• Nenhum resultado encontrado

A relação da segurança pública com a demanda turística: seus impactos na qualidade do destino (Natal/RN)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A relação da segurança pública com a demanda turística: seus impactos na qualidade do destino (Natal/RN)"

Copied!
30
0
0

Texto

(1)

DEPARTAMENTO DE TURISMO CURSO DE TURISMO

MARCUS VINÍCIUS BASÍLIO RIBEIRO DANTAS

A RELAÇÃO DA SEGURANÇA PÚBLICA COM A DEMANDA TURÍSTICA: SEUS

IMPACTOS NA QUALIDADE DO DESTINO (NATAL/RN)

NATAL 2019

(2)

A RELAÇÃO DA SEGURANÇA PÚBLICA COM A DEMANDA TURÍSTICA: SEUS

IMPACTOS NA QUALIDADE DO DESTINO (NATAL/RN)

Trabalho de Conclusão de Curso na modalidade: Artigo Científico, apresentado à coordenação do Curso de Graduação em Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, como requisito para obtenção do grau de bacharel em turismo. Orientadora: Islaine Cristiane Oliveira Gonçalves da Silva Cavalcante, M. Sc.

NATAL 2019

(3)

A RELAÇÃO DA SEGURANÇA PÚBLICA COM A DEMANDA TURÍSTICA: SEUS

IMPACTOS NA QUALIDADE DO DESTINO (NATAL/RN)

Natal, 18 de novembro de 2019.

_________________________________________________

Prof.ª Islaine Cristiane Oliveira Cavalcante, M.Sc. Presidente

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

__________________________________________________

Prof.ª Gildygleide Cruz de Brito Rêgo, M. Sc. Examinadora

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

__________________________________________________

Prof.ª Mauro Lemuel de Oliveira Alexandre, D. Sc. Examinador

(4)

A RELAÇÃO DA SEGURANÇA PÚBLICA COM A DEMANDA TURÍSTICA: SEUS

IMPACTOS NA QUALIDADE DO DESTINO (NATAL/RN)

Marcus Vinícius Basílio RIbeiro Dantas1

RESUMO

O presente trabalho discorre sobre a qualidade da Segurança Pública na cidade do Natal/RN. O estado passa por uma crise econômica que afeta diversos setores, incluindo a de Segurança. A partir disso, o artigo buscou diversos autores, como Mendes (2008), Fernandes (2014) e Silva (2016) para entender melhor a relação segurança e turismo, como ela é capaz de afetar um destino e como é possível ultrapassar os problemas e se fortalecer dentro do segmento. O objetivo do Artigo visa estudar o nível de satisfação dos agentes de segurança de Natal/RN e como isso é capaz de influenciar na demanda do destino da capital potiguar. Para fins metodológicos, o artigo se caracteriza com abordagem qualitativa, fazendo a utilização de questionários, para ter assim o conhecimento sobre a percepção e opiniões dos agentes de segurança pública relacionado ao turismo. Além disso, pôde-se analisar quem são os agentes de segurança e quais suas opiniões sobre a sua corporação, a área de segurança pública e o turismo. Por fim, o artigo chega a conclusão que para solução seria aumentar os investimentos na área de segurança pública, em capacitação dos atuais agentes, em melhoria da frota e seu arsenal. Mas isso só é possível numa medida à longo prazo.

Palavras-chave: Turismo. Natal. Segurança Pública. Qualidade. Satisfação

ABSTRACT

THE RELATION OF PUBLIC SAFETY TO TOURIST DEMAND: ITS IMPACTS ON

THE QUALITY OF DESTINATION (NATAL / RN)

This paper discusses the quality of Public Safety in Natal / RN. The state is experiencing an economic crisis that affects many sectors, including security. From this, the article sought several authors, such as Mendes (2008), Fernandes (2014) and Silva (2016) to better understand the relationship between security and tourism, how it can affect a destination and how it is possible to overcome problems and strengthen within the segment. The aim of this article is to study the level of satisfaction of the security agents of Natal / RN and how it is able to influence the demand of the destiny of the potiguar capital. For methodological purposes, the article is characterized with a qualitative approach, making use of questionnaires, so

1 Graduando em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). E-mail: marcus.vinicius.basilio@gmail.com

(5)

as to have knowledge about the perception and opinions of public security agents related to tourism. In addition, it was possible to analyze who the security agents are and what their opinions are about their corporation, the area of ​​public security and tourism. Finally, the article concludes that the solution would be to increase investments in the area of ​​public safety, in training current agents, in improving the fleet and its arsenal. But this is only possible to a long-term extent.

Keywords: Tourism; Natal. Public Security. Quality. Satisfaction

RESUMEN

LA RELACIÓN DE LA SEGURIDAD PÚBLICA CON LA DEMANDA TURÍSTICA:

SUS IMPACTOS EN LA CALIDAD DEL DESTINO (NATAL / RN)

Este documento discute la calidad de la seguridad pública en Natal / RN. El estado está experimentando una crisis económica que afecta a muchos sectores, incluida la seguridad. A partir de esto, el artículo buscó varios autores, como Mendes (2008), Fernandes (2014) y Silva (2016) para comprender mejor la relación entre seguridad y turismo, cómo puede afectar a un destino y cómo es posible superar problemas y fortalecer dentro del segmento. El objetivo de este artículo es estudiar el nivel de satisfacción de los agentes de seguridad de Natal / RN y cómo puede influir en la demanda del destino del capital potiguar. Para fines metodológicos, el artículo se caracteriza por un enfoque cualitativo, haciendo uso de cuestionarios, para tener conocimiento sobre la percepción y las opiniones de los agentes de seguridad pública relacionados con el turismo. Además, fue posible analizar quiénes son los agentes de seguridad y cuáles son sus opiniones sobre su corporación, el área de seguridad pública y el turismo. Finalmente, el artículo concluye que la solución sería aumentar las inversiones en el área de seguridad pública, capacitar a los agentes actuales, mejorar la flota y su arsenal. Pero esto solo es posible a largo plazo.

Palabras clave: Turismo. Natal. Seguridad Pública. Calidad. Satisfacción.

1 INTRODUÇÃO

O presente artigo estuda o perfil e o nível de satisfação dos agentes de Segurança Pública na cidade de Natal/Rio Grande do Norte (RN), e através disso, elaborar ações que possam solucionar o problema

Para tanto, deve-se entender o que o tema de segurança pública é importante para um turista. Para Fernandes (2014, p. 17), a escolha do destino depende de fatores, entre os quais, segurança. Criminalidade é um fato social gerador de

(6)

insegurança que interfere decisivamente na demanda turística, cabendo ao Estado apresentar novas propostas de segurança do cidadão.

Se tratando de um destino turístico de localização geográfica privilegiada como Natal/RN, que recebe milhares de turistas ao ano, não muito diferente das demais capitais nordestinas, a segurança tende a se tornar uma área de planejamento e ação contínua por parte do poder público.

A segurança pública se configura como um importante pilar da sociedade. No Rio Grande do Norte, a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) tem como objetivo: formular e executar a política governamental destinada à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e patrimônios, bem como assegurar os direitos e garantias fundamentais. Zelar pela ordem pública coordenando, controlando e integrando as ações da Polícia Civil do Rio Grande do Norte, da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte, e do Instituto Técnico Científico de Polícia do Rio Grande do Norte2.

A CIPTUR (Companhia Independente de Policiamento Turístico) é um exemplo específico da atuação do poder público em prol de uma segurança de qualidade para fins turísticos. Trabalhos de ronda, atendimento ao turista são algumas das atribuições dadas à Companhia.

Tendo isso em vista, o tema foi idealizado a partir do momento em que a situação da segurança pública no estado encontra-se numa situação delicada3. Nos

dias atuais, esse tema é de importância significativa para os gestores no desenvolvimento de um plano para exploração do destino, devido às tragédias ocorridas ao redor do mundo (como atentados terroristas). Mas será que a segurança realmente influencia essa escolha? Se influencia, até que ponto?

Como objetivo, tem-se: analisar a relação da Segurança Pública com a demanda turística e seus impactos na qualidade do destino (Natal/RN). Para isso ainda foi necessário: a) caracterizar os participantes da pesquisa, b) analisar o nível de satisfação pessoal dos agentes de segurança pública da cidade do Natal/RN e c)

2 RIO GRANDE DO NORTE. Assecom. Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa

Social. Objetivo. Disponível em:

<http://www.defesasocial.rn.gov.br/Conteudo.asp?TRAN=ITEM&TARG=71658&ACT=&PAGE=0&PA RM=&LBL=Objetivo>. Acesso em: 18 nov. 2019.

3TRIBUNA DO NORTE (Rio Grande do Norte). Desafios da Segurança Pública no RN. 2018. Disponível em: <http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/desafios-da-segurana-a-paoblica-no-rn/420862>. Acesso em: 18 nov. 2019.

(7)

avaliar a percepção dos policiais sobre a qualidade da segurança no destino de Natal/RN.

Para fins metodológicos a pesquisa se classifica como qualitativa e quantitativa, exploratória e descritiva, fazendo a utilização de questionário através do recurso do google forms.

A seguir será explanado o referencial teórico que está dividido em 3 tópicos, tais como: A Segurança Pública e o Turismo; A segurança em Natal/RN e por fim A qualidade dos serviços turísticos. Também será apresentada a metodologia da pesquisa, os resultados encontrados, a conclusão, as referências utilizadas e o apêndice.

2 TURISMO E SEGURANÇA PÚBLICA

O tema da Segurança Pública no Brasil está sendo bastante debatido. Isso graças aos eventos de grande porte que o Brasil sediou nos últimos anos, como a Copa do Mundo de 20144 e as Olimpíadas Rio 20165. Desde os jogos

Panamericanos do Rio de Janeiro em 20076, o país começou uma crescente de

recepção de turistas do continente sulamericano e mundial. Como Fernandes (2014, p. 15) fala:

Sob perspectiva da gestão de turismo, destaca-se a necessidade de estrutura urbana focada não apenas na oferta de serviços turísticos, mas também de serviços de apoio, no caso, segurança pública, que passa serviço eficiente de informação, sinalização e ordenamento de trânsito, bom policiamento e controle da ordem pública, entre outras atividades que tornem a estadia do visitante tranquila e segura.

Do ponto de vista Turístico, eventos como esse são ótimos, porém ao mesmo passo que essa chegada de visitantes aumenta, cresce também os casos de

4 CBF (Brasil). Falta um mês para começar a Copa do Mundo 2014. 2014. Disponível em: <https://www.cbf.com.br/selecao-brasileira/noticias/selecao-masculina/falta-um-mes-para-comecar-a-copa-do-mundo-2014>. Acesso em: 18 nov. 2019.

5VEJA (Brasil). Festa de abertura da Rio-2016 empolga imprensa internacional. 2016. Disponível em:

<https://veja.abril.com.br/mundo/festa-da-abertura-da-rio-2016-empolga-imprensa-internacional/>. Acesso em: 18 nov. 2019.

6VERMELHO (Brasil). Jogos Pan-americanos movimentaram a economia do País, atesta Fipe. 2009. Disponível em: <http://www.vermelho.org.br/noticia/53038-1>. Acesso em: 18 nov. 2019.

(8)

violência (roubos, assaltos, sequestros)7. Visitantes que não conhecem bem a

localidade e acabam fazendo rotas que passam por áreas de perigo, e sem querer acabam sendo vítimas. Ou então nas aglomerações próximos às grandes praças esportivas (estádios, arenas), pessoas má intencionadas se aproveitam pela grande quantidade de pessoas e a dificuldade da polícia em saber lidar com tamanha multidão em eventos de grande proporção que nunca antes havia trabalhado.

Para Mendes (2008, p. 333):

A segurança das cidades é um dos elementos discutidos quando se planeja realizar uma viagem turística. Todos que desejam viajar exigem segurança, desejam voltar ilesos, livres do perigo à integridade física, constrangimento moral e perturbação. Refletir acerca da segurança é um tema inerente às cidades.

Isso mostra o quão complexo e importante é o tema da Segurança nas grandes cidades, em especial as que recebem grandes números de turistas ao ano, como é o caso de Natal.

Em 2014, por exemplo, o primeiro evento de grande porte que o Brasil sediou depois de décadas, se viu um planejamento e preparação sem igual. Criação de sistemas de integração das forças de segurança dos diversos níveis, aperfeiçoamento e treinamento dos agentes de segurança, a fim de garantir a ordem e sucesso no andamento do evento que estava presente em todas as regiões do Brasil8.

2.2 A SEGURANÇA EM NATAL/ RN

Para Silva Júnior (2017) muitos turistas, quando da escolha do destino turístico, querem saber a respeito da exposição à criminalidade e tendem a mudar para um destino mais seguro. Outro efeito da criminalidade que afeta indiretamente a demanda turística é o fato de a insegurança elevar os preços dos serviços turísticos. Para a provisão de serviços turísticos como restaurantes, hotéis, aluguéis de

7G1 (Brasil). Furtos e roubos na Vila Madalena sobem 3.500% durante a Copa. 2014. Disponível em: <http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2014/06/furtos-e-roubos-na-vila-madalena-sobem-3500-durante-copa.html>. Acesso em: 18 nov. 2019.

8BRASIL. GOVERNO FEDERAL. . Ministério da Justiça e Segurança Pública. 2014. Disponível em: <https://www.justica.gov.br/news/como-o-brasil-garantira-a-seguranca-publica-na-copa-do-mundo-2014>. Acesso em: 18 nov. 2019.

(9)

veículos, etc., empresários têm seus custos elevados com o reforço de medidas de segurança em localidades inseguras e estes custos são repassados nos preços.

Tomando como exemplo a Copa do Mundo de 2014 em Natal/RN, foi possível constatar que durante o período de realização da Fan Fest e o de realização dos Jogos, a capital potiguar registrou uma diminuição de 50% no que diz respeito à homicídios. Bem como também houve no geral, pequenas ocorrências, em sua maioria por perda de documentos e furtos leves9.

Porém, o que aconteceu na Copa de 2014, não perpetuou até hoje. Um levantamento feito em 2018, mostrou que Natal/RN era a quarta cidade mais violenta da América Latina com mais de 300 mil habitantes, e sendo a capital mais violenta do Brasil.10

A capital administrativa do estado sofre com a defasagem humana em sua força de segurança11. Falta de efetivo da guarda municipal, da polícia militar e civil,

mostram inicialmente pontos a serem melhorados pela administração. Porém um fato dificultador foi a má gestão de governos anteriores, que colocou o estado numa situação delicada, comprometendo o pagamento dos ativos em alguns meses, atingindo partes dos inativos, causando instabilidade social em algumas ocasiões, com greves na área da saúde, educação e tão importante quanto, a segurança.12

Além das greves, a falta de pessoal, que gera uma verdadeira bola de neve delicada nessa área. A falta de contingente se dá por falta de concursos públicos que deveriam ser periódicos (anual seria a melhor alternativa). A ausência deles causa um atraso em promoções, e com isso alguns agentes de segurança ficam estagnados em seus cargos sem perspectivas de melhoria.

A sensação de segurança do turista costuma estar associada a fatores como estabilidade política, social e econômica, oferta de produto turístico, infraestrutura

9 BRASIL. Governo Federal. Portal da Copa. Secretarias de Saúde e Segurança destacam

tranquilidade em Natal durante a Copa. 2014. Disponível em:

<http://www.copa2014.gov.br/pt-br/noticia/secretarias-de-saude-e-seguranca-destacam-tranquilidade-em-natal-durante-a-copa>. Acesso em: 18 nov. 2019.

10BBC (Brasil). Estas são as 50 cidades mais violentas do mundo (e 17 estão no Brasil). 2018. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/brasil-43309946>. Acesso em: 18 nov. 2019. 11 TRIBUNA DO NORTE (Rio Grande do Norte). Desafios da Segurança Pública no RN. 2018. Disponível em: <http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/desafios-da-segurana-a-paoblica-no-rn/420862>. Acesso em: 18 nov. 2019.

12G1 (Rio Grande do Norte). Servidores do RN fazem manifestação por pagamento de salários

atrasados e aumento de 16%. 2019. Disponível em:

<https://g1.globo.com/rn/rio-grande-do- norte/noticia/2019/08/13/servidores-do-rn-fazem-manifestacao-por-pagamento-de-salarios-atrasados-e-aumento-de-16percent.ghtml>. Acesso em: 18 nov. 2019.

(10)

adequada, entre outros. Este conjunto de fatores impacta diretamente na decisão do destino, afirma Gollo (2004).

Com a insuficiência dos recursos humanos, o efetivo ativo tem que se dedicar única e exclusivamente ao trabalho ostensivo, tornando a capacitação e aperfeiçoamento pequeno ou inconstante.

2.3 A QUALIDADE DOS SERVIÇOS TURÍSTICOS

Sabendo disso, é possível que a qualidade desses serviços seja prejudicada por causa da má gestão pública, causando uma deficiência na área da segurança? Não muito diferente de Natal, e situado no mesmo país, tem-se o Rio de Janeiro como parâmetro para uma comparação.

Mesmo não parecendo, como divulgado quase que diariamente nos meios de comunicação, a cidade do Rio de Janeiro é a segunda capital mais segura do país13,

de acordo com seu Governador, Wilson Witsel. De fato, há uma diferença significante em relação à segurança da Capital Fluminense e da Capital Potiguar.

Aguiar (2003, p. 309) afirma que:

(...) a segurança, condição básica para a qualidade na receptividade de um núcleo receptor, deve apresentar-se como uma extensão dos serviços garantidos aos moradores”.

Sendo assim, Aguiar ainda relata que não é possível um turista estar seguro se a população local também não está. De fato, essa afirmação parece plausível, já que alguns serviços de apoio ao turismo também servem para os cidadãos locais (restaurantes, hospitais, paradas de ônibus, pousadas, praças, orla de praia). Ou seja, turista e habitante compartilham do mesmo espaço.

Nesse contexto, a possível falha na segurança pública pode se tornar um fator de repulsa para o turismo, e não somente os atos violentos, mas a iminente ameaça já pode ser considerada um fator relevante (Cruz, 2001).

13G1 (Brasil). Witzel diz que segurança do Rio está no ‘mesmo patamar de Paris, Nova York e

Madri’. 2019. Disponível em:

<https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2019/11/14/witzel-diz-que-seguranca-do-rio-esta-no-mesmo-patamar-de-paris-nova-york-e-madri.ghtml>. Acesso em: 18 nov. 2019.

(11)

Exemplo disso, aconteceu recentemente na Praia de Ponta Negra, onde um casal de turistas foi assaltado14 próximos ao Morro do Careca, e por conta desse

infeliz episódio, o casal está revendo os planos de aposentadoria no Estado Potiguar.

Segundo Beni (2003), a política de turismo tem que ser ampla e a estratégia constitui o meio para que se chegue aos objetivos. Seguindo essa teoria, faz-se necessário um plano de ações que possibilitem uma melhor qualidade dos serviços ofertados em um destino, consequentemente seus serviços de apoio, como a segurança pública por exemplo.

3 METODOLOGIA

3.1 CARACTERIZAÇÃO DA PESQUISA

No que diz respeito à Metodologia, o estudo se caracteriza como descritivo e exploratório, que segundo Silva e Menezes (2000, p.21), “a pesquisa descritiva visa descrever as características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis. Envolve o uso de técnicas padronizadas de coleta de dados: questionário e observação sistemática . Assume, em geral, a forma de levantamento”.

Já para Vergara (2000, p.47), a pesquisa descritiva expõe as características de determinada população ou fenômeno, estabelece correlações entre variáveis e define sua natureza. Afirma também que embora sirva de base para tal explicação, a pesquisa não tem o compromisso de explicar os fenômenos que descreve.

3.2 UNIVERSO DA PESQUISA

A pesquisa teve como população analisada os agentes envolvidos na Segurança Pública de Natal/RN. Num primeiro momento, apenas a CIPTUR foi

14BLOG DO BG (Rio Grande do Norte). PONTA NEGRA: Turistas de Brasília são assaltados com

arma apontada para cabeça. 2019. Disponível em:

<https://www.blogdobg.com.br/ponta-negra-turistas-de-brasilia-sao-assaltados-com-arma-apontada-para-ponta-negra-cabeca>. Acesso em: 18 nov. 2019.

(12)

colocada como amostra, mas diante da perspectiva regional em que Natal se encontra, foram incluídos também aqueles agentes que participam da ação de patrulhamento da cidade. Sendo assim, além da CIPTUR (Polícia Militar), a Delegacia do Turista (Polícia Civil), ROMU (Guarda Municipal) e PRE (Rodoviária Estadual) foram inseridas para enriquecimento dos dados.

Cerca de 7.700 agentes compõem a Policia Militar e 1.450 a Polícia Civil. O baixo número de agentes trabalhando na CIPTUR e a paralisação da Polícia Civil durante o período em que o questionário esteve aberto, levou ao número de respondentes serem de quinze.

Graças à ferramenta do Google Forms, disponível pela internet, os respondentes tiveram a possibilidade de responder o questionário a qualquer hora e em qualquer lugar.

A escolha do universo foi motivada visto os objetivos específicos ditos no início da pesquisa.

3.3 COLETA DE DADOS

A coleta de dados foi feita através de um questionário contendo 1 pergunta abertas e 13 fechadas, contabilizando 14 questionamentos. O instrumento foi enviado via link por redes sociais (Instagram, Facebook e WhatsApp) que ficou disponibilizado durante 7 dias, de 5 a 12 de novembro de 2019, tendo como retorno 15 respondentes.

A resposta aberta, o respondente teve a possibilidade de dar uma sugestão de melhora para a Segurança Pública do Estado.

(13)

3.4 TÉCNICAS DE ANÁLISE

Após contabilizar as respostas, o Google Forms criou gráficos para detalhar as respostas, separadas por cores.

Como técnica de análise utilizou-se Bardin, que o designa como:

um conjunto de técnicas de análise das comunicações visando a obter, por procedimentos sistemáticos e objetivos de descrição do conteúdo das mensagens, indicadores (quantitativos ou não) que permitam a inferência de conhecimentos relativos às condições de produção/recepção (variáveis inferidas) destas mensagens (Bardin, 1977, p. 42).

A qual possibilita uma facilidade de entrega e recebimento do questionário, que pode ser feito a qualquer hora, de qualquer dispositivo com acesso à internet.

A partir das respostas obtidas, foi possível interpretar o universo o qual foi respondente. Enfim tirar conclusões acerca das teorias anteriormente citadas, o contexto o qual a cidade do Natal/RN se encontra com as respostas da pesquisa.

4 RESULTADOS

4.1 CARACTERIZAÇÃO DOS PARTICIPANTES DA PESQUISA

Nesse primeiro questionamento, os entrevistados disseram a quanto tempo trabalhavam na corporação (Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Estadual ou Guarda Municipal). O tempo foi dividido de nove em nove anos pois é o tempo máximo de para o governo desligar o agente sem necessidade de aposentadoria compulsória. Também, é tempo suficiente para os acontecimentos das promoções (Soldado para Cabo na Policia Militar e Agente Nível 1 para Agente Nível 2 na Polícia Civil). O Gráfico 1 vem a seguir:

(14)

Gráfico 1 - Tempo de trabalho na corporação

Fonte: dados da Pesquisa, 2019.

A idade mostra-se como um item interessante de análise pois mostra a faixa etária atual da polícia, demonstrando assim a necessidade de renovação de material humano humana. Cerca de 66.7% dos entrevistados estão na polícia a mais de 10 anos, tempo aproximado de quando houve o último concurso público para praças da Polícia Militar.

Na segunda pergunta, o entrevistado foi questionado se tinha alguma fonte de renda, fora a corporação. Novamente 66.7% dos entrevistados afirmaram não ter outro meio de proventos. Isso mostra uma certa dificuldade dos agentes em obter um segundo emprego, visto que a situação financeira em que o Estado se encontra está complicada15. Como mostra o Gráfico 2:

15FOLHA DE SÃO PAULO (Brasil). Novos governadores de estados em crise ainda quitam o 13º

de 2018. 2019. Disponível em:

(15)

Gráfico 2 - Existência de outro tipo de renda

Fonte: dados da Pesquisa, 2019.

Apesar da nova lei de reajuste salarial ter sido aprovada16, demandaria

tempo, pois seria dividida em seis vezes até 2022.

4.2 NÍVEL DE SATISFAÇÃO PESSOAL DO AGENTES DE SEGURANÇA PÚBLICA DA CIDADE DO NATAL/RN

Já no terceiro questionamento, um dado preocupante, apenas 20% dos entrevistados afirmaram se sentir motivados em trabalhar. Isso é uma informação relevante, pois mostra que o brio e o poder de trabalhar como agente de segurança pública está perdendo força, em uma capital que passa por problemas financeiros. O Gráfico 3 apresenta sobre a motivação de trabalho pelos respondentes.

16 G1 (Rio Grande do Norte). Governo sanciona lei que reajusta em 23% salários de PMs e

bombeiros do RN. 2019. Disponível em: <https://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-

(16)

Gráfico 3 - Existência de motivação para trabalhar na corporação

Fonte: dados da Pesquisa, 2019.

Motivação é crucial em qualquer área, seja ele do setor público ou privado. Um colaborador bem motivado, num ambiente favorável tende a entregar um melhor resultado.

Já no quarto questionamento, os entrevistados mensuraram o nível de satisfação deles com seu emprego e a corporação em que trabalham no atual momento. O Gráfico 4 apresenta o nivel de satisfação.

Gráfico 4 - Nível de Satisfação do Agente de Segurança com sua Corporação

Fonte: dados da Pesquisa, 2019.

Novamente um dado preocupante, onde 60% dos entrevistados consideraram Péssimo ou Ruim.

(17)

Na quinta ´pergunta, poucos menos da metade dos entrevistados responderam que houve mudanças positivas na PM. Isso se deve ao investimento feito pelo Governo Federal e a ações em conjunto com outros estados17 que

melhoraram os equipamentos para uso dos agentes. Isso pode ser visto no Gráfico 5.

Gráfico 5 - Comparação do Agente da Corporação em sua incorporação e no atual

momento

Fonte: dados da Pesquisa, 2019.

Na sexta pergunta, os agentes foram questionados se já tentaram ingressar em outra instituição, seja ela da área de segurança, saúde ou educação. Sendo assim, cerca de 46.7% dos entrevistados afirmaram já ter tentado ingressar. O Gráfico 6 apresenta se existe o desejo de ingressar em outra corporação.

17BLOG DO BG (Rio Grande do Norte). PMRN vai receber 5 mil pistolas .40 doadas pelo Governo

de São Paulo. 2012. Disponível em:

(18)

Gráfico 6 - Existência de desejo de entrar em outra Corporação

Fonte: dados da Pesquisa, 2019.

Outro dado que preocupa, pois uma amostra dessa, ressalta o resultado da figura 3, o qual cerca de 53.3% dos entrevistados também, não se sentiam motivados na corporação, levando-os a buscar melhoria em outro lugar.

Na pergunta de número sete, os entrevistados foram questionados sobre os aperfeiçoamentos. Pouco menos de 60% deles afirmaram sentir falta de cursos. Visto a dificuldade que o estado se encontra e com a falta de pessoal, os agentes da ativa são forçados a se estagnar, emperrando promoções e cursos, atrasando consequentemente todo a carreira. O Gráfico 7 expõe sobre o percentual da percepção dos agentes relcaionado aos cursos de aperfeiçoamento.

Gráfico 7 - Percepção dos Agentes quanto aos Cursos de Aperfeiçoamento

(19)

No oitavo questionamento, os entrevistados em sua totalidade afirmaram que o governo já atrasou os salários18. Alinhado com questões anteriores, mostra que

isso ajuda a desmotivar os agentes a continuar trabalhando na corporação, ou a procurar entrar em outra instituição, ou a buscar uma segunda fonte de renda. O Gráfico 8 mostra se o governo já atrasou salários dos agentes.

Gráfico 8 - Pergunta quanto ao atraso de proventos pelo Governo Estadual

Fonte: dados da Pesquisa, 2019.

No gráfico 9, assim como na Figura 3 e na Figura 6, sobre a motivação e buscar ingressar em outra instituição respectivamente, na nona pergunta, cerca de 53.3% dos entrevistados não aconselhariam um parente ou amigo a ingressar na Polícia Militar, Civil, Rodoviária Estadual ou Guarda.

18G1 (Rio Grande do Norte). Servidores do RN fazem manifestação por pagamento de salários

atrasados e aumento de 16%. 2019. Disponível em:

<https://g1.globo.com/rn/rio-grande-do- norte/noticia/2019/08/13/servidores-do-rn-fazem-manifestacao-por-pagamento-de-salarios-atrasados-e-aumento-de-16percent.ghtml>. Acesso em: 18 nov. 2019.

(20)

Gráfico 9 - Respostas dos Agentes quanto aconselhar parentes e amigos

Fonte: dados da Pesquisa, 2019.

Na décima pergunta, todos os entrevistados disseram que a corporação carece de material humano e/ou bélico. Como o Gráfico 10 se apresenta:

Gráfico 10 - Percepção dos Agentes quanto à carência na Corporação

Fonte: dados da Pesquisa, 2019.

Através dessas respostas, é correto afirmar que as corporações que trabalham na Segurança Pública do Estado carece de investimentos tanto em recursos humanos como recursos técnicos (armamentos, EPIs, viaturas).

(21)

4.3 AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DOS POLICIAIS SOBRE A QUALIDADE DA SEGURANÇA DO DESTINO DE NATAL/RN

Na pergunta de número onze, os entrevistados mostraram sua opinião sobre a cidade do Natal/RN. Pouco menos de 60% dos entrevistados mostraram sentir insegurança. Seguro e Muito seguro ficaram com 13.4% ao todo. O Gráfico 11 mostra a percepção dos agentes quanto ao nivel de segurança.

Gráfico 11 - Percepção dos Agentes quanto ao nível de Segurança que Natal se

encontra

Fonte: dados da Pesquisa, 2019.

Isso reflete não só o lado profissional dos agentes, como também o lado pessoal, visto que sofrem os mesmos perigos que um cidadão comum, ou até pior19,

por agentes de segurança serem alvos de bandidos.

Por experiência na área de segurança pública, os agentes expressaram sua opinião sobre a possibilidade do turista deixar de visitar Natal/RN por motivos de insegurança. Deles, 80% afirmaram que é possível que isso aconteça. O Gráfico 12 apresenta a percepção dos agentes quanto ao turista deixar de visitar ou não a capital potiguar.

19 PORTAL NO AR (Rio Grande do Norte). RN tem segunda maior taxa de assassinatos de

policiais do País. 2019. Disponível em:

(22)

Gráfico 12 - Percepção dos Agentes quanto ao turista visitar ou não Natal/RN

Fonte: dados da Pesquisa, 2019.

Na pergunta feita para os agentes, todos eles afirmaram que a Segurança Pública influencia no turismo local. O Gráfico 13 mostra sobre a influência da segurança pública no turismo local.

Gráfico 13 - Influência da Segurança Pública no Turismo Local

Fonte: dados da Pesquisa, 2019.

A última pergunta de número quatorze foi subjetiva, com espaço para os entrevistados ficarem livres para elaborar suas respostas. As respostas da Pergunta 14 foram:

(23)

Algumas respostas foram:

-“Aumento de policiamento por bairro e não só por zona” -“Maior efetivo policial, além de uma melhora na estrutura” -“Melhores salários e estrutura.”

-“Investimento pesado em recursos humanos, equipamentos de EPI e valorização profissional (salário e ascensão funcional)”

-“Precisa investir em estrutura URGENTEMENTE!” -“Aumento do efetivo policial”

-“Políticas voltadas para o policial bem como investimentos em material.” -“Aumento de efetivo, para tornar o policiamento ostensivo com mais eficiência.”

Fonte: dados da Pesquisa, 2019.

Após as respostas diretas dos agentes, tem-se uma noção do quão cerente as forças de segurança pública do estado do Rio Grande do Norte se encontram, em especial as direcionadas ao turismo em sua capital.

5 CONCLUSÃO

Através dos questionamentos, o presente artigo mostrou o grau de satisfação dos agentes de Segurança Pública da Capital Potiguar. Ajudou a levantar também a discussão quanto às melhorias que podem ser feitas à nível estadual.

Por anos, más gestões de governos passaram pelo estado. O chefe do governo que assumia, não conseguia resolver os problemas existentes, e passava o comando para seu sucessor da maneira que recebeu ou até pior. Sabe-se que um dos problemas da segurança pública é o déficit, que atualmente são de 5,7 mil homens na PM e 3,7 mil homens na PC20.

Em relação ao primeiro objetivo, pode-se afirmar que os resultados sobre tempo de serviço e outro meio de ganho de proventos. Como citado anteriormente as dificuldades para obtenção de empregos no cenário econômico do estado, levou à homens e mulheres buscarem estabilidade na polícia.

No segundo objetivo, pode-se dizer que houve um número maior de perguntas a fim de descobrir o nível de satisfação dos agentes que atuam na segurança pública, em especial os que atuam nos centros de apoio ao turista

20TRIBUNA DO NORTE (Rio Grande do Norte). Desafios da Segurança Pública no RN. 2018. Disponível em: <http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/desafios-da-segurana-a-paoblica-no-rn/420862>. Acesso em: 18 nov. 2019.

(24)

(CIPTUR, Delegacia do Turista). O resultado obtido foi esperado, já que os problemas recorrentes da crise financeira estadual, afetou a área da Segurança Pública, causando um efeito dominó. O único ponto de “estabilidade” dos órgãos de segurança em Natal/RN foi durante a Copa do Mundo de 2014, onde além da SESED ser contemplada, puderam trabalhar em conjunto com diversos órgãos à nível federal.

No terceiro e último objetivo, afirma-se que os agentes de segurança pública explanaram suas opiniões quanto à insegurança na Capital Potiguar e sua influência na demanda turística. Pelas respostas e estudos anteriores, é possível e está acontecendo uma queda no número de turistas e vôos para o Rio Grande do Norte21.

Os números pós-copa não são tão atrativos, ao mesmo passo que o governo estadual demonstra insucesso em conseguir recuperar o estado dessa crise sem precedentes.

No que diz respeito à Segurança Pública, o problema que é visto nos dias atuais não será resolvido num curto espaço de tempo, e sim a longo prazo. Ações coordenadas que devem melhorar não somente a segurança, bem como a gestão pública do Rio Grande do Norte em geral.

No tocante a segurança Pública, a capacidade dela influenciar na demanda turística de um destino é pouca, pois ela por si só não leva ao turista e tomar uma decisão. Um conjunto de fatores que vai além da segurança pública, como também da vontade do turista. Há quem visite todo ano, há que conheça apenas uma vez e busque novas experiências. Não há de se nega que a falta de segurança num destino, mancha a imagem do local, porém não é capaz de apagar a reputação dela. Pesquisas mais aprofundadas, setorizadas e recorrentes são capazes identificar os diversos perfis de turistas que anualmente visitam o destino Natal/RN.

Para Vasconcelos & Lezana (2014), a baixa produção científica teórica sobre a qualidade em serviços turísticos proporciona ao meio académico investigar o assunto em profundidade e dele gerar novos conceitos e abordagens. Cabe então, à academia, em especial à área das Ciências Sociais Aplicadas, desenvolver mais pesquisas acerca do tema, a fim de identificar problemas existentes, além de servir

21 TRIBUNA DO NORTE (Rio Grande do Norte). Em 10 anos, RN perde 59% de turistas

estrangeiros. 2019. Disponível em:

(25)

como uma ferramenta de diagnóstico para o poder público poder traçar estratégias para solução do problema.

(26)

REFERÊNCIAS

AGUIAR, M. F; MARTINS, J. C. O; CARDOSO G. P. Reflexões sobre a Hospitalidade no Contexto Turístico. Turismo Visão e Ação, 2003.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Editora: Presses Universitaires de France, 1977. BBC (Brasil). Estas são as 50 cidades mais violentas do mundo (e 17 estão no

Brasil). 2018. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/brasil-43309946>.

Acesso em: 18 nov. 2019.

BENI, M. C. Análise estrutural do turismo. 2. ed. São Paulo: SENAC, 1998, 427p. BLOG DO BG (Rio Grande do Norte). PMRN vai receber 5 mil pistolas .40 doadas

pelo Governo de São Paulo. 2012. Disponível em:

<https://www.blogdobg.com.br/pmrn-vai-receber-5-mil-pistolas-40-doadas-pelo-governo-de-sao-paulo/>. Acesso em: 18 nov. 2019.

BLOG DO BG (Rio Grande do Norte). PONTA NEGRA: Turistas de Brasília são

assaltados com arma apontada para cabeça. 2019. Disponível em:

<https://www.blogdobg.com.br/ponta-negra-turistas-de-brasilia-sao-assaltados-com-arma-apontada-para-ponta-negra-cabeca>. Acesso em: 18 nov. 2019.

BRASIL. GOVERNO FEDERAL. . Ministério da Justiça e Segurança Pública. 2014. Disponível em: <https://www.justica.gov.br/news/como-o-brasil-garantira-a-seguranca-publica-na-copa-do-mundo-2014>. Acesso em: 18 nov. 2019.

BRASIL. Governo Federal. Portal da Copa. Secretarias de Saúde e Segurança

destacam tranquilidade em Natal durante a Copa. 2014. Disponível em:

<http://www.copa2014.gov.br/pt-br/noticia/secretarias-de-saude-e-seguranca-destacam-tranquilidade-em-natal-durante-a-copa>. Acesso em: 18 nov. 2019.

CBF (Brasil). Falta um mês para começar a Copa do Mundo 2014. 2014. Disponível em: <https://www.cbf.com.br/selecao-brasileira/noticias/selecao-masculina/falta-um-mes-para-comecar-a-copa-do-mundo-2014>. Acesso em: 18 nov. 2019.

CRUZ. R. C. A. Introdução à Geografia do Turismo. São Paulo, Roca, 2001. FERNANDES, Francisco Eudório. A GESTÃO DA SEGURANÇA PÚBLICA DA

METRÓPOLE FORTALEZA: O BEM ESTAR DE RESIDENTES E TURISTAS. 2014.

122 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Turismo, Universidade do Estado do Ceará, Fortaleza, 2014.

FOLHA DE SÃO PAULO (Brasil). Novos governadores de estados em crise ainda

quitam o 13º de 2018. 2019. Disponível em:

<https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2019/11/novos-governadores-de-estados-em-crise-ainda-quitam-o-13o-de-2018.shtml>. Acesso em: 18 nov. 2019.

(27)

GOLLO, G.G. Segurança e Turismo: Percepções quanto ao Aspecto

“Segurança” de um Destino Turístico, como Forma de Mantê-lo Atrativo e Competitivo, 2004.

G1 (Brasil). Furtos e roubos na Vila Madalena sobem 3.500% durante a Copa. 2014. Disponível em: <http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2014/06/furtos-e-roubos-na-vila-madalena-sobem-3500-durante-copa.html>. Acesso em: 18 nov. 2019.

G1 (Brasil). Witzel diz que segurança do Rio está no ‘mesmo patamar de Paris,

Nova York e Madri’. 2019. Disponível em:

<https://g1.globo.com/rj/rio-de- janeiro/noticia/2019/11/14/witzel-diz-que-seguranca-do-rio-esta-no-mesmo-patamar-de-paris-nova-york-e-madri.ghtml>. Acesso em: 18 nov. 2019.

G1 (Rio Grande do Norte). Servidores do RN fazem manifestação por pagamento

de salários atrasados e aumento de 16%. 2019. Disponível em:

<https://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2019/08/13/servidores-do-rn-

fazem-manifestacao-por-pagamento-de-salarios-atrasados-e-aumento-de-16percent.ghtml>. Acesso em: 18 nov. 2019.

G1 (Rio Grande do Norte). Governo sanciona lei que reajusta em 23% salários de

PMs e bombeiros do RN. 2019. Disponível em:

<https://g1.globo.com/rn/rio-grande- do-norte/noticia/2019/11/16/governo-sanciona-lei-que-reajusta-em-23percent-salarios-de-pms-e-bombeiros-do-rn.ghtml>. Acesso em: 18 nov. 2019.

MENDES, M. Turismo e Segurança Pública. Fortaleza: OAS, 2008.

PORTAL NO AR (Rio Grande do Norte). RN tem segunda maior taxa de

assassinatos de policiais do País. 2019. Disponível em:

<https://portalnoar.com.br/rn-tem-segunda-maior-taxa-de-assassinatos-de-policiais-do-pais/>. Acesso em: 18 nov. 2019.

RIO GRANDE DO NORTE. Assecom. Secretaria de Estado da Segurança Pública e

da Defesa Social. Objetivo. Disponível em:

<http://www.defesasocial.rn.gov.br/Conteudo.asp?TRAN=ITEM&TARG=71658&ACT =&PAGE=0&PARM=&LBL=Objetivo>. Acesso em: 18 nov. 2019.

SILVA, E. L., MENEZES, E. M. (2000) Metodologia da pesquisa e elaboração de

dissertação. Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção,

Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2000, 118p.

SILVA, Larissa Bandeira da; SILVA, Fernanda Costa da. INFLUÊNCIA DA

SEGURANÇA PÚBLICA NA MOTIVAÇÃO TURÍSTICA EM DESTINOS URBANOS E DE SOL E PRAIA: UMA ABORDAGEM TEÓRICA. Fólio - Revista Científica

Digital: Jornalismo, Publicidade e Turismo, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p.83-94, nov.

2016. Disponível em: <https://www.metodista.br/revistas/revistas-ipa/index.php/folio/article/view/369/309>. Acesso em: 18 nov. 2019.

SILVA JÚNIOR, Benedito Maciel da. O IMPACTO DA CRIMINALIDADE NA

(28)

(Mestrado) - Curso de Economia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017. Disponível em: <http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28975>. Acesso em: 18 nov. 2019.

TRIBUNA DO NORTE (Rio Grande do Norte). Desafios da Segurança Pública no

RN. 2018. Disponível em:

<http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/desafios-da-segurana-a-paoblica-no-rn/420862>. Acesso em: 18 nov. 2019.

TRIBUNA DO NORTE (Rio Grande do Norte). Em 10 anos, RN perde 59% de

turistas estrangeiros. 2019. Disponível em:

<http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/em-10-anos-rn-perde-59-de-turistas-estrangeiros/451818>. Acesso em: 18 nov. 2019.

VASCONCELOS, Alexandre Meira; LEZANA, Álvaro Guillermo Rojas. Referencial teórico que orienta a produção científica qualificada sobre a qualidade em serviços turísticos. Tourism & Management Studies, Faro, v. 10, n. 2, p.133-197, jul. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.mec.pt/pdf/tms/v10n2/v10n2a16.pdf>. Acesso em: 18 nov. 2019.

VEJA (Brasil). Festa de abertura da Rio-2016 empolga imprensa internacional. 2016. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/mundo/festa-da-abertura-da-rio-2016-empolga-imprensa-internacional/>. Acesso em: 18 nov. 2019.

VERGARA, Sylvia C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 3.ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2000.

VERMELHO (Brasil). Jogos Pan-americanos movimentaram a economia do

País, atesta Fipe. 2009. Disponível em:

(29)

APÊNDICE

QUESTIONÁRIO DE PESQUISA

TÍTULO: SEGURANÇA PÚBLICA

DESCRIÇÃO: PESQUISA DE CAMPO PARA METODOLOGIA DE ARTIGO PARA CONCLUSÃO DO CURSO DE TURISMO DA UFRN

Há quanto tempo o senhor trabalha na corporação?

O senhor tem outra fonte de renda além da corporação?

O senhor se sente motivado trabalhando na corporação?

Em um nível de satisfação, de 1 a 5, quanto o senhor daria para a corporação no atual momento?

Comparando com a época em que o senhor entrou na corporação, houve mudanças?

Já tentou ingressar em outra instituição?

O senhor sente falta de cursos de aperfeiçoamentos?

O governo já atrasou salários?

Você aconselharia a um parente ou amigo a ingressar na corporação atualmente?

A corporação carece de algo?

Numa escala de 1 a 5, o quanto o senhor acha que Natal é uma cidade turística segura para se visitar?

(30)

O senhor acha capaz do turista deixar de visitar Natal por causa da insegurança?

A Segurança Pública influencia no Turismo local?

O senhor tem alguma teoria que possa melhorar a qualidade da segurança publica no RN e em especial em Natal?

Referências

Documentos relacionados

Usado com o Direct Phone Link 2, o Beltone Smart Remote permite que você use seu dispositivo móvel para obter facilmente uma visão geral e controlar remotamente seus

A seguir você encontra o título de cada capítulo e logo abaixo do título os links para as A seguir você encontra o título de cada capítulo e logo abaixo do título os links para

O uso do poliuretano (PU) como suporte de baixo custo para de imobilização , prova ser um material muito promissor, pois em nosso estudo o uso da lipase de Candida antarctica

Revogado pelo/a Artigo 8.º do/a Lei n.º 98/2015 - Diário da República n.º 160/2015, Série I de 2015-08-18, em vigor a partir de 2015-11-16 Alterado pelo/a Artigo 1.º do/a

O presente texto, baseado em revisão da literatura, objetiva relacionar diversos estudos que enfatizam a utilização do dinamômetro Jamar para avaliar a variação da

4.1 Avaliação do Fotocatalisador para Degradação da SDZ A Figura 4.5 mostra os resultados obtidos na degradação de SDZ utilizando o fotorreator FluHelik para os experimentos

Uma placa de regulamentação de velocidade antes do cruzamento e outra depois (opcional, mas caso utilizado deve vir precedido a uma placa de aviso) Uma placa de advertência,

Esse será o objetivo dos dois próximos capítulos, ou seja, a filosofia da comunicação organizacional integrada, quer sejam a comunicação administrativa, interna, mercadológica