• Nenhum resultado encontrado

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO SELETIVO INTERNO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO SELETIVO INTERNO"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CUIABÁ-MT INSTITUTO DE EDUCAÇÃO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA Área de Concentração: Psicologia

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO SELETIVO INTERNO

PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO (PQSTAE)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA NÍVEL MESTRADO - SELEÇÃO 2017/1

(PUBLICADO EM 02/12/2016)

A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Psicologia (recomendado pelo Conselho Técnico Científico – CTC/CAPES, de 21/10/2016), comunica aos Servidores Técnico-Administrativos em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, a abertura de inscrições e as normas estabelecidas para o processo de seleção de candidatos ao Curso de Mestrado em Psicologia, com ingresso no primeiro período letivo de 2017. Modalidade: Mestrado Acadêmico

Área de Concentração: Psicologia

Considerando-se a diversidade epistemológica, teórica e metodológica que caracteriza a Psicologia enquanto campo de conhecimento e aplicação, define-se como área de concentração a investigação dos processos de desenvolvimento, suas interfaces com a saúde psíquica e os processos clínicos desenvolvidos principalmente em contextos institucionais. As investigações nesses domínios consideram os contextos socioculturais constitutivos de fenômenos tais como: diferentes modalidades de atendimento psicoterápico e suas implicações sociais, clínica expandida e suas interfaces institucionais, desenvolvimento humano, avaliação psicológica, trabalho, educação e saúde em diferentes contextos.

Processo seletivo interno que visa dar cumprimento aos objetivos do Programa de Qualificação dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação, da Universidade Federal de Mato Grosso para qualificação Stricto Sensu - PQSTAE aprovado pelo CONSEPE, com a publicação da Resolução nº 133, de 15 de dezembro de 2014, que são os seguintes:

(2)

I. Qualificar os servidores técnico-administrativos em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, na perspectiva do desenvolvimento como profissional e como cidadão;

II. Contribuir para o desenvolvimento da força de trabalho da UFMT com as competências necessárias para atender às demandas do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, observando as necessidades setoriais para o alcance dos objetivos institucionais no que concerne à gestão e ao exercício das atividades de pesquisa, ensino e extensão.

III. Agregar conhecimentos à prática das atividades laborais desenvolvidas pelos servidores técnico-administrativos.

I – O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA (PPGPsi) 1.1 Área de Concentração e Linhas de Pesquisa

A Psicologia é a área de concentração do Mestrado, constituída de 2 (duas) linhas de pesquisa: Linha 1 – Processos de desenvolvimento e suas interfaces com a saúde psíquica; Linha 2 – Processos clínicos e contextos socioculturais.

1.2 Bibliografia Sugerida

COMTE, Auguste. Curso de filosofia positiva. São Paulo: Nova Cultural, 1988. pp.3-39. Coleção Os Pensadores.

FIGUEIREDO, Luís Claudio. Matrizes do pensamento psicológico. Petrópolis: Vozes, 1991.

GONÇALVES, Rafael Ramos; GARCIA, Fernanda Alt Fróes.; DANTAS, Jurema de Barros; EWALD, Ariane P. Merleau-Ponty, Sartre e Heidegger: três concepções de fenomenologia, três grandes filósofos. Estudos e Pesquisa em Psicologia, UERJ, RJ, Ano 8, N. 2, p. 402-435, 2008. http://www.revispsi.uerj/v8n2/artigos/pdf

MERLEAU-PONTY, Maurice. O metafísico no homem e De Mauss a Claude Lévi-Strauss. São Paulo: Nova Cultural, 1989. pp. 127-154. Coleção Os Pensadores.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Introdução e Capítulo 1. Em O desafio do conhecimento, pp. 9-88. São Paulo-Rio de Janeiro: Hucitec-Abrasco, 1994.

PRADO JR, Caio. Teoria Marxista do conhecimento e método dialético materialista, 2001. Texto originalmente disponível nos sites Ridendo Castigat Mores www.jahr.org www.ngarcia.org Resgatado a partir do web.archive.org

SILVINO, Alexandre Magno Dias. Epistemologia positivista: qual sua influência hoje? Psicologia - Ciência e Profissão, v. 27, n. 2, pp. 276-298, 2007.

TURATO, Egberto Ribeiro. Seguindo um fio condutor para a concepção de projetos nas pesquisas qualitativas com o ser humano. Em Tratado da metodologia da pesquisa clínico-qualitativa, pp. 149-223. Petrópolis: Vozes, 2003.

(3)

II - DAS VAGAS

O Programa de Pós-graduação em Psicologia ofertará até 02 (duas) vagas aos Servidores Técnico-Administrativos em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, para o Mestrado em Psicologia. Isso não implica compromisso com o preenchimento de vagas. Poderão se inscrever:

2.1) Os portadores de diploma de graduação reconhecido pelo MEC;

2.1) Os portadores de diploma de graduação fornecido por Instituições estrangeiras, desde que revalidados nacionalmente, de acordo com as normas vigentes (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/1996).

III. INSCRIÇÕES

Serão aceitas inscrições somente com a entrega de cópia autenticada de todos os documentos. A autenticação deve ser feita em cartório ou administrativamente, por servidor público identificado com número de SIAPE e os dizeres “confere como o original”. Não serão aceitos quaisquer documentos posterior ao período de inscrição.

3.1 Local de inscrição

As inscrições deverão ser feitas presencialmente ou mediante procuração, na Secretaria da Coordenação do Programa de Pós-graduação em Psicologia, sala 06 - Térreo, Instituto de Educação, UFMT – Cuiabá/MT, no período de 12 a 18 de janeiro de 2017, das 14h00 às 18h00 (horário de Mato Grosso). As inscrições poderão ser efetuadas também pelo correio, via Sedex, entre os dias 10 e 13 de janeiro de 2017, remetendo à Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Programa de Pós-graduação em Psicologia - sala 06, térreo, Av. Fernando Corrêa da Costa, 2367 - Bairro: Boa Esperança CEP: 78.060-900 – Cuiabá-MT.

Atenção: Todos os documentos apresentados na inscrição por correspondência devem estar autenticados em cartório. O candidato que realizar a inscrição por correspondência deverá entrar em contato com a secretaria do Programa, enviando e-mail para ppgpsi.ufmt@gmail.com, com um comprovante postal em anexo, no mesmo dia do envio dos documentos.

3.2 Documentação exigida

Os servidores efetivos do quadro técnico-administrativo da Universidade Federal de Mato Grosso estão isentos da taxa de inscrição.

a) Requerimento de inscrição (ANEXO I e modelo disponível em

http://www.ufmt.br/ufmt/site/editais/index/Cuiaba/3/9 e site do Programa de Pós-Graduação em Psicologia http://200.129.241.71/ufmt/cuiaba/posgraduacao/ppgpsi) b) Uma foto 3 x 4 recente

c) Cópias autenticadas dos seguintes documentos pessoais: Certidão de nascimento ou de casamento; RG; CPF ou declaração de regularidade emitida pelo site da Receita Federal

(4)

de eleitor, com comprovante de votação na última eleição ou Certidão de quitação eleitoral emitida pelo órgão responsável, pelo site

http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral; Certificado de reservista ou de dispensa de incorporação, para homens entre 18 e 45 anos (com exceção aos candidatos indígenas). Trazer originais para autenticação administrativa ou cópia autenticada em cartório.

d) Cópia autenticada do Diploma de graduação, expedido por curso reconhecido pelo MEC ou documentação que comprove estar o candidato em condições de colar grau, antes do período previsto para efetivação de matrícula no Programa de Pós-graduação. Não serão aceitos diplomas de licenciatura curta. O candidato que apresentar diploma emitido por universidades estrangeiras deverá anexar a respectiva revalidação, conforme legislação vigente (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/1996)

e) Cópia autenticada do histórico escolar, expedido por instituição de ensino superior, devidamente credenciada.

f) Pré-projeto de pesquisa a ser desenvolvido numa linha de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Psicologia.

g) Curriculum vitae (modelo Plataforma Lattes) com comprovação da formação acadêmica, atuação profissional, produção bibliográfica (livro, capítulo de livro, artigo em periódicos, trabalhos completos em anais, resumos em anais) e produção técnica (apresentação de trabalhos). Incluir apenas a produção dos últimos três anos. Não incluir comprovação de eventos ou minicursos em que participou apenas como ouvinte. A tabela com as regras para pontuação encontra-se no ANEXO II.

h) memorial, comentando a experiência profissional (particularmente sobre ensino e a pesquisa), os interesses profissionais pela área da Psicologia e a linha de pesquisa a que pretende se integrar. O memorial deve ser apresentado em versão impressa, com mínimo de 3 (três) e máximo de 5 (cinco) páginas

i) Os candidatos estrangeiros que desejarem participar do processo seletivo deverão apresentar Registro Nacional de Estrangeiros válido (RNE), visto vigente e passaporte. Títulos de graduação obtidos no exterior deverão estar revalidados de acordo com a legislação vigente (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/1996); j) Documento comprobatório de que o requerente consta no Plano Anual de Qualificação Stricto Sensu, homologado pelo CONSUNI, sem o que a inscrição será indeferida, conforme determinação da RESOLUÇÃO CONSEPE N.o 133, DE 15 DE DEZEMBRO

DE 2014. (Capítulo V, Artigo 7, § 1º). 3.3 O resultado das inscrições

A documentação será analisada pela secretaria do Programa e a não entrega de qualquer um dos documentos anteriormente citados implicará no indeferimento das inscrições. A divulgação das inscrições deferidas e indeferidas ocorrerá da seguinte forma:

Data: 23 de janeiro de 2017

Local: site http://www.ufmt.br/ufmt/site/editais/index/Cuiaba/3/9 e site do Programa de Pós-Graduação em Psicologia http://200.129.241.71/ufmt/cuiaba/posgraduacao/ppgpsi) e no mural externo da Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Psicologia.

ATENÇÃO: O resultado não será informado por telefone. IV - A SELEÇÃO

O processo seletivo será conduzido pelo Colegiado de Curso e Comissão de Seleção do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, podendo os mesmos contar com o auxílio de

(5)

outros docentes permanentes ou colaboradores do Programa, em especial para a correção das provas escritas e na formação das bancas para arguição dos projetos de pesquisa. Serão considerados aprovados apenas os candidatos que obtiverem, no mínimo, nota 7,0 (sete) na prova escrita e na arguição. A classificação dos aprovados será resultante da seguinte fórmula: Nota da prova escrita (NPE) + 2X Nota da arguição (NAR) dividido por 3 (três) + Nota de Pontuação do Currículo (NPC) + Nota da avaliação do pré-projeto (NAP)

Nota Final = NPE + (2 X NAR) + NPC + NAP 3

Dentre os aprovados, respeitando-se a ordem decrescente da nota final obtida, serão aprovados candidatos em número correspondente, no máximo, ao número de vagas ofertadas. Tendo sido preenchidas as vagas e ainda havendo candidatos classificados, estes poderão ser chamados em caso de desistência de candidatos aprovados. O resultado e a classificação final do exame seletivo serão obtidos pela fórmula apresentada acima. Em caso de empate será selecionado o candidato de maior idade.

4.1 Primeira Etapa: Prova escrita dissertativa referente a temas ligados à Psicologia. Avaliará o desempenho do candidato sobre conhecimentos na área do Programa, com base na bibliografia sugerida.

Data da prova escrita: 26 de janeiro de 2017 Horário: 9:00 às 13:00 (horário de Mato Grosso).

Local: Instituto de Educação, Auditório 67 (segundo piso) e Auditório 1 (anexo do Instituto de Educação, piso térreo), UFMT- campus de Cuiabá-MT.

ATENÇÃO: Os candidatos deverão comparecer com 30 minutos de antecedência. O horário será rigorosamente mantido. Não será admitida a entrada de candidatos na sala após as 09:00.

4.1.1 Tem caráter eliminatório e classificatório, uma vez que serão considerados aprovados apenas os candidatos que obtiverem, no mínimo, 7,0 (sete) pontos, em uma escala de 0 a 10 pontos.

4.1.2 Critérios para correção de provas:

a) Respostas pertinentes aos temas das questões (o candidato respondeu ao que foi perguntado, desenvolveu bem sua resposta apresentando conhecimento coerente e consistente sobre o assunto abordado, apresentou argumentos embasados teoricamente); b) Apresentação de redação própria, com o mínimo de problemas relativos à norma padrão e à textualidade;

c) Bom uso dos procedimentos coesivos e coerência no desenvolvimento das ideias expostas;

d) Demonstração de construções sobre o conhecimento requerido que atestem independência intelectual e de desenvolvimento de atitudes de pesquisador.

4.1.3 Não será permitida a presença na sala de provas de pessoas estranhas ao processo seletivo.

(6)

4.1.4 Antes do início da prova escrita, o candidato deverá apresentar o documento original do RG, Carteira de Habilitação ou qualquer outro documento considerado oficial com foto (carteira emitida por conselhos de categorias profissionais, passaporte ou CTPS). 4.1.5 Não será permitida a utilização de equipamentos eletrônicos de qualquer natureza nem a consulta a quaisquer tipos de materiais.

4.1.6 Estará automaticamente eliminado o candidato que: a) não apresentar documento oficial de identificação com foto no início da prova escrita; b) inserir quaisquer formas de identificação em sua prova escrita; c) não comparecer ao local determinado para as provas, nos horários fixados; d) não se submeter à prova; e) obtiver nota inferior a 7 (sete) na prova escrita.

4.1.7 O resultado da prova escrita será divulgado no dia 01 de fevereiro de 2017, a partir das 09:00, juntamente com o calendário das arguições, no site da UFMT http://www.ufmt.br/ufmt/site/editais/index/Cuiaba/3/9 e site do Programa de Pós-Graduação em Psicologia http://200.129.241.71/ufmt/cuiaba/posgraduacao/ppgpsi e no mural externo da Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Psicologia.

Serão recebidos recursos no prazo de 24 horas, contadas a partir da divulgação dos resultados, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Psicologia. A solicitação de recurso deverá ser dirigida à Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, por meio de processo instruído e protocolado junto ao Setor de Protocolo Central da UFMT. O pedido deverá ser justificado, e indicar com precisão o ponto sobre o qual versa a reclamação. O recorrente deverá expor os fundamentos do pedido de reexame de forma clara e objetiva, podendo juntar os documentos que julgar convenientes. Será concedida vista acompanhada (Coordenador do Programa ou membro do Colegiado indicado para tanto) ao candidato que requerê-la para fundamentar o recurso. O resultado da análise dos recursos será apresentada no dia 03 de fevereiro de 2017, no mural externo da Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Psicologia.

ATENÇÃO: Nenhum resultado será informado por telefone. Os resultados serão informados pelo site do Programa e no mural externo da Secretaria do Programa apenas após a divulgação no site da UFMT.

4.2 Segunda Etapa: Análise do currículo e do pré-projeto de pesquisa. Período: 03 a 06 de fevereiro de 2017

4.2.1. Tem caráter classificatório, sendo que as notas obtidas no pré-projeto (de zero a dez) e no currículo (pontuação conforme tabela normativa -ANEXO II) serão somadas à nota da prova escrita e da arguição do pré-projeto (conforme fórmula apresentada no ítem II).

4.2.2 Esta etapa ocorrerá somente com a presença do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia.

4.2.3 Critérios para análise do Currículo Lattes (ANEXO II). 4.2.4. Critérios para análise do pré-projeto:

(7)

a) Linha de Pesquisa: adequação do pré-projeto à linha de pesquisa selecionada e aos projetos de possíveis orientadores.

b) Teoria e Metodologia: objetividade e consistência na apresentação teórico metodológica dos tópicos envolvidos no tema central proposto.

c) Interrelações: demonstração de capacidade para estabelecer interrelações entre a teoria e o objeto de estudo.

d) Bibliografia: adequação e atualização da bibliografia utilizada no projeto de pesquisa apresentado.

e) Qualidade do texto: coesão e coerência, vocabulário adequado, correção gramatical e ortográfica.

4.3 Terceira Etapa: Arguição dos candidatos aprovados na Prova Escrita Período: 07 e 08 de fevereiro de 2017

Horário: matutino e vespertino, conforme cronograma a ser divulgado no site da UFMT http://www.ufmt.br/ufmt/site/editais/index/Cuiaba/3/9, no site do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (http://200.129.241.71/ufmt/cuiaba/posgraduacao/ppgpsi) e no mural externo da Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, juntamente com o resultado da prova escrita, no dia 01 de fevereiro de 2017.

4.3.1 Tem caráter eliminatório, uma vez que serão considerados aprovados apenas os candidatos que obtiverem, no mínimo, 7,0 (sete) pontos, em uma escala de 0 a 10 pontos. A nota da arguição terá peso dois na fórmula de cálculo da nota final do candidato, conforme apresentado no ítem II.

4.3.2 Será vedada a presença de pessoas estranhas ao processo seletivo. 4.3.3 Critérios para a arguição (valor total: 10,0)

a) Conhecimento do pré-projeto de pesquisa.

b) Consistência do pré-projeto em relação à área de concentração pleiteada.

c) Habilidades e competências acadêmicas do candidato em relação à área de concentração pleiteada.

4.4. Divulgação dos resultados finais

a) Resultados da segunda e terceira etapa: 09 de fevereiro de 2017, no site da UFMT http://www.ufmt.br/ufmt/site/editais/index/Cuiaba/3/9 e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (http://200.129.241.71/ufmt/cuiaba/posgraduacao/ppgps).

b) Caberá a apresentação de recurso no prazo de 24 horas a partir da divulgação dos resultados e o resultado da análise dos recursos será divulgado no dia 13 de fevereiro de 2017 no site da UFMT http://www.ufmt.br/ufmt/site/editais/index/Cuiaba/3/9, no site do

Programa de Pós-Graduação em Psicologia

(http://200.129.241.71/ufmt/cuiaba/posgraduacao/ppgpsi) e também no mural externo do Programa de Pós-Graduação em Psicologia. A solicitação de recurso deverá ser dirigida à Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, por meio de processo instruído e protocolado junto ao Setor de Protocolo Central da UFMT. O pedido deverá ser justificado, e indicar com precisão o ponto sobre o qual versa a reclamação. O recorrente deverá expor os fundamentos do pedido de reexame de forma clara e objetiva, podendo juntar os documentos que julgar convenientes. Será concedida vista

(8)

acompanhada (Coordenador do Programa ou membro do Colegiado indicado para tanto) ao candidato que requerê-la para fundamentar o recurso.

c) O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 14 de fevereiro de 2017. ATENÇÃO: O resultado não será informado por telefone. Os resultados serão informados pelo site do Programa e no mural externo da Secretaria do Programa apenas após a divulgação no site da UFMT.

Tendo sido preenchidas as vagas e ainda havendo candidatos classificados, estes poderão ser chamados em caso de desistência de candidatos aprovados.

V. MATRÍCULA

5.1 Os candidatos aprovados deverão fazer suas matrículas pessoalmente na secretaria do Programa de Pós-Graduação em Psicologia .

5.2 Após o período de matrícula inicial, o programa poderá se utilizar de segunda chamada de candidatos classificados subsequentes, vinculados ao mesmo orientador, no caso de haver vagas decorrentes pela desistência de aprovados.

5.3 Serão aceitas matrículas somente com a entrega de cópia autenticada de todos os documentos. A autenticação deve ser feita em cartório ou administrativamente, por servidor público identificado com número de SIAPE e os dizeres “confere como o original”. Não serão aceitos quaisquer documentos posterior ao período de matrícula.

5.4 As cópias dos documentos entregues no ato da inscrição serão utilizadas para a efetivação da matrícula. Os candidatos não selecionados deverão retirar as cópias dos documentos entregues no ato da inscrição até 01 de maio de 2017. Após esta data, todos os documentos serão destruídos.

5.5 O requerimento de matrícula inicial do candidato aprovado no processo seletivo para admissão no curso de Mestrado será expedido dentro do prazo estabelecido no calendário acadêmico, mediante a apresentação da seguinte documentação:

a. formulário de matrícula, disponível em

http://www.ufmt.br/ufmt/site/editais/index/Cuiaba/3/9 devidamente preenchido; b. duas fotos 3x4 iguais e recentes;

c. Cópias autenticadas dos seguintes documentos pessoais: Certidão de nascimento ou de casamento; RG; CPF ou declaração de regularidade emitida pelo site da Receita Federal http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/ATCTA/cpf/ConsultaPublica.asp; Título de eleitor, com comprovante de votação na última eleição ou Certidão de quitação eleitoral emitida pelo órgão responsável, pelo site http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral;

Certificado de reservista ou de dispensa de incorporação, para homens entre 18 e 45 anos (com exceção aos candidatos indígenas). Trazer originais para autenticação administrativa ou cópia autenticada em cartório.

d) Cópia autenticada do Diploma de graduação, expedido por curso reconhecido pelo MEC ou documentação que comprove estar o candidato graduado. Não serão aceitos diplomas de licenciatura curta. O candidato que apresentar diploma emitido por

(9)

universidades estrangeiras deverá anexar a respectiva revalidação, conforme legislação vigente (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/1996)

e) Cópia autenticada do histórico escolar, expedido por instituição de ensino superior, devidamente credenciada.

f) Certificado de aprovação em Exame de Proficiência em língua estrangeira (inglês, francês, espanhol, alemão e italiano) para brasileiros e para estrangeiros oriundos de países em que o português seja língua oficial. Certificados de Exame de Proficiência em língua portuguesa para estrangeiros oriundos de países em que línguas diferentes do português sejam as oficiais. Serão aceitos somente certificados expedidos no máximo há 2 anos, oriundos das seguintes instituições:

 Instituto de Linguagens/Departamento de Letras da UFMT;  Universidades públicas brasileiras, reconhecidas pelo MEC;

 Cambridge, IELTS, TOEFL, DELE, CELF, DELF e DALF, TCF, TEF, CELI e CILS, onDAF e Instituto Goethe todos em nível intermediário.

Período de matrícula: de 15 a 17 de fevereiro de 2017. Horário: das 08h às 11h - 14h às 17h

Local: Sala 06, piso térreo, Instituto de Educação, Secretaria da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Psicologia – UFMT, campus de Cuiabá-MT.

VI – CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO 2017

As datas de realização das inscrições, homologação, etapas do processo seletivo e divulgação dos resultados constam na tabela abaixo:

ATIVIDADES DATA

Inscrições Presenciais de 12 a 18 de janeiro de

2017

Inscrições via Correios (Sedex) de 10 de janeiro

a 13 de janeiro de 2017

Deferimento das Inscrições 23 de janeiro de 2017

Prazo para Pedidos de Recursos 24 de janeiro de 2017

Resultado dos Pedidos de Recursos 25 de janeiro de 2017

Prova Escrita (Primeira Etapa) 26 de janeiro de 2017

Divulgação dos Candidatos Aprovados na Prova Escrita 01 de fevereiro de 2017

Divulgação de Cronograma de Arguição de Projetos 01 de fevereiro de 2017

Prazo para Pedidos de Recurso (Primeira Etapa) 02 de fevereiro de 2017

Resultado dos Pedidos de Recurso (Primeira Etapa) 03 de fevereiro de 2017

Análise de Currículo e Projeto (Segunda Etapa) 03 a 06 de fevereiro

(10)

Arguição dos Candidatos Aprovados na Prova Escrita 07 e 08 de fevereiro de 2017

Resultado da Análise de Currículo, Projeto e Arguição (Segunda e Terceira Etapas)

09 de fevereiro de 2017

Prazo para Pedidos de Recurso (Segunda e Terceira Etapas) 10 de fevereiro de 2017

Resultado dos Pedidos de Recurso (Segunda e Terceira Etapas) 13 de fevereiro de 2017

Divulgação do Resultado Final 14 de fevereiro de 2017

Matrícula/Inscrição em Disciplinas de 15 a 17 de fevereiro

de 2017

Início das aulas 2 de março de 2017

VII - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

7.1 O início das aulas do 1º semestre de 2017 será em 02 de março de 2017.

7.2 O Programa de Pó-Graduação em Psicologia não se compromete a oferecer bolsas de estudo para todos os candidatos aprovados e devidamente matriculados. As cotas de bolsas, porventura existentes, serão distribuídas de acordo com critérios estabelecidos pela Comissão de Bolsas.

7.3 Como devidamente descrito ao longo do texto deste Edital, em todas as etapas do processo é possível apresentar recurso. A solicitação de recurso deverá ser dirigida à Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, por meio de processo instruído e protocolado junto ao Setor de Protocolo Central da UFMT. O pedido deverá ser justificado, e indicar com precisão o ponto sobre o qual versa a reclamação. O recorrente deverá expor os fundamentos do pedido de reexame de forma clara e objetiva, podendo juntar os documentos que julgar convenientes. Será concedida vista acompanhada (Coordenador do Programa ou membro do Colegiado indicado para tanto) ao candidato que requerê-la para fundamentar o recurso.

7.4 O Certificado de Proficiência em Línguas deverá ser comprovado no ato da matrícula conforme versa o presente edital.

7.5 No ato da matrícula, deverá ser apresentado documento comprobatório de que o candidato consta no Plano Anual de Qualificação Stricto Sensu, conforme parágrafo primeiro do artigo sétimo da Resolução CONSEPE nº 133 de 15 de dezembro de 2014, sem o que a matrícula será indeferida.

7.6 Casos omissos ao presente Edital serão resolvidos pela Comissão de Seleção ou Colegiado do Curso.

7.7 Este Edital foi aprovado em reunião do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Psicologia em 18 de novembro de 2016, às 14h30min, na sala 27 do Serviço de Psicologia Aplicada, campus da UFMT, em Cuiabá.

Henrique de Oliveira Lee

(11)

ANEXO I

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA Nível Mestrado SELEÇÃO 2017/1º - PQSTAE

REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO

Colar foto 3x4

INFORMAÇÕES PESSOAIS

Nome completo: Telefone: ( ) Celular: ( ) E-mail: Endereço completo: Complemento: Bairro:

CEP: Cidade: Estado: Data nascimento: ____ /____ /_______ Cidade: Estado: País: Sexo: Estado Civil:

Doc. identidade: Tipo:

Órgão emissor/UF: Data emissão: ____ /____ / ________ CPF:

DECLARO estar ciente e de acordo com o conteúdo do Edital que divulga as normas que orientam o Processo Seletivo para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. REQUEIRO inscrição para o curso de Mestrado em Psicologia, na Linha de Pesquisa:

❒ Linha 1 – Processos de desenvolvimento e suas interfaces com a saúde psíquica. ❒ Linha 2 – Processos clínicos e contextos socioculturais.

Cuiabá - MT, ____ / ____ / ________ ___________________________________________

(12)

ANEXO II

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA Nível Mestrado

SELEÇÃO 2017/1º

CRITÉRIOS PARA ANÁLISE DO CURRÍCULO LATTES

ELEMENTOS AVALIADOS PONTUAÇÃO

MÁXIMA

1. Formação Acadêmica/Titulação

Especialização 1,0 ponto por certificado

de especialização (máximo 02 pontos) 2. Atuação Profissional Docência no Ensino Superior 0,25 ponto por semestre

(no máximo dez semestres) Docência na Educação Básica 0,25 ponto por semestre

(no máximo dez semestres) Atuação como psicólogo/a (apresentar

registro em Carteira de trabalho ou documento que comprove atuação

profissional)

0,25 ponto por semestre (no máximo dez

semestres)

3. Produção Científica Edição/organização de livro com ISBN

A.1- na área de Psicologia 4,0 pontos (não há limite para pontuação) A.2 - em área correlata Psicologia 3,0 pontos (não há limite

para pontuação) Publicação de capítulos de livros com ISBN

A.1- na área de Psicologia 4,0 pontos (não há limite para pontuação) A.2 - em área correlata Psicologia 3,0 pontos (não há limite

para pontuação) B.1 - na área de Psicologia 2,0 pontos (não há limite

(13)

B.2 - em área correlata Psicologia 1,0 ponto (não há limite para pontuação) Patentes

Patente registrada no exterior 3,0 pontos (não há limite para pontuação) Patente registrada no Brasil 2,0 pontos (não há limite

para pontuação)

Artigos em periódicos com ISSN Publicação de trabalho científico em periódico

no exterior com ISSN – na área de Psicologia

3,0 pontos (não há limite para pontuação) Publicação de trabalho científico em periódico

no exterior com ISSN – na área correlata Psicologia

2,0 pontos (não há limite para pontuação)

Publicação de trabalho científico em periódico nacional com ISSN –

na área de Psicologia ou correlata

Qualis A1

2,5 pontos (não há limite para pontuação) Qualis

A2

2,0 pontos (não há limite para pontuação) Qualis

B1

1,5 pontos (não há limite para pontuação) Qualis

B2

1,0 ponto (não há limite para pontuação) Qualis

B3

0,5 ponto (não há limite para pontuação) Qualis

B4 ou B5

0,25 ponto (não há limite para pontuação)

Publicação em periódico de circulação local – na área de Psicologia ou correlata

0,25 ponto (não há limite para pontuação) Trabalhos completos publicados em anais de

congresso internacional – na área de Psicologia ou correlata

0,4 ponto (não há limite para pontuação)

Trabalhos completos publicados em anais de congresso nacional – na área de Psicologia ou

correlata

0,3 ponto (não há limite para pontuação)

Trabalhos completos publicados em anais de congresso regional/local – na área de Psicologia

ou correlata

0,2 ponto (não há limite para pontuação)

(14)

Resumos publicados em anais de congresso internacional – na área de Psicologia ou

correlata

0,3 ponto (não há limite para pontuação)

Resumos publicados em anais de congresso nacional – na área de Psicologia ou correlata

0,2 ponto (não há limite para pontuação) Resumos publicados em anais de congresso

regional/local – na área de Psicologia ou correlata

0,1 ponto (não há limite para pontuação)

4. Participação em Pesquisa

Pesquisador 1,0 ponto por projeto

(máximo 5,0 pontos) Bolsista de Iniciação Científica 0,6 ponto por projeto

(não há limite para pontuação) Voluntário de Iniciação Científica 0,5 ponto por projeto

(não há limite para pontuação) 5. Produção

técnica e tecnológica

Relatórios de Pesquisa 0,5 ponto (máximo 1,5

pontos)

Relatórios Técnicos 0,4 ponto (máximo 1,2

pontos)

Manuais Instrucionais 0,2 ponto (máximo 1,0

ponto) Participação em atividades de extensão,

monitoria, tutoria, PET

0,2 ponto por semestre (não há limite para

Referências

Documentos relacionados

[r]

A utilização de técnicas integradas de análise de proveniência sedimentar, incluindo a petrografia quantitativa utilizando o método Gazzi-Dickinson, a análise convencional

Diante dos resultados, o estudo apontou a importância de aperfeiçoar a prevenção e o controle de infecções na assistência domiciliar e listou algumas medidas: utilização

Este artigo concentra-se em uma análise exploratória dos efeitos da pandemia no total de anúncios e preços médios de seis categorias de eletroeletrônicos nas redes

O Serviço Especial de Televisão por Assinatura (Serviço de TVA), nos termos de seu regulamento, aprovado pelo Decreto n.º 95.744, de 23 de fevereiro de 1988, é um serviço

Tabela 3 - Relação das vacas TOP 1000 da raça Girolando para produção de leite, com os respectivos PTAs para produção de leite em até 305 dias (PTAL), intervalo de partos (PTA IP),

Desta forma, o município de Paracambi passou, a partir de 2012, a englobar todas as categorias de ações ambientais relacionadas na Lei 5.100 (RIO DE JANEIRO, 2007) que

(c) Cross-sectional view of a disposable recessed electrode of the same general structure shown in Figure 5.9(c). The recess in this electrode is formed from an open foam