• Nenhum resultado encontrado

Manual de Instruções Betoneiras

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Manual de Instruções Betoneiras"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

Possamai Indústria Metalúrgica LTDA. CNPJ: 76.334.407/0001-06

Rua Presidente Costa e Silva, nº 228, Caixa Postal nº 78 Telefone: (47) 3357-2106 – SITE: www.possamai.com.br

CEP: 89140-000 – IBIRAMA – SANTA CATARINA

Manual de Instruções

Betoneiras

BTA-120L – BTA-160L - BTA-245L - BTA-400L

VISTA DA BETONEIRA 400 LITROS (IMAGEM MERAMENTE ILUSTRATIVA)

Versão: 1644/17

Advertência:

Não execute nenhuma operação com o equipamento

antes de ler atentamente este manual. Este manual tem por objetivo instruir o

usuário ou operador a evitar danos decorrentes do mau uso e manutenções

incorretas.

(2)

2

Sumário

APRESENTAÇÃO: ... 3 RECOMENDAÇÕES: ... 3 APRESENTAÇÃO DO PRODUTO: ... 3 GARANTIA: ... 3 CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS: ... 4 IDENTIFICAÇÃO DA MÁQUINA: ... 4 TRANSPORTE E MOVIMENTAÇÃO: ... 5 INSTALAÇÃO: ... 6 MEDIDAS DE SEGURANÇA: ... 6 INSTALAÇÃO DO MOTOR ... 7 OPERAÇÃO ... 8 LIMPEZA ... 9 MANUTENÇÃO ... 9

REGULAGEM DA CREMALHEIRA (VER FIGURA 4) ... 9

MANUTENÇÃO PREVENTIVA: ... 10

PROTEÇÕES DE SEGURANÇA: ... 11

ESQUEMA ELÉTRICO: ... 12

(3)

3

APRESENTAÇÃO:

Este manual tem a finalidade de informar sobre a forma correta de instalar, operar e fazer manutenção, buscando evitar possíveis incidentes, acidentes, defeitos e prejuízos decorrentes do mau uso ou por falta de manutenção preventiva. Leia o manual antes de fazer qualquer montagem, instalação, manutenção ou operação deste equipamento, qualquer dúvida entre em contato com nossa assistência técnica.

RECOMENDAÇÕES:

Recomendamos a leitura deste manual antes de iniciar qualquer procedimento no equipamento, uma vez que estão contidos neste manual as informações relacionadas à estrutura, instalação, funcionamento, operação e manutenção. As instruções deste manual deverão ser rigorosamente observadas pelos usuários visando manter a segurança das pessoas e o direito a garantia do equipamento. É importante manter este manual em local de fácil acesso as pessoas que necessitarem do mesmo. As manutenções deveram ser efetuadas por pessoas qualificadas para o serviço a ser executado. A inspeção de pré-uso deve ser executada a cada início de turno de trabalho, e após feito manutenção no equipamento.

APRESENTAÇÃO DO PRODUTO:

As betoneiras “POSSAMAI” modelos BTA-120, BTA-160, BTA-245, BTA-400, foram projetadas com elevado conceito de qualidade aliado a produtividade com baixo custo atendendo os requisitos da norma de segurança ABNT NBR 16329:2014. Sua estrutura é constituída de chapas de aço de acordo com a necessidade que o produto requer e com a finalidade de atender o mercado da construção civil em geral. Esse equipamento foi desenvolvido para uso exclusivo na mistura de concreto e argamassa em obras da construção civil, vedado a sua utilização para outras atividades ou trabalho.

GARANTIA:

A “POSSAMAI”, oferece a garantia ao primeiro comprador do equipamento. O período de garantia inicia-se a partir da emissão da nota fiscal de compra, fornecida pelo revendedor autorizado, de acordo com as condições abaixo:

Garantia de seis meses para defeito de fabricação mecânica ou de material empregado. Três meses para os seguintes componentes: redutores, rolamentos, componentes elétricos, eletrônicos e pneumáticos.

Para motores elétricos a garantia é de responsabilidade do fabricante dos mesmos. A garantia não cobre:

1. Defeito ocasionado por acidente de transporte; 2. Pelo uso inadequado e ou indevido do equipamento;

3. Defeito proveniente de alteração do produto (acréscimo de peças ou componentes não originais, ou retirada de peças);

4. Desgaste natural das peças devido uso; 5. Imperícia do operador;

6. Defeitos ocasionados por instalações elétricas inadequadas; 7. Máquina instalada sem o devido aterramento;

8. Máquina instalada sem sistema de exaustão.

9. Danos causados por acidentes ou agentes da natureza (inundações, descarga elétrica, vendaval entre outros).

(4)

4 OBSERVAÇÃO: Os encargos gerados pelo serviço de assistência técnica serão de responsabilidade da Possamai, desde que comprovado o defeito pelo nosso técnico. Caso contrário será de responsabilidade do comprador.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS:

Modelo BTA-120 Modelo BTA-160 Modelo BTA-245 Modelo BTA-400

Capacidade total tambor (Litros) 120 160 245 400

Capacidade de mistura (Litros) 70 93 170 300

Núm. Aproximado de ciclos por hora

15 15 15 15

Produção / hora aproximada 1,05 m³ 1,40 m3 2,55 m³ 4,5 m³

Rotação do tambor (RPM) 27 27 27 27

Potência do Motor (CV) - Pólos 1/3 cv – 4

Pólos 1 /2 cv – 4 Pólos 1 cv – 4 Pólos 2 cv – 4 Pólos Tensão do motor monofásico 110/220 V 110/220 V 110/220 V 110/220 V Tensão do motor trifásico 220/380 V 220/380 V 220/380 V 220/380 V

Frequência do motor 60 Hz 60 Hz 60 Hz 60 Hz

Transmissão por correia (V) A-32 A-32 A-45 A-45

Diâmetro polia do motor (milímetros)

50 50 55 60

Peso sem motor (quilogramas) 55 67 125 158

Peso com motor (quilogramas) 62 75 141 180

Dimensões (CxLxA) (milímetros) 1150 x 640

x1250 1300 x 750 x 1270 1600 x 830 x 1470 1800x 1000 x 1470

Ruído em vazio (Decibéis) 86,8 86,8 89,4 98,2

Tabela 1: C= Comprimento, L= Largura, A= Altura

IDENTIFICAÇÃO DA MÁQUINA:

Para identificar sua máquina, verifique os dados contidos na plaqueta de identificação localizado no equipamento conforme imagem abaixo.

(5)

5

FIGURA 1: ADESIVO DE IDENTIFICAÇÃO

TRANSPORTE E MOVIMENTAÇÃO:

As betoneiras devem ser transportadas em veículos apropriados para cargas. Não deverão ser transportadas com pessoas no mesmo ambiente.

O içamento das betoneiras deve ser efetuado pela extremidade do basculante, com a boca virada para o chão. Deve-se evitar movimentos bruscos e choques mecânicos. Antes de efetuar o içamento da betoneira deve-se analisar o peso da máquina que consta no item características técnicas, para verificar se o equipamento tem a capacidade de içar a betoneira ou as betoneiras (no caso de betoneiras remontadas “ uma betoneira sobre a outra”, somar o peso das duas para dimensionar o equipamento).

No caso de movimentação interna a betoneira possui um dispositivo frontal (engate) para manusear a mesma. Deve-se elevar a betoneira para posterior deslocamento horizontal, utilizando como apoio as rodas traseiras.

(6)

6

INSTALAÇÃO:

Antes de iniciar a instalação, certifique-se de que a voltagem está de acordo com a rede de energia de suas instalações.

As operações de instalação e ligação elétrica deverá ser feita por pessoa capacitada para a função. Está máquina deverá estar protegida na sua alimentação com disjuntor DR (interruptor diferenciais residuais).

A máquina possui dispositivos de proteção contra riscos de condução elétrica oriundos de contatos elétricos. A instalação dos dispositivos de proteção contra os riscos de condução elétrica é de responsabilidade do cliente, o qual deverá atribuir essa operação a pessoas devidamente capacitadas. É obrigatório o aterramento desta máquina, a resistência do mesmo deverá ser abaixo de 10 Ohms.

Ao instalar a máquina verificar o sentido de giro do tambor, o sentido de giro deverá ser anti-horário.

Instalar a betoneira em local coberto com altura mínima do pé direito de 2,80m, com piso plano e rígido, garantindo assim um perfeito funcionamento no local de trabalho.

Para o bom funcionamento do local de trabalho devem ser mantidas uma distância mínima ao entorno da betoneira de 1,5 m com um guarda corpo de 1,0 m.

Não instalar a betoneira sob superfícies de água parada.

Antes de ligar, proceda a lubrificação das partes girantes da máquina, tais como: cremalheira, pinhão, cubo redutor e pinhão da redução (modelos BTA-245 e BTA-400), mancais e rolamentos (utilize as graxeiras).

MEDIDAS DE SEGURANÇA:

Antes de utilizar o equipamento, leia atentamente o manual, compreendendo todas as suas operações.

Antes de operar o equipamento faça uma inspeção de pré-operação para maior segurança (ver item manutenção preventiva).

Verificar se o equipamento encontra-se nivelado e sem risco de tombamento.

Para a manutenção, utilize somente peças autorizadas pelo fabricante. Os adesivos de segurança quando estiverem danificados ou forem perdidos, deverão ser recolocados.

Quando estiver em funcionamento, somente pessoas autorizadas devem manusear o equipamento e somente o mesmo deve estar dentro da área demarcada do guarda corpo, conforme visto abaixo na figura 4.

(7)

7 Para a segurança de terceiros, é fundamental que estas instruções sejam seguidas. Negligência na observação das regras de segurança e operação poderão resultar em ferimentos graves ou mesmo fatalidades.

Siga as seguintes regras de segurança:

 Leia atentamente todas as informações de segurança deste manual e os adesivos fixados na máquina.

 Mantenha os adesivos em boas condições. Recoloque adesivos perdidos ou danificados pelo uso.

 Aprenda como operar o equipamento e como utilizar os controles corretamente. Não permita a operação do equipamento por pessoas não capacitadas.

 Mantenha o equipamento em condições apropriadas de uso. Alterações não autorizadas na máquina poderão alterar suas funções ou segurança e afetar a durabilidade da mesma.  Se alguma parte deste manual não for compreendida e alguma ajuda for necessária,

contate o seu revendedor ou fabricante.

 Utilize extensão elétrica apropriada e adequada as normas de segurança.

 Inspecione todas as extensões elétricas e cabos em uso. Não as utilize se estiverem em condições não apropriadas.

 Não passe cabos e conexões sob água parada.

 Não opere o equipamento sob superfícies de água parada.

 Ao efetuar a limpeza do motor ou da máquina, nunca vaporize água no motor elétrico.  Antes de executar qualquer manutenção na betoneira, desligue o motor e desconecte o

cabo da rede elétrica para prevenir o acionamento acidental da mesma.  Use somente para o concreto ou argamassa.

 Necessária supervisão do operador durante seu funcionamento.

 Nunca colocar nenhum objeto dentro do tambor quando o mesmo estiver em operação, além do material para mistura.

 Mantenha todas as proteções nos seus devidos lugares, inclusive a tampa da caixa de proteção do motor que deverá estar fechada durante a operação.

 Mantenha mãos, roupas e outros objetos longe das partes móveis.

 Utilize roupas justas e EPI´s (equipamentos de segurança) apropriados ao trabalho.  Operar o equipamento de forma segura requer total atenção do operador.

 Não transporte à betoneira com o tambor virado para baixo, e sem amarrá-la firmemente.  O descarte impróprio dos resíduos usados na betoneira (óleo, graxa) pode causar danos

ao meio-ambiente, encaminhe o mesmo para local de descarte adequado.  Utilize recipiente a prova do vazamento ao manusear fluidos.

 Não jogue os resíduos no chão, em ralos ou junto a fontes de água.

 Observe a maneira apropriada e legal para efetuar o descarte dos resíduos gerados na obra.

 Em situação de emergência acionar o botão de parada e analisar a situação, em caso de quebra de algum componente deverá providenciar a troca do mesmo, em caso de acidente de trabalho, solicitar atendimento médico ao envolvido.

 PREVINA-SE.

Mantenha sempre próximo um estojo de primeiros-socorros e um extintor de incêndio, assim como os números dos telefones de emergência (Bombeiros, Samu).

Manter crianças, animais e curiosos afastados do equipamento.

INSTALAÇÃO DO MOTOR

Verifique ou providencie de conformidade com os procedimentos abaixo, a correta instalação do motor elétrico na betoneira. Estes serviços devem ser executados por pessoas capacitadas:

(8)

8  Retirar a tampa da proteção do motor.

 Fixar a polia no eixo do motor e o motor na base correspondente.

 Alinhamento das correias (alinhe a polia do motor com a polia do pinhão). Para estica-las, use os furos oblongos na base do motor.

 Ligação do fio terra (verde curto) no ponto de aterramento do motor.

 Aterramento do fio terra (verde longo) através de uma haste de bronze, a uma distância mínima de dois metros da betoneira, em local seco.

 Ligação do motor na chave elétrica, de acordo com a voltagem da rede elétrica.

 Certifique-se que o sentido de rotação do tambor esteja de acordo com a indicada na seta (sentido anti-horário); caso contrário, o pinhão e/ou a polia do pinhão poderão se soltar.  Feche a tampa da caixa de proteção do motor.

 A extensão do cabo de alimentação (fio 2,5 mm de espessura) não deverá ultrapassar a 10 metros de comprimento. Se for usar extensão superior a 10 metros deverá ser consultado um técnico capacitado para determinação da bitola do fio adequada.

OPERAÇÃO

Para o correto funcionamento do equipamento utilizar o botão de pulso (liga/desliga). O botão cogumelo vermelho com chave deverá ser acionado somente quando houver uma situação de emergência. Para a betoneira voltar a funcionar deverá primeiramente girar o botão com a chave para liberar a energização do botão pulso de acionamento.

A chave do botão de parada deverá permanecer com a pessoa devidamente capacitada para operar o equipamento (nunca deixe a chave inserida no botão de parada), pois quando o botão de parada for acionado, primeiramente deverá ser feita uma revisão na betoneira para ver qual o motivo do acionamento do botão, para depois a pessoa capacitada poder liberar o botão de parada.

A betoneira tem uso exclusivo para efetuar mistura de concreto e argamassa.

Toda vez que a betoneira ficar sem operação, e no final do expediente de trabalho, o botão de parada deverá ser acionado para a betoneira não entrar em funcionamento por pessoas que não estejam habilitadas para a função.

Após a verificação dos itens de instalação, coloque o tambor na posição de trabalho e ligue a betoneira. Não esqueça, NUNCA opere a betoneira com a tampa da caixa de proteção do motor aberta. Com o tambor girando, está pronta para realizar a mistura.

Para melhores resultados, proceda da seguinte forma:

1. Ligue a betoneira através do botão de pulso acionamento verde. Sempre abasteça a betoneira com o tambor girando, para melhor distribuição do peso e homogeneidade da massa.

2. Coloque a quantidade adequada de água no tambor. 3. Adicione a quantidade apropriada de cascalho. 4. Adicione a quantidade necessária de cimento. 5. Adicione a quantidade requerida de areia.

Ao adicionar água e cascalho primeiro, o tambor ficará mais limpo, proporcionando uma boa mistura quando o cimento e areia forem adicionados ao mesmo. Para descarregar a massa, segure o volante firmemente com as mãos, libere o dispositivo de trava de inclinação com o pé e gire o volante com cuidado. Efetue a descarga da massa no local desejado mantendo a betoneira ligada.

Para prevenir a descarga acidental, nunca libere o dispositivo de trava estando o volante não seguro e firme. Não tente segurar o volante para impedir uma descarga acidental, o qual poderá resultar em acidente. Esteja certo de que o dispositivo de trava esteja bem engatado após a descarga da massa e antes de uma nova mistura.

(9)

9

ATENÇÃO: Quando ligar a betoneira, o faça com o tambor vazio. Ligar com o tambor cheio

poderá danificar o motor.

LIMPEZA

Para uma adequada operação do equipamento, maior vida útil e melhor qualidade da mistura, limpar toda a betoneira por dentro e por fora, ao final de cada dia de uso.

Para limpar o tambor, deixe-o girando com uma quantidade de água e cascalho. Descarregue e lave o tambor com mangueira de água por dentro e por fora. Nunca pulverize água sobre e nem por baixo da caixa do motor. Mantenha a betoneira sempre limpa. Para limpar as demais partes, desligue o equipamento, aperte o botão de parada e desconecte o cabo de energização, para prevenir que a mesma ligue acidentalmente.

Pulverize a betoneira com água antes que a mistura seque e remova qualquer sujeira acumulada na mesma. Se secar alguma quantidade de mistura, a mesma deve ser removida. Não bata com a pá no tambor, martelo ou qualquer outra ferramenta para soltar resíduos grudados no mesmo, pois o tambor poderá ser danificado.

MANUTENÇÃO

 A manutenção do equipamento deverá ser feita por pessoa capacitada.  Mantenha a área de trabalho limpa e seca.

 Nunca lubrifique ou ajuste a máquina quando em operação. Mantenha as mãos, pés e roupas longe das partes móveis da máquina. Desligue o equipamento e desconecte o cabo de energia antes de qualquer manutenção.

 Fixe todo e qualquer elemento da betoneira, eventualmente afrouxado na operação da mesma.

 Mantenha todas as peças em boas condições e instaladas adequadamente. Conserte-as imediatamente ao observar dano, substituindo peças gastas ou quebradas.

 Mantenha a betoneira lubrificada (utilize as graxeiras ver figura 6). Para o bom funcionamento e conservação da betoneira é aconselhável lubrificar a cada 40 horas de trabalho.

 Após as primeiras 40 horas de uso, se necessário, ajuste a cremalheira sob o pinhão conforme orientação abaixo:

REGULAGEM DA CREMALHEIRA (VER FIGURA 4)

Regular a concentricidade da cremalheira pela face de referência “X”, compensando as diferenças com arruelas lisas;

Regular a folga entre os dentes da cremalheira e do pinhão, deixando para tanto uma distância (“Y”) de aproximadamente 3 mm para os modelos BTA-120L, BTA-160L e 5 milímetros para os modelos BTA-245L/BTA-400L. Para facilitar, utilize dois pinos (“Z”) com as medidas necessárias.

(10)

10

FIGURA 4: REGULAGEM CREMALHEIRA

MANUTENÇÃO PREVENTIVA:

Ao iniciar o turno de trabalho com a máquina desconectada da fonte de energia deverá ser feita verificação dos itens abaixo por pessoa devidamente treinada:

A) Vistoria nas correias, tencionando-a corretamente;

B) Inspecionar fios, tomadas, botões e aterramento, para que estejam em boas condições de conservação e funcionamento;

C) Efetuar a devida lubrificação nos pontos especificados (Ver figura 5) 1) Mancal do eixo do pinhão da cremalheira;

2) Mancal do Eixo do tambor;

3) Mancal do Redutor (BTA-245 e BTA-400);

4) Mancal do Eixo do Redutor (BTA-245 e BTA-400).

D) Verificar se as proteções de segurança estejam em seu devido lugar (ver figura 6 Proteções de segurança) não operar a máquina sem as mesmas;

E) Esta manutenção deverá ser feita por profissional devidamente qualificado para o serviço.

(11)

11

PROTEÇÕES DE SEGURANÇA:

Esta máquina possui proteções em suas áreas de risco, a adulteração ou supressão das mesmas poderá ocasionar danos físicos descritos abaixo: (ver figura 6).

FIGURA 6: PROTEÇÕES DE SEGURANÇA

1) Proteção da cremalheira: Tem a finalidade de proteger o operador contra o risco de esmagamento dos membros superiores;

2) Proteção para redutora: Tem a finalidade de proteger o operador contra o risco de esmagamento dos membros superiores (BTA-245 E BTA-400);

3) Proteção para volante: Tem a finalidade de proteger o operador do risco de prender algum membro superior na engrenagem e ocasionar a torção do mesmo e ou esmagamento;

4) Proteção inferior caixa motor: Protege o operador do risco de esmagamento e possíveis choques elétricos, esmagamento e torção (BTA-245 E BTA-400);

5) Proteção do Motor e Correias: Protege o operador de risco de possíveis choques elétricos, esmagamentos e torção;

(12)

12

ESQUEMA ELÉTRICO:

Antes de efetuar quaisquer manutenções, verificar o modelo da chave de seu equipamento, para evitar quaisquer transtornos, o modelo é especificado na própria chave elétrica na parte interna da estrutura caixa (caixa do motor)

Esquema elétrico abaixo refere-se a chave elétrica monofásica modelo: ASM1-CB e ASM2-CB.

(13)

13 Esquema elétrico abaixo refere-se a chave elétrica monofásica modelo: 009 E OPT-010.

(14)

14 Esquema elétrico abaixo refere-se a chave elétrica trifásica modelo: PDWME

(15)

15 Esquema elétrico abaixo refere-se a chave elétrica trifásica modelo: BET. TRIF. 2 CV 220V/380V – 24V 60Hz.

(16)

16

PEÇAS DE REPOSIÇÃO

VISTA EXPLODIDA BTA-120 / BTA-160 LITROS

(17)

17

LISTA DE PEÇAS BTA-120 / BTA-160 LITROS

NR. ITEM DESCRIÇÃO

1 CAVALETE

2 BASCULANTE

3 TAMBOR

4 CREMALHEIRA

5 CAIXA DE PROTEÇÃO DO MOTOR

6 MOTOR 7 POLIA DO MOTOR 8 BASE DO MOTOR 9 RODA 10 PEDAL 11 MOLA 12 VOLANTE 13 PINHÂO 14 EIXO DO PINHÃO 15 ROLAMENTO 6203 Z

16 ANEL RETENÇÃO DAE-17

17 POLIA DO PINHÃO

18 CORREIA A-32

19 MANCAL DO BASCULANTE

20 ROLAMENTO CÔNI CAPA 30206

21 ROLAMENTO RADIAL ESFERAS 6305 Z

22 ARRUELA LISA ¾”

23 PORCA SX ¾” UNC NYL

24 TAMPA DO BASCULANTE 25 GRAXEIRA RETA M6 26 ARRUELA LISA 5/8” 27 PORCA SX. 5/8” UNC 28 SISTEMA DE ATERRAMENTO 29 CHAVE ELÉTRICA 31 PROTEÇÃO DA CREMALHEIRA 32 PROTEÇÃO DO VOLANTE

(18)

18

VISTA EXPLODIDA BTA-245 / BTA-400 LITROS

(19)

19

LISTA DE PEÇAS 245/BTA-400 LITROS

NR. ITEM DESCRIÇÃO

1 CAVALETE

2 BASCULANTE

3 TAMBOR

4 CREMALHEIRA

5 CAIXA DE PROTEÇÃO DO MOTOR

6 MOTOR 7 POLIA DO MOTOR 8 BASE DO MOTOR 9 RODA 10 PEDAL 11 MOLA 12 VOLANTE 13 PINHÃO DA REDUÇÃO 14 MANCAL DA REDUÇÃO 15 CUBO REDUTOR 16 PINHÃO 17 EIXO DO PINHÃO 18 ROLAMENTO 6205Z

19 ANEL RETENÇÃO DAE-24

20 POLIA DO PINHÃO

21 CORREIA A-45

22 MANCAL DO BASCULANTE

23 ROLAMENTO CONI CAPA 30208 (BTA-245L)

ROLAMENTO CONI CAPA 30210 (BTA-400L)

24 ROLAMENTO CONI CAPA 30208 (BTA-245L)

ROLAMENTO CONI CAPA 30210 (BTA-400L)

25 ARRUELA DO EIXO DO TAMBOR

26 PORCA SX ¾” UNC NYL

27 TAMPA DO BASCULANTE

28 GRAXEIRA RETA M6

31 ANEL DE RETENÇÃO DAE-35

32 ARRUELA DO VOLANTE

33 PARAFUSO DO VOLANTE (M10X25)

34 PROTEÇÃO DA REDUÇÃO

35 SISTEMA DE ATERRAMENTO

36 CHAVE ELÉTRICA

37 ARRUELA DA POLIA DO PINHÃO

38 ARRUELA DE PRESSÃO (M8)

39 PARAFUSO DA POLIA DO PINHÃO (M8X20)

40 PROTEÇÃO DA CREMALHEIRA

41 PROTEÇÃO DO FUNDO DA CAIXA DO MOTOR

42 PROTEÇÃO DO VOLANTE

43 TRAVA DO PARAFUSO DO VOLANTE

Referências

Documentos relacionados

Atividades: indicação dos representantes discentes da secretaria administrativa; apresentação do funcionário SEP para a secretaria administrativa; avaliação de

A dose inicial recomendada de filgrastim é de 1,0 MUI (10 mcg)/kg/dia, por infusão intravenosa (foram utilizadas diversas durações: cerca de 30 minutos, 4 horas ou 24

- Toxicidade para órgãos-alvo específicos (STOT), a exposição repetida: Com base nos dados disponíveis, os critérios de classificação não são preenchidos, não

Tabela de medidas: todas as medidas especificadas na tabela de medida em anexo se referem à peça pronta, já tendo recebido a 1ª lavagem caso haja diferença na peça

“Seminários em Ciência da Informação”, sob responsabilidade dos Professores José Augusto Chaves Guimarães, João Batista Ernesto de Moraes, Plácida Leopoldina

Pode ter acesso a todas as aplicações relacionadas com a câmara, através da aplicação Philips V(ideo)-Lounge.VLounge é a aplicação central para acesso fácil à sua WebCam Philips

A presente Condição Especial garante, nos termos e limites para o efeito fixados nas Condições Particulares, o direito de acesso a actos de diagnóstico ou terapêutica, que

[r]