FREITAS

SECRETÁRIO DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA

PAULO DOMINGOS DE ARAÚJO LIMA JUNIOR - Cel. PM

SECRETÁRIO DE ESTADO DA RESSOCIALIZAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL

MARCOS SÉRGIO DE FREITAS SANTOS

SECRETÁRIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

LAURA CRISTIANE DE SOUZA

SECRETÁRIA DE ESTADO DO ESPORTE, LAZER E JUVENTUDE

CLÁUDIA ANICETO CAETANO PETUBA

SECRETÁRIO DE ESTADO DA FAZENDA

GEORGE ANDRÉ PALERMO SANTORO

SECRETÁRIO DE ESTADO DA INFRAESTRUTURA

FERNANDO FORTES MELRO FILHO

SECRETÁRIO DE ESTADO DO TRANSPORTE E DESENVOLVIMENTO URBANO

MOSART DA SILVA AMARAL

SECRETÁRIO DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS HÍDRICOS

CLÁUDIO ALEXANDRE AYRES DA COSTA

SECRETÁRIA DE ESTADO DA MULHER E DOS DIREITOS HUMANOS

CLAUDIA ELIZABETH SOUZA SIMÕES

SECRETÁRIO DE ESTADO DO PLANEJAMENTO, GESTÃO E PATRIMÔNIO

FABRÍCIO MARQUES SANTOS

SECRETÁRIA DE ESTADO DE PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA

ESVALDA AMORIM BITTENCOURT DE ARAÚJO

SECRETÁRIO DE ESTADO DA SAÚDE

CARLOS CHRISTIAN REIS TEIXEIRA

SECRETÁRIO DE ESTADO DO TRABALHO E EMPREGO

ARTHUR JESSÉ MENDONÇA DE ALBUQUERQUE

SECRETÁRIO DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO ECONOMICO E TURISMO

RAFAEL DE GÓES BRITO

GOVERNADOR DO ESTADO DE ALAGOAS

JOSÉ RENAN VASCONCELOS CALHEIROS FILHO

VICE-GOVERNADOR DO ESTADO DE ALAGOAS

JOSÉ LUCIANO BARBOSA DA SILVA

PODER EXECUTIVO

ÍNDICE

PODER EXECUTIVO

Dagoberto Costa Silva de Omena

Diretor-presidente

Jarbas Pereira Ricardo

Diretor administrativo-financeiro

José Otílio Damas dos Santos

Diretor comercial e Industrial

www.imprensaoficialal.com.br

Av. Fernandes Lima, s/n, Km 7, Gruta de Lourdes - Maceió / AL - CEP: 57080-000 Tel.: (82) 3315.8334 / 3315.8335

Preço

Pagamento à vista por cm² R$ 6,16

Para faturamento por cm² R$ 7,40

Publicações

Os textos deverão ser digitados em Word (normal), em fonte Times New Roman, tama-nho 8 e largura de 9,3 cm, sendo encaminhados diretamente ao parque gráfico à Av. Fernandes Lima, s/n, Km 7, Gruta de Lourdes - Maceió/AL, no horário das 08h às 15h ou pelo e-mail materias@imprensaoficialal.com.br.

Reclamações sobre matérias publicadas deverão ser feitas no prazo máximo de 10 dias.

Gabinete do Governador...01

Procuradoria Geral do Estado ... 02

Sec. de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social ...08

Sec. de Estado da Cultura ... 09

Sec. de Estado da Ressocialização e Inclusão Social ...12

Sec. de Estado da Educação ... 15

Sec. de Estado do Esporte, Lazer e Juventude ...17

Sec. de Estado da Fazenda ...18

Sec. de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio ...24

Sec. de Estado da Infraestrutura ...25

Sec. de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos ... 26

Sec. de Estado de Prevenção à Violêcia ...27

Sec. de Estado da Saúde ...28

Sec. de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo ... 34

Delegacia Geral da Polícia Civil ...35

Comando Geral da Polícia Militar ...35

Coordenadoria Estadual de Defesa Civil ...35

Conselho Estadual de Educação de Alagoas - CEE/AL ...36

Conselho Estadual de Assistência Social de Alagoas-Ceas/AL ...36

ADMINISTRAÇÃO INDIRETA ...37

EVENTOS FUNCIONAIS ...49

DEFENSORIA PÚBLICA ESTADUAL ...97

MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL ...99

PREFEITURAS DO INTERIOR ...103

(8)

ordem judicial, implantando o adicional em favor dos servidores interessados, com base na lei estadual de regência. Desta forma, remetam-se os autos à UNCISAL para as providências ulteriores.

PROC: 4101-12728/2017 - INTERESSADO: MAURICIO JOSÉ BERTO DA SIL-VA. - ASSUNTO: EXONERAÇÃO. - DESPACHO PGE/GAB. N° 1858/2018 - Conheço e aprovo o Despacho Jurídico PGE/PAI/CD nº 1033/2018, da lavra da Coordenação da Procuradoria de Controle Técnico dos Serviços Jurídicos da Ad-ministração Indireta, o qual acolheu o Parecer COJUR/UNCISAL nº 299/2018, conclusivo pelo deferimento do pleito de exoneração do servidor interessado. Des-tarte, evoluam os autos ao Gabinete Civil para as devidas providências.

PROC: 41010-23275/2017 - INTERESSADO: KARINE MACEDO ADERNE. - ASSUNTO: RETROATIVO DE MUDANÇA DE CLASSE - DESPACHO PGE/ GAB. N° 1859/2018 - Conheço e aprovo o Despacho Jurídico PGE/PAI/CD nº 1037/2018, da lavra da Coordenação da Procuradoria de Controle Técnico dos Ser-viços Jurídicos da Administração Indireta, o qual acolheu o Despacho COJUR/UN-CISAL nº 293/2018, conclusivo pelo deferimento do pleito de pagamento retroati-vo ao interessado, em consonância com os cálculos apresentados às fls. 08. Dessa forma, remetam-se os autos à UNCISAL para adoção das providências cabíveis. PROC: 41010-3452/2016. -INTERESSADO: LITIANY DE SOUZA LIMA. - ASSUNTO: ADICIONAL DE INSALUBRIDADE. - DESPACHO PGE/GAB N° 1860/2018 - Diante da inclusão da categoria profissional e lotação de trabalho da servidora interessada dentre as elencadas como passíveis de percepção de adi-cional de insalubridade no laudo elaborado pela Comissão Especial, devidamente constituída pela Portaria SEGESP nº 450/2007, publicado no DOE de 27/06/2008, conheço e aprovo o Despacho Jurídico PGE/PAI/CD nº 1041/2018, emanado da Coordenação da Procuradoria de Controle Técnico dos Serviços Jurídicos da Ad-ministração Indireta, o qual acolheu o Despacho COJUR/UNCISAL Nº 327/2018, conclusivo pela concessão de adicional de insalubridade em grau máximo à ser-vidora interessada, com base nos valores fixados na Lei Estadual 7.817 de 19 de setembro de 2016, com retroativo à data de requerimento, enquanto durarem as condições insalubres que deram causa à sua concessão. Desta forma, remetam-se os autos à SEPLAG para as providências necessárias.

PROC: 60030-000489/2018 - INTERESSADO: DOLORES MARIA JATOBÁ DE ALMEIDA SOARES. - ASSUNTO: PROGRESSÃO VERTICAL. - DESPACHO PGE/GAB. N° 1861/2018 - Conheço e aprovo o Parecer PGE/PA nº 1226/2018, devidamente apreciado pela Coordenação da Procuradoria Administrativa, conclu-sivo pelo deferimento do pleito de progressão vertical da servidora interessada, diante do preenchimento dos requisitos legais. Quanto aos efeitos financeiros, es-tes devem ser delimitados seguindo os parâmetros abaixo descritos: a) quando os certificados utilizados forem apresentados por ocasião do requerimento, os efeitos financeiros devem ser contabilizados a partir da data de protocolo; b) se os certifi-cados aproveitados forem trazidos aos autos em momentos diferentes no curso do procedimento, deve ser considerada a data de juntada do último título. Desta forma, vão os autos à SEPLAG para adoção das providências pertinentes.

PROC: 2100.896/2018 - INTERESSADO: DELEGACIA GERAL DA POLÍCIA CIVIL - ASSUNTO: SOLICITAÇÃO DE PROVIDÊNCIAS - DESPACHO PGE/ GAB Nº 1819/2018 – [...]A toda evidência, a discussão travada nos autos não está inserida no precedente obrigatório da Súmula Vinculante nº 44 do Supremo Tribu-nal Federal, razão pela qual o pedido de dispensa de recurso não pode ser acolhido. Ao Gabinete Civil.

PROC: 2102.509/2017 - INTERESSADO: VICTOR PORTELA CAVALCAN-TE. - ASSUNTO: INSALUBRIDADE. - DESPACHO PGE/GAB. N° 1815/2018 - Aprovo o Despacho PGE/PJ nº 043/2018, devidamente apreciado pela Coordena-ção da Procuradoria Judicial, que por suas razões e fundamentos jurídicos, pondera não ser aplicável a decisão proferida pelo Tribunal de Justiça ao caso em análise, devendo ser observadas as recomendações exaradas na referenciada manifestação jurídica. Dessa forma, retornem-se os autos à PA/PGE para os devidos fins. PROC: 4799-3224/2018 - INTERESSADO: PROCURADORIA GERAL DO ES-TADO - ASSUNTO: DOCUMENTOS - DESPACHO PGE/GAB Nº 1832/2018 - Aprovo o Despacho PGE/PJ nº 724/2018, da lavra da Coordenação da Procuradoria Judicial, devidamente apreciado pela Coordenação, por suas razões e fundamentos jurídicos, conclusivo pela remessa dos autos à SEPLAG, para a concreção dos in-dicativos exarados no referenciado despacho, com a urgência que o caso requer. PROC: 1500-016459/2018 - INTERESSADO (A): SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA. - ASSUNTO: MINUTA DE DECRETO. - DESPACHO PGE/ GAB N° 1827/2018 - Aprovo o Despacho PGE/PFE-CD nº 0590/2018, provin-do da Coordenação da Procuraprovin-doria da Fazenda Estadual, conclusivo pela pos-sibilidade jurídica de conversão da presente minuta em Decreto, com a ementa abaixo transcrita: PROCESSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO. MINUTA DE

DECRETO. ALTERAÇÃO DO DECRETO ESTADUAL Nº 35.245/91. INTRO-DUÇÃO DAS DISPOSIÇÕES DO CONVÊNIO ICMS Nº 15/18; 18/18 E 30/18 QUE TRATA RESPECTIVAMENTE DO ENVIO DO LINK DA NOTA FISCAL NAS REGARGAS DE CELULARES PRÉ- PAGOS; ISENÇAÕ DE ICMS NAS OPERAÇÕES INTERNAS DE SAÍDA DE ENERGIA ELÉTRICA SUJEITA A FATURAMENTO PELO SISTEMA DE COMPENSAÇÃO DE ENERGIA; RE-DUÇÃO DE BASE DE CÁLCULO DO ICMS NAS SAÍDAS INTERMNAS DE QUEROSENE DE AVIAÇÃO. CONSONÂNCIA COM OS ARTIGOS 4º, § 3º DA LEI 5.900/96. CONCORDÂNCIA. DEFERIMENTO CONDICIONADO. Destarte, encaminho os autos ao Gabinete Civil para superior consideração do Che-fe do Poder Executivo Estadual.

PROC: 1204.1060/2018 - INTERESSADO: PROCURADORIA JUDICIAL/PGE. - ASSUNTO: PAGAMENTO. - DESPACHO PGE/ GAB. N° 1821/2018 - Conheço e aprovo o Despacho Jurídico PGE-PJ/CD nº 725/2018, devidamente apreciado pela Coordenação da Procuradoria Judicial, conclusivo pela adoção das providên-cias necessárias ao pagamento imediato da requisição de pequeno valor tratada nos autos, através de depósito judicial à disposição da 10ª Vara do Trabalho de Maceió. Desta forma, vão os autos à SEFAZ, com a urgência que o caso requer, retornando, em seguida, à Procuradoria Judicial.

PROC: 4101.12979/2016 - INTERESSADO: HOSPITAL ESCOLA HÉLVIO AUTO. - ASSUNTO: SOLICITAÇÃO – SERVIÇO DE MONITORAMENTO ELETRÔNICO. - DESPACHO PGE/ GAB. N° 1838/2018 - Conheço e aprovo o Despacho Jurídico PGE/PAI/CD nº 1021/2018, da lavra da Coordenação da Pro-curadoria de Controle Técnico dos Serviços Jurídicos da Administração Indireta, com as observações ali constantes, o qual acolheu o entendimento exarado no Pa-recer COJUR/UNCISAL nº 277/2018, conclusivo pela aprovação da fase interna do certame licitatório, estando apto ao seu prosseguimento, desde que cumpridas as condicionantes ali exaradas. Alerto que, tendo o parecerista optado pela aprova-ção condicionada, a autoridade consulente responde de forma pessoal e exclusiva pela omissão decorrente de eventual realização de procedimento sem a devida ob-servância das recomendações, cujo cumprimento é requisito do ato de aprovação. Destarte, remetam-se os autos à UNCISAL para as providências ulteriores. PROC: 2000.7294/2018 - INTERESSADO: MADERLENE BEZERRA DO NASCIMENTO. - ASSUNTO: INFORMAÇÕES. - DESPACHO PGE/ GAB. N° 1822/2018 - Conheço e aprovo o Despacho PGE-PJ/CD nº 688/2018, devidamente apreciado pela Coordenação da Procuradoria Judicial, conclusivo pelo envio dos autos à SESAU, para ciência e manifestação final, em seguida, ao Gabinete Civil, para retificar o ato de nomeação da requerente, conforme indicado na manifestação jurídica mencionada.

PROC: 35032.250/2017 - INTERESSADO: SETRAND. - ASSUNTO: PROCES-SO LICITATÓRIO. - DESPACHO PGE/ GAB. N° 1810/2018 - Aprovo o Despa-cho PGE-PLIC-CD nº 1491/2018, da lavra da Coordenação da Procuradoria de Licitações, Contratos e Convênios, o qual acolheu o Parecer PGE/PLIC-SEINFRA nº 62/2018, conclusivo pela regularidade dos atos da fase externa do certame lici-tatório, ensejando a realização dos atos de homologação e assinatura do contrato, desde que atendidas as condicionantes exaradas no sobredito despacho. Ressalte-se que o exame dos autos processuais restringe-se apenas aos seus aspectos jurídicos, excluídos, portanto, aqueles de natureza técnica. Reitero a recomendação de que, tendo a aprovação ocorrido de forma condicionada, a autoridade consulente res-ponde de forma pessoal e exclusiva pela omissão decorrente de eventual realização de procedimento sem a devida observância das recomendações, cujo cumprimento é requisito do ato de aprovação. Destarte, sigam os autos à SEINFRA para adoção das medidas pertinentes.

PROC: 4105-402/2018. - INTERESSADO: AMGESP. - ASSUNTO: ABERTURA DE PROCESSO LICITATÓRIO PARA REGISTRO DE PREÇOS. - DESPACHO PGE/ GAB. N° 1816/2018 - Conheço e aprovo o Despacho PGE-PLIC-CD nº 1495/2018, da lavra da Coordenação da Procuradoria de Licitações, Contratos e Convênios, o qual acolheu o Despacho PGE-PLIC nº 875/2018, conclusivo pela re-gularidade dos atos da fase interna, desde que atendidas as condicionantes exaradas no sobredito parecer. Ressalte-se que, antes da assinatura do contrato, caso se trate de aquisição de material permanente, os autos devem ser encaminhados ao CPOF, caso se trate de aquisição de material de consumo deve o ordenador de despesa do órgão atestar que os bens a serem adquiridos são destinados ao desenvolvimento das atividades essenciais da Secretaria. Reitero a recomendação de que, tendo o parecerista optado pela aprovação condicionada, a autoridade consulente responde de forma pessoal e exclusiva pela omissão decorrente de eventual realização de procedimento sem a devida observância das recomendações, cujo cumprimento é requisito do ato de aprovação. Destarte, remetam os autos à AMGESP para as providências ulteriores.

(9)

PROC: 1700.1528/2018 - INTERESSADO: SINSPEAL - ASSUNTO: CONVÊ-NIOS - DESPACHO PGE/ GAB. N° 1812/2018 - Aprovo o Despacho PGE-PLI-C-CD nº 1486/2018 da lavra da Coordenação da Procuradoria de Licitações, Con-tratos e Convênios, o qual acolheu o Despacho Jurídico PGE-PLIC nº 862/2018, conclusivo pela possibilidade jurídica da formalização do convênio pleiteado, des-de que cumpridas as condicionantes exaradas nas manifestações jurídicas. Reitero a recomendação de que, tendo o parecerista optado pela aprovação condicionada, a autoridade consulente responde de forma pessoal e exclusiva pela omissão decor-rente de eventual realização de procedimento sem a devida observância das reco-mendações, cujo cumprimento é requisito do ato de aprovação. Destarte, remetam os autos à SEPLAG para adoção das medidas pertinentes.

PROC: 2900.109/2018 - INTERESSADO: SEDETUR. - ASSUNTO: CONTRA-TAÇÃO DE EMPRESA. - DESPACHO PGE/GAB. N° 1808/2018 - Aprovo o Des-pacho PGE-PLIC-CD nº 1478/2018, emanado da Coordenação da Procuradoria de Licitações, Contratos e Convênios, o qual acolheu o Despacho PGE/PLIC nº 842/2018, com as razões ali contidas, conclusivo pela possibilidade jurídica da contratação pretendida nos autos, desde que cumpridas as condicionantes exaradas no aludido despacho. Reitero a recomendação de que, tendo o parecerista optado pela aprovação condicionada, a autoridade consulente responde de forma pessoal e exclusiva pela omissão decorrente de eventual realização de procedimento sem a devida observância das recomendações, cujo cumprimento é requisito do ato de aprovação. Ressalte-se que, antes da assinatura do contrato, caso se trate de aqui-sição de material permanente, os autos devem ser encaminhados ao CPOF, caso se trate de aquisição de material de consumo deve o ordenador de despesa do órgão atestar que os bens a serem adquiridos são destinados ao desenvolvimento das ati-vidades essenciais da Secretaria. Destarte, evoluam os autos à SEDETUR para as providências pertinentes.

PROC: 1204.994/2018 - INTERESSADO: PJ/PGE. -ASSUNTO: DIVERSOS ASSUNTOS. - DESPACHO PGE/ GAB. N° 1742/2018 - Aprovo o Despacho PGE-PJ/CD nº 600/2018, emanado da Coordenação da Procuradoria Judicial, o qual acolheu o Despacho PGE/PJ nº 711/2018, conclusivo pelo envio dos autos à PM, para ciência do comando da Polícia Militar, objetivando dar continuidade às medidas necessárias ao cumprimento do ato impugnado, haja vista que foi re-conhecida a legalidade do ato administrativo disciplinar, em seguida, retornem ao Protocolo desta PGE para arquivamento.

PROC: 20105.1485/2018. - INTERESSADO: PROCURADORIA GERAL DO ESTADO DE ALAGOAS. - ASSUNTO: ENCAMINHAMENTO DE DOCU-MENTOS. - DESPACHO PGE/ GAB. N° 1809/2018 - Aprovo o Despacho PGE/ PJ-CD nº 638/2018, emanado da Coordenação da Procuradoria Judicial, o qual aco-lheu o Despacho PGE/PJ nº 739/2018, conclusivo pelo apensamento dos autos ao processo administrativo nº 20105-468/2018, assim como, pela adoção das medidas necessárias ao cumprimento da decisão judicial, para que o autor Denildo Leopoldo Brasil seja imediatamente inserido nos quadros da Polícia Civil de Alagoas, no cargo de Agente de Policia. Desta forma, remetam-se os autos à PCAL para ciência e providências necessárias.

PROC: 4104.7628/2014 - INTERESSADO: RAFAEL DA SILVA. - ASSUNTO: PAGAMENTO RETROATIVO. - DESPACHO PGE/GAB. N° 1844/2018 - Conhe-ço o Despacho Jurídico PGE/PAI/CD nº 1045/2018, da lavra da Coordenação da Procuradoria de Controle Técnico dos Serviços Jurídicos da Administração Indire-ta e aprovo o entendimento exarado no Despacho COJUR/UNCISAL nº 359/2018, conclusivo pelo deferimento do pleito de pagamento retroativo ao interessado, em consonância com os cálculos apresentados às fls. 33. Dessa forma, remetam-se os autos à UNCISAL para adoção das providências cabíveis.

PROC: 4101-1218/2016 - INTERESSADO: FABIANA DA SILVA SANTOS - ASSUNTO: ADICIONAL DE PERICULOSIDADE - DESPACHO PGE/GAB N° 1836/2018 - Diante da inclusão da categoria profissional e lotação de trabalho da servidora interessada dentre as elencadas como passíveis de percepção de adicio-nal de periculosidade no laudo elaborado pela Comissão Especial, devidamente constituída pela Portaria SEGESP nº 450/2007, publicado no DOE de 27/06/2008, conheço e aprovo o Despacho Jurídico PGE/PAI/CD nº 1039/2018, emanado da Coordenação da Procuradoria de Controle Técnico dos Serviços Jurídicos da Ad-ministração Indireta, o qual acolheu o Parecer COJUR/UNCISAL Nº 338/2018, conclusivo pela concessão de adicional de periculosidade ao servidor interessado, com base nos valores fixados na Lei Estadual 7.817 de 19 de setembro de 2016, re-troativo à data de requerimento, respeitado o lustro prescricional, enquanto exercer suas atividades em estabelecimento prisional ou hospital psiquiátrico. Desta forma, remetam-se os autos à SEPLAG para as providências necessárias.

PROC: 1206.1714/2017 - INTERESSADO: PM/AL. - ASSUNTO: AQUISIÇÃO DE MATERIAL. - DESPACHO PGE/GAB. N° 1834/2018 - Aprovo o Despacho PGE-PLIC/CD nº 1464/2018, emanado da Coordenação da Procuradoria de Licita-ções, Contratos e Convênios, o qual acolheu o Despacho PGE-PLIC nº 843/2018, conclusivo pela complementação e atualização da documentação da Companhia Brasileira de Cartuchos, consoante os artigos 27 e 28 da Lei Federal nº 8.666/1993, devendo ser observadas as demais recomendações exaradas na manifestação jurí-dica de fls. 118. Em atenção ao disposto no art. 43, inciso X e parágrafo 3º, do De-creto Estadual nº 57.404/2018, o qual Dispõe Sobre a Execução Orçamentária, Fi-nanceira, Patrimonial e Contábil do Estado de Alagoas para o Exercício Financeiro de 2018, requisita-se que o ordenador de despesa de cada órgão participante ateste que os bens a serem adquiridos são destinados ao desenvolvimento das atividades essenciais do respectivo órgão senão, veja-se: Art. 43. Ficam suspensas as despe-sas públicas decorrentes das seguintes atividades: [...] X – aquisição de materiais de consumo, excetuando-se aqueles destinados ao desenvolvimento das atividades essenciais das unidades, cabendo à CPOF o acompanhamento e o controle do con-sumo de tais materiais; [...] § 3º Casos excepcionais deverão ser encaminhados com a devida justificativa para apreciação e deliberação do CPOF. Destarte, evoluam os autos à PM/AL para as providências pertinentes.

PROC: 1104-361/2018 - INTERESSADO: PROCURADORIA GERAL DO ES-TADO . - ASSUNTO: DIVERSOS ASSUNTOS. - DESPACHO PGE/ GAB. N° 1789/2018. - Processo que aporta nesta Procuradoria Geral do Estado indevida-mente, face ao despacho exarado às fls. 57, da lavra da Controladora Geral do Estado, a quem devem ser reportadas as medidas adotadas no âmbito da CGE, para atendimento do pleito. Desta forma, retornem os autos à CGE para os fins devidos. PROC: 4101-7502/2017 - INTERESSADO: COSEAD/UNCISAL. - ASSUNTO: AQUISIÇÃO DE GRUPO DE GERADORES. - DESPACHO PGE/ GAB. N° 1846/2018 - Aprovo o Despacho PGE-PAI-CD nº 1024/2018 da lavra da Coordena-ção da Procuradoria de Controle Técnico dos Serviços Jurídicos da AdministraCoordena-ção Indireta, o qual acolheu Parecer COJUR /UNCISAL, conclusivo pelo prossegui-mento do certame licitatório em análise, ensejando a realização dos atos de homo-logação e assinatura do contrato, desde que cumpridas as condicionantes exaradas no referenciado parecer. Alerto que tendo o relator optado pela aprovação condicio-nada, a autoridade consulente responde de forma pessoal e exclusiva pela omissão decorrente de eventual realização de procedimento sem a devida observância das recomendações, cujo cumprimento é requisito do ato de aprovação. Destarte, reme-tam os autos à AMGESP para adoção das medidas pertinentes.

PROC: 4101-1728/2016 - INTERESSADO: RAMON DE ASSIS FONSECA DA CRUZ - ASSUNTO: ADICIONAL DE INSALUBRIDADE. - DESPACHO PGE/ GAB N° 1864/2018 - Diante da inclusão da categoria profissional e lotação de trabalho da servidora interessada dentre as elencadas como passíveis de percepção de adicional de insalubridade no laudo elaborado pela Comissão Especial, devi-damente constituída pela Portaria SEGESP nº 450/2007, publicado no DOE de 27/06/2008, conheço e aprovo o Despacho Jurídico PGE/PAI/CD nº 1051/2018, emanado da Coordenação da Procuradoria de Controle Técnico dos Serviços Jurí-dicos da Administração Indireta, o qual acolheu o Despacho COJUR/UNCISAL Nº 371/2018, conclusivo pela concessão de adicional de insalubridade em grau máxi-mo à servidora interessada, com base nos valores fixados na Lei Estadual 7.817 de 19 de setembro de 2016, com retroativo à data de requerimento, enquanto durarem as condições insalubres que deram causa à sua concessão. Desta forma, remetam-se os autos à SEPLAG para as providências necessárias.

PROC: 4104.19238/2017 - INTERESSADO: SHEILA DE CASTRO CARDO-SO. - ASSUNTO: PAGAMENTO RETROATIVO. - DESPACHO PGE/GAB. N° 1845/2018 - Conheço e aprovo o Despacho Jurídico PGE/PAI/CD nº 1020/2018, da lavra da Coordenação da Procuradoria de Controle Técnico dos Serviços Ju-rídicos da Administração Indireta, o qual acolheu o Parecer COJUR/UNCISAL nº 283/2018, conclusivo pelo deferimento do pleito de pagamento retroativo ao interessado, em consonância com os cálculos apresentados às fls. 09. Dessa forma, remetam-se os autos à UNCISAL para adoção das providências cabíveis. PROC: 1700.2301/2018 - INTERESSADO: LUIZ ANTONIO DA ROCHA CA-VALCANTE. - ASSUNTO: DECISÃO JUDICIAL. - DESPACHO PGE/ GAB. N° 1843/2018 - Aprovo o Despacho PGE/PJ nº 717/2018, já apreciado pela Coor-denação da Procuradoria Judicial, conclusivo pela adoção das medidas necessárias ao cumprimento da determinação judicial exarada no referenciado despacho. Desta forma, remetam-se os autos com urgência à SEPLAG, para as providências ulte-riores.

(10)

PROC: 1204.1067/2018 - INTERESSADO (A): ARTHUR BEZERRA DE MI-RANDA. -ASSUNTO: LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO. - DESPACHO PGE/GAB N° 1842/2018 - Aprovo o Despacho PGE/ASS n° 037/2018, oriundo da Assessoria Especial da Procuradoria Geral do Estado, conclusivo pelo envio dos autos ao Gabinete Civil, para concreção dos indicativos exarados no referenciado despacho.

PROCURADORIA GERAL DO ESTADO, Maceió/AL, 18 de maio de 2018. MAILSON LUIZ PEREIRA DOS SANTOS

Responsável pela Resenha

O SUBPROCURADOR GERAL DO ESTADO, EM EXERCÍCIO, ALEX RA-MIRES DE ALMEIDA, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES, DESPACHOU EM DATA DE 18 DE MAIO DE 2018, OS SEGUINTES PROCESSOS:

PROC: 1101-1079/2018 - INTERESSADO: ESCRITÓRIO DO ESTADO DE ALAGOAS–ESEAL – BRASÍLIA - ASSUNTO: CESSÃO. - DESPACHO SUB PGE/GAB. N° 1425/2018 - Ao Gabinete Civil, para as providências ulteriores. PROC: 20105.5963/2017 - INTERESSADO: ELINEUZA FELIX DOS SANTOS. - ASSUNTO: ABONO PERMANÊNCIA. - DESPACHO SUB PGE/GAB. N° 1273/2018 - Conheço e aprovo o Despacho Jurídico PGE/PA/SUB-CD nº 868/2018, emanado da Subcoordenação da Procuradoria Administrativa, conclusivo pela con-cessão do abono permanência ao servidor interessado, diante do preenchimento dos requisitos para aposentadoria especial, disciplinada na Lei Complementar nº 51/1985, com as alterações introduzidas pela Lei Complementar nº 144/2014, e na Lei Complementar Estadual n° 28/2010. Dessa forma, vão os autos à SEPLAG para adoção das providências ulteriores.

PROC: 2000.29448/2015 - INTERESSADO (A): SESAU. - ASSUNTO: DIVER-SOS ASSUNTOS. - DESPACHO SUB PGE/GAB N° 1406/2018 - Aprovo o Des-pacho Jurídico PGE/PA nº 1465/2018 da Coordenação da Procuradoria Administra-tiva, o qual acolheu o Despacho PGE/PA nº 483/2018, com as razões nele contidas, o qual opina pelos procedimentos abaixo descritos: a) Em caso de servidor públi-co estadual, a necessidade de instauração de processo administrativo disciplinar para apuração de eventual responsabilidade funcional; b) Em caso de ex-servidor, constatada a irregularidade e configuração de crime, envio dos autos ao Ministério Público Estadual; c) Com relação à Empresa NECI PEREIRA DA SILVA, o devido encaminhamento ao Ministério Público; Ademais, sigam os autos à SESAU, para os devidos fins.

PROC: 1101.766/2018 - INTERESSADO: GRAYSON SAMUEL SILVA - AS-SUNTO: DIVERSOS ASSUNTOS - DESPACHO SUB PGE/GAB. N° 1378/2018 - Aprovo o Despacho PGE/PA nº 492/2018, já apreciado pela Coordenação da Pro-curadoria Administrativa, onde enfatiza que foi observado o devido processo legal, e, portanto, a decisão do Comandante foi coerente (fls. 55/57), com o adequado enquadramento legal. Acrescento, pois, que, quanto a reanálise do mérito, cabe ao Chefe do Poder Executivo, por ser instância superior, julgar o pedido, para ratificar ou não a fundamentada decisão do Comandante Geral da PM. Ao Gabinete Civil, para as providências ulteriores.

PROC: 52555.158/2017. - INTERESSADO: ANACLETO DA ROCHA COSTA. - ASSUNTO: PROGRESSÃO FUNCIONAL. - DESPACHO SUB PGE/ GAB. N° 1404/2018 - Conheço e aprovo o Parecer PGE/PA-CD nº 1463/2018, emanado da Coordenação da Procuradoria Administrativa, o qual acolheu o Parecer PGE/ PA nº 1222/2018, conclusivo pelo deferimento do pleito de progressão funcional, diante do preenchimento dos requisitos legais. Quanto aos efeitos financeiros, es-tes devem ser delimitados seguindo os parâmetros abaixo descritos: a) quando os certificados utilizados forem apresentados por ocasião do requerimento, os efeitos financeiros devem ser contabilizados a partir da data de protocolo; b) se os certifi-cados aproveitados forem trazidos aos autos em momentos diferentes no curso do procedimento, deve ser considerada a data de juntada do último título. Desta forma, vão os autos à SEPLAG para adoção das providências pertinentes.

PROC: 1800-011238/2014 - INTERESSADO (A): SEDUC. - ASSUNTO: CO-MUNICAÇÃO DE SERVIDOR SEM FREQUÊNCIA. - DESPACHO SUB PGE/ GAB N° 1424/2018 - Conheço e aprovo o Despacho Jurídico PGE/PA nº 507/2018, devidamente apreciado pela Coordenação da Procuradoria Administrativa, que, por suas razões e fundamentos jurídicos, conclui pela regularidade formal do processo administrativo disciplinar, encontrando-se apto a seguir sua tramitação regular para fins de aplicação da sanção administrativa recomendada. Dessa forma, remetam-se os autos à SEDUC para adoção das medidas pertinentes.

PROCURADORIA GERAL DO ESTADO, Maceió/AL, 18 de maio de 2018. MAILSON LUIZ PEREIRA DOS SANTOS

Responsável pela Resenha

A COORDENADORA, DA PROCURADORIA ADMINISTRATIVA CLÁUDIA MUNIZ DO AMARAL DESPACHOU EM DATA DE 18.05.2018, O(S) SEGUIN-TE(S) PROCESSO(S):

PROCESSO Nº 1800 – 1187/2018 - INTERESSADO: LUZMILA MARIA CORO-NADO TENÓRIO CAVALCANTE - ASSUNTO: PROGRESSÃO FUNCIONAL. - DESPACHO JURÍDICO PGE/PA/CD–00–1584/2018 - Nos termos da delegação conferida pela PORTARIA PGE Nº 073/2018, aprovo o PARECER PGE/PA-00-1311/2018, conclusivo pelo deferimento da progressão funcional do servidor (a) da Classe “B” para a Classe “C” da respectiva carreira. À SEPLAG.

PROCESSO: 2000 - 5454/2010 - INTERESSADO: ROSIMEIRE DOS ANJOS - ASSUNTO: PROGRESSÃO FUNCIONAL - DESPACHO JURÍDICO PGE/PA/ CD–00–1585/2018 - Nos termos da delegação conferida pela PORTARIA PGE Nº 300/2016, aprovo o PARECER PGE/PA-00-1304/2018, conclusivo pelo deferi-mento da progressão funcional do(a) servidor(a) Classe “B” para a Classe “C” da respectiva carreira, com as razões nele contidas. À SESAU.

PROCESSO Nº 2000 – 4571/2017 - INTERESSADO: PAULO LUIZ TEIXEI-RA CAVALCANTE - ASSUNTO: AVERBAÇÃO DE TEMPO DE SERVIÇO/ CONTRIBUIÇÃO. - DESPACHO JURÍDICO PGE/PA/CD–00–1586/2018 - Nos termos da delegação conferida pela PORTARIA PGE Nº 73/2018, aprovo o PARE-CER PGE/PA-00-1299/2018, conclusivo pelo deferimento do pleito. À SEPLAG. PROCESSO Nº 20105 – 910/2018 - INTERESSADO: DELSON COSTA NEVES - ASSUNTO: AVERBAÇÃO DE TEMPO DE SERVIÇO/CONTRIBUIÇÃO. - DESPACHO JURÍDICO PGE/PA/CD–00–1587/2018 - Nos termos da delegação conferida pela PORTARIA PGE Nº 73/2018, aprovo o PARECER PGE/PA-00-1300/2018, conclusivo pelo deferimento do pleito. À SEPLAG.

PROCESSO Nº 1203 – 937/2018 - INTERESSADO: MOISÉS FELICIANO DE ALMEIDA - ASSUNTO: AVERBAÇÃO DE TEMPO DE SERVIÇO/CONTRI-BUIÇÃO - DESPACHO JURÍDICO PGE/PA/CD–00–1588/2018 - Nos termos da delegação conferida pela PORTARIA PGE Nº 73/2018, aprovo o PARECER PGE/ PA-00-1310/2018, conclusivo pelo deferimento do pleito. Ao CBMAL.

PROCESSO Nº 2000 – 4144/2018 - INTERESSADO: EDVÂNIA JOSEFA DA SILVA - ASSUNTO: AVERBAÇÃO DE LICENÇA ESPECIAL. - DESPACHO JURÍDICO PGE/PA/CD–00–1589/2018 - Nos termos da delegação conferida pela PORTARIA PGE Nº 073/2018, aprovo o PARECER PGE/PA-00-1312/2018, con-clusivo pelo deferimento do pedido de averbação de licença especial. À SESAU. PROCESSO: 20105 – 523/2017 - INTERESSADO: ERONILDO LINS TAVA-RES - ASSUNTO: DESAVERBAÇÃO. - DESPACHO JURÍDICO PGE/PA/ CD–00–1590/2018 - Nos termos da delegação conferida pela PORTARIA PGE Nº 300/2016, aprovo o DESPACHO JURÍDICO PGE/PA-528/2018, conclusivo pelo deferimento do pleito, com as razões nele contidas. À SEPLAG.

PROCESSO: 4799 – 957/2017 - INTERESSADO: AMARA JOANA DA SIL-VA LIMA - ASSUNTO: DESAVERBAÇÃO. - DESPACHO JURÍDICO PGE/PA/ CD–00–1591/2018 - Nos termos da delegação conferida pela PORTARIA PGE Nº 300/2016, aprovo o PARECER PGE/PA-1298/2018, conclusivo pelo deferimento do pleito. Ao AL PREV.

PROCESSO Nº 1800 – 820/2018 - INTERESSADO: STEFANIE MENDES BAR-BOSA DE MOURA - ASSUNTO: PROGRESSÃO FUNCIONAL. - DESPACHO JURÍDICO PGE/PA/CD–00–1583/2018 - Nos termos da delegação conferida pela PORTARIA PGE Nº 073/2018, aprovo o PARECER PGE/PA-00-1274/2018, con-clusivo pelo deferimento da progressão funcional do servidor (a) da Classe “B” para a Classe “C” da respectiva carreira. À SEPLAG.

O SUBCOORDENADOR, DA PROCURADORIA ADMINISTRATIVA ALEXANDRE OLIVEIRA LAMENHA LINS DESPACHOU EM DATA DE 18.05.2018, O(S) SEGUINTE(S) PROCESSO(S):

PROCESSO: 34000-1828/2016 - INTERESSADO: MARCOS JORGE CARVA-LHO SILVA. - ASSUNTO: ABONO DE PERMANÊNCIA - DESPACHO JURÍ-DICO PGE/PA/SUB-CD–913/2018 - Conheço e concordo com o entendimento manifestado no PARECER PGE/PA-00-1292/2018 (fls. 64-65), conclusivo pelo deferimento do pleito, com fundamento no artigo 40, § 19, da Constituição Fede-ral. À SEPLAG.

(11)

PROCESSO: 2000-19760/2017 - INTERESSADO: GILBERTO FERNANDO SAMPAIO - ASSUNTO: ABONO DE PERMANÊNCIA - DESPACHO JURÍ-DICO PGE/PA/SUB-CD–903/2018 - Conheço e concordo com o entendimento manifestado no PARECER PGE/PA-1283/2018 (fls. 30-33), conclusivo pelo de-ferimento do pleito, com fundamento no artigo 40, § 19, da Constituição Federal. À SEPLAG.

PROCESSO: 1500-9743/2016 - INTERESSADO: ALVARO ROSTTAND CA-VALCANTI DA FONSÊCA - ASSUNTO: ABONO DE PERMANÊNCIA - DES-PACHO JURÍDICO PGE/PA/SUB-CD–906/2018 - Conheço e concordo com o entendimento manifestado no PARECER PGE/PA-00-1281/2018 (fls. 62-65), con-clusivo pelo deferimento do pleito, com fundamento no artigo 2°, § 5°, da Emenda Constitucional n° 41/2003. À SEPLAG.

PROCESSO: 2000-12152/2017 - INTERESSADO: MARIA EULINA DA SILVA. - ASSUNTO: APOSENTADORIA POR IDADE E TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO - DESPACHO JURÍDICO PGE/PA/SUB-CD-911/2018 - Conheço e concordo com o entendimento manifestado no PARECER PGE/PA/SUBUNIDADE PREVIDEN-CIÁRIA-703/2018 (fls. 38-39), conclusivo pela concessão de aposentadoria por tempo de contribuição, com fundamento no artigo 3°, da Emenda Constitucional n° 47/2005. Ao Gabinete Civil.

PROCESSO: 1800-1239/2017 - INTERESSADO: TEREZINHA DE JESUS COSTA AVELINO - ASSUNTO: APOSENTADORIA POR TEMPO DE CON-TRIBUIÇÃO - DESPACHO JURÍDICO PGE/PA/SUB-CD-904/2018 - Conheço e concordo com o entendimento manifestado no PARECER PGE/PA/SUBUNI-DADE PREVIDENCIÁRIA-781/2018 (fls. 74-75), conclusivo pela concessão de aposentadoria por tempo de contribuição, com fundamento no artigo 3°, da Emen-da Constitucional n° 47/2005. Ao Gabinete Civil.

PROCESSO: 1800-9162/2017 - INTERESSADO: MARIA JOSÉ DA SILVA LIMA - ASSUNTO: APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO - DESPACHO JURÍDICO PGE/PA/SUB-CD-905/2018 - Conheço e concordo com o entendimento manifestado no PARECER PGE/PA/SUBUNIDADE PREVIDEN-CIÁRIA-765/2018 (fls. 30-31), conclusivo pela concessão de aposentadoria por tempo de contribuição, com fundamento no artigo 3°, da Emenda Constitucional n° 47/2005. Ao Gabinete Civil.

PROCESSO: 1800-5253/2015 - INTERESSA: GEÍZA CERQUEIRA DA SILVA. - ASSUNTO: APOSENTADORIA POR IDADE E TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO - DESPACHO JURÍDICO PGE/PA/SUB-CD-912/2018 - Conheço e concordo com

o entendimento manifestado no PARECER PGE/PA/SUBUNIDADE PREVIDEN-CIÁRIA 690/2018 (fls. 65-66), conclusivo pela concessão de aposentadoria por tempo de contribuição, com fundamento no artigo 6°, da Emenda Constitucional n° 41/2003, com as alterações introduzidas pela Emenda Constitucional n° 47/2005, aplicando-se a redução de idade e tempo de contribuição contida no artigo 40, § 5°, da Constituição Federal. Ao Gabinete Civil.

PROCESSO: 1800-9811/2015 - INTERESSADO: ANGELUSIA CORREIA BIS-PO. - ASSUNTO: APOSENTADORIA POR IDADE E TEMPO DE CONTRIBUI-ÇÃO - DESPACHO JURÍDICO PGE/PA/SUB-CD-908/2018 - Conheço e con-cordo com o entendimento manifestado no PARECER PGE/PA/SUBUNIDADE PREVIDENCIÁRIA 788/2018 (fls. 46-47), conclusivo pela concessão de aposen-tadoria por tempo de contribuição, com fundamento no artigo 6°, da Emenda Cons-titucional n° 41/2003, com as alterações introduzidas pela Emenda ConsCons-titucional n° 47/2005, aplicando-se a redução de idade e tempo de contribuição contida no artigo 40, § 5°, da Constituição Federal. Ao Gabinete Civil.

PROCESSO: 4799-3561/2018 - INTERESSADO: ROSÁLIA MARIA DA SIL-VA - ASSUNTO: PENSÃO POR MORTE - DESPACHO JURÍDICO PGE/PA/ SUB-CD–902/2018 - Conheço e concordo com o entendimento manifestado no DESPACHO PGE/PA/SUBUNIDADE PREVIDENCIÁRIA-273/2018 (fls. 32), conclusivo pelo indeferimento do pleito, tendo em vista que a genitora não ostenta a condição de dependente para fins previdenciários, nos termos do artigo 42, II, da Lei Estadual nº 7.751/2015. Ao AL PREV.

PROCESSO: 52555-2293/2015 - INTERESSADO: VALDEZIO AZEVEDO COSTA - ASSUNTO: APOSENTADORIA - DESPACHO JURÍDICO PGE/PA/ SUB-CD-910/2018 - Conheço e concordo com o entendimento manifestado no DESPACHO PGE/PA/SUBUNIDADE PREVIDENCIÁRIA-263/2018 (fls. 99), conclusivo pela retificação do PARECER PGE/PA/SUBUNIDADE PREVIDEN-CIÁRIA-348/2018 (fls. 92-93) para sanar o equívoco material, registrando que o servidor público pertence à Carreira dos Profissionais da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas, disciplinada na Lei Estadual nº 6.707/2006, conforme consta em certidão anexada aos autos (fls. 60). Ao Gabinete Civil. Procuradoria Geral do Estado, Maceió/AL, 18 de Maio de 2018.

LINDOMAR JOSÉ ALBUQUERQUE LUNA ALMEIDA Responsável pela Resenha

O COORDENADOR DA COORDENADORIA GERAL DO INTERIOR DA PROCURADORIA GERAL DO ESTADO, MAREVAL CESAR AGRA CAVALCANTE, DESPACHOU NO DIA 17/05/2018, O SEGUINTE PROCESSO:

PROC: CGI Nº 151/2018 - INT: FÉLIX TELES DE MELO - ASS: DISPENSA DE INTERPOSIÇÃO DE RECURSO – DESPACHO PGE/CGI/CD N° 263/2018. Conhe-ço e aprovo o Despacho da lavra da Procuradora de Estado Dra. Luciana Frias dos Santos, por seus próprios fundamentos jurídicos, conclusivo pela não interposição de recurso nos autos do Processo Judicial nº 0000200-15.2017.8.02.0055, em que figuram como partes Félix Teles de Melo e o Estado de Alagoas, em tramitação na 2ª Vara da Comarca de Santana do Ipanema. Dê-se ciência à Procuradora de Estado vinculada, para adoção das providências cabíveis.

PROCURADORIA GERAL DO ESTADO, COORDENADORIA GERAL DO INTERIOR, Arapiraca, 17 de maio de 2018. Rosângela Maria Silva dos Santos

Responsável pela resenha

A COORDENADORA DA PROCURADORIA DA FAZENDA ESTADUAL EMMANUELLE DE ARAÚJO PACHECO MARROQUIM, DESPACHOU EM DATA DE 18 DE MAIO DE 2018, O(S) SEGUINTES PROCESSO(S):

ASS: EXTINÇÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO( PAGAMENTO) DESPACHO PGE/PFE-CD nº 0607/2018 - EMENTA: TRIBUTÁRIO. EXECUÇÃO FISCAL. QUITAÇÃO DO DÉBITO. PAGAMENTO. EXTINÇÃO. ART. 156, I, DO CTN. HOMOLOGAÇÃO. LIVRO DE TERMOS DE INSCRIÇÃO NA DÍVIDA ATIVA. AVERBAÇÃO. SISTEMA GESTOR FAZENDÁRIO. ANOTAÇÃO. ARQUIVAMENTO. A Coordenação da Procuradoria da Fazenda Estadual, diante do disposto no Art. 156, I do CTN, entende pela EXTINÇÃO dos créditos tributários relativos aos processos abaixo indicados.

PROCESSO (Nº) DÉBITO CDA INTERESSADO CACEAL

1500-030233/2011 7002063001 1380/2017 VARGAS & LISBOA LTDA - ME 24213217

1500-14661/1987 12058 03/1996 MERCADINHO SANTO ANTONIO LTDA-ME 24069232

1500-000539/2004 800727 792/2007 PROLIM COMERCIAL LTDA-ME 24099539

1500-006916/1996 67636 642/1997 JOSÉ BARROS SOBRINHO- ME 24805079

1500-019008/2014 9018126006 1056/2015 KIOSK COMERCIO DE ALIMENTOS LTDA 24101041

1500-006251/2012 20004646 1255/2012 SUPERMERCADO ALBUQUERQUE LTDA 24220270

1500-019138/2007 934841 1114/2008 AQUARELA LIVRARIA E PAPELARIA LTDA - ME 24107003

Referências

Documentos relacionados

Na reunião da comissão com alguns dos membros cadastrados do NDE, bem como naquela com os docentes atuantes no curso (17 professores compareceram), foi relatado que o processo de

Declarada a licitante classificada em primeiro lugar, qualquer licitante poderá manifestar no prazo de 15 (quinze) minutos a intenção de recorrer, devidamente

Por conseguinte, a posição por resultado do exercício que aparece abaixo do balanço de cada empresa é válida para determinar a pontuação que receberá uma empresa num

Tendo presente que as políticas públicas enunciadas neste diploma são dinamizadas a partir de um instrumento centralizado, deve garantir-se que a sua gestão seja assegurada por

As dimensões são confirmadas com o uso de metro de costura conforme estabelecido (item 2.2).. 7.INSPEÇÃO PARA AVALIAÇÃO

Objetivando esclarecer as frações do antígeno LV-Tcra específicas para NC e com as demais amostras humanas, foi realizado immunoblot (Figuras 8 e 9). As amostras

Comparar o efeito entre gaze molhada com soro fisiológico frio (grupo experimental) e gaze molhada com água fria (grupo- controle) em relação à sede, condição da cavidade oral e

Estado Civil Número  de    Servidores %   de        Servidores Remuneração  Média Idade  Média Tempo de  Casa Médio Casados 47% Solteiros 41% Viúvos 2% Outros