• Nenhum resultado encontrado

Otimização de massas ceramicas Gres utilizando a metodologia Taguchi

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Otimização de massas ceramicas Gres utilizando a metodologia Taguchi"

Copied!
156
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CURSO DE PÕS-GRADUAÇXO EM ENGENHARIA MECÂNICA

OTIMIZAÇÃO DE MASSAS CERAMICAS GRÉS

UTILIZANDO A METODOLOGIA TÀGUCHI

DISSERTACXO; SUBMETIDA Ã UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PARA OBT-ENÇSO DO GRAU DE MESTRE EM ENGENHARIA MECÂNICA

MILTQN LUIZ HORN VIEIRA

(2)

OTIMIZAÇÃO DE MASSAS CERAMICAS GRÉS

UTILIZANDO A METODOLOGIA TAGUCHI

ESTA DISSERTAÇSO FOI JULGADA ADEQUADA PARA A OBTENÇSO DO TÍTULO DE

MESTRE EM ENGENHARIA

ESPECIALIDADE ENGENHARIA MECÂNICA, ÂREA DE CONCENTRAÇSO FABRICAÇSO MECÂNICA, APROVADA EM SUA FORMA FINAL PELO CURSO DE

(3)

A meus pai s e ao Pr' öf .

i i

. Vai o 1

TJ&e

Euni c

e ,

(4)

AGRADECIMENTOS

Ao P r o f. Or e s t e s Estevam Alarcon, p e la o r ie n t a ç ã o e p e lo apoio concedido na execução dessa d is se rta ç ã o .

Aos c o le g a s do LABMAT/EMC - UFSC, p e la atenção e p e lo a u x í l i o na r e a l i z a ç ã o de e n s a io s, em p a r t i c u l a r aos c o le g a s Carlos D. L. Yukimura, G ilson R. Bosa e I vens Wagner de Abreu Jr. p e lo apoio no tr a b a lh o experim ental.

Ao P r o fe s s o r Ar no Blass CUFSCD, à P r o f e s s o r a In geb org Kühn Arroyo CUFSO, ao Dr. Mareio F o r te s de Barros e ao Engenheiro Químico Edgar E. Mass M e ria ld i C Cerâmica P o rtob e lloD pelas sugestões e d is cu ssS es r e a l i z a d a s .

Aos Engenheiros S é r g io L u iz G argio ni, C elso Joaquim de O l i v e i r a e Edgar de A lv e s da Cerâmica P o r t o b e l l o , por todo ap oio na r e a l i z a ç ã o .„da..,; p a r t e experimental do trabalh o.

Á Cerâmica P o r t o b e l l o p e l o suporte f i n a n c e i r o e p ela u t i l i z a ç ã o de suas f a c i l i d a d e s l a b o r a t o r i a i s , que v i a b i l i z o u a r e a l i z a ç ã o desse trabalh o.

Ao Engenheiro ^Sérgi-o Cardoso e todo o pessoal de a p o io do Centro de Cerâmica T i j ucas - SENAI, na concessão de sua unidade p i l o t o para a r e a l i z a ç ã o desse trabalho.

Ao CNPq, pela- ''bolsa de estudos e p e lo ap oio f i n a n c e i r o concedi do.

A todos que, d i r e t a o Cr in d iretam en te, cont;riBuiram para a r e a l i z a ç ã o d esse trabalho.

(5)

ÍNDICE

I . INTRODUÇXO E OBJETIVOS... ... 1

I I . REVISÜO BIBLIOGRÁFICA... 4

I I . 1 In trod u ção à M etodologia Taguchi... 4

I I . 1.1 A Qualidade... 4 I I . 1 .2 A n á l i s e de V a r iâ n c ia - ANOVA... 5 I I . 1 .3 E s t r a t é g i a s para E nsaio s... 12 I I . 1.4 P r o j e t o de Produto ou P ro c e s s o ... .. 21 I I . 2 Produção de Cerâmica Grés... 30 I I . 2.1 Atomização e Estoque. . . * ... 34 I I . 2. 2 Prensagem e Secagem... 39 I I . 2. 3 S i n t e r i z á ç ã o e E s c o l h a . . . ... 44

I I I . Procedimento Experim ental... ... 46

I I I . 1 C a r a c t e r i s t i c a s das M atérias Primas... 46

I I I . 2 O rganização dos E xp erim entos... ! ... 49

I I I . 3 Processamento P i l o t o ... 54

I I I . 3. í , Preparação das M atérias Primas... 54

I I I . 3. 2 Preparação das Massas... 57

I I I . 3. 3 Moagem das Massas... 59

I I I . 3. 4 Atom ização...'... 64

I I I . 3. 5 Compactação dos Corpos de P rova ... 65

I I I . 3. 6 Secagem dos Corpos de P ro v a... ... 66

I I I . 3. 7 S i n t e r i z á ç ã o das P a s t i l h a s ... .. . ... 67

IV. RESULTADOS E DISCUSSÃO... ; ... . ... 71

I V . l A n á lis e E s t a t í s t i c a de Desempenho:... 71 i V

(6)

IV. 2 Montagem da Tabela de S i n a l /Ruí do... ... 74

IV. 3 E f e i t o s da A n á lis e E s t a t í s t i c a s de Desempenho... 84

IV. 4 A n á lis e a tr a v é s da FunçSo-Perda... 85

IV. 5 Montagem da Tabela de Resultados da FunçSo-Perda... 89

IV. 6 A n á lis e dos E f e i t o s em seus R e s p e c tiv o s N í v e i s ... 90

IV. 7 Os E f e i t o s da A n á lis e em Função-Perda. . ... .. . 92

V. CONCLUSÕES E SUGESTSES... ... 94

VI . REFERÊNCI AS BI BLIOGRAFICAS... 96

V I I . ANEXO - A

Testes de c o n t r o l e de qu a lid a de... ... lOO

IX. ANEXO - B

(7)

v i

RESUMO

A m etod olo gia Taguchi perm ite g a r a n t i r a robustez das funções do produto, agindo sobre os parâmetros que in flu en cia m o p ro cesso de f a b r i c a ç ã o , le v a n d o - s e em con sideração suas condições de u t i l i z a ç ã o . O tr a b a lh o em ' questão tem o o b j e t i v o de a p l i c a r a m etod ologia e s t a t í s t i c a de delineamento de experimentos proposta por Genichi Taguchi, para o caso de o tim iz a ç ã o de , massas cerâmicas g ré s , v isan d o a obtenção de um produto robusto, assegurando o melhor compromisso desempenho/custo de u t i l i z a ç ã o , p o rta n to um produto mais c o m p e t itiv o . O produto f o i o b t id o em uma usina p i l o t o , seguindo to das as etapas do processo convencional de produção de cerâmica g r é s . Os corpos d e ,p ro v a foram ensaiados segundo as normas de c a r a c t e r i z a ç ã o de produtos cerâmicos. Tanto o planejamento dos experimentos como a a n á l i s e dos r e s u lta d o s foram baseados na m etod ologia Taguchi. Assim, os r e s u lta d o s foram te s ta d o s u t i 1iz a n d o —s e a e s t a t í s t i c a de desempenho e Função-Perda, sendo o b tid a s as melhores massas CmisturasD sob o ponto de v i s t a de desempenho e custo da qualidade.

(8)

OPTIMIZATION OF GRES CERAMICS

BY TAGUCHI METHODOLOGY

ABSTRACT

The Taguchi methodology assures th e robust o f th e product fu n c tio n s by a c t i n g on th e parameters i n f l u e n c i n g the manufacturing p ro cess, and ta k in g i n t o account th e c o n d it io n s in which i t i s employed. This work aims at th e a p p l i c a t i o n o f th e s t a t i s t i c a l methodology o f o u t l i n i n g experim ents, proposed by Genichi Taguchi, .for th e o p t im iz a t io n o f mixtures o f g ré s ceramics, i n order to.

o b ta in a s tro n g product and t o assure th e b est combination o f performance/cost o f u t i l i z a t i o n and thus a more c o m p e t i t i v e product. The product was ob ta in ed i n a p i l o t f a c t o r y , f o l l o w i n g a l l th e s tep s o f th e conventional process f o r th e production o f g re s ceramics. The t e s t i n g models were t r i e d accord ing t o th e r u l e s o f c h a r a c t e r i z a t i o n o f ceramic products. Both th e planning o f the experiments and th e a n a ly s is o f th e r e s u l t s were based on the Taguchi methodology. Thus performance and Loss Function s t a t i s t i c s were employed t o t e s t th e r e s u l t s , with th e b est mixtures b eing obtain ed r e g a r d in g performance and c o s t o f q u a l i t y .

(9)

1

CAPÍTULO I

INTRODUÇÃO E OBJETIVOS

Atualmente, é in e g á v e l o impacto dos tra b a lh o s de G. Taguchi sobre a g es tã o de qualidade dentro das empresas. Tal abordagem v i s a a redução ao mínimo do custo da qua lidade para o c l i e n t e Co c o n c e i t o de c l i e n t e a p l i c a - s e a todas as etapas de f a b r i c a ç ã o do produto - desde o p r o j e t o do produto a t é o s e r v i ç o de a s s i s t ê n c i a após a vendaD.

A m etod olo gia Taguchi perm ite g a r a n t i r a rob u stez das funçSes do produto, agindo sobre os parâmetros que in flu e n cia m o p ro c es s o de f a b r i c a ç ã o , le v a n d o-s e em con sid era ção suas condiç3es de u t i l i z a ç ã o ; ou s e j a , o produto robusto assegura o melhor compromisso desempenho/custo de u t i l i z a ç ã o , portan to um produto mais c o m p e t itiv o . Para Taguchi "a não qualid ade é a perda que o produto imp5e à socied ad e a p a r t i r do momento em que o mesmo é l i b e r a d o p e la f á b r i c a " .

Os métodos de planejamento de experimentos foram d e s e n v o lv id o s com a f i n a l i d a d e de a u x i l i a r as pesquisas c i e n t í f i c a s e t e c n o ló g ic a s . Os c o n c e ito s u t i l i z a d o s d entro destes métodos podem ser d e f i n i d o s como a determinação das re la ç S e s c a u s a - e fe i to .S o b o ponto de v i s t a e s tr ita m e n te c i e n t í f i c o procu ra-se, a tr a v é s de experimentos, encontrar uma l e i única, na fornia? de uma equaçao que

(10)

d e s c re v a as r e la ç S e s de causas, as quais explicam os fenômenos estudados, u t i l i z a n d o - s e modelos matemáticos. Por o u tro la d o , d e n tr o do domínio t e c n o l ó g i c o , exis tem v á r i a s maneiras de abordar a função de um produto. Freqüentemente, a pesquisa das causas que asseguram a função procurada são extremamente custosas, ou as causas que i n t e r f e r e m no processo de f a b r i c a ç ã o são tã o numerosas ou mesmo p a r t i c u l a r e s , que é im po ssível imaginar as r e la ç S e s de causas, ou um modelo matemático que descreva as r e la ç S e s e n t r e as mesmas. P o rta n to , ao n í v e l de concepção e i n d u s t r i a l i z a ç ã o de um produto robusto, o que se procura são as r e la ç S e s de causa e e f e i t o , sem buscar compreender as r e la ç S e s e n t r e as causas. Segundo o pensamento japonês Cbudista) "A verdade é o vácuo e somente as r e la ç S e s c a u s a - e f e i t o são a c e s s í v e i s " .

A adoção d e ste c o n c e it o de robustez do produto, d en tro da t é c n i c a de g es tã o de qualidade proposta por G. Taguchi, f o i fundamental para assegurar a c o m p e t it iv id a d e das empresas japonesas na década de 70 e mais recentemente tem s i d o largamente empregada nos E. U. A. e na Europa.

- Ca s o d a i n d u s t r i a c e r a m ic a

De modo g e r a l , a g es tã o de qua lidade nas In d ú s tr ia s Cerâmicas no B r a s i l tem s id o baseada em c a r ta s de c o n t r o l e de t o l e r â n c i a s e o planejamento para o desenvolvimento de produtos fundamentado em experimentaçSes empí riscas, v a r ia n d o -s e um ou d ois f a t o r e s e f i x a n d o - s e os demais.

Devido à grande quantidade de m atérias primas componentes do produto cerâmico Cmassa ou v id r a d o ) e à complexidade das reaçSes

(11)

que ocorrem, durante as d i f e r e n t e s etapas de processamento Cmistura, atomização, secagem, compactação, s i n t e r i z a ç ã o D , a formulação do

1

produto procurando as condiçSes ótimas, em termos de p roprie dades, t o r n a - s e extremamente complexa. Normalmente, pequenas varia ç S e s na composição química ou nos parâmetros de p ro cesso respondem em termos de qu a lida de de maneira d r á s t i c a Cgrande v a r ia ç ã o nas prop ried a d es do produto - r o b u s t e z ). Além d i s t o , os e f e i t o s i n t e r a t i v o s e n t r e cada parâmetro em j o g o , na formulação do produto, to rn a muito d i f í c i l o estudo i s o l a d o de causas. Desta forma, para g a r a n t ia de qu alida de e c o m p e t itiv id a d e dos produtos, é n e c e s sá ria grande quantidade de experimentos em n í v e l de l a b o r a t ó r i o e de produção, gerando d e s p e r d í c i o de recu rsos, sem que uma qualidade s a t i s f a t ó r i a s e j a obtid a.

N\.

Assim, a m etodolo gia de delineamento de experimentos de G. Taguchi, que reduz o número de experimentos, v a r ia n d o -s e todos os f a t o r e s que afetam o desempenho do produto, ao mesmo tempo, e a p o s s i b i l i d a d e de a n á l i s e dos re s u lta d o s e s t a t i s t i c a m e n t e , a tr a v é s de a n á l i s e de desempenho e de função-perda, é um ferram ental de im portância e s t r a t é g i c a para a g es tã o de qu alida de nas empresas.

O tr a b a lh o em questão tem o o b j e t i v o de a p l i c a r a metodologia e s t a t í s t i c a de delineamento de experimentos proposta por G. Taguchi, para o caso de o tim iz a ç ã o de massas cerâmicas grés para r e v e s tim e n to s , visando a obtenção de um produto robusto, assegurando o melhor compromisso desempenho/custo de u t i l i z a ç ã o , p o rta n to um produto mais c o m p e titiv o .

(12)

H

W

CAPÍTULO II

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

11.1

I n t r o d u ç ã o a M eto d o lo gia Taguchi

11.1.1

A

Qualidade

A grande c o r r i d a por qua lidade, i n i c i a d a nos anos 70, possui um grande f a t o gerador. O Japão, por ser uma i l h a e com recursos na tu rais esca ssos, n e c e s s it a v a de importações para manter as suas in d ú s t r ia s abastecid as de m atérias primas, b e n e fic ia n d o - a s e exportando os produtos r e s u l t a n t e s destas. O seu sucesso e s t á em poder agregar aos produtos um a l t o v a l o r , em função de uma grande e f i c i ê n c i a na transformação das m atérias primas em produto acabado.

" E f i c i ê n c i a em aumento de v a l o r de m a t e r ia is e q u i v a l e a processos com pouça perda ou a l t a qu a lida de".

Para um produto, a qu alidade é a v a lia d a em função das c a r a c t e r í s t i c a s que interessam ao c l i e n t e em um determinado momento. C a r a c t e r í s t i c a s como r e s i s t ê n c i a à ruptura de uma s a c o la p l á s t i c a de supermercado, consumo de combustível de um c a r r o , ou a temperatura que alcança um ch u veiro e l e t r i c o são exemplos desse i n t e r e s s e . De m od o;^ geral, o c o n t r o l e da qualid ade deve ser r e a l i z a d o sobre e s ta s c a r a c t e r í s t i c a s ; rela cio n a n d o d esta forma a qualidade com a perda para a sociedade causada por um produto durante seu c i c l o de v id a Cquanto maior f o r a qualidade menor s e rá a perda para a s o c ie d a d e ). Â perda o c o r r e quando um produto não

(13)

5

alcança um desempenho esperado. L

T a g u c h i 111 c o n s id e r a c o n t r o í e de qu a lidade em duas áreas fundamentais: C i> c o n t r o l e d e q u a l i d a d e f o r a d a l i n h a ©; CiiD c o n t r o l e d e q u a l i d a d e n a l i n h a . Â p rim e ira r e f é r e - s e ao aperfeiç oam ento da qu a lida de nos e s t á g i o s de desenvolvimento de produto e p ro c e s s o , e a segunda d i z r e s p e i t o à monitoração dos processos i n d u s t r i a i s c o r r e n t e s , a fim de v e r i f i c a r os n í v e i s de qualid ade produzid os.

Quando uma nova i d é i a aparece, e s t a gera o seu p r ó p r io mercado. Porém, uma vez que um c o n co rren te tem a p o s s i b i l i d a d e de d u p lic a r o produto gerado por e s ta i d é i a , a vantagem t e c n o l ó g i c a é perdid a, resta n d o apenas a qu a lida de de produção como parâmetro de l u t a p e lo mercado.

I I . 1.2. An a l i s e d e Va r i a n c i a - A N O VA

O método a s e r u t i l i z a d o para i n t e r p r e t a r dados exp erim enta is e tomar d e c is õ e s n e c e s s á ria s é o da a n á l i s e de v a r iâ n c ia CANOVAM21, uma v e z que grande p a r te da discussão r e f e r e n t e a qualidade é com base na v a r ia ç ã o das c a r a c t e r í s t i c a s de desempenho. ANOVA é uma ferram en ta de d e c is ã o e s t a t i s t i c a m e n t e formulada para d e te c t a r quaisquer d i f e r e n ç a s no desempenho médio de uma s é r i e de peças te s ta d a s . A d e c is ã o , lon ge de con sid era r somente o julgamento l e v a em c o n s id e ra ç ã o a v a ria ç ã o .

Para f a c i l i t a r a compreenção da ANOVA, u t iliz a r e m o s um exemplo em a n á l i s e de experim entação para uma fu ndição de alumínio que f a b r i c a p is t S e s de motores [ 3 ] . No f i n a l do processo de f a b r ic a ç ã o ,

(14)

su rgiu um problema: como a t i n g i r a dureza adequada do produto. De acordo com as e s p e c i f i c a ç S e s , o t é o r de cobre deve ser de 3 ,5 a 4,5% e o de magnésio de 1 ,2 a 1,8%. Foi r e a l i z a d o um experim ento com o p r o p ó s it o de a v a l i a r simultaneamente e s t e s f a t o r e s e e s t a s condiçSes. Neste exemplo u t i l i z a - s e a sim b o lo g ia a s e g u ir:

A = % do t e o r de cobre A = 3,5 A = 4,5

1 2

B = % do t e o r de magnésio B = 1,2 B = 1 ,8

1 2

Há quatro combinaçSes p o s s í v e i s de serem r e a l i z a d a s nas condi çSes e x p e ri mentais: ^1®1» ^1^2’ ^2^ie ^2^2' Suponha que são preparadas quatro misturas d i f e r e n t e s dos componentes do metal e a dureza r e s u l t a n t e é medida. Os re s u lta d o s podem, muito p ossivelm en te, assemelharem-se aos da t a b e la 2.1.

A A 1 2 B 7 6 - 7 8 73 - 74 1 B 77 - 78 79 - 80 2

TABELA 2.1 - Dados experim enta is com d o is f a t o r e s

Lembrando que a v a r ia ç ã o d e c o rre n te da média não s e rá considerada, pode-se s u b t r a i r , 70 pontos da dureza de cada v a l o r para s i m p l i f i c a r a discussão. Os r e s u lta d o s transformados são mostrados na t a b e l a 2.2. A A 1 2 B <0 1 00 3 - 4 1 B 7 - 8 9 - 1 0 2

(15)

7

- som as q u a d r á t i c a s

A v a r ia ç ã o t o t a l pode ser decomposta em mais componentes:

1. V a riação d evid a ao f a t o r A 2. V ariaçã o devida ao f a t o r B

3. V a ria çã o d evid a à i n t e r a ç ã o dos f a t o r e s A e B 4. V aria ção devid a ao e r r o

A equação para a v a r ia ç ã o t o t a l pode ser e s c r i t a da s e g u in te forma:

SQ = SQ + SQ + SQ + SQ [ 2 . 1 ]

T A B A x B ©

Onde SQ^ é a soma dos quadrados com r e la ç ã o ao f a t o r A, SQ^ com r e l a ç ã o ao f a t o r B, AxB re p re s e n ta a in t e r a ç ã o dos f a t o r e s A e

\

B. A i n t e r a ç ã o c o n s i s t e no e f e i t o mútuo do cobre e magnésio e x e r c id o sob re a dureza do fundido. Se a i n f l u ê n c i a sobre a dureza da porcentagem de cobre depende da porcentagem de magnésio, então, c o n c l u i - s e que há uma in t e r a ç ã o A i A2 T otal B 6 - 8 3 - 4 21 i B 7 - 8 9 - 1 0 34 2

T ota l 29 26 55 CTotal Geral D

TABELA 2. 3 - A rra n jo com d o is f a t o r e s , dados resumidos

A somatória de todas as observações CTD é o t o t a l g e r a l da t a b e la 2.3. O número t o t a l de observações CND é 8. O número de observações nos n í v e i s n. = 4, n. = 4, n„- = 4 e n^ = 4.

(16)

A v a r ia ç ã o t o t a l é:

SQ_=

N

N [2. 2]

onde y é a i-é s im a r e s p o s ta , d esta forma:

SQ = 62+ 8Z+ 3Z+. . . + 10Z- —- = 40,875

T O

A v a r ia ç ã o devida ao f a t o r A pode ser ca lc u la d a de d iv e r s a s formas. A fórmula usual para qualquer número de n í v e i s do f a t o r A é: SQ = A N [2. 3] SQ = — A n Ai nA2 nAk N SQ 29 26 55 8 = 1,125 SQ .

çv

\Y

. , , N 1,125 [2. 4] SQ. ( V B * ) z . 2 1 ± 25 [2. 5]

Suponha que CAxBD re p re s e n ta a som atóriade de dados sob a i-é s im a condição das combinaçSes de f a t o r e s A e B; c o n s id e re também c o número de combinaçSes p o s s í v e i s dos f a t o r e s que in teragem e n o número de v a lo r e s observados sob e s ta condição. P o r ta n to ,

(17)

9 SQ = A x B c rcA x b) 2i * Y t z n v = 1 < A x B > . m X. m N - SQ A - SQB [2. 6] 2 2 2 2 2 S Q . - 1 | - ♦ 7 ' ♦ - 1 » * - 1 » - » a x b 2 2 2 2 8 - 1,125 - 21,125 = 15,125 Portan to: SQ = SQ - SQ - SQ - SQ = 3,500 e T A B A x B - g r a u s d e l i b e r d a d e

Determinando—s e a soma quadrática,, c a l c u l a —se os graus de lib e r d a d e . Um grau de lib e r d a d e , no s e n t id o e s t a t í s t i c o , e s t á as s oc ia d o a cada p a r c e la de informação que é estimada dos dados. Ou

v,

s e j a , é d e f i n i d o um grau de li b e r d a d e para cada comparação independente que pode ser f e i t a com os dados. A sua somatória pode ser f e i t a de modo s i m i l a r às somas q u a d rá tic a s ; os res u lta d os que dão con tinu id ad e ao experimento encontram-se na ta b e la 2.4.

Onde: v = graus t o t a i s de l i b e r d a d e T v = graus de l i b e r d a d e associados ao f a t o r A = k - 1 A A V = graus de l i b e r d a d e associados ao f a t o r B = k - 1 B 4. B

v = graus de l i b e r d a d e associa dos a e r r o s

© -

v ■■■■= graus de l i b e r d a d e associados a in t e r a ç ã o AxB = v * v

A x B A B

(18)

v = N - l = v + v + v + v 12. 7]

T A B A x B e

SOMA DOS QUADRADOS GRAUS DE LIBERDADE

SQ GL A 1.125 1 B 2 1 . 1 2 5 1 A x B 15. 125 1 e 3. 500 4 T 40.875 7

TABELA 2. 4 - Resumo das inform ações sobre Graus de Liberdade

- quadrado médio

Quadrado médio ou v a r i â n c i a do e r r o é uma outra forma de e s t a t í s t i c a d e s c r i t i v a que pode ser ca lc u la d a a t r a v é s da t a b e la de ANOVA, e é ig u a l à soma dos quadrados de cada um d i v i d i d o p e lo s seus r e s p e c t i v o s graus de lib e rd a d e .

A v a r i â n c i a do e r r o é a medida de v a r ia ç ã o devida a todos os parâmetros f o r a de c o n t r o l e , in c lu in d o o e r r o de medição e n v o lv id o num determinado experimento Ç s é r ie de dados c o l e t a d o s ) . Continuando o exemplo de fu n d içã o, d e f i n e - s e a t a b e la 2.5.

SOMA DOS GRAUS DE QUADRADO

QUADRADOS LIBERDADE MÊDIO

A 1.125 1 1.125

B . ‘ 21.125 1 21.125

A x B 15.125 1 15.125

e 3. 500 4 0. 875

T 40. 875 7

(19)

1 1

— t e s t e F

Para se a v a l i a r , e s t a t i s t i c a m e n t e , o n í v e l de con fia n ç a de uma d e cis ã o sob re as v a r iâ n c ia s serem s i g n i f i c a t i v a m e n t e d i f e r e n t e s , é

u t i l i z a d o o t e s t e F. O mesmo c o n s i s t e na ra zão e n tr e as v a r i â n c i a s das amostras. Quando e s t e v a lo r to r n a - s e s u fic ie n te m e n te grande, duas v a r i â n c i a s s e rã o consideradas d i f e r e n t e s em um determinado n í v e l de c o n fia n ç a . As ta b e la s do t é s t e F, que e s p e c if ic a m os v a lo r e s e x i g i d o s para alcançar determinado n í v e l de c o n fia n ç a , encoritram-se em qualquer obra de e s t a t í s t i c a .

Determinar, e s t a t i s t i c a m e n t e , se um v a l o r F de duas v a r i â n c i a s é s u fic ie n t e m e n te grande, t r ê s aspectos d everão ser a v a lia d o s :

i . O n í v e l de con fia nça n e c e s s á r io ;

i i . Os graus de l i b e r d a d e associados à v a r i â n c i a da amostra no numerador;

i i i . Os graus de li b e r d a d e associad os à v a r i â n c i a da amostra no denominador.

Cada combinação de n í v e l de c o n fia n ç a , graus de l i b e r d a d e do numerador e do denominador, apresenta um v a l o r F associado a e l a .

SOMA DOS QUADRADOS GRAUS DE LIBERDADE QUADRADO MÊDIO TESTE F A 1. 125 1 1. 125 1 . 29 B 21.125 1 21.125 24.14$ A x B 15.125 1 15. 125 17.29+ e 3. 500 4 0. 875 T 40.875 7

+Pel 0 menos 90%. de coní i ança $Pelo menos 95% de confiança # P e l0 menos 99% de confiança

(20)

A t a b e l a 2 . 6 i n d ic a que o te o r de c o b re , por s i só, não e x e r c e e f e i t o algum s o b re a dureza r e s u l t a n t e da fu n d iç ã o , e que o t e o r de magnésio ap resen ta e f e i t o ponderável sobre a dureza, e a i n t e r a ç ã o dos t e o r e s do cobre e do magnésio re p r e s e n ta um elemento s u b stan cia l na determinação da dureza. Desta forma o e f e i t o B é o mai o r ; o e f e i t o ÂxB é o segundo mai o r , e o e f e i t o A é mui t o pequeno.

II.1 .3 . Es t r a t é g i a s p a r a En s a i o s

Normalmente em um processo p ro d u tiv o , t é c n i c o s e s p e c i a l i z a d o s , deparam-se com duas s itu a ç õ e s de desenvolvim ento do produto. Uma s itu a ç ã o de desenvolvim ento de produto c o n s i s t e em encontrar um c e r t o parâmetro que a p e r f e i ç o e determinada c a r a c t e r í s t i c a de desempenho, le v a n d o -a para um v a l o r a c e i t á v e l ou ótimo. Uma segunda s itu a ç ã o , c o n s i s t e em d e s c o b r ir um p r o j e t o a l t e r n a t i v o , envolvendo m ateria l ou método menos ca ro, que p ro p orcio n e o mesmo desempenho. D i f e r e n t e s e s t r a t é g i a s poderão ser empregadas, conforme a s itu a ç ã o apresentada. O p rim e iro problema, que c o n s i s t e na necessidade de melhoria do desempenho, c o n s t i t u i a s itu a ç ã o mais t í p i c a .

s - , Na busca de um p r o j e t o a p e r fe iç o a d o e x e c u ta -s e , normalmente, um determinado e n s a io , o b s e rv a -s e o desempenho do produto e toma-se a d e c is ã o quanto à u t i l i z a ç ã o ou não do novo p r o j e t o . Ê a qu a lida de desta d e c is ã o que pode ser a p e rfe iç o a d a , quando são u t i l i z a d a s e s t r a t é g i a s adequadas de e n s a io s ; em outras p a la v ra s , e v i t a r - s e - à o e r r o de u t i l i z a r um p r o j e t o a c e i t á v e l .

(21)

13

d e s e n v o lv id a s por e s t a t í s t i c o s , designadas genericam ente por a n á l i s e f a t o r i a l 141. Elas u tiliz a m ' somente uma p a r t e de todas as combinaçSes p o s s í v e i s na elab ora ção de um problema, que deve estim ar os e f e i t o s p r i n c i p a i s dos r e s u lt a d o s esperados de um f a t o r a n a lis a d o . Taguchi Í51 desenvolveu um t i p o de m atriz e s p e c i a l , designada de a r ra n jo o r to g o n a l, que pode ser empregada em v á r i a s s itu a ç S e s de a n á lis e . Os mesmos orig in a m -s e de uma g e n e r a l i z a ç ã o dos quadrados g r e g o s - l a t i n o s [61.

As etapas i n i c i a i s no p r o j e t o , execução e a n á l i s e de experimentação, com a rra n jo s o r to g o n a is são seqüencialmente:

- S e ie ç ão dos f a t o r e s ;

- S e le ç ão do número de n í v e i s para os f a t o r e s ; - S e le ç ão do a r r a n j o o r t o g o n a l adequado;

- A tr ib u iç ã o de f a t o r e s ; - Execução dos en sa ios; - A n á lis e dos r e s u lt a d o s ;

- Novo experimento para confirmação.

Os i t e n s s e gu in tes d i s c u t i r ã o a im portância destas etapas no desenvolvim ento da experimentação, observando que as quatro p rim e ira s etapas r e fe r e m - s e ao p r o j e t o r e a l do experimento.

- S E L E Ç Ã O DO S F A T O R E S

A determinação de quais os f a t o r e s que s erão i n v e s t i g a d o s e s t a r á associada às c a r a c t e r í s t i c a s de desempenho do produto ou p rocesso, ou resp osta s de i n t e r e s s e . D iv ersos métodos a u x ilia m na

(22)

determinação de quais os f a t o r e s que deverão e s t a r p re s e n te s nos experimentos i n i c i a i s . E les são:

■-> L i v r e a s s o c ia ç ã o de i d é i a s , que é a reunião de um grupo de t é c n i c o s r e la c io n a d o s ao problema, aos quais s e rã o s o l i c i t a d a s op in iS e s com r e s p e i t o aos f a t o r e s que i n t e r f e r e m no desempenho do produto e na e s tr u t u r a do experimento;

-> Fluxogramas, que, no caso de processos de produção, são p a rtic u la rm e n te ú t e i s na determinação dos f a t o r e s que afetam os seus res u lta d o s . Este a u x i l i a r á na v i s ã o da e s t r u t u r a do p rocesso, e v ita n d o a omissão de f a t o r e s im portantes;

Diagramas de C au sa-E feito, cuja e s tru tu ra i n i c i a com o e f e i t o b á s ic o , que é produzido e se desen volve em d i r e ç ã o Às causas que podem t e r provocado o e f e i t o . Nestes diagramas causas p rim á ria s , secundárias e t e r c i á r i a s e s tã o r a m ific a d a s no tr o n c o p r i n c i p a l da á r v o r e e f e i t o C f i g . l D .

Figura 1 - Diagrama de C au sa-E feito para um processo h i p o t é t i c o

- SeleçÃo do Numero de Níveis

Etapás i n i c i a i s da experimentação podem e n v o lv e r muitos f a t o r e s em poucos n í v e i s ; e usual t r a b a l h a r - s e com d ois n í v e i s para

(23)

15

minimizar a dimensão i n i c i a l do experimento. Aumentar o número de n í v e i s para um f a t o r s i g n i f i c a em aumentar os graus t o t a i s de lib e r d a d e , que é função d i r e t a do número de e n s a io s , e em segundo lu g a r, aumentar o número de graus de l i b e r d a d e do p r ó p r i o f a t o r , que é o número de n í v e i s menos um. Estas etapas i n i c i a i s da experimentação e lim in a r ã o muitos f a t o r e s da d iscu ssão e, os poucos re s ta n te s poderão ser in v e s t ig a d o s com m ú lt ip lo s n í v e i s sem causar crescim ento e x c e s s i v o no tamanho do experim ento, que p ro v o c a r ia aumento de cu sto e, ou tempo.

Existem d o is t i p o s de parâmetros que podem i n f l u e n c i a r na resp osta de um produto: parâmetros contínuos e d i s c r e t o s . Parâmetros contínuos podem ser medidos em e s c a l a de um v a l o r muito, baixo para um v a l o r muito a l t o , e podem a d m itir qualquer v a l o r in t e r m e d iá r io . Alguns exemplos são: temperatura; v e lo c id a d e , pressão e tempo. Parâmetros d i s c r e t o s apenas admitem v a lo r e s , e s p e c í f i c o s , t a i s como d e s lig a d o ou l i g a d o , m a te ria l A, B ou C, • c i l i n d r o do motor número 1, 2, 3 ou 4. Se parâmetros contínuos

e s tão sendo u t i l i z a d o s , então o experimento i n i c i a l deve o c o r r e r em apenas d o is n í v e i s ; i n t e r p o l a ç ã o ou e x tr a p o la ç ã o poderão ser u t i l i z a d o s para determinar ou tros n í v e i s . Se f a t o r e s d i s c r e t o s são u t i l i z a d o s , entã o a i n t e r p o l a ç ã o e e x tr a p o la ç ã o f i c a r ã o sem sentido. Por exemplo: é p o s s i v e l a u t i l i z a ç ã o de t r ê s m a te r ia is d i f e r e n t e s ; não há meio de i n t e r p o l a r ou e x t r a p o l a r com o p r o p ó s it o de obter r e s u lt a d o s de um quarto m ateria l a d m is s ív e l. Se parâmetros d i s c r e t o s forem estudados, mais de d o is n í v e i s poderão, p orta n to , ser e x i g i d o s nos experimentos i n i c i a i s .

(24)

- Se l e çÃo d o Ar r a n j o Or t o g o n a l

A o r t o g o n a lidade s i g n i f i c a que todos os f a t o r e s podem ser a v a lia d o s independentemente um do o u tro ; o e f e i t o de um f a t o r não i n f l u ê n c i a na e s t im a t iv a do e f e i t o de ou tro f a t o r . Uma e x i g ê n c i a da o r t o g o n a l idade c o n s i s t e no experimento e q u i l i b r a d o ; número ig u a l de amostras de acordo com as d iv e r s a s condiçSes de tratam ento Cnúmero e q u iv a le n t e de v a l o r e s observados dentro de cada n í v e l e de cada f a to rD .

A s e le ç ã o de um a r r a n jo ortogon al a ser u t i l i z a d o em uma experimentação depende dos s e g u in te s it e n s :

- Número de f a t o r e s e in t e r a ç S e s de i n t e r e s s e , e; - Número de n í v e i s para os f a t o r e s de in t e r e s s e .

Estes d o is i t e n s determinam os graus de lib e r d a d e e x i g i d o s para todos os experimentos. O número, na designação do a r r a n j o o r t o g o n a l, i n d ic a a quantidade de ensaios con tid os .no mesmo; por exemplo, um a r r a n jo L_ possui 8 ensaio s Cvide f i g . 2 ) . O número de

O

graus de l i b e r d a d e d i s p o n í v e i s num c e r t o a r ra n jo é e q u i v a l e n t e ao número de ensaios menos uma unidade.

Quando da s e le ç ã o de um a r r a n jo , o número de n í v e i s empregados nos f a t o r e s i r á determinar o seu t i p o , com d ois ou t r ê s n í v e i s . No entanto, se o c o r r e r a presença de f a t o r e s com d o is n í v e i s e ou tro s com t r ê s n í v e i s , em uma mesma experimentação, então o f a t o r predominante deverá in d ic a r o t i p o de a r r a n jo a ser s e le c io n a d o .

Após a s e le ç ã o de um a r r a n jo o r to g o n a l, os f a t o r e s e in te r a ç S e s poderão ser a t r i b u í d o s às d iv e r s a s colunas.

(25)

17 COLUNA n-Ensaio n- 1 2 3 4 5 6 7 1 1 1 1 1 1 1 1 -2 1 1 1 2 2 2 2 3 1 2 2 1 1 2 2 4 1 2 2 2 2 1 1 5 2 1 2 1 2 1 2 6 2 1 2 2 1 2 1 7 2 2 1 1 2 2 1 8 2 2 1 2 1 1 2

F I GURA 2 - Exemplo de um a r r a n jo o rto go n al L8 C 2 ní v e i s )

- Atribuição de Fa t o r e s

Tagüchi f o r n e c e duas ferram entas para a u x i l i a r na determ inação de f a t o r e s e in t e r a ç S e s dos a r ra n jo s :

- G r á fic o s L in e a r e s , e; - Tabelas t r i a n g u l a r e s .

Cada a r r a n jo ortogon al possui uma s é r i e d i s t i n t a de g r á f i c o s l i n e a r e s e uma t a b e l a t r i a n g u l a r associada a e l e . Os g r á f i c o s l i n e a r e s indicam as d iv e r s a s colunas, às quais f a t o r e s podem e s t a r a t r ib u íd o s , e as colunas avaliam , subseqüentemente, a i n t e r a ç ã o destes f a t o r e s . As ta b e la s t r i a n g u l a r e s contêm todas as i n t e r a ç S e s _>••-*- r p o s s í vei s entre, os f a t o r e s Ccol unas).

- g r á f i c o s l i n e a r e s

Existem d o i s g r á f i c o s l i n e a r e s d i s p o n í v e i s mostrados na f i g u r a 3. Estes d o is g r á f i c o s indicam

para um L^, que d i v e r s o s

(26)

f a t o r e s podem e s t a r a t r i b u í d o s a d i f e r e n t e s colunas e v á r i a s in t e r a ç S e s d i f e r e n t e s podem s e r a v a lia d a s em d i f e r e n t e s colunas. Por exemplo, no g r á f i c o l i n e a r t i p o b, os f a t o r e s A,B,C e D podem e s t a r associados às colunas 1 , 2 , 4 e 7, respectivamente. I s t o s i t u a a i n t e r a ç ã o AxB na coluna 3, a in t e r a ç ã o AxC na coluna 5 e a i n t e r a ç ã o AxD na coluna 6. O outro g r á f i c o l i n e a r f o r n e c e um a r r a n jo a l t e r n a t i v o com ou tra d i s t r i b u i ç ã o de interaçSes.

GRÁFICOS LINEARES TABELA TRIANGULAR

aJ bX \5 , o colunas n— --- » 4 <S ENSAIO n- 2 3 4 5 6 7 1 3 2 5 4 7 6 ^ --'’ s b) • i 2 - 1 6 7 4 5 3 - - 7 6 5 4 4 ---1 2 3 ( T I P O L 8 ) 6 5 ---13 2

FIGURA 3 - Exemplos de g r á f i c o s l i n e a r e s e t a b e ia t r ia n g u la r para um a r r a n jo ortogonal L8.

— ta b e la s t r i a n g u l a r e s

Tabelas t r i a n g u l a r e s e s p e c ific a m todas as p o s s ív e is in t e r a ç S e s das colunas e x i s t e n t e s num determinado a r r a n jo o r to g o n a l. Uma t a b e la t r i a n g u l a r é mostrada na f i g u r a 3, O p rim e iro f a t o r a t r i b u í d o a um a r r a n j o orto go n a l pode realmente estar s it u a d o em qualquer coluna, por exemplo, a coluna 4. O segundo f a t o r pode ser a t r i b u í d o a qualquer ou tra coluna, por exemplo, a coluna 6. Se o f a t o r A é a t r i b u í d o à coluna 4 e o f a t o r B à coluna 6, a t a b e l a t r i a n g u l a r i n d i c a que a i n t e r a ç ã o AxB o c o r r e r á na coluna 2. A t a b e la t r i a n g u l a r mostra que essas t r ê s colunas interagem; 2 e 4

(27)

19

interagem na 6, 4 e 6 na 2 e 2 e 6 na 4. Qualquer a t r i b u i ç ã o de f a t o r e s A e B é matemática e e s t a t i s t i c a m e n t e e q u iv a le n t e . Todos os g r á f i c o s l i n e a r e s e t a b e l a s t r i a n g u l a r e s de a r r a n jo s o r t o g o n a i s funcionam da mesma maneira.

- Exe cutando a Exp erimenta çÃo

Quando os f a t o r e s j á e s tã o a t r i b u í d o s a uma coluna e s p e c í f i c a de um a r r a n jo orto go n a l s e le c io n a d o , a e s t r a t é g i a de e n s a io s pode ser determinada, e a preparação f í s i c a para e x e c u t á - l o s pode ser iniciada^/Algumas d e c is 3 e s precisam ser tomadas com r e l a ç ã o à ordem

\

a ser seçjuida para executar d i v e r s o s ensaios.

As condiçSes para o e n s a io , r e f e r e n t e s à i n t e r a ç ã o , não podem ser c on tro la d a s ao se execu tar um e n s a io , p o is e l a s são dependentes dos n í v e i s dos f a t o r e s p r i n c i p a i s . Somente a a n á l i s e e s t á r e la c io n a d a a essas colunas de in t e r a ç ã o . P or. e s t a r a z ã o , recomenda-se que sejam elab orad os fo r m u lá rio s que mostrem apenas os n í v e i s dos f a t o r e s p r i n c i p a i s e x i g i d o s em cada ensaio. I s t o i r á minimizar f a lh a s na execução do experimento, que, í n a d iv e r t id a m e n t e , poderão d e s t r u i r a o rto g o n a lid a d e .

A ordem de execução dos d i v e r s o s ensaio s deve i n c l u i r algum t i p o de escolh a a l e a t ó r i a . A ordem de um en saio , s e le c io n a d a a le a t ó r ia m e n t e , p r o te g e o experimento de c e r t o s f a t o r e s ig n orad os e não co n tro la d o s que poderão s o f r e r v a r ia ç ã o durante to d o o experimento e e x e rc e r i n f l u ê n c i a sobre os res u lta d o s .

De um ponto de v i s t a extremamente p r á t i c o , e x i g e - s e o minímo de um r e s u lt a d o para cada e n s a io , para que possa ser mantido o

(28)

e q u i l í b r i o do -tamanho da amostra na experimentação. P o r ta n to , mais de um r e s u l t a d o por e n saio deverá s é r u t i l i z a d o , aumentando, d e s ta forma, a s e n s i b i l i d a d e do experimento para d e te c ta r pequenas va ria ç S e s nas médias das populaçSes.

- Analis e dos Re sulta do s Experimentais

A a n á l i s e de v a r iâ n c ia - ANOVA - de um a r r a n jo o r to g o n a l é r e a l i z a d a a t r a v é s do c á l c u l o das somas dos quadrados para cada coluna, sendo que o t o t a l das somas dos quadrados r e f e r e n t e s às colunas n ã o - a t r i buí das Conde não foram a tr ib u íd o s f a t o r e s . ) é e q u i v a l e n t e a soma do quadrado do e rro . . Desta forma, colunas n ã o - a t r i buí das em um a r r a n jo o rto g o n a l representam uma e s t i m a t i v a dá v a r ia ç ã o do e r r o , o que nos l e v a a observar que as somas dos quadrados e os graus de l i b e r d a d e associados a cada componente de v a r ia ç ã o se correlacio n am de forma p re c is a .

 v a r i â n c i a d e co rren te de um f a t o r c o n s i s t e realmente numa e s t i m a t i v a da v a r i â n c i a de v a l o r e s i n d i v i d u a i s observados, baseada na v a r i â n c i a das médias da amostra daquele f a t o r . Espera-se que est-ã^ _vkri ação s e j a pequena; v a r ia ç ã o e x c e s s iv a in d ic a r á que um f a t o r poten cia lm en te importante f o i e x c lu íd o da experimentação.

Quando os f a t o r e s são a t r i b u í d o s a todas as colu nas, a v a r i â n c i a do e r r o pode, ainda, ser estimada; alguns f a t o r e s a t r ib u íd o s a um experimento poderão não ser s i g n i f i c a t i v o s , ainda que consid erados antes da experimentação. I s t o e q u i v a l e r i a a d i z e r que a cor de um c a r ro pode a f e t a r a economia de com bustível e a t r i b u i r duas c o re s d i f e r e n t e s a uma coluna. É bem provável que o

(29)

2 1

r e s u l t a d o da soma dos quadrados d e sta coluna possua v a l o r b a ixo , p o is s e rá realm ente a e s t im a tiv a da v a r i â n c i a do e r r o e não o e f e i t o r e a l da cor que e s ta r á i n t e r f e r i n d o no resu lta d o.

- Ex p e r im e n t o d e Co n f i r m a çÃo

Esta é a etapa f i n a l da a n á l i s e de conclusões ad q u irid a s em etapas a n t e r i o r e s do experimento. Condições ótimas são e s t a b e l e c i d a s para f a t o r e s e n í v e i s s i g n i f i c a t i v o s , e d iv e r s o s e n saio s são r e a l i z a d o s sob condições constantes. A média dos re s u lt a d o s do experimento de confirmação é comparada à média estimada, baseada nos f a t o r e s e n í v e i s ensaiados.

I I . 1.4 Pr o j e t o d e Pr o d u t o o u Pr o c e s s o

Taguchi con sid e ra o p r o j e t o do produto ou processo como um programa de t r ê s fa s e s :

- P r o j e t o do Sistema;

- P r o j e t o por Parâmetros; - P r o j e t o por T o le râ n c ia s .

O P r o j e t o do Sistema c o n s i s t e na f a s e em que novos c o n c e i t o s , i d é i a s , métodos e t c . , são d e se n vo lv id o s com o o b j e t i v o de fo r n e c e r aos consumidores produtos novos ou a p e rfe iç o a d o s . A f a s e do P r o j e t o por Parâmetros e c r u c i a l no s e n tid o de a p e r f e i ç o a r a uniformidade do produto, e pode ser r e a l i z a d a i s e n t a de custos ou a t é mesmo de

(30)

forma econômica. A f a s e do P r o j e t o por T o l e r â n c i a a p e r f e i ç o a a qu alida de a um ç u s to mínimo. A qualidade é a p e r fe iç o a d a a t r a v é s da redução das t o l e r â n c i a s dos parâmetros do produto ou p rocesso para dim inuir a v a r ia ç ã o no desempenho.

Taguchi [71 d i s t in g u e os f a t o r e s do p r o j e t o de produto em d o is grupos p r i n c i p a i s : f a t o r e s de c o n t r o l e e de ruído. F a to re s de c o n t r o l e são aqu eles e s t a b e l e c i d o s p e lo f a b r i c a n t e e que não podem ser d iretam ente m odificados p e l o consumidor. F a to re s de r u íd o são aqueles sobre os quais o f a b r i c a n t e não possui c o n t r o l e d i r e t o , mas que variam de acordo com o ambiente e h á b ito do consumidor. Em g e r a l , os f a t o r e s de ru íd o são aqueles que o f a b r i c a n t e d e s e ja não t e r necessidade de c o n t r o la r .

F atores de r u íd o podem ser c l a s s i f i c a d o s em t r ê s c a t e g o r i a s :

- Ruído e x te rn o - Ruído i n t e r n o - Ruído do produto

Ruídos e x te rn o s são f a t o r e s do ambiente, t a i s como temperatura ambiente, umidade, pressão, e t c . ; ruídos in t e r n o s causam v a r ia ç S e s ao produto, t a i s como encolhimento, d e s g a s te , perda de c o r , e t c . ; o ru íd o do produto m a n ife s ta - s e como uma v a r ia ç ã o de peça para peça. Os produtos podem ap resentar simultaneamente s e n s i b i l i d a d e a todas as formas de ruído.

Taguchi r e f e r e - s e aos e s f o r ç o s r e la c io n a d o s à. q u a lid a d e do p r o j e t o como c o n t r o l e da q u a lid a d e f o r a da lin h a e, aos e s f o r ç o s r e f e r e n t e s à q u a lida de da produção, como c o n t r o l e de q u a lid a d e na lin h a . Quanto mais um c o n t r o l e de qu a lida de f o r a da lin h a é p osto em p r á t i c a , mais robusto é o p rocesso ou produto às per t urbaçíSes Cruí do e x te rn o e i n t e r n o ) no ambiente e na v id a do produto.

(31)

23

P r o j e t o por parâmetros e por t o l e r â n c i a s adquirem s i g n i f i c a d o s a d i c i o n a i s com o c o n c e i t o de f u n ç ã o - p e r d a . O P r o j e t o p o r p a r â m e t r o s é empregado para amortecer o e f e i t o do r u íd o Creduzir a v a r i â n c i a } a t r a v é s da s e l e ç ã o do n í v e l adequado para os f a t o r e s de c o n t r o l e . Este p r o j e t o é u t i l i z a d o para melhorar a qu alidade sem c o n t r o l a r ou e lim in a r a causa da v a r ia ç ã o , fazendo com que o produto se to r n e rob u sto aos f a t o r e s de ruído. O P r o j e t o por T o le r â n c ia s reduz, ou e lim in a , o e f e i t o das causas da v a ria ç ã o . Através da u t i l i z a ç ã o do P r o j e t o por parâmetros e por T o le r â n c ia s , as v e rd a d e ira s c a r a c t e r í s t i c a s c r í t i c a s C fa to r e s de controleD podem ser i d e n t i f i c a d a s e minimizadas em termos numéricos.

- Es t r a t é g i a n o Pr o j e t o p o r Pa r a m e t r o s

A e s t r a t é g i a mais e f i c i e n t e de p r o j e t o por parâmetro s e r i a e s t im u la r , de forma d i f e r e n t e , os e f e i t o s do r u íd o por um experimento. A f i g u r a 5 18] mostra um a r r a n jo orto go n a l experim enta l do t i p o L9, com a r r a n jo i n t e r n o e x c l u s i v o para f a t o r e s de c o n t r o l e e a r r a n jo e x te r n o e x c l u s i v o para f a t o r e s de ruído. Se e s t e s f a t o r e s de ru íd o são misturados com o a r r a n jo in t e r n o , teremos, p o r ta n to , um experimento t r a d i c i o n a l na d etecção de causás onde s e rã o i d e n t i f i c a d o s os n í v e i s dos f a t o r e s de c o n t r o l e que poderiam t e r red u z ido a v a r ia ç ã o em r e l a ç ã o aos e f e i t o s do ruído.

Esta e s t r a t é g i a de p r o j e t o por parâmetros separa os f a t o r e s de c o n t r o l e dos ru íd os a tr a v é s da u t i l i z a ç ã o de a rra n jo s in t e r n o s e e x te r n o s , resp ectivam en te. Assim sendo, f a t o r e s de ru íd o poderiam

(32)

ser a t r i b u í d o s ao a r r a n jo e x te rn o para c o n sta ta r algum n í v e l do f a t o r de c o n t r o l e que não a p res e n te v a r ia ç ã o demasiada nos r e s u lt a d o s , apesar de os f a t o r e s de r u íd o estarem d e f i n i t i v a m e n t e presentes. C A R A C T E R I S . E S T A T I S T . D E D E D E S E M P E N H O D E S E M P E N H O M A T R I Z D E P R O J E T O M A T R I Z D E R U I D O C O R R I D A P A R A M E T R O S -DE D E P R O J E T O T E S T E © © © © 1 2 3 4 F A T O R E S D E R U I D O V W V 1 2 3 y. y. 3 3 3 4 3 5 3 <5

FI GURA 4 Um exemplo do plano experim ental de Um p r o j e t o do parâmetro [81.

Neste a r r a n jo experimental existem 36 condições de e n s a io d i s t i n t a s . Um número no e n saio e s p e c i f i c a a condição r e la c io n a d a aos f a t o r e s de c o n t r o l e ; porém o a r r a n jo e x te r n o e s p e c i f i c a t r ê s condições d i f e r e n t e s r e f e r e n t e s aos f a t o r e s de ru íd o para a q u ele mesmo ensaio.

Se os ensaios forem muito d is p e n d io s o s , d é v e -s e e v i t a r um a r ra n jo e x te r n o completo e somente um f a t o r de ru íd o con sid erad o importante Cou f a t o r e s de ru íd o associados às condições melhores e p i o r e s ) poderá ser u t i l i z a d o .

(33)

25

Í n d i c e Si n a l/ R u i d o

Os f a t o r e s de c o n t r o l e que contribuem na redução de v a r ia ç ã o Caperfeiçoamento da q u a lid a d e ) podem ser rapidamente i d e n t i f i c a d o s observando o quanto de v a r ia ç ã o aparece como resp osta . Taguchi i d e a l i z o u uma transform ação dos dados da r e p e t i ç ã o em o u tro v a l o r , que r e p r e s e n ta a medição da v a r ia ç ã o e x i s t e n t e . A transform ação é designada como r e l a ç ã o Sinal ./Rui do CS/R). A r e l a ç ã o S/R combina d iv e r s a s r e p e t i ç S e s Cexigem-se no mínimo, d o is v a l o r e s ob servad os) em uni v a l o r que r e f l e t e o quanto de v a r ia ç ã o e s t á presente. Existem d iv e r s a s r e la ç S e s S/R d i s p o n í v e i s , de acordo com o t i p o de c a r a c t e r í s t i c a ; menor-é-melhor , nom in al-é-m elh or, ou m aior-é-melhor. E as equaçSes para c á l c u l o das r e l a ç õ e s S/R para as c a r a c t e r í s t i c a s são [91:

1. Me n o r- e- m e l h o r Cm eM )

1 r S/R

meM = -10 1 og r C2. 83

onde r é o número de r e p e t i ç õ e s num en saio Cnúmero de r e p e t i ç S e s independente dos n í v e i s do r u íd o ) e y é a r e s p o s ta do ensaio.

2 . No m i n a l- e- m e l h o r CNeM )

Sornente v a r iâ n c ia :

(34)

onde V é o número de graus de l i b e r d a d e as s o c ia d o s a e a e r r o s . - Média e v a r i â n c i a : S/R.. = +10 l o g NeM^ rv - V ï m e rV t 2. 1 0 ]

onde V é o número de graus de l i b e r d a d e a s s o c ia d o s a m médi a. 3 . Ma i o r- e- m e l h o r

CMeM)

S/R.. = -10 l o g MeM a 1 V 1 r

2

t = i y [2/11]

Ás r e ia ç S e s S/R para meM e MeM são f á c e i s de serem c a lc u la d a s ; cada r e p e t i ç ã o e s t á as s oc ia d a a uma equação. No e n t a n t o , a r e l a ç ã o S/R para NeM n e c e s s i t a de e x p l i c a ç ã o a d i c i o n a l . Ambas as r e ia ç S e s contém o v a l o r V , e NeM^ contém V . Estes v a l o r e s são determinados

e 2 m

’.a tra v é s da u t i l i z a ç ã o da ANOVÀ na d iscu ssão da a n á l i s e de -;íiêsempenho.

- Es t r a t é g i a s n o Pr o j e t o p o r To l e r a n c i a s

O p r o j e t o por t o l e r â n c i a s é empregado quando os e s f o r ç o s do p r o j e t o por parâmetros não atuarem de forma adequada na redução de

(35)

27

componentes ou f a t o r e s com custo b a ix o ou muito v a r i á v e i s . Se a q u a lida de d e s t e s componentes ainda n e c e s s i t a r de m elh orias, a fim de r e d u z ir a v a r i a ç ã o ao n í v e l desejad o, o p r o j e t o por t o l e r â n c i a s e n tr a em a p l i c a ç ã o . No p r o j e t o por t o l e r â n c i a s , a f unçüo-perda é empregada para j u s t i f i c a r o aumento de custos dos componentes de qu a lidade s u p e r io r a t r a v é s de uma perda menor para a sociedade.

A Furição-perda c o n s t i t u i um modo matemático de q u a n t i f i c a r o f

custo como função da v a r ia ç ã o do produto. Desta forma a Furição—perda reconhece o d e s e jo do consumidor em a d q u ir ir produtos que. sejam mais duradouros, 'em todos os asp ectos, e o d e s e jo do f a b r i c a n t e em f a b r i c a r produtos com custo menor. A perda para a so c ie d a d e é formada p e lo s custos o c o r r id o s no processo de produção, assim como os custos s o f r i d o s p e lo s consumidores no d e co rre r da v id a ú t i l do produto. Minimizar a perda para a sociedade é a e s t r a t é g i a que i r á i n c e n t i v a r produtos uniformes e re d u z irá custos na hora da produção e do consumo.

Existem d i v e r s a s r e l a ç õ e s de Função-perda CLD, de acordo com o t i p o de t o l e r â n c i a tlOJ; Quanto—menoi—melhor, Nomin a l - é —melhor, ou Quanto-maio r -melhor. E as equações para o c á l c u l o das r e ia ç S e s .;|ánção-perda para as t o l e r â n c i a s são:

1. Qu a n t o- m e n o r-m e l h o r Ct ip o s)

onde A = custo do produto não-conforme e 2A = l i m i t e de t o l e r â n c i a .

2 . No m i n a l- e- m e l h o r Ct i p o n)

— T o le r â n c ia s de mesmo v a lo r :

(36)

f h

l M

2.

1 A onde m = v a l o r nominal da t o l e r â n c i a [2 . 13] - T o le r â n c ia s de v a l o r e s d i f e r e n t e s : 2 A^. r [2. 143 3 . Qu a n t o- m a i o r- m e l h o r Ct i p o l) LL = A A JL__ V1 1 r

Z

C 2. 15] - Um Ex e m p l o d e Fu n ç a o- Pe r d a:

Um f a b r i c a n t e produz um f i l m e , de esmalte para r e c o b r i r p is o s cerâmicos com uma espessura nominal m, u t i l i z a d o s na c o b e rt u ra de áreas in te r n a s . Os consumidores querem que o f i l m e s e j a e sp esso a >f,píbnto de r e s i s t i r aos danos causados p e lo uso, porém não t ã o

. ■

espesso a ponto de impedir a l i b e r a ç ã o das bolhas p r o v e n ie n te s do processo de f a b r i c a ç ã o , que reduzem o b r i l h o e a d u r a b ilid a d e dos mèsmos. Por ou tro la d o , os f a b r i cantes querem que o f i l m e s e j a mais f i n o papa que s e j a p o s s í v e l p ro d u zir mais área de m a te ria l p e l o mesmo custo. A f i g u r a 5 mostra um g r á f i c o destes d e s e jo s c o n t r a d i t ó r i o s . Nessas condi ç S e s , ás e s p e c i f i c a ç õ e s para a espessura do ; f i 1 me e s ta b e lec ia m que e s t e d e via ser de m ± A. A Função-Per d a , a perda para a s o c ie d a d e , é a curva s u p e r i o r , que rep re se n ta a somatória das curvas do f a b r i c a n t e e do consumidor. Esta curva mostra a espessura adequada para o f i l m e que minimizará

(37)

29

a perda para a s o c ie d a d e , e e s t e é o ponto onde o v a l o r nominal se encontra. Observando-se a Função-Perda pode-se ver f a c ilm e n t e que, no momento em que o f i l m e se torn a mais espesso do que o v a l o r nominal, é o f a b r i c a n t e quem perde d in h eiro. O f a b r i c a n t e é

o b riga d o , por p e rte n c e r à s o c ied ad e, a produzir f i l m e s d en tro do v a l o r nominal e r e d u z ir a v a r ia ç ã o daquela espessura para um v a l o r pequeno. I s t o p ro p o rcio n a rá economia à sociedade Cperdas sao menores para v a l o r e s mais próximos do nominal D. Se o f a b r i c a n t e não procura manter a espessura no v a lo r nominal e causa perdas a d i c i o n a i s à s o c ie d a d e, todos d entro desta sofrem, de c e r t o modo, alguma perda. O f a b r i c a n t e , que economiza menos do que o consumidor g asta em reparos.

FIGURA 5 — Custo as s oc ia d o a cobertura de uma área com p i s o cerâmico.

(38)

I I . 2 Pr o d u ç ã o d e Ce r a m i g a Gr e s

\

- Fl u x o g r a m a de Pr o d u ç ã o:

Figu ra 6 - Diagrama de Fluxo de uma Unidade de Produção

O p rocesso de f a b r i c a ç ã o de cerâmica g ré s pode ser r e a l i z a d o p e la s v i a s seca ou úmida. No p ro cesso por v i a seca pode—s e r e c o r r e r a matérias primas mais b aratas, e na úmida, s i m p l i f i c a - s e a preparação da massa. As m atérias primas que chegam à unidade f a b r i l Csi l o s de estocagenO devem t e r a umidade e a composição quimica na sua forma mais homogênea p o s s í v e l 111], e para t a l , cada m atéria prima s o f r e , desde a sua e x tr a ç ã o na j a z i d a a t é a sua c o lo c a ç ã o nos s i l o s , um c o n t r o l e muito r í g i d o das c a r a c t e r í s t i c a s e x i g i d a s para a

(39)

31

sua u t i l i z a ç ã o na unidade de produção. Com a in te n ç ã o de s e a ju s t a r e s t e s parâmetros são r e a l i z a d o s b éneficiam entos de acordo com a n ecessidade de cada caso» tendo sempre em mente que o d e se ja d o é um m a te ria l homogêneo e com c a r a c t e r í s t i c a s constantes.

Dos s i l o s ou boxes de estocagem, por meio de equipamentos mecânicos de t r a n s p o r t e , e s ta s m atérias primas são le v a d a s a um sistema dosad or, que d everá possuir o volume de carga n e c e s s á r io a um moinho completo. Caso não se possua um c o n t r o l e da gran u iom etria d estas m atérias primas s e r á n e c e s s á ria a u t i l i z a ç ã o de mais uma etapa de b e n e fic ia m e n to , com a in ten ç ã o de r e d u z ir seu tamanho a um v a l o r a c e i t á v e l ao t r a n s p o r t e e carregamento dos moinhos.

Neste ponto é f e i t o o c o n t r o l e de peso de cada uma das m atérias primas que c o n s t i t u i r ã o a massa. Conhecendo-se o t e o r de umidade \ le cada uma d e l a s , pode-se c a l c u l a r a carga de água n e c e s s á ria ao complemento da mistura.

“ PREPARAÇÃO D A B A RB O TINA

Um sistem a de c o r r e i a s tra n sp ortad o ras l e v a o m a te ria l pesado a t é a boca dos moinhos de b o la s , sendo e s t e d escarregad o diretam ente nos moinhos, ad icion an d o -se a água n e c e s s á r ia à mistura. Tal ' c o n t r o l e é f e i t o vòlumétricamente por meio de um tanque ou medidor de vazão.

Quando as v e l o c i d a d e s das b olas do moinho são baixas Cmenores do que a v e l o c i d a d e c r í t i c a ) t l 2 J , as d i f e r e n t e s camadas de b olas entram em um v e r d a d e ir o movimento de c i r c u l a ç ã o c o n c ê n tr ic a em r e l a ç ã o a uma c e r t a zona i n t e r i o r praticam ente im o b i l i z a d a ,

(40)

denominada de zona morta ou núcleo. Na camada e x te rn a , as b o la s rolam a p a r t i r do a l t o sob re as mais b aixa s, como as c o r r e n t e s de uma cas c a ta , m otivo p e l o qual q u a l i f i c a - s e como "regim e de c a s c a t a " a e s t e t i p o de movimento. A ação das bolas s e resume no esmigalhamento das p a r t í c u l a s que s e interpuserem e n tr e e l a s .

Quando as v e lo c id a d e s das b o la s do moinho forem mais a l t a s Cpróximas da v e l o c i d a d e c r i t i c a } , as bolas começam a p r o j e t a r - s e , a p a r t i r do a l t o da camada, por ação c e n t r í f u g a , tendo um novo regime, chamado de " c a t a r a t a " , por semelhança com as quedas d ’ água d e s t e t i p o . Esse regime se d i f e r e n c i a do a n t e r i o r , não só p e l a forma da seção c h e ia , formada p e la s camadas c i r c u l a n t e s em t o r n o de um núcleo morto menor, como p e la presença das t r a j e t ó r i a s p a r a b ó l i c a s das b olas p r o je t a d a s a tr a v é s da seção v a z i a e que vão c a i r na p a r t e mais baixa ao lo n g o de uma c e r t a f a i x a , c o n s t itu in d o uma área de fragmentação por impacto, que s e soma à ação r e v o l v e n te da zona de c i r c u l a ç ã o Cimpacto + a t r it o D .

Finalmente, s e a v e l o c i d a d e das b olas do moinho aumentar além de c e r t o s l i m i t e s , uma, algumas ou todas as camadas de b o la s são fo rç a d a s c on tra a carcaça p e la f o r ç a c e n t r í f u g a , cessando, assim, parcia lm en te, ou to ta lm e n te , a c i r c u l a ç ã o das camadas e toda a ação do moinho. A v e lo c id a d e a p a r t i r da qual começa a haver a c e n t r if u g a ç ã o do moinho, chama-se v e lo c id a d e c r í t i c a CV. C . } .

A b a rb o tin a Cmatérias primas + água + a d i t i v o s } , d e p o is de homogeneizada p e l o processo de moagem, e com g ran u iom etria bem d e f i n i d a , é descarregada em p e n e ira s v i b r a t ó r i a s , que eliminam p o s s í v e i s res íd u o s p ro v e n ie n te s d esta etapa. A b a rb o tin a é entã o bombeada para tanques p ro v id o s de a g i t a d o r e s , onde permanece por um p e río d o de tempo para que s e j a v e r i f i c a d a a e f i c i ê n c i a da moagem. Pode-se r e a l i z a r mais uma t r o c a de tanque com a in te n ç ã o de se

(41)

33

e lim in a r e v e n tu a is p a r t í c u l a s f e r r o s a s a t r a v é s de uma p e n e ir a v i b r a t ó r i a p ro v id a de um separador magnético.

- Pr e p a r a çÃo d o Es m a l t e

A m atéria prima para a preparação do esm alte, a qual é c o n s t i t u í d a de f r i t a s , é enviada p e l o estoque, carregad a em r e c i p i e n t e s m e t á lic o s e pesada em uma balança f i x a . Um transp ortad or l e v a e s t e s r e c i p i e n t e s com as m atérias primas dosadas e a descarrega em moinhos para que se r e a l i z e o p ro c es s o de cominuição das mesmas. Estes moinhos são p ro v id o s de r e v e s t im e n to i n t e r n o é a carga moedora é de cerâmica com a l t a densidade e dureza, que possui a l t o t e o r de ó x id o de alumínio.

A água para os moinhos também é c o n tro la d a por meio de um tanque v o lu m é tr ic o ou medidor de vazão, e um moinho de pequena capacidade deve ser usado para a r e a l i z a ç ã o de provas de esm altes.

O esmalte é descarregado dos moinhos por meio de uma bomba c e n t r í f u g a , que o e n v ia para um a g it a d o r de pás depois de passar p e lo c o n t r o l e de uma p e n e ira v i b r a t ó r i a p ro v id a de um separador magnético. O esm alte é enviado para a máquina de esmaltação por meio de con etores de p l á s t i c o .

(42)

II.2 .1 At o m i z a çÃo e Es t o q u e

A b a r b o íin a d epositada nos tanques a g ita d o r e s é bombeada para o i n t e r i o r de um atomizador em forma de névoa ou g o t í c u l a s , que entram em c o n t a t o com ar quente em c o n t r a - f 1uxo, fazendo p r e c i p i t a r grânulos na p a r t e i n f e r i o r do atomizador com uma umidade r e s id u a l muito pequena.

A tra v é s de um sistema de e x tr a ç ã o , e s t e pó é r e t i r a d o e le v a d o por c o r r e i a s transp ortad oras para os s i l o s de d e p ó s it o , s i l o s e s t e s , p r o v id o s de in d ic a d ore s de n í v e l , e x t r a t o r e s v ib r a n t e s e com

3

capacidade de aproximadamente 60 m cada um. O pó e x t r a í d o dos s i l o s é e n viad o, a tr a v é s de c o r r e i a s tra n s p orta d o ra s , para o sistema de alim entação das prensas, depois de passar por uma p e n e ira v i b r a t ó r i a .

A atom ização £131 é um p rocesso bem conhecido que p erm ite a r e t i r a d a da água de uma solução ou suspensão. A evaporação do l í q u i d o começa após seu p r ó p r io aquecimento, e e s t a é ta n t o mais rá p ida quanto maior f o r a s u p e r f í c i e na qual o c o r r e o processo. Nos a to m iz a d o res , e s t e p r i n c í p i o é a p lic a d o dispersando finam ente o l í q u i d o por meio de d i s p o s i t i v o s adequados. Quando e s t e é

atomizado, encontra uma c o r r e n t e de gás quente, que provoca a evaporação r á p id a da água. O gás se mistura com o vapor e é r e t i r a d o a t r a v é s de um sistema de exaustão adequado. Assim o m ateria l s e co é separado do seu conteúdo l í q u i d o , e c o l e t a d o sob a forma de pó ou de grãos de d i f e r e n t e s formas.

As vantagens da atomização e s tã o na p o s s i b i l i d a d e de o b te r um m ateria l com c a r a c t e r í s t i c a s f í s i c o - q u í m i c a s uniformes 1131, e uma forma de grân u lo que permita um bom escoamento, gara n tin do um bom preenchimento da m atriz de compactação. Esse grânulo deverá ser um

Referências

Documentos relacionados

Resumo dos Fatos: Processos Compras de Cerveja e Carne Bovina - corte tipo Picanha - pelo Governo Federal.. ELIAS VAZ DE ANDRADE, brasileiro, divorciado, agente político, Deputado

A partir desta imagem aplicaremos as técnicas de morfologia matemática para tratamento desta imagem e aplicação do reconhecimento das letras e número da placa através do

Foram analisadas 12 amostras da cultivar TMG 132, 12 lotes diferentes, que sofreram teste de patologia, no laboratório de química e microscopia da Faculdade Centro

Os resultados deste trabalho mostram que o tempo médio de jejum realizado é superior ao prescrito, sendo aqueles que realizam a operação no período da tarde foram submetidos a

Observa-se que a produção de leite média dos animais alojados no galpão aberto sofreu menor impacto da temperatura e umidade relativa do ambiente comparativamente aos

O método utilizado no trabalho foi o dedutivo, onde inicialmente foi realizada uma pesquisa de base teórica, como também de normas constitucionais referentes ao tema da

costumam ser as mais valorizadas. B) Uma soma de fatores, como fácil acesso à água, possibilidade de utilizar os rios como meio de transporte e o baixo custo imobiliário devido

Nesse sentido, apresentamos uma proposta de ensino e aprendizagem utilizando a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) como metodologia colaborativa interdisciplinar apoiada