• Nenhum resultado encontrado

Relatório estágio profissional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório estágio profissional"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Faculdade de Ciências Médicas | Universidade Nova de Lisboa

Relatório Final de Estágio

Estágio Profissionalizante do 6º ano

Mestrado Integrado em Medicina

Faculdade de Ciências Médicas Universidade Nova de Lisboa

Junho de 2018

(2)

1 ÍNDICE

I - Introdução ……….………..…Página 2

II – Síntese das actividades desenvolvidas: Estágios parcelares…….Página 3

1. Medicina Interna………Página 3 2. Cirurgia …………...……….…..…Página 4 3. Pediatria………..……Página 5 4. Ginecologia e Obstetrícia ……….………..…Página 5 5. Saúde Mental……….……Página 6 6. Medicina Geral e Familiar ……….…..…Página 7

III - Reflexão Crítica……….………..…..………Página 7

IV – Anexos …….………..………...Página 10

I. Cronograma do Ano Letivo 2017/2018………...…Página 10 II. Trabalhos realizados no âmbito do Estágio Profissionalizante…..Página 11 III. Cursos e Conferências frequentados no 6º Ano do MIM………...Página 12

(3)

I - INTRODUÇÃO

No Mestrado Integrado em Medicina (MIM) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Nova de Lisboa, o 6º ano integra um estágio profissionalizante, constituído por estágios parcelares realizados em seis áreas clínicas diferentes. O presente relatório pretende a análise retrospetiva, de forma sucinta, da atividade realizada ao longo do 6ºano. Tendo em conta este objetivo, o relatório encontra-se segmentado em quatro partes: uma primeira parte introdutória que contempla os objetivos globais e específicos do estágio profissionalizante; uma segunda parte com a exposição das atividades desenvolvidas ao longo dos vários estágios parcelares deste ano; seguido de uma terceira parte com a reflexão crítica sobre a atividade desenvolvida e sobre o cumprimento dos objetivos estipulados; por último, em anexos, apresento o cronograma do ano letivo, o quadro resumo dos trabalhos realizados nos vários estágios e os elementos valorativos realizados durante este ano, incluindo certificados dos cursos e congressos frequentados.

A finalidade da educação médica pré-graduada é ajudar o estudante médico a adquirir uma base de conhecimentos sólida e coerente, associada a um adequado conjunto de valores, atitudes e aptidões que lhe permita tornar-se um médico fortemente empenhado nas bases científicas da arte da Medicina, nos princípios éticos, na abordagem humanista que constituiu o fundamento da prática médica e no aperfeiçoamento ao longo da vida das suas próprias capacidades de modo a promover a saúde e o bem-estar das comunidades que servem.1 No

final do 6.º ano do MIM, o aluno deve estar apto a demonstrar o conhecimento das ciências básicas e clínicas e demonstrar as aptidões necessárias para o exercício da Medicina sob supervisão, para além de ser capaz de utilizar o conhecimento, com eficácia, na análise e solução dos problemas clínicos comuns e de avaliar os doentes e gerir adequadamente os seus problemas médicos.

(4)

3 No início deste ano, defini como principal objetivo o desenvolvimento e consolidação de competências, com vista à aquisição da autonomia necessária ao exercício da profissão médica. Neste sentido, estabeleci como objetivos específicos: (1) A consolidação dos conhecimentos adquiridos ao longo do MIM aliado à sua aplicação prática; (2) O aperfeiçoamento da técnica de entrevista clínica e de exame objetivo; (3) O treino do raciocínio clínico sistematizado; (4) A aquisição de competências para conduzir a marcha diagnóstica, prescrever racionalmente exames complementares de diagnóstico e propor terapêutica para as patologias mais prevalentes; (5) O aprimoramento da capacidade comunicativa e da relação médico-doente, numa perspetiva de abordagem biopsicossocial ao doente; (6) A capacidade de integração e de trabalho em equipa contemplando o desenvolvimento de aptidões interpessoais; (7) O enfoque na importância da identificação das constantes necessidades de aprendizagem e na atualização permanente do conhecimento médico.

II – SÍNTESE DAS ACTIVIDADES DESENVOLVIDAS: ESTÁGIOS PARCELARES

1. MEDICINA INTERNA

O ano letivo teve início com o estágio parcelar de Medicina Interna, que decorreu ao longo de oito semanas, no Hospital Curry Cabral (HCC), sob tutoria da Dr.ª Ana Rodrigues. O trabalho diário de enfermaria, que constituiu a principal atividade que realizei, consistiu no acompanhamento diário de 24 doentes, sendo responsável pela sua reavaliação diária, pelo registo clínico da sua evolução, seguido pela apresentação da sua evolução e de possíveis ocorrências à equipa clínica, e por fim, pela proposta dos exames complementares de diagnóstico e da prescrição terapêutica necessários e discussão dos mesmos com a equipe. Nesta atividade, treinei a técnica de entrevista clínica e de exame objetivo e a capacidade comunicativa com doentes, familiares e colegas. Elaborei notas de entrada e notas de alta.

(5)

Ainda na enfermaria, tive a oportunidade de treino de técnicas como punções arteriais, punções venosas e eletrocardiogramas. A atividade no Serviço de Urgência, maioritariamente de observação, foi ainda assim importante para a aprendizagem de identificação de situações de emergência médica e respetiva atuação. A frequência na consulta externa foi muito positiva, já que me permitiu ter a oportunidade de observar doentes com patologias auto-imunes, uma área pela qual tenho bastante interesse. O componente teórico que incluiu aulas teórico-práticas no HCC e na FCM, foi útil e integrador para a prática clínica. No final deste estágio, realizei a apresentação final com o tema “Hipertensão Arterial Secundária” e realizei uma história clínica a um doente com pneumonia, que posteriormente foi discutida com a tutora e diretor de serviço.

2. CIRURGIA

O estágio de Cirurgia Geral, decorreu ao longo de oito semanas, no Hospital da Luz, sob tutoria da Dr.ª Natacha Botelho Vieira. Este estágio incluiu uma semana de aulas teórico-práticas e curso TEAM(Trauma Evaluation and Management) e ainda, duas semanas de estágio opcional de Anestesiologia. Durante a atividade de bloco operatório, que decorreu durante a maioria da duração do estágio, assisti a 45 procedimentos cirúrgicos programados e participei em 8, como 2ª ajudante, tendo tido a oportunidade de treinar procedimentos laparoscópicos de carácter simples e suturas, o que considero ter sido o ponto alto deste estágio. Assisti ainda às consultas de Cirurgia Geral da minha tutora, tendo observado sobretudo doentes pós-cirúrgicos. No estágio opcional de Anestesiologia, integrante deste estágio parcelar, acompanhei a atividade da equipa de Anestesiologia e assisti e realizei vários procedimentos anestésicos, sob supervisão. Participei ainda na Reunião multidisciplinar de decisão terapêutica de tumores gastro-intestinais do Hospital da Luz, de frequência semanal. Por fim, apresentei o trabalho final, no mini-congresso de cirurgia, no Hospital Beatriz Ângelo.

(6)

5

3. PEDIATRIA

O estágio de Pediatria, decorreu ao longo de quatro semanas no Hospital de Dona Estefânia (HDE), sob tutoria da Dr.ª Marta Conde.A principal atividade que realizei neste estágio consistiu na consulta de Reumatologia, com uma vertente sobretudo de observação e, ocasionalmente, uma vertente mais prática com a realização do exame objetivo, incluindo a avaliação do sistema ósteo-articular. Durante o estágio assisti diariamente à reunião hospitalar do HDE na qual decorreu a apresentação e discussão dos doentes recentemente internados nas diversas especialidades. A atividade de Serviço de Urgência de Pediatria Geral, de frequência semanal, foi a atividade que me permitiu uma vertente mais prática e que considero ter sido o ponto alto do meu estágio, porque foi a que me permitiu uma maior evolução nas capacidades de abordagem ao doente de idade pediátrica, ao treinar colheita de dados de anamnese e realização de exame objetivo, e que contribuiu positivamente para a estruturação de um raciocínio clínico. Durante este estágio frequentei os serviços de Infecciologia, de Imunoalergologia e de Hematologia do HDE e ainda o serviço de Cardiologia Pediátrica no Hospital de Santa Marta, cada atividade com a duração de um dia e com o propósito de adquirir uma visão mais abrangente da vasta área da Pediatria. Por fim, realizei uma história clínica a uma criança com um abcesso parafaríngeo e apresentei o trabalho final com o tema “Artrite na Doença Inflamatória Intestinal”.

4. GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA

O estágio de Ginecologia e Obstetrícia, decorreu ao longo de quatro semanas, no Hospital Beatriz Ângelo, sob a tutoria do Dr. Gustavo Mendinhos. Cada área ocupou aproximadamente metade do estágio, com duração de duas semanas. No âmbito da Obstetrícia, a principal atividade que realizei consistiu na Consulta de Obstetrícia, durante a qual treinei a observação da grávida com vigilância normal e a abordagem na gravidez de alto risco. Participei em

(7)

consultas específicas, como a consulta de Diabetes Gestacional. Ainda no âmbito da Obstetrícia frequentei a enfermaria de obstetrícia e observei a realização de Ecografias obstétricas. No âmbito da Ginecologia, participei na Consulta de Ginecologia e nas consultas específicas de Pavimento Pélvico e de Ginecologia Oncológica e observei ecografias ginecológicas e exames ginecológicos. Semanalmente, no bloco operatório, tive a oportunidade de observar vários procedimentos cirúrgicos. Frequentei semanalmente o Serviço de Urgência, que considero ter sido a atividade mais importante, já que me permitiu contactar com uma grande variedade de patologias frequentes na mulher, treinar várias técnicas e assistir à realização de partos e cesarianas. Por fim elaborei e apresentei o trabalho final com o tema “Consenso Nacional sobre vacinas HPV”.

5. SAÚDE MENTAL

O estágio de Saúde Mental, decorreu ao longo de quatro semanas, no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (CHPL), sob tutoria da Dr.ª. Marina Martins, na Clínica 1, que recebe particularmente doentes com idades entre os 15 e os 25 anos. A principal atividade que realizei neste estágio consistiu na atividade de Internamento, durante a qual assisti diariamente a entrevistas clínicas com os doentes e, por vezes, com familiares, com posterior discussão da evolução clínica dos mesmos. Participei ainda na consulta externa do CHPL, o que me possibilitou a observação de uma maior variedade de patologias, e frequentei o Serviço de Urgência de Psiquiatria no Hospital de São José. Quanto à componente teórica-prática, assisti às aulas na Faculdade de Ciências Médicas, nos dois primeiros dias de estágio, às sessões clínicas para internos que decorreram no CHPL e sessões de serviço da Clínica 1, de frequência semanal. Por fim, elaborei uma história clínica de um doente com perturbação psicótica e um texto de opinião sobre o tema “Estigma da Doença Mental”.

(8)

7

6. MEDICINA GERAL E FAMILIAR

O estágio de Medicina Geral e Familiar, decorreu ao longo de quatro semanas, na USF São Julião, sob tutoria da Dr.ª Áurea Farinha. Durante este estágio assisti e participei de forma ativa em várias consultas, incluindo consultas de doença aguda, planeamento familiar, saúde de adultos, saúde materna e saúde infantil e juvenil, e ainda, consultas de vigilância de diabetes e de hipertensão arterial. Tive a oportunidade de dirigir o início das consultas em que participei, os vários passos da consulta e de realizar o registo SOAP, sob supervisão da minha tutora. Este estágio permitiu-me o contacto com uma vasta variedade de problemas de saúde, inerente aos Cuidados de Saúde Primários e a oportunidade de desenvolvimento de capacidades de comunicação e de relação terapêutica. Durante este estágio, realizei uma apresentação de um artigo e participei nas reuniões clínicas da USF. No final deste estágio, decorreu a discussão do Diário de Exercício Orientado, elaborado ao longo deste estágio, no qual apresentei um caso clínico e o registo de uma representação dos vários doentes que observei.

III– REFLEXÃO CRÍTICA

O balanço que faço deste estágio profissionalizante, que assume um carácter de conclusão do MIM e, simultaneamente, de transição para a prática da profissão médica, é no global, muito positivo. Considero que a maioria dos objetivos inicialmente propostos foram alcançados, mediante o cumprimento das metas curriculares estabelecidas.

Considero que ao longo dos vários estágios parcelares, consegui identificar as minhas necessidades de aprendizagem, quer a nível de conhecimento teórico quer a nível de técnicas práticas, respondendo às mesmas através da revisão de conceitos e do estudo dos conhecimentos adquiridos previamente, e posteriormente, tentando a sua integração no estágio

(9)

prático. Considero que a capacidade de reconhecimento de falhas no conhecimento e a motivação para uma aprendizagem crescente é uma constante em toda a carreira médica, capacidade essa que julgo ter apreendido durante este ano. O treino e aprimoramento da técnica de entrevista clínica, de exame objetivo e estruturação de raciocínio clínico foi conseguido sobretudo nos estágios de Medicina Interna e Medicina Geral e Familiar, nos quais diariamente fui estimulada para a concretização desta competência, de uma forma tendencialmente mais autónoma, o que contribuiu para uma maior destreza pessoal e para o pico de maior evolução durante este ano. Foi sobretudo em Medicina Interna, que desenvolvi a capacidade de trabalho em equipa, já que no dia-a-dia da enfermaria foram presentes as discussões clínicas em equipa, o auxílio prestado pelos vários membros da equipa e o espírito de interajuda. Também em Medicina Interna, surgiu o desafio de comunicar notícias aos familiares dos doentes internados, um desafio inicialmente novo e difícil, mas que fui superando ao longo do estágio. O estágio de Cirurgia Geral proporcionou-me o treino da componente básica da prática cirúrgica, no entanto, gostaria de ter participado mais vezes em procedimentos cirúrgicos, o que não foi possível devido ao grande número de alunos face ao número de procedimentos que diariamente decorriam. O contacto com a Reumatologia em Pediatria, foi importante pois permitiu-me conhecer mais aprofundadamente esta área, cujo contacto é diminuto nos anos prévios do MIM. No estágio de Ginecologia e Obstetrícia consegui contactar com as várias vertentes da especialidade, considerando-o, por isso, um estágio muito completo. Em Saúde Mental, foi muito importante a participação em consultas, já que estas abrangeram uma maior variedade de patologias numa faixa etária mais abrangente, opondo-se ao que observava no internamento e, por isso, tornando este estágio mais completo. Relativamente às competências para conduzir a marcha diagnóstica e propor terapêutica, considero que, por vezes, senti dificuldades, pois para um raciocínio estruturado precisava de algum tempo, tempo esse que era diminuto em algumas consultas em que participei. No entanto, penso que com a

(10)

9 experiência de prática clínica se adquire uma maior fluidez de raciocínio clínico, pelo que, no final dos estágios, já denotava uma melhoria desta componente. O aprimoramento da capacidade comunicativa com os doentes, a aprendizagem crescente relativamente à relação médico-doente e à abordagem biopsicossocial ao doente foi principalmente concretizada no estágio de Medicina Geral e Familiar. Neste estágio, a participação ativa nas consultas, a variedade de doentes e de patologias com que contactei, aliado à abordagem holística que era prestada ao doente, e que contrastou com outras abordagens que percecionei nos restantes estágios, fez com que este fosse o estágio mais enriquecedor deste ano.

Considero que a estruturação deste estágio profissionalizante permite ao estudante do 6º ano uma prática ativa que abrange várias áreas clínicas e que permite a aquisição de competências essenciais para a sua futura carreira médica. Destaco como menos positivo nesta estruturação, a curta duração dos estágios de Medicina Geral e Familiar e de Pediatria, áreas que considero que beneficiariam de um período mais longo para uma formação médica mais completa.

Como conclusão, considero que na ponderação dos aspetos mais positivos e menos positivos, dos objetivos cumpridos e dos que ficaram aquém e da análise retrospetiva das competências que adquiri e das que necessito de aprimorar no futuro, afirmo que este estágio profissionalizante de 6º ano me conduziu a um importante crescimento pessoal e profissional, me fez apaixonar ainda mais por esta área e me forneceu bases sólidas para a minha futura carreira na Medicina.

Por fim, gostaria de deixar um especial agradecimento aos meus tutores dos vários estágios deste 6ºano, de qualidades humanas e médicas excepcionais, que me proporcionaram estágios enriquecedores e que me instruíram aprendizagens que irei guardar ao longo do resto do meu percurso na Medicina.

(11)

IV – ANEXOS

Anexo I

Cronograma Ano Letivo 2017/2018

Estágio Parcelar Regente Período de Estágio Local Tutor Medicina Interna Prof. Dr. Fernando Nolasco 11 de Setembro a 3 de Novembro de 2017 Hospital Curry Cabral Dr.ª Ana Catarina Rodrigues

Cirurgia Geral Prof. Dr. Rui

Maio

6 de Novembro de 2017 a 12 de Janeiro de 2018

Hospital da Luz Dr.ª Natacha Botelho Vieira

Pediatria Prof. Dr. Luís

Varandas 22 de Janeiro a 16 de Fevereiro de 2018 Hospital Dona Estefânia Dr.ª Marta Conde Ginecologia e Obstetrícia Prof. Dr.ª Teresa Ventura 19 de Fevereiro a 16 de Março de 2018 Hospital Beatriz Ângelo Dr. Gustavo Mendinhos

Saúde Mental Prof. Dr. Miguel

Talina 19 de Março a 20 de Abril de 2018 Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa Dr.ª Marina Martins Medicina Geral e Familiar Prof. Dr.ª Maria Isabel Santos 23 de Abril de 2018 a 18 de Maio de 2018

USF São Julião Dr.ª Áurea Farinha

(12)

11

Anexo II

Quadro Resumo: Trabalhos realizados no âmbito do estágio profissionalizante

Estágio Parcelar Tema

Medicina Interna “Hipertensão Arterial Secundária”, com os colegas Ana

Caldeiras e José Duro

Cirurgia Geral “Metastização hepática de Cancro colo-rectal: Um Caso

Clínico”, com as colegas Ana Caldeiras, Carla Peres e Inês Neves

Pediatria “Artrite na Doença Inflamatória Intestinal”, com os

colegas Inês Neves, Ricardo Pires e Tânia Pessoa Ginecologia

Obstetrícia

“Consenso Nacional sobre Vacinas contra HPV”, com a colega Margarida Caldeira

Medicina Geral e Familiar

Apresentação de artigo “Effect of 5-Day Nitrofurantoin vs Single-Dose Fosfomycin on Clinical Resolution of

(13)

Anexo III

Cursos e Conferências frequentados no 6º Ano do MIM

(14)

13 II– Curso de Antibioterapia

(15)
(16)

15 IV – Congresso Nacional de Estudantes de Medicina

Referências

Documentos relacionados

B4 Identificação dos compostos presentes nas amostras de bio-óleo obtidos via pirólise catalítica da fibra de casca de coco utilizando carvão ativado (ABC) e

No capítulo seguinte será formulado o problema de programação não linear e serão apresentadas as técnicas de penalização para tratar os problemas com restrições gerais

MELO NETO e FROES (1999, p.81) transcreveram a opinião de um empresário sobre responsabilidade social: “Há algumas décadas, na Europa, expandiu-se seu uso para fins.. sociais,

O presente Relatório de Estágio é o resultado do estágio profissionalizante realizado no segundo ano do Mestrado de Gestão Desportiva da Faculdade de Desporto da

Quero ir com o avô Markus buscar a Boneca-Mais-Linda-do-Mundo, quero andar de trenó, comer maçãs assadas e pão escuro com geleia (17) de framboesa (18).... – Porque é tão

1) Representação do ponto de vista do cliente: a técnica deve ser capaz de ilustrar o processo de serviço sobre a ótica do cliente, permitindo a identificação dos momentos

Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2014. A Governança Corporativa,

a) O desempenho dos discentes que usam os instrumentos de apoio ao ensino e aprendizagem de algoritmos e programação de computadores selecionados superará o